tag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.comments2024-01-25T17:13:08.018-03:00Pregopontocom TudoPregopontocom Tudohttp://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comBlogger324125tag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-77542285735046122782023-07-28T14:24:23.337-03:002023-07-28T14:24:23.337-03:00 Prezados amigos soteropolitanos, não foram por fa... Prezados amigos soteropolitanos, não foram por falta de avisos, pois cheguei a comentar neste prestigioso site antes da tomada de decisão da substituição dos trens metropolitanos por monotrilhos, que existem opções mais ágeis e econômicas sem interromper a circulação das numa substituição gradual e continua. <br /> Para que esta tarefa fosse executada sem grandes transtornos, inicialmente deveriam ser planejadas e programadas as substituições dos atuais dormentes que só permitem o assentamento em bitola de 1,0 m por outros em bitola mista, (1,0 + 1,6 m) preferencialmente em concreto, que tem durabilidade muito superior ~50 anos, principalmente os que possuem selas, para após realizar a mudança, observando que para bitola de 1,6 m o raio mínimo de curvatura dos trilhos é maior.<br /><br /> Entendo que deva haver uma uniformização em bitola de 1,6 m para trens suburbanos de passageiros e metro, e um provável TMV- Trens de passageiros convencionais regionais em média velocidade, máximo de 150 km/h no Brasil, e o planejamento com a substituição gradativa nos locais que ainda não as possuem, utilizando composições completas inclusive com ar condicionado em que a SUPERVIA-RJ, Metro-RJ, CPTM-SP colocaram em disponibilidade em cidades como Teresina-PI, Natal-RN, Maceió-AL, João Pessoa-PB, Salvador-BA que ainda as utilizam em bitola métrica, com base comprovada em que regionalmente esta já é a bitola nas principais cidades e capitais do Brasil, ou seja: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, e Curitiba (projeto), e que os locais que não as possuem, são uma minoria, ou trens turísticos, lembrando que este é um procedimento relativamente simples, de execução econômica, com grande disponibilidade de truques no mercado nacional, facilitando a manutenção e expansão dos serviços, uma vez que todas as implantações das vias férreas de carga pela Valec no Norte e Nordeste rumo ao Sul já são nesta bitola (1,6m).<br /><br /> Esta será uma forma extremamente econômica e ágil de se flexibilizar, uniformizar, racionalizar e minimizar os estoques de sobressalentes e ativos e a manutenção de trens de passageiros no Brasil.<br /><br /><br />Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-67490449843483218962023-07-22T23:56:49.648-03:002023-07-22T23:56:49.648-03:00Olá. Obrigado pelo retorno. Não uso frequentemente...Olá. Obrigado pelo retorno. Não uso frequentemente o FB, mas farei a busca para entrarmos em contato. Lá deixarei email e whats, os quais mais uso. Por força da criação de um podcast e reativação de um blog, passarei a usá-los também. Até mais. Saúde e sorte.ManoPaivahttps://www.blogger.com/profile/10847693951390701210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-77825914941998355292023-07-18T11:39:48.033-03:002023-07-18T11:39:48.033-03:00Olá, VC pode entrar na nossa pagina no FaceBook &q...Olá, VC pode entrar na nossa pagina no FaceBook "Pregopontocom" ou Salvador Sôbre Trilhos (Sobre com acento mesmo) e estaremos a sua disposição para conversas ou troca de informações. Recolocaremos nesta data em nossa pagina "Pregopontocom" a matéria em questão. Agradecemos a sua participação.Pregopontocomhttps://pregopontocom.blogspot.com/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-73774094772853424102023-07-16T20:10:03.800-03:002023-07-16T20:10:03.800-03:00Olá camaradas, quero falar com o autor da matéria ...Olá camaradas, quero falar com o autor da matéria para uma pequena conversa sobre o rio Camarajipe. Vocês tem um endereço de email para enivar cópia a vcs de mensagem que enviei a outros autores que tem matéria e ou projeto envolvendo o rio ? ObrigadoManoel Paivahttps://avessoeradical.blogspot.com/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-15259752605960299962022-08-14T15:55:00.512-03:002022-08-14T15:55:00.512-03:00Poderiam por gentileza informar como estão o crono...Poderiam por gentileza informar como estão o cronograma das obras do Monotrilho de Salvador? <br />Não seria esta mais uma obra governamental inconclusa e incompleta onde ocorrem atualmente elevados gastos suplementares com equipamentos ociosos, alguns em deterioração e em estado de condicionamento e comissionamento devido ao abandono, adiamento constante dos projetos, montagens, construções e testes até as partidas de operações?Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-41568808937605118622022-08-14T15:04:46.396-03:002022-08-14T15:04:46.396-03:00Entre as formas econômicas de modernizar e atualiz...Entre as formas econômicas de modernizar e atualizar os sistemas de trens de passageiros em locais em que ainda se utilizam da bitola métrica é a implantação de bitola em 1,6 m a exemplo do que acontece nas maiores metrópoles brasileiras, observando, uma foto frontal postada, como destas composições de Salvador-BA, Teresina-PI, Campos do Jordão-SP e o bonde Santa Teresa-RJ em bitola de 1,1 m, e que já sofreram múltiplos descarrilamentos e com mortes, pode se visualizar a desproporção da largura da bitola, 1,0m com relação largura do trem “l”=3,1 m x altura “h”= 4,28 m (3,1 :1) conforme gabarito, o que faz com que pequenos desníveis na linha férrea provoquem grandes amplitudes, oscilações e instabilidades ao conjunto, podendo esta ser considerada uma bitola obsoleta para esta função, tal situação é comum na maioria das capitais no nordeste, exceto Recife-PE.<br /><br /> Para que esta tarefa seja executada sem grandes transtornos, inicialmente devem ser planejadas e programadas as substituições dos atuais dormentes que só permitem o assentamento em bitola de 1,0 m por outros em bitola mista, (1,0 + 1,6 m) preferencialmente em concreto, que tem durabilidade superior ~50 anos, principalmente os que possuem selas, para após realizar a mudança, observando-se que para bitola de 1,6 m o raio mínimo de curvatura dos trilhos é maior. (Nota; Este procedimento foi feito com amplo sucesso por ocasião da unificação da bitola dos trens suburbanos da antiga Sorocabana dos quais fizeram parte estes Toshiba com os da RFFSA sem um único dia de paralização mantendo as estações, inclusive com os trens cargueiros rumo a baixada paulista que hoje são a maioria nesta bitola). <br /><br /> Com estas ponderações fica justificada haver uma uniformização em bitola de 1,6 m para trens suburbanos de passageiros e metro, e um provável TMV- Trens de passageiros convencionais regionais em média velocidade, máximo de 150 km/h no Brasil, e o planejamento com a substituição gradativa nos locais que ainda não as possuem, utilizando composições completas com ar condicionado em que a SUPERVIA-RJ, Metro-RJ, CPTM-SP colocaram em disponibilidade em cidades como Teresina-PI, Natal-RN, Maceió-AL, João Pessoa-PB, Salvador-BA que ainda as utilizam em bitola métrica, com base comprovada em que regionalmente esta já é a bitola nas principais cidades e capitais do Brasil, ou seja: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, e Curitiba (projeto), e que os locais que não as possuem, são uma minoria, ou trens turísticos.<br /><br /> Assim como foi feito em São Paulo, que se recebeu como doação, composições usadas procedentes da Espanha nas quais originalmente trafegavam em bitola Ibérica, de 1,668m, e que após a substituição dos truques, (rebitolagem) trafegavam normalmente pelas linhas paulistanas em 1,6 m, com total reaproveitamento dos carros existentes, o mesmo poderá ser feita com estes trens que trafegam nestas cidades do Brasil, lembrando que este é um procedimento relativamente simples, de execução econômica, com grande disponibilidade de truques no mercado nacional, facilitando a manutenção e expansão dos serviços, uma vez que todas as implantações das vias férreas pela Valec no Norte e Nordeste rumo ao Sul já são nesta bitola (1,6m).<br /><br /> Esta será uma forma extremamente econômica e ágil de se flexibilizar, uniformizar, racionalizar e minimizar os estoques de sobressalentes e ativos e a manutenção de trens de passageiros no Brasil.<br />Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-73420570729188502042022-04-15T11:33:12.419-03:002022-04-15T11:33:12.419-03:00Após mais de 60 anos de abandono, em fim o nosso p...Após mais de 60 anos de abandono, em fim o nosso pleito foi atendido e o tradicional equipamento da cidade, em fim foi recuperado e restaurado. Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-81326136038100657492021-11-16T19:06:06.136-03:002021-11-16T19:06:06.136-03:00Muito legal a ideal, devia ter mais desse.Muito legal a ideal, devia ter mais desse.Joséhttps://guiaja.net/empresas/guincho-24-horas-moria_7424854+1.htmlnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-11088771991184685362021-10-10T22:39:46.949-03:002021-10-10T22:39:46.949-03:00Em 2021, devido aos ataques criminosos e pandemia,...Em 2021, devido aos ataques criminosos e pandemia, ainda tou vendo linhas como 643, 315, 619, 337 etc. Sem nenhum contato com ar condicionado!Unknownhttps://www.blogger.com/profile/16405412475321821544noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-18701768464812857322021-09-23T22:27:57.826-03:002021-09-23T22:27:57.826-03:00A Autoridade Metropolitana de Transportes, trata-...A Autoridade Metropolitana de Transportes, trata-se de uma entidade autônoma (não é uma agência) criada nos moldes das Autoridades de transportes existentes na Europa e em outros diversos países, com corpo exclusivamente técnico de conselheiros representantes das prefeituras e do estado participantes, sem viés político/partidário, que cuidaria da elaboração de projetos, planejamentos, licitações, operações dos diversos sistemas de transportes, escolha de veículos adequados para cada tipo de operação, desenho de rotas, sistematização e controle de tráfego e segurança, desenvolvendo um trabalho extremamente técnico e qualificado para racionalização, agilidade e eficiência do sistema totalmente integrado com supervisão operacional do ITS. Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-50122301149879568172021-06-24T07:07:07.349-03:002021-06-24T07:07:07.349-03:00Concordo plenamente com o que diz: projeto danoso ...Concordo plenamente com o que diz: projeto danoso e equivocado que privilegia otrabsporte privado ao público. <br />Quanto à agencia de regulação ela ja existe ne? Contudo a Prefeitura de Salvador se nega areconhecer e cooperar com a entidade. De fato so haverá avanço na integração intermodal se e quando municípios e Estado darem as mãos. Bruno Silvahttps://www.blogger.com/profile/09221222721224061860noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-39882862876290046652021-05-31T18:36:16.659-03:002021-05-31T18:36:16.659-03:00Pleiteado há quase 100 anos, "ele é parte imp...Pleiteado há quase 100 anos, "ele é parte imperiosa do programa de desestatização do Porto de Santos".<br />Essa e a parte da qual discordamos taxativamente, o túnel não pode e não deve ser usado como motivo para a entrega do porto ao capital privado, ele deve ser tratado como uma obra de infraestrutura viária e de mobilidade que beneficiará, a ligação entre Santos e Guarujá, deixando o mar livre para navegação sem obstáculos.Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-23286213172277307712021-05-29T21:58:21.353-03:002021-05-29T21:58:21.353-03:00Quanto a qualidade dos ônibus urbanos de Salvador ...Quanto a qualidade dos ônibus urbanos de Salvador e da RMS, sinceramente nem merece comentáriosPregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-64361058392578098832021-05-29T21:53:20.358-03:002021-05-29T21:53:20.358-03:00Bruno Silva, na verdade esse BRT foge totalmente d...Bruno Silva, na verdade esse BRT foge totalmente dos conceitos técnicos e operacionais do sistema, e irá favorecer na verdade o sistema de transportes individual. O sistema, aliais como já é comum na grande maioria dos BRTs implantados no país, contara apenas com duas faixas, uma por sentido, e estações elevadas em viadutos, e ultrapassagens apenas nas estações, tendo ao seu lado 4 faixas, duas por sentido, para o transporte individual .No conceito original do sistema de BRT devem ser implantadas duas pistas no solo, uma por sentido com duas faixas cada uma, uma faixa de transito e outra de ultrapassagem permanente em toda extensão do corredor, além de contar com a operação de 3 linhas, a paradora, a semi expressa, a e expressa, Além de não ter uma demanda comprovada no trecho que compreende as Avs. Juraci Magalhães Jr e Vasco da Gama as estações elevadas ficam distantes dos bairros que ladeiam o corredor. Por tanto trata-se de um projeto equivocado ligando dois pontos já atendidos pela linha 1 do Metrô num trajeto mais curto e mais rápido. Um projeto com consequências nefastas para o meio ambiente, destruindo uma das áreas mais arborizadas de Salvador, encapsulando um rio urbano, além do excesso de concreto, viadutos e elevados contribuindo negativamente para a impermeabilização do solo e o aumento da temperatura no local. O conteúdo dessa matéria foi elaborado com base em dados fornecidos pelo Min. das Cidades com base na lei de casso a informação. - Quanto a integração ela ainda não atende as reais necessidades dos deslocamentos da população de Salvador e RMS, quanto a racionalização das linhas na verdade ainda não aconteceu, existe apenas uma arremedo. - Enquanto não for criada uma Autoridade Metropolitana de Transportes para administrar, operar e regular todos os sistema de transportes de Salvador e RMS com assistência de um ITS(Intelligent Transport System),a integração total intermodal e a racionalização das linhas de ônibus Urbanos e Metropolitanos, será apenas uma ideia no papel.Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-74165510793019470762021-05-29T21:13:31.397-03:002021-05-29T21:13:31.397-03:00Talvez por não conseguirem consolidar o movimento,...Talvez por não conseguirem consolidar o movimento, faltou empolgação, empenho, organização, quem sabe?Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-78529087361766571962021-05-01T21:24:34.419-03:002021-05-01T21:24:34.419-03:00Ca estamos em maio 2021 e.as obras do BRT avançam....Ca estamos em maio 2021 e.as obras do BRT avançam. A integração inter modal ja em operação e a racionalização das linhas feitas. Mas o sistema Integra em crise com ônibus em sua maioria velhos. A pandemia de Covid19 só agravou a crise.<br />A verdade é que o projeto executivo não foi divulgado. No site oficial o que vemos são imagens do projeto conceitual. Nao vi detalhes como a ligacao da Av. Vasco da Gama e Lapa nem da estação Jd Namorados(Pituba).<br />E curioso estou sobre essa estacao Iguatemi com acesso subterraneo ao metrô,<br />Um outro modal está sendo construido o monotrilho. A L1 ligando Comércio- Ilha de S João e a 2, S. Joaquim - Acesso Norte. A promessa é integração intermodal e tarifária com metrô, onibus e BRT. A seu tempo, vai ser outra novela a questão da tarifa.<br />Ansioso pra ver como em 2026 vai está a mobilodade em Salvador!!Bruno Silvahttps://www.blogger.com/profile/09221222721224061860noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-83419082294995488132021-03-25T18:12:51.196-03:002021-03-25T18:12:51.196-03:00hoje é dia 25 de março de 2021. Achei essa reporta...hoje é dia 25 de março de 2021. Achei essa reportagem de 2017 e fiquei pensando e pensando, nada aconteceu? Os ativistas não tocaram o projeto para frente por qual motivo?Dalmo Marqueshttps://www.blogger.com/profile/13649823115683905643noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-16378873387213066262021-03-23T14:16:32.703-03:002021-03-23T14:16:32.703-03:00E só economia operacional da empresa, como os onib...E só economia operacional da empresa, como os onibus, reduz a frota e sempre esta cheios, e o virus corre de braçada.CAUSAECO T.Ormundohttps://www.blogger.com/profile/01900421072458751045noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-51229474679250301252021-02-23T17:05:11.104-03:002021-02-23T17:05:11.104-03:00Excelente noticia. Boa iniciativa dos envolvidos. ...Excelente noticia. Boa iniciativa dos <a href="http://waylonkash21987.blogrelation.com/2512454/o-que-%C3%89-um-m%C3%89dico-ortop%C3%89dico" rel="nofollow">envolvidos</a>. 👏👏👏👏Anderson Alveshttps://www.blogger.com/profile/02380357532144472493noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-26628054460817168662021-02-12T17:37:27.746-03:002021-02-12T17:37:27.746-03:00Caixa afirma que resolução proíbe uso de dinheiro ...Caixa afirma que resolução proíbe uso de dinheiro do VLT para outro modal - Trocando em miúdos, o uso do dinheiro do agora antigo modal não poderia ser usado no Bus Rapid Transit (BRT), escolha do governador Mauro Mendes (DEM). O documento foi divulgado pelo site RD News.Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-89234111036863512462021-02-12T17:36:49.328-03:002021-02-12T17:36:49.328-03:00Caixa afirma que resolução proíbe uso de dinheiro ...Caixa afirma que resolução proíbe uso de dinheiro do VLT para outro modal - Trocando em miúdos, o uso do dinheiro do agora antigo modal não poderia ser usado no Bus Rapid Transit (BRT), escolha do governador Mauro Mendes (DEM). O documento foi divulgado pelo site RD News.Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-66588415957647083012021-02-02T13:53:32.108-03:002021-02-02T13:53:32.108-03:00Concordo perfeitamente com a opinião do sr. Vicent...Concordo perfeitamente com a opinião do sr. Vicente Abate da ABIFER, além do mais as obras já estão avançadas, já estamos em 2021, e é cancelada a construção do VLT de Cuiabá a se somar as inumeráveis outras abandonadas em todo o país, e se seus antecessores não apresentarem um bom desempenho, é melhor que nem comece, se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais. Um pátio com 44 veículos leves sobre trilhos – VLT novos, zero quilômetros, e com sistemas elétricos modernos. Este é o cenário do que restou de uma obra que completou seis anos de paralisação na última sexta-feira, 18 de dezembro de 2020.<br />E não há uma perceptiva concreta para que o material rodante seja usado por passageiros. Há uma disputa judicial entre o governo do Estado e o consórcio responsável pela obra e os trens seguem inoperantes em Várzea Grande.<br />O custo total da obra estava estimado inicialmente em R$ 1,4 bilhão e R$ 1.066.132.266,32 já foram repassados ao Consórcio VLT.<br />Mauro Mendes, Governador de Mato Grosso, afirmou em setembro que tem o desejo de desistir do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT entre Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com publicação da Gazeta Digital. Mauro teria ainda falado em substituir o sistema de trens por um corredor BRT (sigla em inglês Bus Rapid Transit).<br />As falas teriam sido em reunião com Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Segundo ainda a publicação, a interlocutores o ministro Marinho admitiu que a possibilidade da substituição pelo BRT também está sendo discutida. A comissão criada para atuar em Brasília, que ficou encarregada de construir estudos de viabilidade, já apresentou resultados ao governador.<br />O sistema de VLT teria 22,2 km de extensão dividido em duas linhas. A primeira linha seria implantada ligando o Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá ao Aeroporto Internacional de Cuiabá, em Várzea Grande, já a segunda linha ligaria a Região do Coxipó ao Centro Sul, ambas em Cuiabá.<br />Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-76063554783536310882020-11-30T20:35:19.625-03:002020-11-30T20:35:19.625-03:00"Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, ..."Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, disse que a atuação das Forças Armadas no combate ao problema neste ano começou tardiamente, em maio, mas que ainda assim foi capaz de reduzir um aumento ainda mais intenso, que era esperado na casa dos 20%. "Nao estamos aqui para comemorar nada disso, que isso não é para comemorar, mas significa que os esforços que estão sendo empreendidos começam a render frutos", disse o vice-presidente."<br /><br />Sério??!!Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-83570569219933631432020-10-22T12:31:33.910-03:002020-10-22T12:31:33.910-03:00Sim. Em 1984, TRANSUR: 55,62 e 71. Também mais trê...Sim. Em 1984, TRANSUR: 55,62 e 71. Também mais três alimentados num mix gás natural e diesel. 118,146 e 179. Depois os executivos 0002, 0014 e 0016. Havia mais um agora não lembro.<br /> Unknownhttps://www.blogger.com/profile/07101651339425841778noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1420603701126823528.post-72887492152101914552020-09-11T13:18:28.166-03:002020-09-11T13:18:28.166-03:00Uma das vantagens do Monotrilho neste caso,é o fat...Uma das vantagens do Monotrilho neste caso,é o fato do mesmo poder chegar ao Terminal da França no bairro do Comercio,região portuária de Salvador(além da estação da Calçada) sem interferir no trânsito urbano,a outra é acabar com o isolamento entre as comunidades de borda e região com a praia e o mar,causada atualmente pela via permanente do sistema ferroviário,restringindo a travessia das pessoas e até de veículos a pouquíssimos locais onde existem passagens de nível,ainda assim com algum risco.Pregopontocom Tudohttps://www.blogger.com/profile/07728481272335756504noreply@blogger.com