sexta-feira, 19 de abril de 2019

Dep.Wilson Santos(PSDB) diz que VLT de Cuiabá possui quase R$ 200 mi em caixa

Transportes sobre trilhos  🚄

Wilson diz que VLT possui quase R$ 200 mi em caixa e pede para Mendes "administrar angústia". - A menção ao recurso ocorre horas após declaração do atual governador, Mauro Mendes (DEM), que praticamente descartou a instalação do meio de transporte na região metropolitana de Cuiabá. O parlamentar sugeriu que o governador "administre sua angústia" e cumpra com prazo de um ano, estipulado durante a campanha, para voltar a tratar publicamente do assunto.

Olhar Direto
foto - ilustração/arquivo
Responsável pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) durante a gestão Pedro Taques (PSDB), o deputado Wilson Santos (PSDB) afirmou que o Governo possui R$ 193 milhões em caixa para serem usados exclusivamente na construção do modal. A menção ao recurso ocorre horas após declaração do atual governador, Mauro Mendes (DEM), que praticamente descartou a instalação do meio de transporte na região metropolitana de Cuiabá. O parlamentar sugeriu que o governador "administre sua angústia" e cumpra com prazo de um ano, estipulado durante a campanha, para voltar a tratar publicamente do assunto.
"Na campanha, o governador pediu um ano de prazo. Eu acho que é cedo para ele fazer qualquer afirmação. Eu tenho acompanhado à distância, sei que a equipe dele ainda não teve tempo suficiente para tomar conhecimento de todos os aspectos dessa situação. Então eu acho que ele deve deixar essa posição definitiva mais para frente. É cedo porque a equipe dele não domina o assunto profundamente, não analisou todas as variantes. E acho que ele precisa administrar um pouco mais essa angústia e quando falar desse tema falar de maneira decisiva", avaliou Wilson Santos.
O deputado tucano assumiu a Secretaria de Cidades durante o Governo passado com a missão de destravar o VLT, ainda que não pudesse concluí-lo, mas não conseguiu avançar nenhum centímetro da obra por conta de uma série de entraves judiciais. Iniciada em junho de 2012, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa, a construção do modal está paralisada desde dezembro de 2014.
Programado para substituir a proposta do mais barato Bus Rapid Transit (BRT), o VLT foi apresentado por Barbosa e por vários deputados da época como "um avanço" para o Estado.
Wilson fez questão de lembrar sua posição contrária à instalação do modal quando ele foi proposto, mas considera que diante dos investimentos feitos até agora para a construção do VLT, a descontinuidade da obra acarretará em prejuízos ainda maiores para o Estado.
"Eu conheço esse assunto com profundidade. Quando fui prefeito eu assinei o BRT, fui favorável ao BRT. Depois, por força politica de 22 dos 24 deputados liderados por José Riva, o governador Silval mudou para o VLT", lembrou.
"R$ 193 milhões em caixa, na conta convenio com o Estado. Esse dinheiro, inclusive, não corre juros nem correção porque a obra está parada. E, segundo, o Governo pode terminar essa obra sem nenhum custo, podia fazer via PPP. Têm empresas, têm consórcios interessados. Terceiro, como é que ele [Mauro Mendes] vai se desfazer desses vagões? Nós temos R$ 1 bilhão depositados em Várzea Grande, entre vagões e oito sistemas. Quem vai querer esses sistemas, que são próprios para o modal? Eu não digo que sim, nem que não, eu digo é muito cedo para o governador decidir", acrescentou o parlamentar.
Fonte - Revista Ferroviária  18/04/2019

Crime contra o salário mínimo

Ponto de Vista 🔍

A desigualdade é um grave problema ético, ao gerar pobreza injustificada. Segundo o IBGE, a metade (45 milhões) da população ocupada (90 milhões) tem renda média de R$ 848,00/mês, 15% menor do que o SM que, em si, equivale apenas a 25% do SM necessário para cumprir o mínimo exigido pelo art. 7º.-IV da Constituição (R$ 4.053,20 – Dieese, fev/19), enquanto há executivos de empresas ganhando mil e quinhentas vezes mais.

José Pascoal Vaz* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Atentado à justiça social a proposta de Bolsonaro de se retirar da fórmula de reajuste do salário mínimo-SM o aumento do PIB. Sabe-se de sobejo a influência das boas políticas de SM sobre o combate à desigualdade, como provam os primeiros 15 anos deste século.
A desigualdade é um grave problema ético, ao gerar pobreza injustificada. Segundo o IBGE, a metade (45 milhões) da população ocupada (90 milhões) tem renda média de R$ 848,00/mês, 15% menor do que o SM que, em si, equivale apenas a 25% do SM necessário para cumprir o mínimo exigido pelo art. 7º.-IV da Constituição (R$ 4.053,20 – Dieese, fev/19), enquanto há executivos de empresas ganhando mil e quinhentas vezes mais. Além disso, a desigualdade trava o crescimento do país, havendo inúmeros trabalhos no Brasil e no mundo demonstrando isto.
André Caltstry construiu gráfico (abaixo) com a evolução do poder aquisitivo do SM, em moeda constante de 2016. O primeiro, em 1940, equivalia a R$ 800,00. Evoluiu até R$ 1.100,00 com Juscelino. Com a ditadura/64, perdeu 55%, caindo a R$ 600,00. A partir do que, com Sarney e Collor, perdeu 62%, chegando a R$ 370,00. A perda total, a partir de Juscelino, foi de 66%. Nos governos FHC houve recuperação de 31%, chegando a R$ 484,00. Nos governos Lula, o aumento foi de 65%, chegando a R$ 800,00.
Em cinco anos de Dilma, o SM aumentou 12,5%, chegando a R$ 900,00 em 01/01/2016. Nos 13 anos do governo do PT o aumento foi de 86%. Fator fundamental neste aumento foi a lei aprovada em 2006, pela qual o aumento do SM para, digamos, 2020, deve partir do SM de 2019, considerar a inflação deste ano bem como o aumento do PIB em 2018. Não se pode aceitar o ataque à lei atual de reajuste do SM sob o argumento de que os empresários não suportam incluir o aumento do PIB.
Essa lei ainda é branda, diante daquelas perdas históricas sofridas pelos trabalhadores. Pode-se verificar isto fazendo uma simulação: partindo do SM atual, R$ 998,00, e supondo o PIB brasileiro crescendo o equivalente a 2,5% ano, todo ano, levaríamos 57 anos para chegar ao valor mínimo constitucional de R$ 4053,00. Ou seja, somente em 2076: terão sido 136 anos de arrocho salarial. Neste mesmo período, conforme o Dieese, o PIB per capita cresceu mais de 400%. Ou seja, havia espaço de sobra para aumentar o SM adequadamente. Os 13 milhões de desempregados e mais outros 19 milhões em subemprego, totalizando 32 milhões, ou cerca de 31% da população economicamente ativa, exigem que aqueles em cargos importantes sintam a injustiça em que vivem e atuem decididamente para enfrenta-la.
Aqueles que não sentem a injustiça que, pelo menos, deixem de ser burros: distribuir renda é propiciar o crescimento econômico e a geração de empregos, o que é bom para todos, inclusive para eles.
*José Pascoal Vaz, economista e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP)
Fonte - Portogente 18/04/2019


Dilvulgação/Portogente

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Obra de requalificação na Rua Chile altera o trânsito da região

Infraestrutura viária  🚧

Os serviços integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, de requalificação de calçadas com acessibilidade e pavimentação de vias. As intervenções estão sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).Não será permitido o fluxo de veículos no trecho de 1.200 m2 da Rua Chile, entre a entrada da Rua Pau da Bandeira e o Hotel Fera Palace.

Da Redação
Divulgação/Secom BA
A obra de requalificação urbana da Rua Chile entra em nova fase a partir desta segunda-feira (22), quando tem início a mobilização para a execução da pavimentação em paralelepípedo entre o Hotel Palace e a Rua das Vassouras. Com isso, o tráfego neste trecho ficará interditado. Os serviços integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, de requalificação de calçadas com acessibilidade e pavimentação de vias. As intervenções estão sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Não será permitido o fluxo de veículos no trecho de 1.200 m2 da Rua Chile, entre a entrada da Rua Pau da Bandeira e o Hotel Fera Palace. O motorista que estiver na Praça Castro Alves e precisar seguir em direção à Praça da Sé, deve acessar a Rua do Tesouro, seguindo pela Rua da Ajuda.
O tráfego também ficará interditado na Rua das Vassouras. O retorno será possível pela Rua do Tira Chapéu, ao lado da Câmera dos Vereadores. Quem estiver na Praça da Sé poderá seguir em direção à Rua Carlos Gomes pelo acesso à Rua do Pau da Bandeira, subindo, na sequência, a Ladeira da Montanha, sendo permitido apenas o tráfego de veículos de pequeno porte.
Para os usuários do transporte coletivo, o terminal de ônibus será transferido, temporariamente, da Rua das Vassouras para as proximidades do Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes. Os coletivos não terão acesso à Rua Chile e vão fazer o retorno, na Praça Castro Alves, na altura do Edifício da Sulacap.
Além da retirada da fiação aérea de rede elétrica e de telecomunicações, eliminando o emaranhado de fios que prejudicam a paisagem dos prédios e monumentos históricos, a pavimentação da Rua Chile voltará a ser em paralelepípedo. Os trilhos, por onde passou a primeira linha de bonde no país, está sendo recuperado para permanecer à mostra e compor a nova paisagem da via. Os 330 metros da rua, que estão sendo requalificados, foram divididos em seis trechos, todos já iniciados.

Obra
O primeiro passo é a requalificação das calçadas, que já estão sendo formadas por placas de granito antiderrapante e também por uma faixa de pedra portuguesa. Nas mudanças de nível e nas rampas estão sendo colocados também piso tátil de alerta. A fiação aérea (rede elétrica e de telecomunicações) será rebaixada para uma vala subterrânea, valorizando as fachadas dos prédios históricos. Em sequência, são iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via, que volta a ser em paralelepípedo.
Nos trechos 1, em frente ao Hotel Palace, e no 2, entre o Palace e a Rua das Vassouras já foram finalizadas as calçadas, a vala técnica, o assentamento do meio-fio de granito flameado, além de três pontos de travessia da rede de gás. Agora, terá início a pavimentação em paralelepípedo. No trecho 3, na altura da Rua das Vassouras já foi finalizada a vala técnica do lado esquerdo da pista, sentido Praça Castro Alves/Praça da Sé.
Os serviços do trecho 4, na lateral do Palácio Rio Branco, também foram finalizados. Em frente à Câmara dos Vereadores, que corresponde ao trecho 5, já foram concluídos os serviços de assentamento do pavimento em paralelepípedo, assim como da calçada em granito flameado. No trecho 6, entre os hotéis Fasano e Palace, os operário trabalham na execução da vala subterrânea, por onde passarão a fiação da rede elétrica e de telecomunicações.

Pelas Ruas
O projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador' está beneficiando mais de 300 ruas, em 11 bairros da região antiga da capital baiana, incluindo 18 vias no Centro Histórico de Salvador, totalizando investimento de R$ 124 milhões.
As obras estão sendo executadas por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da região. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro com obras já iniciadas. Os serviços estão sendo realizados em 23 ruas de diferentes pontos do Centro Antigo de Salvador. Um total de 210 vias já tiveram as obras concluídas. Os serviços ainda serão iniciados em 82 vias.
A intervenção na Rua Chile faz parte do lote 2 do projeto, que inclui além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Nesta etapa serão investidos R$ 42,9 milhões na recuperação de 91 vias.
Com informações da Secom BA  18/04/2019

Porto de Salvador registra recorde na movimentação de contêineres por cabotagem

Transporte marítimo  🚢

Até então, o maior volume tinha sido registrado em agosto de 2018. Em março, a movimentação entre o Porto de Salvador e os demais terminais do Brasil gerou um aumento de 47% comparado ao mesmo mês do ano anterior. Os destaques foram a movimentação de polímeros, com alta de 210%, e de cargas siderúrgicas e metalúrgicas, com 326% de melhora no desempenho.

Portogente*
foto - ilustração/Web
A movimentação de contêineres por cabotagem bateu um recorde histórico no Porto de Salvador, na capital baiana. A modalidade registrou em março o melhor desempenho mensal do Porto e também no acumulado do primeiro trimestre de 2019. Foram movimentados 5.149 contêineres no terceiro mês deste ano. Até então, o maior volume tinha sido registrado em agosto de 2018. Em março, a movimentação entre o Porto de Salvador e os demais terminais do Brasil gerou um aumento de 47% comparado ao mesmo mês do ano anterior. Os destaques foram a movimentação de polímeros, com alta de 210%, e de cargas siderúrgicas e metalúrgicas, com 326% de melhora no desempenho.
A cabotagem ganha espaço na logística brasileira por ser uma opção mais segura, com menos chances de avarias e possibilidade de reduzir custos em até 30%. Só no primeiro trimestre de 2019 foram transportados 12.473 contêineres cheios, um aumento de 22% com relação ao mesmo período de 2018.
A modalidade também ganhou adeptos na movimentação geral de cargas, que, em março, teve alta de 21% em relação ao mesmo período de 2018. No fechamento do trimestre, o aumento foi de 11%, com 50.106 contêineres. As importações, em março, de peças e equipamentos, tiveram um aumento de 79%, enquanto que a borracha subiu em 60%, e os minérios em 56%. No trimestre, os destaques foram para peças e equipamentos (+49%), produtos de varejo (+25%) e polímeros diversos (+20%).
Ainda sobre a consolidação da cabotagem, as frutas estiveram entre as principais cargas exportadas no primeiro trimestre de 2019, tendo um aumento de 38% com relação ao ano anterior. Ao analisar somente o mês de março, a alta foi de 81%. A Europa foi o principal destino dos frutos cultivados no Vale do São Francisco.
*As informações são da Assessoria de Comunicação da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba).
Fonte - Portogente  18/04/2019

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica suspende travessia de ônibus e caminhões durante feriadão

Travessia marítima  🚢

Da quinta-feira (18) até o meio-dia da segunda-feira (22), ficam suspensas as travessias de veículos de grande porte entre as duas cidades, exceto para caminhões que transportem perecíveis e outros alimentos.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Para garantir um melhor atendimento aos usuários do sistema Ferry-Boat durante o Feriado de Semana Santa, a Agerba publicou resolução, nesta quarta-feira (17), suspendendo temporariamente a travessia de ônibus, microônibus e caminhões entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Da quinta-feira (18) até o meio-dia da segunda-feira (22), ficam suspensas as travessias de veículos de grande porte entre as duas cidades, exceto para caminhões que transportem perecíveis e outros alimentos.
A programação do feriado contará apenas com cinco ferries operando de hora em hora, com redução de viagens extras. O tempo de espera para embarque pode ser superior a quatro horas. Estima-se que mais de 12 mil veículos e 88 mil pessoas utilizem a ligação marítima durante os dias de operação especial.
Com informações da Seinfra BA  17/04/2019

Governador do MT cita subsídio de R$ 80 milhões, falta de passageiros e praticamente descarta VLT de Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

A obra, paralisada desde 2014, não avançou nenhum centímetro durante o Governo de Pedro Taques (PSDB)Iniciada em junho de 2012, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa, a construção do modal está paralisada desde dezembro de 2014, quando na época havia apenas a suspeita de irregularidades. Até aquele momento, o Governo já tinha investido R$ 1,066 bilhão.

Olhar Direto
foto - ilustração/arquivo
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou, em entrevista à TV Vila Real, na última segunda-feira (15), que será muito difícil que as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tenham uma continuidade. O chefe do Executivo citou que o Estado teria que desembolsar algo em torno de R$ 80 milhões para subsidiar a passagem. Além disto, comparou o modal com o do Rio de Janeiro, onde a prefeitura está tendo prejuízo e o meio de transporte não tem um número suficiente de passageiros.
"Pedimos um prazo de até um ano para estudarmos com profundidade este assunto, já que não é uma solução simples. Precisamos de quase R$ 1 bilhão para terminar esta obra. Temos quase 500 paralisadas em todo Estado por falta de pagamento. São de rodovias, escolas, hospitais. Adotamos algumas prioridades", disse o governador. Mauro Mendes ainda lembrou que existe um imbróglio jurídico que cerca as obras do VLT. Ao todo, são três ações que tramitam na Justiça. Por conta disto, ele confirmou que uma das alternativas que está sendo estudada neste momento é converter para outro modal, sendo uma solução mais barata na implantação e operação. "Nos estudos preliminares que vi, para manter a tarifa atual do ônibus no VLT, o Estado teria que desembolsar de R$ 60 milhões a R$ 80 milhões por ano como subsídio. Temos visto no Rio de Janeiro (RJ), que colocou o VLT, está correndo o risco de parar, porque a prefeitura não está aguentando subsidiar e está faltando passageiro, imagina em Cuiabá", pontuou o governador. O democrata ainda lembra que o Estado não tem dinheiro para pagar fornecedores de remédios e manutenção em escolas. "Como eu vou dizer que tem dinheiro para inventar uma despesa nova? O governo de Mato Grosso tem que olhar para todas as cidades, não só Cuiabá e Várzea Grande. Estamos estudando para que possamos trazer à mesa, para o debate público com os Poderes, um debate para a decisão que será tomada pelo governo".

VLT
Iniciada em junho de 2012, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa, a construção do modal está paralisada desde dezembro de 2014, quando na época havia apenas a suspeita de irregularidades. Até aquele momento, o Governo já tinha investido R$ 1,066 bilhão.
A confirmação de que houve corrupção em todo o processo da obra veio com os depoimentos da delação premiada do ex-governador Silval Barbosa e com a operação Descarrilho, deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2017.
De acordo com o ex-chefe do Executivo, seu grupo político fez um acordo para receber R$ 18 milhões de propina do grupo CR Almeida, que integrava o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande.
Programado para substituir a proposta do infinitamente mais barato Bus Rapid Transit (BRT), o VLT foi apresentado por Barbosa e por vários deputados da época como "um avanço" para o Estado.
Para a sua construção, o Governo firmou contrato com o Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande (CR Almeida, Santa Barbara, Magna e CAF) no valor de R$ 1,4 bilhão com um prazo de execução da obra em dois anos, para estar pronto durante a Copa do Mundo de 2014.
A obra, paralisada desde 2014, não avançou nenhum centímetro durante o Governo de Pedro Taques (PSDB).

Interessados
O Governo de Mato Grosso 'provocou' os interessados em dar seguimento nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e se disse aberto a encontrar um parceiro na iniciativa privada que contemple três pontos: meios para concluir a obra, operação do sistema e vantajosidade da tarifa. A espanhola Acciona Construcción S.A já encaminhou uma proposta de estudo para ser analisada.
No início de fevereiro, o Estado recebeu, via MT PAR MIP, a primeira proposta de estudos do VLT da empresa internacional Acciona Construcción S.A, com sede em São Paulo. A propositura está sendo avaliada pela equipe técnica do Governo quanto à aceitabilidade. Para o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo de Oliveira, essa é a melhor opção ao Estado nesse momento. "Nós não estamos fechados com ninguém e sim abertos àquele que apresentar a melhor proposta".
Fonte - Revista Ferroviária  16/04/2019

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Notre Dame - Um Simbolo em chamas

Internacional 

Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde desta segunda(15) a catedral de Notre-Dame,na Île de la Cité em Paris.A Catedral é um grandioso e importante patrimônio histórico e cultural da humanidade.

Da Redação
foto - ilustração/Arquivo Pregopontocom
A Catedral de Notre Dame de Paris,uma joia rara da arquitetura,foi construída entre 1163 e 1245, localizada na Île de la Cité rodeada pelo Rio Sena,é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O seu nome significa Nossa Senhora sendo dedicada à Virgem Maria.
Nos seus oito séculos de história, a Catedral de Notre Dame já foi reformada várias vezes,  a reforma mais importante aconteceu em meados do século XIX.
Na Catedral de Notre Dame foram realizados acontecimentos muito importantes,entre os quais a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra.
Na tarde desta segunda(15) ela foi atingida por um grande incêndio,que causou graves danos no teto e em outras partes da Catedral.
Pregopontocom 15/04/2019

foto - ilustração/Interior da Catedral
Arquivo Pregopontocom
foto - ilustração/Interior da Catedral
Arquivo Pregopontocom












foto - ilustração/Maquete da Catedral
arquivo Pregopontocom

A BYD lança o mais longo ônibus biarticulado elétrico a bateria do mundo

Tecnologia 🚌

O ônibus de três secções K12A, tem 27 m de comprimento e capacidade para 250 passageiros. A sua velocidade máxima é de 70 km / h e o primeiro ônibus elétrico do mundo equipado com o sistema 4WD,que pode ser operado usando um sistema de tração em duas rodas ou um sistema distribuído em quatro rodas.

Da Redação
Imagem/Youtube
A BYD,fabricante chinesa de ônibus elétricos a bateria, lançou segundo ela, o maior ônibus elétrico de bateria pura do mundo em sua sede em Shenzhen na China
O ônibus K12A,um bi-articulado de três secções, tem 27 m de comprimento com capacidade para 250 passageiros. Com velocidade máxima  de 70 km / h, é o primeiro ônibus elétrico do mundo equipado com o sistema 4WD,que pode ser operado usando um sistema de tração em duas rodas ou um sistema distribuído em quatro rodas.
O ônibus possui entradas para carregamento elétrico em AC e DC, e as baterias,segundo o fabricante,proporcionam uma autonomia de quase 300 km,e a economia de combustível pode chegar a até 360 mil litros,em comparação com os ônibus com propulsores a diesel,durante todo o seu período de vida útil em operação.
A apresentação do veículo foi  na cidade de Shenzen, local da sede da empresa na China, e a estreia do modelo será na Colômbia, no sistema  TransMilenio de BRT, em Bogotá.
Pregopontocom 15/04/2019