PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Documentário sobre o impeachment de Dilma Rousseff é premiado no Festival de Berlim

Documentário  🎦

Dirigido pela cineasta Maria Augusta Ramos, o documentário brasileiro 'O Processo' foi um dos premiados neste sábado no 68o Festival de Cinema de Berlim. O trabalho trata do impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Sputnik
foto - ilustração
O filme brasileiro ficou em terceiro lugar na preferência do público entre os documentários na Panorama, a principal mostra paralela do festival alemão. O vencedor foi 'The silence of others' ('O silêncio dos outros', em tradução livre), coprodução entre americanos e espanhóis dirigida por Almudena Carracedo e Robert Bahar.
O documentário, que remonta os bastidores do afastamento de Dilma da Presidência da República, em agosto de 2016, com entrevistas e cenas das mobilizações a favor e contra o impeachment da petista. O filme defende que houve motivação política para a retirada de Dilma do poder.
'O Processo' fez a sua estreia mundial no último dia 21, justamente no Festival de Berlim, e acabou ovacionado. Antes e após o filme, muito gritos de 'Fora Temer' foram ecoados por parte do público presente. O documentário deve estrear no Brasil em junho.
Além deste documentário, o Brasil estava representado por outro dois na mostra paralela: 'Ex-pajé', de Luiz Bolognesi, e 'Bixa travesti', de Kiko Goifman e Claudia Priscila. Este último conquistou o troféu Teddy, concedido por um júri independente ao melhor filme de temática LGBT.
Já a produção gaúcha 'Tinta bruta', de Marcio Reolon e Filipe Matzenbacher, levou uma estatueta da categoria ficção.
Outro brasileiro premiado em Berlim foi o diretor cearense Karim Aïnouz, pelo documentário 'Aeroporto Central', que trata de um abrigo de refugiados instalado dentro do antigo aeroporto alemão de Tempelholf, construído na era nazista. O filme levou o prêmio na Anistia Internacional, voltado a trabalhos sobre direitos humanos.
Fonte - Sputnik  24/02/2018

Viagem de ônibus sem motorista,é testada em Paris em tráfico misto

Mobilidade/Tecnologia  🚌

O teste,que começou em 13 de fevereiro,deverá ser encerrado no dia 30 de março.Dois ônibus elétricos EasyMile estão operando em um circuito de 2.6 km,com sete paradas com intervalos de viagens a cada 15 minutos,entre as 10h e 16h.Cada veículo pode transportar 12 passageiros,seis deles sentados e mais um assistente de bordo

Da Redação
foto - RATP / Bruno Marguerite
Começou em Paris no dia 13 de fevereiro,uma experiência no campus de pesquisa CEA Paris-Saclay,que deverá durar seis semanas,para testar o desempenho de ônibus sem condutor em trânsito misto.O teste,que começou em 13 de fevereiro,deverá ser encerrado no dia 30 de março
Dois ônibus elétricos EasyMile estão operando em um circuito de 2.6 km,com sete paradas e  intervalos de viagens a cada 15 minutos,entre as 10h e 16h.Cada veículo pode transportar 12 passageiros,seis deles sentados e mais um assistente a bordo
A RATP Dev está operando os veículos com viagens gratuitas.Os ônibus estão disponíveis para um numero estimado em 6 000 pessoas que usam e frequentam a instalação diariamente. A experiência faz parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento da SESNA,com financiamento do  BPI França,por autoridades regionais de Paris e a EasyMile. Essa é 5ª experiência de transporte com veículos autônomos,(Driverless),feita pela RATP, incluindo um teste na região de Vincennes, em Paris, iniciado em novembro/17 ainda em curso.
Com informações do MetroReport  23/02/2018

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Estação Aeroporto da linha 2 do Metrô de Salvador entrara em operação a partir de março

Transportes sobre trilhos  🚇

A estação Aeroporto na linha 2,localizada na cidade de Lauro de Freitas,será a 20º a ser integrada ao sistema metroviário de Salvador no inicio do mês de março.Após a inauguração da Estação Aeroporto e a sua respectiva entrada em operação o sistema metroviário de Salvador passará a contar com 20 estações em operação e 33 Km de linhas ativas.

Da Redação
Estação Aeroporto - foto - Carol Garcia/GOVBA
A Estação Aeroporto da Linha 2 do Metrô de Salvador, deverá ser inaugurada no início do próximo mês de março,segundo a CCR Metrô Bahia, concessionária que opera o sistema.
O anúncio foi feito depois do termino do imbróglio  envolvendo o Gov. do Estado e a prefeitura de Salvador protagonizado pelo bambuzal  que se estende as margens da via que da acesso ao aeroporto da cidade.
A obra foi liberada após a apresentação de um novo projeto pela CCR a Sedur da prefeitura.
A estação Aeroporto na linha 2,localizada na cidade de Lauro de Freitas,será a 20º a ser integrada ao sistema metroviário de Salvador.
Após a inauguração da Estação Aeroporto e a sua respectiva entrada em operação o sistema metroviário de Salvador passará a contar com 20 estações em operação e 33 Km de linhas ativas, sendo 21 Km na linha 2, que liga Salvador(Estação Acesso Norte) a RMS em Lauro de Freitas.
A próxima obra (em projeto), devera ser a extensão com 5 km da linha 1,ligando Pirajá a Águas Claras, com a construção de mais duas estações,uma na localidade conhecida com Brasilgás e a outra em Águas Claras.
Pregopontocom  23/02/2018

Aeroporto Internacional de Salvador movimenta 854 mil passageiros e lidera mercado do Nordeste

Turismo  ✈

Este número,854 mil passageiros, é 7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado e coloca a capital baiana na liderança das capitais do Nordeste brasileiro.O fluxo turístico estimado para o estado nessa temporada é de 5,6 milhões de turistas, incluídos baianos em viagem pela própria Bahia, além de brasileiros de outros estados e estrangeiros.

Da Redação
foto - Tatiana Azeviche/Ascom Setur
O Aeroporto Internacional de Salvador registrou, em janeiro, movimentação de 854 mil passageiros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Este número é 7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado e coloca a capital baiana na liderança das capitais do Nordeste brasileiro.
O secretário do Turismo, José Alves, atribui o incremento do fluxo aeroportuário à promoção da Bahia e à política de atração de voos adotada pelo governo estadual. “Em 2017, participamos de 60 feiras nacionais e internacionais de turismo para divulgar os atrativos turísticos da Bahia. Além disso, o governador Rui Costa autorizou a redução do imposto sobre o querosene de aviação como forma de atrair maior número de voos para o estado”, afirma José Alves.
As companhias aéreas também apostaram na Bahia, oferecendo mais de 3,4 mil voos extras para Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. O fluxo turístico estimado para o estado nessa temporada é de 5,6 milhões de turistas, incluídos baianos em viagem pela própria Bahia, além de brasileiros de outros estados e estrangeiros.
O Aeroporto Internacional de Salvador é operado pela empresa francesa Vinci, vencedora do processo de concessão do equipamento, realizado pela Anac, em março de 2017. Responsável pela gestão de mais 35 aeroportos, em países como Estados Unidos, Portugal, França, Chile e Japão, a Vinci assumiu a gestão em Salvador no dia 2 de janeiro.
Com informações da Secom BA  23/02/2018

Presidente da Fecomércio-RJ é acusado de desviar R$ 10 milhões

Política  👀

Diniz foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e organização criminosa, sendo o principal alvo da Operação Jabuti, deflagrada na manhã de hoje (23) pelo MPF, a Polícia Federal e a Receita Federal, dento da Operação Calicute, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil)
O presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Orlando Santos Diniz, preso na manhã de hoje (23), é acusado de participar de um esquema criminoso que desviou mais de R$ 10 milhões de recursos públicos provenientes do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), em esquema de lavagem de dinheiro com notas fiscais sem a prestação de serviços e com o pagamento de funcionários fantasmas ligados a pessoas de confiança do ex-governador Sérgio Cabral.
Diniz foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e organização criminosa, sendo o principal alvo da Operação Jabuti, deflagrada na manhã de hoje (23) pelo MPF, a Polícia Federal e a Receita Federal, dento da Operação Calicute, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Federal, todos os mandados da Operação Jabuti foram cumpridos com sucesso pelos 60 policiais que foram a campo. Foram executadas as prisões temporárias de Plínio José Freitas Travassos Martins, Marcelo José Salles de Almeida e Marcelo Fernando Novaes Moreira, todos diretores de confiança de Diniz no Sesc e no Senac. Eles foram chamados para prestar esclarecimentos sobre atitudes demandadas pelo presidente da Fecomércio-RJ para se blindar e dificultar as investigações.
Também foram cumpridas dez ordens de busca e apreensão e dez intimações para investigados prestarem depoimentos.
O procurador regional da República José Augusto Vagos explicou que Orlando Diniz está sendo investigado porque, na condição de presidente do sistema Fecomércio, lavou dinheiro entre os anos de 2007 e 2011 com o auxílio da organização de Sérgio Cabral, com a emissão de notas fiscais de prestação de serviço de consultoria pela empresa Thunder. A acusação de corrupção ativa é pela contratação de funcionários fantasmas, chamados por pessoas da própria Fecomércio de “funcionários jabuti”.
“Até o ano de 2017, [Diniz] manteve vários empregados que foram contratados pelo Sesc e Senac a pedido do Sérgio Cabral, empregados esses que efetivamente não trabalhavam lá, recebiam o salário sem trabalhar. Com essas duas fraudes, o prejuízo foi de cerca de R$ 10 milhões, entre lavagem de dinheiro e pagamento de salários para pessoas que não iam trabalhar, os chamados funcionários jabutis”, disse Vagos.
Também integrante da equipe da Lava Jato no Rio de Janeiro, o procurador da república Felipe Bogado explicou que Diniz utilizou de manobras jurídicas, feitas por meio de convênios, em que recursos do Sesc e do Senac eram transferidos para a Fecomércio.
“Inequivocamente são verbas federais, que iam direto para o cofre do terceiro setor, do Sistema S. Por isso mesmo essas verbas são sujeitas ao controle do TCU [Tribunal de Contas da União] e da CGU [Controladoria-Geral da União]. E a partir dessa manobra feita pelo Orlando Diniz essas verbas passaram para a Fecomércio e aí sim puderam ser livremente gastas sem controle nenhum porque a Fecomércio não se sujeita a esse tipo de controle, como o Sesc e o Senac se sujeitam”, disse Bogado.
O Sistema S, que abrange nove entidades de serviço, está previso no artigo 149 da Constituição Federal, e os recursos são oriundos de contribuição dos empregadores.

Escritórios
Outra linha de investigação da operação deflagrada hoje é o pagamento de R$ 180 milhões feitos pela Fecomércio a escritórios de advocacia. Entre os escritórios que aparecem na contabilidade está o Ancelmo Advogados, da esposa de Cabral, já condenada pela 7ª Vara Federal por lavagem de dinheiro, que recebeu R$ 20 milhões.
“A gente está investigando os pagamentos. Chamaram atenção por serem vultuosos, são pagamentos milionários, e foram feitos sem os controles previstos no Sesc e no Senac, com subterfúgios para driblar a fiscalização do TCU e da CGU. Poderia ser pagamentos a qualquer segmento, mas esses dos escritórios de advocacia chamaram a atenção”, explicou Vagos.
Segundo ele, ainda não se sabe se houve de fato prestação de serviços advocatícios por todos os escritórios, mas que eles podem ter sido feitos e serem regulares.
Fonte - Agência Brasil  23/02/2018

Cartões SalvadorCARD e Metropasse meia passagem devem ser revalidados até o dia 31 de março

Mobilidade  🚌<> 🚇

A mensagem de alerta acima está sendo divulgada em todos os validadores das estações da CCR Metrô Bahia para informar aos estudantes, no momento em que passam pelas catracas. O SalvadorCARD e o Metropasse meia passagem possibilitam a integração dos estudantes entre metrô-ônibus urbanos e metrô-ônibus metropolitanos. 

Da Redação

Estudantes matriculados em unidades de ensino de Salvador e Região Metropolitana que utilizam o SalvadorCARD e o Metropasse meia passagem têm até o dia 31 de março para revalidarem seus cartões para garantir o seu benefício para o ano letivo de 2018.
A mensagem de alerta acima está sendo divulgada em todos os validadores das estações da CCR Metrô Bahia para informar aos estudantes, no momento em que passam pelas catracas.
O SalvadorCARD e o Metropasse meia passagem possibilitam a integração dos estudantes entre metrô-ônibus urbanos e metrô-ônibus metropolitanos. A revalidação do SalvadorCard meia passagem começou no dia 1º de fevereiro e pode ser feita durante todo o ano, nos postos SalvadorCARD na Lapa e no Comércio. Já a revalidação dos cartões Metropasse meia passagem iniciou no dia 15 de janeiro e deve ser realizada no posto Metropasse do Shopping São Cristóvão.
Com informações da CCR Metrô Bahia  22/02/2018

Bahia fomenta voo Bogotá/Salvador em evento na Colômbia

Turismo  ✈

Anato 2018, realizada de 21 a 23 de fevereiro na capital colombiana. O evento abre o calendário turístico da Colômbia com grandes expectativas, resultantes dos avanços alcançados pelo setor naquele país. A Anato reúne os principais destinos e operadores turísticos nacionais e internacionais. O superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, comenta que a participação da Bahia "é mais uma oportunidade para aumentar a visibilidade e o fluxo turístico do mercado colombiano para o estado. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Fomentar o voo direto Bogotá/Salvador, inaugurado pela Avianca no último mês de setembro, é um dos objetivos da Bahiatursa ao participar da XXXVII Vitrina Turística - Anato 2018, realizada de 21 a 23 de fevereiro na capital colombiana. O evento abre o calendário turístico da Colômbia com grandes expectativas, resultantes dos avanços alcançados pelo setor naquele país. A Anato reúne os principais destinos e operadores turísticos nacionais e internacionais.
"São pelo menos 30 países, 20 mil visitantes, compradores profissionais e mais de mil expositores que fazem com que a vitrina reflita a confiança da comunidade turística nacional e internacional", afirma a diretora de Promoções da Bahiatursa, Regina Ahmed, que destaca ainda a realização, durante o evento, da Procolombia Travel Mart, com a presença de 500 atacadistas de cerca de 20 países, aumentando a possibilidade de realização de negócios.
O superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, comenta que a participação da Bahia "é mais uma oportunidade para aumentar a visibilidade e o fluxo turístico do mercado colombiano para o estado. Segundo o gestor, a taxa de ocupação do voo da Avianca, que vem registrando altos índices desde a inauguração, é uma prova do interesse dos colombianos pela Bahia".
Antes da feira, os técnicos da Bahiatursa farão visitas, nos dias 19 e 20 de fevereiro, aos principais operadores que fazem parte do Comitê Descubra o Brasil, coordenado pela Embaixada do Brasil em Bogotá. Tal ação será de grande importância para estreitar o relacionamento com os principais representantes do trade turístico de Bogotá.
Segundo dados de pesquisa da Fipe, encomendada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a Colômbia é o quarto país emissor de turistas para a Bahia na América do Sul.
Com informações da Seinfra BA  22/02/2018

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

VLT Parangaba Mucuripe(Fortaleza) – mudanças vão disciplinar trânsito no bairro Vila União

Transportes sobre trilhos  🚄

As mudanças no trânsito e algumas linhas de ônibus da cidade vão disciplinar trânsito no bairro Vila União e durante a construção do túnel do VLT de Fortaleza (Parangaba/Mucuripe) 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O cruzamento das ruas Jorge Acúrcio e Lineu Jucá está fechado em definitivo para o tráfego de veículos. Os motoristas que seguem na Rua Jorge Acúrcio, no sentido “aeroporto antigo” - Avenida Borges de Melo, deverão dobrar à direita na Rua Livreiro Gualter, à esquerda na Rua João Câmara, à esquerda novamente na Rua Almirante Rufino e à direita na Rua Jorge Acúrcio. Os que seguem o sentido oposto vão ter que entrar à esquerda na Rua Almirante Rufino, à direita na Rua João Câmara, à direita na Rua livreiro Gualter e à esquerda na Rua Jorge Acúrcio. Quem trafega na Rua Lineu Jucá não pode mais cruzar a via férrea. Portanto, o cruzamento da linha férrea deverá ser feito através da passagem de nível instalada na Rua Almirante Rufino. As linhas de ônibus 025 – Lagoa/ Opaia e 064 – Corujão/Aeroporto, que passam pelo local, serão desviadas para as ruas Livreiro Gualter e Gonçalo Souto.
Outra mudança será feita na Passagem de Nível – PN da rua 13 de abril, também no bairro Vila União. O trecho da PN, até então alargada para dar fluxo aos veículos que desviam da Av. Borges de Melo durante a construção do túnel do Veículo Leve sobre Trilhos, Ramal Parangaba-Mucuripe, será estreitado para 9 metros, o equivalente a largura da Rua 13 de abril. O fechamento já estava previsto no projeto do VLT Parangaba – Mucuripe.
Com informações da Seinfra CE  22/02/2018

Intervenção (militar) no RJ

Ponto de Vista  🔍

O “choque de ordem” não começou agora, já existia desde que criou-se uma prioridade de desembolsos para a pasta de segurança a despeito dos atrasos para as demais funções de Estado. Essa tática não deu certo porque o choque de austeridade foi tão duro que mesmo sendo priorizada a pasta de segurança sofreu um enfraquecimento considerável do ponto de vista de recursos para um planejamento e visão estratégica.

Bruno Leonardo Barth Sobral* - Portogente
foto - ilustração Fernando Frazão
Agência Brasil
Não é possível dissociar essa intervenção (militar) na segurança do Regime de Recuperação Fiscal, os dois são imposições do governo federal travestidas de “acordo”. Afinal, não tivemos poder de barganha praticamente nenhum nos dois casos, apenas cumpre-se ordens passando por cima de nossa autonomia federativa.
Em ambos, prevalece a tese de crise moral e ineficiência administrativa. Por essa razão, após o apelo a “choque de austeridade” se apela agora a segunda fase do “choque de ordem”. As duas faces de uma mesma moeda. O “choque de ordem” não começou agora, já existia desde que criou-se uma prioridade de desembolsos para a pasta de segurança a despeito dos atrasos para as demais funções de Estado. Na ocasião, argumentei diversas vezes que o risco era do Rio se tornar um “Estado policial” onde poderia parar tudo menos a segurança.
Essa tática não deu certo porque o choque de austeridade foi tão duro que mesmo sendo priorizada a pasta de segurança sofreu um enfraquecimento considerável do ponto de vista de recursos para um planejamento e visão estratégica. Passou a prevalecer a lógica curto prazista que dá razão ao uso mais indiscriminado do poder bélico. Tática cruel pôs reduz o espaço de mediação com lideranças sociais no território e expõe o policial a maior risco (em particular, de vida) em operações improvisadas e que se exige resultados midiáticos.
Diante disso, duas vias poderiam ser cogitadas. Primeira via, aprofundar essa lógica belicista de “território em guerra”. Segunda, socorrer financeiramente o governo estadual junto a planejamento estruturado de políticas numa lógica desenvolvimentista de “territórios produtivos”. Na segunda via, ao invés de intervenção militar, se teria uma solução federativa via o fortalecimento de um fundo nacional de segurança pública junto de políticas indutoras sobre a economia estadual.
Optou-se para primeira via, aquela da lógica belicista de “território em guerra”. Ela se adequa bem a interpretação resumida à crise moral e ineficiência administrativa, dado que é um governo estadual que se aceita fraco e inoperante e que renuncia a função que foi escolhida como a principal. Parte da opinião pública que acredita em soluções de força salvacionista vão idealizar os desdobramentos diante das demonstrações ostensivas das armas do poder público.
Porém, prevalece a questão central: e a questão financeira? Mantendo-se o governo estadual na lona, servo dos interesses de credores de dívida e pulando de receita extraordinária em receita extraordinária sem capacidade orçamentária para qualquer ação estratégica. Diante disso, não idealizo que se fortalecerá nem mesmo a pasta de segurança pública sem uma solução que garanta o fortalecimento financeiro do governo estadual para restabelecer suas políticas.
O que o governo federal faz agora é mais um ataque ao princípio federativo para dobrar a aposta no choque de austeridade que ele nos impôs. Um governo estadual que já serviu para articular isso nos últimos anos agora cumpre seu último papel, após condenar a economia agora entrega o controle do território. Após o saque e expropriação, legitima-se um território que visto como em estado de guerra é fadado a ser improdutivo.
E pior, o modelo de ocupação sugerido é dos grandes eventos, ou seja, pensa-se em usar um conceito “fora do tempo”. Tenta se ocultar que um modelo dessa natureza só serve para uma excepcionalidade momentânea e para isolar em “bunker” alguns pontos da cidade com visibilidade internacional e as vias de acesso aos mesmos. Isso está longe de servir para uma tática corrente de dia-a-dia de patrulhamento e para atender a totalidade do território. Provavelmente, insistindo nisso vai se escolher pontos focais de vitrine e reproduzir a lógica de cerco ao resto do espaço.
O objetivo de usar o Rio de Janeiro de “vitrine” continua. Primeiro como anti-exemplo de desajuste fiscal para estimular as reformas conservadoras nacionais, agora também como anti-exemplo de desordem social para experimentar medidas de exceção num espaço militar sitiado. Fora esse efeito “vitrine”, só oferecem a promessa de remissão com a ideologia da austeridade.
Diante disso, ou superamos as limitações da tese de crise moral e ineficiência administrativa para uma olhar mais profundo para os problemas econômicos ou não entenderemos que ao invés de tanque e fuzil, o escudo do povo sofrido é sua carteira de trabalho. Inclusive para fortalecer a pasta de segurança esse olhar é preciso para ela se enxergar como composta de classe trabalhadora e voltarmos a ser todos sujeitos de nossa própria história como população fluminense. Só assim não vacilaremos em servir ainda mais a um governo federal que nos tira poder de gasto e recuperação socioeconômica.

Conclusão:
O tema de segurança vai se tornar o principal tema do processo eleitoral estadual. Cabe decidir se os candidatos vão escolher combinar com: austeridade fiscal máxima somada à lógica belicista de um território em guerra (logo, improdutivo), ou então solução federativa que fortaleça de recursos as funções da administração estadual somada à carteira de trabalho como escudo do povo (ou seja, políticas de emprego e da renda sob um território produtivo). A diferença entre as duas propostas é se vão reafirmar a vigilância e o controle sobre o “cativeiro social” ou buscar sua libertação.
*Bruno Leonardo Barth Sobral é professor e doutor em Economia pela Unicamp
Fonte - Portogente  22/02/2018

Perigo nos trens de NY: freios ruins e peças estragadas

Transportes sobre trilhos  🚇

Embora os órgãos reguladores federais examinem as ferrovias com regularidade, as falhas de segurança da NJ Transit os levaram a realizar uma auditoria mais ampla em 2016. Apesar de a agência aparentemente ter solucionado a maior parte dos problemas encontrados, no ano passado os inspetores testaram os equipamentos da NJ Transit com uma frequência sem precedentes e descobriram defeitos persistentes que evidenciam anos de orçamentos insuficientes e riscos rotineiros para mais de 300.000 passageiros diários.

Jornal Floripa
foto - ilustração
Inspetores federais dos EUA descobriram dezenas de carros de trem da empresa New Jersey Transit cheios de riscos de incêndio, freios defeituosos e falhas elétricas quando examinaram a problemática rede ferroviária que transporta diariamente 95.000 trabalhadores a Manhattan.
Um motor apresentava tantos defeitos que foi declarado inseguro, mostram documentos obtidos por meio da Lei de Registros Públicos Abertos do estado americano de Nova Jersey. Em alguns casos, as próprias verificações da NJ Transit não identificaram problemas descobertos um ou dois dias depois por representantes da Administração Federal de Ferrovias dos EUA (FRA, na sigla em inglês). Um desses problemas era uma locomotiva com válvulas de ar emperradas e engrenagem desalinhada que comprometia o núcleo do sistema de freio. Em outro caso, os equipamentos que proporcionam tração em trilhos escorregadios estavam quebrados.
Embora os órgãos reguladores federais examinem as ferrovias com regularidade, as falhas de segurança da NJ Transit os levaram a realizar uma auditoria mais ampla em 2016. Apesar de a agência aparentemente ter solucionado a maior parte dos problemas encontrados, no ano passado os inspetores testaram os equipamentos da NJ Transit com uma frequência sem precedentes e descobriram defeitos persistentes que evidenciam anos de orçamentos insuficientes e riscos rotineiros para mais de 300.000 passageiros diários.

Inspeções negligentes
"Como podem afirmar que os trens estão aptos para operar?", disse Richard Beall, engenheiro ferroviário aposentado e consultor de acidentes de trens em Miami. "Deveria haver inspeções minuciosas todos os dias. Se a FRA consegue descobrir uma peça faltante no freio, a empresa também pode."
As 400 páginas de relatórios validam as queixas dos passageiros nas redes sociais sobre a chiadeira das rodas e a instabilidade das suspensões. Os passageiros têm pouca capacidade de avaliar sua segurança pessoal. A FRA e a NJ Transit não dão pronto acesso às informações; a NJ Transit demorou mais de cinco meses para atender ao pedido de acesso a registros públicos da Bloomberg.
De janeiro a setembro de 2017 os inspetores federais apresentaram 84 relatórios, quase o mesmo número que nos três anos anteriores combinados. Em 10 casos recomendaram que a NJ Transit, líder em multas por insegurança entre as ferrovias que realizam transporte diário de passageiros nos EUA, pagasse penalidades não especificadas.
Na cidade de Hoboken, em Nova Jersey, em 12 de agosto, uma locomotiva e seus quatro vagões foram encontrados estacionados na via 11 sem que todos os freios estivessem acionados. O maquinista estava "no vagão 6558, esticado em posição de dormir, com o telefone celular pessoal ligado e em uso", informou o relatório de inspeção. Ele não estava "de forma alguma 'prestando atenção' no equipamento em que estava".
Diane Gutierrez-Scaccetti, comissária interina de transporte de Nova Jersey e presidente do conselho da NJ Transit, disse que a agência e os órgãos reguladores federais estão em estreita cooperação.
"Eles são nossos parceiros nisso, não nossos castigadores", disse em entrevista coletiva, em Trenton, em 15 de fevereiro. A NJ Transit afirma que corrigiu muitas falhas identificadas pelos inspetores. O maquinista que descansava em Hoboken não estava violando nenhuma regra porque estava em seu intervalo, segundo Nancy Snyder, porta-voz da NJ Transit. Apesar disso, o episódio foi apontado como motivo de preocupação pela administradora da ferrovia, que recomendou uma multa porque não estavam acionados todos os freios do trem.
Fonte - Revista Ferroviária  22/02/2018

Nova passarela da Rodoviária é a maior de todo o sistema metroviário de Salvador

Mobilidade 👪 🚇

Com 8,8 metros de largura total – quatro vezes mais larga que a antiga, 800 metros de extensão e 1.200 toneladas, a nova passarela liga com mais conforto e segurança a Estação Rodoviária ao Terminal de Ônibus Rodoviária, ao Terminal Rodoviário de Salvador, além do Shopping da Bahia e do Centro Empresarial Iguatemi. A estrutura tem capacidade para um fluxo de 42.000 pedestres por hora e atende todas as normas técnicas de segurança e acessibilidade.

Da Redação
Divulgação/CCR
A passarela de acesso à Estação Rodoviária de Metrô, o maior equipamento do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, será oficialmente entregue nesta quinta-feira, (22), pelo governador Rui Costa, e pelo presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, além de diretores da concessionária e secretários de governo. Com 8,8 metros de largura total – quatro vezes mais larga que a antiga, 800 metros de extensão e 1.200 toneladas, a nova passarela liga com mais conforto e segurança a Estação Rodoviária ao Terminal de Ônibus Rodoviária, ao Terminal Rodoviário de Salvador, além do Shopping da Bahia e do Centro Empresarial Iguatemi. A estrutura tem capacidade para um fluxo de 42.000 pedestres por hora e atende todas as normas técnicas de segurança e acessibilidade.
O equipamento conta com piso tátil, sinalização em braile nos corrimãos das escadas fixas para orientar deficientes visuais, três rampas de acesso e três escadas fixas e rolantes, localizadas nos acessos do Terminal Rodoviária, Centro Empresarial Iguatemi e Shopping da Bahia. Consideradas inteligentes, as escadas rolantes mantém velocidade reduzida na ausência de usuários, com menor consumo de energia, e ao detectar presença de usuários, aumenta sua velocidade.
A passarela também possui um elevador com acesso direto ao Terminal de Ônibus Rodoviária, iluminação em LED, e será monitorada por 27 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e Sala de Supervisão Operacional da Estação, além de rondas com Equipes de Segurança.
Com informações da CCR Metrô Bahia  21/02/2018

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O primeiro VLT fabricado pela Alstom para a cidade de Lusail/Qatar,saiu da fabrica de La Rochelle na França

Transportes sobre trilhos  🚄

O comboio segue para o porto de Barcelona na Espanha,​​de onde vai sair de navio para Doha.A Alstom é responsável pela concepção, fabricação, comissionamento e manutenção,obras de linhas, equipamentos de energia (subestações, catenária e APS), portas de sinalização. A cidade de Lusail terá, assim, um sistema de bonde totalmente integrado.

Da Redação
Foto divulgação/Alstom
A Alstom acaba de enviar o primeiro VLT (Bonde moderno) eléctrico para Lusail no Qatar saindo da fábrica de La Rochelle. O comboio segue para o porto de Barcelona,​​de onde vai sair de navio para Doha. Em 2014, como participante do consórcio LRTC com QDVC, a Alstom ganhou um contrato da empresa ferroviária do Qatar para o fornecimento de um sistema de trânsito turnkey(*), para uma rede de 4 linhas para Lusail. Esta rede irá atravessar a cidade de Lusail, cobrir uma distância de 22 km, incluindo 10 km de metro, e terá 28 estações. Este primeiro trem deve chegar ao seu destino em março de 2018.
Cada etapa de produção, incluindo os testes estáticos e dinâmicos finais, é realizada em La Rochelle (França).
A Alstom é responsável pela concepção, fabricação, comissionamento e manutenção,obras de linhas, equipamentos de energia (subestações, catenária e APS), portas de sinalização. A cidade de Lusail terá, assim, um sistema de bonde totalmente integrado.
O VLT/APS(Alimentação pelo solo) elétrico de Lusail, é composto de cinco carros por veículo, cada bonde com 33 metros de comprimento pode transportar 207 passageiros.Cada VLT oferece duas classes, uma comum e uma classe familiar. Os carros terão piso baixo completo, permitindo um acesso mais fácil para todos os passageiros, que também gozam de um alto nível de conforto, além de sistemas de segurança e informações a bordo e nas estações. Estes bonde ecológicos estão equipados com sistema de travagem totalmente elétrico e iluminação LED.
(*) Turnkey - É um sistema que oferece o fornecimento de um pacote completo de serviços e soluções para um projeto em todas as suas etapas,desde a consultoria inicial à posterior manutenção.
Com informações da Alstom  21/02/2018

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Bahia mantém segundo lugar em investimentos dos estados em 2017

Economia  🚇

Levantamento sobre as despesas liquidadas pelos estados na área mostra que a Bahia, com um total de R$ 2,48 bilhões, ficou novamente atrás apenas de São Paulo, com R$ 8,81 bilhões. Levando-se em conta a proporção entre os respectivos orçamentos, pode-se considerar, em termos relativos, que o governo baiano destinou mais recursos que o paulista para obras e ações que beneficiam diretamente a população.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Bahia manteve o segundo lugar em volume de investimentos públicos no país em 2017, de acordo com dados divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo. Levantamento sobre as despesas liquidadas pelos estados na área mostra que a Bahia, com um total de R$ 2,48 bilhões, ficou novamente atrás apenas de São Paulo, com R$ 8,81 bilhões. Levando-se em conta a proporção entre os respectivos orçamentos, pode-se considerar, em termos relativos, que o governo baiano destinou mais recursos que o paulista para obras e ações que beneficiam diretamente a população.
Publicados na edição do último dia 11, os dados mostram os dois estados nas mesmas posições ocupadas em 2016, quando a Bahia também havia ficado em segundo quando considerados os valores de investimentos em termos absolutos, com a liderança cabendo ao estado mais rico do país.
"As finanças estaduais em todo o país ainda se ressentem dos efeitos da crise econômica, e o cenário em 2017 foi de estagnação, mas conseguimos, tendo à frente o governador Rui Costa, manter o ritmo da arrecadação e o controle rigoroso dos gastos públicos", afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.
Graças a essa estratégia, a Bahia tem assegurado a plena operacionalização da máquina pública, ressalta Vitório. "O trabalho árduo nos permitiu fechar com equilíbrio mais um ano difícil, em dia com os salários dos servidores e os compromissos com fornecedores, mantendo a máquina pública em funcionamento e ainda investindo mais que a maioria dos estados".
Entre os principais exemplos de investimentos do governo estadual em 2017 estão os novos corredores estruturantes em Salvador, a exemplo da Via Barradão, inaugurada no último sábado (10); a expansão do metrô; a construção e a recuperação de estradas em todo o estado; a implantação de obras de segurança hídrica que minimizam os efeitos da seca; os hospitais regionais do Cacau e da Chapada e as policlínicas regionais; a renovação da frota da Segurança Pública e a implantação dos distritos integrados de segurança no interior; e, na educação, a reforma de escolas, a implantação de escolas culturais e quadras cobertas.
Com informações da Seinfra BA  20/02/2018

Ferrovia Beijing-Zhangjiakou inaugura era 2.0 do trem-bala na China

Transportes sobre trilhos  🚅

Cem anos depois, a nova linha da ferrovia de alta velocidade Beijing-Zhangjiakou está em plena construção. Ela vai garantir o transporte durante as Olimpíadas de Inverno de 2022 de Beijing e inaugurará a era 2.0 da ferrovia chinesa.

China Radio Internacional

foto ilustração/arquivo
Em 1905, a primeira ferrovia construída por chineses, a ferrovia Beijing-Zhangjiakou lançou sua pedra fundamental. Cem anos depois, a nova linha da ferrovia de alta velocidade Beijing-Zhangjiakou está em plena construção. Ela vai garantir o transporte durante as Olimpíadas de Inverno de 2022 de Beijing e inaugurará a era 2.0 da ferrovia chinesa.
Durante o Festival do Ano Novo Chinês, os operários do ramal ferroviário Chongli, trecho da ferrovia Beijing-Zhangjiakou continuam trabalhando para garantir a conclusão do projeto dentro do prazo. Segundo o gerente responsável pelo projeto, Chen Duojin, as obras deverão terminar antes do previsto.
“Já concluímos 43% da construção do túnel Taizicheng do ramal Chongli. Tendo em vista a situação atual, as obras poderão ser concluídas 15 dias antes da data prevista.”
Com uma extensão de 52 quilômetros, o ramal ferroviário Chongli fica na cidade de Zhangjiakou, na província de Hebei, e está conectado à ferrovia de alta velocidade Beijing-Zhangjiakou. O governo prevê que o projeto será concluído em 2019. Nas Olimpíadas de Inverno de Beijing em 2022, a ferrovia chegará direto à vila olímpica em Chongli.
A inteligência do projeto está refletida tanto na construção e equipamentos quanto no serviço para passageiros da ferrovia.
O trecho é uma importante parte da rede ferroviária planejada pela China para construir oito linhas leste-oeste e oito norte-sul no território chinês. Com início na estação Norte de Beijing e termina na cidade de Zhangjiakou, a ferrovia percorre 173 quilômetros e vai reduzir o tempo entre as das cidades de 3 horas para 50 minutos.
A construção da ferrovia Beijing-Zhangjiakou começou em 2016 e se encerrará em 2019, segundo o engenheiro Li Yanbo, vice-diretor da companhia responsável pela construção da ferrovia.
“A obra anda bem. Ela absorveu mais de 17 bilhões de yuans de investimento, representando 40% do investimento total. É certo que entrará em funcionamento no fim de 2019.”
Há mais de 100 anos, o engenheiro chinês, Zhan Tianyou, considerado o pai da ferrovia chinesa, projectou e construiu, junto com suas equipes, a primeira ferrovia independente na China. A linha quebrou o monopólio do mundo ocidental sobre o setor e inaugurou a nova era da construção ferroviária da China.
Para Li Yanbo, o espírito da antiga linha ferroviária será transmitido de geração em geração e a nova linha se tornará uma obra simbólica da ferrovia chinesa.
“A ferrovia Beijing-Zhangjiakou é a primeira projetada, construída e operada totalmente pela China. Agora, queremos fazer a versão 2.0 da ferrovia de alta velocidade da China. Vai ser emblemática. Somos muito rigorosos nas tecnologias e ainda mais exigentes na gestão.
Fonte - Revista Ferroviária  20/02/2018

Alstom fornecerá novos trens MP14 para substituir a frota da linha 11 do metro de Paris

Transportes sobre trilhos  🚇

A Alstom fornecerá novos trens MP14 para substituir a frota de MP59 da linha 11 do metrô de Paris.O anuncio foi feito pela empresa em 19 de fevereiro.As composições MP14 com sistemas Gangway (passagens livres entre os carros), entrarão em serviço na Linha 11, onde substituiriam a atual frota em operação dos MP59.

Da Redação
foto - ilustração/Pinterest
A RATP,operador estatal de transportes público de Paris,fechou um contrato com a Alstom no valor de € 157 milhões para o fornecimento de 20 trens de metrô com pneus e 5 carros,sendo o financiamento dividido em duas partes,uma pela RATP e a outra pela autoridade regional de transportes Ile-de-France Mobilités.O anuncio foi feito pela Alstom em 19 de fevereiro.
As composições MP14 com sistemas Gangway (passagens livres entre os carros),iluminação LED e CCTV, entrarão em serviço na Linha 11, onde substituiriam a atual frota em operação dos MP59. A Alstom realizará montagem em sua planta de Valenciennes, com componentes provenientes de Le Creusot, Ornans, Villeurbanne, Tarbes, Saint-Ouen e Aix-en-Provence.
Em março de 2015, a Alstom assinou um contrato para o fornecimento de até 217 trens de metrô para a cidade de Paris, com 35 conjuntos de oito carros incluídos no pedido principal. Estes seriam colocados em serviço na Linha 14. Uma opção para 20 composições de seis carros atribuídos à Linha 4 foi feita em dezembro de 2016.
Com informações do Metro Report  20/02/2018

Inflação e custo de vida: por que os números enganam?

Ponto de Vista/Economia  🔍

A percepção geral da sociedade brasileira é que, hoje, os itens básicos estão muito caros e o rendimento mensal possibilita cada vez a compra de menos itens. Resumindo, houve o empobrecimento das famílias, principalmente, as de baixa renda,o País vivencia a redução no crescimento da economia, a diminuição das ocupações, a elevação do desemprego, o aumento da informalidade e a queda nos rendimentos.

Clemente Ganz Lúcio* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Em 2017, enquanto o governo comemorava a inflação média acumulada de 2,95%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE, resultado muito abaixo da meta estipulada de 4,5%, o consumidor reclamava que os números eram manipulados pelas instituições que os calculavam, que os preços estavam altos e que havia, sim, aumento no custo de vida.
É importante considerar, antes de tudo, que a inflação é calculada com base em uma cesta média da população da localidade a que se refere o índice. Com base nesta cesta, acompanha-se, mensalmente, a variação dos preços destes bens, e, de acordo com o peso de cada item, calcula-se a taxa mensal. Nem sempre a cesta média é igual à do conjunto de bens consumidos por uma determinada família. Por exemplo, se uma família específica não possui carro, o preço do combustível não faz parte do seu orçamento, mas é um item componente da cesta média pesquisada pelos vários institutos que calculam a inflação. Assim, a inflação média divulgada pode ser maior ou menor do que a inflação de uma determinada família. Há, porém, por trás dos números, muito mais do que a composição da cesta.
Em 2017, os alimentos foram os itens que mais diminuíram de valor e o motivo foi a excelente safra do ano. Realmente, os preços dos bens alimentícios mostraram retração no ano passado; no entanto, em 2015 e 2016, os valores médios de alimentos básicos como leite, carne, feijão, manteiga, queijo, frango, entre outros, tiveram trajetória altista, principalmente devido às variações climáticas, e atingiram patamares muito elevados. Por exemplo, o feijão carioquinha que, em 2016, chegou a ser reajustado em mais de 50% em alguns meses do ano, ao normalizar a oferta, não diminuiu o preço ao valor do início do ano. De forma que, em 2017, os recuos aconteceram, mas não foram suficientes para colocar as cotações em patamares próximos aos registrados em 2014.
Além disso, os preços dos bens chamados administrados, como água, luz, gasolina, álcool, gás de botijão, entre outros, foram reajustados muito acima da taxa média do ano. Segundo o Índice de Custo de Vida, calculado pelo Dieese, enquanto a taxa média do ano foi de 2,44%, o conjunto de preços administrados variou mais de 6%. Vale destacar ainda que os bens administrados são essenciais para todas as famílias, e têm peso maior no orçamento doméstico das famílias de menor renda: quando as contas de água, luz e gás não são pagas, os serviços a elas relacionados são cortados e a família fica sem refrigeração para os alimentos, sem televisão, sem banho, sem a possibilidade de cozinhar. Assim, grande parcela da renda das pessoas ficou comprometida no pagamento das contas de serviços básicos.
Existem ainda os bens oligopolizados, que são produzidos por grandes indústrias. O reajuste de alguns de seus segmentos, como o dos remédios, possui regulação do governo, mesmo assim, apresentaram elevação de preços no patamar de 6%, segundo o cálculo do Dieese, superior à inflação média acumulada.
O outro lado do problema está no decréscimo da renda das famílias. Desde 2014, o País vivencia a redução no crescimento da economia, a diminuição das ocupações, a elevação do desemprego, o aumento da informalidade e a queda nos rendimentos.
Por um lado, os preços dos bens livres, como alimentos básicos, atingiram alto patamar de valor e o recuo não foi suficiente para reduzir o preço final ofertado ao consumidor; e ainda, os bens essenciais ou administrados estão sendo reajustados muito acima da média da inflação. Por outro, as famílias brasileiras vêm perdendo renda e poder aquisitivo.
A percepção geral da sociedade brasileira é que, hoje, os itens básicos estão muito caros e o rendimento mensal possibilita cada vez a compra de menos itens. Resumindo, houve o empobrecimento das famílias, principalmente, as de baixa renda e, não há como comemorar os resultados da inflação em 2017.
*Clemente Ganz Lúcio, sociólogo e diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômcios (Dieese)
Fonte - Portogente  20/02/2018

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Cartões da CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse garantem integração em metrô e ônibus de Salvador e Região Metropolitana

Transportes sobre trilhos  🚇

Com a integração, os passageiros podem usar metrô e ônibus para se deslocar de um lado a outro da cidade pagando apenas uma tarifa, dentro do prazo de duas horas (se for com ônibus urbano) ou de três horas (se envolver ônibus metropolitano).

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A chegada do metrô, o redesenho das linhas de ônibus urbanos e metropolitanos e a integração tarifária plena entre os modais deram um novo sentido ao sistema de transporte público de Salvador e da Região Metropolitana. Além de promover a mobilidade urbana na cidade, as mudanças vêm beneficiando os baianos com a redução de percurso e tempo de viagem.
Com a integração, os passageiros podem usar metrô e ônibus para se deslocar de um lado a outro da cidade pagando apenas uma tarifa, dentro do prazo de duas horas (se for com ônibus urbano) ou de três horas (se envolver ônibus metropolitano).
O uso dos cartões CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse permite a integração metrô-ônibus urbanos, metrô-ônibus metropolitanos, ônibus urbanos-metrô-ônibus metropolitanos, além de integrarem ônibus com ônibus da frota urbana (Integra).
O caráter interoperável dos cartões, isto é, qualquer cartão pode ser utilizado em qualquer modal dos operadores acima citados, garante o benefício de forma exclusiva ou integrada, dispensando a necessidade do usuário possuir mais de um cartão de acesso.
Atualmente, em todo o sistema há um número muito maior de cartões distribuídos se comparado à quantidade dos efetivamente utilizados. De um total de 3 milhões de cartões distribuídos gratuitamente pelos operadores com a carga de pelo menos uma tarifa, apenas 21% foram utilizados pelo menos uma vez nos últimos 90 dias e somente 8% foram usados continuamente por mais de 10 dias neste período. Em média, cada usuário possui, desnecessariamente, mais de dois cartões.
Ter um só cartão facilita a rotina dos usuários. Com ele, os passageiros ganham tempo e podem recarregar nas bilheterias, máquinas de autoatendimento ou postos credenciados. Além de não ser necessário ter mais de um cartão para utilizar qualquer meio de transporte, ter um só cartão facilita e garante a integração, pois evita que o usuário se engane utilizando um cartão no primeiro transporte e outro no segundo, não conseguindo assim usufruir de seu benefício.
Além disso, aqueles que tiverem um cartão do tipo Avulso (ou cartão Integração), podem optar por cadastrar (identificar) o cartão, e bloqueá-lo para recuperar os créditos em caso de perda ou roubo.
Com informações da CCR Metrô Bahia  19/02/2018

Trens de João Pessoa transportam mais de 200 mil passageiros em janeiro

Transportes sobre trilhos  🚄

Ao todo foram 202.583 passageiros transportados, o que representa uma elevação de 7,72% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

CBTU
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Os trens de João Pessoa transportaram mais de 200 mil passageiros no mês de janeiro desde ano. Com isso, a CBTU registrou um crescimento de 15% comparado a dezembro de 2017. Ao todo foram 202.583 passageiros transportados, o que representa uma elevação de 7,72% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Gerência de Operações (Giope), este foi o melhor desempenho no mês de janeiro dos últimos quatro anos.
Segundo dados da Giope, o número de passageiros transportados diariamente também aumentou de 7,3 mil para 8,5 mil. Desde de fevereiro de 2012 que não a Companhia, em João Pessoa, não ultrapassa essa marca. O relatório também revela que a regularidade nas viagens atingiu 100% e a pontualidade dos trens chegou a 87%.
Para o engenho de operações da CBTU João Pessoa, Rômulo Gouveia, o crescimento no fluxo de passageiros foi consequência da período de férias, da tarifa social e dos bons índices de regularidade e pontualidade dos trens. “No mês de janeiro sempre há uma elevação nos índices de usuários transportados por conta das férias e do verão”, acrescenta.
Com informações da CBTU  19/02/2018

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Avenida Mario Sergio é liberada para o trânsito neste domingo (18) com 1º BaVi do ano

Infraestrutura urbana  🚗 🚌 🚲

Neste domingo (18), os torcedores do Vitória e do Bahia puderam chegar ao Estádio Manoel Barradas através da nova Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, inaugurada no sábado (17) pelo governador Rui Costa.No primeiro Ba-Vi do ano, as torcidas voltaram a se encontrar após seis jogos com torcida única. 

Da Redação
foto -  Elói Corrêa/GOVBA
A Avenida Mário Sergio nos próximos jogos do Vitória,vai continuar facilitando o acesso dos integrantes e torcedores do clube,que tem como casa o estádio do Barradão, mas a via vai beneficiar também e principalmente, quem precisa passar todos os dias por Canabrava e os bairros de Pau da Lima, Castelo Branco e Nova Brasília. A avenida, que recebeu investimento de R$ 40 milhões, foi totalmente urbanizada e possui pista dupla, acessibilidade, rampas, escadas, passeios dos dois lados, ciclofaixa, pontos de ônibus recuados e equipamentos de esporte e lazer.
Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), a obra era uma demanda antiga de moradores da área e de membros da equipe rubro-negra. Na Avenida Paralela, a via sai a 300 metros da estação Flamboyant da Linha 2 do metrô. A partir deste domingo (18), a via contará com linhas regulares de ônibus. Em dias de jogos, o número de coletivos na região será ampliado.

Homenagem

O nome da avenida é uma homenagem ao ex-jogador e ídolo do time, Mário Sérgio, uma das vítimas do acidente de avião sofrido pelo time da Chapecoense, no qual 71 pessoas foram vítimas em novembro de 2016.
Com informações da Secom BA  18/02/2018