sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Festival Literário Nacional é encerrado com dia dedicado à arte da periferia

Arte & Cultura  📖

O último dia da primeira edição do Festival Literário Nacional (Flin) reuniu poesia, música e contação de histórias. Durante quatro dias, escritores e atrações culturais ocuparam os espaços do evento, realizado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.

Da Redação
Carol Garcia /Gov.BA
Nesta sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, a população de Cajazeiras acordou cedo para um compromisso importante. O último dia da primeira edição do Festival Literário Nacional (Flin) reuniu poesia, música e contação de histórias. Durante quatro dias, escritores e atrações culturais ocuparam os espaços do evento, realizado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.
A atração principal do último dia foi a jornalista e humorista Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má. "É muito importante a realização de um evento dessa magnitude numa região periférica como Cajazeiras. Periferia é potência, é uma região onde toda a nossa criatividade deve estar o tempo todo a postos", afirmou.
Para a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, "a primeira edição do Flin superou as nossas expectativas. Em primeiro lugar, conseguimos atingir o nosso objetivo: 80% das pessoas que estiveram nesse espaço foi a juventude artística do entorno e oriunda das 21 escolas estaduais desse território. Em segundo lugar, o grande parceiro da educação são os pais, que também se fizeram presentes. Além disso, os artistas que trouxemos para dialogar com os artistas daqui são oriundos da periferia. Isso é fruto de uma construção coletiva, com a adesão das secretarias estaduais e articulação com escolas, associações e policiais da região".
De Cajazeiras, o Coletivo Jaca mandou o papo reto em forma de música e poesia. Poeta e músico do coletivo, Marcos Paulo de Oliveira destacou a importância da literatura para a periferia. "O nosso coletivo se organiza em torno de direitos para a população negra no bairro. Estamos há 15 anos lutando por direitos humanos e encontramos na literatura uma ferramenta para resgatar esses direitos. A literatura permite que nós tenhamos voz e possamos falar dos nossos problemas. A poesia da periferia é fundamental".
Nos estandes das editoras, as famílias procuraram livros que mais atendessem aos seus gostos e necessidades. A estudante Manjhara Ressoti, 13 anos, estava em dúvida sobre qual livro comprar. "É meu primeiro dia aqui na feira. É importante que as pessoas leiam mais. Elas podem aprender com todos os livros". A mãe de Manjhara, Bárbara Alcântara, aprovou o evento. "Eu trouxe minha filha porque queria que ela conhecesse a feira e desenvolva um pouco mais a vontade de ler e também incentive os amigos e colegas dela".

Lançamentos
Nesta sexta (15), durante o Flin, houve ainda o lançamento do livro 'Afluentes Poéticos', organizado pela escritora Alessandra Sampaio. "Nós optamos por lançar aqui porque a Flin reúne o universo de estudantes do bairro e também porque o livro foi produzido na Colégio Estadual Ana Bernardes, que fica em Cajazeiras. Nada mais importante do que este livro estar aqui".
Escritor participante do livro, Joceval Nascimento concordou com Alessandra. "Este livro tem uma pegada coletiva. Nós produzíamos poesias na escola e reunimos esses escritos para fazer uma coletânea, potencializando essa capacidade que a gente já desenvolvia".
Já a escritora novata Erica Dantas apresentou o primeiro livro nesta que foi a primeira feira literária que participou. "Para mim, estar aqui representa uma coisa maravilhosa. Eu estou muito feliz e agradeço muito à Flin. Participar da feira é muito bom porque a gente cresce junto com isso. Aqui a gente consegue conversar com o público, o que me dá mais vontade de escrever".
O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), via Fundação Pedro Calmon (FPC), com a parceria das secretarias da Administração (Saeb), Comunicação Social (Secom), Educação, Meio Ambiente (Sema), Saúde (Sesab), Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Social (Sepromi), Tecnologia e Ciência (Secti) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) e da Fundação Cultural do Estado (Funceb).
Com informações da Secom BA (Raul Rodrigues)  15/11/2019

Proclamação da República foi movimento distante do povo

História  👀

Nesta sexta-feira, 15 de novembro, completam-se 130 anos da Proclamação da República no Brasil. O movimento foi liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca. Para o professor de história Antônio Barbosa, o movimento não esteve voltado para conjunto da população. Mais informações com Lívia Torres, da Rádio Senado.



Para escutar a Rádio  clicando aqui

Fonte - Portogente / Da Agência Senado

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Ferry-Boat terá saídas extras para o feriado da Proclamação da República

Travessia marítima  🚢

A ITS informa que vai ampliar o atendimento do sistema Ferry-Boat entre os dias 14 e 18 de novembro. As saídas terão início às 4h de 14/11 e seguirão até 23h30 de 15/11, sem interrupção - priorizando o fluxo do terminal São Joaquim. O mesmo será feito de 17 para 18 novembro, porém, a partir das 6h, considerando o maior fluxo a partir do terminal Bom Despacho.

Da Redação
foto - ilustração/Arquivo
Entre os dias 14 e 18 de novembro, as partidas pelo Sistema Ferry-Boat para atender a demanda do feriado da Proclamação da República serão realizadas nos horários oficiais, de hora em hora, com viagens extras nos momentos de maior demanda, conforme anuncia a administradora do serviço, a Internacional Travessias Salvador (ITS). A empresa informa ainda que vai ampliar o atendimento de 14 para 15 de novembro. As saídas terão início às 4h de 14/11 e seguirão até 23h30 de 15/11, sem interrupção - priorizando o fluxo do terminal São Joaquim. O mesmo será feito de 17 para 18 novembro, porém, a partir das 6h, considerando o maior fluxo a partir do terminal Bom Despacho.
Os ferries Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu, Anna Nery, Maria Bethânia e Ivete Sangalo farão o atendimento, e a quantidade de embarcação em trânsito vai ser de acordo com a demanda e necessidade pontual de manutenção que possa ocorrer. O ferry Pinheiro está na Base Naval de Aratu, para reparos em dique seco, portanto, não fará parte desta operação. Para o período, são esperados aproximadamente 21 mil veículos e mais de 143 mil pessoas, volume semelhante ao transportado no mesmo feriado o ano passado.
Hora Marcada - A ITS ofertou 500 vagas extras (50 delas para o dia 14/11; 250 para o dia 15/11; e 200 para o dia 18/11), sempre para os horários alternativos, a madrugada. Para verificar as datas e horários ainda disponíveis, os interessados devem acessar o site -internacionaltravessias.-.
Como já é prática em feriados prolongados, a operação vai contar com a parceria de órgãos de Salvador e Itaparica, como a Transalvador, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Polícia Civil, e secretarias municipais das áreas de Mobilidade e Ordem Pública.
Mais informações através do número 0800 028 2723 ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da Seinfra BA 13/11/2019

Divulgado o resultado da licitação para obras no Museu Wanderley Pinho

Turismo/Cultura  🏰

O consórcio vencedor foi o Engenho Freguesia, formado pelas empresas Axxo Construtora Ltda. e Mehlen Construções Ltda. O valor é de cerca de R$ 23,6 milhões.As obras fazem parte das 13 intervenções náuticas e uma intervenção cultural na Baía de Todos-os-Santos previstas no Prodetur Nacional Bahia, desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), com financiamento do BID. 

