terça-feira, 8 de outubro de 2013

Real Aerovias Brasil uma marco na história da aviação comercial brasileira

Aviação  

A Redes Estaduais Aéreas Ltda - Real Transportes Aéreos foi uma companhia aérea brasileira, fundada no ano de 1945 pelo empresário paulista Vicente Mammana Neto, e extinguida em 1961, quando foi absorvida pela Varig.

Da Redação
avião constellation super h
A Real Aerovias - Redes Estaduais Aéreas Ltda, foi fundada em 1945 por Vicente Mammana Neto. O primeiro vôo ocorreu dia 7 de fevereiro de 1946, operando entre São Paulo (Aeroporto de Congonhas) e Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont).
Da segunda metade da década de 1940 até 1955, a empresa experimentou sua primeira grande expansão, pela aquisição de empresas menores. Em 1948 adquiriu a Linhas Aéreas Wright e em 1950 a LAN - Linhas Aéreas NATAL. Com essas compras, a frota da REAL chegou a 20 Douglas DC-3/C-47.
Com a compra da LATB - Linha Aérea Transcontinental Brasileira, em agosto de 1951, a REAL expandiu consideravelmente sua malha na região nordeste do país.
Entre 1954 e 1956 foram adquiridas também a Aerovias Brasil e a Transporte Aéreo Nacional. Finalmente, em 1957 adquiriu do empresário catarinense Omar Fontana, 50% do capital da Sadia, - (*) depois Transbrasil em 1972 - que em contrapartida passou a ocupar um cargo na Real.
Com todas estas incorporações, a frota chegou a 117 aeronaves, que colocaram a empresa em 7° lugar no ranking da IATA, a mais alta posição já ocupada por uma empresa aérea brasileira até então.
As primeiras rotas internacionais foram abertas em 1951, com vôos para o Paraguai. Mas foi a compra dos 87% da Aerovias que levou a REAL a alçar vôos para os EUA.
Em 1960 a Real expandiu suas rotas, chegando a Tokyo. Porém nesse mesmo ano, com problemas financeiros, foi tomada pela Varig
A Real chegou a ter um frota de 117 aviões, dentre eles 86 Douglas DC-3/C-47 e 12 Convair, seis CV-340 e seis CV-440. Tais números a colocaram em 7° lugar no ranking da IATA em relação ao tamanho da frota, a mais alta posição já ocupada por uma empresa aérea brasileira, até então;
A Real chegou a ter a maior frota de Douglas DC-3 do mundo, com 86 unidades, no ano de 1959;
A empresa passou a se chamar Real - Aerovias, quando comprou 87% de uma companhia que se chamava Aerovias e fazia vôos charter para Miami;
Os Electras e Convairs 990A operados pela Varig, foram encomendadas pela Real Aerovias.
Fonte - Wikipédia  08/10/2013

(*) Notas do editor
(*) A Real foi a 1ª empresa aérea a pousar no aeroporto internacional de Brasília em 1957, ainda em construção.
(*) Os voos internacionais para os EUA eram operados com aviões quadrimotores Constellation Super H



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito