PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 7 de setembro de 2019

Tarifa dos trens de Maceió,João Pessoa e Natal serão reajustadas para R$ 1,25 na próxima segunda, dia 09

Transportes sobre trilhos  🚄

Trens urbanos de Maceió,João Pessoa,e Natal terão tarifas reajustadas a partir dessa segunda feira (09)

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
As tarifas dos trens urbanos da CBTU em Maceió,João Pessoa e Natal serão reajustadas a partir de segunda feira (09) para R$1,25
A adequação financeira foi determinada em audiência de conciliação realizada, no dia 24 de abril, entre a Instituto de Defesa Coletiva de Belo Horizonte, Ministério Público, União Federal e CBTU, na 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais. As datas foram definidas conforme tabela abaixo.


Com informações da CBTU 06/09/2019

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Estação Padre Cícero do Metrô de Fortaleza entra na reta final de construção

Transportes sobre trilhos  🚇

A obra é realizada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Ceará.Com 75% de execução, a obra tem previsão para ser concluída até o final do ano. Até lá, além da coberta metálica, será feito o acesso pelo lado do Campo do Ceará, instalado o equipamento de elevador, além da montagem das passarelas e pequenos acabamentos

Da Redação
Divulgação/Seinfra CE
As obras de construção da Estação Padre Cícero, no bairro Damas, estão em fase final e, para que sejam concluídas, será necessário realizar interdições parciais na Av. José Bastos, no quarteirão entre as ruas Padre Cícero e Porfírio Sampaio, na altura do Campo do Ceará, sentido sertão-praia. A interdição parcial será nos próximos dois finais de semana (7/9, 8/9, 14/9 e 15/9) para viabilizar a instalação da cobertura metálica da estação. A obra é realizada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Ceará.
Com 75% de execução, a obra tem previsão para ser concluída até o final do ano. Até lá, além da coberta metálica, será feito o acesso pelo lado do Campo do Ceará, instalado o equipamento de elevador, além da montagem das passarelas e pequenos acabamentos. Esta será a 20ª e última estação na Linha Sul do Metrô de Fortaleza, e criará novos acessos para o Centro e outros bairros da capital, bem como para a Região Metropolitana.
Com informações da Seinfra CE  06/09/2019

Aeroporto Glauber Rocha em Vitória da Conquista,aumenta em 76% a movimentação total de passageiros

Turismo   

O número é referente à quantidade de usuários que embarcaram e desembarcaram no equipamento aeroviário do sudoeste baiano durante o primeiro mês de operação, entre 25 de julho e 25 de agosto de 2019, em relação ao ano passado.No período analisado em 2018, o número total de usuários que passaram pelo Pedro Otacílio foi de 18.422. 

Da Redação
Divulgação/Seinfra BA
Cerca de um mês após a inauguração, o aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, já apresenta um aumento de aproximadamente 76% na movimentação total de passageiros em comparação ao Pedro Otacílio. O número é referente à quantidade de usuários que embarcaram e desembarcaram no equipamento aeroviário do sudoeste baiano durante o primeiro mês de operação, entre 25 de julho e 25 de agosto de 2019, em relação ao ano passado.
No período analisado em 2018, o número total de usuários que passaram pelo Pedro Otacílio foi de 18.422. O inicio da operação do novo aeroporto de Vitória da Conquista com aeronaves de grande porte permitiu o aumento na quantidade de pessoas que utilizam o local para chegar a seu destino. Neste ano, foram 32.551 pessoas que usaram o equipamento aeroviário.
Outro número que apresentou crescimento com o início das atividades do Glauber Rocha foi o de pousos e decolagens. Entre 25 de julho e 25 de agosto do ano passado foi registrado um total de 421 voos no Pedro Otacílio. Em 2019, no novo aeroporto, a quantidade aumentou para 450 no mesmo período. Atualmente, o local recebe aviões vindos de Salvador, Guarulhos, Confins e Viracopos.
O crescimento do setor aeroviário já percebido em Vitória da Conquista também deve ser ampliado para outras regiões. Em Guanambi, por exemplo, foi concluída a recuperação do aeroporto com objetivo de iniciar a operação com voos regulares. "Em breve, devem ser publicados os avisos de licitação para a construção dos equipamentos aeroviários de Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim. Em Barreiras, a ampliação do aeroporto tem a previsão de ser iniciada até o final deste ano", destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura da Bahia.
Com informações da Seinfra BA  06/09/2019

Competição reúne 700 ciclistas na Chapada Diamantina

Ciclismo  🚲

A prova terá largada às 8h de domingo (8), na Praça dos Garimpeiros, com premiação às 14h no mesmo local.A disputa, que vale pontos para o ranking estadual e tem pontuação máxima para o ranking nacional de XCM (categoria que mescla locais de terra, trilhas e asfalto), será uma competição mista. 

Da Redação 
foto - ilustração/Twiter
A partir desta sexta-feira (6), o município de Mucugê será o destino do mountain bike nacional. A 7ª edição do Desafio Mucugê de MTB vai reunir 700 ciclistas na região da Chapada Diamantina. A prova terá largada às 8h de domingo (8), na Praça dos Garimpeiros, com premiação às 14h no mesmo local.
A disputa, que vale pontos para o ranking estadual e tem pontuação máxima para o ranking nacional de XCM (categoria que mescla locais de terra, trilhas e asfalto), será uma competição mista. Participam homens e mulheres, com idades entre 14 e 70 anos da Bahia e outros cinco estados brasileiros. As categorias são oficiais e não oficias, fazendo um trajeto de 74 quilômetros e 36 quilômetros, respectivamente, pelas belas paisagens do município.
O calendário do evento terá início com um congresso técnico às 19h desta sexta-feira (6). No sábado (7) ocorrerá a entrega de kits para os atletas. Promovida pela Federação Bahiana de Ciclismo, juntamente com a Prefeitura Municipal e a Paraguaçu Eventos, a competição tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre),
Com informações da Secom BA  06/09/2019

Brasil tende a aprofundar a estagnação

Ponto de Vista  🔍

Após espraiar políticas monetárias heterodoxas para evitar a quebradeira de grandes bancos e corporações transnacionais que se encontravam ancorados na ideologia neoliberal da desregulação financeira, os bancos centrais dos principais países anunciam seus limites. Ao mesmo tempo, os fundamentos da ortodoxia que pregava ampliação da inflação diante da ampliação monetária encontram-se completamente disfuncionais.

Marcio Pochmann* - Portogente
Marcio Pochmann
Quase onze anos após o começo da crise que abalou a globalização neoliberal, anuncia-se novamente o retorno possível da recessão mundial. Não apenas os indicadores financeiros nos Estados Unidos, como a inversão da trajetória das taxas de juros de curto prazo acima das de longo prazo, mas a desaceleração no ritmo da produção em vários países, inclusive na China, e o desempenho negativo na Alemanha apontam para reversão da economia mundial.
Após espraiar políticas monetárias heterodoxas para evitar a quebradeira de grandes bancos e corporações transnacionais que se encontravam ancorados na ideologia neoliberal da desregulação financeira, os bancos centrais dos principais países anunciam seus limites. Ao mesmo tempo, os fundamentos da ortodoxia que pregava ampliação da inflação diante da ampliação monetária encontram-se completamente disfuncionais.
O acirramento do cenário da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China também colabora para o crescimento da instabilidade econômica, potencializada por disputas no âmbito do progresso tecnológico. Esse cenário de incertezas guarda certa aproximação com os anos que sucederam a Depressão de 1929, quando emergiu nova ordem para reconfigurar a dinâmica mundial, após a decadência inglesa.
Naquela oportunidade, o manifesto dos periféricos conforme ficou conhecido o documento “El desarrollo económico de la América Latina y algunos de sus principales problemas”, preparado por Raul Prebisch em 1949, enunciou o movimento de ruptura necessário em relação à antiga Divisão Internacional do Trabalho.
dsTratava-se de superar os obstáculos que faziam dos países latino-americanos subalternos da troca desigual e combinada entre a exportação de produtos primários de baixo valor agregado e a importação de bens manufaturados de alto valor agregado.
A nova orientação na época permitiu a países como o Brasil adotar soberanamente o projeto da industrialização a registrar notável transformação, cujo resultado foi a superação da antiga condição de país agrário. A passagem para a moderna sociedade urbana e industrial se mostrou surpreendente, embora profundamente desigual no território e no conjunto da população.
Tudo isso realizado em apenas meio século encontra-se atualmente em retrocesso. Desde a década de 1980 que o Brasil registra trajetória de expansão média anual do PIB per capita de apenas 0,7%, o que permite reconhecer, salvo períodos distintos, com nos anos 2000, o a consolidação de uma espécie de epidemia da semi-estagnação secular.
Nesses quase 40 anos, os países em desenvolvimento apresentaram ritmo de expansão PIB per capita média anual de 3% (4,3 vezes mais que o Brasil). Mesmo os países de alta renda média registraram crescimento médio anual de 1,7% após 1980 (2,4 vezes acima do Brasil).
Em função disso, não pode causar surpresa o decréscimo relativo da participação da economia brasileira no mundo. No ano de 2018, por exemplo, a participação do Brasil no PIB mundial foi de 2,5%, enquanto que em 1980 era de 4,4% do PIB mundial.
Embora o país tenha conseguido se manter no grupo das dez economias mais ricas do mundo, representa, cada vez mais, menos do PIB mundial. No ano de 1930, a participação do Brasil no PIB mundial encontrava-se abaixo de 1%.
Sem qualquer horizonte construído para a retomada do desenvolvimento, a economia nacional deverá persistir em sua trajetória de semi-estagnação, senão recessiva diante de sua aproximação possível no cenário mundial. Nesse sentido, a política tende a assumir a sua condição de emergência na gestão da decadência brasileira.
*Pochmann - É professor e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Fonte - Portogente  05/09/2019

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Passe Livre Intermunicipal beneficia 43 mil pessoas com necessidades especiais

Acessibilidade  🚌  🚇

Vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a Sudef é responsável pela concessão do benefício no estado. Para solicitar o passe livre, além da comprovação de necessidades especiais, é necessário que o beneficiário tenha renda de até um salário mínimo por membro da família. O benefício cumpre a lei nº 12.575/2012, que assegura a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário em todo o território baiano. 

Da Redação
Fernando Vivas/Gov.BA
Os beneficiários do Passe Livre Intermunicipal se reuniram em evento promovido pela Superintendência do Direito da Pessoa com Deficiência (Sudef) na tarde desta quinta-feira (5), no Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba), em Salvador, para esclarecer dúvidas e discutir possíveis melhorias no benefício. Na Bahia, 43 mil pessoas utilizam o passe livre intermunicipal. Deste total, 16 mil beneficiários vivem na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo o superintendente da Sudef, Alexandre Baroni, o encontro é uma forma de ouvir as necessidades dos usuários. Além disso, a ação integra o Setembro Verde, campanha que marca a luta das pessoas com deficiência. “A ideia é dialogar com esse usuário e seus familiares para entender as demandas dessa população. Nesses momentos, para aqueles que não conhecem, também divulgamos como garantir o direito ao passe livre intermunicipal, já que o benefício é uma ferramenta de inclusão das pessoas na sociedade”, explicou.
Vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a Sudef é responsável pela concessão do benefício no estado. Para solicitar o passe livre, além da comprovação de necessidades especiais, é necessário que o beneficiário tenha renda de até um salário mínimo por membro da família. O benefício cumpre a lei nº 12.575/2012, que assegura a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário em todo o território baiano.
O encontro desta quinta-feira (5) reuniu beneficiários atendidos por instituições e centros de apoio a pessoas com deficiência em Salvador.
Mais informações sobre o Passe Livre Intermunicipal estão disponíveis no site da SJDHDS.
Com informações da Secom BA  05/09/2018

Novas regras do Contran simplificam placa do Mercosul

Notícias  🚗

Já disponível em sete estados e presente em mais de 2 milhões de veículos no Brasil, o novo formato perdeu elementos de segurança e ficou mais simples que o primeiro modelo, que teve sua estreia no dia 11 de setembro de 2018, no Rio de Janeiro.Versão mais recente passou a valer no dia 26 de agosto.

Por Carlos Teixeira - CNT
Divulgação/CNT
A nova placa do Mercosul chegou a sua quarta versão. A mais recente passou a valer no dia 26 de agosto, quando entraram em vigor as novas regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para o padrão de identificação veicular. Já disponível em sete estados e presente em mais de 2 milhões de veículos no Brasil, o novo formato perdeu elementos de segurança e ficou mais simples que o primeiro modelo, que teve sua estreia no dia 11 de setembro de 2018, no Rio de Janeiro.
A última versão deixou de trazer duas características visuais empregadas para precaver clonagens e falsificações: as palavras “Brasil" e “Mercosul” com efeito difrativo, aplicadas sobre os caracteres e na borda externa; e as chamadas ondas sinusoidais, grafadas no fundo branco do equipamento. 
Em seu lugar, agora, as inscrições passam a vir na mesma cor dos caracteres. Conforme a resolução n.º 780/2019, do Contran, publicada em 26 de junho, as empresas estampadoras, responsáveis pela aplicação dos elementos gráficos, podem usar seus estoques de películas com as mencionadas ondas e efeito difrativo até acabarem os atuais. Desde que começou a rodar no Rio de Janeiro, a placa Mercosul passou por outras duas alterações visuais. A primeira retirou o lacre, utilizado até hoje na placa cinza, e substituído pelo QR Code - que permite rastrear todo o processo de produção da placa. A segunda eliminou a bandeira do estado e do brasão do município de registro do veículo. 
O Contran adiou o prazo para a implantação obrigatória do padrão Mercosul em todo o Brasil de 30 de junho de 2019 para 31 de janeiro de 2020.
Fonte - Agência CNT  05/09/2019

Contatos de mais de 400 milhões de contas do Facebook são expostos

Internacional  💻

Esta é a mais recente violação da proteção de dados do grupo norte-americano, revelou o site TechCrunch.Um servidor vulnerável armazenou 419 milhões de registos de utilizadores da maior rede social do mundo em vários bancos de dados, incluindo 133 milhões de contas nos Estados Unidos, mais de 50 milhões no Vietnam e 18 milhões na Grã-Bretanha, segundo o site norte-americano.

Por RTP*
Marcello Casal Jr./Ag.Brasil
Os números de telefone ligados a mais de 400 milhões de contas do Facebook que tinha sido armazenados de forma irregular foram expostos online. Esta é a mais recente violação da proteção de dados do grupo norte-americano, revelou o site TechCrunch.
Um servidor vulnerável armazenou 419 milhões de registos de utilizadores da maior rede social do mundo em vários bancos de dados, incluindo 133 milhões de contas nos Estados Unidos, mais de 50 milhões no Vietnam e 18 milhões na Grã-Bretanha, segundo o site norte-americano.
As bases de dados listaram as identidades dos utilizadores do Facebook - uma combinação única de números para cada conta -, bem como os números de telefone associados aos perfis, o sexo dos utilizadores de determinadas contas e a localização geográfica.
O servidor não estava protegido por qualquer senha, o que significava que qualquer pessoa poderia ter acesso aos bancos de dados. Segundo o site TechCrunch, a informação ficou online até o fim do dia de ontem (4).
O Facebook confirmou parcialmente as informações do TechCrunch, mas minimizou o incidente.
O grupo afirmou que muitos dos contatos eram cópias e que os dados eram antigos. "Este conjunto de dados foi removido e não vimos sinais de que as contas do Facebook tenham sido comprometidas", disse um porta-voz à agência France Presse.
Após o escândalo da Cambridge Analytica, em março de 2018, que revelou a utilização política de dados de milhões de utilizadores do Facebook sem o seu conhecimento, o grupo removeu a possibilidade de fazer buscas na plataforma por números de telefone.
No fim de agosto, o Facebook lançou testes para um novo recurso que permite aos utilizadores controlar os seus dados recuperados pela empresa americana fora da rede social.
Esse anúncio surgiu menos de uma semana depois de novas revelações sobre as práticas irregulares do Facebook, que reconheceu ter transcrito a audição de sons de alguns utilizadores, informação que negou durante muito tempo.
No fim de julho, o Facebook foi multado em 5 bilhões pela autoridade reguladora dos EUA para as comunicações, por não proteger os dados pessoais dos seus utilizadores.
*Emissora pública de televisão de Portugal
Fonte - Agência Brasil  05/09/2019

Embraer entrega primeiro avião multimissão KC-390 à Força Aérea Brasileira

Defesa/Tecnologia 

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. O programa representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB. Em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. A Embraer tem realizado treinamentos teóricos e práticos junto às equipes da FAB para o início das operações da aeronave.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) entregou, nesta quarta-feira (4/09), à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro avião de transporte multimissão KC-390 em cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).
Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. O programa representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte da FAB. Em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Os aviões são produzidos na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo.
O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2018, quando atingiu a Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC), assegurando, assim, as condições necessárias para o início da operação da aeronave. “A incorporação do KC-390 na Força Aérea Brasileira é um marco na aviação militar. Sua modernidade trará uma implementação e aperfeiçoamento na doutrina de emprego desse vetor multimissão, contribuindo sobremaneira para o cumprimento da missão de controlar, defender e integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
“A entrada em serviço do KC-390 na FAB representa um marco importante para o programa e certamente aumentará o crescente interesse internacional por essa aeronave, consolidando o caminho para novas vendas”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Temos certeza de que o KC-390, além de cumprir com excelência as missões requeridas pela nossa Força Aérea, terá um impacto econômico positivo na criação de empregos e novos investimentos no Brasil, assim como nas exportações de alto valor agregado.”
Com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves KC-390 no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a unidade de Serviços & Suporte da Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos. Pelo acordo, a TechCare, portfólio de soluções da Embraer, ficará responsável pelo suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços.
O KC-390, que também foi adquirido recentemente pelo Governo de Portugal, é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais e capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo.
Equipado com dois motores turbofan International Aero Engines V2500, aviônicos de última geração, uma rampa traseira e um avançado sistema de movimentação de carga, o KC-390 pode transportar até 26 toneladas a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. A aeronave pode transportar tropas, paletes, veículos blindados e helicópteros.
O desempenho do KC-390 se beneficia de um moderno sistema de controle fly-by-wire com tecnologia integrada que diminui a carga de trabalho da tripulação e aumenta a segurança de sua operação. Além disso, o KC-390 pode reabastecer outras aeronaves em voo, com a instalação de tanques internos de combustível removíveis. A aeronave também pode ser reabastecida em voo, proporcionando maior flexibilidade para missões mais longas. Um sistema avançado de autodefesa aumenta a capacidade de sobrevivência da aeronave em ambientes hostis.
Fonte - Portogente  05/09/2019

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

São Luís (MA) recebe novos ônibus na semana em que comemora 407 anos

Mobilidade  🚌

Na semana do aniversário de 407 anos, São Luís recebe novos ônibus e contabiliza avanços no setor de transporte urbano.O Prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou a inclusão dos novos veículos ao sistema de transporte da capital que agora tem 83% de sua frota operante renovada

Da Redação
foto - Mauricio Alexandre/Ag.de Notícias São Luis
O sistema municipal de trânsito e transporte urbano de São Luís avançou ainda mais nesta quarta-feira (4), com a inclusão de 17 novos ônibus com acessibilidade e ar-condicionado ao sistema. O prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou a apresentação dos novos veículos, em ato na Praça Maria Aragão. Com esta ação, São Luís conta agora com 680 ônibus renovados desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, número que representa cerca 83% da frota operante na capital. Desse total, 317 veículos são climatizados e com acessibilidade para pessoas com deficiência. Com a renovação da frota, São Luís é, atualmente, a capital do Nordeste que tem a frota de ônibus com a menor média de idade. A entrega ocorre na semana em que São Luís comemora 407 anos, celebrados no próximo domingo (8), com uma vasta programação festiva organizada pela Prefeitura de São Luís.
No ato de apresentação dos novos ônibus, o prefeito Edivaldo destacou os avanços no setor do transporte como um dos mais importantes legados da sua gestão, fortalecido pela realização da histórica licitação, a partir da qual todo o sistema passou por uma completa reestruturação que proporcionou melhorias estruturais e a modernização do serviço.
Os resultados já podem ser sentidos pela população, que hoje utiliza um sistema moderno, trafegando em ônibus novos, climatizados e com acessibilidade", afirmou o prefeito Edivaldo.
Com as melhorias implementadas no sistema de transporte, a Prefeitura conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Antes da implantação do projeto de modernização do transporte urbano, o sistema chegou a ter veículos com mais de 10 anos circulando pela cidade.
Os novos ônibus vão atender às linhas da região da Cidade Operária, que servem a bairros como Cidade Olímpica, São Bernardo, São Raimundo, entre outros.
"A disponibilização desse novo lote de ônibus representa mais ganhos para a população que utiliza o sistema de transporte público da capital. Os veículos vão atender a uma região muito populosa e onde é grande a demanda pelo serviço.
A renovação da frota de ônibus da capital é parte do programa de reestruturação do sistema de transporte urbano de São Luís, que contempla ainda outras medidas como a adoção do sistema de fiscalização por biometria facial, evitando assim as fraudes que prejudicavam o sistema; a bilhetagem eletrônica com recarga embarcada; o bilhete único; o cartão criança e instalação de GPS em 100% da frota.

foto - Mauricio Alexandre/Ag.de Notícias São Luis
Renovação
Com a renovação da frota, São Luís é, atualmente, a capital do Nordeste que tem a frota de ônibus com a menor média de idade, em circulação na cidade, com aproximadamente 4,5 anos, o que é considerado mais uma importante marca da gestão do prefeito Edivaldo, principalmente a partir da licitação, em 2016, quando todos os ônibus inseridos ao sistema passaram a vir com equipamentos de ar-condicionado, adaptados com elevadores para uso das pessoas com deficiência e três portas que facilitam o embarque e desembarque de passageiros.
Com a reestruturação do sistema de transporte urbano da capital, as melhorias são enaltecidas por usuários e pelos trabalhadores do sistema que já sentem a mudança de realidade.
Com informações da Agência de Notícias São Luis  04/09/2019

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Viver sem carro

Mobilidade/Sustentabilidade  🚲  🏃

Para o presidente da Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Jurandir Fernandes, que participou, recentemente, do Congresso Mundial de Transporte Público 2019, em Estocolmo (Suécia), "de 10 anos para cá, os cidadãos retomaram a mobilidade antiga, com uso de bicicletas, o andar a pé, isso tudo é revolução de comportamento. Estamos vivendo um momento muito bom para a mobilidade urbana, ela está no centro dos debates políticos, então temos que aproveitar e colocar à mesa a pauta da mobilidade como serviço”.

Portogente
divulgação/Portogente
Evento mundial de transporte, realizado em junho último, considera importantes mudanças na mobilidade das cidades, retirando a "supremacia" dos carros em detrimento de outros meios, como bicicleta, andar a pé e transporte público ou compartilhado.
Para o presidente da Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Jurandir Fernandes, que participou, recentemente, do Congresso Mundial de Transporte Público 2019, em Estocolmo (Suécia), "de 10 anos para cá, os cidadãos retomaram a mobilidade antiga, com uso de bicicletas, o andar a pé, isso tudo é revolução de comportamento. Estamos vivendo um momento muito bom para a mobilidade urbana, ela está no centro dos debates políticos, então temos que aproveitar e colocar à mesa a pauta da mobilidade como serviço”.
Segundo ele, a novidade que está cada vez mais clara nos últimos anos é, na realidade, uma grande mudança de comportamento. O carro deixou de ser um objeto de desejo. As pessoas estão deixando de lado a vontade de possuir para poder compartilhar. "Assim, a mobilidade deixa de ser algo ligado à posse para tornar-se um serviço. É a chamada Mobility as a Service (MaaS), que significa, literalmente, mobilidade como um serviço."
Para ele, essa deve ser a grande bandeira das cidades. "Sabemos que uma cidade do futuro, saudável, eficiente e com qualidade de vida é aquela em que podemos viver sem carro." Ele prossegue: "Você não precisa ter um automóvel, e nem mesmo uma bicicleta. A economia do compartilhamento e a digitalização são as duas grandes ferramentas da mobilidade urbana atual."
Fonte - Portogente  03/09/2019

Bahia pode crescer 92% em potência instalada de energia solar no mercado de geração distribuída

Sustentabilidade  💡

A fonte solar fotovoltaica foi o grande responsável pelo crescimento exponencial da geração distribuída (GD) no país, por ser um sistema de fácil instalação, vida útil longa e maior viabilidade financeira.A Bahia conta, atualmente, com 14,75 MW em potência instalada, o que corresponde a 1.305 unidades geradoras (imóveis que têm placas instaladas) e 1.576 unidades que recebem créditos. Cerca de 32% das unidades geradoras estão localizadas em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Produzir a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis e fornecer o excedente para a rede de distribuição são realidades possíveis nos dias de hoje. A fonte solar fotovoltaica foi o grande responsável pelo crescimento exponencial da geração distribuída (GD) no país, por ser um sistema de fácil instalação, vida útil longa e maior viabilidade financeira. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahia tem 177 megawatt (MW) de potência instalável neste setor energético e a possibilidade de crescimento do estado é de 92%.
A Bahia conta, atualmente, com 14,75 MW em potência instalada, o que corresponde a 1.305 unidades geradoras (imóveis que têm placas instaladas) e 1.576 unidades que recebem créditos. Cerca de 32% das unidades geradoras estão localizadas em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. Entretanto, 27% da potência instalada está em Alagoinhas e Salvador. As informações constam no Informe Executivo de Energias Renováveis, do mês de agosto, divulgado nesta semana pela SDE.
O investimento em geração distribuída é de baixo impacto ambiental, auxilia na redução do carregamento das redes e diversifica a matriz energética. “Nós temos o melhor potencial solar do país e já somos líderes na geração centralizada de energia solar fotovoltaica. A intenção é trabalhar uma nova frente e criar uma política de desenvolvimento do setor de micro e minigeração, que alcance especialmente os principais polos do interior”, afirma João Leão, vice-governador e secretário da pasta.
Para viabilizar o crescimento baiano no setor de GD, a SDE montou um grupo de governança, com representantes do setor privado e o Sebrae, para alavancar a exploração da micro e minigeração de energia solar. A intenção é atrair uma indústria de componentes para o estado.
“Acredito que o grupo de governança terá um papel fundamental no fomento desse novo mercado e da tecnologia para atração de novos negócios. Temos municípios que não têm nenhuma instalação fotovoltaica na Bahia e muitas pessoas que sequer conseguem entender como funciona a geração distribuída. Em uma segunda fase, pretendemos promover o estímulo de uma cadeia de produtos para que tenhamos a fabricação no estado. O mercado de GD tem um futuro brilhante”, afirma Daniel Kunz, da Associação Baiana de Energia Solar e diretor regional da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).
Segundo Laís Maciel Lafuente, diretora de Interiorização do Desenvolvimento da SDE, a intenção da política é atingir todo o território baiano: “Percebemos que é preciso fazer chegar ao interior uma maior divulgação sobre o mercado solar fotovoltaico. Com ela, a tendência é a demanda crescer. A ideia é estabelecer parcerias com instituições de ensino espalhados pelo estado para formar profissionais nesse mercado e termos mão de obra adequada. Nosso objetivo é gerar demanda suficiente de projetos para atrairmos fábricas de componentes para equipamento solar”.
Segundo as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 1º de março de 2016, é permitido o uso de qualquer fonte renovável para geração da própria energia. A agência passou a classificar como microgeração distribuída, a central geradora com potência instalada entre 0 e 75 kW e minigeração distribuída, aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW, devendo em ambos os casos estarem conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.
A SDE explica que, quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a conta de luz dos meses seguintes. De acordo com as regras, o prazo de validade dos créditos passou a ser de 60 meses, sendo que também podem ser usados para abater o consumo de unidades do mesmo titular, situadas em outro local, desde que esteja na área de atendimento de uma mesma distribuidora, a exemplo da Coelba. Esse tipo de utilização dos créditos é denominado “autoconsumo remoto”.

Geração distribuída x geração centralizada
A geração distribuída (GD) é uma modalidade de geração de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras que utilizam fontes renováveis e estão localizadas no ponto de consumo (casas, empresas e indústrias) ou próximo a ele e são ligados a rede elétrica pública, podendo inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Já a geração centralizada (GC), acima de 5MW, faz uso de grandes geradores e extensas linhas de transmissão, chegando ao consumidor pelas distribuidoras locais.
Com informações da Secom BA  03/09/2019

Cabedelo,na Paraíba,terá uma nova estação de trens

Transportes sobre trilhos  🚄

A nova estação de trens urbanos da CBTU que será construída em Cabedelo na Região Metropolitana de João Pessoa,já conta com um investimento de R$ 4.274.513,00. A Ordem de Serviço para a construção de uma nova plataforma no bairro de Camboinha foi assinada nesta semana.

Portal Correio
foto - ilustração/arquivo
A cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, ganhará uma nova estação ferroviária. A Ordem de Serviço para a construção de uma nova plataforma no bairro de Camboinha foi assinada nesta semana.
Fruto de emenda federal e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a nova estação ferroviária contará com um investimento de R$ 4.274.513,00.
A obra beneficiará, diretamente, moradores e estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
A Prefeitura de Cabedelo não divulgou as datas previstas para início e conclusão da obra.
Fonte - Revista Ferroviária  03/09/2019

Divulgação/CBTU

Caso Amazônia: ignorância e ingenuidade diplomática

Ponto de Vista  🔍🌱🌴

Conhecer a Amazônia não significa declinar dos constructos econômicos que pautam o desenvolvimento de uma nação e isentar todas as instituições locais. A crítica vazia e desacompanhada de um plano de ação pode convencer os eleitores mais devotos, mas não serve de retórica no desenvolvido ambiente político internacional ao qual este governo não registra nenhuma habilidade para transitar.

Gleriani Ferreira*
foto - ilustração/arquivo
Há poucos dias o Brasil estampou a capa da The Economist, não por algo glorioso. Estivemos lá porque somos incapazes de cuidar da nossa floresta.
Conhecer a Amazônia não significa declinar dos constructos econômicos que pautam o desenvolvimento de uma nação e isentar todas as instituições locais. Por exemplo, na minha tese dentro da Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo, pesquisei os gargalos que impedem a competitividade da cadeia produtiva da piscicultura na Amazônia brasileira. O livro Fundo Amazônia cooperação internacional e gestão brasileira, organizado pelo professor Jacques Marcovitch da mesma universidade, contou com mestrandos e doutorandos in loco, descrevendo projetos do Fundo Amazônia com críticas, por exemplo, ao fato do escritório sede estar localizado no Rio de Janeiro, longe da realidade amazônica.
Porém, tais críticas não invalidam o exímio trabalho que algumas ONGs, fiscais e instituições realizam na região. Sim, mais de 20 milhões de pessoas precisam de trabalho e renda para o desenvolvimento local e qual o plano do governo para isso? Não basta criticar, tem que apresentar propostas e trabalhar.
A crítica vazia e desacompanhada de um plano de ação pode convencer os eleitores mais devotos, mas não serve de retórica no desenvolvido ambiente político internacional ao qual este governo não registra nenhuma habilidade para transitar.
Fosse diferente e não teria renegado a verba destinada ao Fundo Amazônia da pior maneira possível: ofendendo a Alemanha. Wilson Lima, governador do Amazonas já reclama dessa perda e outros virão na sequência. Pois, eles sabem que os recursos doados ajudam, inclusive, a sustentar a estrutura do Corpo de Bombeiros de estados que lutam pelo combate aos incêndios na Amazônia.
A crítica é salutar dentro de uma democracia e podemos sonhar com a independência financeira ao desprezar recursos estrangeiros. Mas criamos um ambiente hostil com a Europa e pedimos apoio financeiro à Israel. Qual era a estratégia do governo? O que ganhamos com isso?
Nossa ineficiência é escancarada ao mundo porque a região que abriga a maior riqueza natural do planeta, registra os piores índices de desenvolvimento humano. Isso porque na Amazônia não existe nenhum município com IDH-M alto ou muito alto.
Mais do que críticas às instituições e declarações que desautorizam o IBAMA e criam um cenário benéfico para a ilegalidade, o Brasil carece de um plano de ação com mecanismos claros para o monitoramento das ONGs, o uso dos recursos e a criação de cadeias produtivas completas e competitivas lá na Amazônia.
A ingenuidade e o completo despreparo político agora rendem retrocesso nas negociações comerciais. Claro, qual é a novidade? Apenas um governo despreparado desconhece as bases em que são formados os acordos diplomáticos e políticos. Bastasse um mínimo de diplomacia e ética para o Brasil encontrar o caminho do desenvolvimento.

No entanto, estamos mais distantes do que nunca desse rumo.
A cada dia assistimos a novos episódios desastrosos de improviso, ignorância e hostilidade. Tudo o que não precisamos.
*Gleriani Ferreira
É professora de Sustentabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie Alphaville
Fonte - Portogente  03/09/2019

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Mais de 700 quilômetros de rodovias baianas vão passar por recuperação

Infraestrutura  🚗 🚌 🚚

O aviso de licitação para a execução dos serviços foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (31). A abertura dos envelopes com as propostas da obra, que será realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), está prevista para 22 de outubro.

Da Redação
divulgação/Seinfra BA
As regiões da Chapada Diamantina e do Velho Chico serão beneficiadas com a recuperação de aproximadamente 745 quilômetros de rodovias estaduais. O aviso de licitação para a execução dos serviços foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (31). A abertura dos envelopes com as propostas da obra, que será realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), está prevista para 22 de outubro.
Na Chapada Diamantina, os serviços em cerca de 610 quilômetros serão feitos na BA-046, entre Itaberaba e Iaçu; na BA-245, de Iaçu ao entroncamento da BA-142, que passa por Itaetê; na BA-142, do entroncamento da BR-242 a Barra da Estiva, passando pelo entroncamento da BA-245 e Mucugê; e na BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas, que passa por Abaíra. A obra vai atender 380 mil moradores de municípios da região, como Seabra, Boninal, Iraquara e Piatã. A Chapada Diamantina se destaca pelo turismo e pela produção de frutas tropicais, a exemplo de manga e goiaba.
No Velho Chico, a BA-160, que liga Ibotirama a Bom Jesus da Lapa, passando por Paratinga, vai ser recuperada em 136 quilômetros de extensão. O serviço contemplará mais de 177 mil moradores de Riacho de Santana, São Félix do Coribe, junto com Ibotirama, Paratinga e Bom Jesus da Lapa. A região é marcada pela presença de oito parques solares em atividade, pela pecuária e pela fruticultura.
“Nos últimos anos, mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais foram recuperadas ou estão recuperação. Os serviços realizados na Chapada Diamantina e no Velho Chico vão beneficiar o desenvolvimento econômico do estado, impulsionando a atração de novos negócios em geração de energia renovável, a agricultura, o turismo e a pecuária”, ressalta o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Com informações da Secom BA  02/09/2019