sexta-feira, 22 de maio de 2020

Desmatamento aumenta as emissões de gases de efeito estufa no Brasil, à medida que as emissões globais caem

Meio ambiente  🌳

Enquanto as emissões caíram globalmente este ano com a nova pandemia de coronavírus paralisando a sociedade .O Brasil pode produzir de 10 a 20% a mais de gases do efeito estufa em 2020 devido ao desmatamento e à agricultura.Um relatório do grupo de defesa ambiental do Brasil Climate Observatory chegou a essa conclusão analisando as trajetórias atuais de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em setores da economia.

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
O Brasil pode produzir de 10 a 20% a mais de gases do efeito estufa em 2020 devido ao desmatamento e à agricultura, em comparação com os dados mais recentes de 2018, disse um novo estudo na quinta-feira, enquanto as emissões caíram globalmente este ano com a nova pandemia de coronavírus paralisando a sociedade .
Um relatório do grupo de defesa ambiental do Brasil Climate Observatory chegou a essa conclusão analisando as trajetórias atuais de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em setores da economia.
Globalmente, as emissões de dióxido de carbono, o gás de efeito estufa mais prevalente, devem cair 7% este ano, de acordo com outro estudo publicado na revista Nature Climate Change esta semana. Essa seria a maior redução anual úica de emissões absolutas desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Ao contrário de grande parte do mundo, o Brasil obtém a grande maioria de sua energia de fontes renováveis, como barragens hidrelétricas e parques eólicos, e depende fortemente de biocombustíveis com menores emissões. Mas suas emissões de fontes como agricultura e desmatamento mais do que compensaram qualquer queda em outras áreas, segundo o estudo do Observatório do Clima.
“No total, a tendência é que as emissões de GEE em 2020 no Brasil aumentem”, afirmou o relatório.
“Isso ocorre porque a principal fonte de emissões, a mudança no uso da terra (44% das emissões em 2018), está crescendo devido ao aumento do desmatamento na Amazônia, que está avançando apesar da pandemia.”
O desmatamento na seção brasileira da Amazônia nos primeiros quatro meses do ano aumentou 55% em relação ao ano anterior, segundo dados preliminares do governo.
A Amazônia, 60% da qual está no Brasil, é a maior floresta tropical do mundo e absorve grandes quantidades de gases de efeito estufa.
Na agricultura, o estudo destacou que o abate de gado desacelerou no Brasil em meio à crise, deixando mais vacas no campo onde continuam a arrotar metano, um potente gás de efeito estufa.
Fonte - Revista Amazônia  22/05/2020

Bahia tem mais 17 cidades com transporte suspenso; total chega a 196

Transportes  🚍

O transporte intermunicipal será suspenso em Aporá, Apuarema, Barra do Rocha, Canavieiras, Governador Mangabeira, Igrapiúna, Itanagra, Itapebi, Itororó, Jacaraci, Mairi, Mirante, Olindina, Sátiro Dias, Saubara, Tabocas do Brejo Velho e Ubaíra a partir de sábado (23). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana.Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte América Dourada, Boa Vista do Tupim, Itaguaçu da Bahia e Nilo Peçanha, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

Adicionar legenda

Nova perda de demanda no sistema de Metrô do Recife

Transportes sobre trilhos   🚇

Os números têm sido acompanhado e contabilizados pela Coordenadoria Operacional de Planejamento de Transporte – COPET, que faz parte da Gerência Regional I de Planejamento – GIPLA.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU Recife contabilizou nova perda de demanda no primeiro fim de semana de acirramento nas regras de distanciamento social na Região Metropolitana de Recife. Os números têm sido acompanhado e contabilizados pela Coordenadoria Operacional de Planejamento de Transporte – COPET, que faz parte da Gerência Regional I de Planejamento – GIPLA.
“Diante desse cenário de pandemia decorrente do Coronavírus, a COPET vem fazendo um estudo diário do comportamento da demanda do metrô, inclusive comparando-a com os números de casos já confirmados no Estado de Pernambuco, a fim de verificar as possíveis perdas em sua demanda, decorrentes do maior isolamento social”, explica a coordenadora de planejamento de transporte, Tarciana Buonora.

divulgação/CBTU
Em comparação ao sábado, houve uma redução percentual de 24,7% ou 10.353 passageiros em número bruto na demanda total do dia 16/05 quando comparada a demanda do dia 09/05. O total de pagantes também caiu em 28,0% ou 2.753 passageiros neste mesmo dia. Já em relação ao domingo, dia 17/05, essa redução foi um pouco maior em termos percentuais, sendo de 28,2% ou 7.076 passageiros a menos na demanda total quando comparada a demanda do dia 10/05, quer dizer, antes das normas de isolamento mais rigorosas. O total de pagantes também teve uma queda de 29,2%, uma perda de demanda de 1.714 em números brutos de passageiros.
Com informações da CBTU  22/05/2020

divulgação/CBTU


Ministro do STF retira sigilo de vídeo de reunião ministerial

Política  👀

Pela decisão, somente a parte da reunião que envolveu discussões sobre outros países não será divulgada. A reunião foi citada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro durante depoimento prestado à PF, no início do mês, como suposta prova da interferência. 

Por André Richter 
foto - ilustração/arquivo
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (22) retirar o sigilo parcial da gravação audiovisual da reunião ministerial realizada no dia 22 de abril. Pela decisão, somente a parte da reunião que envolveu discussões sobre outros países não será divulgada.
O ministro é relator do inquérito sobre a suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF). A reunião foi citada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro durante depoimento prestado à PF, no início do mês, como suposta prova da interferência.
Na semana passada, antes da decisão do ministro Celso de Mello, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu no STF a divulgação somente das falas do presidente relacionadas com a investigação. No parecer, Aras afirmou que a divulgação da íntegra da reunião ministerial contraria regras e princípios constitucionais de investigação
A Advocacia-Geral da União (AGU) também defendeu divulgação de todas as falas do presidente, mas pediu que o sigilo seja mantido no caso de falas de outras autoridades que estavam presentes sobre "nações amigas” e comentários “potencialmente sensíveis” do ministro das Relações Exteriores e da Autoridade Monetária (Banco Central).
A defesa de Moro também enviou sua manifestação e defendeu a divulgação da reunião na íntegra.
Desde a exoneração de Moro, o presidente nega que tenha pedido para o então ministro interferir em investigações da PF.
Fonte - Agência Brasil 22/05/2020

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo tem novo horário aos sábados

Transportes sobre trilhos  🚇


A medida passa a valer a partir dessa semana. Com a queda na demanda, todas as estações passam a fechar à meia-noite. A antecipação em uma hora no fechamento das estações dará mais tempo também para as equipes trabalharem nas obras de modernização, melhorias e manutenção do sistema durante a madrugada.

ViaQuatro e ViaMobilidade
foto - ilustração
A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha-4 Amarela, e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha-5 Lilás, informam que o horário de encerramento da operação aos sábados será alterado. A medida passa a valer a partir dessa semana. Com a queda na demanda, todas as estações passam a fechar à meia-noite. A antecipação em uma hora no fechamento das estações dará mais tempo também para as equipes trabalharem nas obras de modernização, melhorias e manutenção do sistema durante a madrugada.
Até último fim de semana, a operação se estendia até à uma da madrugada de sábado para domingo, para atender ao movimento da capital e das cidades onde há estações de trem.
Com a mudança, Metrô e CPTM também vão fechar todos os dias à meia-noite. O horário de início das operações permanece às 4 da manhã na CPTM e às 4h40 no Metrô. Ônibus da EMTU não serão impactados.
Fonte - ANPTrilhos  21/05/2020

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Bahia tem mais seis municípios com transporte suspenso; total chega a 183

Transportes/Prevenção  🚍

O transporte intermunicipal será suspenso em Araci, Bom Jesus da Lapa, Jaguaripe, Lapão, Piripá e Wenceslau Guimarães a partir de sexta-feira (22). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A medida foi publicada na edição desta quinta-feira (21) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Itapé, Miguel Calmon, Nordestina, Piatã e Tucano, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19

foto - ilustração/arquivo
.

Linhas de Metrô e VLTs de Fortaleza Cariri e Sobral seguem suspensas

Transportes sobre trilhos  🚃

Durante o período de distanciamento social, continuam sem operação as linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e os VLTs do Cariri e de Sobral.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Em atendimento à prorrogação das medidas restritivas para combater a pandemia pela Covid-19, previstas nos decretos estaduais nº 33.594 e 33.595, de 20/5/2020, o Metrofor (CE) informa  que continua suspensa a operação de todas as linhas do transporte metroviário de passageiros. Por isso, durante o período de distanciamento social, continuam sem operação as linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e os VLTs do Cariri e de Sobral.
A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos destaca a importância da adesão da sociedade às determinações previstas nos decretos editados pelo poder público, que estabelecem as condutas necessárias para reduzir os danos provocadas pelo novo coronavírus. A prorrogação – e o endurecimento – das medidas restritivas é baseada em critérios técnicos, apontados por especialistas, com objetivo de reduzir a proliferação da Covid-19 e minimizar seus impactos.
Com informações do Metrofor  21/05/2020

Travessia Marítima hoje - Salvador/Itaparica e Mar Grande Ferry-Boat e lanchas

Travessia marítima  🚢

Com viagens  sendo realizadas a cada duas horas, nos dois  terminais,em São Joaquim e Bom Despacho, o sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e Itaparica,mantém em serviço nesta quarta(21) as embarcações, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Pinheiro e Rio Paraguaçu.Durante o dia o movimento tem sido tranquilo para veículos e  passageiros nos dois terminas de embarques. As viagens dentro da operação especial ocorrem somente de segunda a sexta-feira: às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h.

Lanchas 
A travessia marítima entre Salvador e Mar Grande continua suspensa nesta quinta-feira(21), em virtude  das chuvas  e das condições que não favorecem uma navegação segura na Baía de Todos os Santos.Ao todo já são trê(03) disa de interrupção do serviço.


foto - ilustração/arquivo

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Mais 11 cidades baianas têm transporte suspenso; total chega a 182

Transportes/Prevenção  🚍

América Dourada, Barro Preto, Caetité, Cocos, Condeúba, Itaguaçu da Bahia, Itiúba, Miguel Calmon, Paratinga, Riachão do Jacuípe e Saúde terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (21). Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (20). O decreto também autoriza a retomada do transporte em Presidente Jânio Quadros, São Felipe e Serrolândia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - iludtração/arquivo

Travessia marítima entre Salvador e Mar Grande foi suspensa nesta quarta(20)

Travessia Marítima   🚢

A travessia marítima entre Salvador e Mar Grande, operada pelo sistemas de lanchas foi suspensa nesta quarta-feira(20).Foram suspensos os embarques e as saídas das lanchas, no terminal marítimo do Comercio em Salvador,e no terminal de Mar Grande em Vera Cruz ,a partir do meio-dia de terça-feira(19).A interrupção da operação do sistema de lanchas foi em virtude das más condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, devido aos fortes ventos e o mar agitado,comprometendo a navegação com segurança das lanchas que operam na travessia.


foto - ilustração/arquivo

Supermercados britânicos ameaçam boicote ao Brasil por proposta de lei florestal

Sustentabilidade/Economia  🌳

A Sainsbury’s, a Tesco, a Morrisons e a Marks & Spencer (MKS.L) estavam entre as mais de 40 empresas que assinaram uma carta aberta pedindo ao legislador brasileiro que rejeite o projeto de lei. , apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.Os supermercados britânicos alertaram o Brasil  que eles poderiam boicotar seus produtos se os legisladores aprovassem uma lei controversa que poderia permitir uma destruição mais rápida da floresta amazônica.

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
Os supermercados britânicos alertaram o Brasil de que eles poderiam boicotar seus produtos se os legisladores aprovassem uma lei controversa que poderia permitir uma destruição mais rápida da floresta amazônica.
A Sainsbury’s, a Tesco, a Morrisons e a Marks & Spencer (MKS.L) estavam entre as mais de 40 empresas que assinaram uma carta aberta pedindo ao legislador brasileiro que rejeite o projeto de lei. , apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
A carta dizia que a lei incentivaria “mais apropriação de terras e desmatamento generalizado”, o que colocaria em risco a sobrevivência da Amazônia, os objetivos do Acordo de Paris de 2015 sobre as mudanças climáticas e os direitos das comunidades indígenas.
“Acreditamos que isso também colocaria em risco a capacidade de organizações como a nossa de continuar comprando no Brasil no futuro”, afirmou a carta.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse anteriormente que iria apresentar o projeto no plenário do Congresso na quarta-feira para uma possível votação.
Os colonos da Amazônia brasileira reivindicam há décadas terras públicas sem sanção oficial do governo, geralmente derrubando florestas para cultivar culturas de exportação como soja ou criar gado.
A proposta apresentada ao Congresso – conhecida como “regularização fundiária” pelo lobby da agricultura e “lei de especulação fundiária” por ambientalistas – facilitará para aqueles que se estabeleceram em terras públicas historicamente obterem obras por suas propriedades, sob certas circunstâncias.
Os defensores do projeto dizem que a titulação legal da terra é um passo essencial para forçar os proprietários a cumprir as leis ambientais para limitar o desmatamento na Amazônia.
Ambientalistas dizem que a lei recompensaria efetivamente os especuladores de terras pelo desmatamento ilegal maciço realizado no passado, enquanto abria as comportas para mais desmatamentos e assentamentos de terras públicas da floresta.
O Instituto de Pesquisa da Amazônia Imazon estima que o projeto acelere o desmatamento de 11.000 a 16.000 quilômetros quadrados (4.247-6.178 milhas quadradas).
Após intenso debate no Brasil, o projeto foi substancialmente diluído em relação ao original, incluindo a remoção de uma provisão para permitir que propriedades ocupadas mais recentemente solicitem ações.
No entanto, os signatários da carta, que incluem empresas do agronegócio e investidores, como o fundo de pensão sueco AP7 e a seguradora norueguesa Storebrand (STB.OL), disseram estar “profundamente preocupados” com o projeto de lei.
“Instamos o governo brasileiro a reconsiderar sua posição e esperamos continuar trabalhando com parceiros no Brasil para demonstrar que o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental não são mutuamente exclusivos”, dizia a carta.
Fonte - Revista Amazônia  20/05/2020

Monotrilho da linha 15-Prata volta em 31 de maio ou 1º de junho, diz Sec.de Transportes Metropolitanos de SP

Transportes sobre trilhos  🚆

A linha parou de funcionar desde 29 de fevereiro de 2020. Um jogo de pneus da composição M20 estourou no dia 27 de fevereiro de 2020, uma quinta-feira, na estação Jardim Planalto, zona Leste, às 6h40 aproximadamente.Na próxima semana, serão realizados últimos testes

Diário do Transporte
foto - ilustração/Pregopontocom
O monotrilho da linha 15-Prata deve voltar a funcionar, mesmo que parcialmente, em 31 de maio ou 01º de junho.
A previsão é do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista à Globo.
Na próxima semana, serão realizados últimos testes
A linha parou de funcionar desde 29 de fevereiro de 2020. Um jogo de pneus da composição M20 estourou no dia 27 de fevereiro de 2020, uma quinta-feira, na estação Jardim Planalto, zona Leste, às 6h40 aproximadamente. A parte de uma peça interna da roda, chamada runflat, foi lançada na direção de uma loja na Avenida Sapopemba, como revelou o Diário do Transporte. Ninguém foi atingido pelo equipamento de grandes dimensões que caiu de 15 metros de altura. A estimativa foi de prejuízos diários de R$ 1 milhão, entre perda de receita e custo com os ônibus da operação PAESE.
Em entrevista a portais de mobilidade, entre os quais, o Diário do Transporte, Baldy já tinha feito promessa semelhanrte no dia 15 de maio.
Acreditamos que o relatório apresentado, de modo ainda não conclusivo pela Bombardier, dá a correta posição de que o run flat é o responsável pela situação de o pneu ter estourado", disse.
"A Bombardier concluindo os testes, foram muitas as investigações, muitos os testes, idas e vindas de peça, até troca de graxa foi realizado para que todos os pontos pudessem ser criteriosamente analisados", completou na ocasião.
Não foi mencionado como será a operação, mas de acordo com estimativas e informações do próprio secretário em momentos anteriores, os trens devem voltar a operar primeiro entre as estações Vila Prudente e Jardim Planalto, com o trajeto entre Jd. Planalto e São Mateus, demoraria um pouco mais, sendo atendido por ônibus do PAESE como ocorre atualmente.
Fonte - Revista Ferroviária  20/05/20

Ferrovias: um projeto para o Brasil

Ponte de Vista/Transportes sobre trilhos  🚅

O presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço, lamenta que o Brasil disponha de uma rede ferroviária tão precária, tendo uma extensão territorial de 8,5 milhões de km2, pouco menor que toda a Europa e atrás também de Rússia (17 milhões de km2), Canadá (9,9 milhões km2), Estados Unidos (9,8 milhões km2) e China (9,5 km2), compara.Para Lourenço, a prioridade para a expansão da rede ferroviária deveria ser o interior do País, já que se trata de um transporte mais rápido, mais barato e menos poluente.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Em seu mais recente artigo, o presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço, lamenta que o Brasil disponha de uma rede ferroviária tão precária, tendo uma extensão territorial de 8,5 milhões de km2, pouco menor que toda a Europa e atrás também de Rússia (17 milhões de km2), Canadá (9,9 milhões km2), Estados Unidos (9,8 milhões km2) e China (9,5 km2), compara.
Segundo ele, à guisa de comparação, é de se lembrar que os Estados Unidos contam com uma rede ferroviária de 226 mil quilômetros, a mais extensa do mundo, a Rússia com uma de 87 mil quilômetros e a China com uma de 86 mil. "Mas o pior é que a rede rodoviária brasileira também é precária em muitos lugares. Um exemplo é a região noroeste do Rio Grande do Sul, Estado considerado desenvolvido, onde abundam estradas de chão e rodovias mal asfaltadas, sem acostamento."
Para Lourenço, a prioridade para a expansão da rede ferroviária deveria ser o interior do País, já que se trata de um transporte mais rápido, mais barato e menos poluente. "Já no litoral, onde mais de 80% da economia do País estão localizados a menos de 500 quilômetros da costa, o modal mais viável seria o transporte por cabotagem, que constitui a opção mais eficiente para distâncias acima de mil quilômetros. Para tanto, porém, seria necessário ampliar as conexões ferroviárias aos portos a fim de que atendam com maior eficiência às necessidades da logística para exportação e suprimento do mercado interno.
Fonte - Portogente  20/05/2020

terça-feira, 19 de maio de 2020

Bahia tem mais 25 municípios com transporte suspenso; total chega a 174

Transporte/Prevenção  🚍

Mais 25 cidades baianas tem o transporte intermunicipal suspenso a partir desta quarta-feira (20).O total agora chega a 174 municípios isolados. - VEJA AQUI a relação dos novos municípios isolados

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O transporte intermunicipal será suspenso em 25 cidades baianas a partir desta quarta-feira (20). A decisão inclui Água Fria, Amélia Rodrigues, Aracatu, Arataca, Aurelino Leal, Barra, Belmonte, Caém, Caldeirão Grande, Cardeal da Silva, Conceição do Jacuípe, Cravolândia, Euclides da Cunha, Floresta Azul, Gongogi, Itabela, Itagi, Medeiros Neto, Monte Santo, Mucugê, Mundo Novo, Mutuípe, Piritiba, Rio Real e Urandi.
Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A medida, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (19), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.
O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Abaré, Bom Jesus da Lapa, Cabaceiras do Paraguaçu, Canavieiras, Curaçá, Governador Mangabeira, Ibitiara, Igrapiúna, Itapetinga, Ituberá, Jussari, Jussiape, Nazaré, Pilão Arcado, Santa Cruz Cabrália, Santa Teresinha, Sátiro Dias, Saubara, Saúde, Sento Sé, Serra do Ramalho e Várzea Nova, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
Com informações da Seinfra BA  19/05/2020

Prefeitura do Rio multa OAS em R$ 60 mi por irregularidades no BRT

Travessia marítima  🚏

O Sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,opera nesta terça(19) dentro do esquema especial, com viagens  sendo realizadas a cada duas horas, nos seguintes horários, às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho, conforme resolução da Agerba. Nesta terça estão em operação as embarcações Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Ivete Sangalo. O fluxo mantém-se moderado para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais.De acordo om as  determinações da agência reguladora, seguem obrigatórios o uso de máscara pelos passageiros e o embarque equivalente a 50% da capacidade de lotação dos barcos. Permanecem suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados. 

foto - ilustração/arquivo

Operação do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta terça(19)

Travessia marítima  🚢

O Sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,opera nesta terça(19) dentro do esquema especial, com viagens  sendo realizadas a cada duas horas, nos seguintes horários, às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho, conforme resolução da Agerba. Nesta terça estão em operação as embarcações Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Ivete Sangalo. O fluxo mantém-se moderado para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais.De acordo om as  determinações da agência reguladora, seguem obrigatórios o uso de máscara pelos passageiros e o embarque equivalente a 50% da capacidade de lotação dos barcos. Permanecem suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados. 

foto - ilustração/arquivo

Metrô de SP e CPTM deixam de funcionar até 1h da manhã aos sábados

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

Ambos os sistemas vão fechar as estações à zero hora, como já ocorre nos dias úteis. O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não vão mais funcionar até a 1h da manhã aos sábados.As duas empresas já tinham reduzido a circulação dos trens, devido à redução da demanda por conta da quarentena imposta no estado de São Paulo devido à pandemia de coronavírus.

Rede Brasil Atual
foto - ilustração/arquivo
A partir do próximo sábado (23), a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não vão mais funcionar até a 1h da manhã aos sábados. Ambos os sistemas vão fechar as estações à zero hora, como já ocorre nos dias úteis. O governo de João Doria (PSDB), que administra as companhias, não informou o motivo da mudança, apenas publicou a decisão nas redes sociais.
As duas empresas já tinham reduzido a circulação dos trens, devido à redução da demanda por conta da quarentena imposta no estado de São Paulo devido à pandemia de coronavírus. Além disso, os sistemas tiveram de reduzir o número de trens em circulação por falta de funcionários. Isso porque parte dos servidores pertence a algum grupo de risco da covid-19, ou mesmo por suspeita ou confirmação de contaminação. O déficit em relação a dias normais é de 25%.
Para o conselheiro do CMTT e especialista em mobilidade urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Rafael Calabria, a medida não traz benefícios à população. "Entendo que um sistema de trens tenha problemas com a baixa demanda, mas todo corte é ruim nesse momento. É um momento com menos demanda, mas as pessoas que trabalham utilizam. E não há nenhuma orientação de como essas pessoas devem proceder, se vai ter ônibus, que alternativa terá. Não se ouve a população, não se ouve os técnicos. Quem se sentir prejudicado deve reclamar", afirmou.
Rodízio regularO prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), revogou o rodízio de veículos por placas pares e ímpares adotado há uma semana. A partir desta segunda-feira (18) voltou a valer o sistema regular de rodízio com dois números finais de placa por dia. O sistema de ônibus, no entanto, deve permanecer com a redução de frota. "Independente do rodízio, a SPTrans tem falhado em ajustar a oferta de transporte. Por que a SPTrans não está usando com qualidade os dados que ela tem de rastreio das pessoas? Teve 100 mil passageiros a mais, mas se tivesse cuidado no planejamento, não ia ser problema", avaliou Calabria.
Embora o novo rodízio tenha conseguido reduzir a circulação de carros em 40% - cerca de 1,5 milhão de veículos a menos -, houve aumento de aproximadamente 100 mil usuários no transporte coletivo, que segue com a oferta reduzida. O isolamento social teve aumento de apenas dois pontos percentuais, de 47% para 49% da população.
Fonte - Revista Ferroviária  19/05/2020

O futuro passado

Ponto de Vista  🔍

Passados pouco mais de um ano, eis que velhas raposas retornam para ocupar cargos da estrutura do governo federal com rechonchudos orçamentos.Enquanto isso, o Brasil não sai do lugar em termos de grandes políticas de desenvolvimento, com planejamento sério, sendo lançado à própria sorte num "cabo de guerra" insano de bravatas lançadas em redes sociais de pais e filhos.

Portogente - Editorial
Portogente
As eleições de 2018, sem qualquer juízo de valor se foi um resultado bom ou não, tiveram de forma emblemática o "selo" da mudança. Os brasileiros foram às urnas num voto que acreditavam ser o novo, a mudança e o fim da voz e vez de velhas raposas no comando político do País.
Passados pouco mais de um ano, eis que velhas raposas retornam para ocupar cargos da estrutura do governo federal com rechonchudos orçamentos. É o caso, por exemplo, como divulga o blog do jornalista Bruno Merlin, nosso editor, num trabalho primoroso de levantamento de dados, que o Ministério da Educação acaba de nomear Garigham Amarante Pinto para a diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Quem é ele? Bruno Merlin desvenda: Amarante Pinto é assessor do PL na Câmara dos Deputados, partido "informalmente comandado por Valdemar da Costa Neto, ex-parlamentar com seis mandatos conquistados como deputado federal - com duas renúncias após envolvimentos de seu nome em escândalos de corrupção -, um dos pivôs do caso Mensalão e velho cacique de indicações políticas no Porto de Santos, o principal do Brasil".
Outra figura defenestrada nos escândalos de alguns anos atrás, como o "mensalão", Roberto Jefferson (PTB) parece ser ressuscitado à cena política como um provável conselheiro do governo Bolsonaro. Também figuras do recente governo Temer estão saindo do ostracismo e ganhando cargos.
Enquanto isso, o Brasil não sai do lugar em termos de grandes políticas de desenvolvimento, com planejamento sério, sendo lançado à própria sorte num "cabo de guerra" insano de bravatas lançadas em redes sociais de pais e filhos.
O Brasil e os brasileiros precisam ser salvos!
Fonte - Portogente  19/05/2020

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Suspensão de aulas e eventos é prorrogada por mais 15 dias na Bahia

Prevenção/Saúde  ⛑

O decreto determina que fiquem suspensas, durante o período de vigência, as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além, da abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Válido até esta segunda-feira (18), o Decreto n° 19.586, que determina a suspensão das aulas e de eventos com mais de 50 pessoas em toda a Bahia, foi mais uma vez prorrogado pelo Governo do Estado e segue vigente até o dia 2 de junho. Anunciada pelo governador Rui Costa, no final da manhã, a prorrogação visa evitar o avanço acelerado do novo coronavírus e será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (19). Além disso, segue suspenso o transporte coletivo intermunicipal em 171 cidades baianas que registraram novos casos da Covid-19 recentemente.
O governador lembrou que os dados da doença em todo o território estão sendo acompanhados constantemente. “É necessário suspender por, pelo menos, mais 15 dias, a realização das aulas e dos eventos que geram aglomeração de pessoas. Estamos acompanhando a situação em cada cidade e região, para que as medidas levem em consideração o crescimento de casos em cada uma delas. Em virtude disso, qualquer análise mais consistente de retorno à normalidade das atividades só poderá ser feita após esse período de 15 dias”, ponderou.
O decreto determina que fiquem suspensas, durante o período de vigência, as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, inclusive jogos de campeonatos de futebol, profissionais e amadores religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além, da abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.
Já a suspensão do transporte coletivo intermunicipal é adotada nas cidades que não possuem mais de 14 dias sem novos casos do novo coronavírus. A medida inclui a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal coletivo, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também estão suspensas até 02 de junho a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.
Rui também destacou que a Bahia não possui casos registrados em diversos municípios, em função da decisão do governo estadual de suspender o transporte coletivo intermunicipal em cidades com casos recentes. “A Bahia, como adotou a estratégia de suspender a comunicação entre os municípios, detém uma contaminação concentrada, com cerca de 90% dos casos registrados em apenas 11 municípios baianos”, informou o governador.

