PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 31 de março de 2018

Primeiro parque eólico offshore do mundo livre de subsídio está sendo construído na Holanda

Energia/Sustentabilidade  💡

Graças a drasticamente os custos mais baixos, parques eólicos offshore estão sendo construídos sem subsídio,” disse Eric Wiebes, ministro para assuntos econômicos holandeses. “Isso nos permite manter a transição de energia a preços acessíveis.

Por engenhariae.com.br

A economia subjacente de energia eólica offshore tornaram-se tão favorável no país que os projetos não necessitam de fundos públicos para ser concluída. “Graças a drasticamente os custos mais baixos, parques eólicos offshore estão sendo construídos sem subsídio,” disse Eric Wiebes, ministro para assuntos econômicos holandeses. “Isso nos permite manter a transição de energia a preços acessíveis. A inovação e a concorrência está fazendo a energia sustentável mais barata a cada dia que passa e muito mais rápido do que se pode imagina.” Completa.
Programado para entrar em operação em 2022, os dois parques eólicos estão sendo construídos por uma empresa sueca, a Vattenfall. A eletricidade gerada pelos parques eólicos serão vendidos no mercado aberto, competindo com os combustíveis fósseis. Os parques eólicos estarão localizado a 20 km da costa dos Países Baixos e vai preencher uma área de 350 km quadrado. Uma vez em funcionamento, as fazendas irão produzir energia suficiente para alimentar 1,5 milhões de lares.
Enquanto os parques eólicos estão sendo anunciado como sem subsídio, o governo holandês vai cobrir o custo da ligação à rede.
Os Países Baixos tomaram medidas rápidas para desenvolver as suas capacidades de energia limpa. Em 2017, 600 megawatts, 150-turbina no parque Gemini na costa holandesa abriu como um dos maiores parques eólicos do mundo.
O ministro para o meio ambiente na Holanda, Sharon Dijksma, disse ao MIT Technology Review. “Portanto, este governo decidiu que era necessário acelerar o ritmo. O país europeu de baixa altitude tem muito em jogo na forma como o mundo lida com as mudanças climáticas. Se os Países Baixos forem enfrentar uma inundação poderosa, teríamos um colapso massivo, seria rasgar o país em pedaços e a economia entraria em também em colapso”, disse Dijksma. “Portanto, este cenário Armageddon tem de ser combatido.” Completou.
Fonte - Revista Amazônia  31/03/2018

sexta-feira, 30 de março de 2018

A poluição e o avestruz

Sustentabilidade 

No Brasil, temos a sorte de ter os maiores especialistas do mundo em estudo da poluição. Infelizmente, nossos cientistas são impedidos de avançar em seus estudos por autoridades locais, mesmo que estes estudos consigam modificar a saúde de muitas pessoas, geralmente trabalhadores. Três cientistas ligados aos laboratórios de pesquisa avançada contam por quê.

Riad Younes* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
A poluição é um problema de saúde pública grave que afeta a todos, sem distinção socioeconômica. A Organização Mundial da Saúde alerta para os efeitos nocivos da poluição sobre coração, pulmão e incidência de tumores malignos.
No Brasil, temos a sorte de ter os maiores especialistas do mundo em estudo da poluição. Infelizmente, nossos cientistas são impedidos de avançar em seus estudos por autoridades locais, mesmo que estes estudos consigam modificar a saúde de muitas pessoas, geralmente trabalhadores.
Três cientistas ligados aos laboratórios de pesquisa avançada contam por quê.
A doutora Mariana Veras, coordenadora do laboratório de poluição atmosférica da USP, relata duas situações em que o poder público bloqueou a pesquisa. O primeiro, diz a dra. Mariana, “foi um estudo com os guardas de trânsito de São Paulo (os marronzinhos), coordenado pelo professor Paulo Saldiva.
O objetivo era avaliar diversos desfechos de saúde, mas principalmente a fertilidade masculina. Alguns dados foram divulgados, mas o estudo foi parado, pois daria ‘provas’ dos riscos à saúde do trabalhador, implicando insalubridade e outras garantias...”
Outro estudo, este do qual a doutora Mariana Veras participou, foi de intervenção urbana. “Era da gestão do prefeito Haddad sobre a diminuição da velocidade dos carros. Queríamos saber se a diminuição da velocidade beneficiaria o ar. Nós acreditávamos que, quando o trânsito flui, os carros andando poluem menos.
Para isso escolhemos duas avenidas, medimos antes da diminuição da velocidade e iríamos medir depois. Porém, como a gestão mudou e não havia mais interesse na questão do ar e, além disso, foi lema de campanha acabar com a velocidade reduzida, o estudo acabou.”
Algo semelhante aconteceu em Porto Alegre (RG), com o doutor José Miguel Chatkin, professor da PUC e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia. Chatkin relata que “a doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema, bronquite crônica) é causada, geralmente, por tabagismo, mas entre as outras causas está a poluição fora e dentro de casa. Está bem definida a associação de uso de fogões e aquecedores a lenha ou carvão com esse tipo de doença pulmonar obstrutiva”.
A ideia foi de investigar se funcionários que trabalham diariamente em churrascarias e pizzarias bem próximos aos fornos e às churrasqueiras por várias horas têm associação com DPOC. “Pensou-se em comparar pizzaiolos e churrasqueiros fumantes e não fumantes com exposição semelhante em carga e tempo”, lembra.
“Como objetivo secundário, pretendia-se avaliar a proteção fornecida pelos filtros e exaustores e qual a porcentagem dos restaurantes que adotam esse tipo de equipamento protetor no Brasil. Nem chegamos a investigar se isso seria obrigatório, pois o projeto foi abortado. "Os funcionários ficaram com receio de perder o emprego ou ficar marcados pelos patrões. E os proprietários não participaram possivelmente por não estarem cumprindo os quesitos legais e ficarem vulneráveis a causas trabalhistas.”
A doutora Yula Merola, maior especialista brasileira na poluição por radônio, gás radioativo (a segunda causa, depois do fumo, por câncer de pulmão), teve suas pesquisas bloqueadas por autoridade regionais, pelo potencial de exigirem mudanças importantes na distribuição de áreas para construção de moradias. Ela desabafa. “Não é de hoje que se fala que a ciência deve estar a serviço da sociedade, de sair do laboratório para a clínica.”
Mas, quando essas pesquisas de laboratórios são levadas para um público maior, elas são boicotadas. “A pesquisa mantém-se hoje por pura teimosia de pessoas que decidiram não se render ao cenário perturbador de reconhecimento zero do seu real valor”, explica a dra. Yula.
*Riad Younes é médico, professor e diretor do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Fonte - Portogente  30/03/2018

Inadimplência das empresas acelera pelo quinto mês e cresce 6,76% em fevereiro

Economia  $$

Os dados são do Indicador de Inadimplência da Pessoa Jurídica apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).“O momento econômico vivido no biênio 2015-2016 impôs severas dificuldades para empresas e consumidores, afetando a capacidade de honrarem todos os seus compromissos. A região Sudeste lidera alta da inadimplência.

Ludmilla Souza
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O volume de empresas com contas em atraso e registradas em cadastros de inadimplentes cresceu 6,76% em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado. É a quinta vez consecutiva que o indicador acelera na base anual de comparação. Na comparação mensal, isto é, entre fevereiro e janeiro de 2018, o indicador cresceu 0,90%.
Os dados são do Indicador de Inadimplência da Pessoa Jurídica apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
“O momento econômico vivido no biênio 2015-2016 impôs severas dificuldades para empresas e consumidores, afetando a capacidade de honrarem todos os seus compromissos. Ainda há efeitos da crise, mas também há sinais de retomada da economia. Para este ano, espera-se que, à medida que os negócios se recuperem, a capacidade de pagamento das empresas que têm essa dificuldade também melhore”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Região Sudeste lidera alta da inadimplência
Segundo a pesquisa, o Sudeste lidera o crescimento da inadimplência entre as empresas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o número de pessoas jurídicas negativadas na região cresceu 10,49%, a mais elevada entre os locais pesquisados. Em seguida aparecem, na ordem, as regiões Sul, que registrou avanço de 3,72% na mesma base de comparação, Centro-Oeste (3,05%), Norte (1,96%) e Nordeste (1,90%).
Outro indicador também mensurado pela pesquisa é o de dívidas em atraso. Neste caso, o crescimento foi de 5,22% entre fevereiro de 2018 e o mesmo mês do ano passado. É a maior variação na base anual de comparação desde novembro de 2016, quando o índice apresentou uma alta de 6,26%. Na comparação mensal, o índice subiu 0,72%.

Setor de serviços lidera pendências
Entre os segmentos credores, ou seja, as empresas que deixaram de receber de outras empresas, o destaque ficou por conta da indústria, cuja alta foi de 9,26% na quantidade de atrasos. No setor de serviços, que engloba bancos e financeiras, o crescimento no volume de atrasos recebidos de fornecedores e clientes pessoa jurídica foi de 5,23%. Já no comércio, a alta observada foi de 4,35%. Em termos de participação, 69% das pendências de empresas são devidas ao setor de serviços, 17% empresas comerciais e 13% da indústria.

Quitação de dívidas
O levantamento também passou a apurar os dados referentes a quitação de dívidas por parte das empresas. Em fevereiro de 2018, o Indicador de Recuperação de Crédito da Pessoa Jurídica apresentou queda de 1,52% no acumulado de 12 meses. Apesar da queda da recuperação, é importante notar que em meses anteriores, as quedas foram maiores, chegando a 8,16% em setembro de 2016.
A única região a observar aumento das recuperações de crédito foi o Nordeste, com variação de 1,36% no acumulado de 12 meses. A queda mais acentuada foi observada no Sul (-6,69%), seguido do Centro Oeste (-3,07%), Norte (-2,02%) e Sudeste (-1,30%).
A análise da recuperação de crédito por setor devedor revela que, do total de empresas que saíram do cadastro de devedores mediante pagamento, a maior parte (46%) atua no setor de comércio. Além dessas empresas, 40% atuam no setor de serviços e 10% atuam na indústria.
Fonte - Agência Brasil   39/03/2018

Brasil mantém altos índices de acidentes no trânsito

Trânsito  🚗

Vários estudos apontam o uso de bebida alcoólica como uma das causas principais dos acidentes no trânsito.Além da tragédia, essas mortes e acidentes geram um custo anual de R$ 19,3 bilhões, valor superior ao Produto Interno Bruto (PIB) de 11 capitais brasileiras.

Redação Portogente
foto - ilustração/Pregopontocom
Em 2017 foram pagas 2.614 indenizações referentes a acidentes de trânsito durante o final de semana prolongado de Páscoa. Durante a Semana Santa, os estados nordestinos foram responsáveis por 33% das indenizações.
No mesmo período, Polícia Rodoviária registrou 1.091 acidentes, 82 mortos e 1.107 feridos nas rodovias federais. Cerca de 40% dos óbitos se deram na viagem de retorno, no último dia do feriadão.
Apesar dos números representarem uma redução de 16% no número de acidentes, 13% nos feridos e 1% no número de mortos em comparação com 2016, o Brasil está longe de poder comemorar, pois ocupa o quinto lugar no ranking de países com maior índice de acidentes no trânsito.
Além da tragédia, essas mortes e acidentes geram um custo anual de R$ 19,3 bilhões, valor superior ao Produto Interno Bruto (PIB) de 11 capitais brasileiras.
Vários estudos apontam o uso de bebida alcoólica como uma das causas principais dos acidentes no trânsito. No final do ano passado, foi sancionada a uma lei que aumentou dois a quatro anos para cinco a oito anos de reclusão ao condutor de veículo sob efeito de álcool ou outras drogas (Lei 13.546/17).
Fonte - Portogente  30/03/2018

quinta-feira, 29 de março de 2018

Orquestra Neojiba ganhará sede própria com sala de espetáculo e acústica especial

Arte & Cultura  🎼

O novo equipamento social deverá beneficiar direta e indiretamente 6.600 pessoas. O projeto de restauração, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), leva em conta os aspectos históricos do lugar e os detalhes que vão garantir a acústica ideal do ambiente.“Este trabalho está sendo feito de uma forma inédita.

Da Redação
foto -  Camila Souza/GOVBA
A primeira sede própria do Programa Neojiba - Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, será no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador, local onde funcionou a primeira estação de tratamento de água do Brasil. Quatro casarões darão espaço a seis salas de ensaio e a uma sala de espetáculos para 140 espectadores, com toda estrutura necessária para receber público, músicos e equipe.
O novo equipamento social deverá beneficiar direta e indiretamente 6.600 pessoas. O projeto de restauração, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), leva em conta os aspectos históricos do lugar e os detalhes que vão garantir a acústica ideal do ambiente.
“Este trabalho está sendo feito de uma forma inédita. A gente trouxe, pela primeira vez no Brasil, a firma Nagata [Acoustics], que é japonesa e construiu a parte acústica da Philharmonie de Paris, do [Wall] Disney [Concert] Hall de Los Angeles, da Elbphilharmonie de Hamburgo, ou seja, as melhores salas sinfônicas do mundo são feitas pela Nagata, que apostou no nosso projeto para fazer uma pequena sala, que, na realidade, é um teste para nossa capacidade de construção em alta qualidade. A gente espera poder expandir essa tecnologia de construção e salas para música aqui na Bahia a partir deste projeto”, explicou o maestro e idealizador do Neojiba, Ricardo Castro, durante visita às obras.
A obra começou em 2014 e tem o valor total de R$12 milhões, com parte do investimento custeado pelo Governo do Estado. O local foi cedido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro deste ano. A abertura do espaço vai reconectar o Parque do Queimado, uma das poucas áreas verdes do Centro Histórico de Salvador, com a cidade. “Significa a restauração histórica de um patrimônio incomensurável”, afirma o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.
O Neojiba completou dez anos em 2017. O programa, vinculado à SJDHDS, promove a integração e o desenvolvimento social, por meio da música, de 4.300 crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos, beneficiados direta e indiretamente, em Salvador, Simões Filho (RMS), Feira de Santana (centro norte), Vitória da Conquista (sudoeste), Jequié (centro sul) e Porto Seguro (extremo sul). Os integrantes já se apresentaram em turnês pelos Estados Unidos e países da Europa “Sem sombra de dúvida, o Neojiba já faz um trabalho excepcional, e a restauração do Parque do Queimado vai servir para ampliar esse trabalho para toda a Bahia”, enfatiza Martins.
Com informações da Secom BA  29/03/2018

Ônibus autônomo (Driverless) entra em operação na Suiça em tráfico mixto

Mobilidade/Tecnologia 🚌

O veículo Navya recebeu aprovação do Departamento Federal de Trânsito Rodoviário e foi integrado ao sistema de controle de operações da autoridade de transporte público de VBSH.O ônibus opera numa rota que liga Industrieplatz ao centro da cidade, transportando 11 passageiros e um atendente

Metro Report
Metro Report
Um ônibus autônomo, driverless, começou a operar com passageiros no dia 27 de março,em tráfego misto na Suiça em Nemausense am Rheinfall.
O veículo Navya recebeu aprovação do Departamento Federal de Trânsito Rodoviário e foi integrado ao sistema de controle de operações da autoridade de transporte público de VBSH, em Schaffhausen. O ônibus opera numa rota que liga Industrieplatz ao centro da cidade, transportando 11 passageiros e um atendente.
O teste faz parte do projeto da Linha 12 que está sendo realizado pelo Swiss Transit Lab, com os parceiros Trapeze e AMoTech. A rota será estendida ainda este ano para a Bacia de Rhine Falls.
Fonte - Metro Report  29/03/2018

Em ritmo acelerado, obras do VLT de Fortaleza contam com mais de mil trabalhadores

Transportes sobre trilhos  🚄

O ramal atravessa 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O governador Camilo Santana visitou nesta quinta-feira (29), em Fortaleza, as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no trecho entre as estações Borges de Melo e Papicu. “Nossa meta é, até junho, colocar o VLT em operação assistida da Parangaba ao Papicu (atualmente já funciona até a Borges de Melo). E, até o fim do ano, colocar em funcionamento até a estação Mucuripe”, citou o governador, que percorreu a pé o trecho de 4,5 quilômetros.
Durante o trajeto, Camilo Santana conversou com os engenheiros da obra e com moradores do entorno do VLT. “Fiz questão de vir andando desde a Borges de Melo, onde estamos construindo um túnel, atravessando o Lagamar, Pontes Vieira, túnel próximo à Santos Dumont, até a estação Papicu. Fiquei satisfeito porque as obras estão em ritmo acelerado. A empresa colocou mais de mil trabalhadores para concluir este importante equipamento de mobilidade urbana para a cidade, alguns trechos em parceria com a Prefeitura”, disse.

VLT
O ramal atravessa 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e ao terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada.
No fim de 2016, o trecho 2 do VLT (Parangaba-Borges de Melo) entrou em operação assistida – cerca de 3,6 quilômetros. Pelo site http://www.seinfra.ce.gov.br/vlt/ é possível acompanhar o andamento da obra, ver fotos, vídeos e o mapa de todo o VLT de Fortaleza.
Com informações da Seinfra CE  29/03/2018

Trens/VLTs Urbanos de João Pessoa param na Sexta Feira Santa

Transportes sobre trilhos  🚄

Os trens/Vlts param a operação na sexta (30) evoltam a circular normalmente no sábado, 31 de março, a partir das 04h25 até às 13h33.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU informa que os trens/Vlts urbanos de João Pessoa não irão funcionar nesta sexta feira, 30 de março, feriado da Sexta Feira da Paixão. Os trens/Vlts voltam a circular normalmente no sábado, 31 de março, a partir das 04h25 até às 13h33. 
Vaja com será a operação durante o período da Semana Santa:

Na quinta Feira (29) o funcionamento seguirá o horário normal das 04h25 às 19h48
Na sexta Feita (30)   não haverá circulação dos trens/VLTs.
No sábado (31) a operação será normal,das 04h25 às 13h33.
No domingo (01/04) Não haverá operação comercial.
Com informações da CBTU  29/03/2018

Desemprego cresce e atinge 12,6%; país tem 13,1 milhões de desempregados

Economia   👷

O país passa a ter 13,1 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada hoje (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Segundo o IBGE, em números absolutos, o resultado representa mais 550 mil pessoas em busca de emprego, entre um trimestre e outro.

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A taxa de desocupação voltou a crescer no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, atingindo 12,6%, uma alta de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em novembro do ano passado. O país passa a ter 13,1 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada hoje (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, em números absolutos, o resultado representa mais 550 mil pessoas em busca de emprego, entre um trimestre e outro. Na avaliação do coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, no entanto, o movimento de aumento na taxa de desemprego já era esperado e é comum nesta época do ano.
“Nesta época do ano, o crescimento da taxa é um movimento esperado. Sempre no primeiro trimestre do ano a taxa tende a subir, pois existe a dispensa dos trabalhadores temporários contratados para as festas de final de ano", justificou.

População ocupada cai 0,9%
Ainda em consequência deste movimento de dispensa de trabalhadores temporários, a pesquisa mostrou que, entre o trimestre encerrado em novembro e o que terminou em fevereiro, o país perdeu cerca de 858 mil postos de trabalho, com redução de 407 mil empregos no setor privado sem carteira e de 358 mil no setor público.
O número de empregados com com carteira de trabalho assinada ficou estável neste trimestre encerrado em fevereiro, em 33,1 milhões de trabalhadores, porém “foi o pior resultado em números absolutos da série histórica iniciada em 2012”, segundo Azeredo. As categorias empregador e trabalhadores por conta própria também ficaram estáveis.
A queda no número de postos de trabalho foi verificada principalmente no grupamento serviços, que reúne as atividades de administração púbica, defesa, seguridade, educação, saúde e serviços sociais, que chegou a perder 435 mil postos de trabalho; na construção, foram menos 277 mil empregos; e na indústria, menos 244 mil.

Comparação com o ano anterior
A taxa de desemprego de 12,6% neste trimestre significa “uma melhora do mercado de trabalho, quando a comparação se dá com o mesmo trimestre do ano anterior, quando a taxa chegou a 13,2% e alcançava 13,5 milhões de pessoas desocupadas, o pior resultado para esse trimestre na série histórica”.

População desocupada e rendimento
Pelos últimos dados do IBGE, a força de trabalho fora do mercado chegou a 64,9 milhões de pessoas, crescendo 0,8% (o equivalente a mais 537 mil pessoas desempregadas), e atingiu o maior nível na série histórica da Pnad Contínua, iniciada em 2012. Frente ao mesmo trimestre de 2017, no entanto, houve estabilidade.
Com a diminuição de 858 mil postos (-0,9%) no trimestre, a população ocupada caiu para 91,1 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, no entanto, a população ocupada aumentou 2%, o equivalente a mais 1,7 milhão de pessoas empregadas.
Embora tenha ficado praticamente estável no fechamento do trimestre encerrado em fevereiro, em comparação com o ano anterior, o número de empregados com carteira assinada teve queda de 1,8%, o que equivale a menos 611 mil pessoas.
Já o número de empregados sem carteira assinada caiu 3,6%, indo a 10,8 milhões, o que equivale a menos 407 mil pessoas nessa situação em relação ao trimestre anterior. Em relação ao trimestre encerrado em fevereiro de 2017, o setor informal teve crescimento de 5%, mais 511 mil.
Os trabalhadores por conta própria eram 23,1 milhões em fevereiro, número estável em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2017. Em relação ao mesmo período de 2016/2017, porém, houve alta de 4,4% (mais 977 mil pessoas).
Já o rendimento médio real habitual recebido pelo trabalhador fechou o trimestre encerrado em fevereiro em R$ 2.186, ficando estável tanto em relação ao trimestre encerrado em novembro quando ao encerrado do mesmo trimestre do ano anterior.
Fonte - Agência Brasil   29/03/2017

quarta-feira, 28 de março de 2018

Licitação do VLT de Salvador é adiada mais uma vez,agora para 25 de abril

Transportes sobre trilhos  🚄

O adiamento da concorrência pública será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (29). Na data, a abertura dos envelopes acontecerá na sede da bolsa B3, em São Paulo, a partir das 14h. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Anunciado para o dia 4 de abril, o resultado da licitação para implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador foi adiado para o dia 25. O adiamento da concorrência pública será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (29). Na data, a abertura dos envelopes acontecerá na sede da bolsa B3, em São Paulo, a partir das 14h.
VLT - O modal irá substituir o atual Trem do Subúrbio, com cerca de 20km de extensão e 22 estações, ligando o Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho. O valor de investimento estimado é de R$ 1,5 bilhão. As obras serão iniciadas 90 dias após a assinatura do contrato, com prazo de 24 meses para conclusão.
Com informações da Sedur BA  28/03/2018

Metrô de São Paulo tem queda de total de passageiros transportados e investimentos em expansão sobem pouco em 2017

Transportes sobre trilhos  🚇

De acordo com o balanço oficial, em 2017, o total de passageiros transportados foi de 1,09 bilhão, enquanto que em 2016, este número foi de 1,1 bilhão.Segundo o relatório, 58,8% dos passageiros que usam o Metrô pagam a passagem com Bilhete Único, depois figuram os bilhetes de papel com tarja magnética, com 35,7%, do total de entradas no sistema e, por último, o Cartão BOM, com 5,5%.

Diário do Transporte
foto - ilustração
Metrô de São Paulo registrou, em 2017, pequena queda no número de passageiros em relação a 2016 e os investimentos para a expansão da rede cresceram pouco.
É o que mostra o relatório de administração da empresa revelado em primeira mão pelo Diário do Transporte nesta quarta-feira, 28 de março de 2018.
De acordo com o balanço oficial, em 2017, o total de passageiros transportados foi de 1,09 bilhão, enquanto que em 2016, este número foi de 1,1 bilhão.
Entretanto, a média diária em dias úteis cresceu, mesmo que pouco, na comparação entre os dois anos, passando de 3,70 milhões, em 2016, para 3,72 milhões, em 2017.
Segundo o relatório, 58,8% dos passageiros que usam o Metrô pagam a passagem com Bilhete Único, depois figuram os bilhetes de papel com tarja magnética, com 35,7%, do total de entradas no sistema e, por último, o Cartão BOM, com 5,5%. A maior parte dos passageiros que usa o Metrô com o Bilhete Único também faz utilização do ônibus.
Do volume total da demanda transportada, o Bilhete Único atingiu, em 2017, a média de 1,766 milhão utilizações nos dias úteis, sendo 0,5% inferior ao resultado de 2016, correspondendo a 58,8% do total de entradas na rede e distribuídas da seguinte forma: 19,8% das viagens exclusivas de metrô, 24,1% de viagens integradas metrô-ônibus e 14,9% de viagens gratuitas (estudantes, idosos e pessoa com deficiência). Em relação ao cartão BOM, foi registrada, em 2017, a média de 164 mil entradas com o cartão BOM nos dias úteis, representando 5,5% do total de entradas na rede. Os demais 35,7% são representados pela utilização dos bilhetes Edmonson.
A Linha mais carregada continua sendo a 3-Vermelha, cuja média em dias úteis foi de 1,4 milhão de pessoas, seguida de linha 1-Azul, com média de 1,3 milhão por dia e linha 2-Verde, com 666 mil por dia útil em 2017.
O relatório não contabiliza a linha 4-Amarela, que é de administração da iniciativa privada.
Os investimentos em expansão da rede subiram pouco em 2017 na comparação com 2016.
No ano passado, foram aplicados para aumentar o total de estações e extensão das vias, R$ 2,07 bilhões, enquanto que em 2016, foram investidos R$ 2,03 bilhões.
As maiores elevações de investimentos foram para a rede atual (modernização e recapacitação), que passaram de R$ 215 milhões, em 2016, para R$ 263 milhões, em 2017.
O total de investimentos subiu de R$ 2,35 bilhões, em 2016, para R$ 2,88 bilhões, em 2017, segundo o relatório.
Os benefícios sociais do Metrô, que representam ganhos como redução do trânsito, poluição e de tempo de deslocamento caíram em 2017 na comparação com 2016.
Estes benefícios somaram R$ 12,86 bilhões em 2016 e, em 2017, foram R$ 12,84 bilhões.
O Metrô atribui esta queda à diminuição de número de viagens realizadas no sistema no ano passado.
O valor dos Benefícios Sociais gerados pela rede do Metrô, composta pelas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 5-Lilás e 15-Prata em 2017 manteve-se praticamente igual ao de 2016 (variação inferior a 1%), consequência de uma redução de 1,2% nas viagens realizadas de metrô. A atualização dos fatores de emissão de poluentes da frota de automóveis, ônibus e motocicletas, de acordo com o relatório Emissões Veiculares no Estado de São Paulo, 2015, disponibilizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, também contribuiu para o resultado.
Fonte - Revista Ferroviária  28/03/2018

Aquilo que nunca acaba

Ponto de Vista  🔍

No mesmo contexto em que parte do país recorda os 50 anos da morte do estudante Edson Luís, no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro, em 1968, recebemos perplexos e assustados a notícia do assassinato da vereadora Marielle Franco, uma mulher negra, defensora dos direitos humanos, referência para a militância de mulheres da Favela da Maré, que emergiu da pobreza para ocupar um espaço de singular dignidade e coragem.

Gilberto Alvarez* - Portogente
Gilberto Alvarez
Quando estamos mergulhados em águas tão turbulentas, com retrocessos de toda ordem e perda visível do respeito aos direitos mais básicos e fundamentais da cidadania e da convivência humana, podemos fazer um exercício de reflexão inspirado na filósofa política Hannah Arendt, autora que nos ensinou a pensar a banalidade do mal e também a atuação dos homens em tempos sombrios.
No mesmo contexto em que parte do país recorda os 50 anos da morte do estudante Edson Luís, no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro, em 1968, recebemos perplexos e assustados a notícia do assassinato da vereadora Marielle Franco, uma mulher negra, defensora dos direitos humanos, referência para a militância de mulheres da Favela da Maré, que emergiu da pobreza para ocupar um espaço de singular dignidade e coragem.
Esse assassinato ocorreu um dia depois da agressão física e moral que os professores da cidade de São Paulo sofreram na Câmara Municipal da cidade. Foram covardemente agredidos pela Guarda Municipal paulistana quando se manifestavam defendendo seus direitos.
Professores e estudantes são pares inseparáveis na trama social em que a escola e os temas da cidadania ganham visibilidade.
Militantes de direitos humanos e minorias permanentemente silenciadas também são pares constitutivos das referências necessárias para se compreender quem fala em nome de quem e quais são as situações que permitem às pessoas afirmar, com convicção, “essa fala me representa”.
A escola e a educação são constantemente aviltadas na apropriação fácil que a maioria dos discursos políticos fazem, convertendo-as em panaceia universal para todos os males.
Desde as falas que indicam que as pessoas são pobres porque não estudam até as manifestações que prometem resolver profundas chagas sociais distribuindo escolas, a educação é um tema instrumentalizado por aqueles que se recusam a procurar, como diria Antonio Candido, a raiz que deu origem ao contraditório de cada situação.
Mas Hannah Arendt insistia que educação tem a ver com o compromisso que assumimos com a humanidade. E a humanidade de todos e de cada um sofre o impacto da disseminação da barbárie.
Arendt afirmava que a prova irrefutável de que nosso compromisso com as gerações vindouras estava necessariamente presente na decisão de educá-los, passando-lhes o patrimônio cultural de toda a humanidade.
O contexto que presenciamos tem evidências fortes de que setores interessados em destruir a democracia também compreenderam isso e, justamente porque entenderam a extensão e a profundidade desse compromisso, se adiantaram a tentar destruir os vínculos entre escola e humanidade, cujo exemplo mais visível é a ideia de escola sem partido, ou seja, escola sem a humanidade como referência.
A autora de Origens do Totalitarismo nos ensinava que a violência não está compartimentada em diferentes propostas de esvaziamento da humanidade. Está contida na soma dos cacos, dos estilhaços, dos fragmentos. Cada episódio de violência atualiza outros modos de ser violento de modo que o silenciamento de uma ativista no Rio de Janeiro é, também, conteúdo da agressão que professores sofrem em São Paulo. São complementares, não acidentes isolados.
A escola e suas personagens, os professores conectados aos estudantes, são fios que permeiam o tecido social e que participam da construção da história à margem das apropriações que os discursos fazem da educação.
Diariamente professores e alunos reacendem a chama que vem sendo constantemente apagada. Levam adiante o compromisso com as próximas gerações e asseguram que as tentativas de esvaziar seus propósitos emancipadores sempre encontrarão resistência.
Muitas vezes trata-se de uma resistência plantada simplesmente na obstinação de continuar continuando. Uma resistência que permite que cada escola se apresente como guardiã das causas da ativista e da memória de estudantes que tombaram nas guerras de extermínio democrático.

O que educadores têm a declarar nesse momento?
Que todos(as) foram agredidos(as) quando os professores de São Paulo receberam os golpes da intolerância.
Que todos(as) perderam também um pouco de suas vidas com o silenciamento que ainda ecoa na favela da Maré e ressoa país afora.
Têm a declarar, como ensinava Hannah Arendt, que falam em nome do que temos em comum, e que continuar continuando é a demonstração de que a escola é depositária não daquilo que tudo muda, mas sim daquilo que nunca acaba.
*Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli e presidente da Fundação PoliSaber
Fonte - Portogente  28/03/2018

Trem turístico que vai rodar entre Minas e Rio fará teste em 40 dias

Turismo ferroviário   🚃🚃🚃

Passando por estações de oito municípios, a maioria em Minas, o trem percorrerá futuramente 160 quilômetros, num trajeto de três horas, nos fins de semana e feriados. No roteiro, Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, na Zona da Mata, Sapucaia (RJ), Chiador (MG) e Três Rios (RJ) – enquanto uma composição fizer o trecho Três Rios-Cataguases, a outra vai operar no sentido inverso, ambas com partidas programadas para a parte da manhã e encontro no meio do caminho. 

Estado de Minas
foto - Divulgação
Diversão, conhecimento e histórias, do início ao fim, nos trilhos de dois estados do Sudeste brasileiro. Dentro de 40 dias, deverá apitar pela primeira vez o turístico Trem Rio-Minas, numa viagem-teste entre Cataguases na Zona da Mata, e Três Rios, no lado fluminense. A expectativa é de que, no segundo semestre, o novo transporte comece a operar em definitivo, adianta o presidente da organização não-governamental (ONG) Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento: “Será o primeiro trem turístico interestadual do país”, afirma o morador de Juiz de Fora, na Zona da Mata, que se declara “um apaixonado pelo transporte ferroviário”.
Passando por estações de oito municípios, a maioria em Minas, o trem percorrerá futuramente 160 quilômetros, num trajeto de três horas, nos fins de semana e feriados. No roteiro, Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Além Paraíba, na Zona da Mata, Sapucaia (RJ), Chiador (MG) e Três Rios (RJ) – enquanto uma composição fizer o trecho Três Rios-Cataguases, a outra vai operar no sentido inverso, ambas com partidas programadas para a parte da manhã e encontro no meio do caminho. Trata-se do antigo ramal ferroviário Leopoldina e todos os 15 vagões, que pertenceram à Vale para a rota Belo Horizonte-Vitória (ES), estão sendo restaurados na oficina de trens em Recreio.
“Acreditamos que o Rio-Minas será importante para fortalecer não só o turismo, mas também a cultura e o comércio de maneira geral, gerando renda. Há muitos atrativos ao longo da ferrovia. No entorno, vivem cerca de 900 mil pessoas”, afirma Paulo Henrique. Entusiasmado, ele diz que os passageiros poderão ver os rios, a represa de Furnas, fazendas centenárias, as próprias estações, que são um patrimônio histórico, e belas paisagens”. E informou que a reforma das estações, sinalização e pintura de faixas estão a cargo das prefeituras. Na viagem-teste, entrarão em cena duas locomotivas e três vagões, sem passageiros.

EXPECTATIVA Um dos destaques do trajeto é a estação ferroviária de Chiador, primeira do estado, inaugurada em 1869 pelo imperador dom Pedro II (1825–891). O prédio, a 120 quilômetros do Rio de Janeiro e 310 quilômetros de BH, se encontra em ruínas, e uma boa notícia é que já há dois projetos para restauro. A obra será patrocinada por Furnas Centrais Elétricas S.A. e participaram da reunião em que os projetos foram apresentados representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da prefeitura local e outras instituições.
“Estamos em grande expectativa em relação ao novo trem, diz o gestor municipal de Chiador, José Laércio Priori. Em função do novo transporte, que passará perto do lago de Furnas, a prefeitura local está planejando a construção de quiosques e passeios ecológicos. “Ainda não decidimos o tipo de embarcação, se será catamarã, chalana ou outra”, explica. Enquanto a estação ferroviária não sai da degradação – o prazo de reforma poderá ser superior a um ano –, os passageiros serão recebidos num antigo laticínio, que será readequado e terá serviços, como lanchonete.
De Recreio, onde supervisiona a recuperação dos vagões, com mais de 20 pessoas trabalhando, Paulo Henrique conta que o investimento no projeto deve chegar a R$ 1 milhão, totalmente privado, contando com apoio da Ferrovia Centro-Atlântica, que cedeu o trecho ferroviário, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com a oferta de locomotivas e equipamentos, e o Sebrae Minas, responsável por um plano de negócios para a região. Os vagões foram adquiridos da Vale, no valor de R$ 603 mil, pelo grupo de supermercados Bramil, de Três Rios, que fez a doação para a ONG Amigos do Trem.
Na viagem de ida e volta, as composições poderão transportar 858 passageiros, que terão à disposição vagão-restaurante, lanchonete, um para eventos e acessibilidade para deficientes. Os vagões que operavam no trecho BH-Vitória, pela Vale, foram usados até 2015. “Fabricados na Romênia, tinham a África como destino certo, mas acabaram sendo adquiridos especificamente para o nosso trajeto”, conta Paulo Henrique. Com a recuperação em andamento, a equipe da Trem de Minas está em busca de parceiros interessados em divulgar no trem, por meio de anúncios plotados.
Os contatos poderão ser via página no Facebook ou pelo telefone (032) 99961-1463.EMPREGOS Sobre o ineditismo turístico da iniciativa em escala interestadual, Paulo Henrique esclarece que o trem da Vale, que faz o trajeto BH-Vitória, não se enquadra nessa categoria, por ser regular de passageiros, e outros, a exemplo da linha Curitiba-Morretes, trafegam apenas 70 quilômetros no território paranaense.
Com o início das operações do Trem Rio-Minas, deverão ser gerados em torno de 500 empregos diretos e indiretos. O presidente da Amigos do Trem destaca os entendimentos com empresas de turismo para a criação de futuros pacotes de viagens. A médio prazo, existe a possibilidade de o Trem Rio-Minas ganhar um novo ramal. “Com cerca de 40 quilômetros, o futuro trecho teria, inicialmente, três estações: Santo Antônio de Pádua (RJ) e Palma e Recreio, em Minas. É o ramal que, antigamente, chegava até Campos dos Goytacazes”, conclui.

Memória

Luta por estação
Em 26 de outubro de 2012, o Estado de Minas mostrou a luta dos moradores de Chiador, na Zona da Mata, para recuperar a estação ferroviária. Estava na memória de muitos o trem de passageiros que não apitava havia décadas, o movimento na plataforma de embarque e, diante dos olhos, o prédio escorado (foto abaixo). Como esperança, eles se apoiavam na ação ajuizada pelo Ministério Público (MPMG) para restauração do prédio. Agora, caberá à estatal Furnas Centrais Elétricas S.A. pôr a construção de novo nos trilhos para que essa parte da história não se perca.
Fonte - Abifer   27/03/2018

terça-feira, 27 de março de 2018

Estação Aeroporto do Metrô de Salvador será inaugurada em 14 de abril

Transportes sobre trilhos  🚇

Durante a inauguração do terminal de integração ônibus/Metrô no dia 23(sexta feira),o Gov. Rui Costa anunciou a inauguração da estação do Aeroporto da linha 2 do metrô de Salvador,concluindo assim toda a extensão da linha 2,ligando Salvador a Lauro de Freitas.

Da Redação
foto - ilustração/Gov.Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa anunciou no dia 23(sexta feira) durante a inauguração da estação de integração ônibus/Metrô de Pituaçu a inauguração da Estação Aeroporto do Metrô de Salvador em Lauro de Freitas.Segundo o Gov. do estado a inauguração deverá ocorrer no próximo dia 14 de abril, quando o equipamento deverá ser entregue a população,completando assim todo o percurso da linha 2 do Metrô  com a conclusão do ultimo trecho da linha 2.A estação será inaugurada já com o operação  dos ônibus especiais gratuitos, bate e volta, para o aeroporto. Lá, também haverá um terminal de ônibus, para integrar os passageiros de Camaçari e de Lauro de Freitas ao sistema Metroviário. Com isso, vamos dar rapidez ao deslocamento das pessoas, com conforto e segurança pontuou Rui Costa e  com certeza, com todos esses investimentos que o Governo está fazendo, Salvador terá a melhor mobilidade urbana do Brasil”, afirmou.
Pregopontocom  27/03/2018

Bahia lidera ranking de turistas estrangeiros no Nordeste

Turismo    🚢

A Bahia lidera o ranking entre os estados nordestinos e ocupa o sexto lugar nacional. A Bahia recepcionou 157.913 turistas estrangeiros, no ano passado, enquanto Pernambuco registrou a entrada de 83.151 visitantes de outras nacionalidades e o Ceará teve a preferência de 74.497 pessoas vindas de outros países. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Brasil alcançou recorde de entrada de turistas estrangeiros em 2017, de acordo com dados da Polícia Federal, divulgados pelo Ministério do Turismo. No último ano, 6,5 milhões visitaram o País. O número é pouco maior que o registrado nos anos da Olimpíada e da Copa do Mundo. A Bahia lidera o ranking entre os estados nordestinos e ocupa o sexto lugar nacional. A Bahia recepcionou 157.913 turistas estrangeiros, no ano passado, enquanto Pernambuco registrou a entrada de 83.151 visitantes de outras nacionalidades e o Ceará teve a preferência de 74.497 pessoas vindas de outros países.
Na lista de principais emissores de turistas internacionais, a Argentina continua em primeiro lugar, com 2.622.327 visitantes, 14,3% a mais que em 2016. O país vizinho responde por quase 40% de todos os turistas internacionais que o Brasil recebe. Em segundo ficam os Estados Unidos, com 475,2 mil viajantes, uma queda de 7% em relação ao ano anterior. O Chile fica na terceira colocação, com 342,1 mil pessoas, 5,2% a mais que 2016.
Apesar de ter registrado uma queda de 4,2%, o avião continua sendo o principal meio de transporte para o turista internacional. De todos os visitantes estrangeiros que chegaram ao Brasil em 2017, 63,5% usaram aviões. Pelas estradas, entraram 2,25 milhões de visitantes e 52,5 mil usaram navios.
Ao analisar os dados do MTur, o secretário estadual do Turismo, José Alves, disse que o governo estadual tem atuado com ênfase na promoção da Bahia, buscando ampliar a presença do turista estrangeiro. “Uma das ferramentas deste trabalho é o Calendário de Ações Promocionais que prevê a divulgação das 13 zonas turísticas, em dezenas de feiras internacionais onde apresentamos a riqueza da nossa história e cultura; belezas naturais; gastronomia e infraestrutura, além da simpatia e profissionalismo”.
Com informações da Secom BA  27/03/2018

Sistema de Trens Urbanos de Natal terá operação alterada durante a Semana Santa

Transportes sobre trilhos  🚄

A CBTU informa que durante a Semana Santa os trens urbanos de Natal terão sua operação alterada.

Da CBTU
foto - ilustração/arquivo
Confira os detalhes sobre o funcionamento do sistema de trens de passageiros de Natal e RM durante o feriado.
29/03 - Quinta - O sistema irá operar normalmente a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal;
30/03 - Sexta – Não haverá operação de trens;
31/03 - Sábado - Haverá trens para as linhas Norte (Natal/Ceará-Mirim) e Sul (Natal/Parnamirim). O primeiro trem sai de Ceará-Mirim com destino a Natal às 05h20min e o último sai de Natal com destino a Ceará-Mirim às 15h26min. Já na Linha Sul, o primeiro trem sai de Parnamirim com destino a Natal às 05h40min e o último de Natal com destino a Parnamirim às 14h.
01/04 - Domingo - Não haverá operação de trens;
02/04 – Segunda – Os trens voltam a circular normalmente.
Com informações da CBTU   27/03/2018

segunda-feira, 26 de março de 2018

Trenitalia adquire novos trens elétricos (EMUs) regionais

Transportes sobre trilhos  🚅

As encomendas no valor total de  € 330m foram colocadas no bojo de um acordo fechado em agosto de 2016 para até 150 composições, o que incluiu uma encomenda concreta inicial de 47 trens para a região da Emilia Romagna.

Da Railway Gazeette
Foto - ilustração/Alstom
A operadora nacional de trens de passageiros Trenitalia,fechou com a Alstom quatro contratos para fornecer um 54 trens,unidades múltiplas elétricas,para uso nas regiões de Abruzzo, Liguria,Marche  e Veneto.
As encomendas no valor total de  € 330m foram colocadas no bojo de um acordo fechado em agosto de 2016 para até 150 composições, o que incluiu uma encomenda concreta inicial de 47 trens para a região da Emilia Romagna.
A marca Pop da operadora,versão regional da família Coradia Stream da Alstom,tem uma velocidade máxima de 160 km / h, mais de 300 assentos e andares baixos para acesso fácil. O design permite que os operadores selecionem layouts interiores com mais assentos para viagens mais longas ou maior espaço para viagens mais curtas, e o layout pode ser adaptado para necessidades sazonais, como montagem de bicicletas ou esquis. Outras opções incluem tomadas de energia, wi-fi, máquinas de venda de bebidas e lanches e serviços de multimídia com feeds de infotainment de áudio e vídeo.
Os trens são fabricadas e certificadas na planta da Alstom em Savigliano, com projeto e fabricação do sistema de tração em Sesto San Giovanni e sistemas de sinalização da Bolonha.
Com informações da Railway Gazette  26/03/2018

Ponte da Crimeia pode ser inaugurada 7 meses antes do previsto

Internacional  🚗  🚅

Segundo o ministério russo, a decisão de antecipar abertura de tráfego pode ser explicada pelo desejo de disponibilizar acesso no verão (junho-agosto)

Sputnik
Sputnik
Ministério do Transporte russo informa que o tráfego de carros e ônibus através da ponte da Crimeia pode ser iniciado já em maio. Segundo o ministério russo, a decisão de antecipar abertura de tráfego pode ser explicada pelo desejo de disponibilizar acesso no verão (junho-agosto).
A inauguração da ponte, que ligará península da Crimeia à parte continental da Rússia, estava planejada para dezembro de 2018, mas os construtores afirmam que, graças às obras adiantadas, o tráfego pode ser iniciado já em maio.
Fonte - Sputnik  26/03/2018

Gov. Rui Costa entrega encosta e autoriza nova contenção no Subúrbio Ferroviário

Infraestrutura  🚧

Às 8h30, Rui Costa fará a entrega da contenção de encosta construída no fundo da Creche Heroínas do Lar, dentro do Parque São Bartolomeu.Em seguida, às 9h, o governador assina ordem de serviço para execução de obras de estabilização de encosta da Rua Maria Isabel, no bairro de Boa Vista do Lobato. 

Da Redação
divulgação/Secom BA
Nesta terça-feira (27), o governador Rui Costa inaugura, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, uma nova contenção de encosta e dá ordem de serviço para mais uma obra na região. Às 8h30, Rui Costa fará a entrega da contenção de encosta construída no fundo da Creche Heroínas do Lar, dentro do Parque São Bartolomeu.
Em seguida, às 9h, o governador assina ordem de serviço para execução de obras de estabilização de encosta da Rua Maria Isabel, no bairro de Boa Vista do Lobato.

Ponto de referência em Lobato:
Estando na Avenida Suburbana sentido Paripe, logo após o viaduto de Lobato, sobe a direita na esquina do Posto Ipiranga. Na ladeira de Boa Vista do Lobato, converge à direita na esquina do Mercado Boi Bom, chegando na panificadora Belém. Vira à direita, segue direto subindo a Ladeira São Barnabé, vira à direita na Rua San Sué, chega na Rua Maria Isabel, local do evento.
Com informações da Secom BA 26/03/2018

domingo, 25 de março de 2018

Edital de PMI para Parceria Público Privada do Metrofor será publicado na próxima quarta-feira(28)

Transportes sobre trilhos  🚄

O documento será divulgado simultaneamente no Diário Oficial do Estado (DOE) e nos sites da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).No dia 13 de abril, serão iniciadas as inscrições para participar das visitas técnicas aos sistemas de metrô e VLT incluídos na PPP.

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
Será lançado, na próxima quarta-feira (28), o Edital da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) que antecede a Parceria Público Privada (PPP) para concessão do sistema em operação do Metrofor (Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, VLT do Cariri e VLT de Sobral). O documento será divulgado simultaneamente no Diário Oficial do Estado (DOE) e nos sites da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
No dia 13 de abril, serão iniciadas as inscrições para participar das visitas técnicas aos sistemas de metrô e VLT incluídos na PPP. As visitas serão direcionadas a empresas interessadas em participar da PMI e que desejam conhecer presencialmente os objetos da Parceria Público Privada. Também será disponibilizado um endereço de e-mail para o recebimento de eventuais dúvidas sobre o Edital.
A Parceria Público Privada, que será realizada após a PMI, tem objetivo de conceder a ente privado o direito de operação e exploração das linhas Sul, VLT Parangaba-Mucuripe, VLT de Sobral e VLT do Cariri, tendo como contrapartida a obrigatoriedade de prestar serviços de alta qualidade para os cidadãos e seguir uma agenda de manutenções e ampliações em todas as linhas, a longo prazo, sob fiscalização do Governo do Ceará.

Saiba mais
O documento que será lançado na próxima semana passou por um rigoroso processo de elaboração, no qual as regras da PMI foram analisadas e aprovadas previamente pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e pelo Comitê Gestor de Parceria Público Privada (CGPPP) do Governo do Estado – órgão formado pela Casa Civil, Seinfra, Seplag, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Numa segunda etapa, os termos da PMI foram submetidos à consulta pública, através da qual pessoas físicas e jurídicas puderam ler e fazer sugestões, que foram analisadas e respondidas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos.
A Linha Sul possui 24.1 km de extensão, 19 estações em operação, uma em construção e interliga três cidades na Região Metropolitana de Fortaleza (Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza). Já o Ramal Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de implantação. No total, este ramal terá 13,4 Km de extensão e 12 estações. Uma parte de 5 km e quatro estações já está em operação assistida, transportando passageiros gratuitamente. (Esta obra deve ser concluída no final deste ano). No Cariri, o VLT possui 9 estações, em 13,6 km de extensão. No VLT de Sobral, são duas linhas que totalizam 12 estações e 13,9 km de via férrea.
Com informações do Metrofor  24/03/2018