sexta-feira, 19 de julho de 2019

A cidade de Mendonça na Argentina apresenta 18 ônibus elétricos novos a bateria

Ônibus  🚌

São 12 ônibus  K9  com de 12 m de comprimento, fornecidos pela fabricante BYD de Shenzhen na China, e mais seis que foram fornecidos pelo fabricante local Corven, em parceria com a Zhong Tong Bus Holding Co.

Com informações do MetroReport
foto - byd.com
A STM,operadora de ônibus e veículos leves sobre trilhos de Mendoza na Argentina,apresentou no dia 11 de julho os 18 novos ônibus elétricos a bateria .Todos são equipados com baterias de lítio-fosfato de ferro.
São 12 ônibus  K9  com de 12 m de comprimento, fornecidos pela fabricante BYD de Shenzhen na China, equipados com baterias da própria empresa fabricante dos ônibus. Os outros seis foram fornecidos pelo fabricante local Corven, em parceria com a Zhong Tong Bus Holding Co., sediada em Liaocheng,estes são equipados com baterias da CATL.
Fonte - Metro Report  19/07/2019

Desmatamento cresce no Brasil em julho na Amazônia e ameaça acordo com a UE

Meio ambiente  🔥

O desmatamento na Floresta Amazônica do Brasil acelerou na primeira quinzena de julho, a uma taxa que supera os níveis alcançados no mesmo mês do ano passado, o que gera sinais de alerta para um acordo comercial regional com a União Europeia (UE).

Sputnik
foto 0 ilustração/arquivo
Mais de 1.000 quilômetros quadrados foram desmatados na selva nos primeiros 15 dias deste mês, um aumento de 68% em relação a julho de 2018, de acordo com dados preliminares de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil (INPE).
O desmatamento em julho é o maior registrado em um mês calendário desde agosto de 2016 e segue os fortes aumentos anuais de maio e junho.
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e os cientistas consideram sua proteção crítica para a luta contra a mudança climática. Ambientalistas acreditam que o crescente desmatamento no Brasil é culpa das políticas e da retórica do presidente Jair Bolsonaro em prol do desenvolvimento da Amazônia.
O gabinete do presidente e do Ministério do Meio Ambiente não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários feitos pela Agência Reuters.
No mês passado, o Mercosul, do qual o Brasil faz parte, chegou a um acordo de livre comércio com a UE, que inclui compromissos ambientais. Esse acordo já enfrenta uma batalha que deve ser ratificada pelos Estados membros da UE, cujos produtores temem a concorrência do poderoso setor agrícola brasileiro, que argumenta que está sujeito a exigências ambientais menos rigorosas do que na Europa.
O Parlamento da Irlanda e o Ministério da Agricultura da Itália pediram que o acordo seja bloqueado.
Partidos verdes e agricultores podem aproveitar o crescente desmatamento no Brasil para reforçar seus argumentos contra a ratificação do acordo, declarou um diplomata europeu baseado no Brasil.
"Eu acho que é munição para eles, especialmente para os agricultores, mesmo que eles não se importem com a Amazônia", disse o diplomata, que não estava autorizado a falar com a mídia.
Ambientalistas alertam que o presidente Bolsonaro, que assumiu este ano, está encorajando os madeireiros, proprietários de terras e especuladores de terras brasileiras a destruir as florestas.
O líder de direita criticou as multas ambientais para os agricultores e pediu que as reservas indígenas e outras áreas protegidas sejam abertas para o desenvolvimento. O Ministério do Meio Ambiente criou uma agência com autoridade para tolerar os desmatadores.

Fonte - Sputinik  19/07/2019

Espetáculo das baleias jubartes atrai turistas para o litoral da Bahia

Turismo & Ecologia   🐳

A temporada de observação das baleias jubartes já começou e deve registrar maior concentração de cetáceos até o mês de outubro. Especialistas indicam que cerca de 20 mil baleias passarão pela costa brasileira nesse período.Ao longo do litoral da Bahia, é possível observá-las em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré e Caravelas (Abrolhos). O arquipélago de Abrolhos é considerado o maior berçário desses animais que encantam milhares de turistas todos os anos.

Da Redação 
foto - instituto Baleia Jubarte
Até novembro deste ano, as águas temperadas e claras do Litoral baiano têm um extraordinário espetáculo a mais. A temporada de observação das baleias jubartes já começou e deve registrar maior concentração de cetáceos até o mês de outubro. Especialistas indicam que cerca de 20 mil baleias passarão pela costa brasileira nesse período.
A temperatura das águas é o principal atrativo e transformou o litoral baiano em área de reprodução das baleias jubartes. Ao longo do litoral da Bahia, é possível observá-las em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré e Caravelas (Abrolhos). O arquipélago de Abrolhos é considerado o maior berçário desses animais que encantam milhares de turistas todos os anos.
Embarcações de turistas partem de Caravelas em direção a Abrolhos, em um deslocamento de aproximadamente quatro horas, até que os visitantes possam assistir ao espetáculo das baleias, seus jatos de água e movimento da cauda. Protegidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Marinha, os animais sentem-se seguros para dar saltos, exibindo até dois terços do corpo, o que faz a alegria dos visitantes.
Segundo Sérgio Cipolotti, biólogo do Projeto Baleia Jubarte, a temporada de avistamento é uma oportunidade para potencializar o turismo no litoral. “É possível desenvolver um turismo de experiência com animais em seu habitat natural, o que gera grande atrativo para as localidades costeiras, além de renda e empregos para as comunidades locais”, destaca.

foto - Manu Dias/Gov BA
Cuidados
Para garantir uma atividade turística responsável e que valorize o bem-estar dos animais são necessários alguns cuidados. Antes do embarque, o turista assiste a uma palestra para nivelamento de conhecimentos sobre as baleias, seu comportamento e detalhes sobre a atividade. Depois é distribuído um folder sobre o turismo de observação de baleias.
“Assim, os turistas já embarcam nos cruzeiros de observação com informações prévias e sabendo da legislação que regulamenta esta atividade (Portaria IBAMA N°117)”, pontua Sérgio.
Ainda de acordo com o biólogo, o Projeto Baleia Jubarte capacita, anualmente, marinheiros, mestres de embarcações e agentes de turismo para orientar turistas quanto às normas de avistagem. Esses profissionais acompanham os passeios promovidos por operadoras parceiras do projeto para garantir um contato responsável com os animais.
Com informações da Secom BA  19/07/2019

Aeroporto de Vitória da Conquista marca nova fase no turismo de negócios

Transporte aéreo/Infraestrutura 

O novo aeroporto atende não somente a Bahia, mas também o norte de Minas. Na terça-feira [23], vamos fazer a inauguração oficial. A partir do dia 25, a Gol já vai operar aqui. Teremos voos diários para São Paulo e para Minas Gerais. Conquista, com certeza, será um dos principais aeroportos de fluxo do Nordeste".O equipamento marca uma nova fase no transporte aéreo da região, no que se refere ao turismo de lazer, de negócios e à logística.

Da Redação
foto divulgação/Secom BA
O sudoeste da Bahia vai alçar novos voos e atingir um grau de desenvolvimento visto somente em regiões próximas a Salvador, com a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, na próxima terça-feira (23). A homologação da proposta vencedora para a construção do novo aeroporto foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 8 de janeiro de 2014, quando o governador Rui Costa era secretário da Casa Civil. No mês seguinte, em 13 de fevereiro, o então governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço para a construção do equipamento, que beneficia uma população estimada em 2 milhões de pessoas no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais.
Em visita ao novo equipamento, nesta quinta-feira (18), Rui lembrou que, nos últimos seis anos, os aeroportos Glauber Rocha e de Natal foram os únicos construídos no Nordeste. "Antes, os aviões vinham para Vitória da Conquista e não se sabia se iria pousar, por causa das serras e da neblina. Agora, isso não acontece mais. O novo aeroporto atende não somente a Bahia, mas também o norte de Minas. Na terça-feira [23], vamos fazer a inauguração oficial. A partir do dia 25, a Gol já vai operar aqui. Teremos voos diários para São Paulo e para Minas Gerais. Conquista, com certeza, será um dos principais aeroportos de fluxo do Nordeste".
Em agosto de 2016, o Governo do Estado recebeu da Secretaria de Aviação Civil a autorização para licitar as obras do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória de Conquista. O aviso de licitação da concessão pública do equipamento foi publicado no DOE de 30 de junho de 2018. A licitação foi marcada para 9 de agosto, na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações (Agerba), em Salvador. A empresa vencedora é responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal pelo prazo de 30 anos.
O equipamento marca uma nova fase no transporte aéreo da região, no que se refere ao turismo de lazer, de negócios e à logística. Com o dobro de capacidade em relação ao antigo aeroporto, ainda é possível ampliar a movimentação para 500 mil passageiros até 2020. Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai receber grandes aeronaves e minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea. Um exemplo de grandes aviões que podem ser utilizados no novo aeroporto é o Boeing 773-700, com capacidade para 138 passageiros, que será operado pela Gol em voo diário para São Paulo (Guarulhos).
Com informações da Seinfra BA  19/07/2019

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Projeto “Mobilidade na Rodovia" usará tecnologia autônoma para explorar novo conceito de transporte público nas rodovias do Reino Unido

Mobilidade/Tecnologia  🚌

A visão da Mobilidade Rodoviária é usar a infra-estrutura da rodovia existente junto com veículos autônomos e novos centros de transporte próximos as rodovias, para fornecer novos serviços ou mais freqüentes entre uma grande variedade de locais em todo o país.

Com informações do Intelligent Transport
Divulgação/Intelligent Transport
Um projeto recém-anunciado utilizará a tecnologia autônoma para repensar as rodovias do Reino Unido como uma extensa rede de transporte público usando veículos autônomos elétricos e postos nas margens da estrada.
O projeto “Mobilidade na Rodovia” da CPC (Catapulta dos Locais Conectados), financiado pela Highways England e apoiado pela inovadora fabricante de veículos Arrival, poderá fornecer uma modalidade totalmente nova de transporte público ágil de alta capacidade de demanda.
A visão da Mobilidade Rodoviária é usar a infra-estrutura da rodovia existente junto com veículos autônomos e novos centros de transporte próximos à rodovia, para fornecer novos serviços ou mais freqüentes entre uma grande variedade de locais em todo o país.
O CPC e outros especialistas do setor sugerem que veículos autônomos poderão reduzir significativamente o custo de fornecimento de transporte público para as operadoras e fornecer meios para reduzir o uso de carros particulares e o congestionamento. Este conceito permite uma nova maneira de entregar transporte público, com um número maior de veículos menores que poderiam responder melhor à demanda de passageiros e reduzir os tempos de espera e os tempos de viagem. A mobilidade nas rodovias também possibilitaria novas opções de rota, especialmente em áreas que não são bem servidas pelos serviços de transporte público existentes.
“O conceito de Mobilidade na rodovia pode ser imaginado como uma nova rede ferroviária, para a qual as nossas rodovias existentes são as ferrovias e os veículos automatizados são os trens autônomas. Ele permite que toda a rede de rodovias seja reinventada como uma rede de transporte público ”, comentou Neil Fulton, diretor de operações da Connected Places Catapult.
“Este estudo de viabilidade explorará como os serviços freqüentes e convenientes desse tipo durante o dia e a noite podem permitir que os usuários mudem do carro particular para o transporte público. Isso dará às pessoas de volta um pouco do seu tempo livre que foi gasto dirigindo, durante o qual eles poderiam acompanhar o trabalho ou simplesmente relaxar. Isso também reduzirá o congestionamento, aumentará a segurança, reduzirá o tempo de viagem dos transportes públicos e criará novas oportunidades de negócios. ”
Fonte - Intelligent Transport  18/07/2019

Encontro Regional sobre Veículos Leves sobre Trilhos é realizado na CBTU Recife

Transportes sobre trilhos  🚄

O encontro, que é o primeiro realizado entre especialistas da área para tratar especificamente sobre VLT, tem como objetivo compartilhar experiências e promover a integração entre as STUs.Segundo Diogo Santos, supervisor da Coordenação Operacional Loco e Carros de Passageiros (COLOC) da STU Recife, o encontro presencial é fruto de um trabalho realizado há seis meses

Da Redação
divulgação/CBTU
Nesta quarta, 17, estão reunidos na sede da CBTU Recife, em Areias, técnicos e coordenadores da área de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) das Superintendências de João Pessoa, Natal, Maceió e Recife. O encontro, que é o primeiro realizado entre especialistas da área para tratar especificamente sobre VLT, tem como objetivo compartilhar experiências e promover a integração entre as STUs.
Segundo Diogo Santos, supervisor da Coordenação Operacional Loco e Carros de Passageiros (COLOC) da STU Recife, o encontro presencial é fruto de um trabalho realizado há seis meses. Ele afirma que o grupo virtual unindo as operadoras de VLT foi criado em semelhança ao que já existe para o sistema elétrico, o Grupo Permanente de Auto-Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária – GPAA. “A gente criou um grupo especifico pra VLT, que chamamos de RVS (Regional Virtual Site). Foi uma iniciativa aqui de Recife e as outras operadoras de imediato atenderam ao chamado. A ideia é uma plataforma digital onde as empresas que têm a mesma tecnologia do VLT conseguem compartilhar as melhores práticas e a partir daí a gente vai fazendo essas implementações das melhores práticas nas outras unidades. Vamos lançando dúvidas e as outras unidades, à medida que tenham respostas pros questionamentos que vão sendo feitos, vão contribuindo”, comenta.
“Esse trabalho piloto que está sendo feito agora é extremamente importante para todas as unidades da CBTU, pois podemos fazer uma integração entre todas as unidades com objetivo de tratar assuntos voltados para a Manutenção, buscando melhorias, qualidade no serviço e debatendo dúvidas que ocorrem entre as unidades”, afirma o coordenador de manutenção da STU João Pessoa, Sérgio Nascimento.
Com informações da CBTU  18/07/2019

Petrópolis lança chamamento público para implantação e operação de sistema de metrô

Transportes sobre trilhos  🚄

O objeto do Chamamento Público, que deverá ser realizado por Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), visa "a conceituação, estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, modelagem institucional, modelagem jurídica, projeto e demais elementos necessários para compor as peças de futura licitação destinada à implantação e operação" do Metrô.

Diário do Transporte
divulgação
A prefeitura de Petrópolis, conhecida como a "cidade imperial", interior do Rio de Janeiro, publicou Aviso de Licitação para Chamamento Público para um projeto de sistema de transporte público metroviário (subterrâneo e/ou aéreo). A publicação, inicialmente feita no Diário Oficial do Município em 10 de julho de 2019, está no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18 de julho.
O sistema, denominado "Metrô de Petrópolis", com acionamento elétrico, será concedido por um prazo de 30 anos, prorrogável por mais 30.
O objeto do Chamamento Público, que deverá ser realizado por Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), visa "a conceituação, estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, modelagem institucional, modelagem jurídica, projeto e demais elementos necessários para compor as peças de futura licitação destinada à implantação e operação" do Metrô.
Ao final do prazo de concessão, todo o investimento será transferido sem ônus ao município, conforme Termo de Referência e demais informações técnicas, partes integrantes do edital.
O Edital completo do Chamamento Público e maiores informações poderão ser obtidos no DELCA - Departamento de Licitações, Compras e Contratos Administrativos, sito à Av. Barão do Rio Branco, 2.846 - 3º andar- Centro - Petrópolis/RJ, no horário de 09:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira e no "site": petropolis.rj.gov.br - Portal da Transparência - Link Licitações, a partir de 19/07/2019.
O envelope contendo os projetos deverá ser entregue à Comissão Especial de Avaliação, no dia 22 de agosto de 2019.

Maglev
A proposta do Metrô de Petrópolis já foi apresentada em 2018, por meio de um projeto no Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Na época, a proposta previa a implantação de um trem de flutuação magnética (Maglev). A proposta do Maglev está novamente na ordem do dia.
Nesta quarta-feira, 17 de julho de 2019, a prefeitura realizou um encontro na sede do Sicomércio - Sindicato do Comercio Varejista da cidade onde apresentou o projeto do veículo sobre trilhos movido à propulsão.
O projeto foi incluído no Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Petrópolis, e prevê 11 km de extensão, sendo 4,5 km em via elevada e 6,5 km em via subterrânea.
A estimativa é carregar 510 passageiros por viagem, a uma velocidade média de 60 km/h.
A proposta de implementação do Maglev tem tecnologia desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O projeto, denominado Maglev-Cobra, sob coordenação do professor Richard Stephan, é desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup), e é o primeiro veículo de levitação magnética para transporte urbano do Hemisfério Sul.
Desenvolvido há três anos na UFRJ pela Coppe e pela Escola Politécnica, o Maglev-Cobra é compacto e leve, se desloca silenciosamente sobre trilhos imantados, sem emitir poluentes em uma linha experimental construída na Cidade Universitária, alimentada por quatro painéis de energia solar.
Em agosto de 2018, o Diário do Transporte publicou sobre o trem "que flutua sobre trilhos".
Fonte - Revista Ferroviária  18/07/2019

Stadler entrega o primeiro VLT(bonde) de Cochabamba

Transportes sobre trilhos  🚄

Em fevereiro de 2018, a Stadler fechou um contrato para fornecer 12 VLTs (bondes elétricos) para o projeto de Cochabamba na Bolívia. A construção dos veículos começou em outubro e nove estão atualmente em produção.Um dos veículos está sendo transportado pela estrada para o porto de Klaipeda, na Lituânia, para ser embarcado para Arica, no Chile, de onde seguirá viagem pela estrada até Cochabamba.

Com informações do MetroReport
divulgação/MetroReport
Os dois primeiros dos 12 VLTs (bondes) da Metelitsa que a Stadler está fornecendo para Cochabamba na Bolívia,saíram da fábrica  em Minsk, na Bielorrússia.
Um dos veículos está sendo transportado pela estrada para o porto de Klaipeda, na Lituânia, para ser embarcado para Arica, no Chile, de onde seguirá viagem pela estrada até Cochabamba.
O outro veículo foi transportado para Olsztyn, na Polónia, para realizar testes dinâmicos, sendo nesta  cidade a rede de bitola de 1 435 mm mais próxima de Minsk. Os testes, que deverão durar cerca de um mês, serão realizados com a assistência do Centro de Testes do Báltico.
Em fevereiro de 2018, a Stadler fechou um contrato para fornecer 12 VLTs (bondes elétricos) para o projeto de Cochabamba. A construção dos veículos começou em outubro e nove estão atualmente em produção.
Os veículos com três secções têm 34 m de comprimento, terão capacidade para 376 passageiros.
O projeto do sistema de VLTs de Cochabamba está sendo executado pelo consórcio Asociación Accidental Tunari de Joca Ingeniería y Construcciones e Molinari Rail com um custo de US $ 537 milhões.A rede terá três linhas,com um total de 42,3 km e 42 paradas.
Fonte - Metro Report  17/07/2019

quarta-feira, 17 de julho de 2019

NÃO DÁ MAIS PARA ESPERAR

Transportes sobre trilhos  🚄

Apesar de usar elevados de sustentação para os trens,essa nova concepção de Monotrilho que será implantado em Salvador,usa uma estrutura mais leve e com menor impacto a imagem urbana onde será implantado.Esse novo projeto de engenharia e arquitetônico,utiliza uma estrutura de trilhos de concreto elevados mais enxuta e mais leves (menos impactante),de menor custo e efeito visual.

Salvador Sobre Trilhos
Monotrilho da BYD
Sistema que será implantado em Salvador
Os impactos urbanos,ou as chamadas "feridas no tecido urbano" que possam ocorrer com a execução do projeto do Monotrilho de Salvador serão mínimas.O sistema apesar de ser suspenso usa uma nova tecnologia desenvolvida pela BYD já em uso na China, num sistema já implantado com 90 km de linhas.Apesar de usar elevados de sustentação para os trens,essa nova concepção de Monotrilho,usa uma estrutura mais leve e com menor impacto a imagem urbana onde será implantado.Esse novo projeto de engenharia e arquitetônico,utiliza uma estrutura de trilhos de concreto elevados mais enxuta e mais leves (menos impactante),de menor custo e efeito visual.As colunas redondas na maior parte do trajeto terão 3,5 metros de altura (salvo em locais onde seja necessário o uso de alturas maiores),diferente dos monotrilhos convencionais que utilizam até 15 metros de altura nas colunas de sustentação muito mais pesadas,geralmente com estruturas de trilhos de concreto também muito mais volumosas(Vide foto abaixo Monotrilho de SP).Os impactos também serão amenizados em função do uso da via permanente da atual ferrovia.Entre tantas outras vantagens da implantação desse sistema,uma delas é a liberação do acesso direto as praias dos moradores da borda litorânea que atualmente, na maior parte da extensão da ferrovia existente,ficam isolados com poucos pontos de passagem pela linha férrea o que tem gerado a ocorrência de acidentes ao longo dos anos,quando alguém se aventura em cruzar a via permanente do trem em pontos onde não existem passagens seguras e pré estabelecidas.Além disso toda a faixa da atual via permanente do trem,abaixo da estrutura do Monotrilho quando implantado, poderá ser utilizada como espaço recreativo,de laser,de convivência e integração social.Não é aceitável que alguém de sã consciência se coloque contra esse projeto, que irá beneficiar mais de 600 mil moradores de bairros da orla ferroviária e adjacentes,tentando usar justificativas vazias ou por puro e descabido saudosismo pessoal, colocando-se acima de algo muito maior,o interesse público.Os trens já prestaram um longo serviço a população desta região,mais não só os trens(com 70 anos de uso) bem como todo sistema já está sucateado,ultrapassado e distante das novas tecnologias ferroviárias atualmente disponíveis,além disso pesa no sistema uma manutenção cara e difícil de ser executada, pela carência de peças antigas de reposição,atualmente não mais disponíveis na industria ferroviária,o que torna o custo da operação do sistema muito alto e pouco produtivo.As composições ACF/GE existentes e as Toshibas oriundas da Ferrovia Sorocabana/CPTM,já atingiram o limite de tempo máximo de operação.
Assim com a parte mais central da cidade já conta hj com duas linhas de um sistema metroviário moderno,confortável,rápido,seguro e eficiente,esse mesmo direito não pode ser negado,sonegado ou obstruído,sob"nenhum pretexto"sem bases e fundamentos que se justifiquem, aos moradores de toda região do subúrbio ferroviário de Salvador que anseiam impacientemente pela melhoria da qualidade do serviço de transporte público,seja ele o ônibus ou o trem,TODOS TEM O MESMO DIREITO

Para efeito de comparação
O custo de implantação do Monotrilho de Salvador é estimado em cerca de R$71 milhões por Km/construído,e um custo total de R$1,5 bi,enquanto o custo da linha 15 Prata do monotrilho de SP cuja a construção já se arrasta a anos estava calculada em 2016 em R$365 milhões o Km/construído
Salvador Sobre Trilhos  16/07/2019

A sopa das bruxas

Ponto de Vista  🔍

O projeto libera, por exemplo, o trabalho aos domingos para todas as categorias, acaba com as restrições de horários nas atividades agrícolas, afrouxa as regras para composição das CIPAs e remete ao direito civil os trabalhadores de altos salários. A sopa envenenada é uma verdadeira nova deforma da CLT, reduzindo-a a frangalhos, mas é muito mais que isto.

João Guilherme Vargas Netto - Portogente
imagem/ilustração
As bruxas de Macbeth bem que poderiam ter preparado com seus ingredientes nojentos o que saiu da comissão especial do Congresso que analisou a MP 881, dita da “liberdade econômica”.
Foram acrescentados, como artifícios de feiticeira, aos 19 artigos originais da MP outros 55 que alteram no que diz respeito as relações do trabalho pelo menos 26 artigos da CLT e em alguns casos a desconsideram integralmente. O projeto libera, por exemplo, o trabalho aos domingos para todas as categorias, acaba com as restrições de horários nas atividades agrícolas, afrouxa as regras para composição das CIPAs e remete ao direito civil os trabalhadores de altos salários.
A sopa envenenada é uma verdadeira nova deforma da CLT, reduzindo-a a frangalhos, mas é muito mais que isto.
Como se não bastasse extingue o e-social, permite a abertura de empresas sem alvará e quase liberou a venda de remédios nos supermercados.
Este ensopado tóxico, resultado da proposta do relator Jerônimo Goergen (PP-RS) tenta repetir a trajetória congressual da notória deforma trabalhista de 2018 com acréscimo intempestivo de inúmeros jabutis e com a celeridade para sua aprovação.
O movimento sindical dos trabalhadores derrotado recentemente nas votações da deforma previdenciária, apesar de seus esforços unitários de resistência, deve enfrentar também muitas dificuldades para se contrapor à nova versão da MP.

Com sua abrangência eclética sob a capa de “liberdade econômica” e orientada à mais completa anarquia nas relações do trabalho bem como nas regras de respeito ao meio ambiente e de regulação empresarial a proposição agride a todos e beneficia também indiscriminadamente empresários e patrões que se colocam acima de qualquer lei.
Para enfrentá-la e derrotá-la o movimento sindical deve recorrer à tática das GPS, greves programadas simultâneas, capazes de sensibilizar a base dos trabalhadores e os congressistas sobre o caráter negativo dela.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político
Fonte - Portogente  17/07/2019

Governo do Estado entrega em julho Novo Aeroporto Glauber Rocha

Transporte aéreo   

O desenvolvimento da aviação regional baiana fica ainda mais fortalecido com o início da operação, em julho de 2019, do novo Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. A inauguração acontece no dia 23 de julho.A obra do novo aeroporto, que teve investimento de R$ 106 milhões, foi executada integralmente pelo Governo da Bahia, com mais de R$ 31 milhões do orçamento da administração estadual. 

Da Redação
foto/divulgação
A Bahia ocupa o segundo lugar em número de aeroportos no país, de acordo com dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC). O estado contabiliza cerca de 80 equipamentos, perdendo apenas para Minas Gerais. O desenvolvimento da aviação regional baiana fica ainda mais fortalecido com o início da operação, em julho de 2019, do novo Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. A inauguração acontece no dia 23 de julho.
A obra do novo aeroporto, que teve investimento de R$ 106 milhões, foi executada integralmente pelo Governo da Bahia, com mais de R$ 31 milhões do orçamento da administração estadual. O equipamento também recebeu recursos do Governo Federal, repassados até o ano de 2018, quando foram transferidos os últimos valores ao Governo do Estado para conclusão das intervenções.
O novo equipamento vai ter o dobro de capacidade do antigo aeroporto, podendo ampliar para sua movimentação para 500 mil passageiros até 2020. Outra novidade é que o Glauber Rocha também vai receber grandes aeronaves (Boeing 737-800) e minimizar as interferências climáticas nos pousos e decolagens por ter equipamentos mais avançados de navegação aérea.
A pista de pouso e decolagem tem extensão de 2.100 metros, podendo chegar até 3.200, e o pátio tem capacidade para até cinco aviões. O acesso ao Glauber Rocha tem 800 metros em pista dupla que ligam o entroncamento da BR.116 ao Aeroporto.
A concessionária VDC Airport fará a gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo aeroporto, que terá grande impacto positivo não só na região, como em todo o estado. Com a melhoria na logística, é possível fomentar ainda mais o turismo, a economia e os negócios.

Homenagem ao cineasta baiano
Maior nome do movimento artístico nacional conhecido como Cinema Novo, o cineasta Glauber Rocha nasceu em Vitória da Conquista. Ele foi escolhido para batizar o novo aeroporto, no ano em que completaria oito décadas de vida.
Glauber se destacou desde seu primeiro longa, Barravento, produzido em 1961, quando tinha apenas 22 anos. Três anos depois ficaria conhecido internacionalmente com o lançamento de Deus e o Diabo na Terra do Sol.
Considerado até hoje, o cineasta brasileiro com maior destaque no cenário mundial, Glauber morreu no Rio de Janeiro, em 1981, aos 42 anos.
Com informações da Secom BA 17/07/2019

terça-feira, 16 de julho de 2019

CBTU Maceió lança aplicativo de consulta de horários dos trens

Transportes sobre trilhos  🚄

Com o aplicativo é possível consultar o horário do próximo trem por estação no sentido Jaraguá e no sentido Lourenço de Albuquerque, além de verificar outras informações como o valor da tarifa, telefones úteis e o funcionamento operacional dos trens no dia.

CBTU
foto/divulgação
Os usuários de trens de Maceió, Satuba e Rio Largo agora podem consultar o horário das viagens por meio de um aplicativo desenvolvido pelos próprios funcionários da CBTU. O app VLTrem já está disponível para celulares com sistema operacional Android e pode ser baixado gratuitamente através da plataforma Google Play.
Com o aplicativo é possível consultar o horário do próximo trem por estação no sentido Jaraguá e no sentido Lourenço de Albuquerque, além de verificar outras informações como o valor da tarifa, telefones úteis e o funcionamento operacional dos trens no dia. A grade horária completa também pode ser acessada pelo app que tem como objetivo ser mais um meio de comunicação direto entre a Companhia e os usuários. COMAK/Maceió
Fonte - CBTU  16/07/2019

VLT: UM GRANDE PASSO

Transportes sobre trilhos  🚄

O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, publicou no último dia 12 de julho a portaria que cria o Grupo de Trabalho composto por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo do Estado de Mato Grosso e da Caixa Econômica Federal.(VLT de Cuiabá e Várzea Grande)

Vicente Vuolo
foto - ilustração/arquivo
Foi dado um grande passo para resolver o impasse criado com a paralisação das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Várzea Grande – Cuiabá. O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, publicou no último dia 12 de julho a portaria que cria o Grupo de Trabalho composto por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo do Estado de Mato Grosso e da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o artigo 3º da Portaria nº 1.674, são atribuições do GT de Cuiabá: “apresentar relatório de serviços, equipamentos e obras entregues; relatórios com as alternativas técnicas ao empreendimento; de gestão financeira da execução contratual e custos adicionais; de perspectiva jurídica; de gestão de risco e se reunir periodicamente para deliberação sobre o material produzido”.
A criação desse grupo de trabalho atende a um clamor da população cuiabana e do Movimento Pró VLT, que se mostraram indignados com o descaso do poder público durante mais de 7 anos. O Movimento Pró VLT, do qual, sou o Coordenador, tem trabalhado diariamente de forma transparente e suprapartidária. Como deve ser a postura de alguém que se propõe a defender uma causa. Na minha visão, com a conclusão do VLT não há derrotados. A vitória será do povo cuiabano e varzeagrandense que estão dando uma demonstração de cidadania, civismo e de como fazer a boa política.
Essa é a democracia com alto grau de politização, a luta por causas, o debate respeitoso. E a vitória da argumentação e da ética.
A minha luta pela ferrovia não se resume a esse movimento. Ela está presente por mais de 40 anos. Desde a época em que eu acompanhava o meu saudoso pai (ex-senador Vuolo) pelos quatro cantos desse país, na luta pelo equilíbrio no sistema de transportes, hoje, ainda totalmente dependente das rodas do caminhão e do ônibus poluentes.
O Movimento Pró VLT continua no firme propósito de acompanhar, par e passo, o desenrolar dos trabalhos do Grupo criado pelo ministério e o governo do Estado. O nosso Movimento não tem recuos. Ele é sólido como uma pedra e robusto porque tem o apoio da sociedade e da imprensa.
Estamos programando a nossa próxima reunião juntamente com o Instituto de Engenharia para receber com todo carinho e respeito o presidente da Associação Brasileira da Industria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, uma das mais expressivas lideranças ferroviárias do país. A data já está confirmada, será dia 9 de agosto as 10:30, na capital mato-grossense.
A Portaria do Ministério foi uma vitória importante, precisamos que esse Grupo de Trabalho se constitua o mais rápido possível e comece a entregar o diagnóstico
do que foi feito e do que precisa para concluir os trilhos do VLT. Se será bancado pelo Estado, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) ou a privatização. A partir daí, vamos avançar para concluir o mais rápido possível o primeiro VLT da região Centro Oeste e da Amazônia.
A sociedade civil está de parabéns por pressionar e tencionar em favor de uma causa justa e urgente. VLT JÁ!
*Vicente  Vuolo é economista e cientista político 
Por Vicente Vuolo via e-mail  16/07/2019

Metrô não é apenas para cidade grande, como mostra a Cidade do Porto, em Portugal

Transportes sobre trilhos  🚄

A cidade do Porto possui o segundo maior sistema de metrô de Portugal, ficando atrás apenas de Lisboa. Inaugurado em 2002, o Metrô do Porto conta com 66,7 km de extensão, divididos em 6 linhas, que cobrem toda a cidade e movimentam mais de 61 milhões de pessoas ao ano (2017). E já seria uma grande rede para os padrões da cidade, mas ela não para de crescer.

Roberta Marchesi

Porto é a segunda maior cidade e o quarto município mais populoso de Portugal. Com uma população de pouco mais de 237,5 mil habitantes (2011), no Brasil seria considerada uma cidade de pequeno porte. Entretanto, em termos de mobilidade, ela se destaca.
A cidade do Porto possui o segundo maior sistema de metrô de Portugal, ficando atrás apenas de Lisboa. Inaugurado em 2002, o Metrô do Porto conta com 66,7 km de extensão, divididos em 6 linhas, que cobrem toda a cidade e movimentam mais de 61 milhões de pessoas ao ano (2017). E já seria uma grande rede para os padrões da cidade, mas ela não para de crescer.
No final do ano de 2018 foram aprovados investimentos para a construção de uma nova linha e extensão de uma segunda, que somarão mais 5,9 km à rede da cidade. Adicionalmente, o Programa Nacional de Investimentos 2030 (“PNI 2030”) prevê a aplicação de mais de 620 milhões de euros para a expansão e modernização de equipamentos e sistemas do Metrô do Porto. Essa é uma lição a ser aprendida pelos gestores públicos de mobilidade no Brasil, como exemplo de planejamento, integração e valorização do passageiro do transporte público!
No Brasil temos 27 grandes Regiões Metropolitanas, com mais de 1 milhão de habitantes cada, e menos da metade delas têm algum tipo de sistema de transporte estruturante sobre trilhos. Nosso maior sistema de metrô ainda é o da cidade de São Paulo, que possui uma rede de 93,2 km, para atender a uma população de 12,2 milhões de habitantes. E, se considerarmos as cidades de porte médio, que superam os 500 mil habitantes, a situação se mostra ainda mais crítica, pois apenas 28% (12) das 42 cidades nessa situação no Brasil possuem algum tipo de transporte sobre trilhos.
Não há solução para os problemas de mobilidade urbana, nos médios e grandes centros, que não passe pelo transporte de passageiros sobre trilhos. Se queremos avançar com a mobilidade urbana no Brasil e levar nossas cidades mais perto do conceito das SmartCities, gerando diversos benefícios econômicos e sociais e levando mais qualidade de vida aos cidadãos, é fundamental investir na ampliação do transporte estruturante sobre trilhos, promovendo sua integração física e tarifária com os demais modos de transporte da cidade.
É preciso superar velhas falácias, como a de que transporte sobre trilhos é apenas para cidade grande, e passar a investir em redes estruturantes no Brasil, para que possamos vir a colher os frutos de um transporte público de qualidade.
A cidade do Porto é apenas um exemplo de que os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos, como metrôs, trens urbanos e VLTs, não são apenas para cidades grandes. Mas temos diversos exemplos como esse ao redor do mundo. Uma ótima inspiração para nossos gestores públicos!
*Roberta Marchesi é Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Mestre em Economia e Pós-Graduada nas áreas de Planejamento, Orçamento e Logística.
Por Roberta Marchesi  - ANPTrilhos  16/07/2019

Lançamento de foguetes em Alcântara

Direitos humanos  👪

A coordenadora nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Célia Cristina da Silva Pinto, questiona a transparência do acordo firmado entre o Brasil e o EUA. Segundo ela, o documento representa uma ameaça à posse das terras da população carente do entorno da base. Por isso, defendeu que seja dada a titulação definitiva dos terrenos dos quilombolas na região.

Portogente
Com informações da Agência Câmara

Foto Ag.Brasil/Min.da Defesa
Comunidades quilombolas do Maranhão temem ser remanejadas devido ao acordo que Brasil e Estados Unidos firmaram em março para o lançamento de foguetes e satélites a partir da base de Alcântara. 
A coordenadora nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Célia Cristina da Silva Pinto, questiona a transparência do acordo. Segundo ela, o documento representa uma ameaça à posse das terras da população carente do entorno da base. Por isso, defendeu que seja dada a titulação definitiva dos terrenos dos quilombolas na região.
A procuradora federal dos Direitos dos Cidadãos do Ministério Público Federal, Deborah Duprat, concordou que, diante dos eventos ocorridos nos últimos 40 anos, é impossível dizer que as comunidades de Alcântara não serão afetadas pelo novo acordo. “Isso só se resolve mediante a segurança territorial desse grupo. Só falta a titulação, uma ação que não traria ônus para a União.”
Fonte - Portogente  16/07/2018

segunda-feira, 15 de julho de 2019

IBGE mostra que turismo cresceu 11% na Bahia em maio

Turismo 

A pesquisa mostra a força do setor turístico da Bahia, que ficou na segunda colocação nacional. A tendência é de avançar ainda mais com o pacote de incentivos assinado pelo Governo do Estado com as empresas Gol, Azul e Passaredo, que resultará em 161 novos voos.

Da Redação
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Bahia ficou na segunda colocação nacional em crescimento do turismo, com 11% em maio, em comparação com o mesmo mês de 2018, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE. O resultado da Bahia é maior do que o dobro do nacional (5,1%), na mesma base de comparação.
“A pesquisa mostra a força do setor turístico da Bahia, que ficou na segunda colocação nacional. A tendência é de avançar ainda mais com o pacote de incentivos assinado pelo Governo do Estado com as empresas Gol, Azul e Passaredo, que resultará em 161 novos voos. A sinalização de novos investimentos feita por empresas como a Prima (Espanha) e a Hirmer (Alemanha), dispostas a realizar novos empreendimentos turísticos no Litoral Norte e no Sul do Estado, também amplia a perspectiva de crescimento”, afirmou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.
Ao analisar o resultado do levantamento , o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, disse que a expansão da atividade turística está associada a um conjunto de fatores positivos, entre os quais, o trabalho de promoção do destino Bahia, a melhoria da infraestrutura e a conectividade aérea. "Temos em andamento um conjunto de ações para o fortalecimento do setor, valorizando ainda mais as praias, a natureza exuberante, nossa história e cultura, diferenciais que fazem crescer a procura pela Bahia, como demonstra a pesquisa".
As variações positivas vieram do Ceará (13,0%), Bahia (11,0%) e São Paulo (8,4%). Em contrapartida, as principais unidades que puxaram o volume para baixo foram: Distrito Federal (-6,6%), Santa Catarina (-4,8%) e Paraná (-1,2%). Pinheiro lembrou ainda que pesquisa do Instituto Datafolha cravou a Bahia como o melhor destino turístico do país, e a capital baiana foi a única cidade brasileira a constar na lista anual do The New York Times, com os melhores lugares a serem visitados em 2019.
Fonte - Secom BA  15/07/2019