PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 7 de julho de 2018

SELEÇÃO?.... NADA A LAMENTAR

Ponto de Vista  🔍

A seleção da CBF perdeu a oportunidade de continuar disputando a copa do mundo de futebol,mais apenas isso e não ficará mais pobre por esse motivo.Mais o país,o Brasil continua perdendo muito,muito  mais, as suas reservas estratégicas,as suas grandes empresas de tecnologia de ponta,o Pré Sal, empresas de infraestrutura,empregos,saúde,educação,auto estima e muito mais.Um pais que instava em ser soberano agora se arrasta para o colonialismo.

Luis Prego Brasileiro*

Nem me pergunte se estou triste com a derrota da seleção,não,não estou,muito pelo contrário.Porque estaria eu triste pela derrota de uma seleção que representa uma "entidade privada"recheada de suspeitas e de jogadores na maioria "estrangeiros" que ganham fortunas para correm picula atrás de uma bola?.Porque deveria ficar triste quando o esporte que deveria ser usado como laser e inclusão social,um entretenimento sadio para a população,é usado com o um "ópio" que anestesia o povo afastando-o da realidade em que vivem?.Não contem comigo.Fico triste sim,pelos 14 milhões de desempregados no país, pelos mais de 100 mil brasileiros em situação de rua,com a falta de acesso a saúde,educação e moradia principalmente pela população mais carente,com a pobreza,com a fome,pelos direitos que vem sendo retirados e sonegados.Fico triste pela população jovem e negra que tomba prematuramente nas ruas ou nas favelas compondo uma triste e vergonhosa estatística.Pelas minorias oprimidas que não tem os seus direitos respeitados,com a descriminação sobre todas as formas existentes no país,com a desesperança,com uma "classe média",acéfala,que parece estar vivendo em outro país,que se sustenta num patamar de vidro frágil,falso e ilusório.Fico triste com o horizonte sombrio que se apresenta,com o entreguismo correndo desenfreado enquanto o povo seguia anestesiado pela "copa de futebol",e o país se esvaia perdendo boa parte do seu patrimônio Nacional construído com lutas e muito sacrifício.Fico triste pelo desalento que toma conta da nossa Nação.Como ficar triste com uma seleção que não nos representa,compostas por pessoas que tem um olhar fixado apenas para o seus interesses pessoais,vivendo distante no seu mundinho isolado e restrito?
Não contem comigo para fazer parte de uma "torcida" que a quatro anos atrás nas arquibancadas dos estádios brasileiros se dirigiam de maneira desrespeitosa,grotesca e agressiva a uma Senhora que ocupava o cargo mais alto do país,e que foi retirada do seu posto por um "golpe" ardilosamente arquitetado para esse fim.
Fico triste com o clima de ódio disseminado grotescamente que se alardeia e que divide uma nação que deveria estar unida em sua defesa e em prol da construção de um futuro próspero,pacífico e mais generoso para o seu povo.
Talvez agora que o efeito e a nuvem do "ópio" que se desfaz,traga de volta a realidade,que a dura realidade volte a aparecer para aqueles que ainda teimam em fingir que nada de errado acontece e se negam a enxergar a tempestade que avassala o país,comportando-se como se ele estivesse pairando soberanamente em um céu de brigadeiro.Talvez ainda haja tempo para cura dessa cegueira crônica e do lastimável analfabetismo político que contamina o país......e que não tarde muito a acontecer,pelo menos isso.Quanto a seleção, nada a lamentar.
*Luis prego Brasileiro -É fundador e faz parte da coordenação do movimento Salvador Sobre Trilhos,que atua na área de Mobilidade Urbana,Sustentabilidade e Urbanismo,e membro do Fórum a Cidade Também é Nossa
Pregopontocom  07/07/2018

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica opera com quatro embarcações nesta sexta(06)

Travessia Marítima  🚢

De acordo com informações da ITS, operadora e administradora do sistema, quatro embarcações,Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Maria Bethânia,estão operando na travessia com saídas nos horários regulares,com intervalo de uma hora entre cada viagem.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica teve na manhã desta sexta (06) um movimento tranquilo de passageiros e veículos nos dois terminias de São Joaquim em Salvador e Bom Despacha em Itaparica.
De acordo com informações da ITS, operadora e administradora do sistema, quatro embarcações,Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Maria Bethânia,estão operando na travessia com saídas nos horários regulares,com intervalo de uma hora entre cada viagem.A embarcação Rio Paraguaçu foi colocada em stand by,podendo realizar viagens a qualquer momento quando necessário.
O acesso de pedestres e veículos será será encerrado automaticamente pelo sistema eletrônico do terminal sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.
Para ter acesso ao serviço de Hora Marcada,exclusivo para condutores,o usuário deverá verificar a disponibilidade de vagas acessando o site -portalsits.internacionaltravessias- da ITS O pagamento é feito apenas com cartões de débito ou crédito.
Para mais informações a ITS disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo número 0800 028 2723 
Com Informações da ITS 06/07/2018

quinta-feira, 5 de julho de 2018

CBTU inaugura Estação do Mercado em Maceió

Transportes sobre trilhos  🚄

A CBTU inaugurou nesta quinta-feira(05), a nova Estação do Mercado de Artesanato, em solenidade que contou com a presença de autoridades, convidados e dos funcionários da Companhia.A nova estação, dotada de toda infraestrutura, como escada rolante, elevadores para pessoas de necessidades especiais e amplo espaço para acomodação dos passageiros, é mais um projeto consolidado pela CBTU, que tem investido maciçamente em todo o sistema ferroviário em Alagoas

CBTU
Divulgação/CBTU
O sistema de VLT de Maceió ganhou uma nova estação nesta quinta-feira. Batizada como Mercado do Artesanato, a estação é equipada com escada rolante, elevadores para pessoas com necessidades especiais, sinalização, banheiros e amplos espaços de circulação para os passageiros.
Com investimento R$7 milhões, incluindo revitalização da infraestrutura no entorno, a obra contou com substituição de trilhos, implantação de novos dormentes, construção do muro de proteção e interligação do sistema, sendo considerada uma das mais modernas do estado do Alagoas no setor de mobilidade urbana.
Segundo o superintendente da CBTU em Maceió, Marcelo Aguiar, a nova estação do Mercado do Artesanato é considerada como “Estação Ilha”, permitindo o cruzamento dos VLT´s e aumentando o fluxo de viagens com total segurança. Representaram a Administração Central no evento, o gerente geral de Governança, João Carlos Sá Leitão de Freitas, e o diretor de Planejamento, Expansão e Marketing, Alcione Soares Menezes Filho.
Fonte - CBTU  05/07/2018

Metrô de Salvador terá intervalo de tempo menor entre viagens das 12h as 15h nesta sexta (06)

Transportes sobre trilhos  🚇

Os intervalos de tempo entre viagens dos trens da CCR serão menores nas linhas 1 e 2 das 12h até as 15h. A linha 1 passará a operá com intervalo de tempo entre os trens de 3min e 10 segundos  e a linha 2 com intervalos de 3min e 50 segundos entres os trens

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A operação do Metrô de Salvador sofrerá alterações nos intervalos de tempos (headway) nesta sexta (06).Os intervalos dos trens da CCR serão menores nas linhas 1 e 2 das 12h até as 15h. A linha 1 passará a operá com intervalo de tempo entre os trens de 3min e 10 segundos e a linha 2 com intervalos de 3 min e 50 segundos entres os trens
Após as 15h o intervalo de tempo entre os trens nas duas linhas será de 6 minutos e 20 segundos até as 19h.
As mudanças ocorrem em função do jogo da copa do mundo que acontece na Russia.
O sistema metroviário de Salvador,composto pelas Linhas 1 e 2, funciona todos os dias das 5h à meia-noite, inclusive nos finais de semana e feriados.
Pregopontocom  05/06/2018

Movimento Não ao BRT Salvador reúne todas as crenças a favor da natureza

Ativismo/Mobilização    👪👫

A cerimônia vem para reforçar a luta do movimento em defesa da área verde ameaçada pelo projeto de BRT da prefeitura de Salvador. A idealizadora do ato, Ferna Almeida, defende que independente da religião e concepção de mundo, as expressões da natureza são obras do criador e, portanto, merecedoras de serem protegidas e reverenciadas

Ascom Gambá
Fotos - Pregopontocom
O Movimento Não ao BRT vai realizar neste sábado, dia 7, um ato inter-religioso para celebrar a natureza e reunir vozes de lideranças espirituais de diversos segmentos pedindo uma cidade mais democrática, sustentável e participativa. A celebração acontece às 14h, na área verde da avenida Juracy Magalhães Jr, em frente ao Hospital Aliança. Todas e todos, de qualquer religião, ou sem religião, são bem vindos.
A cerimônia vem para reforçar a luta do movimento em defesa da área verde ameaçada pelo projeto de BRT da prefeitura de Salvador. A idealizadora do ato, Ferna Almeida, defende que independente da religião e concepção de mundo, as expressões da natureza são obras do criador e, portanto, merecedoras de serem protegidas e reverenciadas: "O objetivo é fortalecer os motivos que temos para celebrar a vida, o bem, o belo, os encontros e o respeito. Juntar cores e crenças para que as diferenças se dissolvam e nos reconheçamos todos humanos, parte de uma natureza abundante, mágica e vibrante. Queremos ser ouvidos com respeito e reconquistar o direito à cidade, a viver bem, integrados com o meio - que também é extensão da nossas casas, emoções e saúde. O intuito é celebrar a vida existente nessa área verde e dentro de nós, alimentar a Terra de amor, assim como ela faz conosco", explica.
Estarão presentes lideranças espirituais de diversas religiões - diferentes vertentes do cristianismo, judaísmo, umbanda, candomblé, budismo, xamanismo e movimento hare krishna - entoando mantras, orações, preces, danças e pregações à favor da vida. Como acontece normalmente nas atividades do movimento, tudo será costurado por música e performances artísticas. É uma atividade para todas as idades e recomenda-se vir de branco, trazer flores e velas para o altar, além de frutas para partilhar.
A reunião de diferentes credos emanando energia contra o BRT vem em boa hora. A luta contra o projeto quase bilionário da prefeitura de Salvador, que já destruiu parte da área verde no canteiro central da Avenida Juracy Magalhães Jr, está em momento decisivo: o movimento espera que em breve saia resposta ao pedido de liminar para suspender as obras. O pedido foi realizado em ações judiciais dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e também pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil. A juíza da 14ª vara federal ouviu as partes do processo em audiência de conciliação e avalia-se que já tenha elementos necessários para decidir.

Os impactos do BRT ao meio ambiente
O projeto do BRT da prefeitura de Salvador vem sendo criticado por especialistas de diversas áreas, mobilidade, arquitetura e meio ambiente. As ações judiciais também apontam ilegalidades nos processos licitatórios, no contrato e processo participativo insuficiente. Mas o que tem comovido a população de Salvador são os impactos ao meio ambiente e a perda de uma das poucas áreas verdes que restam na cidade.
A prefeitura pretende implantar os elevados do BRT nos canteiros centrais das Avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães Jr e Antônio Carlos Magalhães. Nas duas últimas existem hoje áreas verdes, com árvores enormes e muito antigas, e correm os remanescentes do rio Camarajipe e o rio Lucaia. Ambos teriam trechos revestidos e tamponados caso o projeto se concretize. O canteiro que, apesar da devastação já promovida pela prefeitura, ainda conta com árvores exóticas de grande porte, acolhe um corredor de fauna que liga outras áreas arborizadas da cidade e tem impacto direto no conforto térmico, na absorção da água da chuva e no microclima da região. Tudo isso seria perdido com a implantação do BRT, mesmo com especialistas apontando que existem soluções mais baratas e sustentáveis.

Serviço
Ato Inter-religioso Não ao BRT Salvador
Quando: 07/07/2018, 14h
Onde: Área verde da Av. Juracy Magalhães Jr, em frente ao Hospital Aliança (sentido Lucaia-Iguatemi).

Recomenda-se vir de branco e trazer velas, flores e frutas para partilhar.

Sobre o Movimento Não ao BRT:
O Movimento Não ao BRT Salvador nasceu espontaneamente em abril de 2018, ao mesmo tempo que se erguiam os tapumes para esconder o massacre das árvores no canteiro central da Avenida Juracy Magalhães Jr. Ele se configura como um movimento plural, suprapartidário, com organizações ambientalistas, populares, associações profissionais, militantes de partidos, pessoas que não militam em nenhum partido ou movimento, pessoas com diferentes formações políticas, profissionais e sociais.
Desde o final de abril o grupo tem promovido manifestações todos os domingos no canteiro central da Avenida Juracy Magalhães Jr, realizando panfletagens, discussões sobre as questões ambientais, urbanísticas e de mobilidade envolvidas na obra, mobilizando pessoas para a discussão nas redes sociais e realizando o registro da destruição ocorrida dentro dos tapumes que cercam o canteiro de obras.
Assessoria de Comunicação do Gambá  05/07/2018

Ferry-Boat,Salvador/Itaparica,tem movimento tranquilo nesta quinta(05)

Travessia marítima  🚢

A ITS operadora e administradora do sistema informa que estão em operação as embarcações: Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Maria Bethânia, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada viagem. A embarcação Anna Nery está em stand by e poderá realizar viagens a qualquer momento. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Quem faz a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica pelo sistema Ferry-Boat nesta quinta (05),encontra um movimento  tranquilo de passageiros e veículos nos dois sentidos,nos terminais de  São Joaquim e Bom Despacho.
A ITS operadora e administradora do sistema informa que estão em operação as embarcações: Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Maria Bethânia, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada viagem. A embarcação Anna Nery está em stand by e poderá realizar viagens a qualquer momento.
Os terminais contam com sistema eletrônico que encerra o acesso de pedestres e veículos sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): a administradora disponibiliza o número 0800 028 2723 para autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema.
Com informações da ITS 05/07/2018

quarta-feira, 4 de julho de 2018

BYD fornecerá 100 ônibus elétricos para a cidade de Santiago no Chile

Mobilidade/tecnologia  🚌

Os ônibus estão sendo fornecidos em colaboração com a distribuidora de energia ENEL e devem começar a chegar no final de novembro. A ENEL e a BYD já haviam colocado em teste dois ônibus elétricos em Santiago em novembro de 2017.

Da Redação
imagem - ilustração/YouTube
A BYD, fabricante chinesa de ônibus elétricos, assinou um contrato para fornecer 100 ônibus K9FE para a operadora de transporte público Transantiago, em Santiago do Chile. O anuncio foi feito pela fabricante em 3 de julho.
Os ônibus estão sendo fornecidos em colaboração com a distribuidora de energia ENEL e devem começar a chegar em Santiago no final de novembro. A ENEL e a BYD já haviam colocado em teste dois ônibus elétricos em Santiago em novembro de 2017.
Segundo a BYD, os ônibus elétricos podem reduzir os custos operacionais em até 70% em comparação aos veículos a diesel.Os ônibus elétricos também tem a vantagem de serem menos poluentes e menos barulhentos.
Com informações do Metro Report International 04/07/2018

Gov. do Maranhão inaugura nova estrada de acesso aos Lençóis Maranhenses

Turismo  🚙

Governador Flávio Dino amplia acesso aos Lençóis Maranhenses com entrega da MA-320.Esse trecho da MA-320 era conhecido pela dificuldade na travessia dos seus 47 quilômetros. Para acabar com o problema, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) pavimentou todo o trecho, sinalizou horizontal e verticalmente e ainda construiu quatro pontes – uma delas ainda está sendo concluída.O investimento em infraestrutura rodoviária garante a melhoria das condições de vida da população, estimula o turismo, a criação de novos negócios, mais oportunidades e aumenta os empregos diretos e indiretos

Da Redação
foto - Jorge Ribeiro
O governador do Maranhão, Flávio Dino, inaugurou, na tarde de quinta-feira (28), a MA-320, no trecho que liga o povoado Sangue ao município de Santo Amaro. A pavimentação da rodovia melhora a trafegabilidade, além de impulsionar o turismo na região dos Lençóis Maranhenses.
Flávio Dino destacou a importância da obra para a vocação turística da região. “É uma rodovia que vai dar mais acesso a serviços públicos e fortalecer muito a gigantesca vocação turística de Santo Amaro como uma das principais portas de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”, pontuou.
Esse trecho da MA-320 era conhecido pela dificuldade na travessia dos seus 47 quilômetros. Para acabar com o problema, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) pavimentou todo o trecho, sinalizou horizontal e verticalmente e ainda construiu quatro pontes – uma delas ainda está sendo concluída.

foto - Jorge Ribeiro
“O investimento em infraestrutura rodoviária garante a melhoria das condições de vida da população, estimula o turismo, a criação de novos negócios, mais oportunidades e aumenta os empregos diretos e indiretos; e é isso que está sendo registrado na região dos Lençóis”, destacou o secretário de estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.
Durante a solenidade de inauguração da rodovia, a prefeita de Santo Amaro, Luziane Lisboa, destacou a importância da parceria com o Governo do Maranhão para impulsionar o turismo na cidade e toda a região.
Por ser uma região de dunas, as equipes de engenharia da Sinfra tiveram que superar algumas adversidades durante a execução da obra. O superintendente de Planejamento da Secretaria Adjunta de Obras Rodoviárias, José Antônio Bernardes, detalha que a técnica utilizada na pavimentação garante a qualidade da rodovia.
“Trabalhar em trecho de areia é um pouco complicado, mas existem técnicas para fazermos a via em qualquer situação. Lá, aplicamos o projeto em solo-cimento, fizemos adensamento da areia, de maneira a não ter dificuldade para a gente poder fazer o trecho”, explica José Antônio Bernardes.
Durante a visita a Santo Amaro, o governador Flávio Dino também assinou a ordem de serviço para o início da pavimentação em bloquetes, no âmbito do programa Mais Asfalto. Mais de R$ 1 milhão serão investidos. Flávio Dino também realizou a entrega de fardamento escolar e a entrega de kits de alimentação e beleza.

Mais investimentos
O Governo do Maranhão está investindo em construção de pontes e estradas que interligam os Lençóis Maranhenses. Em Paulino Neves, os turistas que precisavam passar pelo Rio Novo, principal acesso à Rota das Emoções, tinham dificuldade no acesso. Após a construção de uma ponte de 140 metros de extensão e 12 metros de largura, é possível assegurar a passagem de vários veículos por vez, suportando transportes de carga, caminhões e outros veículos de grande porte. Foram construídas, também, duas pistas, ciclovia e área protegida para pedestres.
Com informações do Governo do Maranhão  04/07/2018

CBTU Maceió inaugura quinta-feira a nova estação do Mercado

Transportes sobre trilhos  🚄

A obra que custou 7 milhões de reais, contando com toda infraestrutura do entorno, como a substituição de trilhos, implantação de novos dormentes, construção do muro de proteção e interligação do sistema, é considerada como uma das mais modernas existentes em Alagoas. 

CBTU
foto - Prefeitura de Maceió
A nova e moderna estação do Mercado do Artesanato da CBTU será inaugurada na próxima quinta-feira, às 15 horas e contará com a presença de autoridades, convidados e da população em geral. De acordo com a programação feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU será disponibilizado para os convidados e a imprensa, um VLT que sairá da estação central às 14 horas e 30 minutos, fazendo assim a primeira operação da estação do Mercado de Artesanato. Após a inauguração os convidados retornarão de VLT para a Estação Central. A obra que custou 7 milhões de reais, contando com toda infraestrutura do entorno, como a substituição de trilhos, implantação de novos dormentes, construção do muro de proteção e interligação do sistema, é considerada como uma das mais modernas existentes em Alagoas. Ela é dotada de escada rolante, elevadores para pessoas com necessidades especiais, sinalização, banheiros e ampla acomodação para os passageiros. Segundo o superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, a nova estação do Mercado do Artesanato é considerada como Estação-Ilha, permitindo o cruzamento dos VLT´s e aumentando o fluxo de viagens com total segurança.
Fonte - ANPTrilhos  04/07/2018

Alunos de Engenharia Mecânica da FEI desenvolvem projeto capaz de aumentar a segurança dos ônibus rodoviários

Tecnologia  🚌

Pensando em reduzir ainda mais a estatística do acidentes de trânsito nas rodovias, os alunos de Engenharia Mecânica da FEI desenvolveram uma solução para aumentar a segurança dos usuários de ônibus rodoviário, que muitas vezes são vítimas fatais em caso de tombamento desses veículos.Com o formato de uma espinha dorsal, o SafeBus é um monobloco desenvolvido para ser aplicado nos ônibus, como uma estrutura reforçada, com o objetivo de proteger ao máximo a integridade física de seus usuários.

Engenhariae. com

Melhorias para o desempenho de motores automotivos, sistemas de regeneração de energia e tecnologia que aproveita os gases da exaustão para gerar combustível também foram os focos no projeto.
De acordo com um balanço apresentado no mês de março deste ano pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, houve uma queda de 14% no número de mortes no trânsito nas rodovias federais. Pensando em reduzir ainda mais essa estatística, os alunos de Engenharia Mecânica da FEI desenvolveram uma solução para aumentar a segurança dos usuários de ônibus rodoviário, que muitas vezes são vítimas fatais em caso de tombamento desses veículos.
Com o formato de uma espinha dorsal, o SafeBus é um monobloco desenvolvido para ser aplicado nos ônibus, como uma estrutura reforçada, com o objetivo de proteger ao máximo a integridade física de seus usuários.
Além do SafeBus, os alunos da FEI também têm trabalhado e desenvolvido projetos com foco na melhoria para motores automotivos e de regeneração de energia.

Confira abaixo alguns desses projetos:
Ecoflow: estudo e desenvolvimento de um cabeçote de alta eficiência energética para um motor movido a etanol, que tem como objetivo reduzir a rotação de torque máximo e aumentar assim os rendimentos mecânico, volumétrico e térmico, resultando dessa forma na redução de consumo de combustível.
BERS: Pensando no futuro, onde uma das tendências é o desenvolvimento de veículos eficientes, o projeto BERS realizou uma análise experimental de um sistema de regeneração de energia, através do movimento oscilatório da suspensão de ônibus urbanos, tirando carga do alternador e melhorando assim a eficiência do motor.
ReTech-EGR: tecnologia que aproveita os gases da exaustão para gerar hidrogênio, que servirá como combustível para ser usado no motor, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Spark-D: o projeto visa a implementação de um motor que trabalha, em plena carga, em baixas rotações com ignição por compressão; e em altas rotações com ignição por faísca, unindo as vantagens dos ciclos Otto e Diesel e aumentando a eficiência do motor, além de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
TLK: Para reduzir o atraso nas respostas dos motores turbinados em veículos pesados, o projeto TLK utiliza e modifica componentes pneumáticos já presentes em caminhões comerciais, fazendo com que o motorista acelere menos e assim reduza o consumo de combustível.
WaterJet: Pensando na longevidade e desempenho dos motores, WaterJet é um sistema de injeção de água que corrige o efeito de detonação nos motores bicombustíveis. O estudo teve foco em reduzir a temperatura da câmara de combustão, para que a detonação seja eliminada.
Fonte - Revista Amazônia  03/07/2018

terça-feira, 3 de julho de 2018

Sistema Ferry-Boat tem movimento tranquilo nesta terça(03) após o feriado

Travessia marítima  🚢

Seis (06) embarcações, Ivete Sangalo, Anna Nery, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Maria Bethânia e Rio Paraguaçu, estão em operação nesta terça (03) com saídas com intervalos de hora entre cada viagem,além de viagens extras

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, opera nesta terça(03) na travessia entre Salvador e Itaparica com seis (06) embarcações, Ivete Sangalo, Anna Nery, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Maria Bethânia e Rio Paraguaçu, com saídas com intervalos de hora entre cada viagem,além de viagens extras.Durante a tarde, o fluxo de retorno a Salvador,esteve moderado para veículos e tranquilo para passageiros em Bom Despacho. Já em São Joaquim, o movimento foi tranquilo para veículos e passageiros.
Alem do serviço normal com fila de espera e pagamento antes do embarque a ITS disponibiliza o  serviço de Hora Marcada,exclusivo aos condutores de veículos. Para compra de passagens é necessário acessar o site portalsits.internacionaltravessias e verificar a disponibilidade de vagas do serviço. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): a ITS disponibiliza o número 0800 028 2723 para autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema, Ferry Card.
Com informações da ITS  03/07/2018

Novas linhas de transmissão beneficiarão a Bahia no escoamento de energias renováveis

Energia  💡

O leilão de linhas de transmissão realizado pela Aneel no ultimo dia 28/06 foram destinados a Bahia 563 quilometros de linhas e500 MVA de capacidade de subestação.O leilão de transmissão contemplou um total de 20 lotes com empreendimentos de transmissão de energia elétrica.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Bahia será uma das beneficiadas com o leilão de linhas de transmissão que foi realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no último dia 28 No estado foram aproximadamente 563 quilômetros de linha e 500 MVA de capacidade de subestação, divididos nos lotes 5,6 e 7. A indiana Sterlite Power Grid, que adquiriu o 7º lote, foi a grande vencedora do leilão. A multinacional assumiu investimentos de R$ 3,6 bilhões de um total de R$ 6 bilhões comercializados no certame.
A notícia é excelente para Bahia, já que as linhas de transmissão são o maior problema de infraestrutura que impacta o setor de energia no estado. As obras do 7º lote, localizados nos estados da Bahia e Sergipe, são de grande importância para o escoamento das energias renováveis eólica e solar e vão permitir que projetos de geração se habilitem para o leilão A-6 previsto para agosto de 2018.
O leilão de transmissão contemplou um total de 20 lotes com empreendimentos de transmissão de energia elétrica. O certame conferiu às empresas vencedoras o arremate de 2.562 quilômetros de linhas de transmissão e de 12.226 MVA (mega-volt-amperes) de potência de subestações.
As empresas vencedoras terão direito ao recebimento da Receita Anual Permitida (RAP) para a prestação do serviço a partir da operação comercial dos empreendimentos. O prazo das obras varia de 36 a 63 meses. As concessões de 30 anos valem a partir da assinatura dos contratos. Com o resultado do certame existe a expectativa de geração de 13,6 mil empregos diretos.
Um novo leilão de transmissão foi aprovado pelo Conselho do Programa de Parcerias de investimentos, a ser realizado no quarto trimestre desse ano para contratação de, no mínimo, dez lotes de concessões com 4.807 quilômetros de linhas e 14.354 MVA em capacidade de transformação. Os investimentos previstos são de R$ 8,12 bilhões. Os empreendimentos ficarão localizados nos estados da Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Pará e Rondônia.
Com informações da Secom BA  03/07/2018

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Inaugurada a 2ª linha de VLT(Bondes) em Nice na França

Transportes sobre trilhos  🚄

A nova linha será operada com bondes(VLTs) Citadis X05 da Alstom, com 44 metros de comprimento, janelas com 40% da superfície,iluminação de LED,bancos grandes individuais, informações sobre viagens em telas grandes e  portas duplas ao longo de toda a extensão do VLT, garantindo assim uma melhor acessibilidade. 

Da Redação
foto - ilustração/Alstom
Foi inaugurada em 30 de junho,a segunda linha de bondes(VLT) em Nice, operando inicialmente na seção de superfície entre  Cadam e Magnan. A linha T2 irá percorrer 11,3 km da zona portuária da cidade até ao centro administrativo de Cadam e ao aeroporto, com 20 paradas,incluindo quatro subterrâneas.
A nova linha será operada com bondes(VLTs) Citadis X05 da Alstom com 44 metros de comprimento,janelas com 40% da superfície,iluminação de LED,bancos grandes individuais, informações sobre viagens em telas grandes e portas duplas ao longo de toda a extensão do VLT,garantindo uma melhor acessibilidade.
Os bondes da Alstom estão equipados com tecnologia de carga estática instaladas no solo SRS,e  sistema de armazenamento de energia Citadis Ecopack. Este sistema permite que os bondes circulem independentes de linhas aéreas e sem catenárias durante toda a operação.O SRS carrega automaticamente o bonde quando parado na estação durante o embarque e desembarque de passageiros em menos de 20 segundos,em total segurança. A eletricidade é armazenada nos dispositivos Citadis Ecopack a bordo, garantindo a autonomia do bonde entre dois pontos de carregamento.O SRS é baseado nos princípios técnicos do sistema APS(Alimentação Pelo Solo),usada em bondes de Bordeaux, Reims, Dubai.
Os bondes de Nice também serão os primeiros a serem conectados a partir de 2019 com um sistema Wi-Fi.
Pregopontocom  02/07/2018

ANTT autoriza reajustes de tarifas no transporte rodoviário interestadual e internacional

Transportes  🚌

Autorizado reajuste de tarifas no transporte rodoviário interestadual e internacional. Conforme a resolução nº 5.826/2018, as empresas que operam o serviço regular poderão reajustar o coeficiente tarifário em 10,13%.Os coeficientes máximos a serem aplicados, expressos em R$/passageiro x km, variam de R$ 0,18, para o serviço convencional com sanitário, a R$ 0,63, no serviço leito natural.Segundo a resolução, o reajuste não se aplica ao transporte terrestre coletivo interestadual e internacional semiurbano de passageiros. 

Ag.CNT
foto - ilustração/arquivo
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) publicou, nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial da União, a resolução que autoriza o reajuste de tarifas no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.
Conforme a resolução nº 5.826/2018, as empresas que operam o serviço regular poderão reajustar o coeficiente tarifário em 10,13%.
Os coeficientes máximos a serem aplicados, expressos em R$/passageiro x km, variam de R$ 0,18, para o serviço convencional com sanitário, a R$ 0,63, no serviço leito natural.
Segundo a resolução, o reajuste não se aplica ao transporte terrestre coletivo interestadual e internacional semiurbano de passageiros.

Como funciona o cálculo da tarifa
Para calcular a tarifa máxima a ser cobrada para uma viagem, é necessário multiplicar a distância, em quilômetros, entre a origem e o destino, pelo valor do coeficiente tarifário máximo.
A distância entre a origem e o destino é estabelecida no momento do cadastro do itinerário da linha na ANTT. Já os coeficientes tarifários máximos variam de acordo com o serviço (rodoviário ou semiurbano), tipo de serviço (convencional sem sanitário, convencional com sanitário, executivo, semileito ou leito), tipo de pavimento da rodovia (pavimentada, implantada ou leito natural) e são estabelecidos periodicamente por Resoluções da ANTT publicadas no Diário Oficial da União.
Segundo a ANTT, as tarifas máximas para o transporte rodoviário interestadual e internacional rodoviário de passageiros são definidas, basicamente, pela composição dos custos e das despesas de transporte, acrescidos da remuneração do serviço do transportador. Entram na conta, por exemplo, pedágios, taxas de embarque e impostos.
Fonte - Ag.CNT de Notícias  02/07/2018

domingo, 1 de julho de 2018

Governo do Estado(BA) entrega nova ciclovia com 12 km de extensão na AV. Paralela

Mobilidade  🚲 🚇

As pistas possuem 2,60 metros de largura, seguindo o padrão das pistas da cidade. Já a pista de caminhada e corrida conta com 2,50 m de largura. O percurso, que tem início na altura do Hospital Sarah e segue até a Estação Mussurunga de Metrô, é sinalizado com marcos quilométricos e tem iluminação cênica e direcional em LED, com postes a cada 22 metros. As pistas são integradas a todas as passarelas que ligam as estações de metrô e entornos, e atendem às normas técnicas de acessibilidade.

Da Redação
foto - Manu Dias/GOVBA
Atletas, trabalhadores ou quem quiser apenas viver momentos de lazer ao ar livre agora contam com a nova ciclovia e a pista de corrida ao longo da Avenida Paralela. Com 12 km de extensão, o equipamento foi entregue neste domingo (1°) pelo Governo do Estado, com a presença do Governador Rui Costa, que fez o trajeto de bicicleta da Estação CAB do metrô à Estação Flamboyant.
“É importante que as pessoas possam se habituar a pedalar, as grandes avenidas que estamos construindo têm ciclovias, incentivando uma infraestrutura que estimule esta prática saudável. Aqui, estamos interligando estas ciclovias às das avenidas Pinto de Aguiar e Orlando Gomes e, num futuro breve, vamos integrar também às avenidas 29 de Março e Gal Costa”, afirmou o governador.
As pistas possuem 2,60 metros de largura, seguindo o padrão das pistas da cidade. Já a pista de caminhada e corrida conta com 2,50 m de largura. O percurso, que tem início na altura do Hospital Sarah e segue até a Estação Mussurunga de Metrô, é sinalizado com marcos quilométricos e tem iluminação cênica e direcional em LED, com postes a cada 22 metros. As pistas são integradas a todas as passarelas que ligam as estações de metrô e entornos, e atendem às normas técnicas de acessibilidade.

foto - Manu Dias/GOVBA
Para a segurança dos usuários, foram instalados elementos de proteção como barreiras, defensas metálicas e guarda-corpos. A construção contou com cerca de 90 trabalhadores envolvidos diretamente. Os equipamentos esportivos integram o projeto paisagístico e urbanístico da Avenida Paralela proposto no Contrato de Concessão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
O paisagismo da avenida contemplou o plantio de cerca de cinco mil árvores no canteiro central e no entorno da avenida, o que representa um volume três vezes maior do que existia antes das obras, na proporção aproximada de cinco árvores plantadas para cada uma suprimida. Árvores de diversas espécies entre Ipês variados, Ingá, Pau-ferro, Pau-Brasil, Aroeira, Gameleira, Jacarandá-da-Bahia e Cedro, palmeiras variadas como Syagrus, Palmito-Jussara, Açaí, Coqueiro, Babaçu, Dendezeiro, Pati, Guariroba e Catolé, além de 200 mil arbustos foram plantados no local. A CCR Metrô Bahia também fez o transplantio de 400 árvores, o dobro do exigido na compensação ambiental.
O projeto paisagístico da Linha 2 do metrô também incluiu a recuperação das lagoas artificiais do Imbuí e de Flamboyant, que são bolsões de retenção de águas das chuvas. Nelas, foi feita a renovação da fauna e plantas aquáticas, além do restauro de toda a área. As obras do trecho compreendido entre as estações Pernambués e Mussurunga foram iniciadas em 2015, com licença ambiental concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia do Governo do Estado que regula intervenções no meio ambiente.

Bicicletários
O incentivo ao uso da bicicleta é também para quem a utiliza como meio de transporte. Por isso, os usuários podem usufruir da intermodalidade e utilizar os bicicletários instalados nas estações Aeroporto, CAB, Imbuí, Detran, Acesso Norte, Bonocô, Retiro, Bom Juá e Pirajá. Outros sete bicicletários seguem em fase de implantação no sistema metroviário e o serviço é gratuito. Nos finais de semana e feriados, os ciclistas também podem embarcar nos trens com as bicicletas, seguindo as normas do modal.
“A Bahia hoje é referência em ciclismo. Só em 2017 eu passei por umas 20 cidades em eventos de cicloturismo, o número de pessoas está crescendo, as pessoas estão se envolvendo, e é uma atividade física. Eu fiz esse trajeto de 11 Km mais ou menos, em 25 minutos. É uma pedalada significante, ida e volta são 50 minutos diários de exercício se eu usar a ciclovia para ir e voltar do trabalho”, afirmou o ciclista Roberto Cardoso.
Com informações da Secom BA  01/07/2018