sexta-feira, 5 de julho de 2019

Ilhas flutuantes movidas a energia solar para captar CO2

Ciência &Tecnologia  💡

Diminuir emissões de CO2 com Ilhas solares flutuantes.Para tornar isso possível, cada uma das ilhas, com 100 metros de diâmetro, seriam cobertas por painéis fotovoltaicos, que geram energia para alimentar navios laboratórios – responsáveis pela captação de CO2 e hidrogênio da água do mar. 

Revista Amazônia

Ilhas artificiais, desenvolvidas por cientistas da Suécia e da Noruega movidas a energia solar, captariam CO2 presente na água do mar e o transformaria em energia. Para tornar isso possível, cada uma das ilhas, com 100 metros de diâmetro, seriam cobertas por painéis fotovoltaicos, que geram energia para alimentar navios laboratórios – responsáveis pela captação de CO2 e hidrogênio da água do mar. Após a captação dos elementos, eles seriam convertidos em Metanol, para gerar combustível usado no setor de transportes.
Os cientistas afirmam a importância do projeto: mesmo que as fontes renováveis ainda não consigam poupar por completo o uso dos combustíveis fósseis, ajudam a reduzir a produção deles. Eles E Eles estimam uma produção de 15.300 toneladas de combustível por ano. Para compensar as emissões globais, que vem dos combustíveis fósseis, 3,2 milhões de ilhas seriam suficientes para mitigá-las.
Os desafios ainda existem e dificultam a implantação destas Ilhas Solares: os locais mais indicados para construí-las, como Brasil, Indonésia e o norte da Austrália, que tem muita radiação solar e poucas ondas, têm condições climáticas complicadas. Além disso, os custos para viabilizar o projeto também são altos.
Fonte - Revista Amazônia  05/07/2018

Embraer faz primeira entrega do Praetor 600 o mais novo jato executivo

Transporte aéreo 

A cerimônia de entrega foi realizada na unidade de São José dos Campos (SP), onde o primeiro Praetor 600 saiu da linha de montagem híbrida em que o Legacy 450 e Legacy 500 também são produzidos.Lançado e apresentado em outubro de 2018 durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), o Praetor 600 foi certificado em abril de 2019, apenas seis meses após seu anúncio

Portogente

A Embraer anunciou hoje a primeira entrega do seu mais novo jato executivo, o Praetor 600, da categoria supermédio, para um cliente europeu. A cerimônia de entrega foi realizada na unidade de São José dos Campos (SP), onde o primeiro Praetor 600 saiu da linha de montagem híbrida em que o Legacy 450 e Legacy 500 também são produzidos. A montagem do Praetor 600 também ocorrerá, em breve, em Melbourne, Flórida (EUA), onde a Embraer já realizou a montagem de mais de 360 aeronaves dos modelos Phenom e Legacy desde 2011.
“Estamos muito satisfeitos com a primeira entrega do Praetor 600 e confiantes de que o nosso cliente ficará fascinado com o jato executivo mais avançado tecnologicamente e mais disruptivo a entrar no mercado”, disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “O Praetor 600 certamente criará uma nova experiência de valor para nossos clientes e os apoiará tanto no âmbito pessoal como empresarial.”
Lançado e apresentado em outubro de 2018 durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), o Praetor 600 foi certificado em abril de 2019, apenas seis meses após seu anúncio, se tornando o único jato da categoria supermédio a ser certificado desde 2014.
“O Praetor 600 libera todo o potencial da sua plataforma por meio de um avançado projeto de design, engenharia e tecnologia nunca antes visto na categoria de cabines médias”, disse Daniel Moczydlower, Vice Presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer. “Com tecnologia Full Fly-by-Wire de quarta geração desenvolvida pela Embraer e mais de 25 patentes registradas pelas inovações na arquitetura e design do seu interior, o Praetor 600 proporcionará aos clientes a experiência mais exclusiva da indústria e elevará as suas expectativas de jatos executivos.”
Entrando na liderança do seu segmento, o Praetor 600 é uma aeronave pioneira, sendo a primeira com tecnologia Full Fly-by-Wire que, além de reduzir turbulências em voo fazendo com que passageiros tenham um voo muito suave, torna o voo o mais eficiente possível.
O Praetor 600 é agora o jato executivo de porte supermédio com maior alcance, com capacidade de fazer voos sem escalas entre Dubai e Londres, Paris e Nova York, São Paulo e Miami. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem um alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km), com a capacidade de carga útil mais alta de sua classe, e a Mach 0.80 o alcance é de 3.719 milhas náuticas (6.887 km).
Fonte - Portogente  05/07/2019

Vídeo YouTube


quinta-feira, 4 de julho de 2019

Juca Kfouri entrevista a cineasta Petra Costa - TVT

Entrevista  📹

Entre Vistas com Juca Kfouri

VLT Carioca pede autorização para rescindir contrato com prefeitura

Transportes sobre trilhos  🚄

Consórcio diz que prefeitura descumpriu contrato e está inadimplente.Os bondes do VLT operam desde 2016 e ligam outros modais de transporte, como estações de metrô, a Estação das Barcas da Praça XV, a Central do Brasil, a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont.A concessionária diz que que já está em R$ 150 milhões o total devido pelo município pelos investimentos para a implantação das linhas de VLT.

Por Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O consórcio VLT [veículo leve sobre trilhos] Carioca informou hoje (4) que pediu à Justiça autorização para rescindir são do contrato de concessão para operar os bondes que circulam no centro do Rio de Janeiro. Os bondes do VLT operam desde 2016 e ligam outros modais de transporte, como estações de metrô, a Estação das Barcas da Praça XV, a Central do Brasil, a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont.
A concessionária acusa a prefeitura de descumprimento de contrato e inadimplência e diz que que já está em R$ 150 milhões o total devido pelo município pelos investimentos para a implantação das linhas de VLT. Procurada pela Agência Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro disse que ainda não foi notificada oficialmente e não vai se posicionar.
Segundo o Consórcio VLT, a prefeitura também não respondeu ao pedido de autorização para iniciar a operação da Linha 3, que ligaria a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont.
As linhas 1 e 2 transportam 80 mil pessoas por dia, serviço que, de acordo com o consórcio, só tem sobrevivido devido a aportes extras dos acionistas. Com a Linha 3 e a reorganização de linhas de ônibus no centro, a estimativa do consórcio é de que o número de passageiros poderia chegar a 150 mil.
"A concessionária lamenta que um investimento desse porte realizado na mobilidade urbana da cidade, vital para o desenvolvimento da região portuária e que conecta todos os modais da região central de forma sustentável, não seja valorizado", diz a empresa, em nota divulgada à imprensa.
Fonte - Agência Brasil 04/07/2019

Bahia terá aumento no numero de voos

Turismo 

O Gov. Rui Costa anuncia aumento do número de voos na Bahia nesta sexta.A divulgação para a imprensa será feita no Gabinete do Governador, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com participação de representantes de três companhias aéreas, que estão ampliando sua atuação no estado em virtude da redução do ICMS de querosene de aviação pelo Governo do Estado.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O governador Rui Costa anuncia, às 15h desta sexta-feira (5), o aumento do número de voos na Bahia. A divulgação para a imprensa será feita no Gabinete do Governador, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com participação de representantes de três companhias aéreas, que estão ampliando sua atuação no estado em virtude da redução do ICMS de querosene de aviação pelo Governo do Estado.
Também participam do ato os secretários estaduais da Fazenda, Manoel Vitório; do Turismo, Fausto Franco; e da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; entre outras autoridades do estado. Este será o primeiro evento público com o governador após missão internacional na Espanha, onde foram estabelecidas parcerias que visam a atração de novos investimentos para a Bahia, garantindo a geração de emprego e renda para os baianos.
Com informações da Secom BA  04/07/2019

Tarifa de Trem/VLT de João Pessoa,Natal e Maceió sobe para R$1,00 no próximo domingo(07)

Transportes sobre trilhos  🚄

A CBTU reajusta tarifas de trem/Vlt de João Pessoa,Natal e Maceió para R$ 1,00,do Metrô de BH R$2,90 e de Recife 2,60 no dia 07 próximo domingo, seguindo o cronograma de reequilíbrio financeiro progressivo definido pela Justiça, a tarifa única dos trens/Vlts urbanos de João Pessoa.

Da Redação
Divulgação/CBTU
A CBTU João Pessoa comunica que, seguindo o cronograma de reequilíbrio financeiro progressivo definido pela Justiça, a tarifa única dos trens/Vlts urbanos de João Pessoa passa a custar R$ 1,00 (Hum Real), a partir deste domingo, dia 7 de julho. Como não há operação comercial aos domingos em João Pessoa, o reajuste será efetivado na segunda feira, dia 08. A adequação financeira foi determinada em audiência de conciliação realizada, no dia 24 de abril, entre a Instituto de Defesa Coletiva de Belo Horizonte, Ministério Público, União Federal e CBTU, na 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais. As datas foram definidas conforme tabela abaixo.
Com informações da CBTU  04/07/2019


quarta-feira, 3 de julho de 2019

Cidades francesas lideraram ranking de desempenho de VLTs em novo estudo feito em 32 redes no mundo.

Transportes sobre trilhos 🚄

As cidades francesas lideraram o ranking em um novo estudo de benchmarking sobre o desempenho de 32 redes de bonde em todo o mundo.Lyon alcançou a classificação mais alta nos critérios analisados com uma pontuação de 71 em 100 possíveis.

Do IRJ
foto ilustração/Pregopontocom
VLT de Lyon 09/2009
Para os sistemas recentes na categoria de grandes cidades, Lyon alcançou a classificação mais alta nos critérios analisados com uma pontuação de 71 em 100 possíveis, seguido por Paris (Linha T3) com 69, Bordeaux (68) e Estrasburgo (67).
As cidades francesas também tiveram bom desempenho na categoria de cidades médias, liderada por Dijon (66) e Tours (61), seguidas pela cidade norueguesa de Bergen (58) e Estocolmo (57).
Zürich conquistou o primeiro lugar das cidades com redes históricas de VLTs, com 63 pontos. Viena ficou em segundo lugar com 60 pontos, seguida por Bruxelas e Melbourne, ambos com 56 pontos.
Segundo o Especialista em Mobilidade e transportes Philippe. Menesplier, do Eurogroup Consulting,os resultados do estudo mostram que o VLT oferece  uma solução de mobilidade que complementa as redes estruturais de transporte, como os sistemas de metrô, e revitaliza visivelmente os centros das cidades na era da mobilidade verde.

Pontos analisados no estudo

Potencial do corredor de bonde
Velocidade e integração urbana
Oferta de serviço de bonde
Preços e emissão de bilhetes
Integração multimodal
Confiança, acessibilidade e segurança
Uso de recursos
Viabilidade econômica
Aproveitamento elétrico
Transporte público dinâmico
Com informações do International Railway Journal  03/07/2019

Obra de prolongamento da AV.Litorânea em São Luis/MA entra em nova fase de execução

Infraestrutura viária  🚌 🚗

Com investimento de mais de 140 milhões, o prolongamento da Avenida Litorânea, tem entrega prevista para dezembro de 2019,e compõe a primeira fase para a implantação do novo corredor de transporte,de BRT.O prolongamento da litorânea e a implantação do BRT é a maior obra de mobilidade do Maranhão e representa um salto de qualidade na vida de todas as pessoas que vivem na grande ilha.

Da Redação
foto/divulgação
A obra de prolongamento em 1.800 metros da avenida litorânea em São Luís entra em uma nova fase. Com a finalização da construção do muro de contenção e o assentamento dos tubos que irão receber as águas pluviais, com a drenagem profunda, os operários deram início a construção da base dos pilares das pontes na foz do Rio Claro e do Rio Pimenta.
Os pilares são construídos através de estacas escavadas a doze metros de profundidade, que após a concretagem servirão de base para a implantação dos pilares. Ao todo serão construídos 16 pilares em cada ponte.
Com investimento de mais de 140 milhões, o prolongamento da Avenida Litorânea, que tem previsão de entrega para dezembro de 2019, compõe a primeira fase para a implantação do novo corredor de transporte, o BRT (Ônibus de Transporte Rápido), que vai interligar os municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar diminuindo o tempo de percurso entre os municípios da Grande Ilha em até 40 minutos. A previsão de entrega do BRT é dezembro de 2020.
Toda a Avenida Litorânea e a Avenida dos Holandeses estarão requalificadas, com a construção de calçadão, bares, ciclovias, estacionamentos e áreas para caminhada.
“O prolongamento da litorânea e a implantação do BRT é a maior obra de mobilidade do Maranhão e representa um salto de qualidade na vida de todas as pessoas que vivem na grande ilha. Continuamos cumprindo todo o nosso cronograma de execução e mantemos a nossa previsibilidade de entrega do prolongamento da avenida litorânea para dezembro de 2019”, disse o presidente da MOB, Lawrence Melo. (28/06/2018)
Com informações da Agência MOB/São Luis MA  03/07/2019

Quem ganha mais: engenheiros ou políticos?

Ponto de Vista  🔍

A matéria do deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL-RS), quer rebaixar o salário inicial dos engenheiros em todo o território nacional. A pergunta que não quer calar: Deputado Ubiratan Sanderson, por que o senhor quer mexer no salário alheio?

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Os engenheiros brasileiros estão perplexos e indignados com projeto apresentado, recentemente, pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL-RS), que pretende revogar legislação de mais de meio século que define o piso salarial desses profissionais. A matéria do parlamentar quer rebaixar o salário inicial dos engenheiros em todo o território nacional. A pergunta que não quer calar: Deputado Ubiratan Sanderson, por que o senhor quer mexer no salário alheio?
Os engenheiros têm o seu piso estabelecido pela Lei 4.950-A/1966 em seis salários mínimos vigentes no País para jornada de seis horas e em nove salários mínimos para jornada de oito horas. "Foi, portanto, com perplexidade e indignação que recebemos a notícia sobre o Projeto de Lei 3.451/2019, apresentado em 12 de junho último [...] que pretende revogar a legislação consagradora do salário mínimo profissional", diz, indignado o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro. E prossegue: “O parlamentar argumenta tese equivocada de inconstitucionalidade da legislação.”
Particularmente entendemos que quando um país discute redução, e não aumento de salário, é que as coisas estão perdidas. Como diz ditado sábio popular, é porque estamos indo "água morro abaixo".
Brasil precisa de desenvolvimento.
Brasil precisa de ciência, educação e tecnologia na veia!
Brasil precisa de pensamento grande!
Fonte - Portogente  03/07/2019

terça-feira, 2 de julho de 2019

Salve salve 2 de julho

Independência da Bahia  🎆

Povo baiano homenageia heróis da independência no 2 de Julho. Os carros do caboclo e da cabocla são cortejados por milhares de pessoas, que celebram a expulsão dos últimos portugueses do Brasil. Os carros do caboclo e da cabocla são cortejados por milhares de pessoas, que celebram a expulsão dos últimos portugueses do Brasil. 

Da Redação
foto - Manu Dias Gov.BA
Desde 1824, a conquista da liberdade, no 2 de Julho, é comemorada pelo povo baiano com o desfile que sai da Lapinha até o Campo Grande. Os carros do caboclo e da cabocla são cortejados por milhares de pessoas, que celebram a expulsão dos últimos portugueses do Brasil.
Este ano, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e governador em exercício, João Leão, representou o governador Rui Costa no hasteamento da bandeiras, na homenagem ao general Labatut e na saída do cortejo. "O 2 de Julho é um dia muito importante para a Bahia e o Brasil. É uma data que marca o coração dos baianos. É uma felicidade grande ver esse povo reunido, comemorando", disse o Vice Gov.João Leão.
Com as sacadas das casas enfeitadas e ruas cheias, a festa reúne todos os elementos da luta pela libertação da Bahia e do Brasil da dominação portuguesa. Entre os personagens históricos homenageados, Maria Quitéria,os povos indígenas foram lembrados e homenageados no desfile além do povo participante.
Dentro da programação da festa, 10 bandas filarmônicas e mais três grupos de manifestação de cultura popular, sendo estes últimos oriundos das cidades da Rota Histórica da Independência do Brasil na Bahia, foram selecionadas pela Fundação Cultural do Estado (Funceb) para participação no desfile.
Com informações da Secom BA  02/07/2019

"UMA GRANDE NAÇÃO SE CONSTRÓI COM EDUCAÇÃO E CIDADANIA"

Vistoria às obras do VLT culmina em simpósio na divisa entre Cuiabá e Várzea Grande

Transportes sobre trilhos  🚄

A intenção é de promover uma grande discussão envolvendo a população de ambas as cidades, e ainda as autoridades competentes.Nós não vamos deixar de lutar pelo VLT. Já foram investidos mais de R$ 1 bilhão nesta obra e não podemos jogar esse dinheiro no lixo,disse o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Misael Galvão (PSB)

O Documento
foto - ilustração/arquiv
A Câmara Municipal de Cuiabá, em parceria com a Câmara Municipal de Várzea Grande, realizará no próximo mês um simpósio para debater o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A intenção é de promover uma grande discussão envolvendo a população de ambas as cidades, e ainda as autoridades competentes.
"Nós não vamos deixar de lutar pelo VLT. Já foram investidos mais de R$ 1 bilhão nesta obra e não podemos jogar esse dinheiro no lixo. Consolidamos uma aliança entre as Câmaras de Cuiabá e de Várzea Grande e vamos fazer um simpósio com a população, autoridades, todos os órgãos e entidades competentes", disse o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Misael Galvão (PSB).
O presidente do Parlamento de Várzea Grande, vereador Fábio José Tardin (DEM), afirma que os parlamentares passam a cobrar um posicionamento do Governo do Estado. "Nós vamos iniciar junto com a Câmara de Cuiabá essa mobilização, vamos fazer um grande ato público em cima da ponte do VLT para então podermos buscar mais informações do Governo do Estado", disse o democrata.
A definição da realização do simpósio é fruto da vistoria nos principais pontos das obras de implantação do novo modal de transporte, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), com a participação dos vereadores dos dois Parlamentos Municipais.
A inspeção, que ainda contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Consórcio VLT, Caixa Econômica Federal, Assembleia Legislativa e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-mt), teve o objetivo de verificar como se encontram as estruturas que já foram instaladas, bem como o estado dos vagões e trilhos.
"A estrutura está totalmente abandonada. Esse local está parecendo um verdadeiro cemitério de vagões. Isso é um desrespeito com a população cuiabana e varzeagrandense. Constatamos que há estrutura muito grande, mais de R$ 1 bilhão largado e abandonado, virando um cemitério", destacou Misael.
Para Tardin, Várzea Grande é a mais prejudicada com a situação de abandono, tendo em vista que boa parte das obras já está encaminhada na cidade, não podendo ser revertida pelo Poder Público Municipal.
"Com certeza Várzea Grande é a mais prejudicada, até porque a cidade não pode mexer nas obras, pois já estão fincados os trilhos, as fibras. Não podemos mais ficar aguardando, ficar a mercê. A Justiça já liberou e agora o Governo do Estado precisa tomar uma providência. É muito dinheiro parado", completou o presidente da Câmara de VG.
O vice-prefeito de Várzea Grande, José Aderson Hazama (PRTB), também declarou seu apoio para conclusão da obra: "A posição da Prefeitura é respeitar as decisões judiciais e logicamente junto com o Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, Câmara Municipal de Várzea Grande e Câmara Municipal de Cuiabá cobrar uma solução para o término da obra do VLT", declarou Hazama.
O presidente do CREA-MT, José Pedro Valente afirma que desde o início da implantação do novo modal, em 2013, a instituição acompanha as obras emitindo relatórios.
"Desde o início das obras da Copa nós viemos acompanhando, emitindo relatórios que, inclusive foram encaminhados ao Dnit. Entendemos que é preciso verificar se realmente houve irregularidades, como também fazer com que esse dinheiro desviado seja retornado aos cofres do Estado para dar continuidade a esta obra. Não é possível apenas dizer que não tem dinheiro, e deixar um patrimônio deste parado", disse.
Fonte - Revista Ferroviária  02/07/2019

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Novos trens da Trensurb voltaram a funcionar em março

Transportes sobre trilhos  🚄

O Consórcio FrotaPoa, formado pelas empresas Alstom e CAF, liberou os trens em dezembro do ano passado, após uma série de ajustes implementados para garantir segurança aos equipamentos.Porém, só em março a Trensurb concluiu a manutenção preventiva necessária de parte da frota. Esse é um procedimento padrão realizado a cada 300 mil quilômetros rodados, quando são feitas revisões e trocas de óleo e válvulas.

Gauchaz
foto - ilustração/arquivo
Desde março, os 15 novos trens da Trensurb voltaram a operar em sua totalidade. Os veículos ficaram por três anos e dois meses fora de circulação em razão de problemas graves de infiltração de água nos rolamentos. O Consórcio FrotaPoa, formado pelas empresas Alstom e CAF, liberou os trens em dezembro do ano passado, após uma série de ajustes implementados para garantir segurança aos equipamentos.
Porém, só em março a Trensurb concluiu a manutenção preventiva necessária de parte da frota. Esse é um procedimento padrão realizado a cada 300 mil quilômetros rodados, quando são feitas revisões e trocas de óleo e válvulas. Segundo a Trensurb, ações preventivas em toda a nova frota ocorrem regularmente para assegurar que os problemas que retiraram os trens de circulação não provoquem transtornos novamente.
A nova frota de trens foi comprada em 2012, com investimento de R$ 244 milhões. Os veículos começaram a operar a partir de setembro de 2014, mas já em abril de 2015 passaram a apresentar problemas, com o descarrilamento de um deles enquanto fazia uma viagem sem passageiros.
Um ano depois, em abril de 2016, foi identificada infiltração de água nos rolamentos, o que influencia a segurança dos veículos. Toda a frota foi retirada de circulação para conserto, e o Ministério Público Federal (MPF) começou a investigar o caso.
Em maio de 2018, quando apenas quatro estavam em funcionamento, uma reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI) detalhou uma série de 20 falhas mecânicas encontradas nos trens e mostrou ainda dificuldades de interlocução entre Trensurb e o consórcio. Em julho, nova reportagem do GDI revelou que a empresa abriu mão de testes que, na época da entrega dos equipamentos, em 2014, poderiam ter identificado problemas mecânicos.
Após dois cronogramas de entrega dos trens estabelecidos pelo MPF e descumpridos pelo consórcio, as companhias, enfim, atenderam a um terceiro calendário, liberando os trens para uso em dezembro do ano passado.
Fonte - Revista Ferroviária  01/07/2019

Voo de avião elétrico vai ser uma realidade

Tecnologia 

Toda a tecnologia de eletricidade recarregável, com baterias 30 vezes mais eficientes e “densas em energia” do que as atuais, não possibilita uma viagem de mais de 1.500 km.Todavia, a luta contra a poluição é para valer. A solução para contornar esse limite será o uso da eletricidade para voar e o hidrocarboneto para as decolagens e aterrissagem. 

Portogente

O mundo sustentável vai ter que contar ainda por muitos anos com o combustível do petróleo (ou fóssil) para fazer viagens de avião. Toda a tecnologia de eletricidade recarregável, com baterias 30 vezes mais eficientes e “densas em energia” do que as atuais, não possibilita uma viagem de mais de 1.500 km.
Todavia, a luta contra a poluição é para valer. A solução para contornar esse limite será o uso da eletricidade para voar e o hidrocarboneto para as decolagens e aterrissagem. Assim, será possível uma redução significativa na emissão de CO2 (dióxido de carbono).
Quanto a realizar voos de menores distâncias alimentados totalmente por eletricidade, estão sendo desenvolvidos motores elétricos com resultados satisfatórios. Porém, a dificuldade é no armazenamento da eletricidade em bateria.
Os voos com aviões elétricos irão gerar uma redução de 30% na emissão de CO2. E serão silenciosos. A previsão de viagens regionais com aviões totalmente elétricos está prevista para 2030.
Fonte - Portogente  29/06/2018