PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Linha 2 do Metrô de Salvador opera com intervalo de tempo maior neste fim de semana

Transportes sobre trilhos  🚇

Os usuários do Metrô de Salvador deverão ficar atentos a modificação no intervalo de tempo(tempo de espera) entre os trens da linha 2,devido a um serviço que será realizado pela CCR na via permanente entre as estações Acesso Norte e Detran neste fim de semana.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A linha 2 do Metrô de Salvador sofrerá alteração nos intervalos de tempo (headway) entre os trens(tempo de espera) neste final de semana, devido a realização pela CCR, de um serviço em um trecho da via permanente entre as estações Acesso Norte e Detran. 
O serviço na via terá início no sábado(14)  partir das 22h até as 5h de segunda(16).
O intervalo de tempo entre os trens durante o período da intervenção na linha 2,que liga a estação Acesso Norte a estação Aeroporto em Lauro de Freitas,será de até 20 minutos entre cada viagem,.
Não haverá alteração nos horários dos trens da Linha 1 que liga a estação da Lapa a estação de Pirajá
A linha 2 retornará a operação normal na segunda(16) após o termino do serviço.
Pregopontocom  13/07/2018



Ferry-Boat tem fluxo moderado nesta sexta(13) sentido Salvador/Itaparica

Travessia marítima  🚢

Na tarde desta sexta (13), o fluxo de passageiros e veículos é tranquilo no terminal Bom Despacho na ilha, e moderado no terminal São Joaquim em Salvador.Cinco embarcações operando regularmente na travessia entre Salvador e Itaparica.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS, administradora do sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica, informa que nesta sexta (13) estão em operação as cinco embarcações, Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Maria Bethânia e Ivete Sangalo com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada partida e algumas viagens extras. A embarcação Juracy Magalhães Jr. está de reserva,em stand by,e poderá entrar em operação realizando viagens a qualquer momento. Nesta tarde, o fluxo de passageiros e veículos é tranquilo no terminal Bom Despacho na ilha, e moderado no terminal São Joaquim em Salvador
O usuário que optar pelo serviço de Hora Marcada deverá verificar antecipadamente a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo para os condutores de veículos através do site -portalsits.internacionaltravessias.com.- , o pagamento deverá ser feito através de cartões de débito ou crédito. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.
Para maiores informações a ITS disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC),pelo Tel número 0800 028 2723.
Com informações da ITS  13/07/2018

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Metrô de Madri deverá ultrapassar 300 km com ampliação da linha 11

Transportes sobre trilhos  🚇

Foi anunciada pelo conselho de governo da cidade em 3 de junho,uma extensão de 6,5 km da Linha 11 do Metrô de Madri, da Plaza Elíptica ao norte até o Conde de Casal na Linha 6. Com a expansão da linha 11,a rede de Metrô da cidade deverá ultrapassar os 300km de extensão.

Com informações do IRJ
foto - ilustração/Twiter
O conselho de governo da cidade de Madri concedeu a uma Joint Venture composta pela Geoconsult España Ingenieros Consultores,a Investigación y Control Calidad e a Audingintraesa, um contrato de serviços no valor de €1,8 milhões, para estudar os requisitos técnicos e ambientais do projeto de extensão do metrô da cidade.O relatório deve ser concluído até o final de 2019, para que sejam feitos os convites para apresentação de propostas para as obras no início de 2020.
O estudo será conduzido por uma equipe multidisciplinar com experiência em geologia, geotecnia, cálculo estrutural, layouts ferroviário e subterrâneo, topografia, planejamento urbano, patrimônio histórico, arqueologia, meio ambiente, ruído e vibração e prevenção de riscos materiais.
Com a expansão da linha 11,ligando a Plaza Elíptica ao norte até o Conde de Casal na Linha 6,o Metrô de Madri deverá ultrapassar os 300 km de extensão.
Fonte - International Railway Journal  12/07/2018

VLT de Teresina começa a funcionar e fará 10 viagens por dia entre Dirceu e Centro

Transportes sobre trilhos  🚄

VLT começa a funcionar em Teresina e fará 10 viagens por dia entre Dirceu e Centro. - O veículo é o primeiro de três que deverão estar nos trilhos até o mês de setembro, substituindo os trens que estão em operação atualmente. Segundo o secretário, a primeira etapa da obra de modernização, referente à compra dos três veículos, foi orçada em R$ 46 milhões. A obra completa de modernização do metrô de Teresina está prevista para custar cerca de R$ 450 milhões.

G1
foto - ilustração/arquivo
Começou a funcionar nesta quinta-feira (12) em Teresina o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Inicialmente, estarão disponíveis 10 viagens por dia e a capacidade é para até 600 passageiros por viagem. A passagem continua custando R$ 0,80, mesmo valor do trem atualmente.
A expectativa da maioria dos passageiros, como a da dona de casa Amparo Barros, era de que mudança diminuísse o tempo do percurso. Inicialmente, a previsão era de que reduzisse dos mais de 30 minutos atuais - entre a Zona Sudeste e o Centro da capital - para cerca de 26 minutos.
Contudo, segundo o secretário de transportes do estado, Guilhermano Pires, a velocidade do VLT continuará reduzida até que a linha férrea da capital seja reformada. O veículo tem potencial para atingir até 100 km/h e hoje circula a pouco mais de 40 km/h.
“Nesse primeiro momento a velocidade é controlada e reduzida porque precisa de investimentos na linha férrea, que serão feitos a partir do ano que vem com a chegada nos novos VLTs. Esperamos que em dois anos a linha senha revitalizada e as estações reformadas e aí ele vai poder atingir a velocidade que tem potencial para isso”, afirmou o secretário.
O veículo é o primeiro de três que deverão estar nos trilhos até o mês de setembro, substituindo os trens que estão em operação atualmente. Segundo o secretário, a primeira etapa da obra de modernização, referente à compra dos três veículos, foi orçada em R$ 46 milhões. A obra completa de modernização do metrô de Teresina está prevista para custar cerca de R$ 450 milhões.
“A obra é muito maior. Será feita a reforma dos trilhos, estações, duplicação, nova ponte sobre o rio Poti, centro de controle de operações. Todo um sistema novo metroviário que será implantado no decorrer dos anos na nossa capital”, disse Guilhermano, acrescentando que metade do valor, R$ 215 milhões, foi assegurado através de uma operação com a Caixa Econômica Federal.
Há ainda a previsão de que os trens antigos sejam reformados e utilizados no projeto de ampliação do metrô até a cidade de Altos, a 41 km de Teresina.
Fonte - Revista Ferroviária  12/07/2018

O fim do SUS e a morte do brasileiro

Ponto de Vista  🔍

Vamos refletir sobre a questão da saúde nas condições do Brasil, hoje.O Ministério da Saúde, pela Portaria nº 1.717, de 12 de junho de 2018, descredencia mais de 6.000 Equipes de Saúde da Família (ESF) em Municípios brasileiros de todas as regiões.É preciso muito cinismo e crença na ignorância popular para que os partidos que votaram ou apoiaram a entrega do petróleo brasileiro às empresas estrangeiras apresentem candidatos prometendo educação e saúde.

Pedro Augusto Pinho* - Portogente
imagem - ilustração/Pinterest 
O projeto aprovado no Congresso de utilizar os recursos petrolíferos do pré-sal para a saúde e educação tornou-se letra morta com a proposta do PSDB e dos golpistas de 2016 de destinarem esta riqueza nacional para as empresas de petróleo estrangeira, em especial as estadunidenses e inglesas, o que irá enriquecer ainda mais seus acionistas nos Estados Unidos da América (EUA) e no Reino Unido (UK).
É preciso muito cinismo e crença na ignorância popular para que os partidos que votaram ou apoiaram a entrega do petróleo brasileiro às empresas estrangeiras (DEM, PPS, PP, PSC, PRB, PSL, NOVO, Rede, PROS, PRTB, SD, PTC, além do PSDB) apresentem candidatos prometendo educação e saúde.

Vamos refletir sobre a questão da saúde nas condições do Brasil, hoje.
O Ministério da Saúde, pela Portaria nº 1.717, de 12 de junho de 2018, descredencia mais de 6.000 Equipes de Saúde da Família (ESF) em Municípios brasileiros de todas as regiões.
Em Cícero Dantas, município baiano de 658 km², com população de 34 mil e 500 pessoas (IBGE 2013), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) precário, 0,585 (PNUD 2010), fica reduzido, com este descredenciamento, de um terço sua equipe de atendimento pelo SUS. Cito por conhecer o município, que está inserido no "Polígono das Secas", com rios temporários, pois com toda certeza não será o mais sofredor da quase exaustiva relação dos municípios, anexa à Portaria.
Por que este crime contra brasileiros é cometido por outros brasileiros? Seria simplista e incompleto, embora parcialmente verdadeiro, apontar a corrupção. Esta, quando efetiva, é o fim de extensa linha que começa pela apropriação do Poder Nacional.
E os que colocaram estes atuais governantes, por manobras que tiveram início desde a descoberta do pré-sal, atuam em diversos segmentos econômicos, além do petróleo, como os caros leitores tomam ciência, diariamente, com as alienações dos patrimônio nacionais: empresa de aviação (EMBRAER), base de lançamento de foguetes (Alcântara, MA), empresas de engenharia de construção e montagem, indústria naval e, claro, o negócio da saúde.
Quantos laboratórios passaram de mãos nacionais para organizações estrangeiras? Quantos fabricantes de remédios não fecharam as portas?
A saúde, diria melhor, a doença é um investimento de alto retorno. Ao lado das finanças, das drogas, das armas e do petróleo estão as empresas que lucram com a doença, com a miséria, com a morte.
Se pensam que exagero, transcrevo notícia que o Portal Pátria Latina reavivou, neste momento que o Congresso Nacional aprova de um lado a morte e de outro a raposa para gerente do galinheiro (expressão do senador Randolfe Rodrigues). Ou seja, o uso no Brasil de pesticidas, agrotóxicos proibidos em todo mundo civilizado, e o Senado o nome do advogado Rogério Scarabel Barbosa, defensor dos planos de saúde privados para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Aos que desconhecem, à ANS cabe, exatamente, fiscalizar os planos de saúde, que junto com os bancos, são os mais questionados serviços prestados à população. Devemos mais uma vez ao PSDB esta iniciativa impatriótica.
Assim, já não nos surpreende nem assusta a notícia de primeira página do Monitor Mercantil, em 29 de junho de 2018: “Planos de Saúde poderão cobrar até 40% por procedimento”, referente a novas regras de coparticipação e franquia em planos privados de saúde.

Eis a notícia do Pátria Latina.
“Cura do câncer existe há 80 anos e foi suprimida pelos Rockefeller para manter o controle populacional” e segue “as revelações do doutor Richard L. Day, em 1969, foram chocantes na época, mas agora começaram a se tornar realidade. O Dr. Day foi professor de pediatria na Mount Sinai School of Medicine, em Manhattan, Nova Iorque, e diretor médico da organização ‘Planned Parenthood’.
E ainda no Portal: “É difícil obter informações sobre uma possível cura direta do câncer pela Universidade Rockefeller, o que é compreensível se a declaração do Dr. Day estiver correta – e não há motivo para não o ser.
A universidade está envolvida na pesquisa do câncer através do Centro Anderson para Pesquisa do Câncer, que foi criado para encorajar e apoiar colaborações e abordagens no desenvolvimento de tratamento e pesquisa de curas. O câncer é pesquisado na Universidade Rockefeller desde 1911 e vários marcos da pesquisa de câncer foram atribuídos aos cientistas da Rockefeller.
Tem havido muitas reivindicações de “tratamentos” que dizem curar o câncer, e muitas afirmações de que as curas estão sendo suprimidas por grandes empresas farmacêuticas e outras organizações (como o Instituto Rockefeller).
É altamente provável que tratamentos eficazes contra o câncer tenham sido suprimidos no passado com o objetivo de manter uma agenda de controle populacional na Terra”.
Assim, caros leitores, vocês estão diante de um crime infame, ignominioso, praticado por político dos partidos que enumerei e que devem ser afastados definitivamente da vida pública por vocês mesmos; não só estas pessoas não merecem seus votos, como seus partidos estão alinhados com os interesses da morte dos brasileiros e da alienação do Brasil. São os partidos políticos que fazem em nosso País a defesa dos Rockefeller, das famílias que controlam as finanças do mundo, as empresas de petróleo, as drogas, os pesticidas, as doenças e as guerras.
Do GGN jornal de todos os brasis, em artigo de Cida de Oliveira (06/07/2018): “O risco de reaparecimento de casos de poliomielite em mais de 300 municípios brasileiros, devido à baixa cobertura vacinal, tem sido atribuído em grande parte à população. No entanto, não é bem assim. Embora o imunizante não esteja em falta, existe um conjunto de fatores que contribui para a queda vertiginosa da cobertura vacinal até mesmo em municípios de São Paulo, o estado mais rico da federação, em que há nove municípios com cobertura inferior a 10%, quando a Organização Mundial preconiza 95%, para dificultar a circulação do poliovírus.
A demora no atendimento nos serviços sobrecarregados, com falta de pessoal, pode levar horas. E a carência de insumos e mesmo de uma ou outra vacina do calendário, o que geralmente obriga um retorno ao posto em outra data – situação complicada para mães ou pais que trabalham –, é um fator que desencoraja. É por isso que o dirigente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)e professor titular do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luiz Augusto Facchini, entende se tratar, na verdade, de mais um efeito previsível das políticas de austeridade implementadas pelo governo de Michel Temer (MDB) a partir do golpe de estado, em 2016”.
“Na opinião de Facchini só há uma receita para enfrentar o problema: respeitar e cumprir toda a legislação do SUS e investir em políticas sociais. Conforme avalia, a atenção básica é o ponto crítico. "Temos de investir para universalizar a Estratégia de Saúde da Família, que hoje tem cobertura de 65%. Temos de ir rapidamente a 75%, 85%. Além disso, priorizar os processos para o funcionamento do SUS e de suas atribuições essenciais, como a vacinação, o que requer recursos suficientes para compra de vacinas, o seu recebimento, a distribuição, a aplicação nas crianças, bem como esforços de mobilização da comunidade para isso".
Não se iluda, um partido Novo congrega os velhos e velhacos; outro que se chama democrata, os ditadores; os que se dizem cristãos/evangélicos, assassinos frios, aqueles que votam pela morte e pelos agrotóxicos; os denominados populares, republicanos e socialistas, apoiam o fim do Brasil e do Sistema Único de Saúde (SUS). Nas eleições de 2014, as empresas Amil, Bradesco, Qualicorp e Grupo Unimed doaram juntas em torno de R$ 52 milhões para candidaturas de 131 parlamentares.
Reaja, pela Pátria Livre e em defesa do SUS.
*Pedro Augusto Pinho, avô, administrador aposentado. Artigo publicado, originalmente, no site da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet)
Fonte - Portogente  12/07/2018

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Usuários do sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica, encontram movimento tranquilo nesta quarta(11)

Travessia Marítima  🚢

A ITS,administradora do sistema, mantem em operação quatro embarcações, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Maria Bethânia, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada viagem.Três embarcações Juracy Magalhães Jr., Anna Nery e Zumbi dos Palmares estão de reserva,em stand by, e poderão entrar em serviço realizando viagens a qualquer momento.

Da Redação
foto-ilustração/arquivo
Usuários do transporte náutico, que utilizam o sistema Ferry-Boat para a travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica,encontram um movimento com fluxo tranquilo para passageiros e veículos nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho,na manhã desta quarta(11).
A ITS,administradora do sistema, mantem em operação quatro embarcações, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Maria Bethânia, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada viagem.Três embarcações Juracy Magalhães Jr., Anna Nery e Zumbi dos Palmares estão de reserva,em stand by, e poderão entrar em serviço realizando viagens a qualquer momento.
Passageiros a pé podem adquirir as passagens em ambos os terminais, com pagamento em dinheiro, cartões de crédito ou débito. 
Os condutores de veículos podem fazer o pagamento antes do embarque,ou optarem pelo serviço de Hora Marcada,verificando antecipadamente a disponibilidade de vagas pelo site o site -portalsits.internacionaltravessias-,o pagamento deve ser feito apenas com cartões de débito ou credito
Em razão da capacidade de atendimento das embarcações, é importante chegar com alguma antecedência ao horário pretendido.
Para mais informações consulte o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da ITS através do número 0800 028 2723.
Com informações da ITS  11/07/2018

Justiça Federal negou a liminar para suspender a obra do BRT de Salvador

Ponto de Vista  🔍🚌

Alegou a juíza que interromper as obras poderia causar danos ao erário público, que os recursos federais do FGTS que financiam as obras já estão nos cofres da prefeitura e poderiam ser perdidos, e que causariam também danos à população no que diz respeito a mobilidade.

Por Walter Takemoto
imagem ilustração/arquivo
A justiça Federal negou a liminar para suspender a obra do BRT do ACM Neto.Qual é a novidade?
As manchetes dos jornais e blogs baianos anunciam que na noite de ontem a juíza da 14a vara da justiça federal negou liminar para as ações impetradas pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal que pediam o embargo imediato das obras do BRT que o ACM Neto realiza em Salvador.
Alegou a juíza que interromper as obras poderia causar danos ao erário público, que os recursos federais do FGTS que financiam as obras já estão nos cofres da prefeitura e poderiam ser perdidos, e que causariam também danos à população no que diz respeito a mobilidade.

Para a juíza os argumentos da prefeitura foram consistentes para a sua decisão.
Não foi o que vimos na audiência de conciliação promovida pela juíza, quando o público presente pode comprovar a incapacidade dos advogados da prefeitura e da empreiteira em responder qualquer um dos nove pontos apresentados pelos defensores do embargo das obras, que demonstraram as ilegalidades da licitação, como a falta de licenciamento, de projeto executivo da obra, o desvio de finalidade no uso dos recursos, entre outros problemas graves.

E sobre os argumentos da juíza é preciso dizer:
- O prazo para a conclusão da fase 1 da obra, que vai do Parque da Cidade ao Iguatemi, com 2,9 km, é de no mínimo dois anos e meio, ou seja, após a saída do ACM Neto da prefeitura, portanto mesmo que acreditemos que é uma obra importante, só entrará em operação daqui a quase três anos na melhor das hipóteses, portanto suspender a obra agora em nada afetará a caótica mobilidade urbana da cidade e que o prefeito não tem nenhuma política para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de ônibus;
- Daqui a dois anos teremos um novo prefeito para a cidade, que necessariamente terá que apresentar um programa para a gestão de Salvador, que envolva o desenvolvimento urbano, econômico e social para a população, envolvendo a mobilidade e a integração entre os modais, inclusive com a região metropolitana, considerando ainda que teremos o VLT (veículo leve sobre trilhos) do Subúrbio em implantação. E se o projeto do novo prefeito que toma posse em 2021 for incompatível com a fase 1 do BRT do Neto? Vai fazer o que com o elefante branco do Neto, um elevado de concreto? Derrubar a construção de mais de R$ 300 milhões gastos nos 2,9 km? É preciso lembrar a juíza que no Rio de Janeiro se derrubou um elevado e em São Paulo se discute o mesmo destino para o famigerado Minhocão;
- Para realizar esse projeto de BRT o prefeito ACM Neto pretende derrubar ou transplantar 579 árvores, já tendo cortado mais de 50 árvores, e tampar dois rios. A juíza considerou o dano irreversível para a cidade e sua população se esse crime ambiental ocorrer? E levou em consideração que até agora a prefeitura não tem a permissão para tampar os rios? Caso o INEMA não autorize o tamponamento dos rios as obras não poderão prosseguir, portanto ao permitir que as obras continuem com o risco de terem que parar daqui alguns meses por não poder tampar os rios, o prejuízo não será maior ainda?

- Alega a juíza que a suspensão das obras trará prejuízos a prefeitura diante dos contratos firmados com a empreiteira.
 Nos últimos anos temos assistido o poder judiciário interromper obras gigantescas a partir de investigações de desvios de recursos, formação de cartéis, ilegalidades em licitações, entre outros. E são inúmeras obras interrompidas no país por ausência de recursos para que possam ter continuidade, que vão de creches a hospitais. Como a própria juíza cita em seu despacho, o BRT do ACM Neto ainda não iniciou as obras de engenharia, portanto a interrupção das mesmas nesse momento seria o mal menor para a população.
A questão que me parece essencial nesse momento é até que ponto o poder judiciário deixará de considerar os interesses sociais, o bem comum para a população de uma cidade, como secundários diante dos interesses administrativos e o formalismo legal, que ao fim e ao cabo são aqueles que interessam ao prefeito de plantão e seus aliados?
A cidade de Salvador nesse momento enfrenta uma greve de professores da rede municipal que estão sem reajuste ao longo dos últimos anos e seus direitos legais são negados pelo prefeito. As escolas enfrentam problemas de manutenção, falta de recursos materiais e pedagógicos. A situação não é diferente na saúde, saneamento básico, limpeza e conservação das ruas e calçadas. Mas a prioridade do prefeito é construir uma obra de R$ 820 milhões que irá beneficiar principalmente a construtora e os carros particulares!
Se a juíza estivesse de fato preocupada com a mobilidade urbana da população, como cita em seu despacho, deveria saber que em Salvador por volta de 40% da população anda a pé por não ter como pagar a tarifa de ônibus e que 25% desses sofrem acidentes ortopédicos pela péssima condição das calçadas. E deveria saber que o contrato firmado entre a prefeitura e as empresas em 2014 só uma cláusula é efetivamente cumprida: o aumento anual da tarifa.
Os ônibus continuam velhos, sujos, as linhas foram reduzidas, o tempo de espera nos pontos aumentou. Nada do que está no contrato foi cumprido pelo prefeito ou pelas empresas.
A população só resta continuar lutando, esse sempre foi o recurso que ao longo da história nos restou para defender nossos direitos.
Por Walter Takemoto no Facebook  11/07/2018

Trem Coradia iLint da Alstom de célula de combustível a hidrogênio,foi aprovado para entrar em serviço com passageiros

Transportes sobre trilhos  🚄

As unidades deverão entrar no serviço piloto na rede Elbe-Weser a partir do final do verão na Alemanha.O desenvolvimento da Alstom para o Coradia iLint, de 140 km / h, foi financiado com € 8 milhões do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e de Célula de Combustível do governo alemão.

Com informações da Railway Gazette
foto - ilustração/arquivo
O trem Coradia iLint da Alstom de célula de combustível a hidrogênio,foi aprovado para entrar em serviço transportando passageiros em 11/07.As unidades deverão entrar no serviço piloto na rede Elbe-Weser a partir do final do verão na Alemanha.
"O hidrogênio é uma alternativa eficiente ao diesel, com baixas emissões e eficiência", disse Enak Ferlemann, Secretário de Estado Parlamentar do MFTID, ao ser entregue pelo presidente do Escritório Ferroviário Federal Gerald Hörster,o certificado de aprovação em 11 de julho. Em linhas secundárias, onde as redes elétricas aéreas não são econômicas ou ainda não estão disponíveis, esses trens são uma opção sustentável e ecologicamente correta.
O desenvolvimento da Alstom para o Coradia iLint, de 140 km / h, foi financiado com € 8 milhões do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e de Célula de Combustível do governo alemão.
Um contrato foi assinado em novembro de 2017 entre  a autoridade de transporte da Niedersachsen, LNVG, e a Alstom,para fornecer,manter e abastecer,14 unidades múltiplas de célula de combustível,por 30 anos. A expectativa é que essas unidades entrem em serviço entre Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude a partir de dezembro de 2021.
Fonte - Railway Gazette  11/07/2018

Um país rodoviário, distante da logística sustentável

Transportes/Sustentabilidade  🚚  🚄

Não foi difícil, com o movimento, entender que o "transporte rodoviário é o principal meio para o deslocamento de cargas dentro do País". Esse modal responde por quase 63% de tudo que é transportado em território nacional, atrás vem o ferroviário com 21,7%, o aquaviário com 11,7%, o dutoviário com 3,8% e, por último, o aéreo com apenas 0,1%. Bem-vindos à discussão sobre os nossos modelos logísticos!

Portogente
Portogente
A greve dos caminhoneiros, realizada em maio último, continua a basear bons e importantes debates sobre a matriz de transporte no Brasil. Não foi difícil, com o movimento, entender que o "transporte rodoviário é o principal meio para o deslocamento de cargas dentro do País". Esse modal responde por quase 63% de tudo que é transportado em território nacional, atrás vem o ferroviário com 21,7%, o aquaviário com 11,7%, o dutoviário com 3,8% e, por último, o aéreo com apenas 0,1%. Bem-vindos à discussão sobre os nossos modelos logísticos!
Mariana Canto, advogada especialista em logística do departamento Societário do escritório Andersen Ballão, diz que o modal rodoviário possui características próprias que são bastante determinantes para a sua posição de destaque na matriz de transporte de cargas do Brasil. “Estudos apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que, no Brasil, só o modal ferroviário se mostra competitivo em relação à rodovia em se tratando de volumes de carga a partir de 350 mil toneladas mensais”, explica.
O modal rodoviário, continua ela, é um grande aliado nos processos logísticos, mas também traz graves consequências. Ela relaciona: "O desgaste nas rodovias e nos veículos, o aumento do consumo de combustíveis e dos gastos com saúde por acidentes aumentam os custos de vida de uma maneira geral e isso penaliza a todos." Adicionalmente, o modal anda na contramão do desenvolvimento sustentável, além de congestionar o trânsito nas grandes cidades em razão da deficiência de contornos intermunicipais, é também o que mais polui. Para transportar 100 contêineres de carga são necessários 100 caminhões, que emitem 73 toneladas de CO². A mesma quantidade de carga demanda apenas duas locomotivas, que emitem apenas cinco toneladas de CO² para o mesmo resultado.
Existem outros modais que, para Mariana, funcionariam bem no Brasil e trariam benefícios como o ferroviário. “O Brasil é um país que tem sua base agrícola, por isso é importante que haja investimento no modal ferroviário para manter a competitividade internacional. Ampliando os corredores de exportação que integram o interior produtivo do país aos portos, assim como facilitar a intermodalidade de transportes, seria o início de um ciclo virtuoso”, defende.

A malha viária brasileira
O Brasil, a terceira mais extensa malha rodoviária do mundo, mas apenas 12% dela é pavimentada. O Mapeamento do Ipea de Obras Rodoviárias, que estudou os gargalos e deficiências das rodovias nacionais, identificou a necessidade de investirmos mais de R$ 183 bilhões para sanar problemas e torná-las eficientes.
Esses dados mostram ainda que mais de 80% da malha pavimentada está sob gestão pública e deste percentual apenas 37% é avaliada com qualidade boa ou ótima, sendo que os outros 63% estão entre regulares e péssimas. Essa condição se deve a inúmeros fatores, mas especialmente a falta de planejamento e decisões de investimento de curto prazo, e custos elevados de manutenção que acabam se convolando em deficiências sistêmicas.
Fonte - Portogente  11/07/2018

Produção industrial cai em 14 de 15 locais pesquisados pelo IBGE

Economia  👷

Seis estados tiveram quedas superiores à média nacional, de 10,9%, no período: Mato Grosso (-24,1%), Paraná (-18,4%), Bahia (-15%), Santa Catarina (-15%), São Paulo (-11,4%) e Rio Grande do Sul (-11%).Os outros estados com queda na produção foram Goiás (-10,9%), Minas Gerais (-10,2%), Pernambuco (-8,1%), Rio de Janeiro (-7%), Ceará (-4,9%), Amazonas (-4,1%) e Espírito Santo (-2,3%). 

Por Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A produção industrial caiu em 14 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de abril para maio deste ano. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados hoje (11), apenas o Pará teve alta na produção no período, de 9,2%, depois de uma queda de 8,5% em abril.
Segundo o IBGE, a queda foi motivada principalmente pela paralisação dos caminhoneiros no final de maio, que afetou o processo de produção em várias unidades industriais do país.
Seis estados tiveram quedas superiores à média nacional, de 10,9%, no período: Mato Grosso (-24,1%), Paraná (-18,4%), Bahia (-15%), Santa Catarina (-15%), São Paulo (-11,4%) e Rio Grande do Sul (-11%).
Os outros estados com queda na produção foram Goiás (-10,9%), Minas Gerais (-10,2%), Pernambuco (-8,1%), Rio de Janeiro (-7%), Ceará (-4,9%), Amazonas (-4,1%) e Espírito Santo (-2,3%). Além de analisar separadamente os desempenhos de Ceará, Pernambuco e Bahia, o IBGE também analisa o comportamento conjunto dos nove estados da Região Nordeste, que tiveram queda de 10% na produção.

Comparação
Na comparação com maio do ano passado, a produção recuou em 12 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Goiás (-15,7%). Tiveram alta apenas os estados do Pará (6%), Amazonas (4,5%) e Rio de Janeiro (0,9%).
No acumulado do ano, no entanto, a indústria teve desempenho positivo em oito locais. A principal alta foi observada no Amazonas (17,9%). Sete locais tiveram queda, sendo o Espírito Santo o estado com maior recuo (-5,1%).
Já no acumulado de 12 meses, o desempenho da indústria se mostra melhor, ao registrar alta em dez dos 15 locais, com destaque, mais uma vez, para o Amazonas (10,4%). Dos cinco locais em queda, Espírito Santo também obteve o pior resultado (-1,9%).
Fonte - Agência Brasil  11/07/2018

terça-feira, 10 de julho de 2018

Passeio de trem entre Tubarão e Laguna(SC) ocorrerá no dia 19 do próximo mês

Turismo Ferroviário  🚄🚃🚃🚃

Os visitantes terão a experiência de viajar na locomotiva a vapor entre Tubarão e Laguna em Santa Catarina,sobre os trilhos instalados na região em 1884 e apreciar cenários de montanhas, campos, cidades, praias e lagoas ao longo do trajeto. Passear de trem foi talvez, a maneira mais comum de viagem durante muitos anos, e ainda é em alguns países.

NotiSul
fonte - Abifer
Um passeio único e que deslumbra as belezas naturais do Estado, assim é considerado pelos organizadores, o 1º Trem Rubi de Inverno, que ocorrerá no dia 19 do mês que vem. O evento será uma oportunidade para quem quiser conhecer ou ainda, reviver a época das estradas de ferro. O percurso será de ida e volta entre Tubarão e Laguna. É uma maneira diferente de conhecer um pouco de Santa Catarina e suas belezas.
Os visitantes terão a experiência de viajar na locomotiva a vapor sobre os trilhos instalados na região em 1884 e apreciar cenários de montanhas, campos, cidades, praias e lagoas ao longo do trajeto. Passear de trem foi talvez, a maneira mais comum de viagem durante muitos anos, e ainda é em alguns países.
Essa prática já não é mais tão popular no Brasil. No entanto, em muitas cidades do Estado e do país são promovidos estes passeios. O embarque do dia 19 do próximo mês, será a partir das 13h, com saída prevista para as 13h30min da estação do Museu Ferroviário de Tubarão e retorno às 17h30. O valor do passeio é de R$ 120 para pessoas acima de 11 anos, crianças de 6 a 10 anos o montante é de R$90 e menores de 5 anos não pagam. Está incluso no valor: a visita ao museu ferroviário, passagem de trem ida e volta, degustação de vinho na estação, café colonial em Laguna, cartucho de amendoim doce e gaiteiro nos vagões.
Conforme o voluntário do museu e um dos organizadores da ação, Jefferson Vitorino, o passeio é uma ação cultural e turística do museu, que visa a preservação da memória ferroviária. “São esses passeios que mantém o museu, as manutenções nos vagões e locomotivas. São as vendas do bilhetes que conserva essa famosa atração turística de Tubarão em funcionamento. Não tem dinheiro público. O trem está nos trilhos hoje, graças às pessoas que adquirem as passagens. Quando você compra uma passagem, não vai apenas fazer um passeio de trem. Mas está contribuindo com a preservação da memória ferroviária”, assegura.
A viagem tem por objetivo reproduzir a experiência dos antigos trens que percorriam diariamente os trilhos da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina até a década de 1960. Neste passeio o comboio será formado por uma histórica locomotiva a vapor, a rubi com vagões de madeira datados da primeira metade do século 20. A inauguração da estrada de ferro ocorreu em 1º de setembro de 1884 na Cidade Azul , com grande festa. O nome, Thereza Cristina, foi uma homenagem à esposa do então imperador do Brasil Dom Pedro 2º.
Fonte - Abifer  10/07/2018

Ministério das Cidades cancela liberação de recursos para 55 projetos de mobilidades

Mobilidade  🚌 🚄

Ministério das Cidades cancela liberação de recursos para 55 projetos de mobilidades que foram selecionados para financiamentos de R$ 15 bilhões. Alguns projetos, apesar de selecionados, foram modificados ou abandonados pelos gestores locais.

Diário do Transporte
foto - ilustração/arquivo
Ao menos 55 propostas de mobilidade urbana em todo o País não vão mais receber recursos do Governo Federal. Juntos, os projetos somam em torno de R$ 15 bilhões
As obras tinham sido selecionadas ainda no âmbito do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e receberiam as verbas por meio do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e OGU – Orçamento Geral da União, mas prefeituras e governos estaduais não cumpriram prazos ou os termos de compromisso não foram prorrogados pelo Ministério das Cidades. Alguns projetos, apesar de selecionados, foram modificados ou abandonados pelos gestores locais.
Na portaria, assinada pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o Governo cita a crise econômica e a necessidade de realocação de recursos para tornar sem efeito a seleção das propostas.
CONSIDERANDO a crescente demanda da população brasileira pela implantação de infraestruturas de sistemas de mobilidade urbana, o atual cenário de recessão econômica, e a necessidade de aperfeiçoar a alocação de recursos visando garantir a execução de empreendimentos, resolve: Art. 1º Tornar insubsistente a seleção de propostas de empreendimentos de mobilidade urbana, inseridos no Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC), com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), constantes no Anexo a esta Portaria com a respectiva motivação
Entre as obras que tiveram a seleção sem efeito estão corredores de ônibus em São Paulo, como o Guarapiranga / Guavirutuba e da Estrada do M Boi Mirim, a implantação de corredores de transporte público coletivo e de sistema tronco-alimentado, em Mauá, na Grande São Paulo, corredores de ônibus em Recife e Belém e sistemas de trilhos como a Expansão do Metrô – Asa Norte, em Brasília, o Metrô Linha 3 – São Gonçalo – Niterói, em São Gonçalo, a Rede de Metrô da RMBH, em Belo Horizonte e o Corredor VLT Aeroporto-Maceió.
Fonte - Revista Ferroviária  10/07/2018

Indicadores de mercado de trabalho apresentam piora em junho

Economia   👷

Com a queda, o indicador atingiu 95,5 pontos em uma escala de zero a 200, próximo ao patamar de janeiro de 2017, quando o indicador atingiu 95,6 pontos. Essa é a quarta queda consecutiva do Iaemp, que acumulou perda de 11,5 pontos no primeiro semestre.

Por Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
Os dois indicadores de mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentaram piora em junho. O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), que busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base em entrevistas com consumidores e com empresários da indústria e dos serviços, caiu 5,6 pontos.
Com a queda, o indicador atingiu 95,5 pontos em uma escala de zero a 200, próximo ao patamar de janeiro de 2017, quando o indicador atingiu 95,6 pontos. Essa é a quarta queda consecutiva do Iaemp, que acumulou perda de 11,5 pontos no primeiro semestre.
De acordo com a FGV, a queda do indicador mostra a perda de confiança em uma maior geração de emprego ao longo dos próximos meses. “ A atividade econômica mais fraca, observada pelos indicadores do primeiro semestre, reflete uma situação atual e futura dos negócios mais difícil. O crescimento está abaixo do previamente esperado e, com isso, a consequência deverá ser menor contratação”, afirma o economista da FGV Fernando de Holanda Barbosa Filho.
Já o Indicador Coincidente de Desemprego, calculado com base na opinião dos consumidores sobre o mercado de trabalho atual, piorou 0,6 ponto. Foi a segunda piora consecutiva. O indicador atingiu atingiu 97,1 pontos em uma escala de zero a 200, em que quanto maior a pontuação, pior é o desempenho do indicador.
Fonte - Agência Brasil  10/07/2018

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica,opera normalmente nesta segunda (09) com quatro embarcações

Travessia marítima  🚢

A travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica pelo sistema Ferry-Boat conta com quatro embarcações em operação nesta segunda (09), Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Maria Bethânia, com saídas em intervalos regulares de uma hora entre cada viagem

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS administradora e operadora do sistema Ferry-Boat na travessia entre Salvador e Itaparica, informa que estão em operação nesta segunda (09) as quatro embarcações, Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Maria Bethânia, com saídas em intervalos regulares de uma hora entre cada viagem .Três embarcações, Juracy Magalhães Jr., Ivete Sangalo e Anna Nery estão na reserva,em stand by, e poderão realizar viagens quando necessário. Durante a manhã dessa segunda feira, o fluxo de passageiros e veículos esteve tranquilo nos dois terminais,de São Joaquim e Bom despacho.
O serviço de hora Hora Marcada poderá ser consultado para verificar a disponibilidade de vagas através do site -portalsits.internacionaltravessias.- . Este serviço é exclusivo para os condutores de veículos e o pagamento deverá ser feito através de cartões de débito ou crédito.
Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) Tel - 0800 028 2723
Com informações da ITS  09/07/2018

VLT de João Pessoa atrai novos usuários durante as férias de julho

Transportes sobre trilhos  🚄

O fluxo de passageiros está começando a aumentar já que o trem é uma ótima opção para conhecer as quatro cidades da Região Metropolitana por ângulos diferentes. O destino Cabedelo é o mais procurado por conta das praias.

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Um passeio cercado de verde e paisagens incríveis. É o que muitos paraibanos e turistas estão descobrindo ao realizar viagens de VLT nessas férias de julho. O fluxo de passageiros está começando a aumentar já que o trem é uma ótima opção para conhecer as quatro cidades da Região Metropolitana por ângulos diferentes. O destino Cabedelo é o mais procurado por conta das praias.
“Viajar de trem sempre é muito bom. E nesses VLT ficou show”, afirma a professora Renata Fontes, que está aproveitando as férias para apresentar o novo trem para os seus dois filhos. “Eles estão encantados, mas também curiosos para andar no trem antigo”, acrescenta. Assim, como a professora, dezenas de novos usuários estão incluindo o passeio de VLT com alternativa segura e barata.
Já o turista goiano, Robson Temístocles de Lima, revelou que nunca havia pensado em conhecer o VLt em João Pessoa. “Sempre imaginei que os trens fossem velhos, sucateados, mas quando vi o VLT fiquei surpreso ao saber que ainda temos muita qualidade no transporte público do país”, diz. Ele também não sabia que o VLT de João Pessoa está entre os três melhores do país, segundo a Revista Ferroviária.
Fonte - CBTU  09/07/2018

CNI aponta índice do medo do desemprego acima da média histórica

Economia  👷

Segundo a CNI, o índice está 18,3 pontos acima da média histórica de 49,6 pontos. O indicador varia de zero a 100 pontos. Quanto maior o índice, maior o medo do desemprego.De acordo com a pesquisa, o medo do desemprego cresceu mais para os homens e as pessoas com menor grau de instrução. Entre março e junho, o indicador subiu 5,6 pontos para os homens e 2,8 pontos para as mulheres.

Da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
Poucas vezes nos últimos 22 anos os brasileiros ficaram tão preocupados com o emprego quanto agora, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice do Medo do Desemprego subiu para 67,9 pontos em junho, valor que está 4,2 pontos acima do registrado em março, e está entre os maiores da série histórica iniciada em 1996. Só em maio de 1999 e em junho de 2016, o indicador alcançou 67,9 pontos, informa a pesquisa divulgada hoje (9).
Segundo a CNI, o índice está 18,3 pontos acima da média histórica de 49,6 pontos. O indicador varia de zero a 100 pontos. Quanto maior o índice, maior o medo do desemprego.
De acordo com a pesquisa, o medo do desemprego cresceu mais para os homens e as pessoas com menor grau de instrução. Entre março e junho, o indicador subiu 5,6 pontos para os homens e 2,8 pontos para as mulheres. Para os brasileiros que têm até a quarta série do ensino fundamental, o índice subiu 10,4 pontos entre março e junho e alcançou 72,4 pontos. Entre os que tem educação superior, o índice subiu 0,6 ponto e passou de 59,9 para 60,5 pontos.

Satisfação com a vida
O levantamento mostra ainda que a satisfação com a vida também diminuiu. O índice de satisfação com a vida caiu para 64,8 pontos, o menor nível desde junho de 2016, quando alcançou 64,5 pontos. O indicador varia de zero a 100 pontos. Quanto menor o indicador, menor é a satisfação com a vida.
Conforme a pesquisa, a queda do índice de satisfação com a vida foi maior na Região Sul, onde o indicador caiu 5,3 pontos entre março e junho e ficou em 63,8 pontos. Nas demais regiões, a retração foi inferior a 2,3 pontos. Nos estados do Sul, o índice é menor do que o das demais regiões.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 128 municípios entre os dias 21 e 24 de junho.
Fonte - Agência Brasil 09/07/2018

Todas as crenças em favor da Natureza - Não ao BRT

Manifestações  👪👫

Ato inter-religioso realizado no sábado(07) em Salvador no canteiro central da Av. Juraci Magalhães Jr. em defesa d da Natureza pelo Movimento Não ao BRT em conjunto com outros movimentos sociais e entidades participantes,contra o arbítrio do BRT que a prefeitura da cidade quer implantar no local,que provocará o corte de 579 árvores e o tamponamento (encapsulamento) de dois rios urbanos, para construção de "viadutos e elevados" com 4 faixas para o transporte individual e apenas duas para o transporte público.




Foto - Pregopontocom

domingo, 8 de julho de 2018

Desembargador do TRF-4 concede liminar para liberdade do Ex-Presidente Lula neste domingo(08)

Política  👀

Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) concedeu neste domingo (08) uma liminar para soltura do Ex Presidente Lula o que poderá acontecer ainda hoje.A liminar foi concedida pelo Desembargador Rogério Favoreto,que acatou o HB apresentado pelos Deputados Waldih Damous,Paulo Pimenta e Paulo Texeira.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
O desembargador federal Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), decidiu neste domingo conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde o início de abril em Curitiba.
Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato, acusado de receber propina da empreiteira OAS em troca de favorecimentos em contratos com a Petrobras. Há três meses, ele vem cumprindo a pena de maneira provisória em uma sala especial do prédio da Polícia Federal na capital paranaense.
A decisão do desembargador Favreto é pela soltura imediata do ex-chefe de Estado. No entanto, outras autoridades, como o juiz Sérgio Moro, alegam que a ordem não pode ser cumprida. Segundo Moro, o desembargador em questão, que acatou um pedido de habeas corpus feito por deputados petistas, não teria competência jurídica para tomar tal decisão.
Por enquanto, não está claro se Lula será ou não libertado neste domingo.
Fonte - Sputnik  08/07/2018