sexta-feira, 25 de setembro de 2020

SEU JORNAL DA TVT 25/09/2020

 Notícias  📺

Estado prorroga até 12 de outubro decreto que proíbe aulas e eventos na Bahia

 Boletim Informativo/Prevenção  📖 🎤

O decreto estadual nº 19.586, que venceria neste domingo (27) determinando a proibição das aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 100 pessoas, ficará em vigor até o dia 12 de outubro. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (26). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. Transporte intermunicipal Conforme anunciado pelo governador Rui Costa, no início da tarde desta sexta-feira (25), o transporte coletivo intermunicipal será autorizado em 114 cidades do sul, extremo sul e parte do sudoeste Bahia, a partir de segunda-feira (28). Com a decisão, que também será publicada na edição deste sábado do Diário Oficial, todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários.


foto - ilustração/arquivo

Travessia marítima Salvador/Itaparica pelo Ferry-Boat tem movimento intenso sentido ilha nesta sexta (25)

Boletim Informativo/Travessia marítima  🚢

Nesta sexta (25) estão em operação na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica 4 embarcações  do Sistema Ferry-Boat, Dorival Caymmi, Pinheiro, Ivete Sangalo e Anna Nery. O movimento tem fluxo intenso para veículos em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho. O movimento de passageiros é tranquilo nos dois terminais. A operação na travessia marítima nesse período de pandemia acontece  todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Saindo de Salvador, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


foto - ilustração/arquivo


CBTU-BH realiza nova ampliação de horário do metrô

Transportes sobre trilhos  🚇

A CBTU Belo Horizonte realiza, a partir da próxima segunda (28/9), nova adequação no horário de funcionamento do metrô. Com a mudança, as estações passam a fechar duas horas mais tarde

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Atendendo às determinações da Prefeitura de Belo Horizonte, que tem autorizado, gradualmente, a implementação de novas medidas de flexibilização para a execução de atividades econômicas na capital, a CBTU Belo Horizonte realiza, a partir da próxima segunda (28/9), nova adequação no horário de funcionamento do metrô. Com a mudança, as estações passam a fechar duas horas mais tarde, ou seja, de segunda a sexta, o metrô opera das 5h40 às 23h. Já aos sábados e domingos, o horário permanece inalterado, com as composições circulando, de 5h40 às 13h e das 16h às 23h. Confira os detalhes da operação comercial, no quadro: 
Escala Operacional Horários Intervalos Segunda a sexta 5h40 às 23h, com circulação ininterrupta De 15 a 22 minutos Sábado e domingo 5h40 às 13h e das 16h às 23h Sábado: 15 a 22 minutos Domingo: 25 minutos 
A CBTU-BH seguirá readequando suas operações, sempre que houver novas determinações das instâncias do governo municipal, estadual ou federal, a fim de garantir o redimensionamento da oferta de transporte público para todos os trabalhadores. Uso obrigatório de máscara: Sempre vale lembrar que permanece obrigatório o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e a boca, conforme determina o Decreto Municipal 17.322/20. A medida é válida para todas as dependências do metrô e ficará em vigor por tempo indeterminado. A CBTU orienta a população para que observe o cumprimento rigoroso da norma, considerando que o decreto prevê que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras.
Com informações da CBTU  24/09/2020

Bonde histórico "passeia" e chama a atenção durante o trajeto em Porto Alegre

 Transportes sobre trilhos/Bonde histórico  🚃

O Bonde chamou a atenção por onde passava na manhã desta quinta-feira. Transportado em cima de uma carreta especial com 26 metros de comprimento.O antigo carro elétrico, prefixo 193, saiu do pátio atrás do Palácio da Polícia, na rua Professor Freitas e Castro.O itinerário incluiu a Ipiranga, Edvaldo Pereira, Paiva, Siqueira Campos, Júlio de Castilhos e Castelo Branco, chegando então na sede da instituição cultural na rua Comendador Azevedo, no bairro Floresta.

Correio do Povo
foto - Alina Souza
O "passeio" de um dos dois bondes históricos de Porto Alegre, doados pela Polícia Civil ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), chamou a atenção por onde passava na manhã desta quinta-feira. Transportado em cima de uma carreta especial com 26 metros de comprimento, sob escolta dos agentes da EPTC e da Polícia Civil, o antigo carro elétrico, prefixo 193, saiu do pátio atrás do Palácio da Polícia, na rua Professor Freitas e Castro. O itinerário incluiu a Ipiranga, Edvaldo Pereira, Paiva, Siqueira Campos, Júlio de Castilhos e Castelo Branco, chegando então na sede da instituição cultural na rua Comendador Azevedo, no bairro Floresta. À reportagem do Correio do Povo, a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, anunciou que um dos bondes será totalmente restaurado como na época em que circulava na cidade, mantendo a forma original da época. Já o outro será transformado em espaço cultural para realização de atividades, como por exemplo de formação artística, ou até em um café. "Os bondes no MACRS tem um simbolismos que é muito importante. Estamos falando de um Museu de Arte Contemporânea que também tem um olhar atento ao passado e preservação da memória afetiva muito especial das pessoas", afirmou. Segundo Beatriz Araújo, muitas "histórias bonitas" surgiram durante o processo de doação e de transferência dos dois bondes que estavam com a Polícia Civil. "Mais importante neste momento é o resgate. Nos deixou super feliz", acrescentou. "Podemos ter um espaço de guarda da memória", concluiu. Já a Chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, considerou o ato de doação ao MACRS como "manutenção da história". Lembrando que os bondes despertam "saudosismo e sentimentalismo", ela contou que, ao assumir a gestão da instituição policial, entendeu que precisava contar "a história dos bondes e de como foram importantes", impedindo inclusive que se deteriorassem pela ação do tempo. Ela aproveitou para anunciar a inauguração no dia 7 de outubro do próprio Museu da Polícia Civil, no Palácio da Polícia, no cruzamento da João Pessoa com Ipiranga. "Está todo pronto", destacou.
Fonte - Revista Ferroviária  25/09/2020

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Em chamas

Meio ambiente/Ponto de Vista  🌱🌳 🔍

Em 2019, as queimadas na Amazônia, causadas deliberadamente por grupos ligados ao agronegócio, tornaram o nosso país alvo da crítica internacional; agora, é a destruição do Pantanal – também investigada a partir da suspeita de incêndio criminoso – que traz o Brasil novamente ao centro das atenções.

Francisco Arid* - Portogente
foto - ilustração/arquiv
Pela segunda vez, Jair Bolsonaro abriu a Assembleia Geral das Nações Unidas. E, pela segunda vez, o fez em um contexto em que a atenção do mundo todo está voltada para a catástrofe ambiental que ocorre no Brasil. Em 2019, as queimadas na Amazônia, causadas deliberadamente por grupos ligados ao agronegócio, tornaram o nosso país alvo da crítica internacional; agora, é a destruição do Pantanal – também investigada a partir da suspeita de incêndio criminoso – que traz o Brasil novamente ao centro das atenções. Não por acaso, ambos os discursos de Bolsonaro na ONU foram marcados por acusações infundadas, mentiras  e teses absurdas (não só sobre o tema da proteção ambiental), envergonhando a tradição diplomática brasileira e dificultando ainda mais nossas possibilidades de cooperação internacional. A despeito da evidência empírica fornecida por especialistas – inclusive dos próprios órgãos estatais, como o INPE – e das investigações que apontam para ações de desmatamento coordenadas por garimpeiros, latifundiários etc., com a cumplicidade do Ministério do Meio Ambiente, Bolsonaro prefere minimizar a gravidade das queimadas e culpar os indígenas pela destruição dos ecossistemas que são fundamentais para a própria sobrevivência dessas populações. Em nosso continente, no entanto, a mentalidade racista e colonial das elites políticas e econômicas infelizmente já é habitual – terras indígenas e áreas de proteção ambiental seriam entraves ao desenvolvimento, privilégios de um povo incivilizado e, portanto, inferior. Bolsonaro mente, também, ao destacar um suposto compromisso do Brasil com os direitos humanos: na verdade, estamos entre os países mais perigosos do mundo para jornalistas e ambientalistas, além de termos taxas de homicídios comparáveis às de zonas de guerra. Como se não bastasse, o presidente glorifica a participação das nossas forças armadas em missões internacionais de paz – seu exemplo favorito é o da atuação brasileira no Haiti, que serviu de laboratório para os generais bolsonaristas e deveria ser motivo de vergonha, inclusive para os setores ditos progressistas que governavam o Brasil quando essa missão começou. Os rumos que a diplomacia brasileira vem tomando são preocupantes, para dizer o mínimo. A obsessão bolsonarista pelos Estados Unidos pode ruir ainda este ano, a depender do resultado das eleições presidenciais estadunidenses – o que nos restará então? Ver como o acordo entre União Europeia e Mercosul vai por água abaixo? Aproximar-nos dos governos mais conservadores e reacionários do mundo (como, aliás, já estamos fazendo, em nome de uma pauta retrógrada de “costumes”)? Assistir impotentes ao Brasil reduzindo-se, literalmente, a cinzas?
*Francisco Arid - Estudante de Ciência Política na Universidade de Marburg, na Alemanha, e articulista da Saíra Editorial.
* Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.
Fonte - Portogente  24/09/2020

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Salvador terá voos diretos para Goiânia e Ribeirão Preto

Turismo 

O primeiro pouso vindo dessa cidade do interior paulista acontece na próxima sexta-feira (25), às 21h40,  com retorno às 6h do domingo. No mês de novembro o voo entre Salvador e Goiânia começa a ser operado de maneira regular 

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Goiânia e Ribeirão Preto são os mais novos destinos com ligação direta para o Salvador Bahia Airport. O primeiro pouso vindo dessa cidade do interior paulista acontece na próxima sexta-feira (25), às 21h40, operado pela VoePass, com retorno às 6h do domingo. No mês de novembro o voo entre Salvador e Goiânia começa a ser operado de maneira regular pela Gol Linhas Aéreas. A viagem acontecerá quatro vezes por semana. O próximo bimestre  outras três maiores companhias aéreas vão reforçar suas frotas para os 19 destinos que já têm ligação direta com Salvador. A partir do dia 5 de outubro, a Azul retomará a rota entre Salvador e Vitória da Conquista, voando seis vezes por semana entre as duas cidades. A aeronave pousa na capital às 14h35 e decola rumo a Conquista às 16h45. Já a Latam vai adicionar na sua malha um quarto voo diário entre o Salvador Bahia Airport e o Aeroporto de Guarulhos.
Frequência ampliada Também no mês de outubro, todos os voos regionais da Gol (operados em parceria com a VoePass) terão a frequência semanal ampliada. As viagens para Maceió, Aracaju, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro serão diárias. As partidas para Barreiras, Petrolina, Natal e João Pessoa ganharão uma frequência adicional e passarão a acontecer quatro vezes na semana. Em novembro, o voo para Maceió será operado diretamente pela Gol, com um Boeing-737, todas com capacidade superior a 100 assentos. No próximo mês voos para outros destinos brasileiros também serão diários. Todos os dias os passageiros encontrarão opções de viagem  para as cidades de Recife, Vitória, Belo Horizonte, Fortaleza, Campinas e para o Rio de Janeiro (aeroportos de Santos Dumont e Galeão). Quem precisar viajar para a cidade de São Paulo, poderá escolher entre três voos diários para o Aeroporto de Congonhas. 
Com informações da Secom BA  22/09/2020

SEU JORNAL DA TVT - 22/09/2020

 Notícias


terça-feira, 22 de setembro de 2020

Brasil: péssimo exemplo ambiental

Meio ambiente/Ecologia  🌱🌴

Segundo o Presidente da Câmara,a não destinação de recursos destinados ao meio ambiente,por decisão do Governo Federal é inconstitucional, pois os recursos que compõem o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima não poderiam ser contingenciados. Maia participou de audiência pública no Supremo Tribunal Federal que debateu a situação do fundo, objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão, ajuizada por três partidos políticos que alegam omissão do governo federal por não utilizar os recursos do fundo do clima.

Portogente*
foto - ilustração/arquivo
A polêmica sobre o anúncio de não destinação de recursos destinados ao meio ambiente chegou ao Congresso Nacional. Tanto que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se pronunciou, nesta segunda-feira (21/9). Segundo ele, a decisão do Governo Federal é inconstitucional, pois os recursos que compõem o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima não poderiam ser contingenciados. Maia participou de audiência pública no Supremo Tribunal Federal que debateu a situação do fundo, objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão, ajuizada por três partidos políticos que alegam omissão do governo federal por não utilizar os recursos do fundo do clima. A reunião ocorre após o agravamento das queimadas em diversas regiões do País, sobretudo no Pantanal e na Amazônia. O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima é um instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima para financiar projetos, estudos e empreendimentos que visem à redução de emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos efeitos da mudança do clima. Maia afirmou que o fundo conta com uma média de, aproximadamente, R$ 359 milhões por ano. Em 2020, o valor ficou 67% menor e em 2019, a execução desses recursos foi próxima de zero. “É preciso impor ao agente público negligente a responsabilidade por frustrar de forma imotivada a não aplicação dos recursos determinados pelo poder Legislativo", disse. O presidente da Câmara destacou o aumento de 30% no desmatamento em relação a 2019 e de aproximadamente 2 milhões de hectares sendo queimados no Pantanal. Ele também apontou a existência de cerca de 65 mil focos de incêndio na Amazônia. “Não podemos confiar nas chuvas ou na umidade da floresta, precisamos confiar na política, nas mulheres e homens responsáveis por formulá-la e implementá-la”, afirmou o presidente. Rodrigo Maia afirmou que o País pode expandir as fronteiras agropecuárias sem derrubar nenhuma árvore e que o desmatamento e o desrespeito ao meio ambiente afetará a competitividade do País. Segundo ele, o orçamento impositivo determinou que o Executivo cumpra com as programações orçamentárias para a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade. “Isso não é só inaceitável, mas é inconstitucional. Espero que o STF contribua com o diálogo para renovar o compromisso assumido há três décadas pela Assembleia Constituinte, um compromisso moral, político e econômico, e inegociável, na defesa de um meio ambiente equilibrado”, defendeu.
* Com informações da Agência Câmara de Notícias
Fonte - Portogente  22/09/2020

VLT de Santos será referência para linhas implantadas pelo GDF na capital

Transportes sobre trilhos  🚄

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o projeto do VLT de Brasília "tem características próprias adaptadas às necessidades e às características urbanas da capital federal". Porém, a solução apresentada no estudo que foi elaborado para as linhas no DF terá algumas semelhanças com o VLT de Santos: Sistema de alimentação elétrica por rede aérea (solução conhecida usualmente pela denominação de "catenária")

Metrópoles
foto - ilustração/arquivo
O diretor-presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Chancerley de Melo Santana, viajou para Santos (SP) a fim de participar de reunião e visita técnica com vistas a conhecer o modelo de operação e o Centro de Controle Operacional do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. O objetivo foi buscar referências para a implantação do transporte no Distrito Federal. A viagem foi autorizada pelo secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro Silveira, e ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro, segundo consta no Diário Oficial do DF (DODF) dessa quinta-feira (17/9). A visita técnica é um procedimento previsto em legislação e que acontece no decorrer de processos licitatórios. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o projeto do VLT de Brasília "tem características próprias adaptadas às necessidades e às características urbanas da capital federal". Porém, a solução apresentada no estudo que foi elaborado para as linhas no DF terá algumas semelhanças com o VLT de Santos: Sistema de alimentação elétrica por rede aérea (solução conhecida usualmente pela denominação de "catenária").Embarque em estações fechadas com sistema de portas de plataforma, ou seja, há uma sincronização com a abertura simultânea das portas do veículos e das portas da estação de embarque. No caso do VLT de Brasília, as estações foram concebidas no canteiro central da W3, sendo o respectivo espaço delimitado por painéis de vidro com 1,10 m de altura, de forma a gerar o mínimo de impacto visual. Segundo a pasta, o sistema de transporte público no DF deverá ser implementado em três fases: Primeira fase: VLT contará com 24 estações ao longo de 16,3 km de vias, entre a Hípica (ao sul) e o Terminal da Asa Norte, próximo ao Noroeste, passando pela via W3 Sul e Norte.Segunda fase: com extensão de 6,1 km, o VLT ligará a Hípica ao Aeroporto JK e terá quatro estações.Terceira fase: urbanização dos acessos ao VLT, no Plano Piloto. Longe de sair do papel No dia 23 de setembro de 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou o resultado do pregão eletrônico para a escolha das empresas que vão tocar o projeto de implantação do VLT na W3. O grupo autorizado é formado pelas empresas BF Capital Assessoria em Operações Financeiras, Serving, Civilsan, Empresas Associadas de Engenharia, Trans Sistemas de Transportes e Viação Piracicabana. A partir de então, as empresas começaram a trabalhar em um documento para que o sistema de transporte dentro do Plano Piloto seja desenvolvido. Um ano depois de escolhido o grupo, contudo, o projeto ainda está longe de sair do papel. No dia 14 de abril deste ano, houve uma audiência pública para ouvir a opinião dos brasilienses sobre a construção do novo sistema de transporte. Agora, os relatórios da comissão técnica, os estudos de viabilidade e as minutas de edital ainda serão avaliados para adequação do projeto. Em seguida, a implantação do VLT será submetida à avaliação do Tribunal de Contas do DF. Ainda não há previsão de data para lançamento do edital. A construção do VLT ligando as W3 Norte e Sul custará R$ 2 bilhões aos cofres públicos. Cada trem terá 45 metros, com sete vagões e seis articulações. A capacidade total será de até 560 passageiros.
Fonte - Revista Ferroviária  21/09/2020

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Confira a lista dos equipamentos de fiscalização eletrônica das rodovias baianas

 Boletim Informativo/ Rodovias baianas  🚗

Os condutores que transitam pelas rodovias baianas vão poder ter acesso à localização da fiscalização eletrônica no estado. A medida foi tomada em cumprimento à Resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que dispõe sobre requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques. Segue abaixo a lista dos equipamentos presentes nas rodovias estaduais, de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra):

foto - Camila Souza/GOV.BA








CCR Metrô Bahia lança conjunto de ações para comemorar Semana da Mobilidade Urbana

Transportes sobre trilhos/Mobilidade  🚇

Com o intuito de celebrar toda essa transformação na mobilidade da cidade e também na qualidade de vida dos clientes, a CCR Metrô Bahia vai promover, entre os dias 21 a 25 de setembro, a Semana da Mobilidade UrbanaO evento que foi adaptado para os meios digitais por conta do atual cenário de pandemia, conta com uma vasta programação que vai desde exposição física e virtual até programa de visitas online.

Da Redação
Divulgação/CCR
Desde a implantação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é fato que a forma dos baianos se deslocarem pela cidade mudou. A intermodalidade e a integração tarifária aliadas à opção por deixar o veículo em casa e sair com segurança, conforto, rapidez e previsibilidade trouxe um cenário mais dinâmico e ágil à locomoção na cidade. Com o intuito de celebrar toda essa transformação na mobilidade da cidade e também na qualidade de vida dos clientes, a CCR Metrô Bahia vai promover, entre os dias 21 a 25 de setembro, a Semana da Mobilidade Urbana. O evento que foi adaptado para os meios digitais por conta do atual cenário de pandemia, conta com uma vasta programação que vai desde exposição física e virtual até programa de visitas online. Para dar início à semana, a partir do dia 21, a Estação Aeroporto de Metrô vai receber uma exposição inédita que traz os conceitos utilizados para a construção e o projeto cromático das estações típicas da Linha 2 do metrô, pelo escritório de arquitetura JBMC. A mostra Embarque nesta história que conta com belas imagens das estações típicas do metrô segue aberta para visitação até o dia 6 de outubro. Todo esse conteúdo também estará disponível na íntegra no site e todos aqueles que não estão utilizando o metrô neste momento podem conferir o acervo de fotos direto do computador ou smartphone com internet. Além de inovação, as Exposições Virtuais buscam descontrair e dar leveza ao dia a dia dos clientes do metrô e valorizar ações culturais, oferecendo espaço para os artistas mostrarem a sua arte. A concessionária também vai disponibilizar em seu site um material lúdico com jogos como palavra cruzada e caça palavras com conteúdo de mobilidade e curiosidades sobre o metrô baiano. Os arquivos estarão disponíveis para download gratuito, em formato PDF. O ponto alto da Semana da Mobilidade Urbana é o dia 23 de setembro, quando acontecerá mais uma edição do Embarque Online. O programa de visitas que foi adaptado ao ambiente virtual vai fazer a integração e promover o intercâmbio de informações entre estudantes de engenharia e engenharia de transporte das universidades da Bahia (UFBA) e do Rio de Janeiro (UFRJ). Na ocasião, cerca de 70 participantes entre alunos e professores poderão entender o “jeito de fazer” do metrô baiano conhecendo os bastidores como o Centro de Controle Operacional (CCO) e a manutenção com o apoio de colaboradores dessas respectivas áreas. Também será possível visualizar os principais equipamentos como os consoles do CCO e a esmerilhadora de trilhos e procedimentos, e tirar dúvidas técnicas. No dia marcado, os participantes terão acesso ao conteúdo exclusivo por meio de um link disponibilizado pela concessionária, com transmissão online por uma plataforma digital. Todos receberão certificado. Os colaboradores também serão contemplados com uma ação voltada para eles que é o Webinar Estações da Linha 2 – De que forma começou. O encontro online vai reunir o arquiteto e diretor da JBMC, Emiliano Fontoura, e o analista de engenharia viária da Engelog que acompanhou toda a implantação do metrô baiano, Luiz Fabiano, para conversar sobre a implantação das estações da Linha 2. O debate virtual acontece no dia 25, às 9h, via plataforma digital. Para o Gestor de Comunicação da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto, promover a mobilidade urbana sustentável é fruto de um trabalho de educação perene de todas as esferas. “Quando pensamos na Semana de Mobilidade Urbana levamos em conta toda a transformação estimulada pelo metrô na cidade e também todos os benefícios e qualidade de vida que o nosso cliente ganha ao utilizar o modal que é seguro, rápido e confortável. A nossa ideia é levar informação e conhecimento a toda população baiana. Aqui, abarcamos as crianças com as atividades lúdicas, os usuários com a exposição que apresenta os conceitos sustentáveis que também foram utilizados na construção de nossas estruturas, a comunidade acadêmica com informações técnicas e o nosso público interno com um compilado de todas as ações externas”, destaca. As ações integram o programa Vem pra Cá que promove exposições e diversas outras ações que reforçam a pluralidade cultural, diversidade e inclusão durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.

