Para comemorar a data, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) anunciam nesta terça-feira (7), às 9h, no auditório da MOB, novos serviços que buscarão beneficiar ainda mais o público do programa
Da Redação
foto - Gilson Teixeira |
O ‘Travessia no Cinema’, ‘Travessia na Praia’ e ‘Travessia na Folia’ integrarão o Serviço Travessia, incluindo novas formas de atendimento às pessoas com deficiência já cadastradas, e, tudo isso, de modo completamente gratuito.
Além desta novidade, o ‘Travessia’ também inova o serviço de transporte gratuito porta a porta ao disponibilizar, em cada van, uma cadeira de rodas nova. A ideia surgiu após a agência identificar que algumas pessoas deixavam de utilizar o Travessia por não possuir, ao menos, uma cadeira de rodas para se locomover.
Novos serviços, mais lazer.
O ‘Travessia no Cinema’ passou a ser uma realidade em ações-piloto ocorridas em um cinema, na capital, nos últimos fins de semana. Para dar início aos novos serviços, cinco pessoas usuárias do Travessia e seus acompanhantes foram convidados para o sábado de lazer com direito a filme, pipoca e refrigerante – tudo a escolha dos presentes – gratuitamente.
A tarde de diversão foi marcada por muita alegria e emoção, não só aos usuários do ‘Travessia’ mas, principalmente, aos acompanhantes, afinal, dos cinco convidados, quatro nunca tinham ido ao shopping, tampouco ao cinema. “Vai fazer um ano que a Sarah Ramize (15 anos) utiliza o Travessia. Nós temos um ano de Travessia. Eu utilizo mais para ir ao médico e fazer o tratamento. Se não fosse o Travessia ela nem fazia o tratamento porque o táxi é muito caro. Lazer é a primeira vez que a gente está vindo. Tô feliz demais! Ela nunca tinha vindo ao cinema. É a primeira vez de várias, em nome de Jesus”, comemora Laércia da Conceição, mãe da Sarah, moradora do São Raimundo.
Os novos serviços têm como principal objetivo disponibilizar uma opção de lazer a esse público, por meio do ‘Travessia’, nos fins de semana, como explica o presidente da MOB, Artur Cabral. “Nós vimos uma necessidade de criar mais algumas opções de lazer para essas pessoas mais necessitadas que, por diversos motivos, até financeiros, acabavam não utilizando o nosso serviço para fazer essa opção de lazer que é um direito deles. Nós começamos a trabalhar quais seriam as possibilidades e a primeira foi o cinema. No caso desses serviços, é uma inversão da comunicação. A coordenação do Travessia convida as pessoas ao invés de esperar a marcação, e o que nós sentimos nessa primeira ação é que o Travessia não só dá qualidade de vida, ele muda a vida das pessoas. Das cinco pessoas que foram assistir o filme, quatro delas nunca tinham ido ao cinema”.
Para completar a diversão dos fins de semana, os domingos serão marcados pelo ‘Travessia na Praia’. Será instalado um posto do Travessia na Praia de São Marcos com cadeiras totalmente adaptadas para banho. “Nós vimos que havia uma baixa utilização desse serviço aos domingos e nós entendemos que um dos problemas é que as cadeiras utilizadas não são adaptadas para andar na praia. Então providenciamos a compra dessas cadeiras, vamos criar um ponto específico na praia de São Marcos para que essas pessoas possam ir com seus familiares aos finais de semana”, explica Cabral.
O lazer não fica por conta somente dos dois serviços. O ‘Travessia na Folia’ esteve em funcionamento na temporada carnavalesca. Quem desejou cair na folia pôde sair de casa sem preocupações, uma vez que o serviço funcionou em horário estendido a fim de garantir a brincadeira dos foliões, e, ao longo do ano, permanecerá disponível em outras festividades, como o São João.
Um ano de Travessia
Com capacidade de atendimento para até 1000 viagens/mês, o Serviço ‘Travessia’ é executado em quatro veículos do tipo VAN, adaptadas, climatizadas e com capacidade para levar até três cadeirantes e seus acompanhantes na Região Metropolitana de São Luís (Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) e Imperatriz (Davinópolis e Senador La Rocque). Em São Luís, o serviço ampliou seu atendimento a deficientes visuais e crianças com microcefalia. O serviço já realizou mais de 5.000 atendimentos, que resultaram em 11.026 viagens apenas na Região Metropolitana de São Luís.
“De todos os trabalhos e projetos que viemos desenvolvendo, esse é o que mais nos orgulha e nos emociona. Cada vez que a gente se envolve nesse projeto, nós vemos o quanto ele é útil e necessário para uma parte significativa da população que se encontrava muito desassistida pelo Estado. O Estado agora chega aos mais necessitados”, finaliza Cabral.
Com informações da MOB Maranhão
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