PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Foliões reclamam de atrasos no metrô do Rio; concessionária culpa usuários

Transportes sobre trilhos  🚇

As reclamações também movimentam as redes sociais, que reúnem fotos de superlotação dos carros e das estações. "Cheguei no Bloco da Favorita no final por causa do metrô", lamentou Marina Ramos. O folião Arthur Quintan também enfrentou problemas. "Passei mal dentro do vagão do metrô, que dia péssimo", escreveu em seu perfil.

Léo Rodrigues
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O longo tempo de espera para a chegada do metrô vem sendo criticado hoje (10) por foliões que tentam se deslocar para os blocos de carnaval no Rio de Janeiro. Há casos em que usuários afirmam ter esperado mais de uma hora para o embarque. As viagens também estariam sendo lentas devido a extensos períodos em que o modal se mantém parado.
As reclamações também movimentam as redes sociais, que reúnem fotos de superlotação dos carros e das estações. "Cheguei no Bloco da Favorita no final por causa do metrô", lamentou Marina Ramos. O folião Arthur Quintan também enfrentou problemas. "Passei mal dentro do vagão do metrô, que dia péssimo", escreveu em seu perfil.
Alguns usuários tentam levar a situação com bom humor. "Fiquei quatro horas dentro do metrô. Mas até que foi engraçado o pessoal dos blocos zoando a beça. Como eu ri!", postou Dayane Loys.
De acordo com a concessionária Metrô Rio, há um esquema especial de carnaval para manter o modal em funcionamento 24 horas por dia até às 23h59 de terça-feira (13). Até o momento, não há nenhum registro de problemas operacionais.
Segundo a concessionária, o que está ocorrendo é que alguns foliões estão prendendo as portas dos carros para garantir o embarque de outros passageiros, atrasando assim as viagens. Os trens só partem após todas as portas estarem fechadas. O Metrô Rio disse ainda que está trabalhando com efetivo máximo e instruções também são dadas por sinais sonoros, mas a normalização da situação depende da colaboração dos usuários.
Fonte - Agência Brasil  10/02/2018

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Navio residencial atraca em Salvador durante Carnaval

Turismo  🚢

O primeiro navio de cruzeiro a chegar em Salvador às 12h, é o “The World”, o maior navio residencial privado do mundo, e permanece em Salvador até às 20h do dia 13. Com capacidade para até 203 pessoas, o cruzeiro, ou, como muitos preferem, a “cidade flutuante”, trará turistas de todo o mundo, principalmente América do Norte e Europa. A embarcação, que navega continuamente e dá a volta ao mundo a cada dois ou três anos, tem o Porto de Ilhéus como destino seguinte.

Portogente
foto - ilustração
Já no clima carnavalesco da capital baiana, o Porto de Salvador (BA) se prepara para receber os mais de 11 mil visitantes previstos para desembarcarem de quatro transatlânticos, entre os dias 11 e 14 de fevereiro. O primeiro cruzeiro a chegar, às 12h, é o “The World”, o maior navio residencial privado do mundo, e permanece em Salvador até às 20h do dia 13. Com capacidade para até 203 pessoas, o cruzeiro, ou, como muitos preferem, a “cidade flutuante”, trará turistas de todo o mundo, principalmente América do Norte e Europa. A embarcação, que navega continuamente e dá a volta ao mundo a cada dois ou três anos, tem o Porto de Ilhéus como destino seguinte.
Três dos navios permanecem atracados por mais de 30 horas, permitindo aos turistas curtirem de perto a folia momesca programada em diversos pontos de Salvador. É o caso do MSC Preziosa, que faz escala do dia 12, às 17h, até às 23h do dia seguinte, quando segue rumo ao Porto de Ilhéus, tendo a bordo a estimativa de 4,3 mil turistas.
O MSC Musica, com estrutura adequada para mais de 3 mil pessoas, chega no final da manhã do dia 13 e permanece por duas noites, antes de seguir para o sul do estado. Já o Costa Favolosa fica das 10h às 17h da quarta de Carnaval.
Os visitantes desembarcados vão ser recepcionados pelas baianas tipicamente trajadas, distribuindo fitinhas do Bonfim, ao som de bandinhas de fanfarras. Para garantir ainda mais segurança aos turistas que saem do Terminal de Passageiros do Porto de Salvador, a Polícia Militar irá reforçar o efetivo que atua no entorno, além de patrulhas nos principais canais de tráfego da cidade.

Porto de Ilhéus
Na semana de Carnaval, o Porto de Ilhéus deve receber pouco mais de 10 mil visitantes, das quatro escalas agendadas. O MSC Preziosa e o Balmoral chegam às 8h do dia 7 e ficam até o final da tarde, antes de seguirem para a região Sudeste do país. No dia 14, o MSC Preziosa repete a escala, no mesmo horário, juntamente com o The World.
Fonte - Portogente  09/02/2018

Trens de Maceió batem recorde no transporte de passageiros em janeiro

Transportes sobre trilhos  🚄

Foram 224 mil e 840 pessoas transportadas, sem contar com a evasão estimada pela Administração Central, de 15%.A meta da CBTU, de acordo com o superintendente Marcelo Aguiar, é atingir a meta de transportar diariamente 12 mil passageiros, o que deve acontecer nos próximos meses.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Os trens de passageiros de Maceió bateu, pela primeira vez, o recorde histórico no numero de usuários transportados no mês de janeiro. Foram 224 mil e 840 pessoas transportadas, sem contar com a evasão estimada pela Administração Central, de 15%.
Segundo a Superintendência e a Gerência Operacional, este número superou as expectativas em comparação aos meses de janeiro dos anos anteriores. Este número foi alcançado, graças à atuação firme dos colaboradores da CBTU, em especial da Gerência Operacional, Coordenação Operacional e Coordenação de Manutenção.
A meta da CBTU, de acordo com o superintendente Marcelo Aguiar, é atingir a meta de transportar diariamente 12 mil passageiros, o que deve acontecer nos próximos meses.
Com informações da CBTU 09/02/2018

Inadimplência do consumidor abre o ano com alta de 2,10%

Economia  $$

A pesquisa da CNDL aponta que o maior número de consumidores negativados está o Sudeste. São 25,7 milhões de pessoas, o que representa 39% da população adulta da região. Em seguida aparece o Nordeste, com 16,5 milhões de negativados (41% da população da região); o Sul, com 8,2 milhões de inadimplentes (37% da população adulta); o Norte, com 5,4 milhões de devedores (45% do total da população residente, a maior entre as cinco regiões); e o Centro-Oeste, com um total de 4,9 milhões de inadimplentes, ou 42% da sua população.

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A inadimplência do consumidor aumentou 2,10% em janeiro de 2018 ante o mesmo mês do ano passado. Esse foi o maior crescimento desde junho de 2016, quando a elevação foi de 2,78%. Na comparação mensal com dezembro de 2017 o aumento foi de 0,96%, o maior desde maio de 2017. Segundo os dados do Indicador de Inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgados hoje (9), são mais de 60,7 milhões de consumidores brasileiros inscritos em cadastros de inadimplentes, número que representa aproximadamente 40% da população adulta do país.
O presidente da CNDL, José Cesar da Costa, disse que para os primeiros meses a expectativa é a de um processo lento de recuo no volume de atrasos nos pagamentos, caso as projeções de inflação controlada, juros baixos e melhora dos indicadores se confirmem. “Ainda assim, o que mais favorecerá um ciclo de queda da inadimplência será uma recuperação mais acentuada do mercado de trabalho e a volta de ganhos na renda real do consumidor, que ainda não se recuperou das quedas dos últimos anos”, disse.

Região
A pesquisa da CNDL aponta que o maior número de consumidores negativados está o Sudeste. São 25,7 milhões de pessoas, o que representa 39% da população adulta da região. Em seguida aparece o Nordeste, com 16,5 milhões de negativados (41% da população da região); o Sul, com 8,2 milhões de inadimplentes (37% da população adulta); o Norte, com 5,4 milhões de devedores (45% do total da população residente, a maior entre as cinco regiões); e o Centro-Oeste, com um total de 4,9 milhões de inadimplentes, ou 42% da sua população.
Quando analisada a faixa etária, o que os dados revelam é que 50% da população entre 30 anos e 39 anos iniciou o ano com o nome em alguma lista de devedores. São 17,3 milhões de consumidores nessa situação. Entre aqueles que têm entre 40 anos e 49 anos, 13,4 milhões, ou 48%, têm alguma dívida não paga, o que pode ser explicado pelo fato de que nessa fase da vida muitos já têm família e filhos. “Por isso assumem mais compromissos financeiros. Em um momento de crise, pode ser difícil equilibrar o orçamento se não houver controle e disciplina”, explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Entre os consumidores com idade entre 18 anos e 24 anos a proporção de inadimplentes cai para 20%, ou seja, 4,8 milhões. Já a população idosa, considerando-se a faixa etária entre 65 anos e 84 anos, a proporção é de 31%, o que representa cinco milhões de pessoas com o CPF inscritos em cadastros de inadimplentes. Nas outras faixas etárias são 7,8 milhões de inadimplentes entre 25 anos e 29 anos; 12,2 milhões entre os que têm 50 anos e 64 anos e aproximadamente 232 mil idosos acima dos 85 anos que estão com o CPF restritos.

Dívidas atrasadas
O SPC Brasil e a CNDL apuraram ainda que houve variação negativa de 1,94% em janeiro de 2018 ante o mesmo período do ano passado no volume de dívidas atrasadas. Já na comparação mensal, com dezembro de 2017 houve alta de 0,87%. Os atrasos com empresas concessionárias de serviços de água e luz foi o que mostrou a maior queda de dívidas em janeiro na comparação anual, de 7,12%. Os atrasos no comércio tiveram queda de 6,97%.
Os atrasos com as dívidas bancárias (cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e seguros) aumentaram 1,69% no período. No caso do setor de comunicação (telefonia, internet e TV por assinatura) apresentaram a alta mais elevada, com 9,01% a mais de atrasos na comparação com janeiro do ano passado.
“A quantidade de dívidas em atraso desacelera de forma mais intensa do que o número de devedores negativados. Isso quer dizer que o consumidor inadimplente tem iniciado o pagamento de dívidas em atraso aos poucos. Como consumidor inadimplente tem em médias, duas dívidas em atraso, ainda que ele quite uma, seu CPF continua restrito por causa da outra dívida”, explicou Kawauti.
De acordo com o indicador, cinco em cada dez dívidas pendentes (51%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira. A segunda maior representatividade fica por conta do comércio, que concentra 18% do total de dívidas não pagas, seguido pelo setor de comunicação (14%). Os débitos com as empresas concessionárias de serviços básicos como água e luz representam 8% das dívidas não pagas no Brasil.
Fonte - Agência Brasil  09/02/2018

FBI discute a Lava Jato em São Paulo, com brasileiros, em evento reservado

Ponto de Vista  🔍

Nesta terça o FBI estrelou evento em São Paulo. Sobre corrupção, lavagem de dinheiro, fraudes, compliance... E a Lava Jato. Presente Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega, Corregedor-Geral da CGU. Presentes Chrstopher Delzotto, Supervisor Especial do FBI, e Leslie Bachchies, do FBI para América Latina. Também George McEachern, ex-chefe de combate internacional à corrupção do FBI. E Robert Appleton, Chefe de Execuções Governamentais e crimes do colarinho branco do CKR Law. Ex-promotor do Departamento de Estado dos EUA. Evento do escritório norte-americano CKR e da Câmara Internacional do Comércio. Empresários, investidores, advogados brasileiros. Proibida a entrada da imprensa. Só imaginem: nossa Policia Federal estrelando evento como esse em território norte-americano.

Bob Fernandes



imagem arquivo/Youtube

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Maracatu Solar faz apresentação na estação José de Alencar do Metrô de Fortaleza

Transportes sobre trilhos  🎭 🚇

Como parte do projeto Estação Cultura - iniciativa do Metrofor e da Secretaria de Cultura do Ceará - o grupo se apresentou no hall de embarque da estação, atraindo a atenção de passageiros e de cidadãos que passavam próximo do metrô.

Da redação
Divulgação/Seinfra CE
O grupo Maracatu Solar encantou os passageiros que transitaram pela estação José de Alencar no começo da noite desta quarta-feira (7/2). Como parte do projeto Estação Cultura - iniciativa do Metrofor e da Secretaria de Cultura do Ceará - o grupo se apresentou no hall de embarque da estação, atraindo a atenção de passageiros e de cidadãos que passavam próximo do metrô.
O coordenador de Relações Comunitárias do Metrofor, Fernando Mota, explica que a primeira experiência rendeu frutos, possibilitando a continuidade do projeto. “O Estação Cultura é um projeto antigo que foi revitalizado no final de 2017. Nós o retomamos em dezembro, aproveitando a época do Natal e agora fechamos o ciclo no carnaval com esta apresentação do maracatu. Esse primeiro ciclo [Natal/Carnaval] foi satisfatório. Nós tivemos um retorno muito bom dos passageiros do metrô que ficaram felizes em ter entretenimento, música e cultura aqui dentro da estação”, pontuou.
Formatado em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, o projeto Estação Cultura traz apresentações artísticas e culturais para as estações do metrô. As primeiras apresentações foram realizadas no ano passado, contemplando as estações que registram maior quantidade de passageiros em Fortaleza (José de Alencar e Parangaba).
Com informações da Seinfra CE  08/02/2018

Trens de Natal e João Pessoa param durante o carnaval

Transportes sobre trilhos  🚄

Os trens de João Pessoa não irão funcionar durante o Carnaval. A operação comercial será encerrada na tarde do sábado, 10 e retomada na quarta feira de cinzas, 14.No feriadão do carnaval os trens urbanos de Natal funcionarão apenas no sábado 10/02 e na quarta-feira de cinzas 14/02. Entre os dias 11 e 13/02 o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará.

Da redação
Divulgação/CBTU
Os trens de João Pessoa não irão funcionar durante o Carnaval. A operação comercial será encerrada na tarde do sábado, 10 e retomada na quarta feira de cinzas, 14, com início das viagens às 9h16 para Cabedelo e 9h30 para Santa Rita até às 19h48.
A CBTU informa que no feriadão do carnaval os trens urbanos funcionarão apenas no sábado 10/02 e na quarta-feira de cinzas 14/02. Entre os dias 11 e 13/02 o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará.
No Sábado haverá trens para as linhas Norte (Natal/Ceará-Mirim) e Sul (Natal/Parnamirim), onde o primeiro trem sai de Ceará-Mirim com destino a Natal às 5h20min e o último sai de Natal com destino a Ceará-Mirim às 15h36min. Já na Linha Sul, o primeiro trem sai de Parnamirim com destino a Natal às 5h40min e o último às 14h.
Na quinta, o sistema volta a operar normalmente a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.
Com informações da CBTU  08/02/2018



E quando vier a próxima crise financeira?

Economia/Ponto de Vista  $$

O então recém-eleito Barack Obama chegou ao poder prometendo uma reforma bancária e mandando um aviso a Wall Street: “Meu governo é a única coisa que separa vocês da ira popular”.Porém, quase dez anos após a erupção da crise financeira global, é evidente que os responsáveis por ela conseguiram sair completamente impunes. 

Walden Bello* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Quando o chão se abriu sob Wall Street em setembro de 2008, muito se falou sobre dar aos bancos o que eles mereciam, prender os “banksters”, banqueiros gângster, e impor uma regulação draconiana. O então recém-eleito Barack Obama chegou ao poder prometendo uma reforma bancária e mandando um aviso a Wall Street: “Meu governo é a única coisa que separa vocês da ira popular”.
Porém, quase dez anos após a erupção da crise financeira global, é evidente que os responsáveis por ela conseguiram sair completamente impunes. E não foi só isso, eles conseguiram convencer os governos a mandar a conta da crise, e o fardo da recuperação, para as vítimas.

Como Wall Street venceu
Como eles tiveram êxito? A primeira linha de defesa dos bancos foi fazer os estados resgatarem os bancos do desastre financeiro que eles haviam criado. Nos EUA, os bancos recusaram categoricamente a pressão do governo para montar uma salvaguardas coletivas com seus próprios recursos. Manipulando o colapso dos preços de ações, causado pela falência do banco Lehman Brothers, os representantes do capital financeiro conseguiram chantagear tanto os liberais quanto a extrema direita no Congresso para aprovar o programa TARP (Troubled Asset Relief Program) de US$ 700 bilhões. A nacionalização bancária foi descartada como sendo algo inconsistente com os “valores americanos”.
Depois conseguiram, em 2009 e 2010, estripar da lei Dodd-Frank os três itens principais vistos como necessários para uma reforma genuína: reduzir o tamanho dos bancos separando institucionalmente as instituições comerciais das de investimento; banir a maioria dos produtos financeiros derivativos e regular eficazmente o chamado “sistema bancário paralelo”, que havia provocado a crise.
Eles fizeram isso usando o que Cornelia Woll chamou de “poder estrutural” do capital financeiro. Uma dimensão desse poder foram os US$ 344 milhões gastos pela indústria com pressões sobre o Congresso norte-americano nos primeiros nove meses de 2009, quando os parlamentares estavam se dedicando à reforma financeira. Só o senador Chris Dodd, presidente do Comitê Bancário do Senado, recebeu US$ 2,8 milhões em contribuições de Wall Street em 2007 e 2008. Porém, talvez tão poderosa quanto a pressão de Wall Street entrincheirada no Congresso foram as vozes potentes da então novo governo Obama, que simpatizavam com os banqueiros. Destacaram-se principalmente o secretário do Tesouro, Tim Geithner, e o chefe do Conselho de Assessores Econômicos, Larry Summers, ambos ex-colaboradores próximos de Robert Rubin, que possuía sucessivas encarnações como copresidente da Goldman Sachs, chefe do Tesouro de Bill Clinton e presidente e conselheiro sênior do Citigroup.
Finalmente, o setor financeiro teve sucesso exercendo seu poder ideológico, ou talvez a descrição mais precisa seja atrelando sua defesa à ideologia neoliberal dominante. Wall Street foi capaz de mudar a narrativa sobre as causas da crise financeira, jogando a culpa totalmente no Estado.
Isso fica bem claro no caso da Europa. Assim como nos EUA, a crise financeira na Europa foi uma crise centrada na oferta de produtos financeiros. Os grandes bancos europeus procuraram substituir os lucros baixos, obtidos nos empréstimos à indústria e agricultura, por operações de alto lucro e retorno rápido, como crédito imobiliário e especulação em derivativos financeiros. Ou então, aplicaram seus fundos excedentes em títulos de alto rendimento vendidos pelos governos. Realmente, na busca por lucros cada vez maiores, provenientes do crédito imobiliário a governos, bancos locais e construtoras, os bancos europeus despejaram US$ 2,5 trilhões na Irlanda, Grécia, Portugal e Espanha.
O resultado foi o aumento da relação dívida/PIB da Grécia para 148% em 2010, levando o país à beira de uma crise da dívida pública. Pensando em proteger os bancos, a abordagem das autoridades europeias para estabilizar as finanças da Grécia não foi penalizar os credores pelo crédito irresponsável, mas colocar nos ombros dos cidadãos todo custo dos ajustes.
A narrativa construída, que via como causa da crise o “Estado gastador”, e não em um setor financeiro privado desregulado, chegou rapidamente aos EUA. Aí foi usada não só para descarrilhar a verdadeira reforma bancária, mas igualmente para impedir a sanção de um programa de estímulo efetivo à economia, em 2010. Christina Romer, chefe do Conselho de Assessores Econômicos de Barack Obama, avaliou que seriam necessários US$ 1,8 trilhões para reverter a recessão. Obama aprovou menos da metade, ou US$ 787 bilhões, acalmando a oposição republicana, mas impedindo uma recuperação rápida. Assim, o custo da insensatez de Wall Street recaiu não sobre os bancos, mas sobre os norte-americanos comuns. O desemprego atingiu quase 10% da mão de obra em 2011, e o desemprego entre os jovens superou os 20%.

Vitória do grande capital nos EUA e na Europa
O triunfo de Wall Street em inverter a revolta popular contra si, após a erupção da crise financeira, ficou evidente na disputa para as eleições presidenciais de 2016. As estatísticas norte-americanas eram claras: 95% dos rendimentos econômicos de 2009 a 2012 foram para as mãos do 1% mais rico; o rendimento médio anual das pessoas havia caído 4 mil dólares em comparação com 2000; a concentração de ativos financeiros aumentou após 2009, com os quatro maiores bancos detendo quase 50% do PIB. Regular Wall Street não havia sido uma questão debatida nas eleições primárias republicanas, enquanto nos debates dos democratas era uma questão secundária, apesar dos esforços do candidato Bernie Sanders de torná-la o ponto central.
As instituições políticas de uma das democracias liberais mais avançadas do mundo não foram páreo para o poder estrutural e recursos ideológicos do establishment financeiro. De acordo com Cornelia Woll: “Para o governo e para o Congresso, a principal lição da crise financeira em 2008 e 2009 foi que eles tinham uma influência muito limitada sobre o comportamento do setor financeiro em casos de necessidade urgente pela sobrevivência de todo o setor e da economia em geral”.
Na Grécia, as políticas de “austeridade” provocaram uma revolta popular, expressa no referendo de junho de 2015, em que mais de 60% do povo grego rejeitou o acordo com os credores. Porém, no final das contas, a vontade deles foi esmagada enquanto o governo alemão forçava o primeiro-ministro Alexis Tsipras a uma rendição humilhante. Está claro que o principal motivo era salvar a elite financeira europeia das consequências de suas políticas irresponsáveis, impondo o princípio de ferro de pagamento total da dívida e crucificando a Grécia a fim de dissuadir os outros, como os espanhóis, irlandeses e portugueses, de se revoltarem contra a servidão por dívida. Conforme admitiu há algum tempo Karl Otto Pöhl, um ex-chefe do Banco Federal Alemão, o exercício draconiano na Grécia se resumia a “proteger os bancos alemães, mas principalmente os bancos franceses, das anulações da dívida”.

Vitória de Pirro
Porém, é provável que a vitória dos bancos seja de Pirro. A combinação de uma profunda recessão induzida pela austeridade, ou de uma estagnação que engole grande parte da Europa e dos EUA, e a ausência da reforma financeira é fatal. A estagnação prolongada resultante e a perspectiva da deflação desencorajaram o investimento na economia real para expansão de bens e serviços.
Enquanto isso, durante a paralisação da ação para regular novamente as finanças, as instituições financeiras têm ainda mais motivos para fazer exatamente o que fizeram antes de 2008 e que disparou a crise atual: envolver-se em operações de muita especulação, criadas para gerar superlucros , antes que a lei da gravidade cause a quebra inevitável.
Atualmente, o mercado de derivativos não transparentes está estimado em um total de US$ 707 trilhões — consideravelmente superior aos US$ 548 bilhões em 2008, de acordo com o analista Jenny Walsh. “O mercado tornou-se tão incrivelmente vasto que a economia global está correndo o risco de prejuízos imensos, caso uma pequena porcentagem dos contratos não seja honrada. Seu tamanho e possível influência são difíceis de compreender, que dirá avaliar.” O ex-presidente da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA Arthur Levitt concordou, dizendo a um escritor que nenhuma das reformas pós-2008 “diminuíram consideravelmente a probabilidade de crise financeira”.
Por isso, a pergunta não é se outra bolha vai estourar, mas quando.

Vencendo o próximo round
A próxima pergunta é: será que a próxima crise bastará para conseguir o que a reação à crise financeira de 2008 não conseguiu — ou seja, limitar a ação do capital financeiro? Em seu livro clássico A Grande Transformação (Editora Campus, Rio, 2ª ed, 2000) Karl Polanyi falou sobre o “duplo movimento”, segundo o qual o excesso de capital cria um movimento contrário entre as pessoas, o que força o Estado a restringi-lo e regulá-lo.
Com relação a isso, podemos aprender com a experiência inédita na Islândia. Em outubro de 2015, o sistema judiciário islandês mandou para a cadeia os diretores dos maiores bancos do país, junto com 23 de seus principais assessores. A sentença foi a conclusão de um processo no qual a Islândia pegou um caminho diferente com relação aos EUA e ao resto da Europa. Ela deixou os bancos afundarem, em vez de resgatá-los com a desculpa de serem “grandes demais para quebrar”. Ela realizou operações de resgate sim, mas dos cidadãos comuns em vez de banqueiros, perdoando dívidas de hipoteca que ultrapassavam 110% do valor real da residência vinculada ao empréstimo.

A economia da Islândia não desmoronou quando permitiu que seus maiores bancos fracassassem.
Para evitar outras crises com custos sociais trágicos, temos a tarefa urgente de trazer novamente o setor financeiro sob o controle democrático, para redesenhar a relação da sociedade com o capital financeiro — aliás, com o próprio Capital.
*Walden Bello é acadêmico filipino e coordena o centro de pesquisas Focus on the Global South
Fonte - Portogente  08/02/2018

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Governo do Piaui adquire três novos VLTs para Teresina

Transportes sobre trilhos  🚄

Com novos VLTs operando, número de passageiros pode chegar a 15.600 pessoas por dia.O primeiro deve chegar em maio, o segundo e o terceiro devem chegar a Teresina nos meses de julho e agosto.O plano é adquirir seis VLTs, sendo que os três primeiros já foram adquiridos da empresa Bom Sinal e os demais ficarão para o próximo ano

Da Redação
foto - iulustração/VLT Bom Sinal
O Governo do Piauí, através da Secretaria de Transportes (Setrans) adquiriu três novos VLTs que substituirão os atuais que fazem a linha do Dirceu ao Centro de Teresina. O primeiro deve chegar em maio, o segundo e o terceiro devem chegar a Teresina nos meses de julho e agosto.
Segundo Antônio Sobral, diretor da Companhia Metropolitana de Teresina, cada VLT custou R$ 15 milhões e o investimento total é de R$ 45 milhões, recursos do PAC Mobilidade Urbana, dentro do Programa de Modernização do Pacto Rodoviário. “O plano é adquirir seis VLTs, sendo que os três primeiros já foram adquiridos da empresa Bom Sinal e os demais ficarão para o próximo ano”, diz.
Antonio Sobral destaca que os novos VLTs são climatizados, mais modernos, rápidos, confortáveis. “Atualmente, o percurso total do Dirceu a Estação Central, na Praça da Bandeira, é de 34 minutos. O novo VLT vai fazer o mesmo trajeto em 22 minutos”, explica, afirmando ainda que isso vai resultar no aumento do número de passageiros, que hoje é de cerca de 7.200 pessoas por dia para 15.600 por dia. “São mais pessoas beneficiadas por um transporte público mais barato, confortável, rápido, seguro e com tarifa de R$ 0,80”, diz, Sobral.
Para chegada dos novos VLTs, está sendo feita manutenção da linha férrea, substituição dos dormentes. “Quando os três novos VLTs chegarem, dois estarão em atividade e um ficará na reserva”, explica.
O diretor diz que os atuais serão substituídos e passarão por conserto e manutenção e, posteriormente, serão utilizados para transporte de passageiros na linha Teresina-Altos.
Com informações do Gov. do Piaui  07/02/2017

Sepúlveda Pertence assume defesa de Lula no STF

Política  👀

O primeiro compromisso de Pertence na condição de advogado de Lula será uma audiência com o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, amanhã (8), às 11h30.Nos bastidores do Supremo, Sepúlveda Pertence tem trânsito livre nos gabinetes de integrantes da Corte e foi responsável pela indicação da atual presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

André Richter
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O advogado e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence assumiu hoje (7), oficialmente, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Corte. Cristiano Zanin, outro representante de Lula, também continuará na banca de advogados.
O primeiro compromisso de Pertence na condição de advogado de Lula será uma audiência com o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, amanhã (8), às 11h30.
Nos bastidores do Supremo, Sepúlveda Pertence tem trânsito livre nos gabinetes de integrantes da Corte e foi responsável pela indicação da atual presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.
Fachin é relator do habeas corpus no qual a defesa de Lula pretende derrubar a decisão do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, que negou pedido para impedir a eventual execução provisória da condenação do ex-presidente, após o último recurso que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre.
Ao negar o habeas corpus, o ministro do STJ entendeu que a decisão do TRF4 garantiu que Lula não será preso antes da apreciação do último recurso, e, dessa forma, não há urgência que justifique a concessão da medida cautelar.

Condenação
No dia 24 de janeiro, o TRF4 confirmou a condenação de Lula na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão. Na decisão, seguindo entendimento do STF, os desembargadores entenderam que a execução da pena do ex-presidente deve ocorrer após o esgotamento dos recursos pela segunda instância da Justiça Federal. Com o placar unânime de três votos, cabem somente os chamados embargos de declaração, tipo de recurso que não tem o poder de reformar a decisão, e, dessa forma, se os embargos forem rejeitados, Lula poderia ser preso.
No habeas corpus, a defesa do ex-presidente discorda do entendimento do STF que autoriza a prisão após os recursos de segunda instância, por entender que a questão é inconstitucional.
“Rever esse posicionamento não apequena nossa Suprema Corte – ao contrário – a engrandece, pois, nos momentos de crise, é que devem ser fortalecidos os parâmetros, os princípios e os valores. A discussão prescinde de nomes, indivíduos, vez que importa à sociedade brasileira como um todo. Espera-se que este Supremo Tribunal Federal, a última trincheira dos cidadãos, reafirme seu papel contra majoritário, o respeito incondicional às garantias fundamentais e o compromisso com a questão da liberdade”, argumentam os advogados.
Fonte - Agência Brasil  07/02/2018

Ônibus elétricos serão metade da frota mundial até 2025

Mobilidade/Tecnologia  🚌

O número total de ônibus elétricos em serviço prevê mais do que triplicar, passando dos 386 mil de 2017 para cerca de 1,2 milhão em 2025, o equivalente a 47% da frota mundial de ônibus, de acordo com um relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

FutureTransport
foto - ilustração/arquivo
Cerca de metade dos ônibus urbanos em todo o mundo serão elétricos dentro de sete anos, com a previsão da China dominando o mercado global em função de seus esforços em reduzir a poluição urbana além do apoio maciço do governo daquele país aos fabricantes nacionais.
O número total de ônibus elétricos em serviço prevê mais do que triplicar, passando dos 386 mil de 2017 para cerca de 1,2 milhão em 2025, o equivalente a 47% da frota mundial de ônibus, de acordo com um relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF).
“A China liderará este mercado, devido ao forte apoio doméstico e metas urbanas agressivas”, escreveu Aleksandra O’Donovan, analista da BNEF e autora do estudo. Até 2025, segundo o relatório, o país representará 99% dos ônibus alimentados por bateria do mundo.
Os ônibus elétricos continuam mais caros do que aqueles alimentados por diesel ou gás natural, mas a BNEF destaca que os ônibus elétricos já podem oferecer um menor custo total de propriedade quando o combustível e as despesas de manutenção são consideradas. Os declínios projetados nos preços das baterias tornarão os custos iniciais de alguns modelos elétricos competitivos com uma versão diesel até 2026, de acordo com o estudo.
Os ônibus públicos são uma parte fundamental da infraestrutura de trânsito urbano, e o fato de que tenham rotas fixas, os torna ideais para a eletrificação. As cidades em todo o mundo vêem cada vez mais os ônibus elétricos como forma de reduzir a poluição atmosférica local, e os municípios como Paris e Amsterdã estabeleceram metas para mudar para ônibus de emissão zero nos próximos anos.
A China estabeleceu metas de implantação de ônibus de energia limpa mais agressivas. A BYD, por exemplo, vendeu, só na China, 100.183 veículos elétricos e híbridos completos e os ônibus da empresa agora operam em 200 cidades ao redor do globo.
Fonte - FutureTransport  06/02/2018

Valor da venda de passagens do metrô de BH é maior que repasse da União

Transportes sobre trilhos  🚇

O contingenciamento de 40% dos recursos repassados pelo governo federal para a CBTU,caiu em relação aos valores de 2017,de R$ 260 milhões para R$ 150 milhões, montante que será dividido entre a capital mineira, Natal, Maceió, João Pessoa e Recife. Somente em BH, o faturamento com a bilheteria por ano é de R$ 99,6 milhões, mas o valor é repassado para um caixa único e repartido com os outros municípios.

EM
foto - ilustração/arquivo
A operação do metrô de Belo Horizonte corre o risco de ficar prejudicada devido a contingenciamento de 40%dos recursos repassados pelo governo federal para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em relação aos valores de 2017, saindo de R$ 260 milhões para R$ 150 milhões, montante que será dividido entre a capital mineira, Natal, Maceió, João Pessoa e Recife. Somente em BH, o faturamento com a bilheteria por ano é de R$ 99,6 milhões, mas o valor é repassado para um caixa único e repartido com os outros municípios. O governador Fernando Pimentel (PT) prometeu ir à Brasília junto com o prefeito Alexandre Kalil (PHS) para tentar evitar a parada do metrô de Belo Horizonte. Até as 19h, entretanto, o prefeito informava que não havia recebido convite do governador para o encontro. Já a CBTU diz que necessita de uma recomposição na Lei Orçamentária Anual para não ter problemas na operação do sistema.
A divulgação do contingenciamento dos recursos ocorreu depois que começou a circular nas redes sociais, principalmente de pessoas ligadas ao metrô, uma ata da reunião entre todas as superintendências da CBTU. O encontro teria ocorrido em 31 de janeiro. No documento, consta a redução de 42% do orçamento em relação ao ano passado. Belo Horizonte vai receber, segundo o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG), aproximadamente R$ 54 milhões para o ano todo. “Por mês, dá uma média de R$ 4,3 milhões. Somente com energia de tração são gastos R$ 2 milhões por mês, ou seja, metade do valor. Com certeza vai faltar verba”, afirmou Robson Zeferino, diretor do Sindmetro-MG. Na ata também constam medidas de economia que seriam adotadas pela CBTU a partir de março, como operação comercial apenas em horários de pico, de segunda-feira a sexta-feira, além da notificação de empresas prestadoras de serviços para a suspensão parcial ou total de contratos. Os trabalhadores receberam a notícia com preocupação e questionaram a forma como são feitos os investimentos. “Somos a unidade que mais arrecada. Esse dinheiro vai para o caixa único e é distribuído para outras cidades da Federação. Arrecadamos mais e recebemos menos. É uma briga antiga”, explicou Zeferino.
A média de passageiros por dia em BH, segundo o Sindmetro, é de 220 mil pessoas. A arrecadação com a bilheteria é de aproximadamente R$ 99,6 milhões. Há ainda arrecadação com a publicidade nas estações e aluguéis de galpões da CBTU. Os trabalhadores acreditam que a falta de repasse pode influenciar no valor das passagens. “Nossa passagem é R$ 1,80 há 13 anos. Pode ser uma Justificativa para aumentar o valor”, disse o diretor do Sindmetro.

Briga de governos
A notícia de que o metrô de BH pode ter os serviços paralisados devido ao contingenciamento de recursos, escancarou uma crise entre os governos de Minas e o Federal. Por meio de um vídeo publicado em sua página no Facebook, o governador Fernando Pimentel fez críticas e aproveitou para reclamar da fala do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que na sexta-feira acusou o estado de não repassar recursos da União para os municípios e hospitais no combate à febre amarela.
“Se não bastasse a inexistência de ministros mineiros no governo do presidente Temer, se não bastasse o descaso com que eles tratam Minas Gerais, as declarações infelizes que o ministro da Saúde há pouco tempo falou atribuindo a culpa da febre amarela ao estado de Minas Gerais quando na verdade a União é que é responsável, passa dinheiro direto para os municípios e não passou. É por isso que estamos com essa tragédia aí da febre amarela”, diz o governador. “Se não bastasse tudo isso, agora querem parar o metrô de Belo Horizonte. É impossível. Minas vai reagir. Eu já pedi audiência ao presidente Temer, vou falar com o prefeito Kalil, nós vamos juntos lá. É impraticável esse tipo de atitude com Minas Gerais. Nós não vamos aceitar”, enfatizou Pimentel.
O deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG), que é vice-presidente da Câmara dos Deputados e coordenador da bancada mineira na Câmara, se reuniu com o ministro de Planejamento Dyogo Oliveira para tratar do assunto. “Ele fez uma proposta de passar o metrô para o estado. Com isso, daria alguns terrenos da União, como o Aeroporto Carlos Prates. Amanhã (hoje), estou convocando uma reunião com a bancada de Minas sobre o assunto para buscar uma solução. Além disso, vou conversar com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy”, destacou Ramalho.

Prefeitura
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que o prefeito Alexandre Kalil ressalta que tem boas relações com o presidente Michel Temer e com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e está se informando oficialmente sobre a questão, para que possa intervir de maneira a garantir que o serviço continue e que a população de Belo Horizonte não seja prejudicada”. O prefeito esclareceu ainda que até aquele momento (19h de ontem) não havia recebido nenhum telefonema do governador sobre uma eventual ida a Brasília.
Fonte - Revista Ferroviária  06/02/2018

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Metrô de Salvador entra no clima do Carnaval com ações culturais e operação especial de funcionamento

Transportes sobre trilhos  🎭 🚇

Metrô entra no clima do Carnaval com ações culturais e operação especial de funcionamento e segurança. Estações de Metrô e Terminais de Ônibus operados pela CCR Metrô Bahia estarão abertos das 4h à 00h

Da Redação
Divulgação/CCR
Salvador está em ritmo de Carnaval e na expectativa do início da maior festa popular de rua do planeta. Em qualquer canto da cidade, os sons e as cores remetem à folia baiana, e todo esse clima também vai tomar conta das estações e trens do metrô da capital baiana. Para celebrar a chegada da folia de momo, a CCR Metrô Bahia em parceria com o IPAC e o Shopping Piedade vão promover uma série de ações culturais, que serão uma grande oportunidade para os usuários se divertir e conhecer um pouco da história do Carnaval de Maragogipe, que foi tombado patrimônio imaterial da Bahia em 2009.
De terça a sexta-feira (6 a 9/2), a Estação Lapa de metrô vai receber apresentações de banda de fanfarras, a partir das 14h. Na quarta-feira (07), haverá uma apresentação itinerante dos Mascarados de Maragogipe. O grupo que é um dos mais tradicionais do recôncavo baiano, resgata a tradição das fantasias e máscaras típicas do carnaval europeu do século 19. Cerca de 10 mascarados e músicos vão se apresentar nos trens e estações Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga, às 10h e às 13h. No dia 08, a programação carnavalesca oferece oficina de Máscaras de Maragogipe, que acontecerá na Estação Lapa, a partir das 14h. Já entre os dias 08 e 20, a Estação Rodoviária vai sediar a exposição de fotos que conta a história do Carnaval de Maragogipe.

Operação Especial
Entre os dias 09 e 13, o metrô vai operar em esquema especial, passando a operar das 4h às 00h para embarque e desembarque em todas as estações, para levar os foliões para o Carnaval com rapidez, conforto e segurança. Com duas estações próximas aos circuitos – Lapa e Campo da Pólvora, o modal é a opção para as pessoas que não querem se preocupar com estacionamento, engarrafamento e bloqueios. Os terminais de ônibus integrados, administrados pela CCR Metrô Bahia - Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga – também irão antecipar o início das atividades para às 04h.
Outro ponto que ganhará reforço durante a folia de momo é a segurança. Estações, trens e terminais irão contar com uma equipe de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) treinada para atuar em eventos de grande público, Grupo de Pronta Resposta em prontidão e reforço do policiamento nas áreas de acesso e entornos do sistema, com o apoio da Polícia Militar. Os usuários também terão a segurança garantida com o monitoramento eletrônico por meio de cerca de 1.600 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, no Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP. A concessionária também vai utilizar portais de detetores de metal nos acessos às estações estratégicas e vai reforçar a quantidade de trens de acordo com a demanda.

Dicas de viagem

Para evitar filas e garantir a integração do metrô com os ônibus, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa é de R$ 3,70. Quem já tem o cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações em operação ou nas máquinas de autoatendimento e vending machines disponíveis nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Acesso Norte, Rodoviária, Brotas e Mussurunga. O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria.


Serviço Cultural:
Banda de Fanfarra: 06 a 09/02, às 15h, Estação Lapa
Apresentação Mascarados de Maragogipe: 07/02, às 10h e às 13h, Estações Pirajá, Acesso Norte e Mussurunga
Exposição de fotos: 08 a 20/02, Estação Rodoviária – Durante funcionamento do sistema
Oficina de Máscaras de Maragogipe: 08/02, a partir das 14h, Estação Lapa
Com informações da CCR Metrô Bahia  06/02/2018

Campanha combate o trabalho infantil e exploração sexual de menores no carnaval da Bahia

Carnaval  🎭

O período é de descontração e alegria, mas também um momento de alertar o público contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com este objetivo, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) lançou, nesta terça-feira (6), no foyer do Teatro Castro Alves, a campanha ‘fique de olho’, que promove ações de conscientização durante o evento e tem como padrinho Carlinhos Brown.

Da Redação
foto - Alberto Coutinho/GOVBA
Considerado a maior festa de participação popular do planeta, o Carnaval reúne todos os anos milhares de turistas de várias partes do mundo na capital baiana. O período é de descontração e alegria, mas também um momento de alertar o público contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com este objetivo, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) lançou, nesta terça-feira (6), no foyer do Teatro Castro Alves, a campanha ‘fique de olho’, que promove ações de conscientização durante o evento e tem como padrinho Carlinhos Brown.
Para Carlos Martins, titular da SJDHDS, as ações têm como objetivo promover um carnaval de paz, sem violência e com respeito. “É fundamental coibirmos nesse período de festas o trabalho infantil e a exploração sexual de menores. É muito comum vermos nessa época crianças submetidas a situações degradantes no carnaval. Por isso estamos montando o Plantão Integrado com o ministério público, a defensoria pública, forças de segurança e outras secretarias para combatermos esse mal numa força conjunta”.
O Plantão Integrado, que funcionará na sede do Procon, na Rua Carlos Gomes, e abrigará também o Observatório de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente, conta com a parceria do centro de defesa da criança e do adolescente Yves de Roussan (Cedeca), e agrega representações do Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Observatorio Estadual de Combate à Exploração Sexual e o Trabalho Infantil, Fundação da Criança e do Adolescente, Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) e outras instituições da sociedade civil organizada.
Durante todo o carnaval, material informativo será distribuído em terminais, portos, aeroportos, hotéis, pousadas, pontos de táxis, entre outros locais, alertando a população quanto ao caráter criminoso da violência sexual e da exploração do trabalho infanto-juvenil. Mais de 110 profissionais atuarão na prestação de informações sobre os canais de denúncia, pontos de atendimento nos circuitos da folia e orientação sobre os serviços disponíveis na rede de atendimento.

Outras ações
Além da campanha, outras iniciativas da SJDHDS foram anunciadas durante o evento, como o ‘Adolescente Proteja’, que garante o respeito ao direito de crianças e adolescentes; o ‘Projeto Viver’, que fornece atendimento adequado e orientação a vítimas de violência sexual e ‘o Plantão de Monitoramento da Violência’, que funcionará no Casarão da Diversidade acolhendo denúncias de violação aos direitos dos LGBT’s.
Com informações da Secom BA  06/02/2018

Com aumento do numero de passageiros, Metrô de Fortaleza cria diretoria para capitanear negócios.

Transportes sobre trilhos  🚇

A nova unidade administrativa é comandada pela arquiteta e urbanista Giselle de Negreiros Secundino Frota, que atua na área de planejamento da Cia desde junho de 2012. A meta almejada pelo diretor presidente da empresa, Eduardo Hotz é gerar receita através da mobilização dos ativos da empresa, publicidade nas estações ou exploração de comércio nos espaços de circulação de passageiros, entre outras possibilidades de negócios. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Diante do crescimento do número de passageiros no Metrô de Fortaleza registrado nos últimos anos, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos criou uma diretoria para prospectar negócios e gerar receitas não operacionais - a Diretoria de Desenvolvimento Estratégico (DDE). A nova unidade administrativa é comandada pela arquiteta e urbanista Giselle de Negreiros Secundino Frota, que atua na área de planejamento da Cia desde junho de 2012.
A meta almejada pelo diretor presidente da empresa, Eduardo Hotz,que comanda o Metrofor desde março de 2015,é gerar receita através da mobilização dos ativos da empresa, publicidade nas estações ou exploração de comércio nos espaços de circulação de passageiros, entre outras possibilidades de negócios. Dessa forma, podem ser obtidos recursos adicionais para investimento no próprio metrô.
O foco na atração de negócios é paralelo aos esforços na área operacional. Desde 2015, o Metrô passou por três ampliações no horário de atendimento à população - e hoje funciona de 5h30 até 23h -, o tempo de espera nas estações foi reduzido de 20 para 17 minutos e a oferta de transporte foi ampliada com a inserção de mais uma composição na via férrea, somando, no total, 10 trens elétricos na frota ativa. Além disso, entre 2016 e 2017, foram contratados 148 novos profissionais, por meio de seleção pública temporária.
Além da DDE, compõem a estrutura da empresa a Diretoria da Presidência (DPR), Diretoria de Operação e Manutenção (DOP), Diretoria de Implantação (DIM), Diretoria de Gestão Empresarial (DGE) e Diretoria de Desenvolvimento e Tecnologia (DET).
Com informações do Metrofor  06/02/2018

Trens da CBTU na Paraíba devem circular só em horários de pico a partir de março

Transportes sobre trilhos  🚄

Trens da CBTU devem circular só em horários de pico a partir de março na PB - Através de um memorando interno, a CBTU recomenda que todas as superintendências regionais adotem, a partir do dia 5 de março, a medida de operar os trens apenas nos horários de pico durante a semana e de cessar totalmente as atividades no sábados. Além disso, a direção da CBTU informou que as empresas que prestam serviços ao órgão, como terceirizadas de pessoal de limpeza e segurança, devem ficar de sobreaviso para a possibilidade de corte imediato dos contratos, devido a falta de verbas

G1 - Abifer
foto - ilustração/arquivo
Os trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) podem deixar de circular em alguns horários a partir do mês de março na Grande João Pessoa. A recomendação foi passada pela direção nacional da empresa, no Rio de Janeiro, após um corte de 42% no orçamento anunciado pelo Ministério das Cidades. Em João Pessoa, a queda no repasse foi de 31%.
Através de um memorando interno, a CBTU recomenda que todas as superintendências regionais adotem, a partir do dia 5 de março, a medida de operar os trens apenas nos horários de pico durante a semana e de cessar totalmente as atividades no sábados. Além disso, a direção da CBTU informou que as empresas que prestam serviços ao órgão, como terceirizadas de pessoal de limpeza e segurança, devem ficar de sobreaviso para a possibilidade de corte imediato dos contratos, devido a falta de verbas “para o empenho mensal ou ainda manutenção de contratos, contratações, manutenções, vigilância, dentre outras medidas necessárias para operação de maneira segura e eficiente”.
Em nota, a CBTU de João pessoa esclareceu que “o orçamento liberado para este ano foi reduzido em 31% e revela-se insuficiente frente às despesas de custeio da Unidade”. No entanto, a superintendência busca, junto ao Ministério das Cidades, a “suplementação orçamentária para continuar operando normalmente, a exemplos dos anos de 2015, 2016 e 2017”.
Conforme Severino Urbano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Estado da Paraíba, a CBTU vem sofrendo cortes sucessivos há três anos. “Esse em 2018 foi o pior de todos”, avaliou. “Enquanto a empresa vem sofrendo com indicações de cargos comissionados, nós sofremos com a falta de investimentos”. Segundo Severino, o valor garantiria a manutenção das operações em João Pessoa apenas até o mês de maio, mesmo com as medidas adotadas pela empresa em face do corte de recursos.
Nacionalmente, o orçamento destinado às operações do órgão no ano de 2017 foi de R$ 260.000.000, valor que foi reduzido para R$ 150.000.000 em 2018. Segundo a companhia, o montante seria insuficiente para garantir o pleno funcionamento das atividades nas cidades de João Pessoa, Recife, Natal, Belo Horizonte e Maceió, prejudicando mais de 600 mil pessoas diariamente.
Em nota, a CBTU nacional confirmou o corte de 42% e informou que “busca a recuperação do seu orçamento para o ano de 2018, visando manter seus níveis adequados de operação”.
Fonte - Abifer  06/02/2018

Gov. de MG F.Pimentel reage e quer reunião com Temer por verba para metrô

Transportes sobre trilhos  🚇

Em vídeo publicado em redes sociais, Pimentel se disse estarrecido com a notícia e garantiu que não vai aceitar a suspensão do serviço. O governador ainda reclamou da ausência de ministros mineiros na gestão de Temer e de “descaso” da União com o Estado.A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela gestão do metrô, reconheceu nesta segunda-feira (5) a necessidade de recomposição do Orçamento, que sofreu redução de cerca de 40% em relação ao ano passado, para que o sistema não seja afetado.

O Tempo
foto - ilustração/arquivo
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), solicitou uma reunião com o presidente Michel Temer (PMDB) para discutir a situação do metrô de Belo Horizonte, que corre o risco de ter o funcionamento reduzido e até de parar de circular, a partir de junho, por falta de recursos. A iniciativa é uma reação ao problema apresentado em reportagem de O TEMPO no último domingo, que mostrou a redução do Orçamento para o metrô da capital. Neste ano, o valor é de R$ 56 milhões, quase a metade dos R$ 103 do ano passado.
Em vídeo publicado em redes sociais, Pimentel se disse estarrecido com a notícia e garantiu que não vai aceitar a suspensão do serviço. O governador ainda reclamou da ausência de ministros mineiros na gestão de Temer e de “descaso” da União com o Estado.
“Se não bastasse tudo isso, agora querem parar o metrô de Belo Horizonte. É impossível, Minas vai reagir. Já pedi audiência com o presidente Temer, vou falar com o prefeito (Alexandre) Kalil (de BH), nós vamos juntos lá. É impraticável esse tipo de atitude com Minas. Não vamos aceitar”, disse.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela gestão do metrô, reconheceu nesta segunda-feira (5) a necessidade de recomposição do Orçamento, que sofreu redução de cerca de 40% em relação ao ano passado, para que o sistema não seja afetado.
A CBTU confirmou, em nota, que “necessita de uma recomposição na Lei Orçamentária Anual”. A companhia informou que busca, com o Ministério das Cidades, a recuperação do Orçamento para manter “níveis adequados de operação” e que tem “confiança e determinação” para superar as adversidades e garantir os investimentos necessários.
Entenda. Em ofício assinado em 31 de janeiro, o diretor-presidente da CBTU, José Marques de Lima, afirmou que, devido aos cortes orçamentários feitos pela União, estão sendo adotadas medidas, como a suspensão de contratos de serviços e a restrição do funcionamento apenas aos horários de pico – de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30, a partir de 5 de março.
O Ministério das Cidades declarou que tem buscado, junto com as pastas de Fazenda e Planejamento, ampliar o Orçamento destinado à operação do sistema em cinco capitais – além de BH, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió –, dos R$ 139,7 milhões aprovados para cerca de R$ 200 milhões, com o intuito de “assegurar a prestação do serviço com segurança e confiabilidade ao usuário”.
A reportagem tentou nesta segunda-feira contato com o prefeito Alexandre Kalil (PHS), mas ele estaria em reuniões. A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que, até o fechamento desta edição, Kalil não havia sido contactado por Pimentel, mas ressaltou que o prefeito tem boas relações com Temer e com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e que está se informando sobre o assunto para intervir e garantir o serviço.

Mobilidade vai ficar comprometida
A possibilidade de redução do funcionamento e de suspensão da circulação do metrô preocupa usuários e especialistas, que preveem prejuízos à mobilidade na região metropolitana. O ourives Adão Antônio dos Santos, 52, usa o metrô todos os dias para ir trabalhar. “Vou ter que pegar mais dois ônibus, e meu trajeto vai demorar ao menos mais uma hora”, disse.
Vai haver queda no conforto e aumento no tempo de viagem dos usuários, que devem recorrer a ônibus no período sem metrô, prevê o coordenador do departamento de transportes e trânsito da Fumec, Márcio Aguiar. “Da estação Central até a Eldorado, são 17 minutos de metrô. De ônibus ou carro, demora mais de uma hora. Em vez de haver ampliação no transporte, que é tão limitado, ele está sendo restringido”, completou.
“Sem mobilidade, não há escola, trabalho, lazer e saúde”, pontuou o engenheiro especialista em transportes Francisco Magalhães da Rocha. (Pedro Ferreira/RM)

Falta de recurso é problema que se repete
Não é a primeira vez que o funcionamento do metrô de Belo Horizonte é ameaçado por falta de recursos. Em junho de 2016, devido à redução de R$ 39 milhões no Orçamento do custeio do sistema, a CBTU não renovou os contratos de manutenção dos equipamentos e trens e de limpeza dos pátios e da sede.
Em 2017, houve necessidade de recomposição do Orçamento e ampliação do limite disponível para custeio da companhia, o que permitiu à CBTU empenhar R$ 233 milhões no funcionamento dos sistemas, segundo o Ministério das Cidades.
Conforme a pasta, o Orçamento da CBTU é proposto pelo Executivo e aprovado pelo Congresso, e a limitação ocorre pela necessidade de adequação das despesas à meta de resultado primário e ao limite de gasto do Novo Regime Fiscal.
Fonte - Revista Ferroviária   06/02/2018

Só depois de condenar Lula à prisão o judiciário tem expostos privilégios e vísceras

Ponto de Vista  🔍

Data Folha: metade do Brasil elegeria Lula presidente. Outra metade o quer fora da eleição e preso.Rearticula-se lançamento do animador de programas de auditório da Globo, Luciaino Huck. E isso diz quase tudo.Lula condenado, 72 horas depois começaram a ser desnudados e expostos símbolos da Lava Jato.O juiz Sergio Bretas, usuário da Bíblia para lições de moral, recebe auxílio-moradia.Ele e a mulher, também juíza, moradores no Rio. Com salários de 33 mil, se e quando no teto oficial.


Bob Fernandes


imagem -YouTube/arquivo

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Governo do estado entrega novo viaduto de Lauro de Freitas e passarela de Pernambués em Salvador

Mobilidade/Infraestrutura  🚇

Com 4,24 metros de largura, 400 metros de extensão e peso total de 288 toneladas, a passarela liga a Estação Pernambués de metrô ao bairro e ao Makro. Tem capacidade para 15 mil pedestres por hora e é totalmente acessível com duas rampas, piso tátil, sinalização em braile nos corrimãos e duas escadas rolantes inteligentes, nos dois acessos.

Da Redação

divulgação/CCR
O sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas ganha mais dois equipamentos nesta segunda-feira (5), quando o governador Rui Costa e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entregam a passarela da Estação Pernambués, em Salvador, e o viaduto da Avenida 2 de Julho, em Lauro de Freitas.
Com 4,24 metros de largura, 400 metros de extensão e peso total de 288 toneladas, a passarela liga a Estação Pernambués de metrô ao bairro e ao Makro. Tem capacidade para 15 mil pedestres por hora e é totalmente acessível com duas rampas, piso tátil, sinalização em braile nos corrimãos e duas escadas rolantes inteligentes, nos dois acessos.
No quesito segurança, a passarela conta com 16 câmeras de monitoramento interligados ao Centro de Controle Operacional (CCO) e vigilantes em ronda. O equipamento foi construído em cerca de três meses e envolveu 90 trabalhadores.

Viaduto
O novo viaduto da Avenida 2 de Julho, em Lauro de Freitas, vai permitir o acesso da Estrada do Coco para o centro da cidade e também no sentido contrário. Construído sobre a via permanente do metrô, o elevado também vai possibilitar a futura expansão da linha metroviária até Lauro de Freitas e viabilizar o acesso ao novo pátio de estacionamento de trens. O viaduto, que possui 400 metros de extensão, largura total de 13,16 metros e duas faixas de rolamento, conta com sinalização e iluminação pública com luminárias em LED. O equipamento possui ainda ciclovia de 2,70 metros de largura e passeio de pedestres com um metro de largura sobre as vias permanentes. O viaduto abre para tráfego também nesta segunda-feira (5).
As obras do sistema viário, que já chegam ao nono mês e envolveram cerca de 850 trabalhadores, fazem parte de uma das maiores intervenções viárias que ligam a capital baiana à região metropolitana. Em novembro de 2017, a primeira etapa – inauguração do viaduto de Lauro de Freitas – foi entregue à população. Para minimizar os impactos do conjunto de ações no trânsito local, todas as intervenções seguem estudos de engenharia viária, realizados em conjunto com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas.
Com informações da CCR Metrô Bahia  05/02/2018

Metrô de BH pode reduzir operação em março e parar em junho

Transportes sobre trilhos  🚇

O comunicado é assinado pelo diretor presidente da CBTU, José Marques de Lima, e direcionado ao presidente do Conselho de Administração da empresa, Pedro Cunto de Almeida Machado. Lima avisa que, em função do severo corte promovido pelo governo federal no orçamento dos metrôs em 2018, a companhia prepara medidas que afetarão diretamente o emprego de milhares de terceirizados, além de prejudicar os cerca de 210 mil passageiros que utilizam o metrô da capital mineira todos os dias

O Tempo
foto - ilustração/arquivo
O metrô de Belo Horizonte só tem recursos assegurados para funcionar até junho. O contingenciamento também afeta os sistemas de Recife, Natal, João Pessoa e Maceió. A verba destinada para 2018 é de R$ 150 milhões – 42% menor que a do ano passado, quando foram empenhados R$ 260 milhões nos cinco Estados. A reportagem de O TEMPO teve acesso a um comunicado que revela ainda que, se não houver mudança no cenário, a partir de março, a operação será restrita aos horários de pico em todas essas regiões em que o modal é gerido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
O comunicado é assinado pelo diretor presidente da CBTU, José Marques de Lima, e direcionado ao presidente do Conselho de Administração da empresa, Pedro Cunto de Almeida Machado. Lima avisa que, em função do severo corte promovido pelo governo federal no orçamento dos metrôs em 2018, a companhia prepara medidas que afetarão diretamente o emprego de milhares de terceirizados, além de prejudicar os cerca de 210 mil passageiros que utilizam o metrô da capital mineira todos os dias.
Para evitar a paralisação total do sistema no segundo semestre, a partir desta segunda-feira (5), a companhia notificará empresas prestadoras de serviço sobre a suspensão total ou parcial dos contratos, que envolvem manutenção, conservação e limpeza. E, a partir de 5 de março, o metrô passará a funcionar somente nos horários de pico, de segunda a sexta-feira: das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 19h30.
Análise. De todas as regionais dirigidas pela CBTU, Belo Horizonte é a que mais arrecada no país: cerca de R$ 100 milhões por ano, segundo o presidente do Sindimetro-BH, Romeu José Machado Neto. Esse dinheiro é depositado no caixa único da companhia, ainda de acordo com o sindicalista.
Neto disse ainda que, para Belo Horizonte, o recurso anual previsto para 2018 não chega a R$ 56 milhões. “Para se ter uma ideia, no ano passado, o orçamento foi de R$ 103 milhões só para a capital, e esse valor não foi suficiente”, explicou o sindicalista.
“O corte no orçamento afeta também, diretamente, a compra de diversos tipos de materiais, inclusive peças de reposição para a manutenção de todos os sistemas, que precisam funcionar bem para garantir um serviço eficiente, mas, principalmente, seguro”, alertou o dirigente do Sindimetro. A reportagem tentou, durante toda a tarde desse sábado (3), contato com a CBTU para comentar as medidas de contenção de despesas, mas não obteve retorno.

Comunicado alerta para risco de ter aumento da violência
Ainda conforme o documento a que O TEMPO teve acesso, os dirigentes das regionais alertam para as graves consequências na suspensão dos contratos com as terceirizadas, inclusive o aumento da violência. “(...) as reduções que estão sendo praticadas nos contratos afetarão a qualidade dos serviços, podendo haver um considerável aumento na evasão de receita operacional, insatisfação dos usuários, exposição do patrimônio público, diminuição da vida útil do material rodante, ações por parte dos Ministérios Públicos Estadual e Federal”.
Segundo o comunicado, a maioria das estações poderá ficar desguarnecida de segurança patrimonial durante o período diurno, o que poderá acarretar riscos.

Sindicatos estão mobilizados e vão pressionar no DF
Sindicatos dos metroviários de todo o país também organizaram uma ida a Brasília, nesta segunda-feira (5), para cobrar do governo federal, dos deputados e dos senadores recursos adicionais para cobrir o déficit no orçamento do metrô. De acordo com Robson Zeferino, um dos diretores do Sindimetro-BH, essa é a hora dos parlamentares mineiros intervirem nessa questão.
“Ficar sem metrô a essa altura do campeonato vai gerar um impacto extremamente negativo. Isso geraria a necessidade de mais ônibus nas ruas, o que nem sempre é possível”, avisou Zeferino, que é funcionário da CBTU há 30 anos.
O sindicalista disse ainda que mesmo buscando mais recursos, a categoria é contra o aumento no valor das passagens como forma de aumentar a arrecadação – o preço praticado atualmente é de R$ 1,80. “Nós somos a regional que mais arrecada, mas o dinheiro é depositado em caixa único e não retorna para cá. É isso o que queremos, que os recursos voltem ao Estado com a mesma proporção em que se arrecada. Vamos bater na porta do Ministério das Cidades”, disse. A reportagem tentou contato telefônico com o ministério, mas não conseguiu.
Fonte - Revista Ferroviária 04/02/2018

Gov. do Estado entrega em Salvador, chaves da casa própria no bairro de Nova Esperança a 137 famílias

Habitação 🏠

Durante a entrega,o Gov. Rui Costa destacou que as casas estão sendo construídas com recursos estaduais. "Esta é a última entrega de um total de 411 casas, investimento de aproximadamente R$ 64 milhões. Mas não são só as casas, a região do entorno do conjunto passou por um processo de urbanização completa, com a construção de 76 quilômetros de rede de esgoto e 25 quilômetros de rede de água.

Da Redação
foto -  Carol Garcia/GOVBA
Deixar de ser morador de rua para ter uma casa de dois quartos, banheiro, sala, cozinha e quintal, em um conjunto habitacional urbanizado, era algo que Claudemir Felix não esperava mais na vida. O que antes parecia impossível tornou-se realidade. Ele e mais 136 famílias receberam do governador Rui Costa, neste domingo (4), as chaves do imóvel próprio, no Loteamento Bom Sucesso, no bairro de Nova Esperança, em Salvador.
Durante a entrega,o Gov. Rui Costa destacou que as casas estão sendo construídas com recursos estaduais. "Esta é a última entrega de um total de 411 casas, investimento de aproximadamente R$ 64 milhões. Mas não são só as casas, a região do entorno do conjunto passou por um processo de urbanização completa, com a construção de 76 quilômetros de rede de esgoto e 25 quilômetros de rede de água. Agora, eu autorizei a Conder a colocar os pisos nas casas, para que todos vivam com mais conforto, em uma casa mais bonita", afirmou o governador.
Seu Claudemir conta como é sua rotina. "Acordo as 3h, tiro a parte de cima do meu carrinho que vira minha cama e vou pro Ceasa, carregar produtos. Não dá um salário mínimo por mês. Estou muito feliz agora, e não sou só eu. Todos que receberam a casa estão. Vou cuidar muito bem do meu cantinho".
A técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Crislaine Souza, explica que, para que pessoas como seu Claudemir pudessem receber o imóvel, foi feito um trabalho de apoio e orientação. "Muitos dos beneficiados eram moradores de rua, que nem documentos tinham. Eles foram encaminhados para os órgãos responsáveis, tiraram RG, CPF, título de eleitor, e agora estão recebendo as chaves da casa própria”, explicou.

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Na ocasião, O governador também anunciou a reforma e a ampliação da Escola Estadual Nova Esperança, com a construção de mais seis salas de aula.
Com informações da Secom BA  04/02/2018

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Vidro transparente pode gerar energia solar na janela de casa

Ciência e Tecnologia  💡

Gerar energia utilizando uma placa transparente,é a ideia dos pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Eles desenvolveram um novo tipo de receptor solar feito de vidro, que costuma ser feito de plástico do tipo luminescentes. De acordo com Richard Lunt, pesquisador, a palavra-chave que resume a genialidade deste dispositivo é transparente.

Thegreenestpost
foto - Divulgação/Yimu Zhao
A energia solar vem inovando cada vez mais seus métodos de geração. Preço acessível também não falta, pois os painéis estão cada vez mais baratas. Agora já imaginou gerar energia utilizando uma placa transparente?
Esta é a ideia dos pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Eles desenvolveram um novo tipo de receptor solar feito de vidro, que costuma ser feito de plástico do tipo luminescentes. De acordo com Richard Lunt, pesquisador, a palavra-chave que resume a genialidade deste dispositivo é transparente.
Assim, ele pode funcionar como janela, capaz de captar a luz e transformá-la em energia, sem que a visão através da janela fique obstruída. Na verdade, pode ser usado até em aparelhos celulares!
O sistema de recepção e armazenamento de energia solar utiliza pequenas moléculas orgânicas desenvolvidas pelo professor Lunt e sua equipe para absorver comprimentos de onda específicos e não visíveis de luz solar. Segundo eles, os materiais utilizados na fabricação desse dispositivo podem ser ajustados para captar apenas as ondas ultravioletas e outras ondas infravermelhas que tenham comprimentos de onda próximos. Como os materiais não absorvem ou emitem luz no espectro visível, eles parecem excepcionalmente transparentes ao olho humano, explica o professor Lunt.
O produto está ainda em fase de protótipo e precisa ser trabalhado para poder ser eficiente e alcançar o mercado com um preço baixo.
Fonte - Revista Amazônia  02/02/2018