PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 14 de abril de 2018

A primeira rodovia feita para carros autônomos do mundo

Mobilidade/Tecnologia  🚗

O Centro Americano para a Mobilidade tem o objetivo de acabar com alguns desses medos trabalhando para garantir a segurança dos veículos autônomos. Foi criado em Michigan, onde acadêmicos, líderes automotivos e de tecnologia, além de políticos, se reuniram para falar à mídia e aos interessados ​​sobre a missão do novo grupo.

Eengenhariae
foto/divulgação
Depois que um veículo autônomo da Uber causou a morte de uma mulher nos EUA no mês passado, começou um debate fervoroso sobre a segurança desse tipo de veículo. O incidente teve como consequência um exigimento de uma moratória nacional nos testes autônomos de carros.
Agora, o Centro Americano para a Mobilidade (ACM, sigla em inglês) tem o objetivo de acabar com alguns desses medos trabalhando para garantir a segurança dos veículos autônomos. Foi criado em Michigan, onde acadêmicos, líderes automotivos e de tecnologia, além de políticos, se reuniram para falar à mídia e aos interessados ​​sobre a missão do novo grupo.
O centro é uma iniciativa sem fins lucrativos cujo foco é o desenvolvimento de testes e produtos. A instalação visa não apenas progredir na segurança da tecnologia automatizada de veículos e na mobilidade futura, mas também introduzir padrões voluntários para a indústria.
A ACM também é a primeira instalação de teste de rodovia do mundo para tecnologia de condução autônoma e apresenta um cenário que fornece uma variedade de ambientes e infra-estruturas do mundo real. A instalação está localizada em um terreno de 2.02 km quadrados e possui um circuito rodoviário de 4,02 km, um túnel, além de uma série de viadutos, cruzamentos e rotatórias.
A ACM é apoiada por grandes empresas, entre elas estão: AT & T, Visteon Corporation, Toyota, Ford e Hyundai. O Centro é uma colaboração de vários órgãos locais, incluindo o Estado de Michigan, o Departamento de Transporte de Michigan (MDOT), a Corporação de Desenvolvimento Econômico de Michigan (MEDC), Universidade de Michigan e Líderes Empresariais.
Fonte - Revista Amazônia  14/04/2018



sexta-feira, 13 de abril de 2018

Estação Aeroporto do Metrô de Salvador passa por últimos ajustes antes da inauguração

Transportes sobre trilhos   🚇

Ao lado do presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, e demais diretores do consórcio que administra o metrô, o secretário Demir observou os últimos ajustes feitos na estação antes da sua inauguração, que deve ocorrer ainda neste mês de abril. Demir viu detalhes sobre o shuttle, que a cada dez minutos levará passageiros para o terminal do aeroporto e vice versa. O ponto de parada do shuttle contará com dois visualizadores de chegadas e partidas de voos, com informações semelhantes às do terminal do aeroporto.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Em poucos dias, a Linha 2 do metrô de Salvador ganhará a extensão de 3,5 km e chegará ao Aeroporto. A obra do Governo do Estado, que transformou a mobilidade urbana de Salvador, recebeu, nesta sexta-feira (13), uma das últimas visitas técnicas antes de ser entregue à população. O secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Demir Barbosa, percorreu toda a estação, a área do shuttle, que fará o transporte de passageiros entre o metrô e o terminal de passageiros do aeroporto, além das passarelas que dão acesso à estação.
“É uma obra grandiosa. Não tenho dúvida que é uma das mais bonitas estações de metrô do país, e vai mudar essa cidade, oferecendo mais segurança e comodidade aos usuários. Você sair da região do Iguatemi, centro comercial da cidade, e em menos de 25 minutos chegar ao aeroporto é uma mudança que impacta positivamente diretamente na vida das pessoas”, disse Demir.
Ao lado do presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, e demais diretores do consórcio que administra o metrô, o secretário Demir observou os últimos ajustes feitos na estação antes da sua inauguração, que deve ocorrer ainda neste mês de abril. Demir viu detalhes sobre o shuttle, que a cada dez minutos levará passageiros para o terminal do aeroporto e vice versa. O ponto de parada do shuttle contará com dois visualizadores de chegadas e partidas de voos, com informações semelhantes às do terminal do aeroporto.
A frota do shutlle será composta por seis ônibus exclusivos com identidade da CCR Metrô Bahia, com capacidade para realizar 234 viagens por dia. Com uma distância de 2,5 km, o percurso Metrô-Aeroporto levará no máximo 10 minutos; no sentido contrário – Aeroporto-Metrô –, os usuários farão um trajeto de 1,5 km, em aproximadamente 4 minutos. O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, também esteve presente na visita.
Além da estação, a região do aeroporto ganhou diversos intervenções viárias como o viaduto de Lauro de Freitas, já inaugurado, e viaduto das ruas das locadores, ainda em obras, e do Terminal Aeroporto, que será entregue 90 dias após a estação de metrô.
Com informações da Secom BA  13/04/2018

Novidades do mundo do transporte

Transportes/Tecnologia   🚅    🚤

Primeiro transporte em cápsulas, barco movido a água do mar e Uber dos jatinhos estão entre as novidades.A Hyperloop Transportation Technologies anunciou em abril a construção do primeiro sistema de transporte em cápsulas na cidade de Toulouse, na França.Um barco que é capaz de produzir hidrogênio a partir da água coletada do mar.Viajar na comodidade de jatinhos ou helicópteros pode estar a um clique.

Notícias da CNT
foto - Divulgação Hyperloop Transportation Technologies
Notícias da Confederação Nacional do Transporte
Primeiro Hyperloop em escala real - A Hyperloop Transportation Technologies anunciou em abril a construção do primeiro sistema de transporte em cápsulas na cidade de Toulouse, na França. Com previsão de início das operações para 2019, o transporte em cápsulas poderá levar pessoas ou produtos em tubos de baixa pressão, em cápsulas que se movimentam por levitação eletromagnética podendo alcançar 1,2 mil quilômetros por hora. A primeira fase do projeto prevê a construção de um sistema de 320 metros que entrará em operação em 2018, e a segunda fase terá um quilômetro de extensão e altura de 5,8 metros e será construída em 2019. E além das operações em 2019, a Hyperloop divulgou que terá um centro de inovação no Brasil, na cidade de Contagem (MG). O centro terá a função de reunir empresas globais, startups, universidades, cientistas e governos para pensar em como solucionar os problemas brasileiros sobre logística e transporte.

Barco movido a água do mar
Um barco que é capaz de produzir hidrogênio a partir da água coletada do mar. Esse é o Energy Observer, o primeiro barco ecologicamente autossustentável do mundo e que zarpou do porto de Marselha, na França, no fim de março. A viagem terá duração de seis anos e passará por 50 países com a finalidade de sensibilizar as pessoas sobre temas, como energias renováveis e mobilidade. O Energy também é equipado com placas solares e não emite gases de efeito estufa ou partículas finas. Transformado a partir de um antigo barco de corridas, é impulsionado por propulsão elétrica devido à mistura de energias renováveis e ao sistema de produção de hidrogênio sem carbono.

Uber dos jatinhos
Viajar na comodidade de jatinhos ou helicópteros pode estar a um clique. Para isso, foi criado o aplicativo Flapper, sistema de compartilhamento de voos não comerciais que permite dividir um trecho com outras pessoas que seguem para o mesmo destino. Os voos são postados com horário sugerido de partidas, e os dois primeiros passageiros podem fixar o horário exato de saída. O usuário ainda pode escolher a aeronave, a quantidade de assentos, o horário do voo disponível e a forma de pagamento. Com rotas que ligam São Paulo ao Rio de Janeiro e Búzios a Angra dos Reis, o aplicativo tem o preço médio de R$ 750, nos trechos entre as capitais; e de R$ 300 e R$ 600, nas cidades do litoral.
Com informações da CNT  13/04/2018

Pobre democracia

Ponto de Vista  🔍

O tumor que ora se expande na alma dos Senhores da Terra e de seus beleguins remediados é genético, originário do DNA colonial e escravagista que não admite qualquer ousadia dos subalternos na busca da maior igualdade.Essa marca da vida social brasileira é chocantemente óbvia e escancarada. Esse estigma resiste a todos os disfarces que os liberais-autoritários simulam com o propósito de esconder suas hipocrisias.Os trogloditas brasileiros acumulam no inconsciente a herança dos pensadores liberais.

Luiz Gonzaga Belluzzo* - Portogente
Luiz Gonzaga Belluzzo
Foram assustadoras as arengas da ministra Rosa Weber e do ministro Luís Roberto Barroso na sessão do Supremo Tribunal Federal incumbida de julgar o habeas corpus do ex-presidente Lula. Os argumentos deambularam entre o empirismo grosseiro de Barroso e o instinto de manada de Rosa Weber.
Não digo má-fé porque a esses fâmulos da retórica bacharelesca faltam conhecimentos elementares acerca das forças que hoje mobilizam as frações conservadoras e autoritárias da sociedade brasileira. O tumor que ora se expande na alma dos Senhores da Terra e de seus beleguins remediados é genético, originário do DNA colonial e escravagista que não admite qualquer ousadia dos subalternos na busca da maior igualdade.
Essa marca da vida social brasileira é chocantemente óbvia e escancarada. Esse estigma resiste a todos os disfarces que os liberais-autoritários simulam com o propósito de esconder suas hipocrisias.
Os trogloditas brasileiros acumulam no inconsciente a herança dos pensadores liberais. Mandeville, por exemplo, tinha horror a qualquer intervenção legislativa do Estado destinada a proteger “aquela parte mais mesquinha e pobre da sociedade”, condenada a desenvolver um “trabalho sujo e digno de escravos”.
Recomendava enfaticamente que fossem obrigatórias para pobres e iletrados a doutrinação religiosa e a frequência à igreja aos domingos. “Essa gente” deveria, além disso, ser impedida de participar de qualquer outro divertimento no dia do Senhor.
Locke recomendava uma vigorosa ação do Estado em relação à chusma de vagabundos e desempregados. Esta rafameia deveria ser internada, para recuperação, em workhouses, verdadeiros antecessores dos campos de concentração.
O grande Alexis de Tocqueville indignava-se com as tentativas demagógicas dos trabalhadores de reduzir a jornada de trabalho, uma interferência indevida na liberdade de contratação entre patrões e empregados, mas não trepidava em exigir severas limitações ao afluxo da população do campo para as cidades.
O apetite voraz de muitos brasileiros ricos e bonitos por preconceitos de todos os matizes chegou ao ponto da regurgitação. Na onda recente de mastigação de impropérios racistas, homofóbicos e regionalistas, tal voracidade encontrou auxílio nos maxilares que proclamavam as virtudes da “meritocracia”.
A rejeição do “outro” não só atingiu os níveis mais profundos daquelas almas nativas, mas também conseguiu angariar novos adeptos. A rejeição é mais profunda porque atingiu, de forma devastadora, os sentimentos de pertinência à mesma comunidade de destino, suscitando processos subjetivos de diferenciação e desidentificação em relação aos “outros”, ou seja, à massa de pobres e miseráveis. E essa desidentificação vem assumindo cada vez mais as feições de um individualismo agressivo e antirrepublicano.
É ocioso dizer que tais expectativas e anseios não são um desvio psicológico, mas enterram suas raízes nas profundezas da desigualdade que há séculos assola o País. Produtos da desigualdade secular e daquela acrescentada no período do desenvolvimentismo a qualquer preço, as classes cosmopolitas têm sido, ao mesmo tempo, decisivas para a reprodução do apartheid social e impiedosas na crítica ao uso da política fiscal para promover melhor distribuição de renda. Isso para não falar dos ataques à redução da pobreza absoluta, acoimada de “assistencialismo”.
Luís Roberto Barroso, uma reinvenção tropical das Preciosas Ridículas de Molière, esmerou-se em considerações primárias sobre as diferenças entre pobres e ricos na prestação jurisdicional brasileira. É óbvio que as supracitadas excelências ignoram completamente os debates relevantes sobre os impasses e contradições da democracia moderna.
Sob a casca da virtude, o julgamento de Lula abriga o ovo da serpente. Os gritos do combate à corrupção escondem os sussurros da inconformidade com os valores da igualdade e da liberdade.
Não ocorre aos supracitados ministros da Suprema Corte que estão servindo ao que Luigi Ferrajoli chamou de “poderes selvagens”. Selvagens são aqueles poderes que crescem no interior da sociedade (in)civil mediante a acumulação de “instrumentos” de vários tipos, sem qualquer freio ou limite constitucional e que tendem a controlar o poder legal.
No mundo moderno, diz Michelangelo Bovero, os poderes do mercado, em estreita aliança com os meios de comunicação, lideram a escalada do poder sem freios dentro da sociedade. Isso não impede, mas, ao contrário, estimula a luta pela supremacia dentro dos “poderes” do Estado.
*Luiz Gonzaga Belluzzo é economista, professor, consultor editorial da revista Carta Capital
Fonte - Portogente   13/04/2018

Comissão Interamericana será informada sobre violações no Brasil

Direitos Humanos 

O alerta será remetido em forma de ofício, no próximo mês, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), com sede em Washington (EUA). Nele, haverá uma avaliação sobre os direitos humanos no Brasil.Como exemplos, integrantes do conselho citam os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, além do ataque à caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Laranjeiras do Sul (PR).

Helena Martins
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) manifestou nessa quinta-feira (12) preocupação com o aumento de denúncias de violações e o acirramento do discurso de ódio e violência presentes nos últimos dias no país, assim como a militarização da política. O alerta será remetido em forma de ofício, no próximo mês, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), com sede em Washington (EUA). Nele, haverá uma avaliação sobre os direitos humanos no Brasil.
Como exemplos, integrantes do conselho citam os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, além do ataque à caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Laranjeiras do Sul (PR).
O CNDH pode aplicar sanções, como advertência, censura pública e recomendar o afastamento de cargos, a suspensão de verbas, auxílios e subvenções a entidades com condutas contrárias aos direitos humanos. Com base nessas atribuições, o conselho enviará os ofícios e fará advertências às autoridades responsáveis.

Direitos
A presidente do CNDH e defensora pública federal, Fabiana Severo, ressaltou que o Estado Democrático de Direito deve preservar os direitos civis e políticos, assim como a liberdade de expressão e de manifestação.
“[Preocupa] o crescimento das agressões, as tentativas de silenciar o debate público, amplo, democrático, gerando todo esse ambiente de promover ameaças, insegurança e uma política de medo”, disse Fabiana.
O vice-presidente do órgão, Darci Frigo, afirmou que o conselho está em alerta para a situação do Rio de Janeiro, pois foram recebidas denúncias de detenções de pessoas sem acompanhamento de advogados ou defensores públicos.

Cortes
Durante a reunião de ontem, o CNDH citou ainda a ameaça de redução de recursos destinados às áreas de saúde, educação e moradia, a partir do teto de gastos estabelecido por medidas como a Emenda Constitucional nº 95.
Em discussão anterior, na Defensoria Pública da União (DPU), o representante da Oxfam Brasil, Rafael Georges, ressaltou que o corte de recursos públicos pode levar ao agravamento das desigualdades sociais.
“Aqui [no Brasil] e em outros países da América Latina, a desigualdade existe apesar e com a abundância de recursos. Há um processo concentrador”, observou Rafael Georges.
Fonte - Agência Brasil  13/04/2018

Trem turístico Minas-Rio vai ser apresentado nesta quinta em Sapucaia

Turismo Ferroviário 🚄🚃🚃🚃

O carro vai ficar estacionado na estação e quem quiser poderá visitá-lo e conhecer as instalações", afirmou Paulo Henrique do Nascimento, presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, responsável pela implantação do projeto.A locomotiva com o carro restaurante saiu da cidade de Recreio, em Minas Gerais, e chegou ao Rio de Janeiro ainda nesta quarta (11).

Hoje em Dia
foto - ilustração/arquivo
O carro restaurante do trem turístico que deve ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro a partir do segundo semestre já está pronto e vai ser apresentado aos moradores de Sapucaia, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (12) e na sexta (13). O lançamento será marcado por shows a partir das 19h, na Casa de Cultura da cidade, próximo à estação ferroviária, onde o vagão gastronômico será exposto.
"O carro vai ficar estacionado na estação e quem quiser poderá visitá-lo e conhecer as instalações", afirmou Paulo Henrique do Nascimento, presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, responsável pela implantação do projeto.
A locomotiva com o carro restaurante saiu da cidade de Recreio, em Minas Gerais, e chegou ao Rio de Janeiro ainda nesta quarta (11). Quando estiver pronto, o trem vai ligar a cidade de Cataguases, na Zona da Mata mineira, à cidade de Três Rios, no Estado fluminense. Durante o percurso de 160 km, passará por mais cinco cidades mineiras: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador. No RJ, além da última Estação em Três Rios, passa por Sapucaia. A expectativa é que a viagem dure 6 horas e a passagem custe R$ 100.
A expectativa é de transportar até 850 passageiros por dia. Mas antes, a Oscip precisa fazer testes sem passageiros nos nove vagões da Ferrovia Centro-Atlântica que foram reformados. "Nesses testes, serão avaliadas as condições das estações, da linha e da locomotiva, Dessa forma, vamos ficar sabendo quais melhorias precisamos fazer", explicou Paulo Henrique.
Após os ajustes, o trem ainda passa por nova inspeção. Segundo Paulo Henrique, o engenheiro mecânico da Oscip deve vistoriar os carros de passageiros para elaborar um laudo técnico a ser encaminhado à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). "Este é um dos últimos requisitos para que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) aprove as viagens com passageiros. Depois é assinar o contrato formal com a Ferrovia Centro-Atlântica".
Os passeios serão realizados aos sábados, domingos e feriados.

Investimento
O investimento total para que o trem turístico possa operar é de R$ 1 milhão, conforme informações do diretor da Oscip. "Dentro do trem, o passageiro poderá contar com pacotes de roteiros turísticos, projetos culturais, encontros e restaurante. Para isso, estamos buscando apoio de empresas", contou Paulo Henrique.
A expectativa é que a atividade contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além ajudar a manter preservado o patrimônio histórico das cidades.
O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras, da iniciativa privada, além da concessionária da ferrovia Centro-Atlântica e de órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.
Fonte - Revista Ferroviária  12/04/2018

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Rio de Janeiro regulamenta serviços de transporte por aplicativo

Transportes  🚕

De acordo com o decreto, as empresas que operam esses serviços terão que repassar à prefeitura um percentual do valor total das viagens cobradas pelos motoristas. Com a medida, a prefeitura espera arrecadar cerca de R$ 20 milhões por ano. Parte do dinheiro arrecadado pelo município será utilizado na melhoria do aplicativo Taxi.Rio. Uma das justificativas do prefeito para regulamentar o serviço é a geração de empregos, já que estima-se que haja 100 mil motoristas trabalhando com esses aplicativos no estado do Rio.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A prefeitura do Rio de Janeiro publicou hoje (12) no Diário Oficial decreto que regulamenta o serviço de transporte individual da passageiros por aplicativos, feito por empresas como a Uber, 99Pop e Cabify, entre outros. De acordo com o decreto, as empresas que operam esses serviços terão que repassar à prefeitura um percentual do valor total das viagens cobradas pelos motoristas.
Com a medida, a prefeitura espera arrecadar cerca de R$ 20 milhões por ano. Parte do dinheiro arrecadado pelo município será utilizado na melhoria do aplicativo Taxi.Rio. Uma das justificativas do prefeito para regulamentar o serviço é a geração de empregos, já que estima-se que haja 100 mil motoristas trabalhando com esses aplicativos no estado do Rio.
De acordo com a prefeitura, o decreto segue o que foi determinado pela Lei Federal 13.640, de 2018, sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 26 de março passado.
Além de repassar parte das receitas, as empresas terão de apresentar ao município um cadastro dos veículos e motoristas que fazem o serviço. Os condutores também precisarão comprovar que possuem bons antecedentes criminais e vão passar por um curso específico, ministrado por instituição credenciada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), entre outras obrigações. Eles terão 180 dias para se adaptarem às novas exigências.
Por meio de nota, a Uber ressaltou o fato de o Rio ser a primeira cidade a regulamentar esse tipo de serviço depois da lei federal. “Ao mesmo tempo em que estipula regras claras para o transporte individual privado na cidade do Rio de Janeiro, o decreto repudia limitações artificiais, como uso de placas restritas para este tipo de serviço - liderando o debate sobre como a tecnologia pode servir melhor as cidades.” Apesar disso, a empresa se disse preocupada com o fato de que ainda há pontos pendentes de definição no decreto carioca. “É fundamental que o detalhamento futuro não abra espaço para a inclusão de burocracias que prejudiquem a atividade dos motoristas parceiros”, diz a nota.
Fonte - Agência Brasil  12/04/2018

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Avançam as obras do VLT de Fortaleza,Parangaba/Mucuripe

Transportes sobre trilhos  🚄

Operação de montagem de estrutura vai alterar trânsito no Dionísio Torres nesta quinta-feira (12).A SEINFRA CE  realizará na noite desta quinta-feira (12),a operação de içamento em um viaduto localizado na continuação da avenida Virgílio Távora. Sendo assim, a rua Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face será interditada para operação dos guindastes das 21h às 05h do dia seguinte (sexta-feira, 13).

Seinfra CE
divulgação/Seinfra CE
Dando prosseguimento às obras de implantação do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, o Governo do Estado, através da SEINFRA - Secretaria da Infraestrutura, realizará, na noite desta quinta-feira (12), operação de içamento em um viaduto localizado na continuação da avenida Virgílio Távora. Sendo assim, a rua Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face será interditada para operação dos guindastes das 21h às 05h do dia seguinte (sexta-feira, 13). No horário, os motoristas devem seguir os desvios que estão no mapa abaixo. "Nesse local, teremos que concluir um viaduto, que servirá ao transporte de carga, para depois demolir o existente e construir dois outros para o VLT. Como é ponto muito crítico, realizaremos as interdições necessárias de forma pontual, parciais, buscando impactar o mínimo possível no trânsito da região, diminuindo o transtorno", observa Lucio Gomes, Secretário da Infraestrutura do Ceará.

Saiba mais
O ramal Parangaba-Mucuripe terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. Ao todo, são dez estações: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate.
O VLT irá promover a integração com outros modais de transporte. A estação Parangaba possibilitará a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. Já a estação Papicu se integrará à futura Linha Leste do Metrô e ao terminal rodoviário. A previsão de demanda potencial do modal é de 90 mil passageiros por dia.
Com informações da Seinfra CE  11/04/2018

Exportações baianas crescem 5,5% em março

Economia  $$$$

No mês, as importações totalizaram US$ 497,6 milhões, com queda de 26% sobre o mesmo período do ano passado. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).As vendas do mês foram lideradas pelo setor de papel e celulose com receitas de US$ 166,6 milhões e incremento de 48,8%, ante março de 2017.

Da Redação
foto - Mateus Pereira_GOVBA
As exportações baianas do mês de março chegaram a US$ 694,1 milhões, com crescimento de 5,5% sobre março de 2017 e de 14,4% sobre fevereiro último. No mês, as importações totalizaram US$ 497,6 milhões, com queda de 26% sobre o mesmo período do ano passado. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
As vendas do mês foram lideradas pelo setor de papel e celulose com receitas de US$ 166,6 milhões e incremento de 48,8%, ante março de 2017. O setor passa por bom momento que culminou pela aquisição da Fibria pela Suzano, garantindo à empresa a liderança mundial do setor, além de produção e preços internacionais que seguem em alta, depois de avançarem até 50% no ano passado. O volume exportado até março alcançou 838,8 mil toneladas, o que alçou o setor também a liderança da pauta baiana no trimestre com vendas que alcançaram US$ 410,4 milhões e crescimento de 39% no período.
No primeiro trimestre, as exportações baianas alcançaram US$ 1,86 bilhão, com crescimento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento no período deve-se exclusivamente ao aumento dos preços médios em 13,4%, já que o volume embarcado teve redução de 2,7% no período.
As vendas seguem puxadas pelos produtos básicos, com incremento de 40% lideradas pela soja (+61%); minerais (+22%) e algodão (+306%). As exportações de semimanufaturados também cresceram 30%, alavancadas pelo bom desempenho da celulose (+39%) e do setor metalúrgico (+50%), que segue em recuperação após a reestruturação da Paranapanema e da alta dos preços do cobre. Entre os manufaturados, apesar do bom desempenho do setor automotivo (+23,2%), houve redução de 9% nas vendas, graças à queda nos embarques de produtos petroquímicos (-10%), derivados de petróleo (-29%), pneus (-25%) e calçados (-32%).
As importações, em posição oposta ao que ocorre no plano nacional (crescimento de 6,7%), registraram queda de 26% comparadas a março de 2017, enquanto que no trimestre, a queda também acumula 26% - no Brasil aumento de 15,8% -, reflexo do ainda pouco dinamismo econômico local, que mesmo no Brasil se pronuncia tênue.
A queda nas compras externas no trimestre, principalmente de bens intermediários e de combustíveis, reflete o clima de letargia no dinamismo econômico do estado. A redução nas importações ocorreu nos três meses do ano e foi condizente com o ritmo tímido de retomada da atividade. O desembarque de intermediários caiu 10,7% de janeiro a março, em relação a igual período do ano passado, traduzindo a estagnação da produção industrial. No mesmo período, os combustíveis e lubrificantes recuaram 51,2%, principalmente nafta para a petroquímica (-56%). A importação de bens de capital, também acusou queda de 1,5% no primeiro trimestre, sinalizando um cenário de recuperação ainda lenta e incerta dos investimentos.
Com os resultados no primeiro trimestre, a Bahia acumulou um superávit de US$ 399,6 milhões, em sua balança comercial, com a corrente de comércio (soma das exportações e importações) chegando a US$ 3,32 bilhões com queda de 6,4% sobre igual período de 2017, resultado da redução maior das importações do que o aumento verificado nas exportações no período.
Com informações da Secom BA  11/04/2018

Ricos receberam 36 vezes acima do que ganharam os pobres em 2017,aponta IBGE

Desigualdade Social  👐

Os dados fazem parte da pesquisa Rendimento de todas as fontes 2017, divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).A publicação revela que a massa de rendimento médio mensal real domiciliar per capita, em 2017, foi de R$ 263,1 bilhões. Deste total, os 10% da população com os maiores rendimentos ficavam com 43,3% do total. Os 10% menores rendimentos detinham apenas 0,7% da renda.

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
Em 2017, os ricos do país ganharam 36,1 vezes mais do que metade dos mais pobres. Este grupo 1% mais rico da população brasileira, em 2017, teve rendimento médio mensal de R$ 27.213. O valor representa, em média, 36,1 vezes mais do que metade do que receberam os mais pobres – cujo renda mensal foi de R$ 754 naquele ano. Em 2016, o grupo mais rico ganhava 36,3 vezes mais do que a média do rendimento de metade dos mais pobres.
Os dados fazem parte da pesquisa Rendimento de todas as fontes 2017, divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
A publicação revela que a massa de rendimento médio mensal real domiciliar per capita, em 2017, foi de R$ 263,1 bilhões. Deste total, os 10% da população com os maiores rendimentos ficavam com 43,3% do total. Os 10% menores rendimentos detinham apenas 0,7% da renda.
Para o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, os números mostram que a desigualdade ainda é grande no país. "Vamos separar a população inteira, do mais baixo ao mais alto. Se você pega metade dela, verá que a média de rendimento médio dos 50% que ganham menos é de R$ 754, valor mais que 36 vezes menor do que o rendimento da população que ganha os maiores salários, e que chega a R$ 27.213. Os 10% com os maiores rendimentos chegam a deter 43% do total recebido”, afirmou.

Concentração
Na região Sudeste, a concentração de renda foi ainda maior. Nesta região, está a maior parcela da população e reúne rendimento médio mensal real do grupo de 1% mais ricos. No Sudeste, este grupo chegou a ter concentração 33,7 vezes superior ao rendimento médio mensal real de 50% da população com os menores rendimentos – em 2016 era de 36,3 vezes.
A região que apresentou a menor relação foi a Sul (25 vezes, em 2017 e 24,6 vezes em 2016). Em 2016, o número era 36,3 vezes maior.Também foi o Sul que teve a menor desigualdade com 25 vezes, em 2017 e 24,6 vezes em 2016.
O estudo do IBGE compara o rendimento da população do ponto de vista da distribuição por Grandes Regiões, tipo de rendimento, sexo, cor ou raça, nível de instrução, levando em consideração os indicadores de concentração de renda. Também são avaliados os programas de transferência de renda do governo federal.

foto - ilustração/Pinterest
Rendimento do trabalho
Os dados do IBGE indicam que, em 2017, as pessoas que tinham rendimento de todos os trabalhos correspondiam a 41,9% da população residente, o equivalente a 86,8 milhões de pessoas, percentual afetado pela crise econômica que afetou o país. Em 2016, o percentual chegava a 42,4% Em 2017, 24,1% dos residentes (50 milhões) possuíam algum rendimento proveniente de outras fontes. Em 2016 este percentual era menor: 49,3 milhões de pessoas tinham rendimento de outras fontes, o equivalente a 24% dos residentes.
O rendimento de outras fontes, mais frequente na população, vinha de aposentadoria ou pensão. Em 2017, 14,1% da população recebia por aposentadoria ou pensão; 2,4%, por pensão alimentícia, doação ou mesada de não morador; 1,9%, por aluguel e arrendamento; enquanto 7,5% recebiam outros rendimentos, como seguro-desemprego, programas de transferência de renda do governo, rendimentos de poupança, valores similares aos de 2016.
Para o coordenador da Pnad Contínua, os números derrubam o mito de que principalmente nas regiões Norte e Nordeste, os programas de transferência renda respondem pela maior parte do rendimento das famílias.
“Isso não é verdade. Quando olhamos o país como um todo, observamos que 73,8% da composição do rendimento da família vem do trabalho, !9,4% de aposentadoria ou pensão e outros rendimentos como aluguel (2,4%), e o restante de pensões, doação de não morador.”
Com relação aos programas de transferência de renda do governo federal, a pesquisa constatou que o percentual das famílias brasileiras que recebiam o Bolsa Família caiu 0,6 ponto percentual entre 2016 e 2017, ao passar de 14,3%para 13,7%.
Segundo a pesquisa, o rendimento médio mensal real domiciliar per capita dos domicílios que recebiam o Bolsa Família em 2017 foi de R$ 324, bem inferior ao rendimento médio mensal real domiciliar per capita dos que não recebiam, que era de R$ 1.489.
Os dados indicam que os maiores percentuais de famílias que recebiam algum tipo de benefício dos programas de transferência de renda do governo estavam localizados, no ano passado, nas regiões Norte e Nordeste, com respectivamente 25,8% e 28,4% dos domicílios.
Já o Benefício de Prestação Continuada (BPC) era recebido por 3,3% dos domicílios do país, que tinham rendimento médio real domiciliar per capita de R$ 696 reais. As regiões Norte e Nordeste apresentaram os maiores percentuais (5,6% e 5,2%, respectivamente).

Desigualdade por cor, sexo e instrução
Os números da pesquisa Rendimento de todas as fontes 2017 mostram a continuidade de distorção histórica do mercado de trabalho do país: a desigualdade salarial entre homens e mulheres, cor e raça e por nível de escolaridade.
A pesquisa ratifica a persistência do salário maior para os homens do que para as mulheres. Enquanto o rendimento médio mensal real de todos os trabalhos, no Brasil, foi de R$ 2.178; entre os homens, esta média chegou a R$ 2.410. Já para as mulheres, o rendimento médio mensal registrado foi de R$ 1.868, ou seja: o equivalente a 77,5% do rendimento masculino. Em 2016, essa proporção era ainda menor: 77,2%.
As regiões Nordeste e Norte, apesar de terem os menores valores de rendimento médio mensal real para ambos os sexos dentre todas as demais regiões, apresentaram as maiores proporções de rendimento das mulheres em relação aos homens: Isto é, as maiores taxas de proximidades.
No Nordeste, o salário da mulher equivalia a 84,5% do salário do homem em 2017, enquanto no Norte este percentual era de 87,9%. Em 2016, o salário da mulher equivalia a 88,4% do homem no Nordeste e a 89,2% no Norte.
A Região Sudeste, que registrou a segunda maior média salarial para as mulheres (R$ 2.053) e a maior para os homens (R$ 2.810), foi, paralelamente, a região onde as mulheres registraram a menor proporção do rendimento masculino (73,1% em 2017 ante 71,7% de 2016).
“O Brasil é um país bastante desiguais quando se leva em conta os cortes por sexo, cor e raça, nível de instrução e regiões distintas do país. “Nós somos praticamente cinco país em um só demonstrados pelo retrato de cada uma das cinco regiões”, afirmou o coordenador da pesquisa.
Do ponto de vista da cor e da raça, o IBGE constatou que o rendimento médio mensal real de todos os trabalhos das pessoas brancas era, em 2017, de R$ 2.814, maior que os rendimentos observados para as pessoas pardas (R$ 1.606) e pretas (R$ 1.570).
As mulheres brancas apresentaram rendimentos 29,2% superiores à média nacional de R$.2 178, enquanto as pardas e pretas receberam rendimentos 26,3% e 27,9%, respectivamente, inferiores a essa média.
A mesma distorção foi observada quando a análise é feita sob o ponto de vista do grau de escolaridade, com o nível de instrução se mostrando indicador importante na determinação do rendimento médio mensal real de todos os trabalhos, apresentando uma relação positiva, ou seja: quanto maior o nível de instrução alcançado, maior o rendimento.
“As desigualdades pelos cortes de cor (preta ou parda em relação a Branca) chega a quase à metade. A diferença persiste porque há, no Brasil, como em outras partes do mundo, maior rendimento para aqueles que tem nível superior. Só que a participação de pessoas de cor de nível superior no Brasil é muito baixa”, acrescentou Azeredo.
Segundo o levantamento, as pessoas que não possuíam instrução apresentaram o menor rendimento médio: R$ 842. Por outro lado, o rendimento das pessoas com ensino fundamental completo ou equivalente foi 67,3% maior, chegando a R$ 1.409.
Por fim, aqueles que tinham ensino superior completo registraram rendimento médio aproximadamente 3 vezes maior que o daqueles que tinham somente o ensino médio completo e mais de 6 vezes o daqueles sem instrução.
Fonte - Agência Brasil  11/04/2018

terça-feira, 10 de abril de 2018

Ônibus elétrico "Aptis" da Alstom/NTL inicia fase de testes na Holanda

Mobilidade/Tecnologia  🚌

Os testes sob condições operacionais reais, são projetados para avaliar as características específicas e os sistemas operacionais do Aptis em um novo ambiente urbano,após os primeiros testes bem sucedidos realizados em Ile-de-France Paris e Versailles, Lyon, Estrasburgo, Marselha, Bélgica e  recentemente na Alemanha em Berlim e Hamburgo.

Da Redação
foto - ilustração/Alstom
A Alstom/NTL iniciará uma fase de testes a partir de 09/05 do ônibus elétrico Aptis,com duração de três semanas na Holanda.O Aptis será testado em parceria com as empresas de transportes QBuzz em Utrecht, Groningen e Assen, e a RET (Rotterdamse Elektrische Tram) em Roterdão.
O Aptis, um ônibus que foi desenvolvido pela Alstom em parceria com a NTL,ganhou o Prêmio Inovação na feira global de ônibus Busworld em 19 de outubro de 2017, realizada em Courtrai, na Bélgica. Os protótipos, que foram fabricados na área de produção da NTL em Duppigheim, na França, atualmente estão sendo testados em diferentes cidades Europeias.
Os testes sob condições operacionais reais, são projetados para avaliar as características específicas e os sistemas operacionais do Aptis em um novo ambiente urbano,após os primeiros testes bem sucedidos realizados em Ile-de-France Paris e Versailles, Lyon, Estrasburgo, Marselha, Bélgica e  recentemente na Alemanha em Berlim e Hamburgo.
O Aptis possui piso baixo em todo o veículo e portas duplas largas que permitem um fluxo de passageiros tranquilo e acessibilidade para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê. As janelas panorâmicas na frente,na traseira e ao longo do ônibus fornecem 20% a mais de área de visibilidade do que as de um ônibus convencional,bem como uma área (lounge) na parte traseira.
O veículo possui dois eixos direcionais ​​que diminui em 25% o raio de curva em comparação com um ônibus convencional.Este sistema acrescenta uma vantagem a mais nas manobras do veículo,principalmente nos pontos de ônibus, onde um sistema de estacionamento automático foi desenvolvido, reduzindo o espaço necessário para estacionamento e aumentando a acessibilidade para os passageiros.A recarga do Aptis pode ser feita a noite dentro das garagens.Um carregamento rápido pode ser realizado por meio de um pantógrafo invertido ou via SRS, o inovador sistema de carregamento estático baseado em terra da Alstom. Devido a redução dos custos de operação e manutenção,o Aptis tem uma vida útil maior (20 anos) do que a de um ônibus comum.
Pregopontocom 10/04/2018

Gov. Rui Costa entrega passarela da Estação Flamboyant do Metrô de Salvador

Mobilidade  👪  🚇

A nova passarela integra o conjunto de estações da Linha 2 do metrô, e oferece mais conforto e segurança aos usuários, além de facilitar o acesso à estação Flamboyant, bem como o deslocamento de quem precisa atravessar a Avenida Paralela. Com pouco mais de cinco metros de largura e 450 metros de extensão, a passarela tem capacidade para receber um fluxo de 24 mil pedestres por hora.

Da Redação
foto - Iamara Andrade/ Sedur
O governador Rui Costa entregou, na manhã desta segunda-feira (9), a nova passarela da Estação Flamboyant do Metrô de Salvador. O equipamento faz parte do investimento de R$ 5,6 bilhões no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
“É mais uma passarela entregue, e essa é importante por dar acesso a todos os conjuntos habitacionais, prédios aqui ao redor, em benefício dos moradores e de quem trabalha aqui na vizinhança. Com isso, nós vamos tornando o metrô mais acessível, com a entrega destes equipamentos, com escadas rolantes, elevador, rampas e câmeras de segurança espalhadas ao longo da passarela, assim como em todas as outras já entregues”, comentou o governador.
Novo titular da Sedur, Demir Barbosa esteve ao lado do governador Rui Costa no ato. A nova passarela integra o conjunto de estações da Linha 2 do metrô, e oferece mais conforto e segurança aos usuários, além de facilitar o acesso à estação Flamboyant, bem como o deslocamento de quem precisa atravessar a Avenida Paralela. Com pouco mais de cinco metros de largura e 450 metros de extensão, a passarela tem capacidade para receber um fluxo de 24 mil pedestres por hora. O novo equipamento está inserido no conjunto de passarelas instaladas na Avenida Paralela e também dá acesso a ciclovia e pista de cooper.

foto - Iamara Andrade/ Sedur
“Vale destacar que esta passarela atende ao padrão arquitetônico histórico da cidade de Salvador, assim como todas as leis de acessibilidade e normas técnicas. Além disso, também dá acesso a área de lazer da Avenida Paralela, onde temos mais de 12 quilômetros de ciclovia e pista de cooper”, salienta Luís Valença, diretor-presidente da CCR.
A passarela conta com duas escadas rolantes inteligentes e um elevador que fica localizado no sentido Centro da cidade, duas rampas de acesso, piso tátil e sinalização em braille no corrimão. A segurança do local é reforçada pela utilização de 21 câmeras que são interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação e ainda conta com rondas das equipes de segurança e iluminação em LED.
Com informações da Sedur BA  09/04/2018

Novas licitações para Linha Leste do Metrô de Fortaleza já têm datas marcadas

Transportes sobre trilhos  🚇

Os avisos foram publicados nesta sexta-feira (6), nos diários oficiais da União e do Estado, e também em jornais de grande circulação. Um dos certames será para a implantação das obras civis e sistemas e aquisição de equipamentos de oficina da chamada Fase 1 do empreendimento.Podem participar da licitação de obras civis e sistemas, empresa brasileira (de forma individual ou consorciada) especializada no objeto da licitação, ou empresa estrangeira, desde que consorciada com uma nacional (sendo necessariamente a nacional a líder do contrato).

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
A Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará(Seinfra) divulgou as datas de duas das quatro licitações que vão dar continuidade ao projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza: dia 10 de maio. Os avisos foram publicados nesta sexta-feira (6), nos diários oficiais da União e do Estado, e também em jornais de grande circulação. Um dos certames será para a implantação das obras civis e sistemas e aquisição de equipamentos de oficina da chamada Fase 1 do empreendimento. O outro tem como objeto a conclusão da construção do shaft, que é a entrada por onde as máquinas tuneladoras começarão o trabalho de escavação dos túneis. No dia 10 de maio, os interessados deverão entregar, na Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE), as propostas comerciais e os documentos de habilitação.
Podem participar da licitação de obras civis e sistemas, empresa brasileira (de forma individual ou consorciada) especializada no objeto da licitação, ou empresa estrangeira, desde que consorciada com uma nacional (sendo necessariamente a nacional a líder do contrato). As empresas devem ter patrimônio líquido igual ou superior a 10% do valor global de cada orçamento apresentado pela SEINFRA – R$ 1.709.251.083,09 e R$ 6.546.792,06, respectivamente. “Neste novo modelo, como falamos na Audiência Pública, dia 02/03, as obras e os sistemas estarão na mesma contratação, para garantir a plena funcionalidade e segurança da operação, e a otimização dos recursos, ao término do prazo da obra”, explicou o titular da Secretaria da Infraestrutura, Lucio Gomes.
Nesta fase serão implantados 7,3 km de extensão da linha que irá ligar o Centro de Fortaleza ao Papicu. Serão executadas uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). A ideia é garantir a integração da Linha Leste com as Linha Sul e Oeste, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. “Garantiremos funcionalidade e integração, pois contrataremos a solução completa. Os recursos estão disponíveis para esse trecho: R$ 1 bilhão do BNDES, em financiamento, R$ 673 milhões do Governo Federal, anunciados pelo Governador Camilo Santana, além de R$ 186 milhões do Tesouro Estadual”, disse o Secretário.
Para concretizar o empreendimento, ainda serão realizadas outras licitações: uma para a aquisição do material rodante (trens) e outra para contratação de empresa de Gerenciamento e Supervisão. “Seguindo os prazos previstos na lei 8.666, temos a expectativa de iniciar a obra em junho. A previsão é de que seja concluída em 4 anos”, estimou o Secretário.
Com informações do Metrofor  09/04/2018

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Agerba abre consulta pública sobre construção da Rodoviária de Salvador

Infraestrutura  🚌

O novo Terminal Rodoviário de Salvador vai estar, em breve, localizado em novo endereço, às margens do viaduto de Águas Claras, próximo a BR-324.A Agerba receberá sugestões da população através do e-mail consultapublica@agerba.ba.gov.br. As informações podem ser fornecidas tanto por pessoas físicas como jurídicas, e serão divulgadas no site da organização e apresentadas durante a audiência pública, a ser realizada no dia 15 de maio, às 10h, no auditório da Agência Reguladora, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Com o objetivo de ampliar o debate sobre o novo terminal rodoviário e colher contribuições para a elaboração final do edital de licitação, entre os dias 11 de abril e 11 de maio a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) receberá sugestões da população através do e-mail consultapublica@agerba.ba.gov.br. As informações podem ser fornecidas tanto por pessoas físicas como jurídicas, e serão divulgadas no site da organização e apresentadas durante a audiência pública, a ser realizada no dia 15 de maio, às 10h, no auditório da Agência Reguladora, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O novo Terminal Rodoviário de Salvador vai estar, em breve, localizado em novo endereço, às margens do viaduto de Águas Claras, próximo a BR-324. O terminal deixará a região do Iguatemi para funcionar como centro de integração de transportes, com o objetivo de facilitar a mobilidade de quem deixa a capital baiana em viagens de ônibus intermunicipais e interestaduais. O edital e os termos de referências para a construção do novo equipamento serão apresentados durante consulta e audiência pública, agendadas para maio.

Infraestrutura
A mudança irá promover uma série de melhorias. O terminal será integrado ao tramo 3 da linha 1 do metrô, na estação Águas Claras, além de um terminal urbano de ônibus. Sua localização vai facilitar o deslocamento dos passageiros por meio de diversos modais de transporte. O objetivo é fazer do terminal uma grande estação de integração, sendo a maior do Norte-Nordeste. O novo terminal rodoviário será moderno, amplo e estará nos moldes de conforto de terminais de aeroportos.
Por meio da Agerba, o Governo do Estado vai lançar a concessão para construção e exploração da nova rodoviária, que receberá investimentos de cerca de R$ 120 milhões. O novo equipamento passará a ser administrado pela empresa ganhadora da concorrência pública que, após assumir o terminal deverá ainda operar e explorar comercialmente suas áreas e serviços. Após o início da operação comercial da nova rodoviária estima-se que o terminal irá receber 39 mil passageiros por dia. Aviso e detalhamento dos procedimentos da Consulta e Audiência Pública estão disponíveis no site da Agerba
Com informações da Sexom BA  09/04/2018

Trens de João Pessoa transportam mais de meio milhão no primeiro trimestre

Transportes sobre trilhos  🚄

Ao todo foram transportados pelos trens(VLT) de João Pessoa,24 mil usuários a mais nos três primeiros meses, quando a CBTU chegou a transportar 532.089 pessoas contra 508 mil do ano passado. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema de trens(VLT) de João Pessoa (CBTU) registrou no primeiro trimestre deste ano um aumento de 4,6% no número de passageiros em relação ao mesmo período de 2017. Ao todo foram transportados quase 24 mil usuários a mais nos três primeiros meses, quando a CBTU chegou a transportar 532.089 pessoas contra 508 mil do ano passado. Para este ano, a meta é aumentar em 5% a quantidade de passageiros transportados.
Para manter essa ascensão, a CBTU tem investido na melhoria do transporte, evitando assim quebras e atrasos nas viagens. Com isso, os passageiros chegam ao seu destino no horário previsto. “É muito bom essa regularidade porque a gente sabe a hora que o trem parte e a hora que a gente chega. Desta forma, a gente chega no trabalho sem atrasos,afirmou uma usuária do sistema de "transportes sobre trilhos" de João Pessoa.
Com informações da CBTU  09/04/2018

Greve de trens na França já custou 100 milhões de euros

Transportes sobre trilhos  🚅

Os sindicatos convocaram a greve para protestar contra uma reforma anunciada pelo governo de Emmanuel Macron, que pretende modificar os estatutos da SNCF e de seus funcionários.Os sindicatos programaram 36 dias de greve intermitente, com duas jornadas por semana, até o fim de junho. As manifestações começaram em 3 de abril. 

Diário de Pernambuco
foto - ilustração/Pregopontocom
A greve dos funcionários do sistema ferroviário já custou 100 milhões de euros à SNCF, a empresa estatal de trens da França, afirmou o diretor geral da companhia, Guillaume Pepy. "O custo da greve é de quase 20 milhões de euros por dia", afirmou Pepy à imprensa.
Os sindicatos convocaram a greve para protestar contra uma reforma anunciada pelo governo de Emmanuel Macron, que pretende modificar os estatutos da SNCF e de seus funcionários.
Os sindicatos programaram 36 dias de greve intermitente, com duas jornadas por semana, até o fim de junho. As manifestações começaram em 3 de abril. Nesta segunda-feira (9), quarto dia de greve, apenas um de cada cinco trens de alta velocidade (TGV) circulavam na França.
O governo afirma que não recuará no projeto de reforma. Os sindicados alegam ter um grande apoio público, com mais de 510.000 euros prometidos em um fundo para compensar a perda salarial dos funcionários em greve. O presidente Emmanuel Macron, que não falou publicamente sobre o conflito, concederá uma entrevista coletiva na quinta-feira.
Fonte - Revista Ferroviária  09/04/2018

Prisão como ato político

Ponto de Vista  🔍

As imagens mostradas do longo e contundente discurso do ex-presidente e a mobilização popular nas mais de 25 horas em que foi retardado o cumprimento da detenção, iniciam a reorganização do lulismo para o próximo pleito eleitoral. Sendo Lula o primeiro nas pesquisas, a ausência até agora de liderança que reorganize o País pode facilitar sua influência no resultado das eleições.

Portogente
imagem/TVT
A prisão de Lula, neste final de semana, vai alterar a logística do Brasil, no seu sentido mais amplo. O histórico e singular fato acontece em um momento do País diametralmente dividido em opiniões políticas e jurídicas, socialmente mobilizado, com um governo com alta rejeição e, a partir de hoje, em efetiva campanha eleitoral, até 28 de outubro, no segundo turno da eleição presidencial. Podemos esperar seis meses e 19 dias movimentados.
As imagens mostradas do longo e contundente discurso do ex-presidente e a mobilização popular nas mais de 25 horas em que foi retardado o cumprimento da detenção, iniciam a reorganização do lulismo para o próximo pleito eleitoral. Sendo Lula o primeiro nas pesquisas, a ausência até agora de liderança que reorganize o País pode facilitar sua influência no resultado das eleições.
Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, “o lulismo é igual o getulismo: tem raizes populares fortes e profundas". E as palavras do próprio Lula, no seu discurso, antes de se entregar à Polícia Federal (PF), faz o paralelo da carta-testamento de Getúlio Vargas: “Eu não sou mais um ser humano, sou uma ideia misturada com a ideia de vocês.” Endereçada ao povo brasileiro, escrita por Vargas horas antes de seu suicídio, nas eleições daquele ano, a carta levantou as massas.
Desse modo, Lula pautou a reorganização política da centro-esquerda, que passa por um movimento sindical em novas bases produtivas, da industria 4.0. A centro-direita, mais dispersa e com Bolsonaro pontuando entre seus demais postulantes, não sinalizou ainda seu novo tempo, e suas visões do mercado. O mundo está mudando, com muita velocidade, e o Brasil vai precisar resolver questões da desigualdade e sua competência de promover bem-estar para sua população. Nesse contexto, qual o projeto de futuro?
A população na rua portando bandeiras verde-amarelas ou vermelhas anuncia um debate político intenso e muito positivo. A polarização ideológica tende para PSDB e PT. Em política há muitas surpresas. Lula tem história de vida para sobreviver na história não como uma lembrança, mas como um fermento ativo. O apoio de Temer será fator de avaliação de candidaturas, mais para o mal do que para o bem.
Em um cenário político solapado por corrupção e arranjos partidários açodados, o tempo à frente define uma campanha relâmpago. O instante de crise que vivemos determina uma grande oportunidade de mudança. E sob a ótica do Brasil no cenário mundial, a chance de sucesso é grande.
Fonte - Portogente  09/04/2018

domingo, 8 de abril de 2018

Arábia Saudita revela proposta audaciosa para um Hyperloop

Transportes sobre trilhos  🚅

A família real da Arábia criou um novo plano chamado ” Visão 2030 “, que fornece um modelo para modernizar as cidades em todo o reino.Como parte deste plano, o país diz que espera construir um Hyperloop, um enorme sistema de transporte pneumático de alta velocidade que viajaria entre várias cidades da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

Por - engenhariae.com.br
foto - ilustração/arquivo
Por quase um século, a Arábia Saudita contou com as amplas reservas de petróleo do país para impulsionar sua economia.
Mas nos últimos anos, os preços do petróleo caíram rapidamente e a Arábia Saudita está agora buscando diversificar sua economia e depender menos do petróleo.
A família real da Arábia criou um novo plano chamado ” Visão 2030 “, que fornece um modelo para modernizar as cidades em todo o reino.
Como parte deste plano, o país diz que espera construir um Hyperloop, um enorme sistema de transporte pneumático de alta velocidade que viajaria entre várias cidades da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.
Na segunda-feira, a Virgin Hyperloop One (uma empresa sediada em Los Angeles que está desenvolvendo a tecnologia) e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman revelaram um protótipo de um pod Hyperloop para o projeto.
Se percebido, o sistema mudaria drasticamente como os residentes se movimentam nas cidades da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. De acordo com a Virgin Hyperloop One, a sua cápsula encolheria os deslocamentos de uma hora para apenas alguns minutos.
O Hyperloop da Arábia Saudita ligaria várias cidades do Oriente Médio, incluindo Dubai, Riad, Jeddah e Abu Dhabi.
De acordo com a Virgin Hyperloop One, o sistema viajaria duas a três vezes mais rápido que o trem de alta velocidade.
A empresa afirma que viajaria a cerca de 270 km /h e levaria passageiros de Dubai para Abu Dhabi em 12 minutos, o que normalmente dura duas horas.
Fonte - Revista Amazônia  08/04/2018