Da Redação
foto -  Tatiana Azeviche / Secom BA

O Diário Oficial do Estado publicou na edição desta quarta-feira (13) o resultado da licitação para contratação de serviços e execução de obras de restauração e recuperação do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, e reurbanização do seu entorno. O consórcio vencedor foi o Engenho Freguesia, formado pelas empresas Axxo Construtora Ltda. e Mehlen Construções Ltda. O valor é de cerca de R$ 23,6 milhões.
As obras fazem parte das 13 intervenções náuticas e uma intervenção cultural na Baía de Todos-os-Santos previstas no Prodetur Nacional Bahia, desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), com financiamento do BID. Além da requalificação do museu e seu entorno, será reformado o atracadouro da área. A assinatura do contrato será feita até o final deste mês.
Localizado no distrito de Caboto, município de Candeias, o Museu Wanderley Pinho possui grande importância arquitetônica e cultural, com acervo de mais de 200 peças produzidas desde o século 17. O equipamento ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos no antigo Engenho Freguesia e inclui ainda uma capela. A casa grande é tombada como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Prodetur
Dois contratos para realização de obras do Prodetur já foram assinados e contemplam a ampliação e requalificação da Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador, e outras obras de infraestrutura náutica no Solar do Unhão, Itaparica e Botelho (Ilha de Maré).
Já o Lote 2, que contempla os terminais náuticos de Maragojipe, Salinas da Margarida e Cachoeira, está em fase de análise das propostas.
Com informações da Secom BA  13/11/2019

Veneza tem a maior maré dos últimos 50 anos

Internacional  🌊

O nível da água atingiu 1,87 metro. Muitas outras praças da cidade ficaram inundadas, incluindo a de São Marcos.Apenas uma vez, desde que há registros, verificou-se uma maré mais alta: 1,94m em 1966.É a sexta vez em 1.200 anos que isso ocorre, de acordo com os dados disponíveis. 

Por RTP* - Ag.Brasil
REUTERS/Manuel Silvestri (Ag.Brasil)
A cidade italiana de Veneza ficou inundada devido à maior maré dos últimos 50 anos. O nível da água atingiu 1,87 metro. Muitas outras praças da cidade ficaram inundadas, incluindo a de São Marcos.
Apenas uma vez, desde que há registros, verificou-se uma maré mais alta: 1,94m em 1966.
A Basílica de São Marcos ficou inundada. É a sexta vez em 1.200 anos que isso ocorre, de acordo com os dados disponíveis. Quatro dessas inundações aconteceram nos últimos 20 anos.
O pico da subida das águas ocorreu por volta das 22h da noite de ontem (12).
O presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, informou, pelo Twitter, que algumas escolas estão fechadas e aconselhou as pessoas a ficarem em casa. Nesta quarta-feira é esperado novo pico da maré.
Brugnaro pediu ajuda ao governo para reparar os prejuízos, afirmando que vai declarar estado de desastre.
"A situação é dramática. Pedimos ajuda ao governo. Os custos vão ser elevados. Este é o resultado das mudanças climáticas”, disse Brugnaro no Twitter.
Um projeto para proteger a cidade das marés está sendo desenvolvido desde 2003, mas tem sido marcado pelo aumento de custos, escândalos e atrasos. O plano é criar comportas flutuantes para proteger Veneza nas marés altas
*Emissora pública de televisão de Portugal
Fonte - Agência Brasil  13/11/2019

Rodoviária de Salvador tem operação especial durante o Feriado da Proclamação da República

Transporte/turismo  🚌

O movimento de embarque começa a se intensificar na quinta-feira (14) quando os passageiros passam a embarcar na capital para aproveitar o feriado da Proclamação da República, celebrado neste ano na sexta-feira (15), dia em que se espera maior fluxo de passageiros no terminal que estará disponibilizando 170 horários extras no Terminal Rodoviário de Salvador, além dos 540 horários regulares ofertados diariamente.

Da Redação
foto - Ulgo Oliveira/Seinfra BA
Entre os dias 14 e 17 de novembro serão disponibilizados 170 horários extras no Terminal Rodoviário de Salvador, além dos 540 horários regulares ofertados diariamente. O movimento de embarque começa a se intensificar na quinta-feira (14) quando os passageiros passam a embarcar na capital para aproveitar o feriado da Proclamação da República, celebrado neste ano na sexta-feira (15), dia em que se espera maior fluxo de passageiros no terminal. A expectativa de embarque durante o feriadão é de aproximadamente 20 mil pessoas para o período.
Algumas empresas disponibilizam a compra de passagens pela internet e/ou telefone. Recomenda-se que os passageiros antecipem a compra dos bilhetes, que também estão à venda nos guichês das empresas, na rodoviária. Para garantir um embarque tranquilo no dia da viagem, os usuários do sistema devem chegar ao terminal com 30 minutos de antecedência ao horário de partida do ônibus
Com informações da Seinfra BA  12/11/2019

Instituto de Engenharia debate integração do transporte público metropolitano em evento na cidade de São Paulo

Mobilidade  🚌 🚄  🚇

Esse encontro vai expor como a interligação modal funciona na Alemanha e na França, com palestras de Françoise Méteyer-Zeldine, conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico da Embaixada da França e de Gustavo Gardini, diretor de Negócios da Deutsche Bahn Brasil.

Bruno Costa - Portogente
foto - ilustração
O Instituto de Engenharia promove, no dia 19 de novembro, às 9h, evento que vai debater como uma governança metropolitana dos transportes poderia impactar positivamente a população de Estados e municípios brasileiros. Esse encontro vai expor como a interligação modal funciona na Alemanha e na França, com palestras de Françoise Méteyer-Zeldine, conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico da Embaixada da França e de Gustavo Gardini, diretor de Negócios da Deutsche Bahn Brasil.
Além deles, o evento terá falas de Eduardo Lafraia, presidente do IE; Jean Carlos Pejo, assessor especial do Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional; José Carlos Medaglia, subsecretário de Parcerias, Arranjos Institucionais e Cooperação Internacional da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional e também de representantes das associações, empresas e consultores como a Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), da Associação Internacional do Transporte Público – America Latina (UITP Latin America), da Clever Devices, da Calypso Network Association e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).
Para Ivan Whately, diretor de Mobilidade e Logística do IE, o evento cumpre com objetivo do Instituto de promover a engenharia em benefício do desenvolvimento brasileiro e da qualidade de vida de sua população. “Vamos abordar e exemplificar aspectos de planejamento operacional, meios de pagamento, comunicação, sistema centralizado de controle operacional e integrações que foram positivas na questão tarifária. Queremos mostrar como uma Governança Metropolitana do Transportes é benéfica para todos os envolvidos, que vão desde o usuário, passando por empresas e chegando no governante”.
As inscrições para participar desse evento já estão abertas e podem ser feitas via site do IE. Além disso, o workshop também terá transmissão ao vivo pelo Facebook, Youtube e Vimeo do IE.

Serviço
Data: 19 de novembro
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - São Paulo – SP
Site: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/workshop-governanca-metropolitana/
Fonte - Portogente  12/12/2019

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Obras da Ligação Lobato-Pirajá desviam trânsito na Av. Suburbana

Infraestrutura  🚧

Com extensão de cerca de 2km em pista dupla e duas faixas, a Ligação Lobato x Pirajá se destaca pela complexidade das suas obras de arte de engenharia, sendo seis viadutos e quatro túneis, e será a próxima etapa a ser entregue da Linha Azul, corredor transversal à Avenida Paralela que conectará a Orla de Patamares/Pituaçu ao Subúrbio Ferroviário/Lobato

Da Redação
foto - Mateus Pereira/GOV.BA
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) informa que o trânsito na Avenida Suburbana será desviado no sentido Lobato - Paripe, a partir da madrugada do domingo (10), para as novas faixas de trânsito criadas no trecho entre o antigo motel Mustang e a ladeira de acesso aos bairros de Marechal Rondon e Alto Cabrito, onde serão concluídos os serviços de implantação do viaduto de acesso aos túneis da Ligação Lobato x Pirajá.
Com extensão de cerca de 2km em pista dupla e duas faixas, a Ligação Lobato x Pirajá se destaca pela complexidade das suas obras de arte de engenharia, sendo seis viadutos e quatro túneis, e será a próxima etapa a ser entregue da Linha Azul, corredor transversal à Avenida Paralela que conectará a Orla de Patamares/Pituaçu ao Subúrbio Ferroviário/Lobato.
Com 95% das obras concluídas, a nova ligação facilitará a mobilidade urbana entre a BR 324 - principal acesso à capital baiana e a Avenida Suburbana que corta diversos bairros do Subúrbio Ferroviário, reduzindo o tempo de deslocamento e o trajeto a ser percorrido. O diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, Francisco Fonseca, ressalta que o maior benefício que a nova ligação trará será no sistema de transporte público, facilitando a integração para os passageiros que utilizam ônibus e metrô.
“Atualmente, os moradores dos bairros próximos ao Lobato na Avenida Suburbana têm a Estação do Retiro como opção mais próxima para fazer a integração, percorrendo um trecho de aproximadamente 10 km entre a Suburbana, passando pela Baixa do Fiscal, Largo do Tanque e Avenida San Martin até chegar ao Retiro. Com a conclusão da nova ligação, o trecho a ser percorrido para chegar ao metrô será de apenas 2 km, entre o Lobato e a Estação Pirajá. Se falarmos em tempo de deslocamento, o ganho ainda é mais significativo. A estimativa é que caia de uma hora nos horários de pico para apenas 10 minutos”.
Já para os motoristas de veículos leves as opções possíveis para quem deseja circular entre a Suburbana e a rodovia federal é percorrer o mesmo trecho com destino à San Martin e ao Retiro ou optar pelas vias estreitas e sinuosas da Estrada do Cabrito e de Campinas de Pirajá, que também serão beneficiadas, em virtude da alternativa criada pela nova ligação realizada pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado. A expectativa é que a Ligação Lobato x Pirajá seja concluída e liberada no primeiro trimestre do próximo ano (2020).

Linha Azul
Parte do conjunto extenso de obras de mobilidade do Governo do Estado que impactaram o trânsito em áreas sensíveis, como, por exemplo, as regiões das avenidas Paralela, Bonocô, Tancredo Neves, Luís Eduardo Magalhães, que colocaram Salvador como uma das poucas capitais a reduzir os congestionamentos, a Linha Azul representa um investimento da ordem de R$647 milhões e irá promover um novo vetor desenvolvimento para a capital baiana e a integração dos sistemas de transporte nas Estações Pirajá e Pituaçu.
Vale ressaltar que uma das etapas da Linha Azul já entregues em março de 2018 foi a interligação, por meio de quatro túneis - sendo dois deles sob a Paralela, da avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, já duplicada até a rotatória do Ginásio de Esportes.
Com informações da Sedur BA  11/11/2019

Travessia marítima Salvador/Itaparica pelo sistema Ferry-Boat nesta segunda(11)

Travessia marítima  🚢

Quatro embarcações estão em operação nesta segunda (11), Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu, Anna Nery e Zumbi dos Palmares, com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada viagem.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Nesta segunda (11) o sistema Ferry-Boat, que opera na travessia marítima entre a ilha de Itaparica e Salvador,mantem em serviço 4 embarcações, Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu, Anna Nery e Zumbi dos Palmares, com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada viagem. A embarcação Maria Bethânia está na reserva(em stand by) e poderá realizar viagens a qualquer momento. Nesta manhã, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais em São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Mais informações pelo tel  0800 028 2723  ou pelo e-mail emandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  11/11/2019

domingo, 10 de novembro de 2019

Um dia no Parque da Luz

Turismo/Cultura  🌱 📖  🚄

São Paulo - Estação da Luz,Pinacoteca e Parque da Luz.Cultura,lazer,culinária e transportes sobre trilhos .

Pregopontocom 

Estação da Luz/Pregopontocom

Pinacoteca - Feira Gastronômica 
Pinacoteca - Feira Gastronômica













Pinacoteca - São Paulo

Pinacoteca
Pinacoteca











Pinacoteca

Parque da Luz

Parque da Luz
Parque da Luz






Parque da Luz

Parque da Luz
Colaboração Alice e Camila Aragon