sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ferrovia centenária é cercada de beleza histórica e cênica

Ferrovias

Jaraguá do Sul e Corupá realizaram atos para lembrar o acontecimento histórico, com homenagens à ex-ferroviários, todos registrados pelo Jornal do Vale do Itapocu. As cidades se desenvolveram no entorno da ferrovia.

Jornal do Vale do Itapocu

Guaramirim - O ano de 2010 assinalou o centenário da ferrovia que corta a região, como também da inauguração das primeiras estações de parada. Naquele ano, Guaramirim,
Jaraguá do Sul e Corupá realizaram atos para lembrar o acontecimento histórico, com homenagens à ex-ferroviários, todos registrados pelo Jornal do Vale do Itapocu. As cidades se desenvolveram no entorno da ferrovia.
Os trilhos hoje são considerados um estorvo, principalmente quando da passagem das grandes composições de cargas paralisam a cidade, em pleno horário de pico. Primeira estação foi inaugurada no ano de 1910, O primeiro trecho da ferrovia então pertencente à Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande foi entregue em 1906, ligando o Porto de São Francisco do Sul a Joinville. Em 1910 a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Três Barras, e finalmente em 1917, atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até Foz do Iguaçu.
Este último trecho jamais foi construído. O último trem de passageiro, na verdade uma automotriz (litorina) passou pelo trecho Corupá-São Francisco do Sul em janeiro de 1991, quando foi desativado. Já se vão 23 anos. O trem misto que servia a linha já não existia desde 1985. Depois disso apenas alguns trens a vapor turísticos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho, onde fica a sede.
O trecho de Mafra a São Francisco tem um tráfego intenso pela movimentação de cargas por meio da América Latina Logística (ALL). A linha do ano de 1906 a 1942 pertencia à Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande; de 1942 a 1975 à Rede Viação Paraná-Santa Catarina e de 1975-1996 a Rede Ferroviária Federal. A ALL faz uso dos trilhos nos últimos anos.
Fonte - STEFZS  09/05/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito