quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Tarifas do pedágio da BA-099 serão reajustadas a partir da segunda-feira (11)

Pedágio rodoviário  🚗 🚌 🚚

O reajuste, que corresponde a readequação tarifária anual prevista no contrato de concessão, neste ano foi de 5,73%. O último reajuste autorizado pela Agerba foi realizado em novembro de 2018.Na praça de pedágio da BA-099, operada pela CLN, a tarifa aplicada para automóveis, caminhonetes e furgão passa a ser de R$ 7,00 em dias úteis e de R$ 10,50 aos finais de semana e feriados.

Da Redação
divulgação/CLN
As tarifas básicas do pedágio sob administração da Concessionária Litoral Norte (CLN) serão reajustadas a partir da segunda-feira (11) conforme resolução da Agerba publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7). O reajuste, que corresponde a readequação tarifária anual prevista no contrato de concessão, neste ano foi de 5,73%. O último reajuste autorizado pela Agerba foi realizado em novembro de 2018.
Na praça de pedágio da BA-099, operada pela CLN, a tarifa aplicada para automóveis, caminhonetes e furgão passa a ser de R$ 7,00 em dias úteis e de R$ 10,50 aos finais de semana e feriados.Outras categorias de veículos, a exemplo de caminhões, ônibus e motocicletas também passarão por readequação tarifária. A mudança de valores foi readequada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para cada categoria de veículo, conforme tabela a seguir.

Sobre a BA-099:
O trecho administrado pela CLN possui 217 km de extensão, do Km 7,5 (ponte do Rio Joanes), divisa entre os municípios de Lauro de Freitas e Camaçari, até Jandaíra, na divisa com Sergipe. Além dessa área, os acessos às localidades de Arembepe, Praia do Forte, Porto de Sauípe, Baixios/Palame, Subaúma e Conde também são administrados pela concessionária. Parte do contrato de concessão, a CLN oferece serviços de apoio e inspeção do trecho, atendimento a usuários em caso de emergências médicas e mecânicas iniciais. A concessionária é responsável ainda por manter a boa trafegabilidade das estradas concedidas, com a realização de serviços de manutenção e conservação da rodovia.
Com informações da Seinfra BA  07/11/2019



quarta-feira, 6 de novembro de 2019

SJDHDS e Agerba discutem acessibilidade nas rodoviárias da Bahia

Acessibilidade/Mobilidade  🚌

A reunião abordou temas como o Passe Livre para Pessoas com Deficiência, acessibilidade e as dificuldades encontradas nos atendimentos nas rodoviárias do estado da Bahia. Foram discutas ainda as denúncias de que algumas empresas de transporte que não estão cumprindo a Legislação e descumprindo a Lei nº12.575/2012, que garante às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, a gratuidade nos transportes coletivo através do Passe Livre. 

Da Redação
foto -  Tainan Rangel / Ascom SJDHDS

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede-BA) promoveram um encontro com representantes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), nesta terça-feira (05), para discutirem sobre o sistema de transporte coletivo intermunicipal. O encontro aconteceu no auditório da Agerba, no CAB, em Salvador.
A reunião abordou temas como o Passe Livre para Pessoas com Deficiência, acessibilidade e as dificuldades encontradas nos atendimentos nas rodoviárias do estado da Bahia. Foram discutas ainda as denúncias de que algumas empresas de transporte que não estão cumprindo a Legislação e descumprindo a Lei nº12.575/2012, que garante às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, a gratuidade nos transportes coletivo através do Passe Livre.
"Essa reunião é de extrema importância para que sejam discutidos os pontos que precisam de maior atenção. Essa articulação entre SJDHDS, Coede-BA e AGERBA é fundamental para chegarmos à soluções e adaptações para a pessoa com deficiência", explicou Alexandre Baroni, superintendente dos Direitos das Pessoas com Deficiência da SJDHDS.
Representante dos usuários do transporte público intermunicipal, Wilson Cruz argumentou sobre a falta de acessibilidade nos banheiros das rodoviárias e da ausência de manutenção dos elevadores que direcionam para o local de atendimento da rodoviária. "A acessibilidade precisa ser discutida e as estruturas precisam de reforma e manutenção. Não deveria ser necessário as pessoas com deficiência precisarem da ajuda de outras pessoas para se descolarem", pontuou.
O diretor executivo da Agerba, Carlos Henrique Azevedo, esteve presente na sessão e pontuou as sugestões discutidas pelos Conselheiros da Coede-BA, principalmente sobre as empresas que não estão cumprindo as regras do Passe Livre. "As empresas têm o dever de disponibilizar transportes com acessibilidade, independente do modal, e os transportes rodoviários seja convencional, semi-leito ou executivo devem estar à disposição para pessoas com deficiência sem nenhum empecilho", pontuou.
Com informações da Seinfra BA 06/11/2019

Audiência discute ampliação da linha do Metrô de Teresina e investimentos de R$ 230 milhões

Transportes sobre trilhos  🚄

O serviço passa por mudanças como o funcionamento nos dias de sábado, porém ainda necessita de investimentos.Na audiência se discutia ainda a ampliação da linha do metrô para a zona rural de Teresina.O secretário de Transporte, Gustavo Aquino, afirma que o metrô já tem garantido investimentos na ordem de R$ 230 milhões. "Esses investimentos são recursos garantidos através de contrato financiamento com a Caixa Econômica e com a Secretaria de Transportes. São 230 milhões.

Cidade Verde
foto - ilustração/arquivo
A Câmara Municipal de Teresina realizou audiência pública para tratar do metrô de Teresina. O autor da proposição, vereador Inácio Carvalho (Progressistas), cobrou melhorias no serviço prestado e ampliação da linha do metrô.
O serviço passa por mudanças como o funcionamento nos dias de sábado, porém ainda necessita de investimentos. "Fizemos a ampliação do horário nos dias da semana e o funcionamento nos dias de sábado. Isso deve ser comemorado. Temos que agradecer, celebrar e comemorar. Estamos em busca de novos avanços. Queremos acessibilidade. A estação principal no metrô que fica no Shopping da Cidade tem uma escada rolante que não funciona há muito tempo. Tem o elevador que não funciona e, com isso, os cadeirantes ficam limitados de andarem de metrô", disse.
Na audiência se discutia ainda a ampliação da linha do metrô para a zona rural de Teresina. "Queremos a ampliação das linhas e a construção de duas estações intermediárias no município de Teresina. Isso no Povoado Todos os Santos e na Taboca do Pau Ferrado para que as pessoas dessas localidades posam usufruir do metrô. Também apresentamos a proposição de instituição imediata da meia passagem para os estudantes. Todo transporte tem, menos no metrô", afirmou. O secretário de Transporte, Gustavo Aquino, afirma que o metrô já tem garantido investimentos na ordem de R$ 230 milhões. "Esses investimentos são recursos garantidos através de contrato financiamento com a Caixa Econômica e com a Secretaria de Transportes. São 230 milhões. O projeto todo contemplaria o total de investimentos de 430 milhões. Esses 230 milhões seriam executados para revitalizar e melhorar o metrô de Teresina. Para a primeira etapa estariam presentes a aquisição dos VLT's que são os veículos que rodam desde o ano passado, a reforma das estações existentes, revitalização da linha de 3,8 km e duplicação de parte dela, além da construção de um centro operacional de controle", destacou.
Um estudo de viabilidade técnica sobre a ampliação do metrô para o município de Altos e Timon no estado do Maranhão encontra-se em fase de conclusão. "Fazemos o estudo de viabilidade para ampliação da linha. Isso como Teresina a Altos e Teresina a Timon e temos outras zonas de Teresina. O estudo encontra-se em andamento e tão logo estará disponibilizado. Isso para 2020, tanto a disponibilidade quanto as licitações das obras e melhorias do metrô, revitalização e melhoria da linha existente. É um contrato com a Caixa e a previsão é que a licitação comece no próximo ano", disse.O diretor da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos do Piauí (CMTP), Paulo Martins, afirma que as linhas existentes hoje são inadequadas para os VLT's que estão circulando.
"Fomos convidados pela Câmara para participar da audiência. Viemos esclarecer sobre a importância do Metrô para Teresina. Tínhamos um metrô que funcionava desde a década de 1990, de fabricação Húngara, que chegou no Brasil em 1974 e já era usado. Ele funcionou 15 anos no Rio Grande do Sul e o governador Alberto Silva trouxe para o Piauí em 1989. Agora temos um VLT novo de 2018. Mas esse VLT é inadequado para as linhas que existem hoje. Desde 2016, fazemos o levantamento de um projeto para modernização da linha. O metrô agrada a população, mas o acesso as estações não são adequados. A própria linha não é adequada. Por isso, o VLT pode andar com uma velocidade maior, mas faz hoje a metade devido a linha. E com a modernização vai rodar na velocidade normal. Temos a novidade de trabalhar aos sábados. Fizemos avaliação técnica e solicitamos autorização do governador", destacou.
Fonte - Revista Ferroviária  06/11/2019

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Sistema Ferry-Boat tem movimento tranquilo nesta terça (05)

Travessia marítima  🚢

Sistema Ferry-Boat opera nesta terça (05) com quatro embarcações Anna Nery, Rio Paraguaçu, Maria Bethânia e Zumbi dos Palmares com movimento tranquilo nos dois terminais.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS administradora do sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica informa que estão em operação nesta terça (05) quatro embarcações, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Maria Bethânia e Zumbi dos Palmares, com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada partida nos dois sentidos. No momento, o movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
O sistema de Hora Marcada, com embarques agendados antecipadamente esta disponível, no site da ITS -internacionaltravessias.- para consultas e compra de passagens,exclusivamente para condutores de veículos.
Para mais informações a ITS disponibiliza através do SAC o tel 
0800 028 2723, ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  05/11/2019

Marcopolo e BYD lançam primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico

Transporte/Tecnologia  🚌

O Viaggio, primeiro ônibus rodoviário elétrico com 12.900 mm de comprimento e capacidade para 44 passageiros, tem uma autonomia de cerca de 400 km, com motores no eixo traseiro que entregam 245 cv de potência.Pela autonomia e pelo bagageiro, que tem menor volume devido ao banco de baterias, o modelo é mais indicado para aplicação de fretamento e intermunicipal de curtas distâncias.

FutureTransport
Divulgação/FutureTransport
A Marcopolo, em parceria com a BYD, vai apresentar uma versão 100% elétrica do Viaggio 1050 durante o Fretamento 2019, evento que será realizado em Atibaia (SP), entre os dias 8 e 10 de novembro.
O Viaggio, primeiro ônibus rodoviário elétrico, tem uma autonomia de cerca de 400 km, com motores no eixo traseiro que entregam 245 cv de potência.
Pela autonomia e pelo bagageiro, que tem menor volume devido ao banco de baterias, o modelo é mais indicado para aplicação de fretamento e intermunicipal de curtas distâncias.
Com 12.900 mm de comprimento e capacidade para 44 passageiros, o ônibus rodoviário elétrico vem equipado com sistema de ar-condicionado, dispositivo de poltrona móvel para total acessibilidade, sistemas de som e entretenimento, e tomadas USB em todas as poltronas.
Segundo Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, “o objetivo em participar deste evento, que fortalece a atuação dos operadores de transporte, é apresentar as soluções focadas nos segmentos de Turismo e Fretamento, sempre apresentando inovações que representam mais eficiência e benefícios para os nossos clientes”.
Até agora, a BYD havia se concentrado nos ônibus urbanos e este lançamento é a concretização dos planos da empresa de fechar o rol de aplicações para urbanos, fretamento e rodoviários que a BYD se propôs para o mercado brasileiro.
Já circulam ônibus urbanos elétricos da BYD em Campinas, no interior paulista, onde a empresa tem sua planta industrial, São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ) e Brasília (DF), além de Santos (SP) e Curitiba (PR), onde a montadora chinesa possui micro-ônibus elétricos montados em parceria com a Volare.

Serviço:
Fretamento 2019 | de 8 a 10 de novembro | Tauá Resort & Convention, Atibaia (SP).
Realização: Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR) e Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP)
Fonte - FutureTransport  04/11/2019

Energia Solar: Proposta da Aneel pode afetar geração de 12 mil empregos na Bahia

Energia sustentável  💡

Nos últimos 12 meses no Estado, a potência instalada em GD alcançou um crescimento de aproximadamente 148% e as novas regras seriam uma regressão para o segmento, que está em plena ascensão. No Panorama de Energias Renováveis deste mês, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) alerta que o estado pode deixar de criar 12 mil postos de trabalho caso a agência federal concretize a nova taxação.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Desde que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), abriu consulta sobre novas regras para geração distribuída (GD), de solar fotovoltaica, com a proposta de reduzir os subsídios para os consumidores que geram sua própria energia, uma grande discussão se instalou no país e, na Bahia, não foi diferente. Nos últimos 12 meses no Estado, a potência instalada em GD alcançou um crescimento de aproximadamente 148% e as novas regras seriam uma regressão para o segmento, que está em plena ascensão. No Panorama de Energias Renováveis deste mês, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) alerta que o estado pode deixar de criar 12 mil postos de trabalho caso a agência federal concretize a nova taxação.
Em um período de seis anos, desde a criação da Resolução Normativa 482 da Aneel, em 2012, a Bahia instalou 12,26 megawatt (MW) de potência, mas nos últimos 12 meses, o Estado acrescentou 18,15 MW a sua potência instalada, somando 30,41 MW de potência. A Bahia tem ainda a possibilidade de crescimento de 92%, com 177 MW de potência instalável neste setor energético. Até o final de outubro de 2019, foram instalados 2,9 mil sistemas, atendendo a 3,9 mil unidades consumidoras.
De acordo com o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Governo da Bahia vem trabalhando de forma intensa para a criação de uma política de desenvolvimento do setor de micro e minigeração, e que vem dando resultados positivos. "Temos fomentado esse novo mercado para atração de mais negócios e a alteração das regras pode impedir o segmento que é bastante promissor. Estamos apoiando o mercado e vamos buscar um diálogo com a Aneel para resolver essa questão", afirma.
"Sabemos que a Bahia aumentará exponencialmente a participação neste mercado nos próximos anos, então a estimativa de empregos será ainda maior, eles estarão espalhados em 243 municípios e serão extremamente qualificados - como engenheiros, instaladores, operadores e toda a cadeia produtiva indireta associada ao setor. É necessário um ambiente com oportunidades e segurança jurídica para que as empresas continuem crescendo e se consolidem no país e na Bahia. Para isto, a proposta da Aneel precisa ser revista com urgência", pontua Laís Maciel Lafuente, diretora de Interiorização do Desenvolvimento da SDE.

Entenda o caso
Ao longo de 2018 e início de 2019, um amplo processo de discussão com a sociedade foi colocado em pauta a fim de compreender os benefícios e impactos que a GD causa sobre o setor elétrico. Em maio de 2018 a Aneel abriu uma consulta pública, que foi embasada pela Nota Técnica 62/2018 (NT 62), e nela apresentou alguns pontos que deverão ser abordados na revisão. O principal diz respeito à manutenção ou não da forma como hoje se dá a compensação de créditos.
No modelo vigente, atualmente, 100% da energia produzida é abatida da energia consumida pelos imóveis, seja da unidade geradora ou receptora. O que ocorre é que a energia produzida por micro e minigeração é lançada na rede de distribuição e a justificativa da taxação é compensar a concessionária. A maior reclamação do setor, no entanto, é a porcentagem abusiva que pode chegar a 66%.
Stéphane Pérée, diretor da Associação Baiana de Energia Solar, conta que após tantos meses de debate e contribuições, o mercado foi surpreendido em outubro pela agência nacional, que segundo ele, desconsiderou totalmente as contribuições do mercado. "Uma proposta pouco transparente e que retira completamente o fotovoltaico da matriz energética brasileira. Estamos correndo para destrinchar o que o órgão quer e informar à população e seus representantes do jogo pouco transparente e pouco democrático que a Aneel está propondo agora", diz.
O diretor explica que o setor está se mobilizando através das associações para mostrar que o fotovoltaico "está longe de promover prejuízos no Brasil" e traz como benefícios o barateamento progressivo do custo energético e estimulam as indústrias a produzirem de forma mais eficiente. "Quanto mais a gente colocar a micro e mini geração no Brasil, menos pressão será feita sobre o mercado para lançar termelétricas. E ainda baratearemos a energia no Brasil", acrescenta.
Com informações da  Seinfra BA  04/11/2019

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

CBTU João Pessoa intensifica campanha contra acidentes na via férrea nesta terça, 05

Transportes sobre trilhos  🚄

Até aproxima quinta feira, 07, equipes multissetoriais da CBTU estarão trabalhando a educação no trânsito nos principais cruzamentos rodoferroviários entre João Pessoa e Cabedelo fazendo o alerta à população.De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, essa intensificação da campanha educativa neste final de ano, visa reduzir ao máximo as ocorrências de colisões e atropelamentos no sistema.

CBTU
divulgação/CBTU
Imprudência, desrespeito a sinalização e falta de atenção. É para combater esse mau comportamento dos condutores de veículos e pedestres que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa inicia nesta terça-feira, 05, a segunda etapa da campanha “RESPEITANDO A SINALIZAÇÃO NÃO HAVERÁ COLISÃO”. Até aproxima quinta feira, 07, equipes multissetoriais da CBTU estarão trabalhando a educação no trânsito nos principais cruzamentos rodoferroviários entre João Pessoa e Cabedelo fazendo o alerta à população.
De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, essa intensificação da campanha educativa neste final de ano, visa reduzir ao máximo as ocorrências de colisões e atropelamentos no sistema. “O trem tem preferência e não sai da linha para atingir ninguém, por isso é importante que os condutores de veículos e pedestres se conscientizem que a segurança ferroviária depende, principalmente, deles”, afirma.
Nesta segunda fase, a CBTU pretende atingir diretamente os motoristas e pedestres da região e para isso estará distribuindo o material da campanha, composto por panfletos e kits educativos nas passagens de nível (PN) de maior fluxo de veículos. A ação, na etapa inicial, será concentrada no trecho entre João Pessoa e Cabedelo. Na primeira etapa, as ações foram concentradas nas Passagens de Nível (PNs) entre João Pessoa e Santa Rita. Durante todo o ano a campanha educativa é realizada com várias ações.
A CBTU João Pessoa mantém equipes especializadas que monitoram a via férrea e fazem a reposição de placa Cruz de Santo André e demais de sinalização nos 30km de linha, nos quatro municípios que atende. “Nós temos a sinalização adequada em todos os cruzamentos rodoferroviários. Nas passagens de maior fluxo, a CBTU reforça com sinalização sonora e humana com a única finalidade de evitar acidentes, mas mesmo assim, eles ainda acontecem. Por isso, essas campanhas são fundamentais para a conscientização da população”, acrescenta Barreto.

Nesta semana, a programação das atividades nos cruzamentos é a seguinte:
Dia 05/11 – Terça-feira – às 9h – PN Porto do Capim. Às 14h – PN Mandacaru.
Dia 06/11 – quarta-feira – às 9h – PN principal do Renascer. Às 15h30 estrada de Jacaré.
Dia 07/11 – quinta-feira – às 9h – PN IFPB. Às 15h30, PN Ferryboat.
Fonte - CBTU  04/11/2019

Austrália buscar substituir sua frota de ônibus por similares elétricos

Mobilidade/Sustentabilidade 🚌

A mudança de ônibus movidos a diesel para elétricos teria um impacto nos gastos com energia do governo. Estima-se que provocaria um aumento entre 5 a 10%. Apesar disso, o ministro garante que valerá a pena.“Mudar para uma frota de ônibus totalmente elétrica trará enormes benefícios para a comunidade em termos de redução da poluição do ar e de ruído

Revista Amazônia
foto/divulgação
Andrew Constance, ministro dos Transportes do governo de New South Wales, região administrativa onde fica situada Sidney, na Austrália, anunciou a intenção de trocar a frota de 8 mil ônibus da cidade por veículos elétricos.
A mudança de ônibus movidos a diesel para elétricos teria um impacto nos gastos com energia do governo. Estima-se que provocaria um aumento entre 5 a 10%. Apesar disso, o ministro garante que valerá a pena.
“Mudar para uma frota de ônibus totalmente elétrica trará enormes benefícios para a comunidade em termos de redução da poluição do ar e de ruído“, afirmou Constance. “Como parte desse processo, desafiaremos o setor a iniciar uma transformação ambiciosa de nossa frota de ônibus de diesel com emissão de particulados para ônibus com emissão zero”.
O anúncio da substituição acontece no momento em que os veículos já seriam trocados, pois já velhos. Atualmente Sidney possui um total de 13 contratos diferentes, que atendem à área metropolitana da cidade, envolvendo uma mistura de operadores públicos e privados. A maioria desses contratos seria renegociado até 2022.
A transição faz parte ainda de um plano maior do governo, que tem como objetivo zerar as emissões brutas de dióxido de carbono (CO2), gás apontado como sendo o principal responsável pelo aquecimento global, até 2050.
Existem quase meio milhão de ônibus elétricos em operação nomundo. Mais de 90% deles estão na China. Logo em seguida, vem o Chile, com a segunda maior frota elétrica global.
Antes da crise, o governo chileno tinha uma meta bastante ambiciosa para os próximos anos no setor de mobilidade urbana. Até 2040, pretendia ter todos seus ônibus com emissão zero de carbono. Com os conflitos sociais que tomaram as ruas do país, nas últimas semanas, não se sabe agora se o investimento será direcionado para outras áreas, mais carentes.
Fonte - Revista Amazônia  03/11/2019

domingo, 3 de novembro de 2019

Pedido de socorro que vem dos mares

Meio ambiente/Ecologia  🌊

As manchas de óleo que chegam às praias mostram que a vítima da vez é uma das principais fontes de renda e de alimento dos brasileiros: o oceano. São inegáveis os prejuízos ambientais, sociais e econômicos inestimáveis para toda a população. Diante do problema sem precedentes, sem exitar, brasileiros deixaram suas atividades cotidianas para depois. Salvar o mar tornou-se a ação prioritária do dia. Essa é a realidade das últimas semanas.

Janaína Bumbeer* - Portogente
foto - ilustração
Um novo desastre ambiental coloca o Brasil mais uma vez em sinal de alerta. As manchas de óleo que chegam às praias mostram que a vítima da vez é uma das principais fontes de renda e de alimento dos brasileiros: o oceano. São inegáveis os prejuízos ambientais, sociais e econômicos inestimáveis para toda a população. Diante do problema sem precedentes, sem exitar, brasileiros deixaram suas atividades cotidianas para depois. Salvar o mar tornou-se a ação prioritária do dia. Essa é a realidade das últimas semanas.
Pescadores madrugam para soar o sinal de alerta de que o óleo se aproxima. Marisqueiros resgatam animais. Surfistas aposentaram temporariamente as pranchas para procurar ondas com manchas pretas. Professores e estudantes trouxeram a sala de aula para a areia e passaram a aprender na prática a importância dos recursos naturais e o protagonismo do ser humano na preservação ou destruição do meio ambiente. Turismólogos deixaram de apenas apresentar belas paisagens e também arregaçaram as mangas para salvá-las.
O trabalho de cada voluntário e cada profissional deve ser reconhecido e valorizado. São pessoas que estão fazendo a diferença para a minha vida e para a sua. Estão socorrendo o habitat das algas marinhas, responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo. O oceano é o principal regulador do clima, viabilizando a vida no planeta. Além disso, é do oceano que vêm aproximadamente 19% do Produto Interno Bruto do País, a partir de atividades como pesca, lazer, turismo e transporte.
O cenário atual soma milhares de toneladas de óleo já recolhidas, representando uma parcela pequena da quantidade de manchas ainda presentes em centenas de praias no Nordeste brasileiro – tanto na água, quanto na areia. O número de animais afetados e mortos aumenta e o total vai deixar de contabilizar todos aqueles que não foram trazidos pelo mar até a costa. Além disso, o rastro que manchou o litoral nordestino também atingiu mangues e corais, demandando um processo de limpeza mais complexo e pouco acessível. Pesquisadores estimam que, apesar de visualmente “limpo”, o ambiente marinho carregará substâncias químicas por décadas, com prejuízos para os ecossistemas e para a cadeia alimentar, afetando inclusive peixes e frutos do mar que servimos à mesa.
Ou seja, somos todos impactados! Mesmo vivendo a quilômetros das praias do Nordeste, dependemos do mesmo oceano e compartilhamos a mesma nação. Portanto, também devemos agir e cuidar dos nossos recursos. Precisamos nos informar a partir de fontes confiáveis, apoiar as ações dos profissionais e voluntários e exercer o papel de cidadãos, cobrando ações rápidas e efetivas.
Há dois meses, o evento Conexão Oceano, realizado no Rio de Janeiro, trouxe à tona o debate sobre o passado, o presente e o futuro da biodiversidade marinha, dos serviços ecossistêmicos e dos mares. O oceano conecta continentes e está presente – direta e indiretamente – na vida de toda a população global. O tema é tão relevante que levou as Nações Unidas a declararem o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Reverter o quadro que lamentavelmente vemos hoje no Brasil e considerar os impactos desse cenário são pautas urgentes. É hora de deixar as atividades rotineiras de lado, ouvir o pedido de socorro e fazer a nossa parte para salvar recursos tão preciosos que não conseguimos viver sem.

* Janaína Bumbeer é bióloga, doutora em Ecologia e Conservação com foco em ambientes marinhos e analista de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Fonte - Portogente  01/11/2019