sexta-feira, 26 de abril de 2019

Governo do Estado estuda extensão da linha 1 do Metrô de Salvador da Lapa até a Barra

Transportes sobre trilhos  🚇

O novo tramo contará com mais duas estações,uma no Campo Grande e outra próxima ao Shopping Barra localizado no Chame Chame no final da Av. Centenário.O governador disse em seu pronunciamento que mandou realizar estudos de viabilidade técnica e econômica para a implantação do novo tramo com as novas estações.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Estação da Lapa
O governador da Bahia Rui Costa em pronunciamento através de uma rede social no dia 24/04 informou que contratou estudos de viabilidade para expandir a linha 1 do Metrô de Salvador no trecho que vai da estação da Lapa até a Barra.O novo tramo contará com mais duas estações,uma no Campo Grande e outra próxima ao Shopping Barra localizado no Chame Chame no final da Av. Centenário.
O governador disse em seu pronunciamento que mandou realizar estudos de viabilidade técnica e econômica para a implantação do novo tramo com as novas estações.
A linha 1 do Metrô de Salvador tem a extensão do túnel da Estação da Lapa para manobras,já bem próximo ao Campo Grande.Segundo Rui Costa,o estudo apontará o custo da implantação do novo tramo subterrâneo chegando na Barra,e disse ser a resposta positiva.
Um outro projeto de expansão da linha 1 em andamento, é o 3º tramo ligando a estação de Pirajá,passando pela estação Brasilgás,a estação de Águas Claras,onde também será implantada a nova Estação Rodoviária de Salvador.
Pregopopntocom 26/04/2019

Tarifa de trem em João Pessoa será reajustada para R$ 0,70 no dia 06 de maio

Transportes sobre  trilhos  🚇

A CBTU iniciará a implementação do reequilíbrio tarifário de maneira progressiva. As datas foram definidas conforme tabela abaixo.

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Após audiência de conciliação realizada, no dia 24 de abril, entre a Instituto de Defesa Coletiva de Belo Horizonte, Ministério Público, União Federal e CBTU, na 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, a CBTU iniciará a implementação do reequilíbrio tarifário de maneira progressiva. As datas foram definidas conforme tabela abaixo.
A CBTU reforça que há cerca de 13 anos não há alteração nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e sete anos em Recife, atingindo avançada defasagem ante ao custo de manutenção do sistema.
Fonte - CBTU  26/04/2019


Divulgação/CBTU

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Entre Vistas com Luis Nassif sobre os 100 dias de governo

Entrevistas   📺

O Entre Vistas desta semana é com o jornalista Luis Nassif.Juca Kfouri e Nassiff batem um papo sobre economia, política e música!


quarta-feira, 24 de abril de 2019

Justiça derruba liminar que suspendia aumento de tarifas da CBTU

Transportes sobre trilhos  🚄

Justiça Federal derruba liminar que suspendia reequilíbrio tarifário da CBTU. - Ele será aplicado no momento exato após as mudanças na operação que a empresa precisa realizar em suas bilheterias, sempre com ampla divulgação para a população.

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Com a decisão da Justiça Federal, derrubando a liminar que suspendia o reequilíbrio tarifário da CBTU, a diretoria da Companhia vai avaliar os próximos passos que serão dados acerca da questão. Este reequilíbrio representa uma necessidade orçamentária diante de anos de congelamento de tarifas e aumento de custos operacionais e manutenção. Ele será aplicado no momento exato após as mudanças na operação que a empresa precisa realizar em suas bilheterias, sempre com ampla divulgação para a população.
A CBTU reforça que, mesmo diante deste quadro, continuará tendo o transporte mais barato do Brasil no setor, e há cerca de 13 anos não há alteração nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e seis no Recife.
Fonte - CBTU  24/04/2019

terça-feira, 23 de abril de 2019

Educação do Maranhão tem 3º maior salto em todo o Brasil, diz estudo do Ipea

Educação  📖

De acordo com o estudo,realizado pelo Ipea, o índice da educação do Maranhão teve o terceiro maior aumento em todo o Brasil entre 2012 e 2017. “As maiores tendências de aumento [para o IDHM Educação] foram observadas no Amazonas (0,100), no Pará (0,076) e no Maranhão (0,073)”, afirma o Ipea. A nota do Maranhão na educação subiu de 0,609 para 0,682.

Secap/Gov MA
foto - Felipe Neiva/Divulgação Secap Gov.MA
Mais um estudo mostra o salto que a educação do Maranhão tem dado desde 2015, com a criação do programa Escola Digna. Desta vez é o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que acaba de lançar uma pesquisa nacional sobre o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). O Ipea é vinculado ao Governo Federal.
Esse índice mede a qualidade de vida da população. O Radar IDHM, do Ipea, analisou tanto o desempenho geral quanto itens específicos, entre eles a Educação. É o chamado IDHM-E. O Maranhão subiu em todos as categorias avaliadas.
De acordo com o estudo, o índice da educação do Maranhão teve o terceiro maior aumento em todo o Brasil entre 2012 e 2017. “As maiores tendências de aumento [para o IDHM Educação] foram observadas no Amazonas (0,100), no Pará (0,076) e no Maranhão (0,073)”, afirma o Ipea. A nota do Maranhão na educação subiu de 0,609 para 0,682.

Pacto pela Aprendizagem
Esse desempenho na Educação contribuiu para o aumento geral da qualidade de vida no Estado. “A melhoria do IDHM do Maranhão é fortemente puxada pelo fator Educação. Parabenizo as nossas equipes, assim como as dos municípios”, afirma o governador Flávio Dino. “Vamos crescendo juntos, Estado e municípios, em regime de colaboração. Esse é o caminho, intensificar o Pacto Estadual pela Aprendizagem”, acrescenta.
O Pacto é um reforço ao programa Escola Digna, que já construiu, reconstruiu e reformou mais de 800 colégios desde 2015 no Maranhão. Com o Pacto Estadual pela Aprendizagem, o foco agora é na melhoria das redes municipais de ensino, para que os alunos aprendam o que de fato precisam aprender em cada série.
“É uma ação que irá possibilitar um crescimento ainda maior nos indicadores e, juntos, Estado e municípios, avançaremos em qualidade da educação em todo o Maranhão”, destaca o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão. “Desde que assumiu a gestão do Governo do Estado, o governador Flávio Dino priorizou a educação como vetor de desenvolvimento e principal caminho para vencermos as desigualdades”, completa o secretário.
Com informações do Gov.do Maranhão/Secap  23/04/2019

Tecnologia pode resolver problemas de enchente e gerar economia

Sustentabilidade/Tecnologia  🌊

Antes era fácil verificar qual era o nível máximo e o nível mínimo, mas isto mudou conforme fomos impermeabilizando as áreas adjacentes aos córregos, e ocupando tanto as áreas mais altas quanto as regiões alagáveis, o que tem acelerado e intensificado os problemas e impactos das enchentes.

Pedro Soethe* - Portogente
foto - ilustração/Pregopontocom
Os rios que cortam as cidades brasileiras já estavam ali muito antes da ocupação humana. Foram necessários milhares de anos para se formarem e se conformarem com o regime de chuvas e relevos, obtendo assim um nível de altura da água quase que constante. Antes era fácil verificar qual era o nível máximo e o nível mínimo, mas isto mudou conforme fomos impermeabilizando as áreas adjacentes aos córregos, e ocupando tanto as áreas mais altas quanto as regiões alagáveis, o que tem acelerado e intensificado os problemas e impactos das enchentes.
Existem várias maneiras para resolver estes problemas, dividimos aqui em duas formas, com as obras estruturais, que envolvem projetos que modificam o sistema fluvial (dos rios), como por exemplo os diques, sistemas de armazenamento e retardo de vazão, e as não estruturais, que visam minimizar os impactos das chuvas, como a regulamentação das áreas alagáveis, medidas de proteção nas edificações existentes e seguro enchente, por exemplo.
Um dado relevante levantado pela Faculdade de Economia da USP é que somente em São Paulo o prejuízo anual causado pelas enchentes chega em R$ 762 milhões de reais, um custo impactante para a cidade de São Paulo. Além do prejuízo, temos um alto valor também para obras de prevenção de enchentes, só em 2018 foram R$ 222 milhões de reais. Somados temos um custo anual de quase 1 bilhão reais de custos relacionados a enchentes. Ainda segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) em 2017/2018, São Paulo teve 433 pontos de alagamentos, mas, em 2009/2010, este número chegou perto de 1.500 pontos. Esta falsa impressão que está diminuindo é errada, pois na verdade, só mostra o quão cíclico e variável é o regime de chuvas.
Juntando os pontos que incluem a previsão do regime de chuvas, o manejo das áreas ocupadas, o custo elevado das obras e os prejuízos causados, sabemos que as soluções podem ser mais complexas. A boa notícia é que temos a tecnologia a nosso favor. Em situações onde utilizamos múltiplas variáveis, com dados interpretativos, como: relevo de influência do rio, área permeável, tipo de ocupação, nível de permeabilidade de cada área... Além de outras: qual é o regime de escoamento? Existem obras que impedem a vazão contínua? Como prever o impacto de uma determinada chuva em determinada época? Como agregar estes dados e fazer a interação entre eles? Estas são só algumas das perguntas que são feitas antes de passarmos às soluções.
Mas, e depois disso? Como testar estas soluções e saber se serão efetivas? E como é possível fazer a interação entre o primeiro item dos dados com essas informações? Hoje existem soluções tecnológicas, altamente acessíveis e amigáveis, que conseguem criar um ambiente 3D simulado da cidade e que interage com as diversas informações e situações. As soluções conseguem, em pouco tempo, levantar todas as informações de ocupação de solo, relevo, zoneamento, estruturas existentes, rios, córregos, etc. e alinhar isto tudo com os dados instalados no banco da prefeitura da região em questão. Em poucos minutos, é possível começar a estudar os prováveis pontos de alagamento, regiões de encosta com perigo, simular diversos regimes de chuvas, de uma forma visual e direta. Na próxima fase, já podemos testar opções de análise da rede de drenagem e verificar se ela irá mesmo funcionar. Isso vale tanto ações para as medidas estruturais como não-estruturais.
Agora imaginemos usar esta tecnologia para analisar os pontos de alagamento da cidade já devidamente sabidos pelo CGE? Com as simulações em cada um destes pontos mapeados conseguimos saber qual é a melhor ação a ser tomada em curto, médio e longo prazo. Isso maximiza o investimento e ainda diminui os prejuízos gerados.
Podemos afirmar que com o uso desse tipo de tecnologia seria possível diminuir em cerca de 20% a 30% o valor tanto de construção como o de prejuízos e impactos. Não precisa ser nenhum gênio para ver que este tipo de solução é extremamente necessário e útil para qualquer cidade do Brasil que sofre com problemas de enchentes. Ainda dá tempo de corrigir os problemas do nosso País.
*Pedro Soethe é gerente do time técnico da Autodesk no Brasil
Fonte - Portogente  23/04/2019

CBTU revitaliza comunicação visual interna das composições do VLT de Natal

Transportes sobre trilhos  🚄

Com o objetivo de tornar a viagem mais tranquila e segura, por meio da instrução dos passageiros, a comunicação visual interna engloba desde painéis com ilustrações do regulamento do usuário, placas de sinalização de portas e assentos preferenciais, bem como todas as indicações de dispositivos de segurança para prevenção e ação em casos de emergências.

CBTU
Divulgação/CBTU
Superintendência de Trens Urbanos de Natal finaliza trabalho de revitalização da comunicação visual interna, voltada à orientação e segurança dos usuários dentro das composições de VLT.
Com o objetivo de tornar a viagem mais tranquila e segura, por meio da instrução dos passageiros, a comunicação visual interna engloba desde painéis com ilustrações do regulamento do usuário, placas de sinalização de portas e assentos preferenciais, bem como todas as indicações de dispositivos de segurança para prevenção e ação em casos de emergências.
A Companhia faz frequentemente essa revitalização para substituir o material desgastado e danificado por ações de vandalismo.
Com informações da CBTU  22/04/2019

Divulgação/CBTU
Divulgação CBTU









Divulgação/CBTU
DIvulgação/CBTU


segunda-feira, 22 de abril de 2019

CBTU João Pessoa,divulga marca no Maior São João do Mundo com o Forró nos Trilhos

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃🚃

Este ano a organização do passeio está sob a responsabilidade da empresa Unique Promoções e Eventos, de Campina Grande, que ainda está em fase de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para definir todos os detalhes operacionais do evento. Com a mudança da organização, a atração ganha novo nome: Forró nos Trilhos.

CBTU
Divulgação CBTU
A CBTU João Pessoa está presente no evento chamado de Maior São João do Mundo há mais de 20 anos, realizando o Forró nos Trilhos, um passeio animado por trios de forró no interior do trem entre a cidade de Campina Grande e o distrito de Galante, num percurso de 23km, durante os fins de semana do mês de junho. Este ano estão as viagens estão programadas para os dias 08, 09, 15, 16, 22, 23,29 e 30 de junho.
Este ano a organização do passeio está sob a responsabilidade da empresa Unique Promoções e Eventos, de Campina Grande, que ainda está em fase de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para definir todos os detalhes operacionais do evento. Com a mudança da organização, a atração ganha novo nome: Forró nos Trilhos.
O evento já se constitui na maior vitrine para a consolidação da marca CBTU como operadora de transporte de passageiros. Presente em quatro municípios paraibanos e em cinco estados, a CBTU ganha notoriedade internacional com a participação na festa de Campina Grande, a 120 km de João Pessoa. Esse destaque se faz pela quantidade de matérias em jornais, sites, programas de rádio e de tv, sem custo para a Companhia.
Além disso, as pessoas passam a conhecer a Companhia numa amplitude bem maior, além da sua missão. O turismo ferroviário nesse período na Paraíba entra com um fator preponderante para a locação de recursos extra-operacionais e destaca o trabalho da CBTU como vetor de desenvolvimento.
Para obter esse destaque, a Companhia projeta a atividade com uma divulgação para todos os meios, através da Coordenadoria de Comunicação e Marketing, com releases, e-mails, contatos telefônicos com as grandes empresas de divulgação. O apelo ao evento, que já possui uma grandiosidade própria, faz com que se evidencie a participação da Companhia através de imagens e vídeos que correm o mundo sem custo.
Fonte - CBTU  22/04/2019

Sistema Metroviário do Ceará fecha 2018 com prejuízo de R$ 180,9 milhões

Transportes sobre trilhos  🚇

De acordo com balanço financeiro divulgado pelo Governo do Estado, desde que o Sistema Metroviário do Ceará começou a operar comercialmente com a Linha Sul de Fortaleza, em outubro de 2014, a empresa acumula prejuízo de R$ 880,84 milhões. Também entram na conta o VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) da Linha Oeste, que liga a Capital cearense à Caucaia, e os metrôs do Cariri e Sobral. 

O Povo
foto - ilustração/arquivo
O prejuízo da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) somou R$ 180,90 milhões em 2018, 8,1% maior que o registrado em 2017, quando o déficit foi de R$ 167,34 milhões. De acordo com balanço financeiro divulgado pelo Governo do Estado, desde que o Sistema Metroviário do Ceará começou a operar comercialmente com a Linha Sul de Fortaleza, em outubro de 2014, a empresa acumula prejuízo de R$ 880,84 milhões. Também entram na conta o VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) da Linha Oeste, que liga a Capital cearense à Caucaia, e os metrôs do Cariri e Sobral.
Apesar de o lucro bruto do Metrofor, obtido pelas tarifas pagas pelos passageiros, ainda estar longe de cobrir as despesas operacionais do equipamento, a companhia comemora o aumento da movimentação de pessoas que utilizam o sistema. Em 2018, por exemplo, a Linha Sul, que interliga Fortaleza às cidades de Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana, recebeu 8,64 milhões de passageiros, número 32% maior que os 6,53 milhões contabilizados no ano anterior. Considerando todos os ramais, foram mais de 13 milhões de passageiros transportados. Nesse total, também está incluída a movimentação de mais de 591 mil pessoas do VLT Parangaba-Mucuripe, em operação assistida desde julho de 2017.
Mesmo com o sistema deficitário, a receita operacional do Metrofor, que corresponde ao valor que a empresa recebe pela venda de seus produtos, cresceu 43,4% em razão da maior demanda de passageiros. Passou de R$ 18,52 milhões em 2017 para R$ 26,56 milhões em 2018. Por outro lado, ao longo desses 12 meses, a valorização do Metrofor recuou 0,5%. O total geral do ativo da companhia, que representa o conjunto de bens e direitos de uma organização, foi de R$ 1,89 bilhão para R$ 1,88 bilhão.
Em relação à Linha Sul, o Governo destaca que, no ano passado, foi implantado um sistema de telecomunicações ao longo da ramal e nos trens. Também observa o início do funcionamento de negócios não operacionais no equipamento, por meio do fornecimento de diversos serviços, como lojas, exploração de mídia e máquinas de vendas automáticas, com expansão prevista para 2019.
Além disso, aponta o projeto de envelopamento nas áreas externas dos trens com informes publicitários. "Ainda na Linha Sul, foi inaugurada em maio de 2018 uma área de lazer, com 127 metros quadrados, ao lado da Estação Juscelino Kubitschek, com diversos brinquedos e equipamentos de ginástica, na avenida João Pessoa", acrescenta.
Em março do ano passado, o Governo lançou edital da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) que antecede a Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão do Sistema Metroviário do Ceará à iniciativa privada, que terá o direito de operar e explorar as linhas, além de cumprir, a longo prazo, uma agenda de manutenções e ampliações em todos os ramais. A expectativa era que o edital para a PPP fosse publicado ainda em 2018. Mas, agora, a atual gestão trabalha com prazo que pode se estender até 2020. O Governo ainda tenta destravar a obra da Linha Leste, que ligará o Centro de Fortaleza ao Papicu.
Fonte - Revista Ferroviária  22/04/2019

Com devolução de aviões, Avianca cancela mais voos em todo o país

Transporte aéreo 

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as devoluções são em cumprimento a decisões judiciais, atendendo pedido das empresas de leasing. Algumas devoluções estão sendo feitas gradualmente, de forma a mitigar os efeitos para os passageiros que viajaram no feriado de Páscoa.Por determinação da Anac, a companhia terá de adequar sua malha aérea, seu sistema de venda de passagens e dar “ampla divulgação dos voos cancelados de forma a minimizar o impacto pela retirada das aeronaves”.

Aécio Amado e Pedro Peduzzi
Repórteres da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A Avianca Brasil começa a devolver, a partir desta segunda-feira (22), mais oito aviões de sua frota às empresas de leasing proprietárias das aeronaves. Ao todo, 18 aeronaves serão devolvidas a essas empresas. Outras três ainda estão em negociação, ainda sem prazo para serem devolvidas.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as devoluções são em cumprimento a decisões judiciais, atendendo pedido das empresas de leasing. Algumas devoluções estão sendo feitas gradualmente, de forma a mitigar os efeitos para os passageiros que viajaram no feriado de Páscoa.
Por determinação da Anac, a companhia terá de adequar sua malha aérea, seu sistema de venda de passagens e dar “ampla divulgação dos voos cancelados de forma a minimizar o impacto pela retirada das aeronaves”.
Em sua página na internet, a empresa vem informando aos passageiros o cancelamento pontual de voos da empresa, por meio de uma lista atualizada com a identificação dos voos cancelados.
De acordo com a Avianca, o serviço visa minimizar o impacto na sua operação e aos passageiros. A empresa afirma que manterá o compromisso, assumido com a Anac, de informar com antecedência mínima de 72 horas os voos que serão cancelados.

Recuperação judicial
No último dia 5, a assembleia de credores aprovou o plano de recuperação judicial em uma reunião que durou mais de sete horas. O plano prevê a divisão da empresa por meio da criação de sete unidades produtivas isoladas (UPIs), que serão levadas a leilão. Seis UPIs conterão partes dos direitos de pousos e decolagens (“slots”) da Avianca nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont e uma vai englobar o programa de fidelidade da empresa.
O plano de recuperação da empresa aérea foi homologado no último dia 12 pelo juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. De acordo com a decisão, a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram as obrigações previstas no plano.

Senacom
Por meio de nota, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) informou já ter enviado notificação à Avianca, pedindo informações sobre o número de assentos vendidos pela empresa; sobre como está sendo feita a distribuição de assentos; e sobre se há riscos de mais voos serem cancelados.
Segundo a secretaria, os consumidores lesados poderão apresentar suas reclamações na plataforma consumidor.gov.br que pode ser acessada por navegador ou por aplicativo próprio disponível para os sistemas Apple e Android.
Fonte - Agência Brasil 22/04/2019