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domingo, 27 de outubro de 2013

VLT de Cuiabá já deveria ter 22 estações prontas

Transportes sobre trilhos

Relatório apresentado em março pela própria Secopa mostra que grande parte das trincheiras, viadutos e pontes deveriam estar concluídas este mês

DIVULGAÇÃO /SECOPA - MT
Viaduto da UFMT, no Coxipó, e da Sefaz, na avenida do CPA, já deveriam estar prontos

Rodrigo Vargas
Da Reportagem

Trinta das 40 composições do VLT, com sete vagões cada, estão em Cuiabá. A maior parte das obras de arte previstas -incluindo pontes, trincheiras e viadutos- está concluída, assim como a rede de trilhos nos dois sentidos previstos do novo modal.
Faltando menos de 5% para a conclusão, a ponte sobre o rio Cuiabá está com a inauguração marcada. A população, com curiosidade e entusiasmo, tira fotografias ao lado das 22 estações recém-construídas. Enquanto isso, na Avenida da Prainha, as obras de reforço do canal atingem 70% de conclusão.
Hoje uma ficção, este cenário consta de um documento oficial apresentado em setembro do ano passado pelo Consórcio VLT Cuiabá para demonstrar a viabilidade da conclusão da obra no prazo acertado com a Secopa: 13 de março de 2014.
Assinado pelo engenheiro Fernando Orsini Nunes de Lima, gerente do consórcio, o cronograma era um dos anexos do EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) da empreitada, orçada R$ 1,4 bilhão e que prevê 22 quilômetros de linhas entre Cuiabá e Várzea Grande.
À ocasião, os construtores admitiram, em um trecho do relatório, que o cumprimento do cronograma seria um “grande desafio técnico e logístico”.
“Técnico, por se tratar de um feito inédito no Brasil, nos moldes em que esse empreendimento foi licitado; e logístico, porque seu prazo de construção exigirá uma perfeita sintonia da equipe técnica envolvida”, dizia um trecho.
Em outubro, segundo o consórcio, estariam entregues obras como as dos viadutos da Sefaz, MT-040 e UFMT, as trincheiras do Km Zero e da Rua Luiz Fellipe, as duas novas pontes sobre o rio Coxipó (na Avenida Fernando Corrêa) e o terminal de Várzea Grande.
Também ficariam prontas 22 das 33 estações, além do Pátio de Manutenção e Oficina. O cronograma previa, ainda, a conclusão de 83% das obras da via permanente e 85% da catenária (rede de alimentação elétrica do VLT).
Na semana passada, durante a visita da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo do Senado Federal, o governador Silval Barbosa admitiu pela primeira vez que o novo modal poderá não estar pronto para a Copa do Mundo, que começa em junho do ano que vem.
"O VLT tem contrato que é março, mas sabemos que não vai ficar pronto até lá. Vamos tentar que fique até a Copa do Mundo. Se não ficar, vai ficar faltando muito pouco. Quase toda ela vai ficar funcionando”, disse.
Silval declarou ainda que, em razão do evento da FIFA, a prioridade seria dada para o trecho Aeroporto-CPA. “Espero que todas fiquem prontas, mas se não ficar, a prioridade é o eixo central do Aeroporto até o Comando-geral da Polícia Militar”.
A reportagem procurou a Secopa para tratar do assunto e encaminhou cópia do cronograma, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.
Fonte - Diário de Cuiabá  27/10/2013

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