sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VLT DE CUIBÁ - O lobby ainda não desistiu

VLT DE CUIBÁ
Diretora rebate acusações de fraude no Ministério
25/11/2011 - Valor Econômico
A diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Vianna, rebateu acusações de supostas fraudes no projeto de transporte público para a Copa de 2014 em Mato Grosso. Em entrevista convocada pelo ministério, a diretora afirmou que a nota técnica que vetava a mudança de projeto de mobilidade em Cuiabá (MT), de uma linha rápida de ônibus (BRT) pela construção de um veículo leve sobre trilhos (VLT), “não era a posição do governo”.
Reportagem do jornal “Estado de S.Paulo” de hoje acusa a equipe do ministério de aprovar uma fraude para sustentar tecnicamente um acordo político que mudou o projeto de mobilidade urbana da Copa do Mundo em Cuiabá. A alteração de BRT para VLT teria gerado um custo adicional de R$ 700 milhões.
“O parecer do técnico não era o parecer da minha diretoria. Era um parecer individual”, afirmou Luiza Vianna. O texto, segundo a diretora, continha “vícios e opiniões pessoais” de um analista de infraestrutura da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O parecer que contesta a mudança, segundo a diretora, teria sido incluído no processo de análise do projeto de forma indevida, “sem o aval” dela. “Os documentos apresentados pelo governo de Mato Grosso nos convenceram de que esse projeto é mais interessante”, defendeu Luiza Vianna. Para ela, o novo projeto é ambientalmente melhor. “O VLT, no caso específico de Cuiabá, exige um número menor de desapropriações”, completou. Fonte - Revista Ferroviária 25/11/2011

Comentário Pregopontocom - Fica muito bem claro o propósito desse denuncismo provavelmente provocado pelo
"lobby dos ônibus" que conta até com a anuência algumas autoridades e políticos que disfarçadamente defendem os seus interesses e dos empresários do setor e aqueles que pegam carona nessa tramoia para tentar obter dividendos políticos, sem sequer conhecer o assunto superficialmente.O projeto do VLT teve um estudo técnico cuidadoso e criterioso muito bem feito pela T'Trans, especialista nesse assunto, que apontou  a sua viabilidade como um transporte publico de massa adequado não só para a copa mais principalmente como uma projeção positiva voltada para o futuro da cidade pelos próximos 40 anos.Não se trata aqui de se fazer uma defesa do Ministro das Cidades,mais do que é o melhor para a mobilidade urbana de Cuiabá.E seria muita ingenuidade mesmo, acreditar nessa manobra muito provavelmente articulada pelo lobby dos ônibus, pois todos nos sabemos da simpatia do Sr.Ministro pelo sistema de BRT,haja visto o seu empenho em favor do mesmo no caso de Salvador,e os denuncistas nem se quer atentaram para esse fato.O lobby ainda não se deu por vencido lá em Cuibá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito