sábado, 17 de maio de 2025

Metrô Salvador bate recorde e registra aumento de 4% no número de passageiros no primeiro trimestre de 2025

Transportes sobre Trilhos 🚇

Em 3 de abril, a CCR Metrô Bahia, concessionária que opera o sistema, conquistou o marco histórico de mais de 435 mil clientes transitando pelo Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O crescimento reflete a confiança da população no modal, reconhecido por sua segurança, agilidade e eficiência na mobilidade urbana

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
O Metrô de Salvador registrou um aumento de 4% no número de passageiros transportados durante o primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 3 de abril, a CCR Metrô Bahia, concessionária que opera o sistema, conquistou o marco histórico de mais de 435 mil clientes transitando pelo Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O crescimento reflete a confiança da população no modal, reconhecido por sua segurança, agilidade e eficiência na mobilidade urbana. "Esse novo recorde no número de passageiros reforça a importância do sistema metroviário para a mobilidade urbana da nossa capital e Região Metropolitana. A Sedur acompanha de perto esse avanço e reafirma o compromisso do Governo do Estado com a ampliação de um transporte público cada vez mais eficiente, seguro e acessível para a população," reforça a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira. Para Júlio Freitas, diretor da CCR Metrô Bahia, o crescimento no número de passageiros representa a importância deste meio de transporte para a mobilidade urbana sustentável. "O metrô tem se consolidado como a melhor alternativa de transporte, contribuindo significativamente para a redução do trânsito. Os números recordes reafirmam o nosso compromisso em promover soluções de mobilidade que não apenas conectem pessoas e lugares, mas também reduzam impactos ambientais e contribuam para cidades mais sustentáveis. Assim, o transporte sobre trilhos segue como uma opção indispensável para o futuro das metrópoles brasileiras," destacou. Desde sua inauguração, em 2014, o Metrô de Salvador já transportou mais de 730 milhões de passageiros, somando mais de 2,3 milhões de viagens realizadas. Em 2024, o sistema operou ininterruptamente em 18 dias, um número seis vezes superior ao registrado no ano anterior. Essas ações foram fundamentais para facilitar o deslocamento de milhares de pessoas durante shows, festivais e outros eventos culturais.
Com informações da Ascom/ CCR Metrô Bahia
Pregopontocom 17/05/2025

VLT de Salvador terá mercado e unidade de beneficiamento para produção e comercialização de pescados do Subúrbio de Salvador

Transportes sobre Trilhos  🚄🚃🚃🚃🚃

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, e de secretários de Estado, apresentou detalhes da obra, em cerimônia de anúncio dos avanços nas etapas dos lotes 1 e 2 das obras do modal, que chegou 18,67% e 13,30%, respectivamente, na execução dos dois trechos. 

Da Redação
foto - ilustração arquivo
Sistema vai potencializar turismo e economia da capital baiana Um marco para o desenvolvimento econômico do Subúrbio de Salvador, no trecho do VLT entre a Calçada e a Ilha de São João será construído o Mercado São Braz — um centro comercial e gastronômico —, com restaurante, bar, espaços multiusos, áreas de comercialização de pescados e de outros alimentos regionais. Nesta terça-feira (29), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, e de secretários de Estado, apresentou detalhes da obra, em cerimônia de anúncio dos avanços nas etapas dos lotes 1 e 2 das obras do modal, que chegou 18,67% e 13,30%, respectivamente, na execução dos dois trechos. “Nós queremos valorizar o entorno do VLT. Vamos ter uma obra muito bonita, um meio de transporte moderno, geração de emprego, um roteiro ainda mais forte para quem quer fazer turismo no subúrbio. Vai ser um ambiente de final de semana para dinamizar a economia”, explicou Jerônimo Rodrigues. À frente do projeto, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), foi autorizada a dar início à construção do equipamento, no bairro de Plataforma, contemplando também a instalação de quiosques, calçadão com acesso à praia, mirante e um novo acesso viário. O mercado ficará no trecho 1. Para a mesma linha do VLT, também foi autorizada a construção de uma unidade de beneficiamento de pescados. No local, uma estrutura será adequada às normas exigidas pelos órgãos de controle e segurança sanitária para quem trabalha com pesca e coleta de mariscos. A unidade produtiva vai contar com salas de lavagem de pescados, embalagem, cozimento e defumação, câmaras de expedição e armazenamento, túnel de congelamento, fábrica de gelo, sala de embutidos, sala de salga e administrativo. Além da autorização para as obras, o governador visitou áreas onde já ocorrem intervenções de terraplenagem, como em uma das passagens do Hospital do Subúrbio, e no trecho que liga a unidade hospitalar à região de Águas Claras. No canteiro próximo à BR-324, ele também acompanhou o andamento da construção de um dos viadutos.

Patrimônio de Salvador
Durante os anúncios, também foi autorizada a reforma da histórica estação de trem da Calçada, fundada em 1860. A antiga ferrovia já conectou a capital baiana a cidades do Recôncavo. Agora, será uma das principais estações do trecho 1 do VLT. No local serão realizados restauros para manutenção da estrutura, abertura da cobertura das plataformas, construção de um museu e de áreas de lazer e serviços para o cidadão. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a reforma da Estação Calçada irá preservar elementos históricos do prédio e adaptá-lo para integrar o sistema do VLT. “Essa é uma estação histórica, muito bonita e nós já tivemos as aprovações dos órgãos competentes, inclusive do IPHAN, para fazermos a intervenção aqui na Calçada, preservando as características da época em que foi construída a ferrovia”, dividiu a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento. As antigas plataformas de embarque também estão sendo demolidas para abrigar a nova estrutura para partidas e chegadas através do VLT. Para a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, um transporte que vai revolucionar. “Temos certeza que o VLT vai transformar a vida dos baianos e das baianas, porque representa o que há de melhor, de mais moderno e de mais seguro em mobilidade. Além de não se tratar só de transporte de passageiros. As intervenções urbanísticas vão transformar a geração de renda, o lazer, toda a orla de Ilha de São João à Calçada. É um projeto futurístico, mas que olha para a justiça social”, avaliou. O modal terá três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã, abrangendo 36,4 quilômetros de extensão, com 34 paradas. Ao todo, serão destinados pelo Estado cerca de R$ 5 bilhões para o VLT. O sistema terá capacidade de transportar até 100 mil passageiros por dia.
Com informações da CTB - Cia de Transportes da Bahia
Pregopontocom  17/05/2025