sábado, 26 de janeiro de 2019

Salvador será a 3ª cidade no mundo a receber um A330-900neo em voo internacional regular

Transporte aéreo 

TAP opera com novo Airbus A330neo na rota Lisboa-Salvador. O voo TP-029 decola do Aeroporto de Lisboa às 16h30 (horário local) e tem previsão de aterrissar no Aeroporto de Salvador às 22h05, com a duração estimada de 8 horas e 35 minutos. O Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe econômica plus e 168 em classe econômica. 

Da Redação
foto - ilustração/TAP
A TAP começa a operar, nesta sexta-feira (25), o novo Airbus A330neo na rota Lisboa-Salvador. É o primeiro voo comercial dessa aeronave em capital do Nordeste, o que coloca Salvador como terceira cidade do mundo a dispor do novíssimo modelo de avião. O voo TP-029 decola do Aeroporto de Lisboa às 16h30 (horário local) e tem previsão de aterrissar no Aeroporto de Salvador às 22h05, com a duração estimada de 8 horas e 35 minutos.
Com a utilização do Airbus A330neo, a TAP alia segurança, conforto e entretenimento e passa  a operar em Salvador com avião mais eficiente e confortável. A aeronave possui tecnologia para permitir que todos os passageiros estejam sempre conectados. De forma pioneira, passageiros poderão efetuar envio mensagens de texto gratuitas [Wi-Fi], em voo transatlântico”.
Para o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, a escolha de Salvador para utilização do novo equipamento é indicativo da relevância da capital baiana no cenário nacional. "O empenho demonstrado pela companhia ao operar com o novo Airbus soma-se ao esforço do governo estadual para ampliar a conectividade aérea, um dos pilares para expansão da atividade turística.
Configuração - O Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe econômica plus e 168 em classe econômica. A nova cabina oferece mais espaço entre as poltronas, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação em LED que, ao longo da viagem, cria ambientações que contribuem para a redução dos efeitos do jet lag (desconforto causado pelo fuso horário).
Com informações da Secom BA  26/01/2019

Movimento dos Atingidos por Barragem diz que é uma tragédia anunciada

Meio Ambiente  🌊

Por meio de comunicado, o movimento diz ter denunciado o atual modelo de mineração utilizado no país, citando "empresas privatizadas e multinacionais que visam ao lucro a qualquer custo”. “Mais uma vez, o lucro está acima de vidas humanas e do meio ambiente”, destacou a nota.

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Divulgação Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Ag.Brasil
O Movimento dos Atingidos por Barragens prestou solidariedade hoje (25) aos atingidos pelo rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, que pertence à mineradora Vale, no início da tarde. “Há apenas três anos do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, mais um crime contra a vida é fruto desse modelo que apenas provoca tragédias anunciadas”.
Por meio de comunicado, o movimento diz ter denunciado o atual modelo de mineração utilizado no país, citando "empresas privatizadas e multinacionais que visam ao lucro a qualquer custo”. “Mais uma vez, o lucro está acima de vidas humanas e do meio ambiente”, destacou a nota.
De acordo com o movimento, a barragem tem capacidade de 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos que, caso cheguem até o Rio Paraopeba, devem deixar um rastro de destruição, colocando em risco o abastecimento de milhares de famílias em mais de 48 municípios da Bacia do Paraopeba.
“Desde o ano de 2015, inúmeras denúncias vêm sendo feitas pelo risco de rompimento de barragens do complexo e, ainda assim, a Mina Córrego do Feijão teve sua ampliação aprovada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental em dezembro do ano passado, 2018”, ressaltou o movimento.
Fonte - Agência Brasil  25/01/2019

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CBTU inaugura Centro de Controle de Monitoramento do Metrô de Recife

Transportes sobre trilhos  🚇

O novo espaço centraliza todas as ocorrências registradas em 1362 câmeras instaladas ao longo do sistema metroferroviário do Recife e funciona 24h por dia. São quatro estações de trabalho, além de um vídeowall com 2 metros de altura por 4 metros de largura.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Foi inaugurado nesta sexta-feira(25) o Centro de Controle Monitoramento (CCM) da CBTU Recife  na sede da companhia no bairro de Areias. O novo espaço centraliza todas as ocorrências registradas em 1362 câmeras instaladas ao longo do sistema metroferroviário do Recife e funciona 24h por dia. São quatro estações de trabalho, além de um vídeowall com 2 metros de altura por 4 metros de largura.
Com as câmeras instaladas por completo desde outubro de 2018, a CBTU já colhe bons resultados na segurança dos usuários.Segundo a gerência de segurança da CBTU,havia uma média de ocorrências de 48 assaltos mensais em 2018. Agora, os registros não passam de 8 assaltos por mês.
Durante a inauguração CCM,estiveram presentes  o antigo presidente do Conad e atual diretor de planejamento e relações institucionais da CBTU,alem de diversos funcionários da empresa.
Com informações da CBTU  25/01/2019

Brasil não respeita os direitos de seus aposentados

Ponto de Vista  🔍

Em que pese existir uma legislação específica para a defesa de seus direitos, o Estatuto do Idoso, na prática os brasileiros com mais de 60 anos sofrem com a violação de seus direitos.E no início de 2019, os aposentados brasileiros já sofreram mais um duro golpe. Com o reajuste de 3,43% a ser concedido a 11,7 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, que ganham acima do salário mínimo (o aumento será pago em fevereiro, sobre os vencimentos de janeiro), a defasagem desses benefícios mais altos em relação ao aumento do piso nacional chegará a 87,28%.

Murilo Aith* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Dia 24 de janeiro, comemora-se o Dia do Aposentado no Brasil. Apesar de ser uma data importante, os aposentados e pensionistas não têm muito o que comemorar. Em que pese existir uma legislação específica para a defesa de seus direitos, o Estatuto do Idoso, na prática os brasileiros com mais de 60 anos sofrem com a violação de seus direitos.
E no início de 2019, os aposentados brasileiros já sofreram mais um duro golpe. Com o reajuste de 3,43% a ser concedido a 11,7 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, que ganham acima do salário mínimo (o aumento será pago em fevereiro, sobre os vencimentos de janeiro), a defasagem desses benefícios mais altos em relação ao aumento do piso nacional chegará a 87,28%. Esse é o percentual acumulado de perda do poder de compra dos segurados que recebem mais do que o piso, no período de 1994 a 2019, ou seja, desde o início do Plano Real. O cálculo foi realizado pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap).
O aumento de 3,43% deste ano refere-se ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado de janeiro a dezembro de 2018. O indicador é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso dos aposentados que ganham acima do piso nacional, o aumento anual considera a necessidade de reposição da inflação. Neste ano, o reajuste concedido foi menor que o do salário mínimo, que em 2019 aumentou 4,61%, passando de R$ 954,00 para R$ 998,00 no dia 1º de janeiro. Em 2018 e 2017, o reajuste para os aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo foi superior, interrompendo uma sequência de 19 anos de percentuais inferiores.
O piso previdenciário, valor mínimo dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte – será de R$ 998,00, igual ao novo salário mínimo nacional em 2019.
Assim, os reajustes não são suficientes para os aposentados cobrirem os seus gastos mensais. Apesar de o Governo Federal agir conforme a legislação, não é justo ou razoável com os idosos que têm que arcar com gastos elevados, principalmente com remédios, plano de saúde e alimentação. Trata-se de uma afronta à dignidade humana, uma vez que muitos dos 25 milhões de aposentados que recebem o salário mínimo, não conseguem se sustentar com esse dinheiro e precisam recorrer à família ou então viverem em situação de miserabilidade.
Importante ressaltar que cerca de 70% dos aposentados do INSS, recebem a faixa salarial mínima no país. E o reajuste está longe da realidade da população e do custo de vida no Brasil. O cálculo do reajuste da aposentadoria no Brasil deveria considerar a inflação do idoso que paga, por exemplo, de plano de saúde, mais de R$ 700,00 mensais, isso se considerarmos as operadoras mais baratas. Ou seja, como um aposentado que paga esse valor de plano de saúde conseguirá ter dinheiro para roupas, comida, conta de luz, conta de água e outras necessidades básicas para sobrevivência, com um salário mínimo de R$ 988,00? Impossível!
Para comprovar essa tese, foi anunciado recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias compostas, em sua maioria, por pessoas com mais de 60 anos, subiu de 0,69%, no terceiro trimestre de 2018, para 0,80%, no último trimestre do ano.
O resultado contribui para a alta acumulada no indicador calculado, de 4,75%, superando o IPC-BR para o mesmo período (4,32%), inflação média percebida pelas famílias com renda mensal entre 1 e 33 salários mínimos. Segundo A FGV, comparada ao INPC, a inflação dos idosos também foi maior, já que o indicador nacional de preços ao consumidor, acumulado para 2018, fechou em 3,43%.
Ou seja, a grande parte dos aposentados no país vive em situação de miséria. Não conseguem sobreviver com seu benefício e vive da dependência da ajuda de familiares.
O Estatuto do Idoso assegura questões básicas de sobrevivência, como o direito à alimentação via Estado ou família, diante dos casos de vulnerabilidade financeira; atendimento digno no Sistema Único de Saúde; programas de acesso à educação, cultura, lazer; de profissionalização e trabalho; acesso e amparo do sistema previdenciário; assistência social por meio da Previdência com um salário mínimo; reserva de percentual nos programas habitacionais; transporte gratuito para os cidadãos acima de 65 anos; atendimento com filas preferenciais; vagas específicas em espaço privados e públicos, dentre outros elementos que, em suma, garantem uma vida digna, ou, cidadania plena, entre outros.
E, apesar de contar com leis específicas, o aposentado brasileiro enfrenta diariamente dificuldades, principalmente, relativas à aposentadoria e pensões do INSS. Milhares de aposentados buscam a Justiça, anualmente, para contestar a concessão, revisão e fraudes de benefícios previdenciários, além de questões envolvendo os planos de saúde.
Nos casos envolvendo os benefícios previdenciários, por exemplo, os aposentados têm travado verdadeiras batalhas jurídicas na busca de revisão dos benefícios e também, no momento da concessão da aposentadoria. Milhares de aposentados se socorrem do Judiciário, para revisar seu benefício e os segurados que não conseguem se aposentar ou obter benefício por incapacidade, judicializam a questão com a negativa do INSS na concessão do benefício previdenciário.
A futura reforma da Previdência não irá atingir os direitos daqueles que já estão aposentados, mas poderá ser um duro golpe na geração futura para aqueles que pretende se aposentar nos próximos anos, haja vista que diariamente surgem rumores de como serão as novas regras e todos mostram que a aposentadoria se tornará mais difícil de ser concedida. Porém, como o texto da reforma ainda não foi fechado, são apenas rumores e os segurados devem com calma aguardar o redação final a ser colocada em votação.
Infelizmente, não enxergamos uma política pública que dê força ao aposentado brasileiro. No cotidiano, o aposentado é vulnerável e sofre dificuldades para garantir seus direitos básicos, como o de um salário justo para sua sobrevivência. A torcida e o apelo é para que o novo presidente, os novos ministros e os legisladores eleitos façam seu papel e olhem pelo aposentado brasileiro com mais respeito e justiça.
*Murilo Aith é advogado especilista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados
Fonte - Portogente  25/01/2019

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O ônibus elétrico Aptis da Alstom será testado na Espanha

Tecnologia/Mobilidade 🚌

O Aptis será testado em empresas de transporte em Barcelona, ​​Madri e Vigo. O primeiro teste de operação,começa em janeiro na região metropolitana de Barcelona, depois irá para as cidades de Madri e Vigo.

Da Redação
foto - ilustração/Alstom
O ônibus elétrico Aptis da Alstom será testado em uma nova experiência de mobilidade,durante seis(06) semanas na Espanha.
O Aptis será testado em empresas de transporte em Barcelona, ​​Madri e Vigo. O inicio do teste de operação,será em janeiro na região metropolitana de Barcelona,depois será nas cidades de Madri e Vigo.
Os testes de avaliação serão realizados em condições reais de operação para testar as características específicas da Aptis em outro ambiente urbano,após os testes bem-sucedidos na França,na Bélgica,na Holanda e Alemanha.
O Aptis, um ônibus inspirado no conceito do bonde moderno,com piso baixo em todo o veículo e portas largas duplas,que permitem uma melhor acessibilidade de passageiros e acesso fácil para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê.As janelas panorâmicas na parte dianteira e traseira do ônibus tem 20% a mais de superfícies em comparação com os ônibus convencionais.
O veículo possui os dois(02) eixos,dianteiro e traseiro, articuláveis(eixos direcionais) permitindo mais agilidade e flexibilidade em manobras e curvas em relação aos ônibus convencionais.Um sistema de estacionamento automático desenvolvido para facilitar a parada do veículo nas baias dos pontos de ônibus, reduz o espaço necessário para a manobra de estacionamento.
A recarga do ônibus é feita durante a sua permanência na garagem,e pode ser feita também com carregamento rápido através de um pantografo fixo invertido num ponto final,ou via sistema SRS(Sistema de Carregamento Estático em terra) da Alstom.
Pregopontocom  24/01/2019

Adulteração do leite: por fim, o que é consumido?

Alimentos  🍶

A indústria de laticínios está entre as áreas mais afetadas pela modificação da matéria-prima.Isto ocorre por conta do leite ser sensível a fatores ambientais e também exigir cuidado ao manuseio para que não ocorra nenhuma contaminação que leve a perda do produto. Por conta do leite ser utilizado como matéria prima para diversos fins, a sua adulteração pode ocorrer em inúmeras etapas do processo.

Laís Cristina Kremer* - Portogente
foto - ilustração/Web
Nos dias atuais, cada vez mais está presente a dificuldade em obter uma alimentação de qualidade. Parte desse motivo ocorre devido à dificuldade em obter informações confiáveis referentes aos alimentos consumidos. Dentre as principais dificuldades encontradas está a utilização de substâncias não permitidas pela justiça em plantações, adulteração de alimentos e adição de conservantes irregulares.
A indústria de laticínios está entre as áreas mais afetadas pela modificação da matéria-prima. Isto ocorre por conta do leite ser sensível a fatores ambientais e também exigir cuidado ao manuseio para que não ocorra nenhuma contaminação que leve a perda do produto.

Quais as principais formas de adulteração do leite?
Por conta do leite ser utilizado como matéria prima para diversos fins, a sua adulteração pode ocorrer em inúmeras etapas do processo. Dentre as principais formas de adulteração está a fraude por adição de água, que é utilizada com o intuito de aumentar o seu volume. Ela geralmente ocorre através da utilização de aditivos, cujo o intuito é de que não sejam identificados em testes rápidos a sua adulteração.
Dentre outros adulterantes está a adição de conservantes, que possuem o intuito de aumentar a durabilidade do leite e então torná-lo menos sensível a condições ambientes, e também a utilização de neutralizantes com o intuito de mascarar o pH da ação microbiana.
Outra forma de adulteração do leite que diminui ainda mais a sua qualidade e custo é a adição do soro de queijo, cujo o intuito é aumentar o volume do produto. A adição do soro ocorre por conta de ambos (soro de queijo e o leite) serem matrizes semelhantes, porém, perante a legislação brasileira é proibida a adição de sólidos de queijo em leite e o mesmo deve ser tratado como água residual do processo de fabricação da indústria queijeira.

Como identificar a adição de soro de queijo em leite?
A partir da adulteração utilizando o soro de queijo é possível identificar esta modificação através do índice de caseinomacropeptídeo (CMP), que é gerado pela ação da enzima quimosina durante a coagulação enzimática do leite no processo de produção de queijos.
Atualmente, o nível de CMP permitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é de 30mg /L, conforme a normativa Nº 69 de 13 de dezembro de 2006. Este nível é permitido por conta de que em alguns casos é gerado a pseudo-CMP, sendo esta decorrente da ação natural de bactérias e outros fatores. Caso o nível esteja acima do permitido, é indicado que o leite seja usado para outras finalidades.
A análise do índice de CMP é feita por HPLC (cromatografia líquida de alta eficiência) a qual demonstra sensibilidade e é capaz de identificar adições de soro em quantidades menores que 1%. O método de análise e preparo de amostra é descrito conforme exigido pelo MAPA e tem por intuito o fim do comércio de produtos adulterados.
Esta fraude é considerada impactante por conta de que se der continuidade ao processo o leite comercializado não será mais leite e sim apenas soro de queijo, que não é o descrito da embalagem e também não possui as mesmas propriedades e nutrientes. A qualidade na alimentação é algo que cada vez mais está sendo deixada em segundo plano, priorizando sempre questões que favoreçam a economia, possuam maior rentabilidade e maior produtividade, por isso é necessário a fiscalização e acompanhamento de alguns processos industriais.
*Laís Cristina Kremer é engenheira química do Freitag Laboratórios
Fonte - Portogente  24/01/2019

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Inaugurada em 22/01 a linha 3 do Metrô na capital do Chile

Transportes sobre trilhos  🚇

A nova linha inaugurada, é a segunda do metrô de Santiago com sistema operacional Driverless(sem condutor) e atende a 18 novas estações, estando a mesma integrada com todas as outras linhas do sistema metroviário da cidade.

Da Redação
foto - ilustração/Web
Inaugurada no dia 22 de Janeiro, a linha 3 é a sexta linha de metrô de Santiago,com 21,7 km de extensão. A nova linha liga Los Libertadores no distrito norte de Huechuraba com o centro da capital do Chile.
A linha 3 é a segunda do metrô da cidade com sistema operacional Driverless(sem condutor) e atende a 18 novas estações, estando a mesma integrada com todas as outras linhas do sistema metroviário de Santiago..
Um consórcio da CAF com a Thales  forneceu o material rodante e o sistema de sinalização e controle CBTC para as linhas 3 e 6.Como parte do contrato com a CAF foi incluído a manutenção da frota por 20 anos no valor de US $ 19,1 m
Foram fornecidos 22 trens AS-2014 pela CAF para a Linha 3.Cada trem tem cinco carros com 120m de comprimento com capacidade para 1299 passageiros e a velocidade máxima é de 80km.O sistema CBTC da Thales foi projetado para um headway de 90 segundos.
Pregopontocom  23/01/2019

Previdência: aposentadoria abaixo do mínimo e capitalização

Ponto de Vista 🔍

O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o novo texto a ser enviado ao Congresso Nacional em fevereiro vai incluir um regime de capitalização. O novo modelo prevê que cada pessoa é responsável por acumular sua própria reserva para a aposentadoria e será válido para quem vai entrar no mercado de trabalho.

João Badari* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
A nova proposta da reforma da Previdência brasileira deverá ser mais rígida. E a aposentadoria poderá ficar abaixo do salário mínimo, com as novas regras da capitalização. O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou
que o novo texto a ser enviado ao Congresso Nacional em fevereiro vai incluir um regime de capitalização. O novo modelo prevê que cada pessoa é responsável por acumular sua própria reserva para a aposentadoria e será válido para quem vai entrar no mercado de trabalho. Hoje, o regime é de repartição, os mais jovens contribuem para a aposentadoria das gerações futuras e no qual há um teto para o benefício. Para quem não conseguir poupar, o governo garantiria uma renda mínima, menor do que o salário mínimo e maior do que o Bolsa Família.
Este sistema de capitalização é preocupante e utópico, sendo apenas positivo na doutrina, e não na prática, pois traz prejuízos no curto prazo, em razão da diminuição das receitas do instituto previdenciário, caindo sua renda e mantendo as despesas. Em longo prazo, o sistema é ainda pior, como exemplo citamos o Chile, que adota este sistema e hoje colhe os frutos de suas primeiras aposentadorias, que não custeiam os gastos do aposentado. Os trabalhadores chilenos são obrigados a depositar ao menos 10% do salário por, no mínimo, 20 anos para se aposentar. A idade mínima para mulheres é 60 e, para homens, 65. Não há contribuições dos empregadores ou do Estado. Agora, quando o novo modelo começa a produzir os seus primeiros aposentados, o baixo valor das aposentadorias assustou o governo: 91% recebem menos de 149.435 pesos, ou seja, metade do salário mínimo do país.
O modelo chileno criou um verdadeiro colapso do sistema previdenciário no país e tem gerado um arrocho no valor das pensões e aposentadorias, que se reflete no aumento do número de suicídios. Segundo o Estudo Estatísticas Vitais, do Ministério de Saúde e do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do Chile, entre 2010 e 2015, 936 adultos maiores de 70 anos tiraram sua própria vida no período. O levantamento aponta que os maiores de 80 anos apresentam as maiores taxas de suicídio – 17,7 por cada 100 mil habitantes – seguido pelos segmentos de 70 a 79 anos, com uma taxa de 15,4, contra uma taxa média nacional de 10,2. Conforme o Centro de Estudos de Velhice e Envelhecimento, são índices mórbidos, que crescem ano e ano, e refletem a “mais alta taxa de suicídios da América Latina”.
Agora, imagine os efeitos danosos que esse sistema poderia gerar em um país das dimensões do Brasil, com regiões que possuem características diferentes, com economias e necessidades diferentes. É desumano pensar que um brasileiro que trabalhará cerca de 50 anos de sua vida terá que se aposentar com uma renda menor que um salário mínimo. Seria transformar os idosos numa geração de miseráveis.
Hoje, a grande maioria dos aposentados recebe um salário mínimo no Brasil, que é insuficiente para pagar os gastos básicos com alimentação, medicamentos, vestuário, água, luz, entre outros. Plano de saúde é artigo de luxo, muitos aposentados necessitam de uma ajuda mensal da família para custear seus gastos. Esse novo sistema de capitalização é desumano.
Além do sistema de capitalização, a nova proposta vai trazer regras mais duras para o atual sistema previdenciário. Bolsonaro mencionou, por exemplo, que a idade mínima para a aposentadoria poderia ser de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres. O texto do governo Michel Temer, aprovado em comissão especial na Câmara, porém, estabelece 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. E a reforma deverá trazer um prazo de transição aos trabalhadores que já contribuem no atual modelo previdenciário menor do que era pensado pela equipe de Temer.
Trata-se de mais uma proposta de reforma da Previdência para o mercado financeiro e não pensando na justiça social.
*João Badari é especialista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados
Fonte - Portogente  23/01/2019

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Metrô de Salvador recebe exposição fotográfica com imagens feitas por drones

Arte & Cultura  🚇

Os usuários do sistema que circulam diariamente pelas estações de Metrô poderão apreciar,a exposição fotográfica "Sob o Sol de Salvador”,nas estações de Pirajá, Imbuí e Aeroporto com 43 fotografias feitas exclusivamente com drones. 

Da Redação
Divulgação/CCR
A partir da próxima quinta-feira (24),será realizada a exposição fotográfica "Sob o Sol de Salvador” nos espaços internos das estações de Metrô Pirajá, Imbuí e Aeroporto, com 43 fotografias produzidas exclusivamente por drones.
A exposição será realizada pela CCR Metrô Bahia, em parceria com a Associação Baiana de Pilotos Remotos (ABPR) que produziram as imagens, com o objetivo de proporcionar uma experiência única de destacar as belezas de Salvador por ângulos especiais. A ação integra o projeto Vem pra Cá, que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô da cidade, e ficará disponível para apreciação do público geral até o dia 08 de fevereiro.
Com informações da CCR Metrô Bahia 22/01/2019

CBTU Belo Horizonte transportou mais de 58,4 milhões de passageiros em 2018

Transportes sobre trilhos  🚇

A unidade que registrou o maior número de embarques foi a estação Eldorado, com aproximadamente 9 milhões de usuários/ano. No geral, a média habitual passageiros passou de 4,8 milhões de pessoas por mês circulando pelo sistema.Apesar do desempenho geral positivo, seguindo a tendência geral de redução da receita do setor, a CBTU-BH registrou leve queda de cerca 0,67% no número global de passageiros transportados, na comparação com 2017, que foi de 58,7 milhões

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Em 2018, a CBTU Belo Horizonte transportou 58.402.870 passageiros em 81.488 mil viagens realizadas nas 19 estações. A unidade que registrou o maior número de embarques foi a estação Eldorado, com aproximadamente 9 milhões de usuários/ano. No geral, a média habitual passageiros passou de 4,8 milhões de pessoas por mês circulando pelo sistema.
Mantendo o padrão de atendimento, o índice de regularidade das viagens realizadas pelo metrô ficou perto dos 99%, enquanto o indicador de pontualidade das partidas foi de cerca 92%.
Tendências: Dados da Coordenação da Programação e Procedimentos Operacionais da CBTU-BH apontam as estações que apresentaram maior crescimento no número individual de passageiros foram Santa Tereza e Primeiro de Maio, que contabilizaram acréscimos próximos a 2,5% para a demanda diária. Outro ponto positivo destacado pelos analistas foi a elevação da integração com o sistema ônibus que registrou cerca de 2,7% de aumento para o ano.
Apesar do desempenho geral positivo, seguindo a tendência geral de redução da receita do setor, a CBTU-BH registrou leve queda de cerca 0,67% no número global de passageiros transportados, na comparação com 2017, que foi de 58,7 milhões. A redução pontual se deve à ocorrência de feriados atípicos, tais como os registrados durante o período de Copa do Mundo, que acabou diminuindo o número de dias úteis com a determinação de ponto facultativo válida para diferentes setores público e privado, entre outros aspectos.
A análise detalhada do crescimento sazonal também revela que o mês de agosto foi o mais movimentado nas estações, com 5.307.841 embarques/mês. Mas foi em fevereiro - durante o período do Carnaval 2018 - que a CBTU-BH registrou a maior concentração de usuários/dia. Às vésperas do feriado prolongado, na sexta (9/2) o metrô transportou 223.962 usuários/dia, o equivalente a um acréscimo de cerca de 10% no número de passageiros. Essa observação dos hábitos de viagem é essencial para ajudar a dimensionar e adequar a execução das rotinas de serviço, aprimorando a qualidade de atendimento, a partir da percepção de crescimento da demanda específica por estação.


Números
*Eldorado registrou o maior número de embarques, com 8,97 milhões de pessoas/ano.
*Foram realizadas 81. 488 viagens, com índices de regularidade de cerca de 99% e de pontualidade de 92%
*A unidade que mais cresceu em número de embarques foi a Estação Santa Tereza, com um aumento de 51.758 passageiros transportados no ano.
* A média mensal de usuários do metrô foi de cerca de 4,8 milhões, nos últimos 12 meses.
* O tempo médio de percurso entre duas estações foi de aproximadamente 2 minutos.
Fonte - CBTU  22/01/2019

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Grandeza do Veículo Leve sobre Trilhos – Fábio Macedo

Transportes sobre trilhos  🚄

O VLT moderno, saindo das linhas de produção, sendo planejado em diversas cidades do mundo, pode ser um pequeno veículo de 18m de comprimento e 2,30m de largura, até um trem de 72m (ou mais, se acoplado) de comprimento por 2,65m de largura.

Fábio Macedo* - Abifer
foto - ilustração/Pregopontocom
A primeira qualidade do fabuloso meio de transporte chamado VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, no meu entendimento, é o seu nome, particularmente em português, porque traduz toda a sua abrangência, ou melhor, permite que a maior de todas as suas qualidades fique evidente, que é a sua versatilidade.
O VLT moderno, saindo das linhas de produção, sendo planejado em diversas cidades do mundo, pode ser um pequeno veículo de 18m de comprimento e 2,30m de largura, até um trem de 72m (ou mais, se acoplado) de comprimento por 2,65m de largura.
Pode ser utilizado em zonas de pedestres onde sua velocidade máxima será de 30 km/h, ou trafegar em linhas segregadas, eventualmente compartilhando com outros trens, ultrapassando 100 km/h!
Saindo da zona de pedestres, o VLT pode trafegar com segurança e baixíssima ocupação do solo no meio de ruas ou avenidas, e, se necessário, compartilhar o espaço com os demais veículos. Em seguida, pode entrar num túnel, atendendo às necessidades das regiões metropolitanas em suas áreas de maior densidade, liberando espaços para outro tipo de tráfego.
Ao sair do túnel, poderá voltar ao centro das avenidas, e, num determinado momento, subir em um elevado, se essa for a melhor escolha encontrada pelos projetistas.
Não existe nenhum outro meio de transporte que consiga tudo isto! A qualidade de trafegar no meio dos pedestres, formando “shoppings a céu aberto”, com elevado nível de segurança por ser rigidamente guiado, é uma das maiores singularidades do VLT!
Outro ponto fundamental que o diferencia, é sua acessibilidade, traduzindo numa enorme atratividade e, em muitas situações, o menor tempo porta-a-porta possível!
Não podemos nos esquecer do leito gramado. O leito gramado é uma exclusividade do VLT que além de proporcionar um embelezamento inigualável, propicia também uma redução significativa das ilhas de calor, elevando a umidade a níveis consideráveis de saúde e conforto. Aumenta a permeabilidade do solo, contribuindo para a redução das enchentes. Funciona como um depósito de partículas que estariam suspensas no ar, bem como um filtro para a água da chuva, reduzindo os poluentes das águas dos rios.
Sim, o VLT é tudo isto e muito mais! Ele precisa ser visto em toda a sua abrangência, plenitude, potencialidade e possibilidades, para que os projetos sejam otimizados e o melhor custo x benefício seja alcançado!
Se quando o VLT estiver trafegando na zona de pedestres, quiserem chama-lo de “bonde moderno”, numa rua estreita, de “Streetcar”, numa rua um pouco mais larga, de “Tram”, no meio de uma avenida, de “Tramway”, acoplado, de “Light Rail Vehicle”, entre bairros, de “Tram-Train”, ou subterrâneo, de “Metrô Leve”, tudo bem, sem problemas.
Na minha opinião, o mais adequado é chamar tudo isto de VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos!

Sobre o Autor


*Fábio de Carvalho Macedo é engenheiro mecânico, trabalhou por 32 anos nas empresas COSIPA, SIEMENS, SIFCO e BOSCH, sendo que nesta última, entre 1997 e 1999, na Alemanha (Stuttgart), onde iniciou as pesquisas sobre Veículos Leves sobre Trilhos e Trem de Alta Velocidade, além de energias renováveis, com ênfase na eólica e solar. Com Alfonso Arroyo escreveu o livro “Super Trens: Veículos Leves sobre Trilhos”, que está no site www.tramway.com.br. Atualmente está escrevendo 2 novos livros: “A Importância dos Veículos Leves sobre Trilhos” e “A Importância do Trem de Alta Velocidade”.
Fonte - Abifer  21/01/2019

domingo, 20 de janeiro de 2019

Nos dois últimos meses, movimentação de passageiros no Aeroporto de Feira de Santana(BA) aumenta em 51%

Transporte aéreo

Operando com horários de voos extras ligando-o ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, até o dia 3 de fevereiro deste ano,os aviões saem de São Paulo com destino ao município na região do Portal do Sertão. A frequência de viagens acontece nas segundas e sextas-feiras, com partida às 9h25, em aeronaves com capacidade para receber até 118 passageiros.

Da Redação
Foto - Ulgo Oliveira/Seinfra BA
O aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, está operando com horários de voos extras ligando-o ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, até o dia 3 de fevereiro deste ano. Os aviões saem de São Paulo com destino ao município na região do Portal do Sertão. A frequência de viagens acontece nas segundas e sextas-feiras, com partida às 9h25, em aeronaves com capacidade para receber até 118 passageiros. Os aviões estão com uma ocupação de 80%. O aumento no número de voos ajuda no desenvolvimento econômico da segunda maior cidade baiana, principalmente no setor de negócios. Em comparação aos últimos dois meses, a quantidade de passageiros aumentou em 51% no aeroporto de Feira de Santana. Atualmente, o equipamento já realiza viagens regularmente com destino a Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Com informações da Seinfra BA 16/01/2019