PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 16 de junho de 2018

Via Metropolitana (Camaçari/Lauro de Freitas) será inaugurada na próxima terça-feira

Infraestrutura  🚧

A Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas possui 11,2 quilômetros de extensão, com pista dupla nos dois sentidos, por onde devem trafegar mais de 15 mil veículos diariamente. Foram investidos R$ 298 milhões na construção da nova rodovia, que liga a Cia-Aeroporto (BA-526) à Estrada do Coco (BA-099).

Da Redação
foto - Carol Garcia/GOVBA
Mais uma importante obra de mobilidade na Região Metropolitana de Salvador (RMS) será inaugurada pelo governador Rui Costa na manhã da próxima terça-feira (19). A Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas possui 11,2 quilômetros de extensão, com pista dupla nos dois sentidos, por onde devem trafegar mais de 15 mil veículos diariamente. Foram investidos R$ 298 milhões na construção da nova rodovia, que liga a Cia-Aeroporto (BA-526) à Estrada do Coco (BA-099).
Com sete viadutos, quatro pontes e um túnel de acesso, a Via Metropolitana busca desafogar o trânsito no centro de Lauro de Freitas, criando um novo acesso à cidade, a partir da Rua Gerino de Souza Filho, além de reduzir o tempo de deslocamento entre a capital e o Litoral Norte, antiga reivindicação de quem trafega na região.
A Concessionária Bahia Norte é responsável pela manutenção da via e prestação de serviços aos usuários, com atendimento médico de urgência, socorro mecânico e um avançado sistema de operação e monitoramento. A obra teve início em 2015 e gerou mais de 700 empregos diretos.
Com informações da Secom BA  15/06/2018

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Funiculaire "Centrale" de Nápoles, na Itália

Transportes sobre trilhos  🚉

Uma viagem na reabertura do funiculaire Centrale, em Nápoles na Itália. A cidade tem mais três funiculaires em funcionamento, todos eles integrados ao sistema de metrô da cidade. 

TV Republica




imagem/YouTube


Festejos Juninos animam as viagens de trem da CBTU em Natal(RN)

Turismo ferroviário  🚄🚃🚃🚃

A ação, que ocorre pelo segundo ano nos trens da CBTU Natal, visa à promoção da saúde por meio de atividades lúdicas e da dança. De acordo com a agente de saúde, Lidiane Oliveira, os idosos apresentam uma melhora significativa no tratamento de doenças como depressão, hipertensão e diabetes, quando submetidos a atividades deste gênero.

CBTU
Divulgação/CBTU
Na tarde desta quinta-feira, 14, cerca de 40 idosos da Unidade de Saúde da Família Passo da Pátria animaram a Estação Natal com muito forró e quadrilha improvisada. Às 15h16 o grupo, acompanhado por trio com sanfoneiro, embarcou no VLT e partiu rumo à Estação Parnamirim ao som das tradicionais canções juninas.
A ação, que ocorre pelo segundo ano nos trens da CBTU Natal, visa à promoção da saúde por meio de atividades lúdicas e da dança. De acordo com a agente de saúde, Lidiane Oliveira, os idosos apresentam uma melhora significativa no tratamento de doenças como depressão, hipertensão e diabetes, quando submetidos a atividades deste gênero.
Ainda este mês, a Companhia terá novos passeios com temática junina como o do próximo sábado, 16, no qual a Locomotiva Forrozeira irá partir às 17h30 da Estação Natal, com destino a Ceará-Mirim.

Locomotiva Forrozeira - Serviço
Informações e aquisição de ingressos através do telefone: 84 98891-3253.
Fonte - CBTU  14/06/2018

quinta-feira, 14 de junho de 2018

CBTU João Pessoa transporta 19,35% a mais em maio e mantém ritmo de crescimento

Transportes sobre trilhos  🚄

Em maio, a Companhia registrou um aumento de 19,35% comparado com mesmo mês no ano passado e de 11,79% sobre abril último. De acordo com o superintendente Paulo Barreto, essa ascensão tem sido consequência da melhoria do transporte ferroviário com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

CBTU
foto - ilustração/arquivo
A CBTU João Pessoa vem mantendo um crescimento sequencial nos cinco primeiros meses deste ano, em relação a 2017. Em maio, a Companhia registrou um aumento de 19,35% comparado com mesmo mês no ano passado e de 11,79% sobre abril último. De acordo com o superintendente Paulo Barreto, essa ascensão tem sido consequência da melhoria do transporte ferroviário com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A média diária útil de passageiros também ultrapassou a casa dos oito mil.
“A CBTU tem trabalhado para oferecer um transporte de passageiros com qualidade e rapidez. O conforto dos Vlt’s também tem atraído e fidelizado muitos usuários porque é amplo, climatizado, ágil, moderno e sua tarifa barata em relação aos outros meios de transportes da Região Metropolitana”, explica Barreto.
E maio, a CBTU chegou a registrar índices de 99,66% de regularidade e 81,27% de pontualidade. “São números extremamente significativos que asseguram aos passageiros a confiabilidade no sistema.
Fonte - CBTU  14/06/2018

Justiça suspende reajuste de tarifas de ônibus no Rio

Transportes/ônibus  🚌

A decisão impede os efeitos do decreto de 1º de junho do prefeito Marcelo Crivella, que autorizou o aumento da tarifa dos ônibus municipais de R$ 3,60 para R$ 3,95. O reajuste ocorreu após um termo de conciliação entre a prefeitura e as empresas de ônibus. De acordo com a decisão, se a liminar não for cumprida, será cobrada multa diária no valor de R$ 50 mil.

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O reajuste das tarifas de ônibus do município do Rio de Janeiro, que entraria em vigor neste domingo (17), foi suspenso após liminar concedida pela juíza Neuza Regina Larsen de Alvarenga Leite, da 14ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
A decisão impede os efeitos do decreto de 1º de junho do prefeito Marcelo Crivella, que autorizou o aumento da tarifa dos ônibus municipais de R$ 3,60 para R$ 3,95. O reajuste ocorreu após um termo de conciliação entre a prefeitura e as empresas de ônibus. De acordo com a decisão, se a liminar não for cumprida, será cobrada multa diária no valor de R$ 50 mil.
A juíza determinou ainda que o município comprove que a base de cálculo da nova tarifa excluiu o adicional de R$ 0,20, determinado por outro decreto, nº 30.707, de 2014.
“Suspendo os efeitos do Decreto nº 44.600 de 1º de junho de 2018, de forma a dar cumprimento à obrigação de não fazer inerente ao v. acórdão da 20ª Câmara Cível, até que seja comprovado, nestes autos, de forma clara e objetiva, com a indicação de laudo pericial ou relatório técnico, e, nele, das páginas correspondentes, que para o cálculo da nova tarifa foi respeitada a utilização da base de cálculo, excluindo o adicional de R$ 0,20 referente ao Decreto 30707 de 2014, bem como que foram feitas as devidas compensações das tarifas adiantadas pelos passageiros com os serviços não implementados até a presente data.”
Conforme o acórdão da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, de agosto do ano passado, as concessionárias não poderiam cobrar o adicional de R$ 0,20, e a prefeitura teria de excluir o adicional da base de cálculo do reajuste.
Para a juíza, falta esclarecer se o adicional de R$ 0,20 não está embutido no reajuste que entraria em vigor domingo. “Trata-se, assim, de aumento tarifário aparentemente realizado sem que fosse comprovada a observância das condições estabelecidas na apelação supra mencionada, o que indica a possibilidade de descumprimento daquela decisão. Como consequência, deve o Decreto 44.600 ser suspenso até que seja efetivamente comprovado o cumprimento integral da decisão judicial.”

Prefeitura e Rio Ônibus
A prefeitura do Rio informou que ainda não foi comunicada da decisão.
Em nota, o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de ônibus municipais, informou que recebeu a notificação sobre a suspensão do reajuste e que vai recorrer da decisão .
“O Rio Ônibus informa que, no fim da tarde desta quinta-feira (14), foi notificado oficialmente sobre a decisão judicial de suspensão do Decreto nº 44.600, que fixa a tarifa do bilhete único carioca (BUC) em R$ 3,95. O sindicato irá tomar as medidas judiciais cabíveis”, diz a nota.
Fonte - Agência Brasil   14/06/2018

MetrôRio libera o embarque de bicicletas dobráveis

Transportes sobre trilhos  🚲  🚇 

A iniciativa coincide com o Velo-city 2018, evento de mobilidade urbana e bicicleta que ocorre no Rio de Janeiro até dia 15 de junho.É importante ressaltar que as bicicletas dobráveis deverão estar acomodadas em capa própria para transporte. Não será permitido o transporte de bicicletas pelas escadas rolantes, tapetes rolantes, plataformas inclinadas e verticais e elevadores, assim como montar sobre a bicicleta nas dependências do metrô ou mesmo no interior dos trens.

MetrôRio

O MetrôRio libera a partir de hoje, dia 12 de junho, o embarque de passageiros com bicicletas dobráveis em todas as estações das linhas 1, 2 e 4, no último carro do trem, durante o horário de funcionamento da Concessionária, em todos os dias da semana. A iniciativa coincide com o Velo-city 2018, evento de mobilidade urbana e bicicleta que ocorre no Rio de Janeiro até dia 15 de junho.
É importante ressaltar que as bicicletas dobráveis deverão estar acomodadas em capa própria para transporte. Não será permitido o transporte de bicicletas pelas escadas rolantes, tapetes rolantes, plataformas inclinadas e verticais e elevadores, assim como montar sobre a bicicleta nas dependências do metrô ou mesmo no interior dos trens.
Os clientes com bicicletas devem respeitar o limite da faixa amarela, observando que a roda da bicicleta deve ficar antes da faixa. Além disso, não será permitido deitar a bicicleta no chão da composição ou prendê-la no balaústre. Bicicletas motorizadas, mesmo que dobráveis, não são permitidas.
A liberação do transporte de bicicleta dobrável em todos os horários é mais uma iniciativa no sentido de estimular o transporte sustentável. O acesso aos clientes com bicicletas comuns já é permitido aos sábados, domingos e feriados durante toda a operação, e também nos dias úteis após as 21h, no último carro de cada composição.
“O MetrôRio, como transporte de massa, é um pilar da mobilidade no Rio de Janeiro. Além de reafirmar nossa vocação, as iniciativas de apoio ao uso da bicicleta são mais uma contribuição da nossa empresa para proporcionar comodidade, bem-estar e inclusão, tanto para seus habitantes quanto para os visitantes, colaborando, assim, para a construção de uma cidade mais sustentável”, diz Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
A Concessionária disponibiliza 14 bicicletários gratuitos para a população, totalizando 243 vagas, que são distribuídas nas estações General Osório, Siqueira Campos, Cantagalo, Catete, Glória, Estácio, São Francisco Xavier, Uruguai, Triagem, Inhaúma, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio e Pavuna.
Localizados na parte interna das estações (após as catracas), os bicicletários são utilizados apenas por usuários que vão embarcar no metrô, o que dá mais segurança a quem utiliza o serviço. Além disso, cada proprietário fica responsável pelo seu cadeado. A taxa de ocupação dos bicicletários da Linha 2 é de 81% e da Linha 1, 37%. No último fim de semana, aproximadamente 700 clientes transportaram bicicletas no sistema.
Os clientes do MetrôRio também contam com a conveniência de 25 estações do Bike Rio no entorno de suas estações.
Fonte - ANPTrilhos   14/06/2018

Seminário discute políticas públicas para mobilidade urbana

Mobilidade  🚗  🚇

Encontro debateu planejamento das cidades do futuro, economia do compartilhamento e regulamentação do transporte via aplicativos. - “Para termos uma ideia da dependência que temos do carro e da sua falta de utilidade na plenitude, podemos ressaltar que um carro passa 95% do tempo útil parado nas garagens ou nos locais de trabalho”, explica Philip Yang, fundador do Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole). Ele participou do painel sobre o planejamento das cidades do futuro e a economia do compartilhamento. 

Carlos Teixeira
Agência CNT de Notícias

foto - ilustração/arquivo
O Brasil ainda é um país muito dependente do transporte rodoviário, seja para o transporte de cargas, seja para o transporte de passageiros. A isso soma-se a falta de um planejamento de mobilidade que possa solucionar os graves problemas de trânsito que os centros urbanos enfrentam.
E como resolver esses problemas? Em que tipo de cidade esperamos viver daqui a 20 anos? Como a tecnologia pode contribuir para melhorar a locomoção nas cidades, com mais segurança e rapidez? Essas e outras questões foram debatidas no seminário “O Futuro das Cidades: políticas públicas para a mobilidade urbana”, realizado nesta quarta-feira (13), em Brasília. O evento foi promovido pelo jornal Valor Econômico.
“Para termos uma ideia da dependência que temos do carro e da sua falta de utilidade na plenitude, podemos ressaltar que um carro passa 95% do tempo útil parado nas garagens ou nos locais de trabalho”, explica Philip Yang, fundador do Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole). Ele participou do painel sobre o planejamento das cidades do futuro e a economia do compartilhamento.
Segundo Yang, precisamos pensar em um futuro que já conte com uma geração que não tenha o carro como bem essencial. Ele explica que, nos Estados Unidos, por exemplo, 250 milhões de carros ocupam um milhão de vagas. “O que poderia ser feito com esse espaço se não houvesse automóveis? Essas áreas poderiam se tornar públicas e, consequentemente, trazer uma nova forma de se viver nas cidades, com qualidade na locomoção e ocupação de espaços que antes eram destinados aos carros.”
Yang ainda frisa que atualmente vivemos uma escravidão do automóvel e que é preciso aumentar os investimentos em logística e conectividade para solucionar o problema. “Somos dependentes de uma única alternativa de locomoção. É preciso haver uma solução que traga uma organização urbana planejada para os cidadãos a fim de que eles, além de se locomoverem com mais rapidez e menos custos, possam tomar esse lugar que antes era destinado ao automóvel.”
Somado a esse planejamento urbano, é preciso buscar soluções de mobilidade urbana. Nesse sentido, a tecnologia dos aplicativos pode garantir soluções para a implantação de formas integradas de transporte urbano. Para isso, no entanto, é preciso haver leis sólidas que garantam o direito de ir e vir, tendo sempre o usuário como grande ator nesse cenário, na visão do advogado e professor de direito administrativo da USP (Universidade de São Paulo), Gustavo Justino de Oliveira.
“Os serviços precisam alcançar o objetivo que é ter o usuário como grande beneficiário. Para isso, precisamos ter qualidade nas leis. A lei precisa ser elaborada a partir da natureza do serviço, deve ser harmônica e agradar a todos os participantes do processo.” Justino ainda defende que a fiscalização dos aplicativos de mobilidade seja feita pela União. Na visão dele, não é competência dos municípios legislar sobre essas tecnologias.
Fonte - Agência CNT de Notícias  13/06/2018

quarta-feira, 13 de junho de 2018

MPF AJUIZA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA OBRAS DO BRT DE SALVADOR

BRT de Salvador   🚌

MPF ajuiza Ação Civil Pública com pedido de Tutela de urgência em face da ,União,CFC (Caixa Econômica Federal),Município de Salvador e Consorcio BRT Salvador para suspender obras do BRT de Salvador e repasses do Gov. Federal.

foto - ilustração
Imagem - Facebook/W Takemoto

Crise de combustível mostra ser possível a Mobilidade Urbana Sustentável

Mobilidade/Sustentabilidade  🚗🚗🚗🚗 🚄 🚇

Redução drástica no nível dos congestionamentos, disponibilidade de vagas de estacionamento, melhoria significativa da qualidade do ar e agilidade nos deslocamentos. Esses foram apenas alguns dos benefícios sentidos pelo cidadão brasileiro, mas que são a realidade do dia a dia de cidades que evoluíram no aparelhamento da mobilidade urbana.

Roberta Marchesi* - ANPTrilhos
divulgação/ANPTrilhos
Nas últimas semanas, em função do desabastecimento de combustíveis provocada pela paralisação dos caminhoneiros, as pessoas que conseguiram se deslocar nas diversas regiões metropolitanas brasileiras tiveram a oportunidade de experimentar os benefícios de uma mobilidade urbana adequada e sustentável. Redução drástica no nível dos congestionamentos, disponibilidade de vagas de estacionamento, melhoria significativa da qualidade do ar e agilidade nos deslocamentos. Esses foram apenas alguns dos benefícios sentidos pelo cidadão brasileiro, mas que são a realidade do dia a dia de cidades que evoluíram no aparelhamento da mobilidade urbana.
Exemplos exitosos de cidades ao redor do mundo, que conseguiram desenvolver verdadeiras redes de transporte a serviço do cidadão, foram estruturadas a partir do transporte de alta capacidade, como é o caso trens, metrôs e VLT, integrados física e tarifariamente com os demais modos de transporte da cidade, especialmente na primeira e última milhas. Nessas cidades, o transporte de passageiros sobre trilhos responde por um percentual de 40 a 45% dos deslocamentos diários da população, contribuindo para a estruturação dos grandes fluxos de transporte, ao mesmo tempo em que garante a rapidez, a regularidade e a maior segurança desses deslocamentos. Aqui no Brasil, por outro do lado, os trens e metrôs são responsáveis por apenas 7% dos deslocamentos diários, mostrando a dependência que o país tem do transporte baseado nos combustíveis fósseis, o que explica os enormes congestionamentos diários que vivenciamos nas grandes e médias cidades.
Enquanto o Brasil todo consolida uma rede de transporte sobre trilhos com cerca de 1000 km, cidades como Londres ou Nova York tem redes superiores a 400 km cada uma, sem falar na expansão acelerada dos países asiáticos. Um pouco mais próximo da nossa realidade na América Latina, a Cidade do México, que teve a sua rede de metrô inaugurada no mesmo ano daquela da cidade de São Paulo, já consolida mais de 220 km em trilhos, enquanto que a nossa maior Metrópole não chega a 80 km.
Para que possamos voltar a sentir os benefícios de uma adequada mobilidade urbana, agora de forma permanente, é preciso que os nossos governantes percebam que não há solução de mobilidade para médios e grandes centros que não envolvam o desenvolvimento de redes de transporte sobre trilhos. Com a proximidade do período eleitoral é fundamental que os novos líderes que se anunciam apresentem propostas concretas para avançar com as redes de mobilidade sobre trilhos no Brasil, priorizando o seu investimento em todas as capitais brasileiras. E cabe a nós, eleitores, votar com sabedoria, buscando eleger líderes com coragem para mudar velhos paradigmas e avançar forma efetiva com a qualidade da mobilidade urbana.
* Roberta Marchesi é Superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Mestre em Economia e Pós-Graduada nas áreas de Planejamento, Orçamento e Logística.
ANPTrilhos via e-mail  13/06/2018

terça-feira, 12 de junho de 2018

Inema notifica Consorcio e Prefeitura de Salvador em obras do BRT

Meio ambiente  🚌

O pedido aconteceu em função de uma inspeção realizada pelo órgão nas obras do BRT no dia 08/06. Em caso de descumprimento da medida, o Inema  deverá aplicar um auto de infração de multa de acordo com o procedimento realizado. 

Da Redação 
ilustração/arquivo
O Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) notificou o Consórcio BRT e a Prefeitura Municipal de Salvador onde pede a paralisação da atividade de supressão da vegetação e qualquer outra que cause impacto na fauna local ou nos rios urbanos,nos locais onde estão sendo realizadas as obras. O pedido aconteceu em função de uma inspeção realizada pelo órgão nas obras do BRT no dia 08/06 .Em caso de descumprimento da medida, o Inema  deverá aplicar um auto de infração de multa de acordo com o procedimento realizado. Qualquer obra em local que envolva a fauna do ambiente, só poderá continuar após a manifestação do Inema sobre a Autorização de Manejo de Fauna e a Outorga de intervenção no corpo hídrico.
O resultado da fiscalização feito pelo Inema foi comunicado e debatida em uma audiência realizada hoje na sede do órgão no CAB com a presença de movimentos sociais e da sociedade civil e Secretário do meio Ambiente do Estado presentes ao evento.
Pregopontocom 12/06/2018

Metrô de Salvador terá funcionamento estendido nesta quarta

Transportes sobre trilhos  🚇

A CCR Metrô Bahia vai ampliar o horário de funcionamento da estação para 0h30, assegurando o embarque de passageiros. Nas demais estações das Linhas 1 e 2, o horário estendido será apenas para desembarque dos usuários. A partida está marcada para 21h45 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Estação Campo da Pólvora de Metrô terá seu horário de funcionamento estendido para garantir a volta para casa de torcedores que forem ao jogo entre Bahia e Corinthians nesta quarta-feira (13). A CCR Metrô Bahia vai ampliar o horário de funcionamento da estação para 0h30, assegurando o embarque de passageiros. Nas demais estações das Linhas 1 e 2, o horário estendido será apenas para desembarque dos usuários. A partida está marcada para 21h45 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.
A CCR Metrô Bahia reforçará a equipe de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) na estação e contará com o apoio da Polícia Militar, que vai reforçar ainda o policiamento nas áreas de acesso e entornos do sistema. Também será feito o monitoramento eletrônico por meio de cerca de 1.900 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, no Centro de Controle Operacional (CCO) e nas Salas de Supervisão Operacional (SSOs) da concessionária.
Com informações da CCR Metrô da Bahia  12/06/2018

Investimento nos trilhos é freado por resistência rodoviária, aponta presidente do Metrô do DF

Transportes sobre trilhos  🚚 🚌 🚄 🚇

Para o presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô), Marcelo Dourado, há um forte lobby do modal rodoviário que impede os investimentos. A discussão surgiu após o Jornal de Brasília publicar matéria mostrando o silêncio das autoridades locais e federais.“De maneira resumida, acontece que há um lobby poderoso do modal rodoviário. Montadoras, empresas de caminhões e ônibus.

Jornal de Brasília
foto - ilustração/arquivo
A ausência de uma linha férrea atuando de forma efetiva no transporte de cargas e de passageiros entre o DF e Goiás é alvo de críticas. Para o presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô), Marcelo Dourado, há um forte lobby do modal rodoviário que impede os investimentos. A discussão surgiu após o Jornal de Brasília publicar matéria mostrando o silêncio das autoridades locais e federais.
Dourado, ex-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), aponta que enquanto trabalhava no órgão federal ele chegou a entregar os estudos para os trens que ligariam Brasília a Goiânia (GO) e Luziânia (GO) e encaminhou para a Agência Nacional de Transportes Terrestres. “Sempre tive o discurso dos trens regionais, seja de passageiro ou de carga. Todos os países desenvolvidos têm trens regionais, o Brasil é o único país continental que não tem”, aponta.
“De maneira resumida, acontece que há um lobby poderoso do modal rodoviário. Montadoras, empresas de caminhões e ônibus. É inacreditável pensar que ao invés de aumentar a malha ferroviária, a do Brasil encolheu. Temos menos de 30 mil quilômetros em todo o país, é muito pouco”, critica Dourado.
Para ele, o resultado disso é único: “o mais grave é a nossa infraestrutura logística de transporte”. “As nossas estradas estão superlotadas e não temos escoamento através do trilho. Se investissem, o preço do transporte, do frete, caíria lá para baixo. Mas ninguém investe e o governo federal não prioriza”, afirma.

Projetos engavetados
O Governo do Distrito Federal, que chegou a fazer reuniões sobre o tema e publicizá-las à época, passou a bola: alegou que a demanda é a nível nacional e não há qualquer secretaria ou órgão local que pudesse responder. A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), por sua vez, apontou que os estudos do transporte de passageiros e de cargas estão sob a responsabilidade da Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT). Esta, por fim, não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Fontes ouvidas pelo JBr. apontaram que os dois projetos são considerados “greenfield”: investimentos que sequer saem do papel. Segundo a fonte, que não quis se identificar, ainda não foi definido como será o projeto da linha férrea de Brasília a Luziânia. Já a ferrovia que ligaria Brasília a Goiânia se trata apenas de “projeto político”.
“São projetos complexos e que requerem muito investimento e vontade pública para acontecer. Demoram décadas para que comecem alguma obra”, afirmou.
O trecho ferroviário que passa atualmente por Brasília integra o corredor logístico Centro-Sudeste e liga à cidade de Alumínio (SP). A concessão é da Ferrovia Centro- Atlântica e as principais cargas que vêm para a capital são minérios, coque (obtido a partir da destilação do carvão mineral) e derivados do petróleo. Por mês, são transportadas 100 mil toneladas.

Ferrovia de Brasília-Goiânia

Conhecido como Expresso Pequi, o planejamento de um trem que ligasse Brasília a Goiânia surgiu em 2003. A expectativa era de que as obras começassem no início de 2017 e teriam um custo de até R$ 7 bilhões, conforme o Jornal de Brasília mostrou dois anos atrás.
O trajeto da linha férrea havia sido definido por órgãos do governo federal, do DF e de Goiás, com 240 quilômetros de trilho tendo a Rodoferroviária de Brasília como ponto estratégico central. O trem transportaria passageiros inicialmente e , depois, cargas.
O projeto dividia a ferrovia em dois tipos de transportes: o regional, que liga Brasília a Goiânia, e o integração ou semiurbano, que faz as linhas DF/Águas Lindas/Santo Antônio do Descoberto e Anápolis/Goiânia. O trem, entre as duas capitais e ramificações, atenderia a uma população estimada de 6,3 milhões de pessoas e a previsão era que transportasse 23,5 mil por dia e 7,3 milhões por ano. As estações seriam integradas ao metrô.
Na época, a própria ANTT afirmou que não havia data para as construções e início da operação, mas que havia “um grande desejo já demonstrado pelos governos do DF e GO para a implantação”.

Linha que ligaria Região Metropolitana
Em 2015, o governo do DF, de Goiás e Federal se reuniram alegando uma ampliação da rede de transporte por trilhos com a interligação entre Brasília e Luziânia. A previsão era de que a ferrovia tivesse 76 quilômetros de extensão, após uma reestruturação no trecho da rodovia GO-010, que atualmente já transporta carga. O intuito do projeto era de diminuir o fluxo de carros e tempo gasto da Região Metropolitana até a capital.
Os beneficiados seriam moradores de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. “Quinze por cento dos trabalhadores do DF residem no Entorno, e é justamente essa parcela significativa que será atendida por essas mudanças”, afirmou Rodrigo Rollemberg em 17 de agosto de 2015.

Saiba mais
Outra alternativa aos carros que está parada é o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Lançado no governo Arruda em 2009, o projeto original previa que o meio de transporte passaria pela W3 Sul e Aeroporto JK. A ideia é que ficasse pronto para a Copa do Mundo de 2014, sediada pelo Brasil.
No entanto, a Justiça determinou a anulação do contrato de execução do projeto após suspeitas de irregularidades no processo de licitação. Cerca de R$ 26 milhões foram liberados pelo Ministério das Cidades para a execução, mas as obras foram paradas ainda em 2009. A única parte que saiu do papel foi o viaduto na altura do Setor Policial Sul.
Fonte - Abifer   12/06/2018

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Bicicletários gratuitos ampliam mobilidade e sustentabilidade do Metrô de Salvador

Mobilidade  🚇  🚲

O modal, que já conta com 33 quilômetros de extensão nas Linhas 1 e 2, permite que os usuários deixem as bicicletas, gratuitamente, em um local seguro e adequado, enquanto trabalham ou fazem outras atividades.Após realizar o cadastro com um dos colaboradores da estação, o usuário, acompanhado de um agente de atendimento e segurança, pode deixar a bicicleta em uma das vagas, com um dispositivo de segurança, como correntes ou travas com segredo. Não há tempo máximo de permanência diária.

Da Redação
foto - Elói Corrêa/GOVBA
Bicicletários instalados nas estações do metrô de Salvador conferem mais mobilidade e sustentabilidade ao sistema de transporte público da terceira maior capital em população do país. O modal, que já conta com 33 quilômetros de extensão nas Linhas 1 e 2, permite que os usuários deixem as bicicletas, gratuitamente, em um local seguro e adequado, enquanto trabalham ou fazem outras atividades.
Após realizar o cadastro com um dos colaboradores da estação, o usuário, acompanhado de um agente de atendimento e segurança, pode deixar a bicicleta em uma das vagas, com um dispositivo de segurança, como correntes ou travas com segredo. Não há tempo máximo de permanência diária.
Atualmente, já são cinco estações com bicicletário na Linha 1 - Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Pirajá -, e duas estações com o serviço na Linha 2 - Detran e Aeroporto. "Além disso, mais dez bicicletários serão entregues para uso, em breve. É um serviço que não tem custo adicional e que vem sendo muito utilizado”, explicou Hamilton Trindade, gestor de Operação e Atendimento da CCR Metrô, empresa responsável pela administração do sistema metroviário.
O instrutor de atendimento Anderson Dias tem bicicleta e não usa, mas confessa que, com a praticidade dos bicicletários do metrô, está pensando em mudar a rotina. “O bicicletário do metrô é seguro e garantido. É uma excelente opção”, avalia.
Vale ressaltar que bicicletas que permaneçam por mais de 72 horas consecutivas, nos bicicletários, serão removidas e doadas, pela CCR Metrô. O cadastro requer documento com foto do responsável. Se outra pessoa utilizar a mesma bicicleta, os dados desse segundo usuário também deverão constar no cadastro. O horário de funcionamento dos bicicletários é o mesmo das estações de metrô, das 5h às 00h.

Vá de Bike
Nos finais de semana, os ciclistas contam com uma opção a mais. Em execução há pouco mais de um mês, a campanha Vá de Bike permite o embarque das bicicletas no metrô, aos sábados, a partir das 14h, e nos domingos e feriados, o dia inteiro. Hamilton lembra que, neste primeiro mês, “foram 150 bicicletas registradas, em média, nos finais de semana”.
Os domingos registraram o maior pico de utilização, com 77% da demanda, restando os 23% restantes para sábados e feriados. As estações com maior número de embarque de bicicleta - que só pode ser feito pela última porta do vagão - são Lapa, Pernambués, Imbuí e Aeroporto.
Com informações da Secom BA  11/06/2018

domingo, 10 de junho de 2018

Não ao BRT de Salvador - Lapa/Lip

Sustentabilidade  🌱🌴🚌

O BRT de Salvador,Lapa/Lip,além de ser o projeto mais caro do país por km/construído,R$820 milhões por 9,5 km de extensão e 9 estações com elevados e viadutos que incluem 4 faixas para o transporte individual e apenas duas destinadas aos ônibus,terá consequências desastrosas para o meio ambiente com a supressão de 579 árvores, o tamponamento (encapsulamento) de dois rios urbanos o Camarajipe e o Lukaia, e a consequente impermeabilização do solo com agravamento de grandes alagamentos e enxurradas durante os períodos chuvosos. Além de não existir uma demanda que justifique o projeto conceitual,a 1ª faze que compreenderá apenas 2,9Km custará em torno de R$377 milhões.






Dados fornecidos pelo Ministério das Cidades