A escavação teve início em março, e foi preciso fazer tratamento do solo com Jet Grouting (injeções de calda de cimento), em função do lençol freático na região.O shaft, foi escavado entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Ataulfo de Paiva e tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade, e foi dividido em seis nichos.
Revista Ferroviária
Linha 4 Metrô Rio |
A escavação teve início em março, e foi preciso fazer tratamento do solo com Jet Grouting (injeções de calda de cimento), em função do lençol freático na região.
O shaft, foi escavado entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Ataulfo de Paiva e tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade, e foi dividido em seis nichos. A cada metro escavado, a área passava pelo revestimento primário por concreto projetado, para que, então, o núcleo do poço pudesse ser escavado. A técnica evita uma possível movimentação do solo ou recalques no terreno.
Após finalizada a escavação, a laje de fundo foi concretada, uma estrutura com 2,5 metros de altura que consumiu 1.000 metros cúbicos de concreto. Agora, serão construídas as paredes de concreto que revestirão o poço. As paredes têm 50 centímetros de espessura e são moldadas in loco, com o uso de formas deslizantes.
Quando pronto, o poço terá quatro andares onde ficarão ventiladores, geradores, subestação de energia, salas técnicas para o trabalho de operadores da concessionária do sistema metroviário e, em dois pontos, haverá escadas para saída de passageiros, numa eventual emergência.
Fonte - ABIFER 19/09/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito