terça-feira, 16 de abril de 2024

Expansão das linhas do Metrô de Salvador na mira do Gov. do Estado

Transportes sobre trilhos 🚇

O novo tramo entre a estação da Lapa e a nova estação no Campo Grande já tem a maior parte construída passando por baixo do Barris e do Politeama, perna do trecho que hoje é utilizado como área de manobra para os trens fazerem a mudança de linha e retornarem para estação da Lapa para iniciar a viagem de volta até a nova estação de Aguas Claras.

foto - ilustração/Pregopontocom
Linha 1 - O gov. do estado da Bahia acelera o processo da expansão da linha 1 do metrô de Salvador em direção ao Campo Grande, onde deverá ser implantada uma nova estação. A sondagem estão sendo realizada no Campo Grande e deverá ser concluída em alguns dias. Após a conclusão do processo de sondagem, o gov. do estado dará inicio ao projeto final da nova estação subterrânea da linha 1 do Metrô no Campo Grande.
O novo tramo entre a estação da Lapa e a nova estação no Campo Grande já tem a maior parte construída passando por baixo do Barris e do Politeama, perna do trecho que hoje é utilizado como área de manobra para os trens fazerem a mudança de linha e retornarem para estação da Lapa para iniciar a viagem de volta até a nova estação de Aguas Claras. O trabalho de perfuração deverá complementar o restante até o local da nova estação que ficará próxima ao TCA(Teatro Castro Alves), bem com a construção de uma nova extensão na direção do bairro do Canela, para ser usada como a nova área de manobra dos trens ao encerrarem a viagem fazendo o retorno para a viagem de volta. A licitação para a construção do novo tramo da linha 1 do Metrô de Salvador deverá ser publicada pelo governo do estado ainda no 1º semestre desse ano.

foto - ilustração/Pregopontocom
Linha 2
- O governo do estado cogita também a construção do tramo 2 da linha 2 do Metrô de Salvador, cujo a construção do trecho entre a Estação Aeroporto e a nova estação no centro de Lauro de Freitas está previsto no contrato de concessão a CCR, a construção deverá ser iniciada após a estação Aeroporto atingir uma demanda de passageiros de 6000hora/pico. O gov.do estado estuda a possibilidade de antecipar a construção do novo tramo bem como da nova estação antes mesmo que a demanda chegue aos 6000 passageiros/h-pico, já que a mesma ainda esta distante de atingir esse nível.
Pregopontocom  16/04/2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito