PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 30 de junho de 2018

Árabes vão construir usina solar 100 vezes maior do que a atual maior do mundo

Energia solar 💡

A central de produção de energia solar será a maior em termos de dimensões e também em capacidade de geração, que terá capacidade de 200 GW.Ainda são poucos os detalhes que se conhecem relacionado ao projeto da maior central de produção de energia solar. Os 200 GW que promete gerar representam o triplo da capacidade total de geração da Arábia Saudita, país banhado pelo sol desértico e que tem enorme potencial de geração de energia deste tipo.

Engenharia é
foto - ilustração
A arábia acaba de vencer a luta não declarada pelo título de maior central solar do mundo. Os árabes voltam a mostrar o seu poder com um investimento de 200.000 milhões de dólares para uma central de produção de energia elétrica com recurso aos fotões emitidos pelo sol. O dinheiro tem origem no SoftBank Group Corp. e do governo da Arábia Saudita.
A Arábia Saudita poderá assim reclamar dois feitos em energias renováveis. A central de produção de energia solar será a maior em termos de dimensões e também em capacidade de geração, que terá capacidade de 200 GW.
O acordo foi celebrado entre Masayoshi Son, fundador do SoftBank, e Mohammed Bin Salman, poderoso príncipe herdeiro saudita. O investimento é o maior nesta área em toda a história da humanidade.
Ainda são poucos os detalhes que se conhecem relacionado ao projeto da maior central de produção de energia solar. Os 200 GW que promete gerar representam o triplo da capacidade total de geração da Arábia Saudita, país banhado pelo sol desértico e que tem enorme potencial de geração de energia deste tipo. Quanto ao impacto em termos de emprego representará a contratação de mais de 100.000 pessoas para a sua construção. Os trabalhos deverão estar concluídos em 2030.
Até aqui a maior usina solar do mundo era a Solar Choice Bulli Creek PV que vai ser instalada na Austrália e terá capacidade de geração de apenas 2 GW. A sua construção deverá estar concluída em 2023. O projeto apresentado agora pela Arábia Saudita possui dimensão 100 vezes superior.
Os 200 GW de energia gerada pela Arábia Saudita na sua nova central de energia solar representam também o quádruplo de toda a energia gerada com recurso ao sol em todo o ano de 2017.
O SoftBank prossegue assim o seu plano de domínio mundial do setor da tecnologia. Outros passos importantes foram dados neste sentido com a aquisição de empresas como a ARM e a Boston Dynamics. A Arábia Saudita quer a todo o custo diversificar a sua economia para além dos rendimentos gerados pelo petróleo.
Fonte - Revista Amazônia 30/06/2018

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Nova ciclovia do canteiro central da Paralela (Linha 2 do Metrô) amplia áreas de lazer da cidade

Ciclismo/Mobilidade  🚲 🚇

A ciclovia foi construída com piso em concreto armado pigmentado e possui 12 km de extensão e 2,60 m de largura, seguindo o padrão adotado na cidade. Já a pista de caminhada e corrida conta com 2,50 m de largura.As pistas são integradas a todas as passarelas que ligam as estações de metrô e entornos, e atendem às normas técnicas de acessibilidade. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Neste domingo (1º) serão inauguradas, às 9h, as obras de urbanização do novo canteiro central da Avenida Paralela, com implantação de ciclovia e pista de corrida. O evento, que será marcado por um passeio ciclístico, contará com a presença do governador Rui Costa. O novo cenário de 12 km, que será interligado às ciclovias das avenidas Pinto de Aguiar e Orlando Gomes, vai ampliar os espaços para lazer ao livre da cidade.
A ciclovia foi construída com piso em concreto armado pigmentado e possui 12 km de extensão e 2,60 m de largura, seguindo o padrão adotado na cidade. Já a pista de caminhada e corrida conta com 2,50 m de largura. O percurso, que tem início na altura do Hospital Sarah e segue até a Estação Mussurunga de Metrô, é sinalizado com marcos quilométricos e tem iluminação cênica e direcional em LED, com postes a cada 22 m. As pistas são integradas a todas as passarelas que ligam as estações de metrô e entornos, e atendem às normas técnicas de acessibilidade.
Os equipamentos esportivos integram o projeto paisagístico e urbanístico da Avenida Paralela proposto no Contrato de Concessão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O paisagismo da avenida contemplou o plantio de cerca de 5 mil árvores no canteiro central e no entorno. Isso representa um volume três vezes maior do que o existente antes.
Com informações da Secom BA  29/06/2018


Divulgação/CCR Bahia

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica, tem movimento tranquilo nesta sexta(29)

Travessia marítima  🚢

Quatro(04) embarcações: Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu com saídas nos horários regulares,com intervalo de uma hora entre cada viagem. Duas embarcações,Juracy Magalhães Jr. permanecem de reserva e poderão realizar viagens a qualquer momento.

Da Redação
foto - ilustração/FB Rio Paraguaçu
A ITS, administradora e operadora do sistema Ferry-Boat, informa que mantem em operação nesta sexta(29) quatro embarcações: Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu com saídas nos horários regulares,com intervalo de uma hora entre cada viagem. Duas embarcações,Juracy Magalhães Jr. permanecem de reserva e poderão realizar viagens a qualquer momento.O fluxo de passageiros e veículos durante a manhã desta sexta, esteve tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom despacho.
A ITS informa que em razão da capacidade de atendimento das embarcações, é importante chegar com alguma antecedência ao horário pretendido. O terminal conta com sistema eletrônico que encerra o acesso de pedestres e veículos sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.
O sistema de Hora Marcada funciona normalmente edeve ser consultado para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo aos condutores de veículos através do site portalsits.internacionaltravessias.
Mais informações através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): a administradora disponibiliza o número 0800 028 2723 
Com informações da ITS  29/06/2018

Mobilidade elétrica e energia solar fotovoltaica

Mobilidade elétrica  🚗 🚌

A energia elétrica é significativamente mais econômica e competitiva que os combustíveis fósseis. Enquanto a eficiência energética de um carro elétrico supera os 80%, carros a combustão não ultrapassam os 20%. Assim, a maior parte da energia é diretamente convertida em movimento, reduzindo perdas.

Rodrigo Sauaia e
Ronaldo Koloszuk* - Portogente

foto montagem - ilustração
A mobilidade elétrica se tornou a maior tendência mundial da indústria automotiva e governos lideram essa agenda, ao promoverem projetos com veículos elétricos no transporte público, com o objetivo de reduzir custos, ruídos, poluentes e de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos.
São muitas as vantagens para os consumidores. A energia elétrica é significativamente mais econômica e competitiva que os combustíveis fósseis. Enquanto a eficiência energética de um carro elétrico supera os 80%, carros a combustão não ultrapassam os 20%. Assim, a maior parte da energia é diretamente convertida em movimento, reduzindo perdas. Outra vantagem importante: carros elétricos possuem menos peças e têm menores custos de manutenção que veículos a combustão.
Não por acaso, as vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in saltaram de cerca de 22 mil (2009) para cerca de 750 mil (2016), um aumento de 133% ao ano. Somente em 2017, foram vendidos mais de 1 milhão de carros elétricos no mundo. O gráfico abaixo mostra este robusto crescimento em diferentes países e regiões do planeta.
Na China, maior mercado global de veículos a combustão, os veículos elétricos já representam 3% do mercado. Para 2018, o governo quer atingir 8% de elétricos no mercado do país.
Em países escandinavos, já nos primeiros meses de 2018, os elétricos detêm uma fatia superior a 30% de market share. A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que, em 2030, cerca de 30% de todos os veículos vendidos no mundo serão elétricos. O forte aumento da demanda acelerará a queda dos preços destes veículos, tornando-os mais atrativos do que os tradicionais veículos a combustão.
As cidades chinesas começam a liderar essa agenda. Shenzhen, a capital das novas tecnologias da China, com 12 milhões de habitantes, surpreendeu o mundo ao anunciar que, ao final de 2017, havia transformado 100% da frota de ônibus da cidade em ônibus elétricos, com um total de 16.359 unidades. Além dos ônibus, toda a frota de veículos da polícia e dos correios da cidade, além de 12.518 táxis, são elétricos, um exemplo para o país e o mundo.
Na Europa, o processo se intensificou após o recente anúncio de medidas coordenadas de diferentes governos, para reduzir impostos e taxas, promover a infraestrutura de recarga, disponibilizar incentivos financeiros e proibir a venda de veículos a diesel num horizonte de médio prazo, entre outras.
Durante a COP21, Paris liderou a assinatura de medidas para promover energias renováveis e mobilidade elétrica em conjunto com 1.000 cidades do mundo. Paris, Milão, Oslo e Londres são exemplos: criaram zonas de baixa emissão nas cidades; estipularam metas de penetração entre 80% e 100% para frotas elétricas no transporte público até 2030; anunciaram incentivos financeiros para fomentar o setor, como a redução ou isenção das taxas de propriedade (IPVA), de circulação (pedágios), de estacionamentos; estabeleceram redução de impostos e subsídios diretos; entre outras medidas.
Alinhadas com esta tendência, as montadoras trabalham para liderar a transição: as principais fabricantes globais definiram data limite para que seus lançamentos sejam elétricos ou híbridos plug-in.
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) acompanha de perto este avanço, acreditando na sinergia positiva entre a geração de energia limpa e renovável e a mobilidade elétrica sustentável. Em consonância com esta tendência global e nacional, o aumento da frota de veículos elétricos contribuirá, também, para a ampliação do uso da energia solar fotovoltaica, fonte renovável, limpa e sustentável que pode ser utilizada para recarregar os veículos elétricos diretamente em coberturas, telhados e fachadas de estacionamentos, garagens, residências, comércios, indústrias, edifícios públicos e propriedades rurais.
De forma ainda tímida, o Brasil começa a se inserir neste cenário global e algumas cidades e estados brasileiros estão tomando a dianteira para acelerar o desenvolvimento dos veículos elétricos sustentáveis. São Paulo, por exemplo, deverá lançar, em breve, sua primeira frota de ônibus elétricos, abastecidos por energia elétrica produzida pela fonte solar fotovoltaica. Boa notícia para os paulistanos, mas e o restante do País?
Desse modo, para que o Brasil avance de forma mais robusta e estruturada rumo ao futuro, cada vez mais próximo, da mobilidade elétrica competitiva e sustentável, movida a energia solar fotovoltaica, é preciso que o Governo Federal assuma o seu papel de planejador e desenvolvedor deste setor e não deixe esta oportunidade única escapar.
A exemplo da China e dos países e cidades europeias, que já demonstraram seu compromisso com esta transformação positiva da mobilidade, o Brasil precisa construir uma estratégia robusta para promover um ambiente de negócios favorável ao crescimento dos veículos elétricos. Precisamos de políticas, programas, metas e incentivos que estimulem e catalisem o mercado, em linha com os interesses e anseios da população brasileira, cada vez mais preocupada com economia, praticidade e sustentabilidade.
*Rodrigo Sauaia, presidente Executivo da Absolar; Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar; e Adalberto Maluf, diretor da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e Diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD Brasil
Fonte - Portogente  29/06/2018

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos será dia 18 de julho em Brasília

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

A programação do Fórum foi pensada para atender os anseios do setor metroferroviário, no sentido de apresentar ações que possam contribuir com a redução do déficit de mobilidade no Brasil. Teremos a participação de palestrantes renomados, que apresentarão subsídios fundamentais para o nosso setor. 

Abifer
foto ilustração/CCR Bahia
O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos será realizado no dia 18 de julho, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento reunirá especialistas do setor metroferroviário do Brasil e exterior, autoridades, governadores e os Candidatos à Presidência da República para debater e propor ações para a ampliação e modernização da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do País.
Com o adensamento dos centros urbanos, é fundamental e necessário dotar as cidades de uma rede integrada de transporte, proporcionando uma mobilidade urbana adequada aos cidadãos brasileiros. Não existe solução em mobilidade urbana para médios e grandes centros que não passe pelo transporte de massa, que é o caso do transporte sobre trilhos.
“A programação do Fórum foi pensada para atender os anseios do setor metroferroviário, no sentido de apresentar ações que possam contribuir com a redução do déficit de mobilidade no Brasil. Teremos a participação de palestrantes renomados, que apresentarão subsídios fundamentais para o nosso setor. Sem dúvida, o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos terá um papel crucial na implementação de ações para o desenvolvimento de novos projetos”, enfatiza Joubert Flores, Presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Com inscrições gratuitas, o evento contará com a apresentação das propostas da Associação aos candidatos à Presidência da República para o desenvolvimento do setor metroferroviário; os pronunciamentos dos presidenciáveis e três painéis que debaterão as necessidades e soluções para a estruturação e desenvolvimento adequado da mobilidade urbana brasileira.

Fórum de Mobilidade ANPTrilhos
Dia: 18 de julho de 2018
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21
Endereço: Setor Hoteleiro Sul Q. 3 BL E 01 – Brasília, DF
Horário: 08:30 às 18:30
Fonte -  Abifer  29/06/2018

Fortaleza é a vencedora de prêmio global de Mobilidade Urbana

Mobilidade  🚌 🚇 🚲 👫

Fortaleza adotou a abordagem certa para o transporte, que se distancia dos carros particulares, para priorizar e integrar pedestres, ciclistas e usuários de transporte público”, diz Michael Kodransky, presidente do Comitê de Prêmios de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award Committee) e chefe da Mobilize. “Há uma crescente percepção entre as cidades de que o modelo de transporte individual é insustentável, e estamos muito felizes em apresentar a liderança de Fortaleza no próximo ano. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) anunciou, nesta quinta-feira (28/06), que Fortaleza foi a cidade vencedora do Sustainable Transport Award (ou Prêmio de Transporte Sustentável, em tradução livre) – uma competição global de projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva. O anúncio ocorreu durante o Congresso Mobilize, que reuniu especialistas de todos os continentes em Dar Es Salaam, a maior cidade da Tanzânia, na África, vencedora da última edição do concurso. O evento é um dos principais fóruns internacionais de discussão de soluções para a mobilidade urbana do século XXI.
De acordo com os organizadores, “o comitê do Prêmio ficou particularmente impressionado com a capacidade de replicação dos projetos de Fortaleza, pois muitos são baseados em intervenções de baixo custo, parcerias com o setor privado e os projetos pilotos que coletam dados para justificar intervenções de maior custo. Fortaleza, já vem trabalhando com diferentes cidades para compartilhar as boas práticas em transporte sustentável e segurança no trânsito”.
“Fortaleza adotou a abordagem certa para o transporte, que se distancia dos carros particulares, para priorizar e integrar pedestres, ciclistas e usuários de transporte público”, diz Michael Kodransky, presidente do Comitê de Prêmios de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award Committee) e chefe da Mobilize. “Há uma crescente percepção entre as cidades de que o modelo de transporte individual é insustentável, e estamos muito felizes em apresentar a liderança de Fortaleza no próximo ano. Esperamos ansiosamente trazer mais de 200 especialistas em transporte sustentável para conhecer as conquistas da cidade no Mobilize do ano que vem” complementa.
Além do destaque à Fortaleza, a cidade de Buncheon, na Coréia do Sul, receberá uma menção honrosa. As cidades vencedoras do Prêmio de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award) dos anos anteriores incluem Dar es Salaam, Santiago (Chile), Seul (Coreia do Sul), Paris (França), Guangzhou (China), São Francisco e Nova York (EUA); Cidade do México (México) e Yichang (China).
“Apesar dos desafios enfrentados, Fortaleza demonstrou que, por meio da criatividade, inovação, liderança e participação, é possível alcançar resultados de sucesso na promoção da mobilidade sustentável em um curto prazo. Uma das nossas principais estratégias tem sido adaptar as boas práticas internacionais ao nosso contexto local, e acreditamos que o Mobilize 2019 será uma oportunidade importante para maximizar a troca de experiências. Nos sentimos honrados em receber este prêmio e em sediar um evento tão prestigiado em nossa Cidade”, afirma o prefeito Roberto Claudio.
Fortaleza e a cidade sul coreana serão homenageadas em uma cerimônia especial de premiação em Washington, nos Estados Unidos, em janeiro de 2019, durante a reunião anual do Conselho de Pesquisa de Transporte (Transport Research Board) do ITDP. Posteriormente, nossa cidade será a sede do Mobilize 2019, um dos principais eventos em transporte sustentável do planeta, promovido anualmente pelo do ITDP em parceria com a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo (Volvo Research and Education Foundation). O evento deve apresentar as melhores práticas e lições aprendidas sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais e pesquisadores, destacando a cidade emergente como um laboratório de aprendizado. Outras informações estão disponíveis na página do evento na internet: mobilizesummit.org.

Intervenções em Mobilidade Urbana Sustentável fazem a diferença
Desde 2014, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, tem investido em melhorias para fortalecer o transporte ativo e sustentável pela Cidade. A implantação do Bilhete Único, faixas exclusivas para os coletivos, reforma de terminais e pontos de parada, aplicativo de monitoramento em tempo real dos ônibus, equipados com ar-condicionado e wifi oferecem mais conforto e praticidade aos usuários. A expansão da rede cicloviária em mais de 240% nos últimos cinco anos, além da disponibilização de quatro sistemas de bicicletas compartilhadas (Bicicletar, Bicicleta Integrada, Mini Bicicletar e Bicicletar Corporativo) oferecem mais opções de forma gratuita e estimulam o deslocamento e a saúde da população. O sistema de carros elétricos compartilhados, o VAMO, também ajudou a trazer a pauta da sustentabilidade para os veículos automotores, apresentando a nova tecnologia e o compartilhamento como opções alternativas e de baixo custo aos usuários. Aliadas a reorganização viária, com os binários, novas vias e corredores, o número de mortes no trânsito já é 35% menor do que no início da década.
“Esses são resultados que mostram que estamos no caminho certo. A estrada ainda é longa, mas sem dúvida esse reconhecimento e o apoio de vários parceiros internacionais nos fortalecem para investir cada vez mais em modais sustentáveis de transporte, priorizando sempre o coletivo ao individual. Essa conquista nos coloca no hall das cidades globais que mais investem em mobilidade urbana sustentável”, comemora o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, Luiz Alberto Saboia.

Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento
O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento foi fundado em 1985. É uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, acidentes de trânsito e a desigualdade social. A instituição oferece apoio a cidades em todo o mundo para projetar e implementar sistemas de transporte de alta qualidade e soluções de políticas que tornem as cidades mais habitáveis, justas e sustentáveis.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza  29/06/2018

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Einstein estava certo

Ciência & Tecnologia  🌏

Novos estudos comprovam que mais uma vez Einstein estava certo - Esta é a primeira vez que a teoria de Einstein é testada numa escala tão grande quanto esta. A teoria geral da relatividade foi proposta em 1915 pelo físico Albert Einstein. As implicações desta teoria são enormes, e ainda não estão todas testadas. Apesar de ainda faltar o teste de muita coisa relacionada, a teoria é a base do nosso entendimento do universo.

Engenhariae.com
Albert Einstein
Mais um passo foi dado para a consolidação científica da Teoria da Relatividade. A comunidade científica conduziu um teste preciso da forma como a gravidade funciona fora do nosso sistema solar e concluiu que as ideias de Einstein se aplicam a outras galáxias.
Esta é a primeira vez que a teoria de Einstein é testada numa escala tão grande quanto esta. A teoria geral da relatividade foi proposta em 1915 pelo físico Albert Einstein.
As implicações desta teoria são enormes, e ainda não estão todas testadas. Apesar de ainda faltar o teste de muita coisa relacionada, a teoria é a base do nosso entendimento do universo. Até agora, a teoria tem aguentado todos os testes no que diz respeito ao tempo. E é por isso mesmo que a comunidade científica se baseado nesta teoria para explicar o comportamento macroscópico do nosso Universo.
Por exemplo, os cientistas sabem desde 1929 que o universo está se expandindo. Mas apenas em 1998 foi detectado que a expansão se faz a um ritmo cada vez mais rápido. A partir desta constatação, concluiu-se que uma substância misteriosa e indetectável está contribuindo para esta aceleração (a energia escura). Porém, esta conclusão só é cientificamente aceita caso se assuma que a teoria da relatividade está correta à escala de galáxias. Até agora, isto era apenas uma teoria. Porém, existem agora provas substanciais que Einstein estava também correto sobre as galáxias.
“A Teoria da Relatividade prevê que objetos massivos deformam o espaço-tempo, o que significa que quando a luz passa perto de outra galáxia o caminho é desviado,” sublinhou Thomas Collect do Institute of Cosmology and Gravitation at the University of Portsmouth, que conduziu o estudo. O estudo baseou-se na observação no espaço profundo de uma galáxia próxima da nossa. Estas observações permitiram concluir que Einstein estava, mais uma vez, certo.
Fonte - Revista Amazônia  27/06/2018

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica,tem fluxo normal e opera com quatro embarcações nesta quarta(27)

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, opera nesta quarta (27) com quatro embarcações,Maria Bethânia, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu,e viagens com partidas em intervalos de um hora

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, mantem em operação nesta quarta(27) as embarcações Maria Bethânia, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu com saídas nos horários regulares (de hora em hora). Duas embarcações, Anna Nery, Ivete Sangalo e Juracy Magalhães Jr. encontram-se em stand by e podendo realizar viagens a qualquer momento. durante a manhã, o fluxo de pedestres e veículos foi tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.
A ITS informa que em razão da capacidade de atendimento das embarcações, é importante chegar com alguma antecedência ao horário pretendido. O terminal conta com sistema eletrônico que encerra o acesso de pedestres e veículos sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.
As informações são da ITS,operadora e administradora do sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica.
Pregopontocom  27/06/2018

Novo passeio de trem ligará Minas Gerais ao Rio de Janeiro

Turismo ferroviário  🚄🚃🚃🚃

A ideia do roteiro surgiu em 2015 para retomar a antiga linha de trem de passageiros entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), desativada na década de 1970. No caminho também estarão ações nos municípios mineiros de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador e o fluminense Sapucaia.

Gazeta do Povo - RF
foto - ilustração/Amigos do Trem
Um roteiro turístico de cerca de 170 quilômetros, que ligará oito cidades entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro deve ser inaugurado no segundo semestre: o Trem Rio-Minas. A estrada de ferro é utilizada atualmente para escoar a produção mineral da região.
A ideia do roteiro surgiu em 2015 para retomar a antiga linha de trem de passageiros entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), desativada na década de 1970. No caminho também estarão ações nos municípios mineiros de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador e o fluminense Sapucaia.
De acordo Paulo Henrique Nascimento, idealizador do passeio e presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, as composições poderão transportar até 850 passageiros por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. “Elas vão partir simultaneamente de Cataguases e Três Rios, e os turistas poderão fazer o trajeto completo ou trocar de trem no meio do caminho”, explica.

Natureza preservada
O passeio no Trem Rio-Minas pretende ser um resgate da história ferroviária brasileira. Ao longo do trajeto, que poderá ser percorrido em quase quatro horas, os passageiros poderão parar em estações que pertenciam à Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e que estão sendo revitalizadas pelas prefeituras. Há também um importante trecho da Zona da Mata mineira, de natureza preservada.
A proposta dos idealizadores é aquecer o apelo turístico da região. “No entanto, a gente ainda está na fase de negociação com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a concessionária Ferrovia Centro Atlântica, mais por questões burocráticas mesmo”, diz Paulo Henrique.

Investimento
Todo o passeio será feito em 15 vagões que pertenciam à Companhia Vale do Rio Doce, comprados em 2015 e revitalizados ao custo de R$ 1 milhão. Eles serão divididos em classes econômica e executiva e terão restaurante, lanchonete, espaço para eventos e acessibilidade para deficientes.
Paulo Henrique Nascimento conta que o trem Rio-Minas vai manter o patrimônio preservado e “gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos”. No entorno da ferrovia moram cerca de 9 mil pessoas.
O trem será operado apenas nos finais de semana e feriados com bilhetes vendidos em torno de R$ 100. No entanto, ainda não há previsão de quando inicia o passeio.
De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil possui atualmente mais de 30 trens turísticos em operação, entre eles o que liga Curitiba a Morretes e que teve a frequência diminuída para apenas os fins de semana durante a baixa temporada.
Fonte - Revista Ferroviária  26/06/2018 - (http:// www. revistaferroviaria. com.br/)

terça-feira, 26 de junho de 2018

Operação na Linha 1 do Metrô de Salvador é normalizada

Transportes sobre trilhos  🚇

Após paralisação da operação da linha 1 do metrô de Salvador devido a problemas técnicos motivados por uma pane  elétrica,os trens voltaram a operar normalmente a partir das 9h21 com intervalos de 8 minutos.A operação da linha 2 não sofreu interrupções.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Segundo informações da  CCR Metrô Bahia  a circulação dos trens da Linha 1 foi normalizada às 9h21 com intervalo normal de 8 minutos. As estações de metrô Bom Juá e Pirajá foram reabertas às 8h57 e usuários seguem embarcando e desembarcando nestes equipamentos normalmente. As demais estações da Linhas 1 já haviam sido reabertas. A operação na Linha 2 segue funcionando normalmente com intervalo de 8 minutos também.
Com informações da CCR 26/06/2018

segunda-feira, 25 de junho de 2018

CBTU assina contrato para construção da nova estação de trens em Utinga AL

Transportes sobre trilhos  🚄

A obra está orçada em 1 milhão de reais e a nova estação estará pronta dentro de um prazo de sete meses. A nova estação terá uma ampla plataforma, banheiros e acomodações para os usuários do sistema ferroviário.

Da Redação
Divulgação/CBTU
O superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, assinou nesta manhã de segunda-feira, dia 25 de junho, contrato com a empresa baiana CCN Construtora para a construção da nova estação de Utinga, distrito de Rio Largo e reforma do antigo prédio.
A obra está orçada em 1 milhão de reais e a nova estação estará pronta dentro de um prazo de sete meses. A nova estação terá uma ampla plataforma, banheiros e acomodações para os usuários do sistema ferroviário.
Na solenidade de assinatura do contrato, estiveram presentes, além do superintendente da CBTU Marcelo Aguiar, representantes da empresa Construtora, gerentes, coordenadores e funcionários da CBTU, o prefeito de Rio Largo e outras autoridades.
O superintendente da CBTU discorreu sobre os investimentos que estão sendo feitos em todo o percurso de 34 quilômetros de via permanente com a remodelação e construção de novas estações e o projeto de expansão do VLT até o Shopping Maceió.
Segundo o superintendente da CBTU, a construção da nova estação está dentro da programação de investimentos da empresa que, paralelamente, tem reformado todo o sistema, com substituição de trilhos, dormentes e sinalização.
Com informações da CBTU  25/06/2018

Economia da Bicicleta no Brasil apresenta um retrato preciso do setor em cinco dimensões

Ciclismo  🚲

O estudo se baseia em dados primários e secundários produzidos por órgãos do governo federal e institutos, como o IBGE, além de apresentar vários estudos de casos. A estrutura do estudo está dividida em cinco dimensões: Cadeia Produtiva, Políticas Públicas, Transportes, Atividades Afins e Benefícios. 

Portogente
Foto - ilustração/arquivo9
O levantamento, que levou pouco mais de um ano para ser concluído, mostra qual a participação da bicicleta na economia nacional e responde a perguntas como: quantos empregos o setor gera, quantas bicicletas, partes e peças são produzidas e importadas? Quantas lojas de bicicletarias existem no Brasil e qual o impacto do uso desse meio de transporte ativo no orçamento familiar? Quanto é investido em estrutura cicloviária, no País, ao longo de um ano?
"Nossa ideia com o estudo é, além de trazer um retrato preciso do setor, ajudar gestores públicos na tomada de decisões relacionadas ao uso da bicicleta, oferecer informações mais precisas à imprensa para divulgar e incentivar o uso desse meio de transporte, assim como pesquisadores da academia ganham suporte extra para estudar e aprofundar a interdisciplinaridade da bicicleta", explica Daniel Guth, coordenador de projetos da Aliança Bike e organizador deste estudo.
O estudo se baseia em dados primários e secundários produzidos por órgãos do governo federal e institutos, como o IBGE, além de apresentar vários estudos de casos. A estrutura do estudo está dividida em cinco dimensões: Cadeia Produtiva, Políticas Públicas, Transportes, Atividades Afins e Benefícios. Conta com 22 temáticas distribuídas nesses grupos, que mostram números inéditos sobre geração de empregos, exportações, ciclologística, cicloturismo, investimentos em produção científica, cicloativismo, entre outros.
Os dados mostram que em 2015, por exemplo, mais de cinco milhões de bicicletas e quase 70 milhões de peças e acessórios foram produzidas e importadas no País, gerando cerca de 25 mil empregos na fabricação, distribuição e comercialização de peças e serviços. A soma dos salários pagos em 2016 para todo setor de bicicleta alcança R$ 384 milhões/ano.
A pesquisa também revelou um panorama bastante abrangente de toda a malha cicloviária brasileira nas capitais, mostrando números de investimentos públicos. Embora São Paulo e Rio de Janeiro concentrem os maiores investimentos em infraestrutura (R$ 286 milhões e R$ 253 milhões, pela ordem) e também o maior número de ciclovias e ciclofaixas (498,40 Km em São Paulo e 441,10 km no Rio de Janeiro), o estudo revelou dados curiosos. Vitória é a capital que mais se destaca na implantação da malha cicloviária de acordo com a dimensão de seu território (R$ 287 mil/km2 de extensão terrestre contra R$ 211 mil/km2 do Rio de Janeiro) e Rio Branco é a cidade que mais investiu em estrutura cicloviária por habitantes (R$ 111,42 per capita contra R$ 25,47 per capita em São Paulo).
Outra temática importante levantada no estudo é como a bicicleta pode ser utilizada na esfera doméstica e comercial. No uso pessoal, foram analisadas 5 famílias de classes socioeconômicas diferentes, que usam a bicicleta como meio principal de transporte, alternativo ou apenas para lazer. Fazendo comparativos com relação a carros particulares, táxis e transporte público, podemos notar uma economia significativa ao final da análise: em uma das famílias entrevistadas, a economia pode chegar a R$13.824,00 (anuais) com a troca de ônibus pela bicicleta, por exemplo.
O estudo também se aprofundou na ciclologística como importante atividade econômica deste complexo econômico que chamamos de Economia da Bicicleta, Um estudo de caso realizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, mostrou que ali são realizadas diariamente 2.349 entregas de bicicleta e triciclo. Os responsáveis pelos estabelecimentos dizem que a bicicleta é mais rápida e econômica, por isso, vem ganhando destaque na região.
Quando falamos de atividades afins, como cicloturismo e eventos esportivos, também temos números significativos sobre a movimentação que o esporte e o turismo trazem para as regiões que sediam. O circuito do Vale Europeu, por exemplo, recebe cerca de quatro mil cicloturistas todos os anos, movimentando pousadas, hotéis, lojas e restaurantes. Além de gerar renda a população local, é uma ótima maneira de manter as pessoas em seus territórios.
Outra vertente abordada no estudo mostrou o empreendedorismo em volta do universo da bicicleta, em que aplicativos, foodbikes, bikes cafés estão ganhando espaço nas cidades brasileiras, mostrando criatividade e inovação para o setor.
Finalizando o estudo, os dados apresentados são dos benefícios que o uso da bicicleta na sociedade traz como a redução da emissão de poluentes, afetando não só a questão da poluição e clima, mas também a saúde dos cidadãos. Os dados mostram, por exemplo, se a intensidade de uso da bicicleta no Rio de Janeiro fosse equivalente à de ônibus urbanos, a taxa de emissão total de CO seria de 41,9 kg/ano. Logo, o uso da bicicleta atualmente evita uma taxa de emissão total de CO correspondente a 41,9 kg/ano no Rio de Janeiro. Numa estimativa para o Brasil, essa taxa seria de 348.608 t/ano.
Fonte - Portogente  25/06/2018

domingo, 24 de junho de 2018

Estado(MT) prevê lançar licitação do VLT de Cuiabá nos próximos dias

Transportes sobre trilhos  🚄

A continuidade das obras do novo modal foi promessa de campanha do gestor tucano na última eleição, mas até o momento não houve avanços. Taques, entretanto, garante que a culpa não foi dele.O chefe do Executivo Estadual lembra que passou dois anos negociando com o Consórcio VLT para reformulação do contrato que garantisse a finalização da obra. A medida, entretanto, não deu certo devido a Operação Descarrilho, deflagrada pela Policia Federal, que expôs um esquema de corrupção envolvendo o contrato.

Mídia News - RF
foto - ilustração/arquivo
O imbróglio envolvendo as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve terminar ainda neste ano. Pelo menos é isso que promete o governador Pedro Taques (PSDB). O tucano afirma que, ainda neste primeiro semestre, irá lançar o novo edital para garantir a continuidade da obra que está paralisada desde 2014.
A continuidade das obras do novo modal foi promessa de campanha do gestor tucano na última eleição, mas até o momento não houve avanços. Taques, entretanto, garante que a culpa não foi dele.
O chefe do Executivo Estadual lembra que passou dois anos negociando com o Consórcio VLT para reformulação do contrato que garantisse a finalização da obra. A medida, entretanto, não deu certo devido a Operação Descarrilho, deflagrada pela Policia Federal, que expôs um esquema de corrupção envolvendo o contrato.
Diante disso, o contrato foi extinto e o Governo do Estado vem trabalhando em um novo certame dentro da modalidade RDC. “Rompemos o contrato com o consórcio. Agora, a culpa de não terminar o VLT é da gestão Pedro Taques. Depois de quatro anos, nós temos que dizer a verdade. Agora o RDC está em andamento, nós vamos ter o edital no prazo correto para que possamos ter outras empresas para terminar o VLT”, justificou.
As obras de implantação do VLT foram paralisadas em dezembro de 2014.
A gestão passada já desembolsou o montante de R$ 1,066 bilhão para a implantação do novo modal de transporte. A obra foi contratada por R$ 1,477 bilhão.
Taques ainda reclamou da burocracia enfrentada pelo Executivo para garantir a conclusão de diversas obras que ainda estavam inacabadas quando ele assumiu o comando do Palácio Paiaguás. “É muito mais difícil reconstruir do que construir”, disse.
Como exemplo, o gestor tucano cita a Salgadeira e o Trevo do Santa Rosa. “A Salgadeira estava parada há oito anos. Nós estamos entregando agora em junho com dois diferenciais. Sabe quanto tempo demorou a obra? Seis meses. Sabe quanto tempo ficamos mexendo com papeis? Tira empresa, põe empresa. Foram três anos na Salgadeira. O Trevo do Santa Rosa, a obra demorou quatro meses. Três anos mexendo com papeis. Reconstruir quando começa alguma coisa errada, é pior que construir. O cidadão que está me ouvindo sabe disso, que é muito mais difícil reconstruir do que construir”, completou.
Fonte - Revista Ferroviária  23/06/2018