PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 1 de dezembro de 2018

MOBILIDADE - Grandes polos geradores de demandas

Mobilidade 🚌  🚇  🚗  🚲  👫

Os grandes polos geradores de demandas(Shoppings,centros financeiros,centros médicos e comerciais além de locais de grandes eventos,estádios de futebol e outros existentes) que se beneficiam com a entrega e o recolhimento na porta de passageiros que se destinam a esses locais,onde consomem produtos e serviços,podem contribuir com parte do financiamento para a tarifa,pois são beneficiários diretos do transporte público.

Luis Prego Brasileiro
Salvador Sobre Trilhos


Aumentar a infraestrutura criando mais viadutos elevados e faixas de rolamento para o transporte individual,vai na contra mão do novo conceito de Mobilidade Urbana Sustentável, onde se busca reduzir a quantidade de veículos em circulação nos grandes centros urbanos,diminuindo prioritariamente os congestionamentos no trânsito e a poluição ambiental,tornando o ambiente urbano mais amigável para a população das cidades.Quanto mais espaços forem criados mais veículos apareceram para ocupa-los.A retirada de uma das faixas nas vias urbanas do transporte individual para ser usada exclusivamente pelo transporte público,prioritário para a maior parcela da população,  com a adoção dos sistemas BRS ou BHLS,alem de contribuir para a redução do numero de veículos em circulação nas vias públicas melhora a fluidez do transporte público,aumenta a sua velocidade média, a sua capacidade de transporte e diminui  o tempo de viagem, beneficiando dessa forma os usuários do transporte público.Em Salvador (BA),estima-se que atualmente cerca de 40% da população da cidade anda a pé,18% no transporte individual e 42% no transporte público.Para atrair uma parcela dos usuários do transporte individual para o transporte público e diminuir consideravelmente o percentual dos viajantes a pé incluindo-os no sistema,é necessário investir sobretudo na melhoria da qualidade do transporte,com a renovação e modernização da atual frota de ônibus,com a inclusão de veículos climatizados equipados com suspensão pneumática,03 portas largas e poltronas confortáveis,sistemas eletrônico de informação,motorização traseira ou central,piso baixo,gerenciamento de frota em tempo real,tornando a operação do sistema mais segura,confortável,ágil e racional.O custo da tarifa que pesa principalmente no bolso da classe trabalhadora é um outro problema que merece muita atenção.Por conta disso,estudos devem ser realizados para obtenção de fontes de financiamento para redução da tarifa,cujo o valor afugenta boa parte da população que não tem com arcar com o atual custo,e se afastam do transporte público transformando-se em viajantes a pé.Os grandes polos geradores de demandas(Shoppings,centros financeiros,centros médicos e comerciais além de locais de grandes eventos,estádios de futebol e outros existentes) que se beneficiam com a entrega e o recolhimento na porta de passageiros que se destinam a esses locais,onde consomem produtos e serviços,podem contribuir com parte do financiamento para a tarifa,pois são beneficiários diretos do transporte público.A contribuição que seria parte de um conjunto de soluções, poderia ser a cobrança de uma taxa municipal(não é imposto) sobre a tarifa cobrada pelas vagas ocupadas pelos veículos dos clientes  nos estacionamentos privados existentes nos polos geradores de demandas,além de outros estacionamentos privados e públicos tarifados existentes na cidade, para financiar a tarifa dos sistemas de transportes público possibilitando uma provável redução da mesma.Desta forma além dos grandes polos geradores de demandas,o transporte individual estaria também de maneira indireta contribuindo para o financiamento da tarifa do transporte público,proporcionando desse modo um considerável aumento no  numero de passageiros transportados,diminuindo os custos operacionais e o percentual de viajantes a pé, além de proporcionar a migração de usuários do transporte individual para o sistema público de transportes.A redução do numero de veículos no transporte individual nos grandes centros urbanos, e a atração de um maior numero de usuários para o transporte público,passa pela melhoria da qualidade do sistema,sendo ele totalmente integrado,com bilhete único temporal,e um sistema de operação racional que transporte os usuários com rapidez,conforto e segurança.
Pregopontocom/Salvador Sobre Trilhos  01/12/2018

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Metrô (Teresina) terá novo VLT em 2019; atualmente transporte é subutilizado

Transportes sobre trilhos  🚄

Um novo VLT (veículo leve sobre trilho) deverá chegar a Teresina em 2019.O metrô tem hoje capacidade para 12 mil usuários/mês, mas somente nove mil utilizam o transporte.O diretor da CMTP ,Antônio Sobral,aponta que uma das dificuldades é a pequena malha ferroviária, de apenas 14 quilômetros e do intervalo de tempo entre uma viagem e outra.

Cidade Verde
foto - ilustração/arquivo
O diretor da Companhia Metropolitana de Teresina, Antônio Sobral, informou que um novo veículo leve sobre trilho (VLT) deve chegar a Teresina em 2019 e assim aumentar o número de viagens realizadas atualmente. Hoje, o metrô tem capacidade para 12 mil usuários/mês, mas somente nove mil utilizam o transporte.
Ele aponta que uma das dificuldades é que a pequena malha ferroviária, de apenas 14 quilômetros e do tempo de demora entre uma viagem e outra. “Hoje nós temos dois veículos, enquanto um funciona, o outro fica de reserva e por isso o tempo entre uma viagem e outra é grande. O outro ponto é que o que interessa no transporte é a origem e o destino, muitas vezes o usuário têm o metrô na origem, mas não tem estação no destino e isso limita o número de usuários”, afirmou.
Ele acredita que com a chegada do outro VLT, o transporte será mais atrativo e o número de usuários pode aumentar. Sobral garante ainda que o governo do estado já conseguiu junto ao governo federal um contrato para a modernização e ampliação da malha ferroviária.
“O VLT é o primeiro passo, depois serão feitas licitações para modernização das linhas e em seguida a ampliação. O projeto é de aumentar em 50 quilômetros e interligar alguns pontos com o sistema rodoviário, em quatro pontos”, afirmou.
Fonte - Abifer 30/11/2018

Justiça paulista concede tutela para impedir coleta de dados biométricos em estações de metrô

Defesa do consumidor  🚇

Na ação civil pública que ajuizou, o IDEC narrou na inicial, que a concessionária implantou, a partir de 12/04/2018, portas de plataforma interativas em algumas estações de metrô da linha que opera. A intenção era “reconhecer o gênero, a faixa etária e as emoções dos usuários expostos à publicidade veiculada, inclusive comercial”.Para o instituto, a coleta de dados, baseada em reconhecimento facial, viola a intimidade e a vida privada, bem como o direito à informação e à liberdade de escolha dos cerca de 600 mil consumidores que diariamente se utilizam do serviço.

Juristas
foto - ilustração/Pregopontocom
No processo nº 1090663-42.2018.8.26.0100, a juíza da 37ª Vara Cível Central de São Paulo deferiu a tutela provisória de urgência, solicitada em ação civil pública ajuizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) contra Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo S.A. (Via Quatro), no sentido de obrigar a ré a cessar a captação de dados por meio de câmeras ou outros dispositivos envolvendo as portas digitais e a desligar as câmeras já instaladas.
O IDEC narrou na inicial que a concessionária implantou, a partir de 12/04/2018, portas de plataforma interativas em algumas estações de metrô da linha que opera. A intenção era “reconhecer o gênero, a faixa etária e as emoções dos usuários expostos à publicidade veiculada, inclusive comercial”.
Para o instituto, a coleta de dados, baseada em reconhecimento facial, viola a intimidade e a vida privada, bem como o direito à informação e à liberdade de escolha dos cerca de 600 mil consumidores que diariamente se utilizam do serviço. Por explorar economicamente os dados coletados, também viola o direito à imagem, “tal como disposto no art. 20 do Código Civil, cuja indenização não depende da demonstração de prejuízo, nos moldes da Súmula 403 do STJ”.
O IDEC destaca que a lei brasileira exige prévio e expresso consentimento do consumidor para coleta de dados menos sensíveis.
Por isso, pediu a condenação da ré para que se abstenha de utilizar os dados sem a comprovação do consentimento do consumidor e que implemente “ferramenta de informação e consentimento expresso do usuário do transporte público com a utilização de seus dados biométricos”.
Também pediu o pagamento de indenização por danos morais individuais e coletivos por utilizar indevidamente a imagem dos consumidores.
A juíza concedeu a tutela de urgência, citou e intimou a ré para apresentar contestação. (Com informações do Observatório do Marco Civil da Internet.)
Fonte - Revista Ferroviária 29/11/2018

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Metrô de Salvador é destaque em evento internacional

Transportes sobre trilhos  🚇

O metrô Salvador-Lauro de Freitas foi o grande destaque sendo apresentado já na primeira palestra do evento, pelo presidente da Companhia de Transporte da Bahia, Eduardo Copello. O gestor fez todo um apanhado sobre a história do metrô baiano, que, após 14 anos de obras iniciadas através da gestão municipal, foi assumido pelo Governo do Estado, e menos de um ano após já estava em operação, chegando atualmente  a 33 km de extensão, com 20 estações e sete terminais de integração

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Gestores ligados aos transportes públicos e representantes de empresas de administração e operação de equipamentos de mobilidade urbana se reúnem entre  quarta (28) e sexta-feira (30), no Hotel Deville, em Salvador, para a 16ª Assembleia UITP América Latina, evento que tem a missão de debater políticas de mobilidade urbana, avanços e desafios para o futuro. Na quarta-feira, durante a  abertura do evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Demir Barbosa foi convidado para abrir os trabalhos e saudou os presentes destacando as ações de mobilidade urbana realizadas pelo Governo do Estado em Salvador.
O metrô Salvador-Lauro de Freitas foi o grande destaque sendo apresentado já na primeira palestra do evento, pelo presidente da Companhia de Transporte da Bahia, Eduardo Copello. O gestor fez todo um apanhado sobre a história do metrô baiano, que, após 14 anos de obras iniciadas através da gestão municipal, foi assumido pelo Governo do Estado, e menos de um ano após já estava em operação, chegando atualmente  a 33 km de extensão, com 20 estações e sete terminais de integração com ônibus, sendo um reconhecido case de sucesso em todo o mundo, desde a sua concepção até o seu formato de integração com outros modais. Na sexta, os participantes da Assembleia farão visitas técnicas ao metrô para conhecer o sistema de Salvador.

Palestras e investidores
O evento tem a intenção de realizar análises abrangentes dos problemas de transportes atuais e pensar em planos de ação para a resolução destes, a 16ª Assembleia UITP América Latina, que é uma associação internacional de transporte público, conta com a presença de representantes de grandes empresas de transporte de todo o mundo, além de representantes de investidores, como do Banco Mundial. Representantes de diversas empresas, entre elas a CCR Metrô Bahia, farão palestras sobre suas diversas gestões de transporte público. A superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes também está entre os palestrantes do evento.
Com informações da Secom Ba  29/11/2018

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Salvador recebe evento internacional que discute mobilidade urbana

Mobilidade  🚌 🚇 🚕 🚲

A 16ª edição da Assembleia UITP América Latina, promovida pela Associação Internacional de Transporte Público, UITP, abordará temas como o contexto mundial da mobilidade e seus desafios, integração física dos sistemas de mobilidade, implicações econômicas para a integração, modelos de financiamento de transporte públicos e Salvador do futuro. 

CCR
Divulgação
Metrô, ônibus, táxi, transporte por aplicativo e bicicleta. Passarelas, ciclovias, ruas, calçadas largas e transporte de qualidade. Uma infraestrutura completa que une meios de transportes e espaço público resultando numa rede integrada de transporte que viabiliza, sobretudo, a integração física, além da tarifária. Essas e outras soluções para o desafio da mobilidade urbana nas grandes cidades serão tema de evento internacional realizado em Salvador, no Hotel Deville Prime Salvador, entre os dias 28 e 30 de novembro, contando com a participação de representantes do setor.
A 16ª edição da Assembleia UITP América Latina, promovida pela Associação Internacional de Transporte Público, UITP, abordará temas como o contexto mundial da mobilidade e seus desafios, integração física dos sistemas de mobilidade, implicações econômicas para a integração, modelos de financiamento de transporte públicos e Salvador do futuro. O fórum conta com o patrocínio do Grupo CCR e da Elo, e apoio Institucional da Alamys (Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos) e contará com as presenças internacionais do presidente da UITP Espanha, Pere Calvet, o presidente na América Latina UITP Brasil, Jurandir Fernandes, e outros representantes do Brasil, Espanha, Bélgica, Argentina, Chile e México.
Entre os destaques da programação, no dia 28, às 14h, o gestor de arrecadação da CCR Metrô Bahia, Júlio Freitas, vai participar da mesa que discutirá a integração de meios de pagamentos e os modelos de negócios. Já no dia 29, às 14h, o diretor-presidente da concessionária, Rodolfo Gonzalez, vai debater sobre os contratos de serviço e operação de mobilidade e transporte público. O evento vai contar ainda com a participação do Superintendente de Novos Negócios da CCR Mobilidade, Roberto Labarthe, que vai participar de um painel sobre os investimentos para os próximos anos para o setor, na América Latina.
Destinado a profissionais de diversos setores, como membros e não membros da UITP, autoridades e executivos ligados ao transporte público na América Latina que desejam ter uma visão mais ampla e internacional do setor, o evento promoverá ainda uma visita técnica no sistema metroviário da CCR Metrô Bahia. Sua implantação, com a concretização do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, é considerada referência por ser uma das maiores obras de mobilidade urbana no Brasil nos últimos anos e uma das obras de infraestrutura viabilizadas em menor tempo do mundo. O progresso foi perceptível a cada ampliação da linha metroviária e vem impactando positivamente no dia a dia dos baianos. Hoje, os cidadãos se deslocam com mais segurança e conforto em um menor tempo de viagem, driblando o tráfego intenso. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que a frota de veículos de Salvador mais que dobrou em 10 anos. Em dezembro de 2017, o órgão contabilizou 959.448 automóveis registrados. O que corrobora a pesquisa feita por um aplicativo que Salvador é considerada a terceira capital do país em congestionamentos de trânsito.
Os participantes sairão do Aeroporto Internacional de Salvador até a Estação Aeroporto de Metrô, de shuttle, e seguem em uma viagem sobre trilhos até a sede da CCR Metrô Bahia. No local, o grupo conhecerá o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Pátio de Manutenção da concessionária. De lá, partem para visita no Terminal de Ônibus Lapa.
Fonte - CCR Metrô Bahia  28/11/2018

Trabalho insalubre das gestantes, o Congresso e o Judiciário

Direitos Humanos  👐

A Reforma Trabalhista permitiu que mulheres grávidas e no período da amamentação pudessem trabalhar em locais considerados com insalubridade, exceto pelo caso de existência de laudos médicos que recomendassem o afastamento. A Medida Provisória 808/2017 chegou a rever essa mudança. Contudo, não foi votada pelo Congresso Nacional até o prazo necessário para se tornar uma lei e perdeu a validade.

*Verônica Quihillaborda Irazabal Amaral
Portogente

foto ilustração arquivo
A Reforma Trabalhista, que recentemente completou um ano de implementação no país, foi alvo de diversas contestações em relação às mudanças aplicadas sobre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Alterações como a prevalência dos acordos coletivos sobre o legislado, a restrição no acesso à Justiça Gratuita e o fim do imposto sindical mudaram a configuração das relações entre trabalhadores e empresas. Uma das mudanças foi bem criticada por conta da sua evidente redução dos direitos das trabalhadoras. Trata-se do trabalho de gestantes e lactantes em locais insalubres.
A Reforma Trabalhista permitiu que mulheres grávidas e no período da amamentação pudessem trabalhar em locais considerados com insalubridade, exceto pelo caso de existência de laudos médicos que recomendassem o afastamento. A Medida Provisória 808/2017 chegou a rever essa mudança. Contudo, não foi votada pelo Congresso Nacional até o prazo necessário para se tornar uma lei e perdeu a validade.
Agora tramita no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) 230/2018, do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que tem a intenção de mudar o item da Reforma Trabalhista que foi tão criticado. Muitos tem elogiado a iniciativa. Entretanto, a proposta está longe de voltar a garantir a total proteção às trabalhadoras.
O PL determina que a empregada gestante ou lactante seja afastada de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres enquanto durar a gravidez ou o período de amamentação. Contudo, permite o trabalho quando o grau de insalubridade for “mínimo” e em qualquer situação quando a empregada decidir seguir com seu trabalho normalmente por “iniciativa própria” e apresentar atestado de saúde. No caso de afastamento, a trabalhadora ainda perderá o direito ao pagamento de adicional de insalubridade.
O que ocorre é que a situação atual se inverte: não será mais necessário atestado médico recomendando o afastamento, mas, sim, indispensável apresentar atestado autorizando a presença em ambiente insalubre.
Mesmo que pareça um avanço em relação à reforma, na verdade, o PL estimula o trabalho insalubre de gestantes e lactantes, especialmente porque cria a possibilidade de permanência e retira, dessas trabalhadoras, o direito ao recebimento do adicional de insalubridade durante o afastamento temporário. O projeto possui como objetivo garantir a independência da trabalhadora ao considerar a “iniciativa própria” das trabalhadores quando, em meio a relações de trabalho assimétricas entre empregados e patrões, sabemos que nem sempre a “iniciativa própria” realmente é do trabalhador.
Foi rejeitada pelos senadores emenda ao projeto da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que determinava o impedimento em qualquer hipótese do trabalho das gestantes e lactantes em locais insalubres, além de garantir o pagamento do adicional mesmo durante o afastamento temporário. Seria melhor que esta emenda tivesse sido aceita, de modo a proteger a trabalhadora gestante e lactante em sua totalidade.
Aguarda julgamento atualmente no Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5.938, que trata da (in)constitucionalidade da nova redação do artigo 394-A da CLT, que permitiu o trabalho insalubre para gestantes e lactantes. Cabe a nós verificar se o Judiciário poderá rever essa falta de proteção às trabalhadores enquanto tramita no Senado projeto de lei que busca, em oposição, regulamentar a exposição de gestantes e lactantes em ambientes insalubres.
*Verônica Quihillaborda Irazabal Amaral é especialista em Direito do Trabalho e advogada de Processos Especiais do escritório Mauro Menezes & Advogados
Fonte - Portogente 28/11/2018

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Trens de João Pessoa transportam 13,78% a mais de passageiros em outubro

Transporte sobre trilhos  🚄

O sistema de trens de João Pessoa administrado pela CBTU registrou no mês de outubro um crescimento de 13,79 a mais de usuários com relação ao mês de setembro,cerca de 172.830 passageiros contra 151.891.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU João Pessoa registrou no mês de outubro um crescimento da ordem de 13,78% sobre o número de usuários em setembro deste ano. Ao todo, em outubro, a Companhia contabilizou 172.830 passageiros contra 151.891 transportados em setembro último. A taxa média diária também cresceu no décimo mês do ano de 7.5 mil para 8,5 mil.
De janeiro a outubro deste ano, a CBTU João Pessoa já transportou 1,68 milhão de passageiros e a meta da Companhia para este é ultrapassar os dois milhões de usuários. A CBTU acredita que esse crescimento é uma consequência dos investimentos na melhoria do sistema que mantém a regularidade média das viagens em 99,68% e confiabilidade 84,62%.
Fonte - CBTU  27/11/2018

INEMA VETA FECHAMENTO DE RIO EM OBRAS DO BRT DE SALVADOR

Mobilidade/Sustentabilidade  🚌

A teimosia e a falta de bom senso aliada a vaidade,superou todos os limites possíveis e toleráveis que se possa imaginar.Para eles não interessa o bem estar da população,o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade,visam apenas alimentar as suas vaidades pessoais e políticas e a auto promoção,não obstante tudo isso traga prejuízos irreparáveis para o futuro da cidade e as suas futuras gerações. - Pregopontocom

Por Walter Takemoto
foto - ilustração/arquivo
Após meses de luta e manifestações do Movimento Não ao BRT Salvador, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) anunciou que indeferiu o pedido da prefeitura para tamponar o Rio Camarajipe, o que significa negar licença para qualquer tipo de execução de canais ou retificação de curso de água. Além disso, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), depois de inúmeras tentativas de acesso ao projeto executivo da obra sem obter resposta satisfatória, concluiu, em parecer técnico emitido no último dia 6, que as estruturas dos viadutos do BRT colocam em risco a conservação e manutenção dos sistemas de água e esgoto da cidade, o que vai provocar prejuízos à população de Salvador.
Ainda segundo a Embasa, os pilares já em construção não respeitam a distância mínima de 15 metros das tubulações do sistema de saneamento que passa pelo local. De acordo com os técnicos da empresa, com o tráfego de veículos, essa proximidade pode provocar o rompimento das tubulações, colocando em risco até mesmo a estrutura dos viadutos e elevados do BRT.
Por conta disso, a Embasa também determinou a paralisação de todas as obras do BRT até que se corrijam esses problemas, garantindo a distância mínima e as condições necessárias para que, no futuro, as estruturas do BRT não impeçam o acesso para conservação e manutenção dos sistemas de água e esgoto da cidade.
O Movimento Não ao BRT Salvador tem realizado atos e ocupações simbólicas do canteiro das obras em frente ao Hospital Aliança e já participou de inúmeras audiências públicas e manifestações, mobilizando amplos setores da sociedade, com repercussão nacional. Essa mobilização converteu-se em apoio fundamental para que a Secretaria do Meio Ambiente do estado (Sema) e o Inema não se curvassem às pressões do prefeito ACM Neto e da construtora, que impetraram mandado de segurança na Justiça para que o Inema se manifestasse sobre os pedidos de licenciamento para tamponamento do Rio Camarajipe.
Mas a luta não terminou. Agora, vamos exigir que toda a obra do BRT seja suspensa imediatamente, diante da decisão do Inema e da Embasa, e que a Justiça federal não só determine o fim das obras como também o ressarcimento do prejuízo causado ao meio ambiente, e que os recursos desperdiçados sejam devolvidos aos cofres públicos pelos responsáveis pela obra.
Nos últimos dias, o prefeito ACM Neto gastou milhões da prefeitura em propaganda em rádio, TV e jornais, para tentar manipular a opinião pública afirmando que o BRT vai beneficiar a população. Esses recursos devem retornar aos cofres públicos para investimento em educação, saúde, saneamento básico, moradia e transporte de qualidade, que é o que realmente falta para a maioria da população soteropolitana.
Texto de Walter Takemoto publicado no Facebook  27/11/2018

Diferença salarial entre mulheres e homens aumenta após 23 anos

Desigualdade Social  👐

O levantamento mostra que, em 2016, as mulheres ganhavam em média cerca de 72% do que ganhavam homens no Brasil, proporção que caiu para 70% em 2017, o primeiro recuo em 23 anos.Em 2017, a renda média de mulheres no Brasil era de R$ 1.798,72, enquanto a de homens era de R$ 2.578,15. Os dois gêneros tiveram aumento médio geral de renda em relação a 2016, mas enquanto o incremento entre os homens foi de 5,2%, entre as mulheres foi de 2,2%.

Maiana Diniz/Camila Boehm
Repórteres da Agência Brasil
foto - ilustração
As desigualdades entre rendimentos de mulheres e homens aumentaram nos últimos dois anos e tornaram mais distante a equiparação de renda entre os gêneros no Brasil. Isso é o que também revela o relatório País estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras – 2018, divulgado nesta segunda-feira (26) pela organização não governamental Oxfam Brasil, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua de 2016 e 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que, em 2016, as mulheres ganhavam em média cerca de 72% do que ganhavam homens no Brasil, proporção que caiu para 70% em 2017, o primeiro recuo em 23 anos.
Em 2017, a renda média de mulheres no Brasil era de R$ 1.798,72, enquanto a de homens era de R$ 2.578,15. Os dois gêneros tiveram aumento médio geral de renda em relação a 2016, mas enquanto o incremento entre os homens foi de 5,2%, entre as mulheres foi de 2,2%.
Entre os 10% mais ricos do Brasil, a distância entre a renda de mulheres e homens é ainda maior. As mais ricas ganharam em média 60% do que os mais ricos em 2017. Enquanto os homens mais ricos tiveram quase 19% de aumento em seus rendimentos entre 2016 e 2017, as mulheres mais ricas viram sua renda média crescer apenas 3,4%.
Tendência oposta foi observada entre a metade mais pobre do país, onde verificou-se redução da renda, especialmente entre as mulheres pobres, que perderam 3,7% de seus rendimentos. Os homens pobres perderam 2% do seu rendimento em relação a 2016.
A disparidade de renda entre grupos raciais também aumentou nos últimos dois anos. Em 2016, os negros ganhavam R$ 1.458,16 em média, o que correspondia a 57% dos rendimentos médios de brancos, que naquele ano foram de R$ 2.567,81. Em 2017, os rendimentos médios de negros foram de R$ 1.545,30 frente a R$ 2.924,31 entre os brancos, diminuindo o percentual para 53%.
O relatório da Oxfam revela que entre a metade mais pobre da população, os negros pobres ficaram ainda mais pobres, com redução de renda média de 2,5%; enquanto os brancos tiveram aumento na renda média de 3%. Em 2016, a média geral da renda da metade mais pobre da população foi de R$ 749,31. Entre os brancos pobres, a média era R$ 882,23, enquanto entre os negros pobres, R$ 634,66.
"Quem está na base da pirâmide social no Brasil é a população negra e, em particular, a mulher negra. A mulher negra é a pessoa que tem a menor renda média no país. A população branca, o homem branco em particular, está no extremo oposto disso. Então, se a mulher negra vai mal no Brasil, o Brasil está indo mal na área social, acho que esse é um indicador principal que a gente tem que prestar atenção”, disse Rafael Georges autor do estudo e coordenador de campanhas da Oxfam Brasil.
Em 2017, a renda média geral dos mais pobres foi de R$ 804,35, e enquanto a renda média dos brancos mais pobres subiu para R$ 965,19, a dos negros foi para R$ 658,14.
Entre os 10% mais ricos, a renda média mensal dos brancos em 2017 foi de R$ 13.753,63, enquanto a média dos negros foi R$ 6.186,01 por mês, o equivalente a 45%. Entre 2016 e 2017, os negros que fazem parte dos 10% mais ricos tiveram aumento de renda de 8,1%, enquanto os brancos incrementaram suas rendas em 17,35%.
Fonte - Agência Brasil  26/11/2018

Chega o terceiro VLT em Teresina

Transportes sobre trilhos  🚄

O novo equipamento está no pátio de manobras da REFSA, sobre a responsabilidade da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), que deve iniciar, em breve, o período de testes da nova unidade, assim como foi feito com os dois primeiros VLTs.As três unidades terão capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem

Da Redação
foto divulgação/Gov.Piaui
Já está na capital o terceiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina. A nova unidade, adquirida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), faz parte do processo de modernização do sistema, que já conta com dois VLTs em pleno funcionamento.
O novo equipamento está no pátio de manobras da REFSA, sobre a responsabilidade da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), que deve iniciar, em breve, o período de testes da nova unidade, assim como foi feito com os dois primeiros VLTs.
Quando o novo VLT estiver em operação, as três unidades terão capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem.

Modernização
Na primeira etapa das obras de modernização do metrô, serão investidos R$ 228 milhões, sendo R$ 46,50 milhões para a fabricação dos três primeiros VLTs. Nesta fase, deve ser iniciado o processo de modernização do sistema, com a reforma de toda a linha e de quatro estações (Matinha, Ilhotas, Renascença e Itararé), duplicação da linha existente entre as estações Matinha e Ilhotas, mais a construção de um Centro de Controle Operacional.
Na segunda etapa do projeto, que deve contar com recursos provenientes de operação de crédito ou recursos da OGU, devem ser adquiridos mais três VLTs, totalizando seis veículos. Também deve ser duplicado o restante da linha férrea, reformadas mais cinco estações (Frei Serafim, Piçarra, Boa Esperança, Parque Ideal, Dirceu II) e construídas duas novas estações, uma no bairro São João e outra no Mafuá, além de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti.
Com informações do Gov. do Piaui  26/11/2018

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Trecho da Rua Chile é interditado para realização de obra de requalificação urbana

Infraestrutura urbana  🚧

A Rua Chile,uma das mais tradicionais de Salvador e com valor histórico inestimável,terá o tráfego interditado nas imediações da Câmara Municipal de Salvador para a realização de obras de requalificação de calçada e pavimentação da via, que voltará a ser em paralelepípedo.O projeto do Gov.do Estado visa criar uma nova estrutura na Rua Chile, com a volta do pavimento em paralelepípedo e rebaixamento da fiação aérea, proporcionando, assim, a melhoria da acessibilidade e valorização do patrimônio histórico. 

Da Redação
Ascom/Conder
O tráfego na Rua Chile em frente à Câmara Municipal está interditado para a realização de obras de requalificação de calçada e pavimentação da via, que voltará a ser em paralelepípedo. As intervenções integram o projeto do Governo do Estado ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão veiculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
O fluxo de veículos nas ruas Chile e da Ajuda foi invertido para proporcionar mais fluidez na região, durante 30 dias, prazo previsto para a conclusão dos serviços. O motorista que estiver na Praça Castro Alves e precisar seguir em direção à Praça da Sé, deve acessar a Rua da Ajuda e em seguida utilizar a Rua José Gonçalves. O retorno será permitido pela Rua da Misericórdia e Ladeira da Praça.
No sentido oposto, entre a Praça da Sé e a Castro Alves, o condutor tem como opção acessar a Rua do Saldanha, subir pela Rua do Tira Chapéu até a Rua Chile, seguindo em direção à Praça Castro Alves. Quem for para a Rua Carlos Gomes, tem como opção acessar a Rua da Bandeira e subir a Ladeira da Montanha.

Nova Rua Chile
A proposta do Governo do Estado com o projeto é a criação de uma nova estrutura na Rua Chile, com a volta do pavimento em paralelepípedo e rebaixamento da fiação aérea, proporcionando, assim, a melhoria da acessibilidade e valorização do patrimônio histórico além de, ao mesmo tempo, atrair novos negócios e alavancar a economia da região.
Os 330 metros da primeira rua do Brasil foi dividido em seis trechos. Em cada um será feita a escavação da vala técnica. No trecho 1, do Palace Hotel à Rua do Tesouro, já foi finalizado o assentamento do meio-fio de granito flameado, além de três pontos de travessia da rede de gás. A equipe agora trabalha na colocação do passeio também em granito flameado.
No trecho 2, entre a Rua das Vassouras à Rua do Tira Chapéu, está em andamento o assentamento do meio-fio e a finalização da vala técnica para rebaixamento da fiação aérea. Os operários trabalham em frente à Câmara dos Vereadores, que corresponde ao trecho 6 do projeto da Rua Chile, onde a calçada irá receber placas de granito.

Pelas Ruas
As obras estão sendo executadas por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da região do Centro Antigo de Salvador. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro com obras já iniciadas.
Mais de 300 vias serão contempladas em 11 bairros da região com investimento total de R$ 124 milhões. Os serviços estão sendo realizados em 56 ruas de diferentes pontos da região antiga da cidade. Um total de 167 vias já tiveram as obras concluídas.
A intervenção na Rua Chile faz parte do lote 2 do projeto, que inclui além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Nesta etapa estão sendo investidos R$ 42,9 milhões na recuperação de 91 vias.
Com informações da Secom BA  26/11/2018

Diferença entre ricos e pobres aumenta e Brasil se torna 9º país mais desigual do mundo

Desigualdade Social 

O relatório País estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras - 2018, divulgado nesta segunda-feira (26) pela organização não governamental Oxfam Brasil, mostra que entre 2016 e 2017 a redução da desigualdade de renda no Brasil foi interrompida pela primeira vez nos últimos 15 anos.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
A estagnação fez com que o Brasil caísse da posição de 10º para 9º país mais desigual do planeta no ranking global de desigualdade de renda de 2017.
Em 2017, os 50% mais pobres da população brasileira sofreram uma retração de 3,5% nos seus rendimentos do trabalho. A renda média da metade mais pobre da população foi de R$ 787,69 mensais, menos que um salário mínimo.
Por outro lado, os 10% de brasileiros mais ricos tiveram crescimento de quase 6% em seus rendimentos do trabalho. A renda média dessa parcela da população foi de R$ R$ 9.519,10 por mês, conforme dados da PNAD/IBGE. As informações foram publicadas pela Agência Brasil.
O número de pessoas pobres também cresceu no período. Havia 15 milhões de pessoas pobres no Brasil em 2017, o que corresponde a 7,2% da população — aumento de 11% em relação a 2016, quando havia 13,3 milhões. É considerado pobre quem sobrevive com renda de até US$ 1,90 por dia, cerca de R$ 7, conforme critério do Banco Mundial.
Fonte - Sputnik  26/11/2018