terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Transmissão de Energia sem fios para veículos ferroviários e trólebus é testados na Coreia

Bondes (VLTs) e ônibus elétricos coreanos estão se libertando do uso das redes de energia elétrica aéreas de alta tensão e do terceiro trilhos, literalmente.
Pesquisadores da  Coréia do avançado Instituto de Ciência e Tecnologia (KAIST) fizeram grandes avanços na transferência de energia sem fio para sistemas de transporte de massa. Os frutos de seu trabalho, sistemas chamados Veículos On-line Electric (OLEV), já estão sendo testadas em ruas da  Coréia.
O sistema cuja  tecnologia utiliza acoplamento indutivo para transmissão sem fio de eletricidade a partir de cabos de energia embutidos em rodovias e ferrovias, com bobinas instaladas sob o piso dos veículos eléctricos.
O trabalho foi aclamado como um dos anos 10 melhores tecnologias emergentes pelo Fórum Econômico Mundial, esta semana .
Engenheiros dizem que a tecnologia de transmissão fornece 180 kW de potência, estável constante de 60 kHz durante a passagem dos veículos que estão equipados com os receptores. Os modelos iniciais OLEV acima receberam 100 kW de potência a 20 kHz através de uma abertura de ar com quase oito polegadas. Eles gravaram 85 por cento a eficiência da transmissão por meio de testes até agora.


(Um desenho conceito para um KAIST OLEV eléctrico. Cortesia).
A energia eléctrica sem fio que alimenta os motores do veículo e sistemas é também utilizada para carregar uma bateria de bordo que fornece energia para o veículo quando ele se afasta da linha de alimentação.
KAIST planeja começar a implantar a tecnologia OLEV de trilhos em maio e trens de alta velocidade, em setembro.
"Temos melhorado muito a tecnologia OLEV do estágio inicial de desenvolvimento, aumentando a sua densidade de transmissão de energia em mais de três vezes", disse Dong-Ho Cho, diretor do Centro de KAIST por fio de energia de Desenvolvimento de Negócios Transferência de Tecnologia, i nd liberar . "O tamanho e peso dos módulos de captação de energia foram reduzidos também. Fomos capazes de reduzir os custos de produção para os principais componentes OLEV, o fornecimento de energia e do sistema de captação, e por sua vez, OLEV está a um passo mais perto de ser comercializado. "
O instituto anunciou que ônibus elétricos equipados com a tecnologia sem fio de transferência de potência já são utilizados diariamente por estudantes no campus da KAIST em Daejeon, enquanto outros estão em fase de testes de estrada em Seul. Dois ônibus mais OLEV começaram as operações de teste na cidade de Gumi, em julho.
Os defensores dizem que a tecnologia elimina as redes eléctricas aéreas de bondes elétricos e trólebus  e o  terceiro trilho (alimentador), reduz drasticamente os custos de desgastes ferroviários e permite túneis menores a serem construídos para passagem de veículos elétricos, diminuindo os custos de construção.



(Um ônibus OLEV que oferece passeios para alunos e professores no campus KAIST em Daejeon. Cortesia Hyung-Joon Jeon / KAIST).
Imagem superior: KAIST e Coréia Railroad Research Institute exibido tecnologia de transferência sem fio de energia para o público em 13 de fevereiro, testando-a em trilhos de trem na Estação Osong na Coréia. Foto cedida por Hyung-Joon Juen / KAIST.
Fonte - Txchnologist     15/02/2013

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