PAGINAS do Pregopontocom

domingo, 11 de janeiro de 2015

Obras do bonde de Santa Teresa em marcha lenta

Transportes sobre trilhos

Sistema deveria estar concluído há dois meses, mas apenas 20% da nova malha de trilhos ficou pronta. Secretário promete acelerar O prazo inicial foi dado em 2013 pelo governo do estado: novembro de 2014. 

Flora Castro - O Dia Online
 Foto: João Laet / Agência O Dia
Rio - Após 14 meses de uma obra prevista para durar um ano, somente 20% do novo sistema dos bondes de Santa Teresa está pronto. O prazo inicial foi dado em 2013 pelo governo do estado: novembro de 2014. Seriam entregues 17,5 quilômetros de trilhos, mas só 3,5 quilômetros foram concluídos até agora. A expectativa é que este trecho, que vai da Estação Carioca até o Largo dos Guimarães, entre em operação ainda neste primeiro semestre, segundo a Secretaria Estadual de Transportes. Enquanto isso não acontece, cinco bondinhos novos em folha estão estacionados na Estação da Carioca.
A conclusão do primeiro trecho da obra não é motivo de comemoração pelos moradores. O presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast), Jacques Schwarzstein, reclamou que a obra tem um andamento muito lento. Há ainda a preocupação de que ela não seja concluída até o fim do trajeto original do bondinho: “E se só forem somente até a parte turística? Santa Teresa não manteve o bonde só porque é bonito, mas porque é o transporte adequado ao bairro”.
“O estado reconhece que está atrasado. Vamos agora atuar de maneira incisiva e eu mesmo vou estar acompanhando a execução dessa obra para que ela seja entregue o mais rápido possível”, diz o secretário estadual de Transportes, Carlos Osório.
Com a lentidão, o comércio do bairro sofre. Alessandra Lopes, dona de uma loja de artesanato na Rua Almirante Alexandrino lamenta que haja obras nos dois sentidos da via. Segundo ela, o movimento já tinha caído quando o bonde parou de circular, mas despencou 80% depois com as obras: “Impossível respirar aqui, tem muita poeira”.
Os transtornos dos moradores são de todo tipo. Desde a interdição da Rua Joaquim Murtinho, as ruas Monte Alegre e Hermenegildo de Barros viraram mão única. Mas com o fim da obra no primeiro trecho, não voltaram a ser mão dupla. Osório diz que vai conversar com os moradores: “Solicitei à minha equipe uma reunião nos próximos dez dias com eles. Vamos falar com a Amast e com os moradores. O objetivo é ouvi-los sobre os problemas causados e tirar dúvidas com relação à operação futura do sistema”.

Estação da Carioca já está pronta
A Estação da Carioca está totalmente reformada. “Os trilhos foram trocados, a rede aérea foi substituída. Ou seja, nós queremos um serviço de qualidade", declarou o secretário Carlos Osório. A reforma aconteceu ao longo do segundo semestre do ano passado e até mesmo as roletas e o piso receberam pintura nova. “Mas não basta só a obra física estar pronta. Tem o treinamento de funcionários, motorneiros etc”, disse o secretário.
Segundo ele, o sistema será reinaugurado com 100% da frota renovada: “Não vamos utilizar nenhum bonde velho”. Dos 14 bondes recém-adquiridos, cinco já estão na estação. Eles mantém o design e a cor amarela já conhecidos do bondinho de Santa Teresa.
Fonte - STEFZS  11/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito