sábado, 13 de julho de 2019

Keolis vai operar a rota de bonde T9 (VLT) de Paris

Transportes sobre trilhos  🚄

A Keolis foi selecionada pela Île-de-France para operar a Rota T9 de VLT(Bondes elétricos) por um período de 5 anos e meio,22 bondes Citadis X05 estão sendo fornecidos pela Alstom para operarem na linha.

Metro Report
divulgação/MetroReport
A Île-de-France Mobilités em selecionou no dia 2 de julho,a Keolis para operar a Rota T9 de VLT(bonde elétrico) por um período de 5 anos e meio.
Um total de 22 bondes Citadis X05,estão sendo fornecidos pela Alstom através de um contrato firmado em 2016.
Com inauguração prevista para o próximo ano, a rota entre Porte de Choisy e o centro de Orly com 10 km de extensão na linha 7 do metrô de Paris, terá 19 paradas e trará as linhas RER C e D e a via de bonde T3a.
O contrato com a Keolis inclui também a continuidade da operação da rede de ônibus de seis rotas Bord de l'Eau, no departamento de Val-de-Marne.
Fonte - Metro Report  12/07/2019

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Metrô de Salvador terá operação especial para eventos neste sábado (13)

Transportes sobre trilhos   🚇

Para facilitar o deslocamento dos usuários que utilizarão o sistema para se dirigirem para os dois estádios, a concessionária vai aumentar a quantidade de trens na operação e reduzir o intervalo de tempo entre eles, de acordo com a demanda. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Sistema Metroviário 🚇 de Salvador terá esquema especial de operação e segurança para este sábado (13), a fim de atender o público que for para o show que será realizado na Arena Fonte Nova, e ao jogo do Bahia e Santos, no Estádio de Pituaçu. Para facilitar o deslocamento dos usuários que utilizarão o sistema para se dirigirem para os dois estádios, a concessionária vai aumentar a quantidade de trens na operação e reduzir o intervalo de tempo entre eles, de acordo com a demanda. Também haverá o reforço nas bilheterias para assegurar o atendimento a todo o público. Quem for para a partida de futebol, deve seguir para a Estação Pituaçu 🚉 de Metrô, na Linha 2. Já os clientes que desejarem ir para o show tem como destino a Estação Campo da Pólvora 🚉 na linha 1,que fica a 400 metros da Arena Fonte Nova.
Para garantir a segurança e orientar o público, a CCR Metrô Bahia fará o reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) e contará com o apoio do Grupo de Pronta Resposta, treinado para atuar em eventos de grandes públicos. A segurança também será feita com o monitoramento eletrônico realizado por mais de 2.000 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, e com o apoio da Polícia Militar nas áreas de acesso e entorno do sistema.
Com informações da CCR Metrô Bahia  12/07/2019

População escolhe investimentos prioritários para a Grande São Luís e Alcântara (MA)

Política  👀

No evento, audiência do Orçamento Participativo, a população discutirá ações a serem executadas em áreas de interesse social. As propostas escolhidas serão votadas e vão compor o documento final do Orçamento Participativo para o quadriênio 2020-2023. O evento será na capital, das 8h às 17h30, no Centro de Convenções Paulo Freire da UFMA, no Campus do Bacanga.

Da Redação
foto/divulgação
Comunidades da Grande São Luís e Alcântara definem as principais demandas para formulação de políticas públicas da regional, em audiência do Orçamento Participativo, nesta quinta-feira (11). No evento, a população discutirá ações a serem executadas em áreas de interesse social. As propostas escolhidas serão votadas e vão compor o documento final do Orçamento Participativo para o quadriênio 2020-2023. O evento será na capital, das 8h às 17h30, no Centro de Convenções Paulo Freire da UFMA, no Campus do Bacanga.
“Neste cenário de crise nacional, onde o país tem retrocedido em avanços sociais antes garantidos, o governador Flávio Dino aposta em políticas públicas com a participação popular, fortalecendo a democracia e destacando o Maranhão como exemplo de gestão pública ao compartilhar com a população os caminhos futuros do Estado”, pontuou o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves.
A audiência terá participação de representantes de diversas instituições do poder público estadual, municipal, além de associações comunitárias, centrais estudantis, movimentos da juventude, dentre outros dos municípios de Raposa, Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e da capital, São Luís.
As demandas da área de desenvolvimento da regional formada pela Grande São Luís e Alcântara incluem a implantação de políticas e projetos para o fortalecimento da hortifruticultura, indústria, complexo portuário, apicultura, comércio, turismo, avicultura, suinocultura, artesanato, piscicultura, pesca, extrativismo vegetal e mineral, cerâmica e ações na educação.
Na regional, as principais propostas agregam medidas de reforço ao turismo sustentável; ações de reforma agrária com distribuição de terra, assessoria técnica e financiamento; criação de cursos profissionalizantes nível médio; melhorias em infraestrutura de saneamento básico; e promover o artesanato de cerâmica.

Participação Popular
O ciclo de debates finaliza a série de 35 encontros que vêm sendo realizados pelo Governo do Maranhão, desde o mês passado, em regionais contemplando os 217 municípios maranhenses, distribuídas em 22 regionais de desenvolvimento.
As solicitações se pautaram em medidas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, saneamento básico, impulso ao turismo, fortalecimento de atividades na agropecuária e agroindústria, programas para reforço da psicultura, apicultura e extrativismo vegetal e mineral, entre outras áreas de atividades econômicas.
As demandas vão compor a plataforma digital www.participa.ma.gov.br, do Governo do Maranhão, para posterior inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA). (09/07/2019)
Com informações da Secap/Gov.Maranhão  12/07/2019

Obras de requalificação do MAM(Museu de Arte Moderna da Bahia) são entregues com reabertura do cinema

Arte & Cultura   🎦

A entrega da obra de requalificação foi realizada na noite desta quinta-feira (11), pela secretária de Cultura do Estado, Arany Santana.As obras foram acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura, que garantiu os cuidados necessários para preservar as características das edificações que são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Da Redação
foto - Fernando Vivas/GOV.BA
A partir de agora, todas as áreas do Museu de Arte Moderna da Bahia estão abertas para receber o público. A entrega da obra de requalificação foi realizada na noite desta quinta-feira (11), pela secretária de Cultura do Estado, Arany Santana. O equipamento cultural do século XVI recebeu investimento de R$ 15 milhões do Governo do Estado.
“Hoje nós celebramos um momento emblemático. Este museu é de grande importância, ele resguarda a memória e história dos grandes artistas que por aqui passaram. Este é um espaço agora extremamente qualificado, porque ele abriga um café, um cinema, e a nossa pretensão é que esse espaço seja auto sustentável, pois ele já tem uma vocação forte de diálogo com diversas linguagens da arte”, afirmou a secretária Arany.
As obras foram acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura, que garantiu os cuidados necessários para preservar as características das edificações que são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
foto - Fernando Vivas/GOV.BA
O diretor-geral do Ipac, João Carlos Oliveira, destaca as mudanças no museu. “Nós estamos entregando um museu para falar da Bahia para o mundo enquanto espaço de arte e cultura. Este equipamento passa a ser um dos equipamentos mais modernos do país e diria até mesmo do mundo. Entregamos um equipamento do século XVI, mas conectado com o século XXI e sem perder suas características”
Um dos destaques desta nova fase do MAM é a reabertura do cinema que volta a integrar o Circuito Sala de Arte. A sala de cinema tem capacidade para 104 pessoas e ficará aberta ao público a partir deste sábado (13). No local também funciona um café. A sala funcionará de segunda a sexta a partir das 13h, aos finais de semana o horário é antecipado para as 10h. Os horários das sessões vão até as 22h40. Já o café funcionará até às 00h de sexta, sábado e véspera de feriados.
As intervenções no museu incluíram a reforma e modernização de espaços como a área de reserva técnica que conta climatização adequada. Os galpões utilizados para oficinas também passaram por readequação e novos mobiliários foram instalados. A capela do local também recebeu intervenções.

Novas obras
foto - Fernando Vivas/GOV.BA
A expectativa é que o píer do MAM e área do antigo restaurante fiquem prontos até o final do próximo ano. Para isso, serão destinados R$ 3,5 milhões via Secretaria de Turismo. A obra permitirá a chegada de visitante pelo mar com a instalação de um atracadouro e um novo restaurante terá capacidade para receber 200 pessoas.
O secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, participou da inauguração nesta quinta-feira e comentou os novos investimentos. “As obras do píer e do restaurante estão em processo de licitação e fazem parte do Prodetur, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que contemplará 12 intervenções na Baía de Todos os Santos. A nossa expectativa é entregar a obra do píer e do restaurante em até 10 meses. Com isso, a gente impulsionaria mais o turismo e oferece mais uma opção aos nossos visitantes”.
Com informações da Secom BA  11/07/2019

Obras da Linha Leste do metrô avançam no Centro de Fortaleza(CE)

Transportes sobre trilhos  🚇

As duas tuneladoras que serão utilizadas para escavar os túneis até o Papicu já estão com suas montagens bem adiantadas, dentro do shaft (emboque), de onde partirão. Enquanto isso, a fábrica de aduelas (anéis estruturais que revestem e dão estabilidade aos túneis) entrará em fase de testes nos próximos dias, para posterior início da produção das peças de concreto.Os serviços também avançam nas contenções e escavações do trecho onde será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, que será a primeira subterrânea da nova linha. 

Da Redação
foto - divulgação/Seinfra CE
O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, acompanhou nesta semana os trabalhos no canteiro de obras da Linha Leste, localizado no Centro da cidade. No trecho, que será o ponto de partida da nova linha, os serviços se dividem em várias frentes. “Temos um canteiro de pouco mais de um quilômetro de extensão, exatamente onde a Linha Leste começa. Nessa área, haverá duas estações e o início da perfuração dos túneis. Por isso, concentramos diversas atividades básicas da obra, como a montagem das tuneladoras, que são as máquinas que escavarão os túneis, e a fabricação dos anéis de concreto, que vão revestí-los”, explica o secretário.
As duas tuneladoras que serão utilizadas para escavar os túneis até o Papicu já estão com suas montagens bem adiantadas, dentro do shaft (emboque), de onde partirão. Enquanto isso, a fábrica de aduelas (anéis estruturais que revestem e dão estabilidade aos túneis) entrará em fase de testes nos próximos dias, para posterior início da produção das peças de concreto.
Os serviços também avançam nas contenções e escavações do trecho onde será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, que será a primeira subterrânea da nova linha. A execução dos trabalhos, que contam com cerca de 496 colaboradores, foram acompanhados também pela equipe da Coordenadoria de Transportes e Obras da Seinfra e por engenheiros do consórcio construtor.

Mais informações da Linha Leste
Além das obras no canteiro do Centro, a Seinfra iniciou, em junho, a construção da Estação Colégio Militar, no bairro Aldeota, que é a segunda das quatro estações previstas no percurso da linha. O equipamento será subterrâneo e terá três pavimentos: bilheteria, mezanino e plataforma de embarque.
No total, a Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com quatro estações subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). Além disso, o contrato prevê a construção de uma Estação de superfície, que servirá de terminal para a Linha Oeste. Todo o empreendimento vai garantir a integração da Linha Leste com as linhas Sul e Oeste, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. Após concluído, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia. O tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.
Com informações da Seinfra CE  11/07/2019

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Recadastramento da meia passagem estudantil para Itaparica e Vera Cruz no Ferry-Boat e lanchas começa 15 de julho

Travessia marítima  🚢 

Semestralmente cerca de 600 alunos de instituições de ensino superior ou técnico-profissionalizante (reconhecidas pelo MEC) realizam a atualização cadastral. Tem direito a meia-passagem os estudantes residentes nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, regularmente matriculados em cursos presenciais situadas em Salvador ou municípios vizinhos.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O processo de cadastramento ou recadastramento do benefício de meia-passagem estudantil para a travessia no sistema Ferry-boat e sistema de Lancha acontecerá entre os dias 15 de julho e 15 de agosto. A resolução da Agerba foi publicada na manhã desta quinta-feira (11), no Diário Oficial do Estado.
Semestralmente cerca de 600 alunos de instituições de ensino superior ou técnico-profissionalizante (reconhecidas pelo MEC) realizam a atualização cadastral. Tem direito a meia-passagem os estudantes residentes nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, regularmente matriculados em cursos presenciais situadas em Salvador ou municípios vizinhos.
Para realizar o cadastramento ou o recadastramento do benefício os alunos devem comparecer no posto da Agerba do Terminal Marítimo de São Joaquim, nos horários de 9h00 às 12h00 e 13h30 às 15h30, com a documentação necessária. Diariamente serão distribuídas 30 senhas, sendo 20 delas pela manhã e 10 à tarde.

Documentação necessária:
Comprovante de matrícula original
Uma foto 3x4 atual
Apresentar original e cópia do comprovante de residência do município de Itaparica/Vera Cruz
Apresentar original e cópia da Identidade e CPF
Com informações da Seinfra BA  11/07/2019

Mais de 1 milhão e meio de pessoas já usaram o VLT Parangaba-Mucuripe - Fortaleza

Transportes sobre trilhos  🚄

Diversos pontos de interesse público da cidade, como shoppings, terminais de ônibus, postos de saúde, grandes comércios e unidades de ensino e entretenimento, foram conectados por meio do VLT, que se tornou meio de transporte para trabalho, estudos e lazer em Fortaleza.

Metrofor
Divulgação/Metrofor
Em operação com embarque gratuito de segunda-feira a sábado, o VLT Parangaba-Mucuripe alcançou, no mês de junho, a marca de 1,5 milhão de embarques, em o todo período de operação assistida, consolidando a importância da nova linha metroviária para a mobilidade da cidade.
Diversos pontos de interesse público da cidade, como shoppings, terminais de ônibus, postos de saúde, grandes comércios e unidades de ensino e entretenimento, foram conectados por meio do VLT, que se tornou meio de transporte para trabalho, estudos e lazer em Fortaleza.
Executada pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará, a nova linha acrescentou mais 10,8 quilômetros ao sistema metroviário da capital, promovendo a integração com outras linhas e com os ônibus da cidade. “O VLT tem se consolidado, mês a mês, com a procura crescente da população, que já comprovou que, apesar de estar em fase de ajustes, o modal é mais seguro, mais rápido e mais confortável do que outros meios de transporte. E, a medida que vamos aperfeiçoando a operação, esses benefícios vão se tornando ainda mais visíveis e reconhecidos”, enfatiza o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.
Por dia, aproximadamente, 7,7 mil pessoas utilizam a linha. Um desses passageiros é a diarista Francisca Maria, de 53 anos, que usa o VLT em seus percursos diários, e agora tem mais tempo para ficar com a família. “O VLT foi a melhor coisa. Pra mim, ele significa chegar mais cedo do trabalho. Sobra mais tempo. Geralmente, uso esse tempo para ficar com a família, ir para a academia, para a igreja ou fazer caminhada. E todas essas atividades ajudam a reduzir o estresse”, conta ela.
Além de melhorar a mobilidade, o VLT também tem transformado os bairros por onde passa. Muitos trechos foram urbanizados e receberam praças e vias pavimentadas. “Isso permite que a comunidade, que antes vivia em espaços públicos pobres e poucos equipados, possa ter uma atividade mais ampla no exterior de suas casas”, explica o diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz. “Os bairros têm uma melhoria na sua condição de acessibilidade. Simultaneamente, as avenidas na área de influência do VLT passam a atrair serviços e comércios”, completa ele.
Integrado fisicamente aos terminais rodoviários do Papicu e da Parangaba, e também à Linha Sul do Metrô de Fortaleza, a nova linha metroviária tem sua operação assistida, atualmente, em 8 estações, interligando, a Parangaba ao Papicu. As obras seguem em fase de conclusão e, nos próximos meses, toda a linha entrará em operação assistida, com a inauguração de mais 2 estações (Mucuripe e Iate), e viagens no percurso total de 13,2 km.
Fonte Metrofor  11/07/2019

quarta-feira, 10 de julho de 2019

União corta R$ 26 mi para VLT e recusa pedido de reconsideração do GDF

Transportes sobre trilhos   🚄

Uma investida do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, para reaver os recursos recebeu negativa, na quinta-feira (04/07/2019), do Executivo federal. Mesmo assim, o Palácio do Buriti mantém em andamento processo que busca uma parceria público-privada para o sistema de transporte.A recusa ao pedido de reconsideração foi emitida pelo secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo.

Metrópoles 
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Distrito Federal (GDF) perdeu R$ 26 milhões da União que seriam aplicados na implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) no Plano Piloto. Uma investida do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, para reaver os recursos recebeu negativa, na quinta-feira (04/07/2019), do Executivo federal. Mesmo assim, o Palácio do Buriti mantém em andamento processo que busca uma parceria público-privada para o sistema de transporte.
A recusa ao pedido de reconsideração foi emitida pelo secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo. Segundo o gestor, a pasta não pode rever a Portaria nº 422, de 6 de julho de 2018, que cortou sete contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre eles, o do GDF.
O Termo de Compromisso nº 445.450-67/2015 tinha como objeto a elaboração de estudos e projeto básico da Linha 1 do VLT, entre o Terminal da Asa Sul e o Terminal da Asa Norte. O extinto Ministério das Cidades, substituído pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), usou como argumentos a recessão econômica e a necessidade de aperfeiçoar a alocação de recursos para garantir a execução de empreendimentos.
Em nota, o MDR esclareceu que o contrato previa uma cláusula suspensiva, acionada até que a documentação técnica que serviria de base para a licitação dos estudos e projetos fosse apresentada pelo governo local e aprovada pela Caixa Econômica Federal. "Como as exigências básicas do acordo não foram atendidas, mesmo após seguidos adiamentos de prazo, o processo foi encerrado", concluiu.
Responsável pelo acordo, a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) informou que o ministério não chegou a liberar qualquer montante. "Não há nada a ser devolvido", reforçou. Segundo a empresa pública, o acordo foi reduzido para R$ 3,93 milhões em 2017. A alteração, contudo, não consta nos registros oficiais do governo federal e é negada pelo MDR.
Questionada se há outro acordo para substituir o que foi anulado, a Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos informou que possui seleção aberta para o Avançar Cidades. Segundo a pasta, o objetivo do programa é "melhorar a qualidade dos deslocamentos da população nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade voltadas ao transporte público coletivo, ao transporte não motorizado, à elaboração de planos de mobilidade, estudos e projetos executivos."

PPP
Clemente disse ao Metrópoles que a intenção do Executivo local é manter todos os investimentos no DF. "O objetivo é preservar toda verba já disponibilizada, esteja contratada ou não", afirmou. Segundo o secretário, o processo em andamento para uma parceria público-privada não inviabiliza a aplicação de recursos por parte do governo. "As PPPs podem ser construídas com o Estado entrando com a infraestrutura, por exemplo", pontuou.
De toda forma, a Secretaria de Transporte e Mobilidade disse que o projeto anterior para o VLT não tem vínculo com o que está sendo estruturado pelo governo atual. Segundo a pasta, a alternativa para levantar recursos ao modelo de transporte entre as asas Sul e Norte é a parceria com a iniciativa privada, que contará com recursos desse setor.
Atualmente, de acordo com a secretaria, estão sendo elaborados estudos por empresas no âmbito do Edital de Chamamento de Manifestação de Interesse Nº 01/2019. "Após conclusão, avaliação e seleção desses estudos, a modelagem do projeto final será consolidada pelo governo e apresentada à sociedade por meio de audiência pública", assinalou.
Fonte - Revista Ferroviária  10/07/2019

Frente em Defesa dos Bancos Públicos vai expandir atuação

Economia   $

As propostas foram apresentadas por parlamentares, entidades representativas dos bancos públicos e movimentos sociais.O deputado federal Zé Carlos (PT-MA), coordenador da Frente e presidente da mesa, destacou a importância da missão atribuída às instituições. Para ele, as agendas compartilhadas darão condições de unir forças nos estados, mas também no Congresso Nacional. 

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Fortalecida pela adesão de novas entidades e movimentos sociais, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos realizou, nesta terça-feira (09), na Câmara dos Deputados, audiência pública para ampliar sua atuação nos estados, capitais e municípios brasileiros. As propostas foram apresentadas por parlamentares, entidades representativas dos bancos públicos e movimentos sociais.
O deputado federal Zé Carlos (PT-MA), coordenador da Frente e presidente da mesa, destacou a importância da missão atribuída às instituições. Para ele, as agendas compartilhadas darão condições de unir forças nos estados, mas também no Congresso Nacional. "É importante colocar os parlamentares à disposição nos eventos de mobilização", pontuou.
O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, estimulou que cada representante possa se tornar um agente disseminador da defesa dos bancos públicos. Ele lembrou que a Frente é composta por mais de 200 parlamentares de diversos partidos, além de instituições que representam os bancos públicos e os movimentos sociais, como o de moradia. "Se temos um grande movimento, precisamos conversar com os usuários dos bancos e abrir mais espaço para o debate", afirmou.
Entre as propostas apresentadas, a deputada federal Érica Kokay (PT-DF) sugeriu a criação de um observatório para a produção de conteúdos que abordem assuntos e denúncias relacionadas às ações empreendidas pelo governo federal que representem ameaça de privatização das estatais. "É preciso estabelecer meios para que todos os ataques possam ser denunciados e, a partir daí, esses conteúdos sejam distribuídos para redes de entidades sindicais e de parlamentares para que nós tenhamos ação destas nos estados também", sugeriu a deputada.
Já o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) avaliou o trabalho da Frente Parlamentar. "Temos que fazer a defesa do patrimônio público brasileiro porque o que estamos vendo acontecer é a implementação de um programa de desmonte no conjunto das garantias sociais para que o nosso país não tenha um desenvolvimento soberano", disse.
Estiveram presentes também os deputados federais Paulo Guedes (PT-MG), Assis Carvalho (PT-PI), Paulo Teixeira (PT-SP), João Daniel (PT-SE) e José Ricardo (PT-AM), Bohn Gass (PT-RS). Também participaram a Secretaria de Cultura da Contraf-CUT, Fabiana Uehara, o diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso; e o coordenador do CEE (Comissão Executiva de Empregado) da Caixa, Dionisio Reis, também diretor da Fenae.
O Banco da Amazônia, que completa hoje 77 anos, teve seu papel ressaltado pelo presidente da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA), Silvio Kanner. "Em 1942, em um esforço de retomar a produção dos seringais nativos na região amazônica, nasceu o banco e, de lá para cá, tem cumprido a missão de ser o agente de financeiro do governo federal naquela imensa região", disse Kanner.
Ao falar do crescimento da economia local em decorrência do cultivo do açaí, Kanner defendeu a presença do Banco da Amazônia e Banco do Nordeste na região. "O Banco da Amazônia já aplicou R$ 50 bilhões na economia da região Norte, R$ 7 bilhões apenas na agricultura familiar. Esse conjunto de operações já gerou quase 4 milhões de habitações. Falamos muito de emprego, mas na zona rural, os pequenos negócios geram muitas ocupações e isso é relevante para a população brasileira".
Fonte - Portogente 10/07/2019

Ferrovia Madeira Mamoré com ‘Oscip Amigos do Trem’, um negócio de futuro para Porto Velho

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃

A ideia do restabelecimento do antigo trecho ferroviário entre essa Capital à cidade de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia,surgiu faz algum tempo. E só agora, diante da suposta fragilidade técnica e jurídica verificada em movimentos anteriores, a nova organização cujo nome a ser dado será de ‘OSCIP – Amigos do Trem da Estrada de Ferro Madeira Mamoré’ pretende trabalhar em conjunto com outras entidades mais antigas. Porém, com linhas de atuação diferenciada na busca da implantação de um novo sistema.

Rondônia News
foto - ilustração/arquivo
Começa a ganhar corpo o projeto de criação, instalação e funcionamento de uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada a defender, com mais precisão e resultados, o restabelecimento do antigo trecho ferroviário entre essa Capital à cidade de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia.
A idéia surgiu faz algum tempo. E só agora, diante da suposta fragilidade técnica e jurídica verificada em movimentos anteriores, a nova organização cujo nome a ser dado será de ‘OSCIP – Amigos do Trem da Estrada de Ferro Madeira Mamoré’ pretende trabalhar em conjunto com outras entidades mais antigas. Porém, com linhas de atuação diferenciada na busca da implantação de um novo sistema.
Após consultas a faculdades do Sul de Minas Gerais que promovem cursos de qualificação em projetos econômicos sustentáveis para restauro de ferrovias, uma das partes do grupo de interesse informou que ‘já realizou reuniões em Porto Velho, Guajará-Mirim, Guayaramerín (Bolívia) e em Brasília sobre essa possibilidade, no futuro.
Com a ida de um dos principais consultores em patrimônio artístico, histórico e cultural credenciado no IPHAN estadual aos quadros técnicos da Prefeitura local, ‘um Ante-Projeto sobre a reativação da legendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) poderá ser discutido ainda nesse segundo semestre deste ano. Desta feita, fora dos padrões já conhecidos, onde a iniciativa privada seja chamada a participar com sua vasta experiência em negócios do segmento do setor.
O objetivo do novo projeto é atrair artistas, escritores, historiadores, músicos, ex-ferroviários empregados da ‘Ferrovia do Diabo’, além de capital privado para botar novos trens para andar sobre os trilhos até a fronteira bi-nacional. A medida, segundo disseram interlocutores ‘teria caído como uma luva dentro da Fundação Cultural por conta da concessão de 50 anos da ferrovia ao Município’.
O técnico do IPHAN – que não teve o nome revelado – será procurado pelos coordenadores da futura OSCIP Amigos do Trem da estrada de Ferro Madeira Mamoré’, haja vista que se trata de um profissional habilitado e que atuou durante o trâmite e aprovação do Projeto de Revitalização do Complexo Ferroviário sob a chancela da Prefeitura.
Como se vê, o grupo de interesse que busca aprimorar as lutas pelo resgate e restabelecimento da Estrada de Ferro, em parceria com as demais entidades já existentes, revela que ‘dois deputados da bancada rondoniense no Congresso foram instados’ e que, de agora em diante, já partir do dia 9, espera confirmação de audiências nos ministérios do Turismo e dos Transportes.
Deve, ainda, realiza audiências públicas para definir suas linhas de atuação, diferentemente, de similares existentes no Estado. Uma das diretrizes é a defensa incontinenti da preservação e conservação do Patrimônio Ferroviário, também, com foco na construção da ferrovia para o Pacífico no eixo Rondônia, Acre até ao Porto de Iquiqui, no Chile.
Uma das iniciativas da nova entidade e dentro das linhas de atuação da ‘OSCIP- Amigos do Trem da Madeira Mamoré’, como pauta central, trata-se da implantação específica do ‘Trem do Turismo Porto Velho-Guajará-Mirim’, concomitantemente, na interligação com o traçado da Ferrovia Para o Pacifico.
Instado pela Reportagem de o NEWSRONDÔNIA sobre o restabelecimento do trecho da Ferrovia Madeira Mamoré no traçado de Porto Velho até a fronteira, o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha classificou a medida como ‘uma boa idéia’. Segundo ele, ‘será de extrema importância para alavancar o turismo e os negócios nosso lado da fronteira’.
Um possível integrante da nova entidade de defesa da conservação e preservação da cultura ferroviária e que esteve na audiência com a ministra de Barbados, em Porto Velho, disse que ‘devemos mobilizar gestores e políticos com mandatos a se irmanarem nessa, mas, despeito do espírito ideológico pelo bem de todos’. Segundo a fonte, antes de Brasília aparte dos dirigentes irá visitar a oficina do Trem de Turismo Rio-Minas para tomarem experiência sobre o modelo a ser implantado, por aqui.
Fonte - Abifer   09/07/2019

Empresas alemãs devem produzir caminhão elétrico e goma inovadora na Bahia

Economia  🚚

A prospecção foi feita por uma missão do Governo do Estado que se reuniu com empresários alemães nesta segunda-feira (8), em Munique (Alemanha).O caminhão elétrico da Evum Motors é inteiramente adequado às atividades agrícolas, em particular à agricultura familiar, bem como a serviços urbanos de pequeno porte, tais como coleta seletiva, manutenção de parques e jardins

Da Redação

Indústrias alemãs devem firmar parceria com a Bahia e trazer novos investimentos para o estado. Este é o caso da Evum Motors, que pretende fabricar um modelo de caminhão elétrico adequado à produção agrícola; do grupo Hirmer, que busca construir um resort na região sul; e da Odex GbR, que deve fabricar a Odex Med - uma goma de mascar inovadora com função de escova, creme e enxaguante bucal antibacteriano. A prospecção foi feita por uma missão do Governo do Estado que se reuniu com empresários alemães nesta segunda-feira (8), em Munique (Alemanha).
“O caminhão elétrico da Evum Motors é inteiramente adequado às atividades agrícolas, em particular à agricultura familiar, bem como a serviços urbanos de pequeno porte, tais como coleta seletiva, manutenção de parques e jardins”, explicou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. De acordo com ele, a empresa se mostrou muito interessada em conhecer as condições de fornecimento desse caminhão para o setor agrícola baiano. O caminhão elétrico pode ser carregado diretamente de uma tomada comum, durante seis horas, e possui autonomia de 100 quilômetros.
Em setembro, durante a Feira Automotiva de Frankfurt, o governo baiano deve conhecer uma nova versão mais aprimorada do veículo elétrico e assinar o protocolo de intenções com a montadora alemã. Após o evento, os investidores devem visitar a Bahia, levar veículos de teste e avançar nas negociações com o Governo.
Já o grupo Hirmer planeja um mega projeto para a região Sul da Bahia, que envolve a construção de um resort, fomento à agricultura familiar e geração de energia renovável, além da construção de um novo aeroporto em Porto Seguro - item este que já conta com Termo de Autorização para a empresa apresentar os estudos.
“As equipes técnicas da empresa, que já têm estudado as condições na Bahia, deverão se reunir com técnicos do Governo ainda na próxima semana. Em agosto, os dirigentes da empresa irão ao estado para reunir com o governador Rui Costa”, informou Paulo Guimarães, superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da Bahia, da SDE.
Em parceria com a Bahiafarma, a fabricação da goma de mascar Odex Med na Bahia trará o quesito inovação como carro chefe. O produto, com fórmula ativa patenteada, combate bactérias e fungos e elimina até 99,99% dos germes e patógenos nocivos na cavidade oral - mesmo em locais de difícil acesso para uma escova de dentes.
Ainda em Munique, a missão do Governo discutiu com representantes do grupo empresarial Sif Capital os projetos de infraestrutura do Estado da Bahia, em particular ferrovias, portos e aeroportos. A empresa é voltada para relacionamentos e atende a investidores institucionais, corporações e instituições financeiras na Alemanha.
Com informações da Secom BA  09/07/2019

terça-feira, 9 de julho de 2019

CBTU João Pessoa implanta sistema de energia solar e vai economizar 90 mil por ano

Sustentabilidade  💡

O Sistema de geração de energia solar economizará, em 10 anos, aproximadamente R$ 1.000.000,00 e será feita no prédio do Recursos Humanos da CBTU João Pessoa, o que gerará uma economia de 90 mil reais/ano para a Companhia.

CBTU
Divulgação CBTU
Sistema de Energia Solar é implantado na CBTU João Pessoa. A instalação das 182 placas fotovoltaicas 370W, com potência de geração 67,34kWp e com 2 inversores de 72 kW de potência total; será feita no prédio do Recursos Humanos da CBTU João Pessoa, o que gerará uma economia de 90 mil reais/ano para a Companhia.
Essa implantação é mais uma etapa do projeto CAES (Consumo de Água e Energia Sustentável), realizado pela engenheira ambiental, Mariko Carneiro e o analista de gestão, Lucian Pereira; que tem como objetivo: conscientizar, reduzir o desperdício, utilizar equipamentos eficientes e utilizar fontes alternativas de água e energia.
“O Sistema de geração de energia solar economizará, em 10 anos, aproximadamente R$ 1.000.000,00. Além disso, o Sistema Fotovoltáico impactará positivamente a CBTU João Pessoa na redução de emissões de CO2 e na imagem da empresa perante a sociedade”, relatou Mariko Carneiro.
Com informações da CBTU   09/07/2019

Metrô de Fortaleza inaugura novo guichê de atendimento exclusivo para estudantes,nesta terça-feira (9)

Transportes sobre trilhos  🚇

O novo local de atendimento será na bilheteria da Estação Parangaba, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h e 14h às 17h. Com a inauguração, os estudantes contarão com dois espaços exclusivos para serviços relacionados à meia-passagem estudantil. O primeiro guichê já opera na Estação Benfica.

Metrofor
Difulgação/Metrofor
A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos inaugura, nesta terça-feira (9/7), mais um guichê para atendimento exclusivo de estudantes. O novo local de atendimento será na bilheteria da Estação Parangaba, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h e 14h às 17h. Com a inauguração, os estudantes contarão com dois espaços exclusivos para serviços relacionados à meia-passagem estudantil. O primeiro guichê já opera na Estação Benfica.
Nos dois locais, é possível emitir o Cartão do Metrofor para estudantes, fazer a revalidação – com validade até primeiro semestre de 2020 – para estudantes que já possuem Carteira de Estudante municipal ano 2019, e ainda solicitar a segunda via do Cartão do Metrofor, para quem perdeu ou sofreu perda ou roubo do documento.
Para emitir o Cartão do Metrofor, é necessário apresentar identidade com foto e Carteira de Estudante ano 2019. O cartão fica pronto no prazo de 10 dias úteis após a solicitação, e deve ser retirado no mesmo local de emissão. O procedimento é gratuito. Para revalidar, é necessário apresentar identidade com foto, Carteira de Estudante ano 2019 e o Cartão do Metrofor que será revalidado. O procedimento é concluído na hora, e também é gratuito.
Para a segunda via, é cobrada uma taxa equivalente a cinco meias-passagens (atualmente, R$ 9,00). Para solicitar, é necessário apresentar boletim de ocorrência e documento de identidade com foto. O prazo para recebimento da segunda via é de dez dias úteis, e o documento deve ser retirado no mesmo local da emissão.

Revalidação provisória
Destinada aos estudantes que ainda não receberam a Carteira de Estudante ano 2019, a revalidação provisória – com validade até 30 de agosto – pode ser feita em qualquer uma das 19 estações da Linha Sul, durante o período de funcionamento da Linha (de 5h30 às 23h, de segunda a sábado). Os bilheteiros e agentes metroviários nas estações estão orientados a prestar orientações sobre a revalidação. Os documentos necessários são: identidade com foto e o Cartão do Metrofor que será revalidado.

Com informações da Metrofor 08/07/2019

Aeroporto de Ilhéus terá voos extras neste mês de julho

Turismo 

Um aumento de aproximadamente 42% na frequência de partidas e chegadas ao aeroporto do sul baiano. A expectativa é que mais de 48 mil passageiros passem pelo local nesse período. As aeronaves vêm de destinos como Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. 

Da Redação  
foto - Ulgo Oliveira/Seinfra
O aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, terá a oferta de 65 voos extras durante o período de férias do mês de julho. Até 03 de agosto, esse número será somado aos 155 voos regulares que operam no equipamento aeroviário. Um aumento de aproximadamente 42% na frequência de partidas e chegadas ao aeroporto do sul baiano. A expectativa é que mais de 48 mil passageiros passem pelo local nesse período. As aeronaves vêm de destinos como Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.
Por conta do turismo, Ilhéus tem um dos aeroportos mais importantes da região. Recentemente, o equipamento passou por serviços de recuperação da sinalização horizontal da área de movimentação de aeronaves e da pista de pista de pouso e decolagem, junto com melhorias no terminal de passageiros. Além disso, o projeto para ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, do terminal de passageiros e do estacionamento de veículos já foi concluído pela concessionária administradora do local e as obras tem a previsão de serem iniciadas no segundo semestre deste ano.
Com informações da Seinfra  08/07/2019

domingo, 7 de julho de 2019

Pacote de incentivos do Governo da Bahia garante 161 novos voos semanais

Turismo

Os primeiros resultados das medidas, incluem a implantação, pelas companhias Azul, Gol e Passaredo, de 161 novos voos com frequência semanal, dos quais 55 serão para o interior baiano, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Barreiras,. Onze novos trechos partindo de aeroportos do estado passarão a ser ofertados por estas companhias. 

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
O governador Rui Costa apresentou, nesta sexta-feira (5), o pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia e os primeiros resultados das medidas, que incluem a implantação, pelas companhias Azul, Gol e Passaredo, de 161 novos voos com frequência semanal, dos quais 55 serão para o interior baiano. Onze novos trechos partindo de aeroportos do estado passarão a ser ofertados por estas companhias.
"É um dia pra comemorar, pois três companhias aéreas anunciaram hoje aumento entre 20% e 40% da oferta de vôos partindo do estado da Bahia, desde Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Barreiras, enfim, a Bahia demonstrando sua força mais uma vez, no turismo, e até o ano que vem haveremos de crescer ainda mais, incorporando outras companhias aéreas nacionais e até internacionais. Nesta última viagem que fiz em missão do governo na Espanha, tive oportunidade de conversar com diversas companhias aéreas buscando trazer mais vôos internacionais para a Bahia", afirmou o governador Rui Costa.
Tomando-se por base os números do ano passado, as companhias que já aderiram ao pacote irão ofertar um total de 1,15 milhão de novos assentos: a oferta passará de 3,26 milhões para 4,4 milhões de assentos, o que representa um incremento de 36%. A expectativa do Governo do Estado é que a maior oferta tenderá a baratear os preços das passagens.
De acordo com o decreto 19.116, publicado na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Estado, a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a qual irão fazer jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.
A empresa com maior ampliação é a Azul, que implantará 73 novos voos com frequência semanal. A Azul terá quatro novos trechos como consequência do pacote de incentivos: Salvador a Aracaju, Salvador a Maceió, Salvador a Guarulhos (São Paulo) e Vitória da Conquista a Campinas. Além disso, passará a ser oferecido regularmente o trecho de Salvador a Teixeira de Freitas, que só havia sido operado no último verão. Ao todo, a empresa contará com 560 mil novos assentos partindo de aeroportos baianos até o próximo ano, ampliando a oferta em 43%: de 1,3 milhão em 2018 para 1,9 milhão em 2020.
A Gol irá operar 53 voos semanais adicionais, dos quais 14 para o interior. Haverá dois novos trechos: de Vitória da Conquista a Guarulhos (São Paulo) e de Salvador ao Rio de Janeiro (Santos Dumont). Serão 470 mil novos assentos até 2020, um incremento de 27% com relação a 2018. O total de assentos em oferta pela Gol saltará de 1,7 milhão para 2,2 milhões.
Na Passaredo, 35 voos adicionais serão implantados até dezembro. Os novos assentos somarão 120 mil até 2020, com incremento de 58% ante o total do ano passado. A empresa vai implantar uma nova base de voos regionais na Bahia, ampliando os serviços no trecho Salvador-Petrolina, retomando o trecho Barreiras-Brasília e incrementando os trechos entre Ilhéus, Teixeira de Freitas e Aracaju.

As três companhias já garantiram 11 novos trechos partindo de aeroportos baianos:

- Salvador – Aracaju (Azul)
- Salvador – Maceió (Azul)
- Salvador – Guarulhos (Azul)
- Vitória da Conquista – Campinas (Azul)
- Salvador – Teixeira de Freitas (Azul)
- Vitória da Conquista - Guarulhos (Gol)
- Salvador - Rio de Janeiro (Gol)
- Barreiras - Brasília (Passaredo)
- Salvador - Ilhéus (Passaredo)
- Salvador - Teixeira de Freitas (Passaredo)
- Salvador – Aracaju (Passaredo)

Latam planeja novos voos
A Latam Airlines Brasil, companhia aérea líder no Brasil em passageiros transportados, planeja novos voos como contrapartida a ampliação do benefício de ICMS sobre o combustível de aviação (QAV) divulgado pelo Governo do Estado. Neste sentido, a companhia, que possui um acordo com o Estado relacionado a voos domésticos e internacionais, ampliará de 7 para 14 a quantidade de voos (ida e volta) semanais na rota Salvador-Fortaleza. As novas frequências serão operadas em aeronaves Airbus A320 a partir de agosto deste ano e as passagens aéreas já estão disponíveis em latam.com e demais canais de venda.
Além disso, a Latam está preparando o aumento de voos domésticos regulares na Bahia com foco no reforço das operações que conectam o Estado com São Paulo e o Distrito Federal, a partir dos aeroportos de Salvador e Ilhéus. Em breve, a companhia comunicará oficialmente os detalhes destes novos voos.

Entenda o pacote de incentivos
A nova alíquota de 12% em substituição à de 18%, valerá, de acordo com o decreto, para todas as empresas aéreas que operem em aeroportos localizados em território baiano. A alíquota cairá para 10% para empresas que operarem em quatro aeroportos baianos, e para 7% para as que mantiverem operação em dez aeroportos. O decreto prevê, ainda, a redução gradual das alíquotas, que poderão chegar até o mínimo de 3% com base em metodologia de cálculo que estimula a ampliação do número de assentos nos voos com saída de aeroportos baianos, tomando por base os números de 2018.
A primeira queda de alíquota, de dois pontos percentuais, ocorrerá quando o número de assentos por empresa em decolagens de aeroportos baianos registrar ampliação de 15%. As demais quedas de alíquota, de um ponto percentual, ocorrerão a cada ampliação de 8% no número de assentos.

Sistema de pontos
Para estabelecer o aumento do número de assentos, o cálculo estabelece um sistema de pontos que variam conforme o tipo de voo. Os assentos de voos internacionais serão multiplicados por 5, os de voos entre cidades baianas, por 2, e por 1,5 aqueles que saírem das cidades turísticas de Valença, Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas rumo a destinos interestaduais. Para voos que saírem de outros aeroportos baianos para destinos fora da Bahia, o peso será 1.
Para ter direito às reduções de alíquota, a prestadora de serviço de transporte aéreo fica condicionada, ainda, a manter os voos regulares de passageiros para, no mínimo, a quantidade de aeroportos atendidos no Estado da Bahia em 2018, o mesmo valendo para os voos internacionais já existentes. Os incentivos valem até 31 de dezembro de 2025.
Com informações da Secom BA 05/07/2019