PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 28 de abril de 2018

Deserto do Saara participa do regime de chuvas da Amazônia, a 5 mil km de distância

Ciência & Tecnologia  🌁

Apesar da distância, o deserto do norte da África e a floresta amazônica têm uma relação mais estreita do que senso comum nos leva a acreditar.Tão inesperado quanto esta ligação é o fato de ser o deserto que beneficia a mata, e não o contrário – sendo responsável pela maior parte das chuvas torrenciais que caem sobre a região, mantendo sua exuberância e biodiversidade. Além de enviar toneladas de nutrientes para sua vegetação, como o fósforo.

Revista Amazônia
foto - Divulgação, Nasa Earth Observatory, Nasa Goddard’s
 Visualization Studio
Pouco mais de 5,3 mil km e o Oceano Atlântico separam as cidades de Manaus (AM) e Nouakchott, a capital da Mauritânia, no deserto do Saara. Apesar da distância, o deserto do norte da África e a floresta amazônica têm uma relação mais estreita do que senso comum nos leva a acreditar.
Tão inesperado quanto esta ligação é o fato de ser o deserto que beneficia a mata, e não o contrário – sendo responsável pela maior parte das chuvas torrenciais que caem sobre a região, mantendo sua exuberância e biodiversidade. Além de enviar toneladas de nutrientes para sua vegetação, como o fósforo.
Os “núcleos de condensação”, a parte da nuvem em que o vapor de água se condensa, são formados, entre outros elementos, por partículas em suspensão no ar – poeira, por exemplo. No caso da floresta amazônica, uma parcela desses aerossóis é proveniente do Saara.
“Este fenômeno de transporte ocorre principalmente na parte norte da Amazônia, mas já foi registrado também na área central da região, como, por exemplo, ao sul de Manaus”, explica o físico Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).
Ele é um dos integrantes de uma equipe de pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Alemanha que vem desenvolvendo, há uma década, um trabalho que levou à descoberta de que a poeira do deserto ajuda a formar nuvens sobre a Amazônia Central, onde se localiza Manaus, que são responsáveis por cerca de 80% das chuvas que caem na região.

 Reprodução/Google Maps
Mas como o deserto cria precipitações a milhares de quilômetros de distância?
Segundo Artaxo, o fenômeno ocorre todos os anos. Ele começa com as tempestades no Saara, que levantam toneladas de poeira e areia. Esse material é transportado de lá, por cima do Oceano Atlântico, até a floresta amazônica, numa distância mínima de pelo menos 5 mil km – entre a parte mais ocidental do deserto e Manaus. “Isso ocorre de fevereiro a maio, pois, nesta época, a chamada Zona de Convergência Intertropical (ITCZ, na sigla em inglês), fica ao sul de Manaus, favorecendo o transporte de massas de ar do hemisfério Norte para a Amazônia Central”, explica Artaxo.
Ele diz que, para que haja chuva, são necessários três ingredientes básicos: vapor de água, condições termodinâmicas ideais e as partículas que servirão de meio para que o vapor possa se condensar. “Os grãos de poeira do Saara, que também podem ser chamados de aerossóis, operam como uma destas partículas em que o vapor de água se condensa”, explica Artaxo, mencionando a hipótese mais aceita para a explicação do fenômeno.
“Ou seja, eles atuam como núcleos de condensação de gelo, fazendo com que gotas líquidas, ao atingirem altas altitudes e temperaturas menores que 10ºC negativos, congelem e formem gotas de gelo, que são eficientes no processo de formação de chuva na Amazônia.”
Artaxo conta que as medidas da concentração de partículas do Saara foram feitas na Amazon Tall Tower Observatory (ATTO), ou Torre Alta de Observação da Amazônia, com 325 metros altura, o equivalente a um prédio de 80 andares. Erguida na reserva ambiental do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã, a cerca de 180 km de Manaus, é a maior torre de monitoramento ambiental e atmosférico do mundo. O objetivo dela é coletar dados sobre a interação entre a vegetação e atmosfera.

Teste químico
Para testar sua hipótese, os pesquisadores realizaram experimentos em laboratório. Parte das partículas coletadas na torre ATTO foi injetada em uma câmara, na qual é possível simular a formação das nuvens convectivas – nuvens com grandes altitudes verticais, que podem chegar a 15 km da base ao topo, responsáveis chuvas torrenciais e rápidas.
Segundo Artaxo, essa câmara reproduz as condições da atmosfera a até 18 km acima do solo, onde prevalecem as baixas pressões e temperaturas – de até 70ºC negativos. Na natureza, é num ambiente parecido que se formam as nuvens convectivas.
A certeza de que a poeira encontrada no local vem do Saara e não de um terreno próximo à torre é dada pela sua composição química, mais especificamente, pela presença e proporção de alguns elementos, como alumínio, manganês, ferro e silício. De acordo com Artaxo, a quantidade desses elementos nas partículas coletadas na Amazônia é igual a encontrada na poeira do Saara. “Além disso, há a correlação entre a presença desses aerossóis e o movimento das massas de ar”, diz. “Isso prova que eles vieram mesmo do deserto africano.”
Os cientistas ainda não têm 100% de certeza sobre o mecanismo pelo qual os aerossóis do Saara ajudam a formar as nuvens e, por consequência, as chuvas que caem torrencialmente na região. A hipótese mais provável é que o ferro, presente na poeira do deserto, pode funcionar como um suporte, sobre o qual o vapor d’água se condensa, formando núcleos de gelo, que depois se transformam em gotas de chuva.

Fertilizante natural
Não são apenas simples grãos de poeira, entretanto, que o Saara manda para a Amazônia.
Em 2015, a Nasa, a agência espacial americana, divulgou um estudo segundo o qual todos os anos o deserto envia, junto com o pó, 22 mil toneladas de fósforo, nutriente encontrado em fertilizantes comerciais e essencial para o crescimento da floresta. É quase a mesma quantidade que a mata produz, com a decomposição das árvores caídas e, em seguida, perde com as chuvas e inundações.
Segundo o levantamento da Nasa, todos os anos 182 milhões de toneladas de poeira – mais ou menos o equivalente a 690 mil de caminhões de areia – saem do Saara para as Américas do Sul e Central. Desse total, cerca de 28 milhões de toneladas – ou 105 mil caminhões – caem na Bacia Amazônica, e, junto com elas, o fósforo.
A poeira mais rica em fósforo vem da depressão de Bodélé, no Chade, que é um antigo leito de lago, hoje seco.
Devido a sua geografia, o local é atingido por constantes e gigantescas tempestades, que levantam a areia, que depois é transportado para o outro lado do Oceano Atlântico. A descoberta é parte de uma pesquisa maior para compreender o papel da poeira e dos aerossóis no meio ambiente, no clima local e global.
Os pesquisadores da equipe da qual Artaxo faz parte estão agora empenhados em descobrir se o aquecimento global pode interferir no fenômeno do transporte de poeira do Saara para a Amazônia e, consequentemente, na formação e no volume de chuva na região da floresta brasileira.
“Um dos efeitos do aquecimento global é mudar a dinâmica da atmosfera, e o transporte em larga escala”, diz. “Isso pode, sim, afetar o transporte de partículas do Saara para a Amazônia, pois toda a dinâmica atmosférica pode ser alterada”. Mas são necessários mais estudos para saber como isso ocorrerá.
A poeira também foi detectada pelo Ozone Mapping Profiling Suite (OMPS) em Suomi NPP. Os mapas abaixo mostram as concentrações relativas de partículas de aerossol em 31 de julho e 1-2 de agosto. Embora projetado para medir o ozônio na atmosfera, o OMPS reúne informações espectrales ultravioleta que revelam a presença de fumaça e poeira no ar. Baixas concentrações aparecem em amarelo, e maiores concentrações aparecem em laranja-marrom. Cada mapa inclui cerca de seis passes de satélite
Fonte - Revista Amazônia  28/04/2018

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Terminal Pituaçu - Governo do Estado(BA) reafirma compromisso em garantir integração

Mobilidade  🚌 <> 🚇

Hoje, em nova entrevista ao Bahia Meio Dia, a Superintendente de Mobilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Grace Gomes, chamou atenção para o fato de que o Terminal de Pituaçu foi projetado para promover uma integração mista e que o Governo entende que a mobilidade deve funcionar em um sistema de rede, através de serviços complementares e não sobrepostos.

Da Redação
foto - Mateus Pereira/GOVBA
O Governo do Estado, desde a inauguração do Terminal de Pituaçu, no dia 23 de março, espera que a Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) cumpra com o acordo, firmado anteriormente entre as partes, que garante o acesso de 33 linhas urbanas ao equipamento. Em 03 de abril, esse compromisso foi reafirmado, ao vivo, no telejornal Bahia Meio Dia, da Rede Bahia, pelo secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, que garantiu que no dia 14 do mesmo mês, pelo menos 16 linhas já estariam funcionando dentro do Terminal. O que ainda não aconteceu.
Hoje, em nova entrevista ao Bahia Meio Dia, a Superintendente de Mobilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Grace Gomes, chamou atenção para o fato de que o Terminal de Pituaçu foi projetado para promover uma integração mista e que o Governo entende que a mobilidade deve funcionar em um sistema de rede, através de serviços complementares e não sobrepostos.
É também do entendimento do Governo que existem atualmente linhas urbanas que se sobrepõem ao metrô. Portanto, enquanto a PMS não cumprir a sua parte no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado junto ao Ministério Público Estadual (MP-BA), de reestruturar suas linhas troncais que sobrepõem o metrô, não haverá reestruturação das linhas metropolitanas. Diante disso, o MP-BA ainda não tomou as devidas providências.
O estudo sobre a reestruturação das linhas metropolitanas e troncais de Salvador, que está sendo realizado pelo Governo como está previsto no TAC, já terá a primeira apresentação no próximo dia 03 de maio. E, em junho, estará totalmente concluído.
O Governo do Estado permanece aberto ao diálogo para que a questão seja resolvida com a maior brevidade possível em benefício da população de Salvador e RMS.

Terminal de integração de Pituaçu
O equipamento foi concebido como um dos principais pontos de integração do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas com os ônibus urbanos e metropolitanos. Com capacidade para receber 280 mil passageiros por dia e 175 ônibus por hora, o terminal tem infraestrutura completa em 42.900 metros quadrados de área construída, com quatro pavimentos, diversas lojas, praça de alimentação e serviços, e acessibilidade total.
Com informações da Sedur BA  27/04/2018

Voo direto Miami-Salvador entra em operação e incrementa o turismo

Turismo 

A nova frequência semanal da Latam Airlines tem saída dos Estados Unidos aos domingos e desembarque na capital baiana na madrugada de segunda-feira (à 1h55).A aeronave será do modelo Boeing 767, que tem capacidade para 238 passageiros, sendo 220 em classe econômica. A rota Salvador-Miami será feita na madrugada das segundas-feiras, com decolagem às 3h25.

Da Redação
foto - Ascom/Setur
A expansão da malha aérea da Bahia registra mais um avanço. O voo direto Miami-Salvador entra em operação neste domingo (29). A nova frequência semanal da Latam Airlines tem saída dos Estados Unidos aos domingos e desembarque na capital baiana na madrugada de segunda-feira (à 1h55).
A aeronave será do modelo Boeing 767, que tem capacidade para 238 passageiros, sendo 220 em classe econômica. A rota Salvador-Miami será feita na madrugada das segundas-feiras, com decolagem às 3h25.
Para o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, a oferta crescente de novos voos é importante para fortalecer o turismo e incrementar os negócios. “Por isso, o governo estadual tem incentivado as companhias aéreas a ampliar a oferta de voos, num parceria que já produz ótimos resultados”, afirmou.
Desde março, a Latam Airlines tornou regular um voo temporário entre Buenos Aires e Salvador. Com as novas rotas, a Bahia amplia a malha aérea internacional, passando a ter 27 frequências regulares vindas dos Estados Unidos (Miami), Portugal (Lisboa), Argentina (Buenos Aires e Córdoba), Espanha (Madri) e Colômbia (Bogotá), operadas pela Latam, TAP, Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Gol e Avianca.
Com informações da Secom BA  27/04/2018

Trens urbanos de Natal e João Pessoa param no feriado de 1º de maio

Transportes sobre trilhos  🚄

Os trens urbanos de Natal e João Pessoa suspenderão a operação durante o feriado de 1º de maio,terça feira

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Segundo informações da CBTU os trens urbanos de João Pessoa e Natal não funcionarão nesta terça feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
O Sistema de Trens Urbanos de João Pessoa para no domingo (29) e na terça no feriado de 1º de maio voltando a operar normalmente na quarta feira(02/05 das 4h25 até as19h43.
O sistema de Trens de Natal para no dia 1º de maio e estará disponível novamente na quarta-feira (02/05), a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.
Com informações da CBTU  27/04/2018

Taxa de desemprego sobe para 13,1%, diz pesquisa do IBGE

Economia  👷

O total de desempregados no país chegou a 13,7 milhões, um aumento de 11,2% em relação ao trimestre anterior (12,3 milhões).A população ocupada (90,6 milhões) caiu 1,7% em relação ao último trimestre do ano passado (92,1 milhões), mas cresceu 1,8% em relação ao primeiro trimestre de 2017 (88,9 milhões). 

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A taxa de desemprego no Brasil subiu para 13,1% no primeiro trimestre do ano. No último trimestre de 2017, atingiu 11,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março de 2017, o desemprego havia sido de 13,7%.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (27) pelo IBGE, no Rio de Janeiro.

Brasil tem 13,7 milhões de desempregados
O total de desempregados no país chegou a 13,7 milhões, um aumento de 11,2% em relação ao trimestre anterior (12,3 milhões). Na comparação com o primeiro trimestre de 2017 (14,2 milhões de desocupados), houve queda de 3,4%.
A população ocupada (90,6 milhões) caiu 1,7% em relação ao último trimestre do ano passado (92,1 milhões), mas cresceu 1,8% em relação ao primeiro trimestre de 2017 (88,9 milhões).
Com isso, o nível de ocupação chegou a 53,6%, abaixo dos 54,5% do trimestre anterior, mas acima dos 53,1% do primeiro trimestre de 2017.

Trabalho formal
O número de empregados com carteira de trabalho assinada atingiu 32,9 milhões de pessoas, queda de 1,2% (408 mil pessoas) ante o trimestre anterior e de 1,5% (menos 493 mil pessoas) na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
Já o número de empregados sem carteira assinada ficou em 10,7 milhões de pessoas, uma redução de 402 mil pessoas em relação ao último trimestre de 2017, mas uma alta de 5,2% de 533 mil pessoas em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Setores
Na comparação com o último trimestre de 2017, metade dos dez grupamentos de atividades pesquisados tiveram queda na população ocupada, com destaque para a construção, cujos ocupados recuaram 5,6% (uma perda de 389 mil postos de trabalho). Outros cinco grupamentos se mantiveram estáveis.
Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, três grupamentos registraram alta no total da população ocupada, com destaque para outros serviços, cujos postos de trabalho cresceram 10,4%. A construção foi o único grupamento com queda de 4,1%. Seis grupamentos ficaram estáveis.

Rendimento
O rendimento médio real habitual do trabalhador brasileiro foi de R$ 2.169 no primeiro trimestre deste ano, relativamente estável tanto em relação ao último trimestre do ano passado quanto na comparação com o primeiro trimestre daquele ano.
Fonte - Agência Brasil  27/04/2019

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Inaugurada a Estação Aeroporto e concluída a linha 2 do Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚇

Com a inauguração da mais nova estação o Metrô totaliza 33 quilômetros de extensão, somando as duas linhas. A implantação do sistema recebeu recursos da ordem de R$ 5,6 bilhões, incluindo as obras complementares, como estações, passarelas, ligações viárias, terminais de ônibus, entre outras que integram o sistema. 

Da Redação
Foto - Pregopontocom
Com capacidade para 17 mil passageiros por hora, a nova estação Aeroporto,torna Salvador  uma das três capitais brasileiras a ter um sistema de metrô ligando o centro da cidade ao aeroporto,juntamente com São Paulo e Recife. Com a nova estação entrando em operação,será possível ir da Lapa até o Aeroporto,em 35 minutos, ou em 20 minutos partindo da região da Rodoviária.
A região do Aeroporto vai contar ainda com mais três estruturas que irão facilitar a vida dos usuários do metrô. Para fazer o trajeto entre a nova estação e o aeroporto,os usuários terão a disposição ônibus exclusivos da CCR, sem custos adicionais de tarifa,com partidas a cada 10 minutos.
Os ônibus com piso baixo e de fácil acessibilidade,são climatizados(ar-condicionado),com assentos preferenciais, espaço exclusivo para até 16 malas grandes ou 32 médias, câmeras internas de monitoramento, e capacidade para 75 passageiros.
Um terminal de integração de ônibus, similar ao já inaugurado em Pituaçu, deverá ser entregue à população em julho, e uma passarela de ligação com 395 metros de extensão e capacidade para atender um fluxo de nove mil pedestres por hora, também entregue pelo governador, junto com a nova estação, que vai funcionar no mesmo horário de todo o sistema, das 5h à meia-noite, inclusive nos feriados e finais de semana. 
Pregopontocom  26/04/2018

GALERIA DE FOTOS

foto - Pregopontocom
foto - Pregopontocom











foto - Pregopontocom
foto - Pregopontocom










ônibus/imtegração   foto - Pregopontocom
ônibus/integração   foto - Pregopontocom 











ônibus/integração   foto - Pregopontocom
1ª viagem partindo da Estação Aeroporto
foto - Pregopontocom











foto - Pregopontocom

Movimento Salvador Sobre Trilhos parabeniza Salvador pela conquista do seu Metrô

Transportes sobre trilhos  🚇

Hoje é sem duvida um dia de muita alegria e satisfação para nós do Movimento Salvador Sobre Trilhos e para população de Salvador/Lauro de Freitas com a conclusão e inauguração da Estação Aeroporto da linha 2 do Metrô.A cidade e a população contam hoje com um sistema de transportes de 1º mundo,....rápido,confortável,seguro e eficiente.Durante toda a trajetória da nossa luta,juntamente com a sociedade civil organizada,em defesa da conclusão da linha 1 e da consolidação da linha 2,foram muitas batalhas a serem vencidas e conquistadas ao longo do tempo.Os nossos agradecimentos a todos que junto conosco,acreditaram e se empenharam na busca dessa grande conquista,tornando um grande sonho em uma grande realidade.O Metrô de Salvador é sem dúvida uma grande conquista da mobilização da Sociedade Civil no exercício da Cidadania.Os nossos agradecimentos ao Governo do Estado da Bahia que acreditou no projeto e pela realização dessa obra grandiosa e tão importante para Salvador e sua RMS. 
Que venha agora o VLT da orla Ferroviária de Salvador

Parabéns Salvador.



Deu no NY Times:Os carros estão arruinando nossas cidades

Mobilidade  🚗🚗🚗🚗🚗

Em artigo, dois pesquisadores norte-americanos mostram porque o modelo de mobilidade baseado no automóvel não tem futuro. - No mês passado, a população de Los Angeles, nos EUA, manifestou-se contra a adição de mais pistas a uma rodovia; um movimento inesperado em uma cidade que erroneamente pensou por anos que mais pistas significariam menos engarrafamentos.

The New York Times
Justin Gillis / Hal Harvey*
Trânsito na Interstate 405 logo após sua ampliação, em 2015
créditos: Patrick T. Fallon/ Bloomberg
Estamos vivendo uma nova era de milagres. No mês passado, a população de Los Angeles, nos EUA, manifestou-se contra a adição de mais pistas a uma rodovia; um movimento inesperado em uma cidade que erroneamente pensou por anos que mais pistas significariam menos engarrafamentos.
Pouco antes, o mais alto tribunal da Alemanha decidiu que os carros a diesel poderiam ser banidos dos centros das cidades para limpar o ar. Lembre-se, a Alemanha é a terra onde a tecnologia a diesel foi inventada - e a Volkswagen, a maior fabricante de automóveis do mundo, investiu pesado para empurrar os carros aos consumidores antes de ser pega mentindo sobre suas emissões. Após a sentença judicial, a direção da Volkswagen se declarou "incapaz de compreender" a decisão.
Esses eventos ocorreram a quase 10 mil km de distância, em diferentes contextos políticos, mas estão conectados. Tanto o público quanto alguns dos mais ousados líderes políticos norte-americanos estão despertando para a realidade de que simplesmente não podemos continuar colocando mais carros nas cidades.

Um século de experiência nos ensinou a loucura disso. Surgem três patologias:
1. Primeiro, todo carro se torna o inimigo de todos os outros. O carro que você mais odeia é aquele que está bem na sua frente e não se move. Conforme os carros se acumulam, os tempos de viagem e a poluição aumentam.
2. Em segundo lugar, depois de um certo ponto, mais carros tornam a cidade um lugar menos agradável para os transeuntes, ciclistas e pessoas que tomam o transporte público para seus destinos. Os carros afastam e impedem as crianças de brincar ao ar livre, e roubam a possibilidade de tardes tranquilas lendo em um banco ou em cafés na calçada. Assim, abandonamos nosso espaço público, nossas conversas de vizinho para vizinho e, finalmente, nossa mobilidade pessoal para o próximo carro e o próximo.
3. E então surge o fato estranho, contraintuitivo, de que construir mais vias realmente não resolve o congestionamento e pode até piorar a situação. O problema, como os especialistas perceberam a partir da década de 1930, é que, assim que você constrói uma rodovia ou adiciona faixas a uma rodovia, os carros aparecem para preencher a capacidade disponível. O fenômeno é tão bem compreendido que tem um nome: demanda de tráfego induzida.
Os dois autores pediram à Inrix, empresa que coleta dados rodoviários sofisticados, para analisar dois projetos viários americanos relativamente recentes: a expansão de US $ 1,6 bilhão da Interstate 405 em Los Angeles e a expansão de US $ 2,8 bilhões que fez a Katy Freeway em Houston, uma seção da Interstate 10; a mais larga do mundo, com 26 faixas de diâmetro.
Após a expansão da I-405, os dados mostram que os tempos de viagem pioraram nas horas de ponta da manhã e da tarde. A expansão da Katy Freeway gerou resultados ligeiramente melhores, especialmente à noite, embora o efeito fosse pequeno nas faixas oeste. A viagem matinal piorou em ambas as direções.
Os responsáveis por esses projetos argumentarão que com o tráfego crescendo, as rodovias estariam ainda piores se não tivessem sido ampliadas. Ainda assim, esses resultados não são bons o bastante para justificar o investimento de enormes somas de dinheiro público. Acreditamos que os bilhões destinados a esses tipos de projetos poderiam ser mais bem gastos na conservação das estradas e pontes que já temos.
*Justin Gillis trabalha em um livro sobre mudanças climáticas. Hal Harvey é o CEO da empresas de pesquisa Energy Innovation.
Tradução de Marcos de Sousa, do Mobilize Brasil
Fonte - Mobilize Brasil   26/04/2018

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Estação Aeroporto do Metrô de Salvador será inaugurada nessa quinta (26)

Transportes sobre trilhos  🚇

Estação Aeroporto do Metrô de Salvador tem capacidade para 17 mil pessoas por hora,possui 9.189,78 metros quadrados de área construída,dois bicicletários com um total de 108 vagas, quatro escadas rolantes, dois elevadores, além de piso tátil e sinalização em braile nos corrimãos, atendendo às normas técnicas de segurança e acessibilidade.

Da Redação
foto - Paula Froes/GOVBA
Com a inauguração da mais nova estação de metrô nesta quinta-feira (26), Salvador passará a ser a terceira capital brasileira(Recife e São Paulo são as outras) a ter um metrô ligando o centro da cidade ao aeroporto.
A Estação Aeroporto do Metrô possui 9.189,78 metros quadrados de área construída, capacidade para um fluxo de mais de 17 mil pessoas por hora e conta com sanitários (feminino, masculino e para pessoas com deficiência), dois bicicletários com um total de 108 vagas, quatro escadas rolantes, dois elevadores, além de piso tátil e sinalização em braile nos corrimãos, atendendo às normas técnicas de segurança e acessibilidade. 139 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação estarão à disposição do equipamento (estação, passarela, acessos ao shuttle e ônibus), fazendo o monitoramento do espaço, que também conta com rondas dos Agentes de Atendimentos e Segurança e iluminação em LED.
A estação vai funcionar no mesmo horário de todo o sistema, das 05h à 00h, inclusive nos feriados e finais de semana. A tarifa é de R$ 3,70.


Terminal de ônibus e passarela
foto - Paula Froes/GOVBA
A Estação Aeroporto está integrada ao Terminal de Integração de Ônibus, que está sendo construído na região - e tem previsão de entrega para julho deste ano - e ao Terminal de Shuttle – ônibus exclusivo para traslado para o Aeroporto de Salvador. 
A conexão ao Terminal de Integração de Ônibus será feita por meio de passarela que possui 411 toneladas, 395 metros de extensão, 4,65 metros de largura nos tramos principais e 3 metros nos tramos de acesso, e tem capacidade para um fluxo de 9 mil pedestres por hora, já em funcionamento no mesmo dia da inauguração da Estação Aeroporto. O equipamento conta ainda com duas rampas de acesso, duas escadas rolantes inteligentes, um elevador com acesso direto ao Terminal de Ônibus (a entrar em funcionamento quando o terminal for inaugurado) e câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação.
Com informações da Secom BA  25/04/2018

Veja como vai funcionar o esquema de acesso à estação Aeroporto do metrô,a Integração e pontos de paradas

Transportes sobre trilhos 🚌🚇

Até a inauguração do Terminal de ônibus do Aeroporto, que deve ser entregue em julho, a integração com o metrô será efetuada provisoriamente nos pontos de ônibus situados na rua Dr. Gerino de Souza Filho, no sentido Salvador, e nos pontos da Avenida Santos Dumont (Ponto do viaduto), próximos ao acesso da passarela para a estação do Metrô, no sentido Lauro de Freitas.

Da Redação
divulgação/CCR
Nesta quinta-feira (26), após a inauguração da estação Aeroporto, que compõe a linha 2 do metrô de Salvador-Lauro de Freitas, entrará em operação, a partir do meio dia, o esquema de mobilidade com pontos provisórios para acesso a linhas de ônibus. Até a inauguração do Terminal de ônibus do Aeroporto, que deve ser entregue em julho, a integração com o metrô será efetuada provisoriamente nos pontos de ônibus situados na rua Dr. Gerino de Souza Filho, no sentido Salvador, e nos pontos da Avenida Santos Dumont (Ponto do viaduto), próximos ao acesso da passarela para a estação do Metrô, no sentido Lauro de Freitas. No total serão 45 linhas metropolitanas e nove urbanas (de Salvador) que passarão pelos pontos que se integram à estação Aeroporto.
Para a população de Lauro de Freitas, a integração será efetuada apenas pelas linhas Metropolitanas que já atendem plenamente ao município da RMS sem prejuízo à população, pagando apenas uma tarifa com o uso dos cartões – Metrô, SalvadorCard ou Metropasse.

Ônibus terão faixa especial
Para melhorar a operação de integração nos pontos, o viaduto para acesso a Lauro de Freitas terá a quarta faixa exclusiva para coletivos facilitando o acesso aos pontos de ônibus para integração com a estação do Metrô. Haverá uma sinalização especial na Avenida Santos Dumont destacando a exclusividade da faixa. Confira abaixo a lista das linhas metropolitanas que estarão integradas à estação Aeroporto e seus pontos de parada.
Com informações da Sedur BA 25/04/2018



CCR conclui metrô de Salvador e planeja expansão

Transportes sobre trilhos  🚇

O metrô baiano passa a ser o terceiro em extensão de rede no país, com 33 quilômetros, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Mas já há previsão de expansão.Com pouco mais de 9 mil metros quadrados, a Aeroporto é a última estação da Linha 2. Apesar do nome, não desembocará dentro do aeroporto Internacional de Salvador

Valor Econômico
foto - ilustração
Após mais de três anos, a CCR Metrô Bahia concluiu as obras da Linha 2 com a entrada em operação da estação Aeroporto, cuja inauguração ocorre amanhã. Com isso, a concessionária finaliza um investimento de R$ 5,6 bilhões desde que arrematou a exploração do ativo, em 2013.
O metrô baiano passa a ser o terceiro em extensão de rede no país, com 33 quilômetros, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Mas já há previsão de expansão.
Com pouco mais de 9 mil metros quadrados, a Aeroporto é a última estação da Linha 2. Apesar do nome, não desembocará dentro do aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães. “Chega dentro do ‘sítio’ do aeroporto, mas a ligação da estação com o terminal vai ser feita com o traslado de ônibus”, explicou Leonardo Vianna, presidente da área de mobilidade urbana da CCR.
A estação Aeroporto será integrada ao Terminal de Shuttle, dedicado a ônibus exclusivos para o traslado dos passageiros até o aeroporto, num trajeto de 2,5 quilômetros na ida e de 1,5 quilômetro na volta. A empresa comprou seis ônibus para atender esse fluxo. A frota de veículos terá capacidade para realizar 234 viagens por dia, com intervalo máximo de dez minutos.
O serviço será oferecido mediante validação de passagem com o uso de qualquer um dos cartões de integração (CCR Metrô Bahia, Metropasse ou SalvadorCARD).
Em evento na semana passada que marcou o início das obras de modernização do aeroporto de Salvador (arrematado em 2017 pela francesa Vinci Airports), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a falta de uma conexão direta entre o metrô e o aeroporto, de forma que o passageiro não tivesse de pegar ônibus para realizar o trajeto entre os dois pontos.
“Sinto muito não ter conseguido diálogo. Desde 2013 tentamos junto à Infraero uma integração maior”, disse. Antes de ser governador, Costa foi secretário da Casa Civil da Bahia no governo de Jaques Wagner (PT).
A CCR Metrô Bahia é responsável pela operação de toda a rede do metrô baiano, composta por duas linhas que se cruzam. Hoje, são realizadas 824 viagens diariamente, sendo 412 em cada linha.
Quando a CCR venceu a licitação do governo do Estado da Bahia, a Linha 1 tinha metade da extensão concluída. A concessionária completou o traçado e revitalizou as estações. Hoje, são 11,7 quilômetros e oito estações, com início na estação Lapa e fim na Pirajá.
Já a Linha 2 foi construída do zero. São 21,2 quilômetros e 12 estações. O traçado começa na estação Acesso Norte – uma intersecção com a Linha 1 – e termina na Aeroporto.
A obra atrasou mais de um ano por causa das liberações de licenças e de alvarás. “Tem sempre um problema sério que são as licenças”, afirmou Vianna.
O plano é expandir as duas linhas com mais dois trechos, totalizando 42 quilômetros. A extensão da Linha 1 será da estação Pirajá até Cajazeiras/Águas Claras e contempla três quilômetros adicionais. O governo da Bahia vai licitar a realização da obra e depois a concessionária vai operar.
A estimativa é de que a licitação para a expansão do empreendimento ocorra ainda neste semestre e que as obras levem até dois anos para serem concluídas.
Já para a Linha 2 existe uma extensão prevista até o município de Lauro de Freitas. Neste caso, a ampliação só vai acontecer mediante gatilho de demanda, quando a estação Aeroporto atingir 6 mil passageiros na hora pico durante seis meses consecutivos.
Ambas as extensões estão previstas no contrato de concessão, mas vão exigir investimentos adicionais, a serem reequilibrados via aditivo contratual.
O grupo CCR venceu em outubro de 2013 a licitação de Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade concessão patrocinada para realizar os investimentos em obras civis, implantar os sistemas, comprar o material rodante e manter a infraestrutura metroviária por 30 anos.
Os R$ 5,6 bilhões de investimentos recém-concluídos são provenientes de empréstimos privados contraídos pela CCR, recursos do Estado e da União.
Fonte - ANPTrilhos   25/04/2018

Estação Aeroporto do Metrô terá ônibus exclusivo para aeroporto de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚇

O serviço vai contar com uma frota composta por seis ônibus com identidade da CCR Metrô Bahia, que terão capacidade para realizar no mínimo 234 viagens por dia, com intervalo máximo de 10 minutos e sem paradas intermediárias. Os ônibus são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e contarão com ar-condicionado

Da Redação
foto - Paula Froes/GOVBA
A Estação Aeroporto do Metrô, que vai ser inaugurada pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (26), será integrada ao Terminal de Shuttle – ônibus exclusivo para traslado para o Aeroporto de Salvador.
O serviço vai contar com uma frota composta por seis ônibus com identidade da CCR Metrô Bahia, que terão capacidade para realizar no mínimo 234 viagens por dia, com intervalo máximo de 10 minutos e sem paradas intermediárias. Os ônibus são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e contarão com ar-condicionado, assentos preferenciais, espaço exclusivo para até 16 malas grandes ou 32 médias, câmeras internas de monitoramento, e capacidade para 75 passageiros – 19 sentados e 56 em pé.
O serviço será oferecido do início ao término da operação diária do metrô, mediante validação de passagem com o uso de qualquer um dos cartões de integração (CCR Metrô Bahia, Metropasse ou SalvadorCard). Os usuários que já tenham validado sua viagem em alguma estação de metrô terão acesso ao ônibus. Para os passageiros que chegam ao metrô vindos do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães o trajeto será com pagamento de tarifa ao chegar à Estação Aeroporto. O valor da tarifa do metrô é R$ 3,70.
Com uma distância de 2,5 km, o percurso Metrô-Aeroporto, levará até 10 minutos; no sentido contrário, Aeroporto-Metrô, os usuários farão um trajeto de 1,5 km, em aproximadamente 4 minutos. O acesso dos ônibus à Estação Aeroporto será feito pela Rua das Locadoras.
Com informações da Secom BA  24/04/2018


foto - Paula Froes/GOVBA
foto - Paula Froes/GOVBA

terça-feira, 24 de abril de 2018

STF derruba decisão de Fachin de enviar delação da Odebrecht para Moro

Política  👀

Por 3 votos a 2, seguindo voto divergente do ministro Dias Toffoli, a Turma entendeu que as acusações contra Lula não têm relação com os desvios de recursos na Petrobras, cujo relator é o juiz Sérgio Moro. Dessa forma, o processo deve ser enviado para a Justiça Federal em São Paulo, onde os supostos crimes ocorreram. Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes seguiram o voto de Toffoli. Edson Fachin e Celso de Mello não conheceram o recurso.

Por André Richter
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (24) derrubar a decisão individual do ministro Edson Fachin que determinou o envio de acusações de delatores da Odebrecht contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a 13ª Vara Federal em Curitiba, comandada pelo juiz federal Sérgio Moro.
De acordo com os delatores, entre eles Marcelo e Emílio Odebrecht, a empreiteira teria custeado despesas pessoais de Lula, como reformas em um sítio frequentado por sua família em Atibaia (SP), a compra do terreno para instalação do Instituto Lula em São Paulo e pagamentos por palestras realizadas pelo ex-presidente em eventos organizados pela empreiteira no exterior.
Por 3 votos a 2, seguindo voto divergente do ministro Dias Toffoli, a Turma entendeu que as acusações contra Lula não têm relação com os desvios de recursos na Petrobras, cujo relator é o juiz Sérgio Moro. Dessa forma, o processo deve ser enviado para a Justiça Federal em São Paulo, onde os supostos crimes ocorreram. Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes seguiram o voto de Toffoli. Edson Fachin e Celso de Mello não conheceram o recurso.
Na decisão, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), Fachin desmembrou parte dos depoimentos de delação de executivos da empreiteira Odebrecht e enviou os fatos para Justiça Federal em Curitiba. No entanto, a defesa de Lula discordou da decisão, e o recurso foi julgado na sessão do colegiado.
Fonte - Agência Brasil  24/04/2018

Rodoviária oferece 150 horários extras no feriado do trabalhador

Transportes  🚌

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), vinculada à secretaria de Infraestruura do Estado (Seinfra), reforçou a operação e estima que aproximadamente 40 mil pessoas passem pelo terminal. A previsão é que a movimentação intensa comece nesta sexta-feira (27) e permaneça até 1º de maio. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Os moradores de Salvador que desejam viajar com destino ao interior do estado para curtir o feriadão de 1º de maio, data em que se comemora o Dia Internacional dos Trabalhadores, vão contar com 150 horários extras, além dos 540 diários regulares disponibilizados no Terminal Rodoviário de Salvador.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), vinculada à secretaria de Infraestruura do Estado (Seinfra), reforçou a operação e estima que aproximadamente 40 mil pessoas passem pelo terminal. A previsão é que a movimentação intensa comece nesta sexta-feira (27) e permaneça até 1º de maio.
Para oferecer mais comodidade aos passageiros, algumas empresas disponibilizam a compra de passagens com antecedência por telefone ou pelo autoatendimento via internet. Os passageiros também podem realizar a compra nos guichês dias antes ou até mesmo poucos momentos antes da viagem. Recomenda-se, entretanto, que cheguem a rodoviária com antecedência mínima de 20 minutos, para garantir o embarque e evitar transtornos.
Os destinos mais procurados são as cidades do extremo sul, como Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, além de Vitória da Conquista, Juazeiro, Irecê, Barreiras, Lençóis. Têm procura grande também municípios da Região Metropolitana de Salvador e todo Recôncavo baiano. 
Com informações da Secom BA  24/04/2018

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Sistema Ferry-Boat abre 300 vagas extras do Hora Marcada para o feriado Dia do Trabalho

Travessia marítima  🚢

As vagas estão distribuídas nos dias 28/04 (sábado), para o trecho São Joaquim/Bom Despacho; e dia 02/05 (quarta-feira), para o trecho inverso, Bom Despacho/São Joaquim, sempre à 1h, 2h e 4h das respectivas datas.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS disponibilizou, a partir da sexta-feira(20), 300 vagas extras para o serviço Hora Marcada do sistema Ferry-Boat, visando atender a demanda esperada para o feriado do Dia do Trabalho. As vagas estão distribuídas nos dias 28/04 (sábado), para o trecho São Joaquim/Bom Despacho; e dia 02/05 (quarta-feira), para o trecho inverso, Bom Despacho/São Joaquim, sempre à 1h, 2h e 4h das respectivas datas.
O serviço Hora Marcada é exclusivo para os condutores de veículos e a compra é feita somente pela internet através do site -portalsits.internacionaltravessias- . Para as demais datas e horários, a administração do serviço orienta aos interessados a sempre observarem a atual disponibilidade pelo site, já que é possível encontrar variações. Isso acontece porque podem ocorrer remarcações e as vagas voltam a ficar disponíveis.
Funcionamento – O Sistema Ferry-Boat opera das 5h às 23h30 nos dias úteis e aos sábados; e aos domingos e feriados das 6h às 23h30, com atendimento nos horários oficiais, de hora em hora (com exceção da última viagem, que não ocorre às 23h e sim às 23h30). A programação completa para o Feriado de 1º de maio será divulgada mais próximo ao período.
Com informações da ITS  23/04/2018

domingo, 22 de abril de 2018

Um ato de cidadania em defesa da cidade de Salvador

Cidadania   👪 👫

Diversas entidade e Movimentos Sociais entre eles o Salvador Sobre trilhos e o Grupo ambientalista Gambá,juntamente com a sociedade civil,promoveram e participaram de uma manifestação em defesa do Meio Ambiente dos Rios Urbanos da cidade e contra o projeto do BRT Lapa/Lip que ira desmatar o canteiro central da Av.Jurci Magalhes Jr e Av,ACM.O projeto da prefeitura de Salvador lesivo aos interesses da cidade e da sua população,irá causar graves feridas ao Tecido Urbano da cidade e a paisagem urbana existente,com a construção de 11 elevados e viadutos não só para o sistema BRT mais também para o transito de carros (transporte individual) numa alternativa que contraria a nova tendência e os novos conceitos Urbanísticos e de Mobilidade que hoje já estão sendo postos em prática em varias cidades do mundo.






foto - Juliana Ferreira