terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Travessia Salvador/Itaparica pode ter mais dois ferries ainda este semestre

Travessia marítima

Os navios também virão da Grécia e terão modelo igual às embarcações Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, que iniciaram operação em outubro do ano passado. Apesar da intenção da empresa, o governo ainda vai analisar a proposta de compra....

Daniela Pereira  - TB
foto - ilustração
Com o objetivo de aumentar a frota do Sistema Ferry Boat, a empresa que opera o transporte, a Internacional Marítima, já planeja a compra de duas novas embarcações. Os navios também virão da Grécia e terão modelo igual às embarcações Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, que iniciaram operação em outubro do ano passado. Apesar da intenção da empresa, o governo ainda vai analisar a proposta de compra e, se aprovada, os novos ferries podem chegar a Salvador até junho deste ano, conforme afirmou Eduardo Pessoa, diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba).
Há informações de que a Internacional quer que o governo do estado haja como intermediador na negociação, mas, segundo Eduardo Pessoa, até o momento, a Internacional Marítima tem ‘estudado’ a possibilidade de compra. “Após o estudo da Internacional Marítima, ela vai encaminhar uma proposta para o governo e, só depois disso vamos ver, a possibilidade da compra e como ela será feita”, disse o diretor da Agerba.
foto - ilustração
Questionado sobre o valor dos novos navios, Pessoa disse que “somente após apresentação do projeto, poderá mensurar números” Contudo, se as novas embarcações serão iguais as recém-compradas, o valor pode ficar em média R$ 54,9 milhões, conforme pago pelos últimos navios comprados. Na época, o governo anunciou que a compra dobraria a capacidade de transporte de carros e aumentaria em 75% o número de passageiros. Além disso, aos poucos, a carga dos ferries seria aumentada até chegar à capacidade de 353 carros e quase três mil passageiros.
Ainda de acordo com o diretor executivo da Agerba, se realizada, a compra terá como objetivo atender a demanda da travessia. “No período do final do ano e do Carnaval transportamos 40% a mais do que o mesmo período do ano passado. A gente entende que para atingir a demanda é necessário aumentar a frota”, afirmou.
No Carnaval deste ano, com oito ferries em operação e saídas em sistema bate-volta, a Internacional registrou movimento recorde de usuários, com fluxo, considerando os dois sentidos, de 40.870 veículos (entre carros e motos) e 261.386 passageiros, entre os dias 11 e 18 de fevereiro, o que representou um crescimento de aproximadamente 34,25% de passageiros e 42,3% com relação a veículos, considerando o mesmo período do ano passado.
Fonte - Tribuna da Bahia  24/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito