PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 12 de maio de 2018

Primeiro túnel de Elon Musk está quase pronto – e ele está oferecendo passeios gratuitos

Transportes sobre trilhos  🚅

Um novo dia, uma nova ideia genial de marketing de Elon Musk. Em um post Instagram, Musk anunciou que planeja oferecer passeios livres na The Boring Company’s, o primeiro túnel – que ele descreveu como “quase pronto.”: “Como mencionado em mensagens anteriores, uma vez totalmente operacional, o sistema irá sempre dar prioridade à passagens para pedestres e ciclistas por menos do que o custo de um bilhete de ônibus“.

Engenhariae.com

A Companhia vai oferecer passeios no túnel sob a Los Angeles, na Califórnia mas ainda conta com aprovações regulamentares que devem ser aprovadas nos próximos meses. Elon Musk agradeceu as pessoas que foram envolvidas no projeto, e disse: “Um forte apoio de, autoridades e reguladores públicos eleitos é fundamental para o sucesso.”
Como sempre faz, Musk respondeu a algumas perguntas sobre o projeto no Twitter. Ele disse que a empresa já começou a trabalhar em uma rota entre Nova York e Washington DC, e que eles esperam para começar a trabalhar em uma rota entre Los Angeles e San Francisco em 2019.
Musk explicou que um seria um hyperloop com “viagens pressurizadas em túneis a vácuo estão próximas“, e que os passageiros nessa rota seria capaz de viajar mais rápido do que se estivessem em um avião.
A Companhia em uma página de perguntas mais frequentes diz que o túnel está em teste inicial em Hawthorne, Califórnia. De acordo com o Los Angeles Times, em abril, uma comissão de obras públicas do Conselho Municipal aprovou por unanimidade uma isenção de licença ambiental para um túnel de quase 4,5 quilômetros.
Fonte - Revista Amazônia  11/05/2018

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Porque ser contra o BRT de Salvador

Mobilidade  🚌🚏

Elevados e viadutos com apenas 2 faixas para os ônibus e 4 faixas para o transporte individual,para quem servirá essa obra realmente?.... para beneficiar a população que precisa e depende do transporte público? (40% da população da cidade anda a pé,por incapacidade financeira de suportar o custo das tarifas do transporte ou até pela deficiência do mesmo,apenas 18% usam o transporte individual) ou supostamente para de maneira indireta, sobre o rótolo do BRT beneficiar o transporte individual e a industria do concreto????....

Salvador Sobre Trilhos

É preciso que a população da cidade (Salvador BA) fique mais atenta a esse debate,principalmente aqueles que,por engano ou falta de informação defendem esse projeto extremamente equivocado e e de custo altíssimo.Será ele realmente uma solução para beneficiar os usuários do transporte público,ou apenas uma maneira de favorecer mais uma vez o transporte individual?... Não se combate "engarrafamentos" e "congestionamentos" no trânsito ampliando o numero de viadutos,de  elevados,ou até mesmo o numero de faixas nas vias existentes, pois quanto mais se abre espaços, certamente aparecerão muito mais carros e consequentemente mais engarrafamentos e um trânsito em constante colapso. A solução passa pelo uso racional do transporte individual e a oferta de um sistema de transporte público de qualidade,com frequência estável e regulada,racional,confortável,com acessibilidade universal,e horários definidos e regulados.Para o momento uma alternativa ao BRT,pode ser o sistema BHLS (Bus with High Level of Service) já bastante utilizado em cidades de diversos países no mundo e também em algumas  cidades brasileiras.Um sistema de ônibus operado seguindo o conceito troncal do BRT, mais usando a infraestrutura já existente (dispensando grandes obras caras e pesadas) bem como,faixas exclusivas (existentes ou implantadas) ao lado direito da via,com fiscalização eletrônica "rígida" para evitar invasões,sistema semafórico inteligente para priorizar a passagem dos ônibus nos cruzamentos,adequação das baias nas paradas para ônibus articulados ou alongados,uso de ônibus com "piso baixo" (melhora a acessibilidade,diminui o tempo de permanência nas paradas,diminuindo assim o tempo de viagem,o custo operacional e a poluição ambiental),suspensão pneumática,câmbio automático e motorização traseira ou central (Hibrida ou elétrica).Isolar uma das faixas da pista para dedica-la exclusivamente ao transporte público (aumentando dessa maneira a velocidade média dos ônibus) é uma maneira inteligente já bastante usada para restringir o uso do transporte individual nos grandes centros urbanos,diminuindo o espaço reservado para o mesmo,ou seja,á lógica é realmente criar dificuldades para o transporte individual em benefício do transporte público.O sistema BHLS (sigla em inglês para ônibus de serviço de alto nível),não deve ficar restrito única e exclusivamente apenas como uma alternativa para este caso específico do BRT Lapa/Lip em Salvador,é também uma solução que pode e deve ser utilizada como medida genérica para toda a cidade complementado como o sistema BRS (Bus Rapid Service) compondo uma rede integrada de transportes em conjunto com o Metrô,o VLT(subúrbio),ônibus metropolitanos,sistemas de transportes aquaviários,sub-sistemas alimentadores e complementares.A integração física e tarifária é a principal ferramenta e muito importante para a racionalização,agilidade e sucesso de toda a operação do sistema,e deverá  estar ancorada na implementação do uso do bilhete único "por tempo de permanência no sistema", sem limite de viagens dentro do período de vigência,com bilhetes ou cartões,com tempos e valores variados.A contestação da proposta do BRT Lapa/Lip,não é um movimento pura e simplesmente contra o BRT, mas sim contra a desastrosa maneira como esta sendo proposto e os danos que serão causados,principalmente ao meio ambiente,que serão irreparáveis e danosos para o futuro da cidade e para as próximas gerações,que herdará uma cidade com uma paisagem urbana cinza e poluída,incluindo-se ai o tamponamento de rios urbanos.Um outro fato importante será a criação de dificuldades extremas a necessidade da implantação no futuro próximo de um novo sistema de transporte no local mais adequado a realidade do momento,que poderá tronar-se inviável pois certamente dificultara a sua implantação tornando-a extremamente cara,em função da falta de um planejamento estratégico adequado com visão para médio e longo prazo.
Salvador Sobre Trilhos  11/05/2018

infográfico/Sistema operacional de BRT

infográfico/BHLS

infográfico/BHLS

Canteiro central da
Av. Juraci Magalhães Jr onde passará
o corredor de BRT
Canteiro central da
Av. Juraci Magalhães Jr onde passará
o corredor de BRT













VEJA TAMBÉM - BRT de Salvador- "um telhado sem casa"

Ônibus inteligentes para São Paulo

Mobilidade  🚌

Quase dez milhões de pessoas são transportadas nos mais de 13.500 ônibus da cidade de São Paulo. Ao fim de um ano, o número de passagens chega a 2,86 bilhões, entre pagas e gratuitas. Em número de linhas, a rede deverá passar das atuais 1.339 para 1.193 rotas com o novo edital. As empresas vencedoras da licitação poderão operar pelo prazo de vinte anos. A promessa de que a vida dos passageiros vai melhorar é isso – promessa, e está aquém das necessidades da metrópole.

Vivien de Mello Suruagy* - Portogente
foto - ilustração
Novo edital de concessão lançado pela Prefeitura pretende modernizar o serviço de ônibus na cidade de São Paulo ao reduzir o número de veículos e de linhas, obrigar a instalação de wifi, conexão USB, ar-condicionado e outras exigências. Mas, apesar de todas as novidades, as alterações não deverão alterar muito a rotina de sofrimento atual dos passageiros.
O maior deles é a superlotação, seguido da espera angustiante nos pontos ou a longa duração das viagens – em 2016, um levantamento do Ibope mostrou que, na média, os usuários do transporte público paulistano gastaram 3h11 por dia para percorrer seus trajetos.
Quase dez milhões de pessoas são transportadas nos mais de 13.500 ônibus da cidade de São Paulo. Ao fim de um ano, o número de passagens chega a 2,86 bilhões, entre pagas e gratuitas. Em número de linhas, a rede deverá passar das atuais 1.339 para 1.193 rotas com o novo edital. As empresas vencedoras da licitação poderão operar pelo prazo de vinte anos. A promessa de que a vida dos passageiros vai melhorar é isso – promessa, e está aquém das necessidades da metrópole.
São Paulo poderia entrar realmente na era moderna desse transporte se incorporasse nova tecnologia à disposição baseada em infraestrutura de telecomunicações ,já testada e aprovada em várias cidades pelo mundo, como Barcelona, Londres, Lisboa, Amsterdam, Copenhagen, Oslo, Estocolmo, Seul, Singapura, Hong Kong ou Bogotá. Se a intenção é mesmo a de oferecer melhor qualidade de vida aos paulistanos, que se faça uma reforma completa, com uso intensivo dessas inovações.
Ônibus inteligentes, dotados de tecnologia de última geração, podem rodar pela cidade transmitindo informações a uma Central de Operações: se já estão com a lotação máxima (evitando o desconforto da superlotação), se os pontos estão cheios, se há obstáculos em faixas e corredores.
Essa Central, por meio de painéis eletrônicos instalados nos pontos, pode informar aos passageiros o tempo de espera até o próximo ônibus, enviando ao motorista um aviso para não parar após atingir a lotação e, principalmente, redistribuindo a frota de forma dinâmica: ônibus de linhas menos congestionadas fariam as rotas mais adensadas.
Com essa fluidez em tempo real e sob demanda, os ônibus teriam a velocidade média aumentada, com mais conforto aos usuários, maior confiabilidade e melhora na imagem da empresa. O uso intensivo das telecomunicações permite a melhoria sensível da qualidade do sistema.

Mas vão muito além os benefícios para os passageiros e os operadores do sistema. Por exemplo, na qualidade do serviço:
-- maior regularidade e redução dos tempos de espera;
-- acesso às informações por parte do usuário através de web, smartphones, painéis em veículos e paradas;
-- serviço Wifi de qualidade e de graça para os usuários;
-- maior segurança para as linhas noturnas e ou em regiões de conflitos.
Dessa forma haverá melhora da imagem e do serviço da empresa, além de incremento da demanda.

Sobre a gestão da rede:
-- controle da operação em tempo real. Pontualidade e confiabilidade;
-- melhoria da gestão da operação: acompanhamento de desvios dos horários reais e regularidade do serviço; cumprimento de níveis de serviço requerido (redução de multas ao concessionário);
-- aproveitamento intenso de recursos: melhora de produtividade e redução do custo por quilômetro percorrido;
-- economia em virtude de melhor planificação do serviço, o que possibilitará a otimização de horas de veículo e condutor ;
-- Melhor gestão das incidências, tempo de resposta para a restauração da normalidade;
-- informação do serviço: geração de dados de alta confiabilidade e desagregação à Dados precisos para a atenção de reclamações;
-- coordenação dos meios auxiliares da operação: carro-oficina, veículos auxiliares, pessoal de inspeção.

Sobre custos globais:
-- redução de sanções por parte do órgão regulador-supervisor por uma maior confiabilidade da operação (+/-70%);
-- diminuição de fraudes na parte da bilhetagem (+/-80%);
-- a vídeovigilância aumenta o número de passageiros, que se sentem mais seguros (+/-20%);
-- economia de combustível: pelo controle de rotas, otimização dos percursos, eficiência (+/-30%);
-- menor custo ambiental (diminuição de poluentes do sistema) (+/-25%).

Como o sistema é homologado, completamente integrado e com protocolos abertos, haverá garantia de sucesso (sistema provado e com garantias técnicas de funcionamento). Isso permitirá integrações com futuros sistemas da Prefeitura, o cumprimento integral do definido no edital e no futuro contrato de concessão. Além disso, a integração permite gerar informações completas de todos os elementos do sistema.
Enfim, é o transporte do futuro, mas já em pleno uso em cidades do Primeiro Mundo e também entre os emergentes. A cidade não pode perder o bonde da história, a melhor oportunidade para fazer o sistema avançar e oferecer bem-estar a uma população que perde tanto tempo de sua vida sofrendo na espera e durante sua viagem de ônibus.
Os paulistanos merecem.
*Vivien de Mello Suruagy, eengenheira e presidente da Federação das Empresas Prestadoras de Serviços em Telecomunicações (Feninfra) e do Sinstal (sindicato nacional da categoria)
Fonte - Portogente  11/05/2018

A CCR realizará serviço em trecho da Linha 2 do Metrô de Salvador neste final de semana

Transportes sobre trilhos  🚇

Os serviços que serão realizados no sábado e no domingo provocarão alterações no intervalo de tempo entre as viagens na Linha 2 do Metrô de Salvador

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CCR Metrô Bahia informa que, em decorrência de serviço em trecho da Linha 2 - entre Pernambués e Imbuí, a ser realizado a partir das 20h deste sábado, (12), até às 14h do domingo, (13), o intervalo de tempo entre os trens da Linha 2 sofrerá alteração. No sábado, a partir das 20h, o intervalo entre os trens será de até 20 minutos. Já no domingo, das 5h às 14h, o tempo entre um trem e outro será de até 12 minutos. A partir das 14h o intervalo entre os trens estará normalizado. A operação na Linha 1 não será afetada.
Com informações da CCR Metrô Bahia  11/05/2018

Obra de requalificação da Rua Chile prevê rebaixamento da rede elétrica

Infraestrutura  💡

Para o início das obras, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) aguardava a aprovação do projeto de arqueologia para o rebaixamento da fiação encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que a área é tombada pelo órgão.O trecho de 500 metros da rua Chile passará por serviços que incluem vala única, que consiste no rebaixamento da rede elétrica, de iluminação e de telecomunicações; com isso toda a fiação além da rede de gás passará a ser subterrânea.A pavimentação da Rua Chile voltará a ser em paralelepípedo. 

Da Redação
Divulgação/Secom BA
A primeira rua do Brasil, localizada no Centro Histórico de Salvador, a Rua Chile passará por intervenções que irão deixar o local totalmente repaginado. Nesta sexta-feira (11), o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias, se reuniu com o diretor do Hotel Fera Palace, Paulo Marques, para discutir o impacto e o cronograma da obra.
Segundo o gestor da Dircas, a expectativa é de que a obra seja iniciada em breve e deve durar quatro meses. “Hoje viemos alinhar o cronograma executivo da obra e articular ações que minimizem o impacto para os comerciantes e o principal empreendimento instalado na Rua Chile, que é o Hotel Fera Palace. A partir dessa obra, viabilizamos a implantação de uma infraestrutura que até então não existia e retiramos a poluição visual dos imóveis tombados dessa região”, esclarece.
O trecho de 500 metros da rua Chile passará por serviços que incluem vala única, que consiste no rebaixamento da rede elétrica, de iluminação e de telecomunicações; com isso toda a fiação passará a ser subterrânea. Haverá também a implantação da rede de gás. Além disso, a pavimentação da Rua Chile voltará a ser em paralelepípedo.
Para o início das obras, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) aguardava a aprovação do projeto de arqueologia para o rebaixamento da fiação encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que a área é tombada pelo órgão. A Conder foi notificada da autorização no último dia 4 de maio.
As obras no local fazem parte das ações do Governo do Estado por meio do projeto 'Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador', que entre as ações prevê a pavimentação de vias e requalificação de calçadas com melhorias na acessibilidade. A intervenção na Rua Chile faz parte do lote 2 do projeto, que inclui além da área do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Nesta etapa serão investidos R$ 42,9 milhões na recuperação de 89 vias. O investimento total na recuperação das ruas do Centro Antigo da capital baiana é de R$ 124 milhões, contemplando mais de 270 vias.
Para o diretor do Fera Palace, Paulo Marques, a obra representa um novo momento para a região do Centro Histórico. “Realizamos um investimento de R$ 60 milhões na Rua Chile, a partir da abertura do hotel, para reavivar um prédio icônico de 1934. Essas intervenções representam uma contrapartida do Governo do Estado para completar a revitalização que defendemos. É uma obra fundamental para que possamos oferecer mais conforto e comodidade para nossos hóspedes, além de que toda a cidade ganha com esse investimento”, ressalta.
As obras de requalificação já foram iniciadas nas ruas Visconde de Itaparica, Ruy Barbosa, Vassouras, Tesouro e Curriachito. Mais dez ruas que ficam no entorno da Rua Chile receberão o serviço. Ao todo, 18 ruas que estão em área tombada devido ao alto valor histórico e cultural e reconhecidas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade serão beneficiadas.
Com informações da Secom BA  11/05/2018

quinta-feira, 10 de maio de 2018

O Brasil optou por ser pobre

Ponto de Vista 🔍

Pobre Brasil, artigo assinado pelo diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, e publicado em O Estado de São Paulo, em 5 de maio último, é uma chuva de meias verdades que não dá para ser levada a sério. Mesmo usando esse tipo de declaração por suas convicções equivocadas ou interesseiras, na medida que tem parte de realidade, a meia verdade engana mais que a mentira.

Portogente
Processo de privatização da Eletrobras é conduzido por
Moreira Franco,ministro citado em delações premiadas.
foto -  José Cruz/ Agência Brasil.
O texto carece de referencial e de um sistema de coordenadas para lhe localizar na conjuntura e contexto brasileiros. O estado moderno fiscalizador e regulador que Pires apregoa já existe no País. Há pouco tempo, diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Anta) foram denunciados de atuarem de forma abusiva e pessoal em decisões estratégicas. Opinião mais abalizada que a do diretor da CBIE sobre regulação tem o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) que disse haver indícios de uma "ação de mafiosos" dentro da agência.
Ao falar que a Lava Jato mostrou que os verdadeiros proprietários da Eletrobras sempre foram os políticos e os sindicatos, omitiu que a corrupção a que ele se refere é um triunvirato, do qual também fazem parte empresários-investidores criminosos, como bem demonstrou Marcelo Odebrecht. Enquanto se observar a lâmpada no teto de dentro do trem em movimento, de fato ela está sem movimento para ele. Por isso, suas teses são muito desorientadas e planas, em um mundo global.
Por óbvio o Brasil deve ter uma visão multilateral, suficiente e madura para bem acolher capitais privados interessados em investir principalmente em infraestrutura. Afinal, estamos falando de um País que esta semana foi demonstrar nos Estados Unidos aviões movidos à energia elétrica e, portanto, não se ilude com discursos simplistas, como o do diretor do CBIE.
Defender a privatização do setor energético nacional conduzido pelo ministro Moreira Franco, citado nas delações premiadas dos executivos da Odebrecht, é falta de referência e consideração com a inteligência da sociedade brasileira. É subestimar muito a capacidade de reflexão, até de um gato angorá.
Ante este cenário, é bem provável que Paulo Francis se vivo e ao ler o artigo do diretor da CBIE, voltaria a dizer sua célebre frase que o Brasil optou por ser pobre.
Fonte - Portogente  10/05/2018

Para ler o artigo => Pobre brasil

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Inaugurada a primeira fase da rede de bondes (VLT) em Sétif na Argélia

Transportes sobre trilhos  🚄

Os bondes  bidirecionais com piso baixo total têm 44 m de comprimento, 2 600 mm de largura com capacidade para 302 passageiros e com sete seções, têm seis portas duplas e duas portas individuais por lado e estão equipados com ar-condicionado e CCTV.

Da Redação
foto - ilustração/skyscrapercity
A primeira fase da rede de bondes (VLTs) em Sétif, foi inaugurada em 8 de maio na Argélia. A linha leste/oeste com 15,2 km teve a sua construção iniciada em maio de 2014 após o contrato assinado entre a Entreprise Métro d'Alger e o consórcio de Yapi Merkezi/Alstom para construir uma rede de bondes (VLTs).
A joint venture Cital da Ferrovial (41%), Entreprise Métro d'Alger (10%), Alstom Transporte França (43%) e Alstom Algérie (6%) forneceu 26 bondes (VLTs) Citadis montados em sua fábrica em Annaba. Os bondes bidirecionais com piso baixo total,têm 44 m de comprimento e 2 600 mm de largura com capacidade para 302 passageiros.Os bondes com sete seções têm seis portas duplas e duas portas individuais por lado e estão equipados com ar-condicionado e CCTV.
A Alstom também forneceu o equipamentos de sinalização e telecomunicações, SCADA, um centro de controle de operações, uma subestação de alta tensão, bem como equipamentos para as subestações elétricas, bilhetagem e rede aérea.
Uma outra linha,norte-sul,com 6,2 km,conectando Mostafa Benboulaid na linha existente com a Zona Industrial será a segunda fase da rede.
Com informações do Metro Report International  09/05/2018

Veja como ficarão as linhas metropolitanas que serão readequadas para novo ponto em Lauro de Freitas

Mobilidade  🚌 🚇

Técnicos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Transporte, Energia e Comunicações da Bahia (Agerba) redistribuíram as linhas entre o ponto já existente, na Avenida Santos Dumont (no viaduto que dá acesso a Lauro de Freitas), e o novo local definido pela prefeitura. 

Da Redação
foto - Ascom/Prefeitura de L.de Freitas
Nos próximos dias, 16 linhas de ônibus metropolitanos que realizam integração com a Estação Aeroporto vão passar a realizar paradas em novo local. Definido pela prefeitura de Lauro de Freitas, o novo ponto será instalado próximo à concessionária Honda.
Técnicos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Transporte, Energia e Comunicações da Bahia (Agerba) redistribuíram as linhas entre o ponto já existente, na Avenida Santos Dumont (no viaduto que dá acesso a Lauro de Freitas), e o novo local definido pela prefeitura. A Agerba determinou o escalonamento das linhas com o intuito de auxiliar a operação conjunta, que visa melhorar a mobilidade naquela região.
A partir da próxima semana as linhas 138.URB, 889.UAR, 889.URB, 889A.URB, 889A2.URB, 889E.URB, 807.URB, 857.URB, 857I.URB, 840.URB, 840A.URB, 841.URB, 841A.URB, 842.URB, 842A.URB e 937.URB passam a fazer ponto no novo local. As demais linhas continuam a parar no viaduto, próximo a Estação do Metrô (Confira a tabela). 


Terminal de Integração do Aeroporto
Com obras em andamento, o terminal de integração do aeroporto, localizado no canteiro central da Estrada do Coco, um pouco mais a frente da estação, tem previsão de ser entregue no mês de julho. A atual distribuição de linhas entre os dois pontos de parada é temporária, e após a entrega do terminal as linhas terão baias identificadas, adequadas ao embarque e desembarque de passageiros. A estimativa é que 90% das linhas que atualmente fazem parada nas avenidas de Lauro de Freitas deixem de utilizar os pontos de rua e passem a realizar paradas exclusivamente no terminal.
Com informações da Sedur BA  09/05/2017

Tarifa dos trens de João Pessoa passa a custar R$1 nesta sexta, 11

Transportes sobre trilhos  🚄

A recomposição da tarifa também ocorrerá nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Maceió e Natal. Em todo o país, tarifas de transportes públicos sofrem reajustes baseados, normalmente, em índices inflacionários. Em João Pessoa, Maceió e Natal as tarifas estão congeladas há 15 anos; em Belo Horizonte há 12 anos e em Recife há seis.

CBTU
Divulgação/CBTU
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que a tarifa do sistema de trens urbanos de João Pessoa passará a custar R$ 1,00 (Hum real) a partir desta sexta feira, dia 11 de maio. A recomposição da tarifa também ocorrerá nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Maceió e Natal. Em todo o país, tarifas de transportes públicos sofrem reajustes baseados, normalmente, em índices inflacionários. Em João Pessoa, Maceió e Natal as tarifas estão congeladas há 15 anos; em Belo Horizonte há 12 anos e em Recife há seis.
Com isso, a receita obtida pelo serviço de transporte metroferroviário não evoluiu de forma compatível com o aumento de seus custos, sendo necessária aplicação do presente reequilíbrio financeiro. A recomposição das perdas inflacionárias busca o fortalecimento do transporte de passageiros sobre trilhos, sendo medida fundamental para continuidade da operação e manutenção do serviço prestado.
Desta forma, seguindo orientação do Ministério do Planejamento, o Conselho de Administração da Companhia (CONAD) aprovou a recuperação das perdas inflacionárias. Ficando a nova tarifa em Belo Horizonte em R$ 3,40, em Recife R$ 3,00 e em João Pessoa, Natal e Maceió R$ 1,00.
A recomposição das perdas inflacionárias reflete em valores inferiores aos praticados pelo sistema rodoviário e visa o equilíbrio entre o custo operacional e o preço pago pelo usuário, bem como a manutenção do caráter social do serviço metroferroviário prestado pela CBTU, finalidade principal desta Companhia.
Fonte - CBTU  09/05/2018

Ônibus Flecha viaja pelo Brasil para celebrar aniversário

Historia do ônibus  🚌

O Flecha vai percorrer vários trajetos, saindo de São Paulo, Campinas, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Franca, São José do Rio Preto, Poços de Caldas, Curitiba, entre outros.

Portogente
Divulgação - Cometa
Ícone entre os anos 1960 e 1970, o ônibus Flecha, da Viação Cometa, volta às estradas em comemoração aos 70 anos da empresa.
Serão 70 destinos realizados por um ônibus totamente remodelado, entre os dias 01 de maio e 12 de junho.

O Flecha vai percorrer vários trajetos, saindo de São Paulo, Campinas, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Franca, São José do Rio Preto, Poços de Caldas, Curitiba, entre outros.
Todos os destinos e horários podem ser acessados no site: http://www. viacaocometa. com.br/viagem-flecha
Fonte - Portogente  09/05/2018

terça-feira, 8 de maio de 2018

Metrô em Lauro de Freitas: esquema de acesso à Estação Aeroporto terá novo ponto de ônibus

Transportes sobre trilhos  🚌 🚇

A medida busca melhorar o trânsito do local e, principalmente, evitar a sobrecarga do ponto situado no viaduto. Assim, parte das linhas que seguem sentido Litoral Norte terá ponto de parada no ponto do viaduto, e outra parte no novo ponto. A lista das linhas será divulgada nos próximos dias, antes do início da operação. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Parte das 31 linhas dos ônibus que estão parando provisoriamente na Avenida Santos Dumont (no viaduto para acesso a Lauro de Freitas) para fazer a integração com o metrô, será redistribuída para um novo local, a partir da próxima semana. A medida busca melhorar o trânsito do local e, principalmente, evitar a sobrecarga do ponto situado no viaduto.
Com isso, a região passará a contar com dois pontos - o atual, do viaduto, e um novo, instalado em frente à concessionária de motos Honda, onde ficava a passarela provisória de acesso à estação de metrô, desmontada no último final de semana. Assim, parte das linhas que seguem sentido Litoral Norte terá ponto de parada no ponto do viaduto, e outra parte no novo ponto. A lista das linhas será divulgada nos próximos dias, antes do início da operação.
Os técnicos dos órgãos envolvidos na operação já estão em campo para dar início à requalificação da área que abrigará o novo ponto, para fazer o remanejamento das linhas. O novo ponto terá três baias de embarque e toda a estrutura necessária para garantir a segurança e o conforto dos passageiros. Além disso, a sinalização na via está sendo reforçada com a indicação de faixas e a instalação de tachões de trânsito para que os motoristas evitem trafegar nas 4ª e 5ª faixas da direita, destinadas exclusivamente aos ônibus.
As ações foram definidas de forma conjunta pelo Governo do Estado, CCR Metrô Bahia e a Prefeitura de Lauro de Freitas para melhorar o esquema provisório de acesso à Estação do Aeroporto, enquanto o terminal de integração com os ônibus segue em obras com previsão de inauguração para julho.

Terminal de Integração do Aeroporto

Desde o início da operação da Estação Aeroporto, inaugurada na última quinta-feira (26), a integração com as linhas de ônibus está sendo feita provisoriamente nos pontos situados na rua Dr. Gerino de Souza Filho, no sentido Salvador, e nos pontos da Avenida Santos Dumont (ponto do viaduto), próximos ao acesso da passarela para a estação do metrô, no sentido Lauro de Freitas.
No total, são 45 linhas metropolitanas e nove urbanas (de Salvador) que passam pelos pontos que se integram à Estação Aeroporto. Com a inauguração do Terminal de Ônibus do Aeroporto, que deve ser entregue em julho deste ano, estima-se que 90% das linhas vão deixar de utilizar esses pontos.
Com informações da Secom BA  08/04/2018

Novas obras do VLT são orçadas em R$ 19,4 milhões

Transportes sobre trilhos  🚄

Os serviços estão avaliados em R$ 19,48 milhões e serão pagos com recursos do Tesouro do Estado. As propostas das empresas interessadas em participar do certame serão abertas no próximo dia 6 de junho, na Central de Licitações de Ceará, localizada no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, em Fortaleza.

O Povo
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Ceará lançou edital de licitação do tipo menor preço para a execução das obras complementares do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe. Os serviços estão avaliados em R$ 19,48 milhões e serão pagos com recursos do Tesouro do Estado. As propostas das empresas interessadas em participar do certame serão abertas no próximo dia 6 de junho, na Central de Licitações de Ceará, localizada no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, em Fortaleza.
De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), os trabalhos deverão ser concluídos em dez meses, contados a partir do recebimento da ordem de serviço. O prazo pode ser prorrogado, sendo a vigência do contrato de 22 meses. Os preços previstos são fixos, sem reajuste por 12 meses. Os valores serão corrigidos depois.
Atualmente, o ramal Parangaba-Mucuripe está em operação assistida, com transporte de passageiros de forma gratuita, no trecho que liga as estações Parangaba e Borges de Melo. A operação ocorre de 6 horas ao meio-dia, de seguda a sexta-feira. Nesse trecho, as obras estão concluídas.
O trecho entre as estações Borges de Melo e Iate segue em obras e está em operação experimental, sem passageiros, entre as estações Borges de Melo e São João do Tauape. A expectativa do Governo é concluir essa parte até o fim deste ano. Já os serviços da passagem inferior da avenida Borges de Melo devem ser finalizados neste semestre.
Com investimento total previsto de R$ 380 milhões em obras, o ramal Parangaba-Mucuripe terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. Ao todo, são dez estações: Parangaba; Montese; Vila União; Borges de Melo; São João do Tauape; Pontes Vieira; Antônio Sales; Papicu; Mucuripe e Iate.
O VLT Parangaba-Mucuripe integra o Metroviário do Ceará, do qual também fazem parte a Linha Sul e a Linha Leste, em Fortaleza, o VLT da Linha Oeste, que liga a Capital cearense à Caucaia, e os metrôs do Cariri e Sobral.

Do Tempo da Copa
A obra do VLT Parangaba-Mucuripe deveria ter ficado pronta para a Copa do Mundo de 2014, integrando o pacote de mobilidade urbana.
Fonte - Revista Ferroviária  08/05/2018

Metrô de Salvador, o moderno transporte metropolitano

Transportes sobre trilhos  🚇

Metrô: moderno transporte Metroplitano - A parceria público-privada entre o Estado e a CCR, que já havia superado os obstáculos técnicos, financeiros e burocráticos que travavam as “inacabáveis” e desacreditadas obras da Linha 1, alcançou um resultado extraordinário e inédito no País, ao implantar os 21 km da Linha 2 em menos de três anos de obras, conquista destacada por especialistas em publicações e eventos no Brasil e exterior.

Eduardo Copello* - Abifer
foto - ilustração/arquivo
Com a inauguração da Estação Aeroporto, o Metrô da Bahia torna-se, de fato, um Sistema de Transporte Metropolitano, dos mais importantes do País. O cidadão passa a contar com a previsibilidade de chegar ao aeroporto no horário de embarque do seu voo, sem sobressaltos. Para quem sai da Estação Lapa, no centro de Salvador, a viagem é de até 38 minutos, incluindo o tempo para o câmbio de linhas na Estação Acesso Norte. Mesmo tempo leva o cidadão de Lauro de Freitas para chegar ao centro da capital. Quem está na região da Av. Tancredo Neves, alcançará a Estação Aeroporto em 24 minutos. Além da rapidez, o metrô é um transporte seguro e confiável.
A parceria público-privada entre o Estado e a CCR, que já havia superado os obstáculos técnicos, financeiros e burocráticos que travavam as “inacabáveis” e desacreditadas obras da Linha 1, alcançou um resultado extraordinário e inédito no País, ao implantar os 21 km da Linha 2 em menos de três anos de obras, conquista destacada por especialistas em publicações e eventos no Brasil e exterior. É importante reconhecer a performance das equipes da concessionária e do estado, lideradas pelo governador Rui Costa, com sua vibrante e obstinada atuação para melhorar a mobilidade urbana, mesmo num cenário de escassez de recursos financeiros.
São mais de R$ 10 bilhões em investimentos, o maior volume aplicado no setor em toda a história da Bahia. Além do metrô, um conjunto de obras como a Via Expressa, a nova Av. Mário Sérgio e as duas vias transversais, em implantação, interligando a orla atlântica ao subúrbio ferroviário. A avenida Paralela ganhou mais fluidez e segurança, com os novos viadutos, vias marginais e passarelas, possibilitando a remoção dos semáforos e dos antigos retornos pelo canteiro. Em Lauro de Freitas, além dos viadutos implantados pelo metrô, a via metropolitana será uma nova opção expressa para se alcançar a Linha Verde.
O foco agora está na implantação da extensão do metrô, de Pirajá a Águas Claras e do novo sistema para ampliar e substituir o trem do subúrbio, ligando o Comércio ao bairro Ilha de São João, no município de Simões Filho, em fase de licitação. Nos próximos dias serão entregues as obras complementares do metrô, como o Terminal de Integração do Aeroporto, as últimas passarelas e o parque linear do canteiro da Avenida Paralela, com amplos mosaicos paisagísticos, iluminação e moderna ciclovia e pista para caminhada.
Os 300 mil acessos diários ao metrô já colocam a Bahia no 4º lugar em viagens sobre trilhos no Brasil, algo impensável há apenas quatro anos. Os baianos já podem se orgulhar do seu metrô, um transporte moderno, integrado, sem emissões gasosas, acessível e com amplas vantagens para o cidadão!
*José Eduardo Ribeiro Copello é o presidente da Companhia de Transportes da Bahia.
Fonte - Abifer  07/05/2018

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Deputada Luciana Santos denuncia ao Parlamento Europeu ‘ruptura democrática no Brasil’

Política  👀

A presidente do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, deputada Luciana Santos, denunciou a “ruptura da democracia no Brasil” durante debate no seminário Mercosul: Democracia sob Ataque, realizado na sede do Parlamento Europeu.

Sputnik
Tânia Rêgo/Agência Brasil/Fotos Públicas
No encontro em Bruxelas, com o grupo parlamentar europeu Esquerda Unitária/Esquerda Verde Nórdica, a deputada Luciana Santos falou também sobre judicialização da política e repressão a movimentos sociais.
De volta a Brasília, ela concedeu entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, em que afirma que “nós vivemos um verdadeiro estado de exceção”.
“Há dois anos vimos a interrupção de um projeto nacional e popular da primeira mulher eleita presidenta do nosso país, que teve 54 milhões de votos e foi vítima de um impeachment fraudulento, porque até hoje não se comprovou nenhum crime de responsabilidade”, afirma a parlamentar brasileira. “Hoje o que nós estamos vendo é uma continuidade disso, com o desmonte do Estado brasileiro e a entrega das riquezas nacionais”, enfatiza a deputada.
No debate, Luciana Santos falou ainda sobre a intimidação política com o uso da violência, citando o assassinato da vereadora do PSOL, Marielle Franco, no Rio de Janeiro, e os disparos no acampamento de solidariedade ao ex-presidente Lula, em Curitiba. A deputada disse que essa tensão no quadro político gera incertezas sobre a realização das eleições em outubro.
“Depois de um golpe, quando eles tiram Lula do páreo é exatamente para evitar que, apesar da ofensiva deles, o nosso campo ganhe pela quinta vez as eleições. Então, se a alternativa deles não vingar, não me surpreenderia se eles lançassem mão de uma saída, que é adiar o processo da eleição alegando vários fatores subjetivos. Nós defendemos a liberdade do ex-presidente Lula e a unidade do campo democrático e progressista”, ressalta a parlamentar do PCdoB.
Em relação à saída para a crise política do país, a deputada federal Luciana Santos afirma que não há caminho que não passe pela defesa da democracia, das liberdades políticas, do equilíbrio entre os poderes e da defesa da soberania nacional.
Fonte - Sputnik  07/05/2018

CBTU anuncia reajuste tarifário para todos os sistemas

Transportes sobre trilhos 🚄  🚇

A recomposição parcial das perdas inflacionárias busca o fortalecimento do transporte de passageiros sobre trilhos, sendo medida fundamental para continuidade da operação e manutenção do serviço prestado.

CBTU
foto - ilustração/arquivo
Administração Central da CBTU anunciou hoje que as tarifas do sistema metroferroviário em Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió terão novos valores, a partir da 0h desta sexta (11/5).
A recomposição parcial das perdas inflacionárias busca o fortalecimento do transporte de passageiros sobre trilhos, sendo medida fundamental para continuidade da operação e manutenção do serviço prestado.
Rigorosamente em todo o país, tarifas de transportes públicos sofrem reajustes baseados, normalmente, em índices inflacionários. Em João Pessoa, Maceió e Natal as tarifas estão congeladas há 15 anos; em Belo Horizonte há 12 anos e em Recife há seis.
Com isso, a receita obtida pelo serviço de transporte metroferroviário não evoluiu de forma compatível com o aumento de seus custos, sendo necessária aplicação do presente reequilíbrio financeiro.
Desta forma, seguindo orientação do Ministério do Planejamento, o Conselho de Administração da Companhia (CONAD) aprovou a recuperação parcial das perdas inflacionárias. Ficando a nova tarifa em Belo Horizonte em R$ 3,40, em Recife R$ 3,00 e em João Pessoa, Natal e Maceió R$1,00.
A recomposição parcial das perdas inflacionárias reflete em valores inferiores aos praticados pelo sistema rodoviário e visa o equilíbrio entre o custo operacional e o preço pago pelo usuário, bem como a manutenção do caráter social do serviço metroferroviário prestado pela CBTU, finalidade principal desta Companhia.
Fonte - CBTU  07/05/2018

domingo, 6 de maio de 2018

BRT DE SALVADOR - A Mobilização ATO 3

Mobilidade/Sustentabilidade  👪🌱

Nesse domingo (06) novamente a sociedade civil se reuniu no canteiro central da Av.Juraci Magalhães Jr,em Salvador, para protestar contra a construção do sistema de BRT Lapa/Lip que irá impactar desastrosamente o ambiente e a paisagem urbana no local, contra o tamponamento de rios e a supressão de 579 árvores ao longo das vias por onde passará o sistema, uma obra totalmente desnecessária e com um custo de construção absurdamente alto.