segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Metro & BRT (Av.Paralela & Orla)

Mobilidade

Além da sua maior capacidade de transporte de pasgs,(VLT¨600 pasgs. em media - Metro de superfície 1200 - contra 180 do BRT,articulado ou 250 do biarticulado) oferece a alternativa de um veículo movido a energia limpa ( O BRT usa combustível fóssil e pneus feitos com derivados de petróleo)

Da Redação
VLT Lyon FrançaPregopontocom
A controvérsia estabelecida entre o uso do BRT ou um sistema por trilhos na Av.Paralela envolve duas questões,a primeira dado a conveniência daqueles que já exploram o serviço de transportes por ônibus (oligopólio) em Salvador,com o apoio expresso do poder publico municipal, e não querem perder a sua gorda fatia neste setor,ainda que em prejuízo da população e da cidade, e o outro,o lado da realidade a sensatez,e o óbvio, pois um sistema por trilhos na pratica e tecnicamente,traz muito mais benefícios
 a população e a cidade como um todo.Além da sua maior capacidade de transporte de pasgs,(VLT¨600 pasgs. em media - Metro de superfície 1200 - contra 180 do BRT,articulado ou 250 do biarticulado) oferece a alternativa de um veículo movido a energia limpa ( O BRT usa combustível fóssil e pneus feitos com derivados de petróleo) e no seu maior percurso ( Av.Paralela) não será necessário a implementação de pavimentação de concreto ou asfalto nem grandes viadutos pois o mesmo  circulara  em trilhos colocados em piso natural coberto com grama,a expl.de com é feito na Europa,evitando a impermeabilização do solo e a irradiação de calor acumulada pelo solo pavimentado,tornando-se assim também uma alternativa ecologicamente mais correta. No entanto o BRT ( não necessariamente com ônibus articulados,usaria-se ônibus tipo padron com piso baixo e três portas) poderia ser utilizado como alternativa complementar do sistema  no corredor,Lapa,Av.Centenario,Chame Chame,Orla,Ondina, R.Vermelho,Pituba,B.do Rio,Piatã,Itapoan,S.Cristovão,onde seria tecnicamente mais difícil e inviável a implantação do sistema sobre trilhos.Esse modulo se incorporaria e complementaria todo sistema de fluxo da orla e da Paralela aos bairros ao longo do percurso e destinos finais.

ônibus Paris/Pregopntocom
Esses dois sistemas seriam interligados por ônibus alimentadores através das avs.transversais existentes ao longo dos dois percursos,ligando-os também aos bairros locais do entorno.Dessa forma teríamos uma malha de transportes eficiente com horários controlados e bilhete único eletrônico integrado tarifado por hora de permanência no sistema.Obs. em um levantamento que fizemos em um determinado ponto da orla,praia do Corsário,constatamos que num período de cerca de 20 minutos em horários normais,passam por ali mais ou menos 10 ônibus com destinos diferentes, cada um com lotação estimada em 15 pasgs.( 10 ônibus transportando 150 pasgs.)e por isso achamos viável a implantação desse sistema nesse corredor que se tornaria mais enxuto,mais eficiente,e com custos operacionais bem menores.Muito importante  seria também o uso mais efetivo da nossa velha ferrovia suburbana que poderia ser modernizada requalificada com aquisição de novos  e modernos trens e estendida até Mapele, Caboto e RMS daquele setor,também criando-se a  integração da Gare da Calçada com os principais terminais de ônibus expl. -1) Calçada, T.França, Arquidabã, Lapa  -2) Calçada Lgo.do Tanque,S.Martim,Retiro,B.Reis.Rtl.do Abacaxi, "Est.Iguatemi"  -3) Calçada, Lgo.do Tanque,S.Caetano,Ets.Pirajá.As estações intermediárias ao longo da ferrovia seriam integradas aos bairros adjacentes através de um sistema alimentador por ônibus, calculando-se  a demanda e o fluxo de passgs. de  cada bairro o que determinaria o tipo de ônibus a ser utilizado,desta forma com esse sistemas juntamente com o Metro ligando a Est.da Lapa até a Est.Pirajá e futuramente a Lobato integrando-se com o Trem Metropolitano (Est.Pirajá está a 1,4 km. de Lobato) certamente  atingiríamos os bairros com a maior densidade populacional, Cajazeiras,Aguas Claras,Valéria,Paralela, Orla, Itapoan, S.Cristovão, RMS  e toda a região do Suburbio, .Outros sistemas complementares com estudos e levantamentos apropriados seriam criados e incorporados para a melhoria e modernização do modelo de transportes públicos da nossa cidade,(Por expl. a volta dos ônibus elétricos agora articulados para a região da Cidade Baixa que é plana e favorece a utilização desse tipo de veiculo) na sua agilidade, conforto, eficiência, frequência, na efetiva redução de custos operacionais e de tarifas e também na  melhoria do transito da nossa cidade. Em fim... o BRT pode ter lá sua utilidade como sistema complementar, mais não no corredor da Av.Paralela pois ali só funcionara de maneira rápida, ágil  e eficiente um Modal sobre Trilhos.
Pregopontocom - 15/11/2010

4 comentários:

  1. Aí gostei mesmo Pregopontocom,
    existem todos esses locais que você citou onde o BRT é uma ótima solução.
    Todas as modalidades de transporte atuando juntas para uma cidade melhor. :)

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  2. Excelente post!
    Como seria bom, se os nossos gestores públicos atuassem pensando no bem da população, aliando o conhecimento técnico e não somente os interesses de grupos particulares poderosos que aqui podemos chamar claramente de máfia.

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  3. Seria perfeito implantar um sistema no qual os Ônibus e outros meios de transporte atuassem em parceria.

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  4. Muito boa avaliação

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