Municípios com transporte suspensoAtualmente, 171 municípios estão com restrição no transporte na Bahia. São eles: Abaíra, Abaré, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Anagé, Anguera, Araçás, Banzaê, Barra do Choça, Barreiras, Barrocas, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Buerarema, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Caetanos, Cairu, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Coração de Maria, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibitiara, Igrapiúna, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Irará, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itaparica, Itapé, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itarantim, Itatim, Ituberá, Jacobina, Jaguarari, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Mirangaba, Morpará, Morro do Chapéu, Mucuri e Muritiba.

O transporte está suspenso ainda em
Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Ibiá, Nova Soure, Nova Viçosa, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Pau Brasil, Paulo Afonso, Piatã, Pilão Arcado, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rodelas, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Sobradinho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Tucano, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea Nova, Vera Cruz, Vereda e Vitória da Conquista.
Com informaçoes da Secom BA  18/05/2020

CBTU João Pessoa divulga nova grade horária e medidas de combate ao Covid

Transportes sobre trilhos  🚇

A partir desta segunda-feira (18), a CBTU João Pessoa promoverá nova redução no número de viagens diárias do sistema de trens urbanos de João Pessoa, passando de 12 (doze) para 9 (nove) viagens diárias, mantendo a essencial oferta de transporte para as pessoas que dela necessitem

Da Redação
Adicionar legenda
A CBTU João Pessoa comunica que para não afetar o funcionamento de serviços públicos e de atividades essenciais, a operação comercial dos trens irá continuar, porém de forma reduzida. Além das medidas já tomadas, como o uso obrigatório de máscaras por todos os usuários e empregados, serão adotadas medidas adicionais de prevenção à propagação do coronavírus.
A partir desta segunda-feira (18), a CBTU João Pessoa promoverá nova redução no número de viagens diárias do sistema de trens urbanos de João Pessoa, passando de 12 (doze) para 9 (nove) viagens diárias, mantendo a essencial oferta de transporte para as pessoas que dela necessitem, de acordo com as orientações da Companhia, bem como do Governo Federal.
Assim, considerando que antes da pandemia o número total de viagens era de 25 (vinte e cinco), já foi providenciada pela CBTU a supressão de 16 (dezesseis) viagens. Além disso, não serão mais realizadas as viagens aos sábados e haverá restrição para utilização do transporte ferroviário apenas para usuários que apresentem documento hábil a comprovar que são trabalhadores de serviços públicos e de atividades essenciais. De acordo com o superintendente Paulo Barreto, para evitar aglomerações no horário de pico, serão utilizadas composições acopladas, de forma a garantir maior distanciamento entre os usuários.
‘É importante destacar que o isolamento é a medida mais efetiva para evitar a propagação do coronavírus, portanto é fundamental que todos que possam permanecer em suas residências o façam e deixem que o transporte público seja utilizado exclusivamente para o deslocamento de pessoas que atuam em atividades essenciais’, acrescentou Barreto.
Com informações da CBTU  18/05/2020

TABELAS DE HORÁRIOS




domingo, 17 de maio de 2020

Bahia tem mais 17 cidades com transporte suspenso; total chega a 171

Transportes/Prevenção  🚍

Mais 17 cidades na Bahia tem o transporte suspenso,o total já chega a 171.Veja aqui a lista dos novos municípios atingidos pela medida.

Da Redação
Adicionar legenda
A partir deste domingo (17), o transporte coletivo estará suspenso em Abaré, Banzaê, Bom Jesus da Lapa, Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição do Almeida, Cristópolis, Iaçu, Ibitiara, Igrapiúna, Ipecaetá, Mirangaba, Nova Ibiá, Piatã, Ponto Novo, Presidente Jânio Quadros, Saúde e Sento Sé.
Não serão permitidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16).
Com informações da Secom Ba. 17/05/2020

Lançamento de Zona Sem Carros em Londres

Sustentabilidade/Trânsito  🚗


O prefeito de Londres Sadiq Khan divulgou na sexta-feira planos para criar “uma das maiores zonas livres de carros em qualquer capital do país”. mundo “para melhorar a qualidade do ar local e incentivar mais caminhadas e ciclismo.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Seguindo os passos de líderes em Milão e Nova York que estão atendendo às chamadas globais para #BuildBackBetter da pandemia de coronavírus, o prefeito de Londres Sadiq Khan divulgou na sexta-feira planos para criar “uma das maiores zonas livres de carros em qualquer capital do país”. mundo “para melhorar a qualidade do ar local e incentivar mais caminhadas e ciclismo.
“Isso é realmente emocionante”, twittou a autora e física londrina Helen Czerski dos planos. “Sim, é claro, será perturbador (e, como qualquer mudança, haverá vencedores e perdedores no início). Mas também poderia tornar Londres um lugar muito mais humano e um novo tipo de cidade, com enormes benefícios à saúde para todos.”
Ambientalistas e defensores da saúde pública também saudaram a iniciativa. A filial britânica do grupo de defesa Greenpeace declarou: “Este é um ótimo primeiro passo!”
Khan anunciou a próxima transformação das ruas do centro de Londres – destinada a ajudar a promover o distanciamento social – em uma declaração conjunta com a Transport for London (TfL). O órgão do governo divulgará mais detalhes nas próximas semanas, mas o comunicado diz que as estradas entre London Bridge e Shoreditch, Euston e Waterloo e Old Street e Holborn poderão em breve se limitar a ônibus, pedestres e ciclistas.
A partir de segunda-feira, a cidade também reintroduzirá esquemas de taxas para motoristas que visam reduzir a poluição e ajudar a combater a emergência climática: a zona de baixa emissão, a zona de ultra baixa emissão e a taxa de congestionamento – a última das quais pode aumentar temporariamente no próximo mês.
Khan fez do combate ao ar poluído de Londres uma das principais prioridades desde que assumiu o cargo em 2016. O membro do Partido Trabalhista divulgou números no mês passado, mostrando como a qualidade do ar na capital do Reino Unido “melhorou dramaticamente” na sequência das medidas antipoluição introduzidas em 2017 e o bloqueio relacionado à pandemia da cidade.
“O Covid-19 representa o maior desafio para a rede de transporte público de Londres na história da TfL”, disse Khan na sexta-feira. “Será necessário um esforço monumental de todos os londrinos para manter um distanciamento social seguro no transporte público, à medida que as restrições de bloqueio são gradualmente diminuídas”.
“Isso significa que temos que manter o número de pessoas usando o transporte público o mais baixo possível”, acrescentou. “E não podemos ver as viagens anteriormente realizadas em transporte público substituídas pelo uso do carro, porque nossas estradas se tornariam imediatamente inutilizáveis ​​e a poluição tóxica do ar aumentaria”.
O prefeito pediu que todas as 32 cidades da cidade apoiem os planos e trabalhem com autoridades para implementar restrições semelhantes. Ele incentivou todos os londrinos a andar e pedalar mais enquanto se afasta do transporte público “a menos que seja absolutamente inevitável”.
Khan também destacou que os planos têm benefícios além de garantir a segurança do transporte em Londres, à medida que a cidade elimina as restrições aos coronavírus. “Ao garantir que a recuperação de nossa cidade seja verde”, disse ele, “também enfrentaremos nosso ar tóxico, que é vital para garantir que não substituamos uma crise de saúde pública por outra”.
Theo Highland of Sustrans, uma instituição de caridade do Reino Unido que trabalha para facilitar as pessoas a andar e andar de bicicleta, chamou a iniciativa de “um potencial divisor de águas” e ecoou o pedido de Khan de que os bairros adotassem esforços para tornar quilômetros de estradas pela cidade mais tranquilas e amigável ao ciclo, reduzindo o tráfego tóxico.
“Os planos arrojados e ambiciosos da TfL para movimentar Londres neste momento crítico são exatamente o que é necessário no momento”, disse Highland. “Todos os bairros devem agora fazer as mudanças que nossas ruas precisam para dar aos londrinos espaço para se movimentarem com segurança e desenvolver a resiliência da nossa cidade animada, quando começamos a nos recuperar dessa pandemia”.
“A Sustrans também está aqui para ajudar as autoridades locais que desejam transformar suas ruas com nova infraestrutura e dar aos moradores confiança para andar de bicicleta”, acrescentou. “Tomar medidas imediatas ajudará a combater as desigualdades na saúde, a poluição do ar e a emergência climática. E, ao tornar permanentes as mudanças bem-sucedidas, sairemos dessa pandemia como uma Londres mais saudável, mais feliz e mais justa”.
O Guardian informou na sexta-feira que David Miller, do Grupo de Liderança Climática C40 Cities, que recentemente ajudou a coordenar planos semelhantes em áreas metropolitanas ao redor do mundo, parabenizou Khan “por mostrar ao mundo o que é possível quando reinventamos nossas cidades para o benefício e a saúde de todos”. todos.”
“Essas medidas anunciadas hoje em Londres, incluindo as principais zonas livres de carros, limparão o ar que os londrinos respiram, melhoram a saúde pública tanto durante a pandemia de Covid-19 quanto no futuro, além de ajudar a evitar a crise climática”, Miller disse. “Este é o futuro que queremos”.
Fonte - Revista Amazônia  16/05/2020