Ações:
Exposição Embarque nesta história: De 21 de setembro a 6 de outubro, na Estação Aeroporto de Metrô Embarque Online: Programa de visitas virtual com estudantes da UFBA e UFRJ, dia 23 de setembro, às 9h Webinar Estações da Linha 2 – De que forma começou: Encontro online para colaboradores, dia 25 de setembro, às 9h Material Lúdico: palavra cruzada e caça palavras.
Com informações da CCR Metrô Bahia 21/09/2020

Locomotiva da Vale 100% elétrica sai da fábrica

Transportes sobre trilhos/Tecnologia  🚅

O equipamento saiu de Sete Lagoas/MG, no dia 12 de setembro, rumo a Vitória/ES, onde irá operar no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na Unidade de Tubarão, que pertence à mineradora. 

Vale
Vale
A primeira locomotiva 100% elétrica, movida a bateria, da mineração brasileira está pronta. Resultado de uma parceria entre a Vale e a Progress Rail. O equipamento saiu de Sete Lagoas/MG, no dia 12 de setembro, rumo a Vitória/ES, onde irá operar no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na Unidade de Tubarão, que pertence à mineradora. A locomotiva precisa passar por testes complementares antes de estar pronta para operar. Ela faz parte do programa PowerShift, criado pela empresa, que visa substituir sua matriz energética por fontes limpas. Além de cortar as emissões de gases de efeito estufa pela substituição de diesel por eletricidade, o equipamento também diminuirá ruídos. Em maio, a mineradora anunciou uma meta de reduzir em 33% suas emissões de carbono até 2030. A empresa quer ainda se tornar carbono neutra em 2050.
Fonte - Abifer  21/09/2020

Travessia marítima teve movimento intenso durante o dia,Bom Despacho/ Salvador, nesta segunda (21)no Ferry-Boat

Boletim Informativo/Travessia marítima   🚢

O sistema Ferry-Boat opera nesta segunda (21) com 4 ~embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo e Anna Nery. O movimento apresentou durante o dia um fluxo moderado para veículos em São Joaquim e intenso em Bom Despacho. O movimento de passageiros esteve tranquilo nos dois terminais. A operação nesse período de pandemia acontece com a realização das travessias todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Saindo de Salvador, as viagens ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


foto - ilustração/arquivo


O povo quer VLT - Em Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

O povo percebeu que o VLT representa uma evolução na mobilidade urbana, é uma tendência mundial. Já existem 402 cidades funcionando com sucesso, por ser ecologicamente correto, mais rápido, eficiente, seguro, confortável e que pode transportar de 400 a 600 pessoas sem a super lotação, que acontece nos dias de hoje, nos ônibus poluentes

Diário de Cuiabá - Vicente Vuolo*
foto - ilustração/arquivo
Após um ano e quatro meses de intenso trabalho de esclarecimento do Movimento Pró-VLT, sobre a necessidade da retomada imediata das obras do Veículo Leve sobre Trilhos de Cuiabá e Várzea Grande, o número de adesões cresceu extraordinariamente. Existe quase uma unanimidade: o povo quer VLT já! O povo percebeu que o VLT representa uma evolução na mobilidade urbana, é uma tendência mundial. Já existem 402 cidades funcionando com sucesso, por ser ecologicamente correto, mais rápido, eficiente, seguro, confortável e que pode transportar de 400 a 600 pessoas sem a super lotação, que acontece nos dias de hoje, nos ônibus poluentes. O povo percebeu que saúde e o meio ambiente são fundamentais. A fumaça preta dos ônibus poluentes causa danos gravíssimos à saúde como asma, bronquite, câncer de pulmão. O que é mais grave no calor da Cuiabá, cujos termômetros chegam a 43 graus. Por isso, precisa ser amenizado. A temperatura só tende a aumentar ainda mais por causa dos veículos movidos a combustíveis fósseis que injetam gases tóxicos diariamente, fazendo a nossa capital bater recordes de calor. O povo percebeu o vultoso investimento realizado na construção de 3,5 km de trilhos eletrificados, dois viadutos, estação de passageiros em Várzea Grande, a ponte de concreto de 224 metros sobre o rio Cuiabá e mais três viadutos na capital para a passagem do VLT. Só em Várzea Grande, 70% das obras estão prontas. O povo percebeu que existe uma mega estrutura de 132 mil metros quadrados ao lado do aeroporto Marechal Rondon (área doada pela União por meio da Infraero) instalada para o Centro de Controle, Manutenção e Operação do VLT contendo: 40 trens, 240 vagões, que foram comprados da Espanha, 40 km de cabos para linha de energia, 22 km de trilhos, Aparelho de Mudança de Via (AMV), 9 subestações completas, todos os controladores de pista, todos os postes com catenárias, semáforos e câmeras de controle de tráfego. Ou seja, todo esse dinheiro investido não pode ser jogado no lixo. O povo percebeu que o Estado contraiu um empréstimo de R$ 1 bilhão e que o povo está pagando por ele juros de R$ 4 milhões por mês, mesmo o VLT não funcionando. E que o pagamento do VLT foi alongado até 2047. E que caso o governo não queira terminar o VLT, o Estado terá que devolver todo o dinheiro emprestado. Tendo em vista o descaso do Governo do Estado de Mato Grosso para retomar a obra, a 4ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande ajuizou Ação Civil Pública (ACP), com pedido de liminar, contra o Estado de Mato Grosso por degradação ambiental na área de 132 mil metros quadrados onde está o Centro de Controle, Manutenção e Operação do VLT. O MP pede que o Estado seja condenado a pagar indenização civil pecuniária pelos danos ambientais e materiais no valor de R$ 3,6 milhões, bem como a fixação de indenização pelo dano moral coletivo. O povo quer o VLT porque não suporta mais andar nos ônibus poluentes e superlotados. Respirar o ar sujo traz doenças gravíssimas. Não é mais possível fechar os olhos para a questão ambiental. Existe um movimento mundial para a priorização do transporte público sem emissão de poluentes e gases de efeito estufa em detrimento dos veículos particulares e os ônibus poluentes.
Vicente Vuolo
 Essa é a tendência daqui para frente! Vivemos a era global. A internet e a mídia nunca foram tão relevantes na formação da opinião pública. O povo cuiabano, que está bastante conectado, deseja evoluir para um transporte de qualidade, limpo, com conforto e beleza para tornar a nossa cidade com melhor qualidade de vida. Na enquete realizada pelo site baixadacuiabana.com.br, mais de 70% querem o VLT. Outras enquetes foram feitas em diversos sites e apontam a preferência de mais de 80% pelo Veículo Leve sobre Trilhos. Se é o desejo do povo, o Governo do Estado não pode mais ignorar e continuar governando contra a sociedade. 
*Vicente Vuolo é economista, cientista político e coordenador do Movimento Pró-VLT.
Fonte - Revista Ferroviária  18/09/2020

CBTU João Pessoa implanta nova grade horária nesta segunda, 21

Transportes sobre trilhos  🚄

Acompanhando a etapa de flexibilização do governo, a CBTU João Pessoa, dentro do seu plano especial de combate ao Covid-19, decidiu expandir os horários com a finalidade de evitar aglomeração das pessoas no interior das composições. Assim, os trens passam a realizar 26 viagens diárias 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir desta segunda-feira, 21, a CBTU João Pessoa disponibilizará nova grade horária com mais opções de viagens para os seus usuários. Acompanhando a etapa de flexibilização do governo, a CBTU João Pessoa, dentro do seu plano especial de combate ao Covid-19, decidiu expandir os horários com a finalidade de evitar aglomeração das pessoas no interior das composições. Assim, os trens passam a realizar 26 viagens diárias, atendendo também ao horário de funcionamento do comércio, além disso volta o seu funcionamento aos sábados. Com a ampliação dos horários, os trens começam a circular a partir das 05h para Cabedelo e das 05h10 para Santa Rita, encerrando as atividades às 19h25. E o intervalo anterior foi suspenso, agora os trens voltam a funcionar sem suspender viagens para atender todos os passageiros que necessitam se locomover através dos Veículos Leves Sobre Trilhos (Vlts). A CBTU João Pessoa avisa que o uso de máscaras de proteção facial permanece obrigatório no sistema de trens e nas composições. Para evitar a contaminação no sistema, a Companhia realiza desinfecção e sanitização periódica das estações e trens, disponibilizou pias com água, sabão e papel toalha na Estação Central, dispenser com álcool em geral no ingresso ao sistema, sinalizou áreas de filas com marcação de dois metros de distância, abriu as janelas do Vtl para garantir a circulação de ar no interior do trem e também está sendo verificada a temperatura de todos os usuários e funcionários que adentram a Companhia. Além disso, a CBTU continua adotando todas as recomendações do Ministério da Saúde e dos Governos Estadual e Municipais, e junto com as operadoras de trens do Brasil, através da ANPTrilhos, está monitorando a atuação do vírus com um comitê estratégico onde são discutidas ações de informações e medidas necessárias para minimizar os riscos de transmissão nos sistemas.
Com informações da CBTU 18/09/2020


