sábado, 8 de setembro de 2018

Patinetes elétricos

Mobilidade 🚲

A patinetes(scooters) marcaram presença no verão dos EUA,funcionando no esquema de mobilidade, como no Brasil já são bem conhecidas e funcionam as bicicletas compartilhadas que se retira e deixa em pontos determinados da cidade.

Portogente

Como uma volta ao passado inovada, os famosos patinetes (scooters) marcaram presença no verão nos Estados Unidos, como e-patinetes (e-scooters), ou seja, elétricos. Funcionando no esquema de mobilidade, como no Brasil já são bem conhecidas e funcionam as bicicletas compartilhadas que se retira e deixa em pontos determinados da cidade.
A proposta da empresa Bird and Lime e-scooters não define ponto de entrega do patinete, que pode ser entregue em qualquer lugar, depois de utilizá-lo. O propósito é fornecer transporte simples e barato para a "último quilômetro" - quer isso signifique em um estacionamento à beira de um distrito do centro ou de metrô ou parada de transporte de massa - para o destino final.
Mesmo não tendo uma acolhida entusiasmada em solo norte-americano, em outras regiões do mundo, como o Brasil, tudo indica que terá sucesso. Por seu baixo custo e como facilitador de curtas caminhadas, vai superar com vantagens os deslocamentos em skates.
Diferente de usar skate, quem estiver arrumado para o trabalhado em escritório vai se manter composto e poderá chegar em menos tempo utilizando um e-patinete. Talvez nisso esteja a imagem mais próxima de se colocar rodas nos pés com menos habilidade da necessária para se utilizar patins.
Andar nos e-patinetes proporciona uma sensação de mobilidade moderna e trás à lembrança dos tempos felizes de infância dos patinetes impulsionadas pela perna.
Fonte - Portogente  08/09/2018

Mau tempo suspende operação da travessia marítima entre Salvador e Mar Grande neste sábado (08)

Travessia marítima  🚤

Mau tempo,mar agitado e maré baixa impedem a operação do sistemas de transportes marítimos entre Salvador e Mar Grande  e a viagem direta de catamarã até Morro de São Paulo neste sábado (08)

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A travessia marítima entre Salvador e Mar Grande, foi suspensa neste sábado(08),em virtude do mau tempo,do mar agitado e a maré baixa. A operação do serviço nestas condições fica comprometida,em virtude das dificuldades de navegação das lanchas que fazem o transporte de passageiros entre Salvador  e Mar Grande na ilha de Itaparica.
A travessia poderá ser retomada no domingo (09) caso as condições de navegação permitam o sistema operar com segurança.
Os catamarãs que realizam as viagens entre Salvador e Morro de São Paulo estão operando apenas entre Salvador e Itaparica,com a viagem sendo realizada por via terrestre da Ilha até Valença de onde o resto do percurso até o Morro é feito por lanchas aumentando assim o tempo de viágem.
Pregopontocom 08/09/2018

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Japão completa o primeiro experimento real de um ‘elevador espacial’

Ciência & Tecnologia  🚀

O experimento, primeiro a ser realizado no espaço de uma tecnologia desse tipo, foi projetado por uma equipe formada por pesquisadores da Universidade de Shizuoka e outras instituições.Serão utilizados dois satélites cúbicos ultra-pequenos, desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia de Shizuoka.

Engenharia é

Engenheiros espaciais japoneses estão se preparando para realizar o primeiro teste real de um futuro ‘elevador espacial’ que conecta a Terra a uma estação orbital por meio de um cabo de transporte.
O experimento, primeiro a ser realizado no espaço de uma tecnologia desse tipo, foi projetado por uma equipe formada por pesquisadores da Universidade de Shizuoka e outras instituições.
Serão utilizados dois satélites cúbicos ultra-pequenos, desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia de Shizuoka.
Cada satélite mede 10 centímetros de cada lado, e um cabo de aço de aproximadamente 10 metros de comprimento será usado para conectar os satélites.
O par de satélites será lançado a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), e um contêiner que atua como um elevador se moverá em um cabo que conecta os satélites usando um motor. Uma câmera conectada aos satélites registrará os movimentos do contêiner no espaço.
Embora um experimento para estender um cabo no espaço tenha sido realizado anteriormente, será o primeiro teste para mover um contêiner em um cabo no espaço sideral. Se o experimento for bem sucedido, ele servirá como um passo à frente para realizar elevadores espaciais.
Se um elevador espacial fosse construído, as pessoas poderiam viajar para os complexos em órbita sem usar um veículo de lançamento e transportar suprimentos a baixo custo.
Espera-se que uma variedade de suprimentos, como painéis para a geração de energia solar e materiais para pesquisa e desenvolvimento no espaço, também possam ser transportados para o espaço, informa o jornal japonês The Mainichi.
“Em teoria, um elevador espacial é altamente plausível. As viagens espaciais podem se tornar populares no futuro “, disse Yoji Ishikaw, que lidera a equipe de pesquisa.
No entanto, vários desafios aguardam os pesquisadores, antes que eles possam realizar levantadores cósmicos, e o sucesso no desenvolvimento de um cabo de alta resistência é um fator-chave. Esses cabos devem ser resistentes a raios cósmicos de alta energia. O nanotubo de carbono é um forte candidato aos materiais que compõem os cabos. Outras tarefas incluem descobrir como transmitir eletricidade da Terra para o espaço e como evitar que detritos espaciais e meteoritos colidam com elevadores espaciais.
Fonte - Revista Amazônia  06/09/2018

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

VLT da CBTU retorna a Recife reparado após colisão em 2013

Transportes sobre trilhos  🚄

Uma composição de VLT retornou as dependências da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na semana passada. O trem 04 foi enviado para a empresa fabricante Bom Sinal em agosto do ano passado para reparos após uma colisão em 2013

Via Trolebus
foto - CBTU
Após uma colisão em 2013 ocorrido no sistema de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos de Recife, uma composição retornou as dependências da Companhia Brasileira de Trens Urbanos(CBTU) na semana passada. O trem 04 foi enviado para a empresa fabricante Bom Sinal em agosto do ano passado. A unidade foi restaurada por R$ 4,6 milhões.
“Isso é resultado de um esforço muito grande da CBTU, pois apesar desses tempos difíceis conseguimos recuperar esse trem, que é de grande valor da para o serviço que prestaremos aos nossos usuários, é uma melhoria de qualidade muito grande”, afirmou o superintendente regional da CBTU Recife, Leonardo Villar Beltrão, um um jornal Local.
O sistema atualmente possui 33,9 km de extensão, e duas linhas. A velocidade máxima poderá atingir 90 quilômetros por hora, mas a média de velocidade vai ficar em 50 km/h.
Fonte - Revista Ferroviária  06/09/2018

Para Wellington Fagundes a conclusão do VLT de Cuiabá é prioridade

Transportes sobre trilhos  🚄

Como governador vou concluir o VLT em Cuiabá e Várzea Grande disse Wellington Fagundes. Eu acredito que obra parada é desperdício e só prejudica nossa gente.O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi o modal escolhido em 2012, na gestão de Silval Barbosa, para ser o meio de locomoção para interligar o aeroporto de Várzea Grande com o centro de Cuiabá durante a Copa de 2014, mas nunca saiu do papel. 

Só Notícias
foto - ilustração/arquivo
O senador e candidato ao governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PR), disse ontem que a conclusão do VLT em Cuiabá e Várzea Grande será prioridade da sua gestão, se eleito. Nas redes sociais, o republicano fez uma postagem mostrando um bonde no Rio de Janeiro e afirmou que o gestor precisa atender às necessidades das pessoas.
“Como governador vou concluir o VLT em Cuiabá e Várzea Grande. Eu acredito que obra parada é desperdício e só prejudica nossa gente. Mais do que um bom administrador, Mato Grosso precisa de um governador que enxergue as pessoas e suas necessidades”, declarou.
O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi o modal escolhido em 2012, na gestão de Silval Barbosa, para ser o meio de locomoção para interligar o aeroporto de Várzea Grande com o centro de Cuiabá durante a Copa de 2014, mas nunca saiu do papel. Já foram investidos R$ 1,4 bilhões e nada mais do que alguns quilômetros de trilhos foram construídos.
O governador Pedro Taques (PSDB), que havia assumido o compromisso de terminar a obra, rescindiu o contrato com o consórcio que administrava o trabalho após escândalos de corrupção, mas não assinou contrato com outra empresa para terminar o serviço.
Fonte - Abifer  06/09/2018

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem programação especial para o feriado da Independência

Travessia marítima  🚢

A ITS,operadora do sistema Ferry-Boat, vai colocar em serviço sete embarcações para atender o fluxo dos dias 06 a 11 de setembro e mais 500 vagas extras de Hora Marcada foram disponibilizadas para a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS,operadora do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica, estará com programação especial para os dias 06 a 11 de setembro em virtude do feriado da Independência do Brasil, dia 7. No período, estarão à disposição dos usuários sete embarcações,com saídas a cada 30 minutos em média nos momentos de maior demanda. As embarcações que estarão disponíveis são: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Anna Nery e Juracy Magalhães Júnior.
Em dois dos dias, as travessias ocorrem sem interrupção, entrando pela madrugada. De quinta para sexta-feira (de 06/09 para 07/09), saindo do Terminal de São Joaquim, em Salvador; e de domingo para segunda-feira (de 09/09 para 10/09), saindo do Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.
Para o serviço de Hora Marcada, além dos horários normais, foram disponibilizadas 500 vagas extras. Para os seis dias de operação, a empresa espera um fluxo total de 127 mil pedestres e 17 mil veículos.
Para mais informações a ITS disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) através do número 0800 028 2723 ou pelo e mail demandastravessias@sollobrasil.com.br.
Com informações da ITS  05/09/2018

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Trocas de comando no grupo CCR

Transportes sobre trilhos  🚇

Luis Valença foi o primeiro presidente da ViaQuatro, assim que a empresa assumiu a operação da Linha 4-Amarela, em novembro de 2006. Ficou no comando até fevereiro de 2015, quando tornou-se diretor presidente da CCR Metrô Bahia, e liderou a implementação em tempo recorde das linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador.

Revista Ferroviária
foto - ilustração
Luis Valença assumiu na segunda (dia 03/09) o comando da ViaQuatro e ViaMobilidade, empresas do grupo CCR responsáveis pela operação da Linha 4-Amarela e linhas 5-Lilás e 17-Ouro (em construção) do Metrô de São Paulo, respectivamente. Valença foi o primeiro presidente da ViaQuatro, assim que a empresa assumiu a operação da Linha 4-Amarela, em novembro de 2006. Ficou no comando até fevereiro de 2015, quando tornou-se diretor presidente da CCR Metrô Bahia, e liderou a implementação em tempo recorde das linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador. Baiano, natural de Campo Formoso, Valença é matemático. Harald Zwetkoff, até então presidente da ViaQuatro, não atua mais no Grupo CCR.
No lugar de Luis Valença assumiu Rodolfo Gonzalez, economista que chegou ao grupo CCR em fevereiro de 2014, para o cargo de diretor operacional das linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador. Com 29 anos de experiência no setor metroviário, Gonzalez já teve passagem pelos metrôs de Buenos Aires e San Juan de Porto Rico.

Mudanças recentes
No dia 31 de julho, Leonardo Vianna, que presidia a divisão CCR Mobilidade, assumiu a presidência executiva do grupo. Vianna substituiu Renato Vale, que deixou a companhia após duas décadas. A CCR Mobilidade passou a ser dirigida por Italo Roppa, que estava à frente da unidade CCR Rodovias SP. Roppa foi substituído por Paulo César de Souza Rangel, que presidia a CCR ViaOeste e CCR Rodoanel.
Fonte - Revista Ferroviária  05/09/2018

Programa incentiva uso de bicicleta

Mobilidade  🚲

Para estimular a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo em todo o País, o PBB vai apoiar os estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e na construção de ciclovias e ciclofaixas, além de promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso desse meio de transporte.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Noticia a Agência Senado que foi criada, nesta terça-feira (4/09), o Programa Bicicleta Brasil (PBB), cujo objetivo é incentivar o uso da "magrela" para melhoria das condições de mobilidade urbana. A medida está prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2017, que segue para o Plenário com urgência.
Para estimular a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo em todo o País, o PBB vai apoiar os estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e na construção de ciclovias e ciclofaixas, além de promover campanhas de divulgação dos benefícios do uso desse meio de transporte.
Conforme o projeto, o programa vai integrar a Política Nacional da Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012) e será financiado por 15% do total arrecadado com multas de trânsito e coordenado pelo Ministério das Cidades.
Uma medida, sem dúvida nenhuma, importante para termos boas cidades, bom trânsito e um ambiente mais saudável. Todavia, que essa matéria ao ser aprovada não se perca entre burocratas e burocracias nas fileiras governamentais de todos os níveis. Projeto bom é projeto que se torna realidade.
Fonte - Portogente  05/09/2018

Siemens testa o 1º VLT autônomo do mundo em Potsdam na Alemanha

Transportes sobre trilhos  🚄

A demonstração será realizada durante a InnoTrans em 18 e 21 de setembro,em uma seção de linha de 6 Km da rede de bondes em Potsdam, na Alemanha,onde o VLT deverá circular em modo autônomo (driverless) em tráfego real.

Da Redação
foto - Mobility.Siemens
A Siemens Mobility e a VIP (Autoridade de Transporte de Potsdam GmbH) irão apresentar  o seu projeto de pesquisa do primeiro VLT autônomo do mundo.A demonstração será realizada durante a InnoTrans em 18 e 21 de setembro,em uma seção de linha de 6 Km da rede de bondes em Potsdam, na Alemanha,onde o VLT deverá circular em modo autônomo (driverless) em tráfego real.
A ViP forneceu um bonde Siemens Combino para a realização do projeto.O veículo experimental está equipado com vários sensores de radar e câmera que monitoram o  ambiente externo no entorno do veiculo.Os dados são enviados a um computador de bordo,para interpretação e avaliação,que pode tomar decisões automaticamente em cada situação.
A inteligência artificial conduz o VLT parando o mesmo nos pontos e reage de forma autônoma a perigos como  pedestres e outros veículos presentes na via de tráfego. Este é o primeiro bonde autônomo lançado para fins de pesquisa e desenvolvimento.O VLT conta também com o sistema de alerta de colisão 'Siemens Tram Assistant' que está sendo usado no bonde Avenio M, operando em Ulm, na Alemanha.
O projeto atual visa identificar e desenvolver soluções tecnológicas para condução autônoma do VLT em condições reais de tráfego.
Pregopontocom  05/09/2018

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Novos trens elétricos entram em serviço em Vladivostok na Russia

Transportes sobre trilhos/Internacional  🚄

Os novos trens têm equipamento de segurança contra incêndio a bordo e são projetados para a evacuação rápida de passageiros em caso de emergência.Os carros de condução têm elevadores para cadeiras de rodas e além de um WC espaçoso adequado para passageiros com mobilidade reduzida.

Do Railway Gazette
Railway Gazette
A Russian Railways colocou em operação uma unidade múltipla elétrica com seis carros e duas de quatro carros EP3D, fornecidas pela fábrica de engenharia Demikhovsky da Transmashholding, em rotas suburbanas ao redor de Vladivostok.
Espera-se que as modernas composições elétricas ofereçam melhor conforto aos passageiros do que os projetos mais antigos,com menores custos operacionais e de manutenção durante os 40 anos de vida esperados.
Os passageiros e a tripulação se beneficiam da proteção aprimorada contra colisões e de um sistema de desinfecção do ar. Os carros de condução têm elevadores para cadeiras de rodas e além de um WC espaçoso adequado para passageiros com mobilidade reduzida.
Os novos trens têm equipamento de segurança contra incêndio a bordo e são projetados para a evacuação rápida de passageiros em caso de emergência.
O projeto EP3D da TMH encontra-se também em serviço nas ferrovias Privolzhskaya e Severo-Kavkazskaya da RZD, bem como no Cazaquistão.
Fonte - Railway Gazette  04/09/2018

Rua Chile em Salvador voltará a ser de paralelepípedo e trilhos de antigos bondes voltarão a ser visíveis

Urbanismo  🚃

O projeto de revitalização, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Conder, inclui reformas de infraestrutura urbana com melhorias na acessibilidade, nova pavimentação em paralelepípedo e rebaixamento da fiação aérea.Para realizar as intervenções no local, que é considerado Patrimônio da Humanidade e tombado pelo Iphan, uma equipe de arqueólogos acompanha as escavações e treina os operários para que identifiquem fragmentos arqueológicos do período de fundação da via, ocorrida em 1549.

iBahia

As obras de revitalização da Rua Chile, na capital baiana, já foram iniciadas, como parte do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’. Entre as mudanças, a substituição do asfalto por paralelepípedo e a exposição dos trilhos dos antigos bondes que percorriam a Rua Chile.
O projeto de revitalização, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), inclui reformas de infraestrutura urbana com melhorias na acessibilidade, nova pavimentação em paralelepípedo e rebaixamento da fiação aérea.
Para realizar as intervenções no local, que é considerado Patrimônio da Humanidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma equipe de arqueólogos acompanha as escavações e treina os operários para que identifiquem fragmentos arqueológicos do período de fundação da via, ocorrida em 1549.
Segundo o arqueólogo Cláudio Silva, na Rua Chile ficou localizado o portão de entrada da então ‘Fortaleza de Salvador’. “Iniciamos o trabalho de escavação e as camadas do solo vão contando a história da cidade desde a sua fundação. A gente está buscando essa história a partir dos extratos das camadas que foram se sobrepondo ao longo do tempo. Essa área tem uma importância grande pela historiografia porque é considerada a entrada da cidade. A nossa expectativa é encontrar vestígios que confirmem o fato de que nesta área ficou o portão de entrada de Salvador”, explica.
Ainda de acordo com Milton Melo, a iluminação pública também será modificada com a instalação de luminárias de lâmpadas de LED. A realização do serviço está dividida em lotes para diminuir o impacto das obras na rotina de quem passa pelo local.
As obras na Rua Chile fazem parte do lote 2 do projeto ‘Pelas Ruas’, que compreende, além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Ao todo, o projeto conta com investimento de R$ 124 milhões e deve requalificar mais de 280 ruas do Centro Antigo de Salvador.
Fonte - Abifer  04/09/2018

Alerj aprova Bilhete Único no VLT

Transportes sobre trilhos  🚄

A medida faz parte do Projeto de Lei 3.696/17, de coautoria do deputado estadual Comte Bittencourt, e seguirá, agora, para a sanção do governador, do RJ.O novo texto altera a Lei 5.628/09, responsável pela criação do sistema único de transporte.

O Dia
foto - ilustração/arquivo
A Alerj aprovou nesta segunda-feira a integração do VLT ao sistema do Bilhete Único. A medida faz parte do Projeto de Lei 3.696/17, de coautoria do deputado estadual Comte Bittencourt, e seguirá, agora, para a sanção do governador, Luiz Fernando Pezão.
Se sancionada, o passageiro poderá utilizar o modal com seu custo incluído dentro do valor da tarifa do Bilhete Único, o que significa mais economia para a população, já que o valor da passagem do VLT é de R$ 3,80. O novo texto altera a Lei 5.628/09, responsável pela criação do sistema único de transporte.
Segundo Comte, o papel do VLT é estratégico para a mobilidade urbana do Rio. “O VLT, no centro da cidade, tem um papel fundamental na mobilidade urbana, ligando todos os modais intermunicipais – barcas, trem, metrô, ônibus – e transformou-se em um transporte estratégico. Essa é uma demanda antiga dos usuários e a aprovação dessa lei é de grande importância. Quando o Bilhete Único foi criado o VLT ainda não existia, por isso era mais que urgente a alteração da lei para a inclusão do modal”, explica.
Fonte - O Dia  03/09/2018

Trem faz passeio noturno entre Ouro Preto e Mariana

Trem turístico  🚄🚃🚃🚃

Neste sábado, 8 de setembro, embarque no Trem da Vale Jazz para um passeio noturno entre os centros históricos de Ouro Preto e Mariana, ao som de boa música e de um menu degustação especialmente selecionado.

O Debate
foto - Divulgação/Vale
Que tal aproveitar o feriado prolongado da Independência do Brasil (07/09) para fazer um programa diferente?
Neste sábado, 8 de setembro, embarque no Trem da Vale Jazz para um passeio noturno entre os centros históricos de Ouro Preto e Mariana, ao som de boa música e de um menu degustação especialmente selecionado.
O grupo Torchetti Dixie Band passará pelos vagões do trem apresentando músicas do jazz tradicional de rua norte-americano e canções brasileiras com arranjos nesse estilo musical.
Já o menu degustação estará disponível em dois vagões, sendo um panorâmico e outro convencional, nos quais serão servidos vinhos, cervejas especiais, bebidas não alcoólicas, queijos finos e petiscos gourmets. Nos demais vagões, haverá o costumeiro serviço de bordo à parte.
Mais informações: www.vale.com/tremdavale
Fonte - Revista Ferroviária  03/09/2018

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Novo avião comercial russo efetua 1ª aterrissagem noturna

Aviação 

O MC-21-300 da fabricante russa Irkut é projetado para transportar de 163 a 211 passageiros de acordo com os arranjos de assentos, igualando-se aos A320 e ao Boeing 737-800, além dos novos A320neo e 737 MAX8. O avião russo ainda tem um alcance de voo de aproximadamente 6.000 km, mas algo que pode destacá-lo perante seus concorrentes é o fato de que aproximadamente 30% da aeronave é construída com materiais compostos, mais leves e resistentes do que ligas metálicas.

Sputnik
© Sputnik / Department of PR Corporation "Irkut"x
Novo avião comercial russo, MC-21-300, finalizou com sucesso mais um voo de teste, realizando sua primeira aterrissagem noturna no aeródromo do Instituto de Pesquisas de Voo Gromov.
O MC-21-300 da fabricante russa Irkut é projetado para transportar de 163 a 211 passageiros de acordo com os arranjos de assentos, igualando-se aos A320 e ao Boeing 737-800, além dos novos A320neo e 737 MAX8. O avião russo ainda tem um alcance de voo de aproximadamente 6.000 km, mas algo que pode destacá-lo perante seus concorrentes é o fato de que aproximadamente 30% da aeronave é construída com materiais compostos, mais leves e resistentes do que ligas metálicas.
Ele também contará com duas opções de motor, sendo uma delas, o motor de última geração PW1400G, da empresa americana Pratt & Whitney e a outra, o motor russo PD-14, da empresa United Engine-Building Corporation. Com isso, a Rússia pretende não apenas competir no mercado da aviação comercial, mas também substituir os aviões de fabricação soviética, como Tupolev, Yakovlev e Antonov.
O avião superou todos os testes com sucesso, obtendo bom funcionamento dos equipamentos de navegação e iluminação, sendo realizado diversas vezes o voo sobre a pista de aterrissagem, aproximando por ambas as direções e em diferentes altitudes.
A empresa russa Irkut fabricou três unidades do MC-21-300, sendo que duas delas estão realizando o programa de testes de voo, enquanto que a terceira unidade será entregue ao Instituto Central de Aero-hidrodinâmica da Rússia para realizar testes de resistência.
A aeronave realizou seu primeiro voo em 28 de maio, que durou aproximadamente 30 minutos e voou a uma altitude de 3.280 ft (1.000 metros de altura) e a uma velocidade de 162 kt (300 km/h).
Fonte - Sputnik  03/08/2018


domingo, 2 de setembro de 2018

Incêndio atinge Museu Nacional do Rio de Janeiro

Notícias  🚒

O prédio  histórico de dois séculos foi residência da família real brasileira e abriga cerca de 20 milhões de peças.O incêndio de grandes proporções no prédio onde funciona o Museu Nacional do Rio de Janeiro,que fica na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense,teve inicio no começo da noite deste domingo(02)

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

foto - Vitor Abdala/ Agência Brasil/Agência Brasil
Um incêndio de proporções ainda incalculáveis atingiu, no começo da noite deste domingo (2), o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense. O prédio histórico de dois séculos foi residência da família real brasileira e tem um dos acervos mais importantes do país – são cerca de 20 milhões de peças.
O Corpo de Bombeiros do Rio foi acionado às 19h30. Homens de quatro quartéis trabalham no local, que fica dentro do parque nacional da Quinta da Boa Vista. O prédio tem três andares, é ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o fogo toma de conta de boa parte da construção.
Até o fechamento desta reportagem, os bombeiros não dispunham de informações sobre vítimas. O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou. Por segurança, há homens também da Polícia Militar e profissionais de saúde em ambulâncias.

História
Mais antiga instituição histórica do país, o Museu Nacional do Rio foi fundado por D.João VI, em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada por reunir pesquisas raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias.
O local foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso de museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No acervo, com cerca de 20 milhões de itens, há diversificação nas peças, pois reúne coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia. Há, ainda, uma biblioteca com livros com obras raras.
O Museu Nacional do Rio oferece cursos de extensão e pós-graduação em várias áreas de conhecimento. Para esta semana, era esperado um debate sobre a independência do país. No próximo mês, estava previsto o IV Simpósio Brasileiro de Paleontoinvertebrados no local.
Fonte - Agência Brasil  02/09/2018

Cientistas criam a água mais pura do mundo

Ciência & Tecnologia  🌊

A chave para criar essa água ultrapura era evitar qualquer tipo de contato com o ar, para o qual a equipe tinha que projetar um dispositivo especializado que levasse a água aos seus limites.A solução, de acordo com a publicação da revista Science, era fazer um “dedo frio” de metal na câmara de vácuo. 

Engenharia é
RA
Uma equipe de cientistas da Universidade de Tecnologia de Viena, liderada pela professora Ulrike Diebold, anunciou a criação da mais pura água do mundo.
Na natureza, não podem encontrar uma superfície verdadeiramente limpa, uma vez que o único contato com o ar contaminado com uma fina camada de moléculas pode alterar as propriedades dos materiais.
Por causa disso, criar essa agua pura foi um desafio para a equipe do professor Diebold. O objetivo era criar gelo ultrapuro em uma câmara de vácuo e depois derreter.

O experimento
A chave para criar essa água ultrapura era evitar qualquer tipo de contato com o ar, para o qual a equipe tinha que projetar um dispositivo especializado que levasse a água aos seus limites.
A solução, de acordo com a publicação da revista Science, era fazer um “dedo frio” de metal na câmara de vácuo. A ponta desse dedo foi resfriada a -140 ° C e, em seguida, o vapor de água ultrapura foi liberado para a câmara. A água congela na ponta do dedo de metal, o que faz produzir uma gota ultra-limpa.

Usos práticos da descoberta
Até agora, nenhum uso prático é conhecido. Esta água ultrapura não é adequada para beber. Para que a água seja adequada ao consumo humano, deve ser potável, isto é, deve conter certos minerais que a tornem segura. Água ultra pura não possui esses elementos, portanto, serve apenas para fins de pesquisa.
Além disso, este tipo de água está dentro de uma câmara de vácuo, por isso não é fácil alcançá-la.
O experimento em si permite que eles aprendam mais sobre o modo como a água interage.
Talvez em pesquisas futuras você possa descobrir mais sobre as propriedades da água ultrapura e suas aplicações práticas.
Fonte - Revista Amazônia  02/09/2018