quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mais cinco viadutos da Via Expressa foram liberados nesta quinta-feira


Maior intervenção viária em área urbana sendo executada no Brasil, a Via Expressa Baía de Todos os Santos, que liga a BR-324 ao Porto de Salvador, teve mais cinco viadutos liberados na manhã desta quinta-feira (25), pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
Além de um viaduto executado na Rótula do Abacaxi, que ainda não estava sendo utilizado, foram liberados dois viadutos no Largo Dois Leões e mais dois viadutos na Baixa de Quintas. Dessa forma, será possível trafegar livremente, nos dois sentidos, da BR-324 até a Estrada da Rainha.
Na cerimônia de liberação, o governador confirmou a previsão para entrega da obra concluída no próximo ano. "Essa é a implantação de mais uma etapa dentro do que estava previsto. Espero entregar a obra completa em abril de 2013".
Já o ministro Passos destacou a importância das vias exclusivas para o transporte de cargas entre a BR-324 e o Porto. "Isso significa mais segurança, com menos acidentes e um acesso direto e eficiente para o Porto [de Salvador], mas, o projeto também é generoso a respeito das vias para o deslocamento das pessoas com os seus veículos, solucionando o problema dos engarrafamentos em algumas regiões da cidade. O maior exemplo disso é a Rótula do Abacaxi".
Com a entrega da segunda etapa, cinco das sete frentes de serviço da obra estão concluídas, faltando o trecho final da Estrada da Rainha e a conclusão dos túneis de acesso ao Comércio, na Soledade, com mais um viaduto que ligará o tráfego entre as Cidades Baixa e Alta.
Os veículos que chegam a Salvador, pela BR-324, poderão trafegar pelo viaduto liberado na Rótula do Abacaxi em direção à Avenida Heitor Dias, evitando os congestionamentos no Retiro e na Avenida Barros Reis, e prosseguir pela via com destino ao Largo Dois Leões, Baixa de Quintas e Estrada da Rainha.
Vias de acesso, retornos provisórios e placas de sinalização, além de uma rotatória, nas imediações da Ladeira do Paiva, facilitarão o deslocamento dos condutores que se dirigem aos bairros localizados na região, como Caixa d’Água, Pau Miúdo, Vila Laura e Sete Portas.

Mais benefícios

Segundo o diretor de Obras Estruturantes e Mobilidade Urbana da CONDER, Jessé Motta, com 80% dos serviços executados, a Via Expressa já beneficia a população mesmo antes da conclusão total das obras. “Chegaremos ao final do ano com 10 dos 14 viadutos já liberados para o tráfego, com impacto significativo no trânsito em áreas próximas à via” afirma.
A Via Expressa Baía de Todos os Santos representa um investimento de R$ 480 milhões e atende a uma importante demanda por um novo acesso ao Porto de Salvador, o primeiro na Região Norte/Nordeste em movimentação de contêineres e um dos maiores em exportação de frutas.
Com extensão de 4.3 km, a Via Expressa impulsiona o desenvolvimento econômico, dinamizando as relações comerciais, e torna-se indutor da revitalização do Comércio, além de criar um novo acesso à Cidade Baixa.
O presidente da CONDER, Milton Villas-Bôas, destacou que a obra trará mais ganhos para a mobilidade urbana na capital. “Os benefícios serão ainda maiores quando a via estiver totalmente concluída, já que o trânsito em avenidas como a Bonocô e a San Martin melhorará sensivelmente”, finalizou.
Contente em participar da solenidade de conclusão da segunda etapa da via, o operário Periandro dos Santos ressaltou a experiência de trabalho na obra. "Comecei como servente em 2010, trabalhando na Rótula do Abacaxi, fui ajudante de armador durante 5 meses e hoje, graças à Deus, sou armador de ferragens", comemorou. Seu coordenador, o encarregado Alderman Pereira, defendeu a importância do trabalho na Via Expressa para o currículo profissional. "Não tenho do que me queixar, além de todos beneficios de trabalhar numa obra deste porte, o reconhecimento no mercado de trabalho é o mais importante", concluiu.
Resumo do Trecho da Via Expressa Concluído
BR-324/Estrada da Rainha – 3 km
• Resumo dos Viadutos Liberados
Viaduto na Rótula do Abacaxi (Ligação BR-324/Avenida Heitor Dias) – 676 metros
Viadutos no Largo Dois Leões - (Ligação Dois Leões/Baixa de Quintas) – 188 metros
Viadutos na Baixa de Quintas - (Ligação Baixa de Quintas/Estrada da Rainha) –372 metros
Fonte - Conder  Gov. da Bahia  www.conder.ba.gov.br - 25/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito