sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Metrô de Salvador otimiza funcionamento para o primeiro Ba-Vi do ano

Transportes sobre trilhos  🚇

As estações de Metrô contarão com reforço nas bilheterias e haverá um aumento na frota de trens, para gerar maior oferta de lugares para atender a demanda. Os passageiros também contarão com reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) ao longo de todo o sistema, nas estações com maior fluxo no retorno pós-jogo e nas escoltas dos trens.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CCR Metrô Bahia contará com uma estratégia de atendimento especial neste domingo (3), para garantir a segurança e o conforto dos torcedores no primeiro Ba-Vi de 2019, que será disputado na Arena Fonte Nova. As estações de Metrô contarão com reforço nas bilheterias e haverá um aumento na frota de trens, para gerar maior oferta de lugares para atender a demanda. Os passageiros também contarão com reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) ao longo de todo o sistema, nas estações com maior fluxo no retorno pós-jogo e nas escoltas dos trens.
Na Estação Campo da Pólvora, que fica a cerca de 400 metros do local do evento, a CCR Metrô Bahia reforçará a organização nas filas e orientações de uso do metrô, como proibições de consumo de bebidas alcóolicas, cigarros e permanecer no sistema sem camisa e/ou calçado. Também será feito o monitoramento eletrônico por cerca de 2.000 câmeras das estações, passarelas de acesso e terminais de ônibus, no Centro de Controle Operacional (CCO) e nas Salas de Supervisão Operacional (SSOs) da concessionária. O horário de funcionamento do Metrô não sofrerá alteração (das 05h às 00h).
Com informações da CCR Metrô Bahia  01/02/2019

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Sistema Ferry-Boat(Salvador/Itaparica) abre 500 vagas extras do Hora Marcada para o Carnaval

Travessia Marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat vai abrir as vendas extras para o dia 28/02, além de antecipar a abertura das vendas para as vagas oficiais e extras de 01/03 e 02/03.  As vagas extras são sempre para os horários alternativos, ou seja, a madrugada.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Com a procura pelo serviço Hora Marcada para o Carnaval, a partir desta quinta-feira (31), o sistema Ferry-Boat vai abrir as vendas extras para o dia 28/02, além de antecipar a abertura das vendas para as vagas oficiais e extras de 01/03 e 02/03. As vagas extras são sempre para os horários alternativos, ou seja, a madrugada, e somam 500 ofertas divididas nas três datas: às 3h e 4h do dia 28 de fevereiro; além de 1h, 2h, 3h e 4h dos dias 1º e 2 de março.
O serviço Hora Marcada é exclusivo para os condutores e seus respectivos veículos, e a venda é feita somente pela internet -internacionaltravessias.com-, através do qual é também possível conferir a disponibilidade atual. 
Dúvidas poderão ser esclarecidas através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo número 0800 028 2723, disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br. O funcionamento diferenciado para o Carnaval só será divulgado mais próximo ao início dos festejos.
Com informações da Seinfra Ba  31/01/2019

Governo do Maranhão entrega ônibus escolares e beneficia 3,5 mil estudantes de 11 municípios

Transporte/Educação 🚌

Os ônibus escolares são equipados com assentos reservados, cintos de segurança de quatro pontos (mais firmes), possuem itens de acessibilidade e capacidade para o transporte de até 44 passageiros sentados.Além dos ônibus, o Governo entregou lanchas, sendo esta a primeira vez que uma gestão estadual contempla comunidades estudantis com o transporte aquático. A lancha escolar entregue em Penalva tem capacidade para transportar cerca de 33 pessoas a cada viagem e é equipada com materiais de segurança apropriados para a navegação.

Da Redação
Divulgação - Gov.Maranhão/Karlos Geromy)
Um total de 3,5 mil estudantes da rede pública de 11 cidades do Maranhão terão mais qualidade, conforto e segurança na ida à escola. Na manhã desta terça-feira (29), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino fez a entrega de ônibus escolares novos e equipados. Com esta entrega, totalizam 104 os veículos doados pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a municípios maranhenses, entre estes, duas lanchas. Para as aquisições, foram investidos recursos de R$ 2,4 milhões.
Em sua fala, o governador Flávio Dino pontuou o atual momento nacional e destacou os esforços da gestão para manter o ritmo de investimentos. “É com imensa satisfação que realizamos mais essa entrega de equipamentos aos municípios, a segunda este ano e estamos trabalhando para, apesar das dificuldades, manter os programas, prosseguir os investimentos e reforçar a gestão parceira com os municípios”, afirmou.
O governador disse ainda que a entrega “é o resultado de ações decisivas para que, cada vez mais, o cidadão possa usufruir um serviço público de mais qualidade. A ordem é continuar trabalhando e acreditamos que este, com certeza, será um ano melhor”.
O secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, enfatizou o significado de mais esta entrega para as cidades contempladas e estudantes dos municípios beneficiados. “É mais um avanço para o Maranhão, pois investir em educação é pensar o futuro”, disse.
“O Governo do Estado tem nesta política uma prioridade e já contemplou diversos municípios que há muito aguardavam, possibilitando o acesso, a segurança e o conforto de milhares de estudantes maranhenses”, acrescentou Camarão. A meta da gestão é totalizar 310 veículos escolares entregues este ano.
Em Feira Nova do Maranhão, uma das cidades contempladas nesta etapa, o ônibus escolar será um diferencial para a comunidade estudantil da região. “A maior parte da nossa população, cerca de 70%, reside em área rural. Com esse veículo, o transporte será facilitado e o mais importante, será mais ágil, confortável e seguro para nossos alunos”, pontuou o prefeito
Em Alcântara, os ônibus escolares existentes já apresentam problemas devido o período de uso e, com o novo veículo, o município pretende atenuar esta dificuldade. “Temos veículos com problemas de mecânica e que já não oferecem as condições adequadas para o transporte dos alunos. Essa doação do Governo do Estado veio em boa hora e vai aliviar bastante a atual situação do transporte escolar em nosso município”, disse o prefeito Anderson Wilker.
O transporte de aproximadamente 44 estudantes está garantido no município de Godofredo Viana, com a doação do ônibus escolar. Para o prefeito da cidade, Shriley Mota, o veículo vai promover uma importante melhoria no transporte para este segmento.
“Nosso município é muito carente e tinha a necessidade urgente de um novo veículo para o adequado transporte de nossos alunos. Precisávamos muito e este ônibus fará toda a diferença”, enfatiza o gestor. O município brevemente será beneficiado com outro ônibus escolar, resultado de convênio já firmado com o Governo do Estado.
Os ônibus escolares são equipados com assentos reservados, cintos de segurança de quatro pontos (mais firmes), possuem itens de acessibilidade e capacidade para o transporte de até 44 passageiros sentados.
Bacuri, Godofredo Viana, Lago Verde, São José dos Brasílios, Governador Edson Lobão, Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Feira Nova, São Vicente Ferrer, Caxias e Alcântara foram os municípios contemplados nesta que é a quarta etapa das entregas.
Além dos ônibus, o Governo entregou lanchas, sendo esta a primeira vez que uma gestão estadual contempla comunidades estudantis com o transporte aquático. A lancha escolar entregue em Penalva tem capacidade para transportar cerca de 33 pessoas a cada viagem e é equipada com materiais de segurança apropriados para a navegação. Antes, o transporte dos alunos era em barcos de madeira, cobertos de palha, único tipo disponível na região.
A iniciativa conta com recursos próprios do Governo do Estado (Tesouro Estadual), por meio de adesão à Ata de Preços do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e integra o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE).
Presentes no evento, o vice-governador Carlos Brandão; o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto; secretários de Estado; deputados estaduais e federais; além dos prefeitos das cidades contempladas.
Com informações da Secap/Gov.Maranhão  31/01/2019

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Choque de trens na linha 15 Prata do monotrilho de São Paulo

Transportes sobre trilhos  🚄

O acidente na linha 15 Prata com os trens que são operados automaticamente(sistema Driverless) sem condutor,não foi mais grave por que o trem que estava em movimento teve o seu freio de emergência acionado por um operador do Metrô que estava a bordo da composição,diminuindo o impacto da colisão.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Dois trens da linha 15 Prata de monotrilho,que faz parte do sistema metroviário de São Paulo, chocaram-se na terça-feira (29) no final da noite as 23h. Não houve registro de feridos no acidente.
Um trem que se deslocava vazio para a área de manobras,bateu em outro trem que estava estacionado e sem passageiros na estação Jardim Planalto.
O acidente na linha 15 Prata com os trens que são operados automaticamente(sistema Driverless) sem condutor,não foi mais grave por que o trem que estava em movimento teve o seu freio de emergência acionado por um operador do Metrô que estava a bordo da composição,diminuindo o impacto da colisão.
No dia anterior,um equipamento que faz parte do sistema de força de alimentação, desprendeu-se tendo parte dele caído na avenida por onde passa o elevado dos trens.
Pregopontocom  30/01/2019

O presidente da Vale não pode dizer que não sabia

Ponto de Vista  🔍

Para José Manoel Ferreira Gonçalves, também presidente da FerroFrente, "a prisão dos engenheiros atinge apenas a ponta do iceberg. A sociedade brasileira já deixou claro que quer a punição dos mandantes, e não apenas dos funcionários, que não passam de testas-de-ferro. O presidente da Vale não pode dizer que não sabia".

Portogente
Divulgação/Corpo de Bombeiros de MG
A pergunta que se faz: por que apenas a prisão de empregados e engenheiros da Vale? Por isso, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, também presidente da FerroFrente, voltou a entrar em contato com o Portogente para reiterar a "notícia crime" contra o presidente da mineradora, Fabio Schvartsman, diante da prisão dos engenheiros responsáveis por laudos sobre a barragem, ocorrida nesta terça-feira (29/01).
Para ele, "a prisão dos engenheiros atinge apenas a ponta do iceberg. A sociedade brasileira já deixou claro que quer a punição dos mandantes, e não apenas dos funcionários, que não passam de testas-de-ferro. O presidente da Vale não pode dizer que não sabia".
O advogado do engenheiro noticiante esclarece que a prisão preventiva é importante "para assegurar a melhor investigação dos fatos, já que o presidente da Vale pode atuar para ocultar provas e coagir testemunhas. O fato de manter poder e ascendência sobre a companhia já é fundamento suficiente para uma prisão preventiva".
Fonte - Portogente  30/01/2019

Novo trem turístico brasileiro passa por 14 cidades de Goiás

Turismo ferroviário  🚃🚃🚃🚃

O circuito passará por Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Catalão e Anápolis. Algumas cidades já começaram a se preparar para receber os visitantes, como Silvânia – a 84 km da capital, que já restaurou a antiga estação ferroviária, hotéis fazenda e um Centro de Atendimento ao Turista.

Hypeness
foto - ilustração/Viaje de Trem
Historicamente o Brasil optou por não investir no transporte ferroviário, para concentrar todos seus esforços e recursos nas rodovias. Um grande erro, já que o transporte sobre trilhos é claramente mais vantajoso, pois polui menos, é mais seguro e mais barato. Porém, de uns anos para cá o país passou a aproveitar melhor suas ferrovias e, alguns estados passaram a investir neste setor, como Goiás, que está prestes a inaugurar um novo trem turístico que planeja passar por 14 municípios goianos.
O programa, feito em parceria com o Ministério do Turismo, Governo Estadual, IPHAN e SEBRAE, tem como objetivo revitalizar a Região da Estrada de Ferro, já que os trens de passageiros foram desativados na década de 1980. Até agora, 7 das 14 estações que integrarão o projeto já começaram a ser renovadas, recebendo feiras de artesanato e culinária local.
O circuito passará por Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Catalão e Anápolis. Algumas cidades já começaram a se preparar para receber os visitantes, como Silvânia – a 84 km da capital, que já restaurou a antiga estação ferroviária, hotéis fazenda e um Centro de Atendimento ao Turista.
De acordo com o Ministério do Turismo, o projeto irá resgatar a história da região, estimular o turismo e promover novos atrativos culturais para o estado. Um programa diferente, cultural e que ajuda a resgatar um traço brasileiro que andava esquecido.
Fonte - Abifer  29/01/2019

Prefeito do Rio anuncia intervenção no BRT e reajuste de tarifas de ônibus

Transportes 🚌

A intervenção começa a valer a partir de amanhã (30), com duração de seis meses. O decreto com a determinação do prefeito foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município na tarde de hoje. A intervenção se deve à baixa qualidade na prestação do serviço e em cumprimento ao que está previsto no contrato, que dá ao poder concedente a possibilidade de intervir caso o serviço não seja prestado com eficiência.

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou hoje, (29), uma intervenção no sistema rápido de transporte, os chamados (BRTs) e um reajuste nas tarifas dos ônibus urbanos no município do Rio, com a finalidade de reestruturar o sistema de transporte público de passageiros no município. O reajuste nas passagens de ônibus começa a vigorar a partir do primeiro minuto do próximo sábado (2). O valor da tarifa sobe de R$ 3,95 para R$ 4,05.
De acordo com Crivella, essas medidas foram tomadas com o objetivo de equilibrar o tripé que forma o sistema de transporte do Rio de Janeiro: clientes, empresas e a prefeitura. Com a intervenção no BRT, a prefeitura do Rio espera apresentar no prazo de 180 dias um diagnóstico do sistema. Com isso, será possível estabelecer um plano de ação para qualificar a gestão e implementar medidas que melhorem os serviços prestados à população. O interventor será o ex-deputado Luiz Alfredo Salomão.
“Estamos com problemas nos BRT’s, sobretudo na Zona Oeste. Na Avenida Cesário de Melo, há várias estações sem operar. Os BRT’s estão superlotados, há queixas da população sobre superlotação também nos terminais, diminuição da frota e demora nos horários. Desde o começo do nosso governo, temos procurado, junto aos consórcios que operam o sistema BRT, encontrar uma solução, mas não conseguimos. O que restou para nós foi fazer a intervenção” avaliou o prefeito.

Intervenção no BRT
A intervenção começa a valer a partir de amanhã (30), com duração de seis meses. O decreto com a determinação do prefeito foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município na tarde de hoje. A intervenção se deve à baixa qualidade na prestação do serviço e em cumprimento ao que está previsto no contrato, que dá ao poder concedente a possibilidade de intervir caso o serviço não seja prestado com eficiência.
A Controladoria Geral do Município realizou uma pesquisa que constatou insatisfação alta dos usuários com o serviço prestado pelo BRT. O foco do problema no sistema de ônibus da cidade está concentrado principalmente no mau atendimento do BRT, apontou o levantamento. Além disso, em áreas controladas pelo tráfico de drogas, principalmente na zona oeste, alguns usuários pulam a roleta e não pagam a tarifa, provocando um grande prejuízo mensal ao transporte.

Reajuste das tarifas
O novo valor da passagem (R$ 4,05) entrará em vigor no primeiro minuto do próximo sábado, dia 2 de fevereiro. Com o reajuste das tarifas, a Prefeitura assegura o equilíbrio econômico e financeiro às empresas que operam o transporte público de passageiros por ônibus no município. Elas vêm enfrentando sérias questões econômicas, o que tem comprometido a oferta e a melhoria dos serviços.

Melhorias
A partir do reajuste, a receita adicional para as empresas de ônibus terá que ser investida na melhoria do sistema e no cumprimento das metas acordadas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre os empresários e a prefeitura em junho do ano passado.
Crivella disse que as concessionárias cumpriram com aquilo que foi determinado em meados do ano passado. "Chegaram a 60% da nossa frota com ar-condicionado, apresentaram os balancetes e fizeram até mais: colocaram internet, tomadas [para carregar celular] e também desistiram de todas as ações que tinham contra a Prefeitura na Justiça. Finalmente, deram a primeira cota para ajuda da pavimentação das principais rodovias da cidade. Depositaram R$ 1 milhão, e serão mais sete parcelas, somando R$ 7 milhões” – explicou.
Fonte - Agência Brasil  29/01/2019

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Dois navios de turismo chegam a Salvador nesta quarta-feira (30)

Turismo  🚢

Dois grandes navios de turismo,o MSC Fantasia e o Costa Favolosa, aportam nesta quarta (29) em Salvador procedentes de Búzios.Após a estadia no porto da cidade os navios seguem viagem para Ilhéus(BA) e o outro para Ilha Bela(SP) respectivamente.

Da Redação
foto - ilustração/MSC
O Porto de Salvador volta a ganhar movimentação especial nesta quarta-feira (30), com a chegada de dois navios com capacidade para 7.732 passageiros. A Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Bahiatursa) vai receber os turistas com baianas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim.
Às 8h, aporta o MSC Fantasia, com capacidade para 3.952 passageiros, procedente de Búzios (RJ), que sai às 23h com destino a Ilhéus (BA). O Costa Favolosa, com 3.780 passageiros, chega às 10h, também de Búzios, e tem partida prevista para as 17h, em direção a Ilha Bela (SP).
Com informações da Secom BA  29/01/2019

Peça de trem do Monotrilho na linha 15/Prata(SP) solta e cai na avenida

Transportes sobre trilhos  🚄

Equipamento da Linha 15-Prata se solta de trem e cai em avenida; monotrilho opera com problemas.Chamada de "terceiro trilho", o equipamento serve para passar os volts que energizam o trem.

Metro Jornal
foto - ilustração/arquivo
Os trens da linha 15- Prata do monotrilho do Metrô circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nesta terça-feira (29).
O motivo é uma peça que se soltou na região da estação Vila União e caiu na avenida Luís Inácio de Anhaia Melo. A peça chegou a ser encontrada por passageiros.
Chamada de "terceiro trilho", o equipamento serve para passar os volts que energizam o trem.
O Metrô ativou a operação PAESE entre as estações Vila União e São Lucas.
Por volta das 8h35, o problema começou a ser solucionado.
Fonte - Revista Ferroviária  29/01/2019

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Brumadinho não é um desastre, é um crime

Meio ambiente/Ponto de Vista  🌊

Não é de hoje, nenhuma dúvida quanto a isso, os últimos governos todos, mormente os privatizantes tem culpa. Mas o atual supera a qualquer outro do mundo no quesito. Foi por milagre e por conchavo que o Ministério do Meio Ambiente não foi extinto. Para evitar o grande desgaste internacional do fechamento do Ministério (ao lado do Ministério do Trabalho, que devia estar ativo, defendendo os trabalhadores da Vale, que agora jazem soterrados, E o Ministério da cultura, importante na conscientização) o agronegócio encontrou uma fórmula: manter o ministério, mas com um ministro alinhado com as empresas e avesso à fiscalização.

José Manoel Ferreira Gonçalves* - Portogente
Divulgação/Corpo de Bombeiros de MG
Desculpe, mas o rompimento da grande barragem de Brumadinho, assim como a de Mariana, não é um desastre, trata-se de um evento em que o crime de irresponsabilidade técnica se avulta.
Não é de hoje, nenhuma dúvida quanto a isso, os últimos governos todos, mormente os privatizantes tem culpa. Mas o atual supera a qualquer outro do mundo no quesito. Foi por milagre e por conchavo que o Ministério do Meio Ambiente não foi extinto. Para evitar o grande desgaste internacional do fechamento do Ministério (ao lado do Ministério do Trabalho, que devia estar ativo, defendendo os trabalhadores da Vale, que agora jazem soterrados, E o Ministério da cultura, importante na conscientização) o agronegócio encontrou uma fórmula: manter o ministério, mas com um ministro alinhado com as empresas e avesso à fiscalização.
O próprio chefe da nação disse com todas as palavras que trataria de conter a fiscalização no país. A consequência mais direta é a perda de vidas, sofrimento generalizado de famílias e entes queridos e danos ambientais irreversíveis.
Precisamos gerar riqueza, não só o conforto, mas a manutenção mesma da vida depende disso, para tanto há de se ter desenvolvimento, mas precisamos ter paradigmas racionais de desenvolvimento.
A Vale foi uma estatal criada para alimentar outra, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda (RJ). A ideia era sair desse ciclo econômico primário, o extrativo, para um ciclo mais evoluído, com valor agregado. No caso específico, ao invés de vender minério, venderíamos aço, e aí sim enriqueceríamos o país. Infelizmente, valores liberais se sobrepujaram aos nacionais e as empresas foram privatizadas e, pior, por valores pífios em processos altamente discutíveis.
Rapidamente voltamos a ser o país das commodities, que vende seu sol, via agricultura e pecuária, e seu solo, via mineradoras, como se fôssemos incapazes de manufaturar e agregar.
O resultado mais imediato disso é uma miríade de represas de dejetos espalhadas pelos territórios ricos em minerais, ameaçando vidas e meio ambiente como se pelos poucos dólares por toneladas que recebemos, devemos arriscar tudo.
Já que esse novo desastre traz perdas irreparáveis, que nos sirva para a conscientização do governo, das empresas e principalmente, da nação, que é preciso ampliar a fiscalização no sentido de garantir segurança no trabalho e preservação ambiental. Vez que não há no Estado capital maior que a própria nação e os recursos do meio ambiente.
Importa que os órgãos de fiscalização sejam empoderados e substanciados pelos respectivos Ministéiros Públicos e Poder Judiciário como um todo, visando fim da impunidade para os crimes ambientais em nosso país.
Precisamos cobrar dos responsáveis a reparação de danos ambientais, mas para que haja real mudança, é preciso que respondam criminalmente e sejam devidamente encarcerados, para mitigar a dor das famílias e para frear o impulso dos demais infratores. Nesse sentido, na condição de cidadão, oficiei formalmente o Ministério Público de Minas Gerais, com uma notícia crime nos termos da lei.
Afinal, para o pobre morador da região não falta fiscalização, se pescar uma piaba acaba atrás das grades, se colhe um palmito idem. Como pode então ficar impune o reponsável por uma desgraça tão generalizada?
Em nosso entendimento a empresa também precisa pagar. Mas ela não pode pagar no cárcere, que pague do caixa. Melhor, que as multas sejam condignas ao estrago e prejuízos causados, assim a empresa não terá recursos para fazer frente a eles e então que seja encampada, devolvida ao dono legítimo, a saber, a nação brasileira. Que se desprivatize a Vale já!
É hora de o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) se pronunciar e apresentar, via uma Comissão Técnica de Alto Nível, formada por engenheiros experientes um laudo que esclareza a realidade dos fatos ocorridos. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais (Crea-MG) e o Confea devem isso à sociedade e à Engenharia do Brasil!
Hoje as palavras de ordem são: privatização, concessão antecipada, desregulação, afrouxamento de exigências, estado mínimo, ataque às ONGs ambientais nacionais e internacionais etc. Tratam-se de conceitos vendidos como conceitos de consenso, mas que só interessam ao grande capital, em detrimento a qualquer interesse nacional, mesmo os que envolvem soberania, e, acima de tudo, são contrários ao grosso da nação, que é justamente a parte que gera riqueza e a que mais paga impostos, devido ao nosso sistema tributário estar vinculado ao consumo e o pobre se ver obrigado a gastar tudo que ganha. As empresas e os bancos, ao contrário, não pagam imposto algum, repassam tudo ao consumidor.
Tão mais forte se mostra a necessidade erguermos a voz em favor de alguma mudança, quando no damos conta que o governo foi a Davos e levou junto o presidente da Vale, o que não é proibido nem um mal em si, mas um indício de proximidade que deve nos colar alertas para que o governo não embale essa tragédia em panos quentes.
Você não deu causa a esse estado de coisas, mas a conta é sua, como cidadão: é nossa!
Nesse sentido conclamo a todos para que não nos mantenhamos alienados, que lutemos pelo justo e pelo que interessa a todos, especialmente aos mais fracos. Que a justiça, e só ela, seja feita!
Por fim nosso mais profundos pêsames às famílias que perderam tudo, aos pequenos produtores que perderam o produto de seu suor e, acima de tudo e de todos, às famílias que perderam para sempre seus entes, em nome da ganância desmesurada de outrem.
*José Manoel Ferreira Gonçalves é presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente)
Fonte - Portogente  28/01/2019

Fila no embarque de veículos no Ferry-Boat sentido Bom Despacho/Salvador chega a 3h de espera

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica apresenta lentidão no embarque de veículos,chegando a 3h de espera no terminal de Bom Despacho. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica apresenta lentidão nesta segunda(28) no embarque de veículos no terminal de Bom Despacho na ilha e a espera chega a 3h na fila até o momento do embarque.
No sentido Salvador/Itaparica o embarque segue normal e é realizado imediatamente,tanto para passageiros como para veículos.
A operação nesta segunda conta com cinco(05) embarcações que realizam viagens com intervalos de uma hora em cada partida,além de viagens extras que são realizadas quando necessário.Os barcos Zumbi dos Palmares,Ivete Sangalo,Rio Paraguaçu,Dorival Caymmi e Pinheiro integram a frota em operação.
Pregopontocom 28/01/2019