Divulgação CBTU


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Banco do Brics deve anunciar novos sócios

Economia/Internacional  $

Sob a presidência de Vladimir Putin,a cúpula virtual dos líderes do Brics, poderá anunciar cinco novos sócios do Novo Banco de Desenvolvimento - NBD, conhecido como banco do Brics. O Valor apurou que Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Uruguai poderão estar entre os novos membros. A África do Sul tem uma certa dificuldade em fechar o nome de um novo sócio africano.

Valor Econômico 
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 A cúpula virtual dos líderes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no fim de outubro ou começo de novembro, sob a presidência de Vladimir Putin, poderá anunciar cinco novos sócios do Novo Banco de Desenvolvimento - NBD, conhecido como banco do Brics. O Valor apurou que Cingapura, Emirados Árabes Unidos e Uruguai poderão estar entre os novos membros. A África do Sul tem uma certa dificuldade em fechar o nome de um novo sócio africano. E a Rússia não definiu qual país de sua área de influência vai atrair para a instituição. Vladimir Putin fazia questão de realizar a cúpula do Brics presencial, em São Petersburgo. Mas a persistência da pandemia de covid-19 acabou por estragar de vez seus planos de receber os líderes em sua cidade natal. Assim, a cúpula que o russo organizará será mesmo on-line, com Xi Jinping (China), Narendra Modi (India), Jair Bolsonaro (Brasil) e Cyril Ramaphosa (África do Sul). O plano da China é transformar o banco do Brics numa instituição global. Começa com um grupo de cinco e nos anos seguintes a expectativa é de um crescimento exponencial de membros. Na primeira etapa, cada sócio fundador fez sondagem em suas áreas para definir novos membros. Na América Latina, o Uruguai e o Panamá chegaram a enviar carta de interesse de entrar no banco. Atualmente, o Uruguai é considerado o melhor preparado para aderir. Numa situação normal, a Argentina não poderia ficar de fora. Mas a grave crise financeira que o país enfrenta dá a desculpa perfeita para o governo de Alberto Fernandez não utilizar razões políticas, de divergências com Bolsonaro, para evitar o banco do Brics. Na instituição financeira, os cinco membros fundadores vão sempre ter a maioria dos votos. Em algum momento, para assegurar o controle com 55%, Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul vão precisar aportar mais capital. Quanto aos novos sócios, o aporte que vão fazer será proporcional a seu tamanho na economia mundial. E sua fatia não vai passar de 40% ou 45% do capital. O novo presidente do banco, o brasileiro Marcos Troyjo, tem o perfil para progressivamente aumentar a representatividade do banco, o capital, o volume de empréstimos e reduzir custos de financiamento de projetos. Nos seus cinco anos de mandato, a entrada de novos sócios significará que o capital subscrito (US$ 50 milhões) vai crescer, em direção do capital autorizado (US$ 100 bilhões). O NBD, sediado em Xangai, demorou um pouco a deflagrar o processo de expansão. Ao mesmo tempo, o Banco Asiático de Investimento para Infraestrutura (AIIB, na sigla em inglês), sediado em Pequim, já tem 82 membros e 21 outros com potencial de se tornarem sócios rapidamente. Acontece que o ticket de entrada no AIIB é barato, e na verdade, um bom negócio. O Brasil, por exemplo, vai se tornar membro não regional com capital subscrito de US$ 5 milhões, mas pagando apenas US$ 1 milhão. Em contrapartida, poderá ter acesso a empréstimos de US$ 100 milhões. Sergio Gusmão Suchodolski, que foi diretor-geral de estratégia e parcerias no Banco do Brics e hoje é presidente Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento, que reúne todos os bancos e agências de desenvolvimento no país, aponta potencial para o banco em Xangai. A primeira vantagem da expansão do Banco do Brics é trazer maior relevância global para o banco. Segundo, vai aumentar e diversificar a carteira de projetos, inclusive projetos de integração regional. Novos membros vão aportar capital. E não menos importante, vai aumentar o pool de talentos que poderão trabalhar no banco, disse. O executivo nota passos concretos no aumento do volume de projetos do NBD no Brasil. Duas instituições tiveram operações aprovadas, a Agência de Fomento de São Paulo (Desenvolve SP) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Fonte - Revista Ferroviária  18/09/2020