quarta-feira, 3 de julho de 2024

Governo da Bahia oficializa acordo de compra de trens de VLT do Mato Grosso

Transportes sobre trilhos  🚄

Os trens que iriam operar no sistema de transportes sobre trilhos entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande no MT, que não foi concluído e teve o projeto cancelado, agora serão utilizados no novo modal já em construção na capital baiana. O Governo da Bahia investirá R$ 820 milhões para a aquisição do material rodante do governo Mato Grosso.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Nesta quarta-feira (3), foi oficializada pelo Governo da Bahia, a compra de 40 composições de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) com Governo do Mato Grosso. Os trens que iriam operar no sistema de transportes sobre trilhos entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande no MT, que não foi concluído e teve o projeto cancelado, agora serão utilizados no novo modal já em construção na capital baiana.
As negociações foram mediadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob a liderança do ministro Bruno Dantas Nascimento.
O Governo da Bahia investirá R$ 820 milhões para a aquisição do material rodante do governo Mato Grosso. A previsão do Gov. da Bahia é efetuar o pagamento em quatro parcelas anuais, iniciando ainda em 2024. A CAF, fabricante dos trens, fará o restabelecimento técnico-operacional das máquinas e a previsão de entrega do primeiro trem é de até 12 meses, metade do tempo previsto para a entrega de composições novas se fossem compradas de um outro fabricante.
Com a aquisição, a Bahia garantiu uma economia de 37,5% em cada VLT, se comparado com os valores de outro fabricante para entrega de novas composições.
Outro ponto negociado é a compra de equipamentos como trilhos, materiais de telecomunicações e energia. O acordo, também contou com a participação ativa dos Tribunais de Contas estaduais, procuradorias-gerais dos estados e Ministérios Públicos de Contas.
No último dia 14 de junho, o Governo do Estado autorizou o início das obras do VLT de Salvador e Região Metropolitana. O projeto abrange três trechos de trilhos, da Ilha de São João a Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas.
Pregopontocom  03/07/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito