PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 20 de janeiro de 2018

Gov. da Bahia entrega restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo

Patrimônio histórico  🏰

Neste sábado (20), o governador Rui Costa participou da solenidade de entrega da restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo, construída em 1630 para proteger o povoado das invasões na barra falsa da Baía de Todos os Santos. Importante atrativo local, o monumento é procurado, inclusive, por quem quer apreciar o pôr-do-sol. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, a obra teve investimento total de R$ 14,4 milhões.

Da Redação
foto - Manu Dias/GOVBA
Belíssimo e concorrido destino turístico do estado, Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, em Cairu, faz parte da história do país. Descoberto em 1531, foi palco da Segunda Guerra Mundial, onde nazistas naufragaram navios. Neste sábado (20), o governador Rui Costa participou da solenidade de entrega da restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo, construída em 1630 para proteger o povoado das invasões na barra falsa da Baía de Todos os Santos. Importante atrativo local, o monumento é procurado, inclusive, por quem quer apreciar o pôr-do-sol. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, a obra teve investimento total de R$ 14,4 milhões.
“Esse patrimônio soma-se a toda uma história e está vinculado, assim como outros equipamentos na Bahia, à independência do país. É importante que a gente destaque esses equipamentos, que, ao longo da existência e da consolidação do Brasil como nação, serviram como nossa defesa. E foi isso que fizemos aqui na Fortaleza de Morro de São Paulo. E ainda vamos elaborar um plano de uso e gestão, para que ele seja auto-sustentável, como acontece em outros lugares do mundo”, revelou Rui.
A restauração começou com a recuperação estrutural da muralha. Na etapa seguinte, abrangeu o Portaló, o Corpo da Guarda, o Forte da Ponta e o caminho ao longo da muralha. O conjunto de baterias e fortes possui 2.335 m2. O local abriga agora uma exposição permanente, anfiteatro e área para eventos.

Cidadão cairuense
Na ocasião, o governador recebeu também o título de Cidadão de Cairu. “Os vereadores da cidade decidiram, por unanimidade, conceder esse título ao governador, pela excelente gestão que vem fazendo à frente do Governo do Estado, por ter revolucionado a saúde na Bahia, e por todas as ações que contribuem para o desenvolvimento econômico e social da população baiana, além das entregas de obras importantes aqui no município e região", afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Cairu, Abdon Ché.
Com informações da Secom BA  20/01/2018

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Brasil sediará Fórum Mundial da Água

Sustentabilidade  🌊

Conforme o WWC, o 8º Fórum Mundial da Água é uma plataforma aberta, transparente e participativa que pretende promover o intercâmbio de boas práticas e políticas públicas, conscientizar a sociedade sobre a importância da água para o desenvolvimento socioeconômico e para a qualidade de vida, além de buscar compromissos para colocar o tema água entre as prioridades dos governos.

Portogente
foto - ilustração
O Brasil sediará, entre os dias 18 e 23 de março, a 8º Fórum Mundial da Água, grande evento sobre a sustentabilidade da água organizado pelo World Water Council (WWC, sigla em inglês para Conselho Mundial da Água).
Conforme o WWC, o 8º Fórum Mundial da Água é uma plataforma aberta, transparente e participativa que pretende promover o intercâmbio de boas práticas e políticas públicas, conscientizar a sociedade sobre a importância da água para o desenvolvimento socioeconômico e para a qualidade de vida, além de buscar compromissos para colocar o tema água entre as prioridades dos governos.
O WWC é uma entidade internacional que reúne cerca de 400 instituições em quase 70 países para debater e provocar ações em questões críticos sobre a água.
Será a primeira vez que um país do hemisfério sul recebe o evento, que será realizado em Brasília (DF) e que conta com patrocínio e apoio de governo, agências reguladoras, empresa de saneamento e da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).
Fonte - Portogente  19/01/2018

China está cada vez mais disposta a privar América Latina da influência dos EUA

Política/Internacional  👀

Nas novas condições políticas, a China considera como importante fortalecer a CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) como uma organização dos países americanos sem participação dos EUA e Canadá, afirmou o especialista do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Aleksandr Kharlamenko.

Sputnik

foto - ilustração/telesurtv.net
De acordo com o especialista, este é um dos objetivos do segundo encontro ministerial entre a China e os países-membros do grupo, que decorrerá entre 19 e 22 de janeiro na capital chilena Santiago e da qual participará também o chanceler chinês Wang Yi.
Neste ano, o curso das conversações e os resultados do encontro vão em grande parte depender da postura do país anfitrião do evento, o Chile. Em dezembro do ano passado, o candidato de centro-direita Sebastián Piñera ganhou as eleições presidenciais no país.
O analista, que falou com a Sputnik China, observou que Pequim foi a primeira a parabenizar o novo presidente, ultrapassando até o principal aliado regional de Piñera, o presidente Macri da Argentina. Para Kharlamenko, isto indica que a China está disposta a manter o desenvolvimento ativo dos laços com o Chile e espera uma posição chilena construtiva como de um dos países copresidentes da CELAC.
"A CELAC foi criada na época de uma virada à esquerda na América Latina, com um papel de liderança de Cuba, Venezuela e dos antigos governos de centro-esquerda no Brasil e na Argentina. Hoje em dia, a política de Cuba e Venezuela coincide com a linha chinesa. Ela consiste em que esta nova organização [CELAC], sem EUA e Canadá, tem que ser preservada independentemente do pluralismo político e da mudança de governos em vários países da região", frisa o analista.
"Vamos ver se dará certo e se a política da CELAC será eficiente nas novas condições políticas. Não é nenhuma surpresa que o bloco de Mauricio Macri na Argentina e o bloco de Sebastián Piñera no Chile têm sido mais orientados para os EUA", adiantou.
No decorrer da primeira reunião ministerial entre a China e a CELAC, o presidente chinês Xi Jinping apelou a esforços conjuntos para fazer com que as trocas comerciais entre as duas partes atinjam US$ 500 bilhões (mais de R$ 1,6 trilhões) na próxima década. Ademais, ele prometeu aumentar o volume de investimentos diretos chineses na América Latina até US$ 250 bilhões (mais de R$ 800 bilhões). A reunião em Santiago, por sua vez, vai se focar nos obstáculos que estão dificultando a realização do plano.
"Seria bom que esses esforços dessem certo, pois isso aumentaria a autossuficiência da América Latina e a estabilidade de todo o panorama global. Mas o problema é que os blocos de direita nos países latino-americanos têm usado, e continuam usando, nas suas atividades pré-eleitorais e políticas a carta antichinesa. Ou seja, eles não param de sublinhar que o capital chinês quase escraviza a América Latina, que a dependência da China substitui a dependência dos EUA, o que preserva a orientação unilateral baseada nas matérias-primas", ressalta Kharlamenko.
O analista confessou que não tem certeza que estes novos governos consigam mudar seus lemas políticos, desenvolvendo laços estreitos com a China, e será desta disponibilidade dos líderes latino-americanos que vai depender a realização do projeto.
Além disso, o diretor do Centro da América Latina da Universidade de Anhui, Fan Hesheng, lembrou em uma conversa com a Sputnik que esta é a primeira reunião entre a CELAC e a China após a chegada da nova administração nos EUA.
"A importância do encontro ministerial é evidente. Nos contatos com a América Latina a China atribui importância aos contatos em plataformas multilaterais. […] Vou destacar vários objetivos que o lado chinês tem neste evento. Primeiro, a China espera, graças a este mecanismo multilateral, expandir as esferas de comunicação e cooperação com os países-membros da CELAC. São depositadas esperanças especiais na iniciativa chinesa de ‘Um Cinturão, uma Rota'. Também se pode dizer que este encontro é uma chance importante para que a América Latina adira à Nova Rota da Seda", sublinhou.
Ademais, continuou o especialista chinês, este evento é importante dada a nova equipe no poder nos EUA, pois a América Latina costuma ser chamada de "quintal estadunidense". Nesta nova situação, é importante que a China alcance mais consenso com seus parceiros quanto ao reforço da confiança mútua.
Fonte - Sputnik  19/01/2018

Governador Rui Costa vistoria obras da ponte Ilhéus-Pontal

Infraestrutura  🚧

A ponte Ilhéus-Pontal será a primeira do tipo estaiada (suspensa por cabos) no estado. O investimento de R$ 98 milhões tem o objetivo de desafogar o trânsito na área central de Ilhéus, que sofre com grande congestionamento nos horários de pico, impactando o turismo durante a alta estação. A obra está com 32,15% do projeto executado.

Da Redação
foto -  Manu Dias/GOVBA
Em visita ao sul da Bahia nesta sexta-feira (19), o governador Rui Costa vistoriou, pela manhã, a obra da ponte Ilhéus-Pontal, que liga o centro à zona sul da cidade sobre o Rio Cachoeira. O investimento de R$ 98 milhões tem o objetivo de desafogar o trânsito na área central de Ilhéus, que sofre com grande congestionamento nos horários de pico, impactando o turismo durante a alta estação. A obra está com 32,15% do projeto executado.
“Vamos mudar o padrão de mobilidade urbana da cidade, garantindo mais acessibilidade e fortalecendo o turismo da região. A ponte será mais um cartão postal de Ilhéus. As intervenções também contemplam uma área de dois quilômetros de urbanização, no entorno da ponte”, revelou Rui.
A ponte Ilhéus-Pontal será a primeira do tipo estaiada (suspensa por cabos) no estado. “Nós estamos trabalhando para que esta obra tenha trafegabilidade e no mês de outubro ela esteja com a parte estrutural completamente concluída. A obra já está bem adiantada, toda a parte de fundação já está pronta, já estamos partindo para a fase de superestrutura, A fundação do mastro, que é a parte principal, já está em processo de conclusão, faltando apenas duas estacas, e a obra está começando a aparecer para a população”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
Moradora da região há 30 anos, a autônoma Maria das Graças tem um comércio no Morro do Pernambuco, e está com boas expectativas. “Vai melhorar bastante para a população de Ilhéus, principalmente para o Turismo, porque o turista chega aqui e tem o congestionamento. Eu creio que vai ser um benefício muito grande para o Pontal. Aliás, para a cidade toda”, afirmou.
O secretário de Turismo, José Alves, acredita que a obra ajudará a alavancar ainda mais o setor. “A ponte vai, com certeza, facilitar muito o trânsito entre Ilhéus, no Centro da cidade para o Pontal, justamente para as praias do Norte, onde você vai para Olivença, Una e outros destinos”.
Na ocasião, o governador também entregou um veículo do tipo motoniveladora para a prefeitura municipal. Uma ação do Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura (Seagri), em benefício da agricultura local, tradicionalmente voltada para a cultura do cacau.

Itabuna
Ainda nesta sexta-feira, o governador Rui Costa visita Itabuna, de onde apresenta uma edição especial do Papo Correria, programa ao vivo transmitido pelas redes sociais, às 12h30, e assina protocolos de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde das regiões de Itabuna e Ilhéus, além da ordem de serviço para reforma e ampliação de unidades estaduais de ensino, que vão compor o Campus Integrado de Educação Básica – CIEB.
Na oportunidade, Rui também faz a entrega de tratores e ambulâncias. À noite, às 20h, o governador inaugura a Passarela da Ilha do Jegue e finaliza a agenda na abertura oficial do Itabuna Folia, que conta com apoio do Governo do Estado.
Fonte - Secom BA  19/01/2018

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Justiça suspende leilão de privatização de linhas do Metrô de SP

Transportes sobre trilhos  🚇

A decisão prevê multa diária de R$ 1 milhão em caso de descumprimento, além de sanções administrativas e criminais.“Basicamente, pode-se dizer que se trata de uma privatização custeada com recursos públicos. Ironia àqueles, economistas convencionais, que defendem a privatização das estatais brasileiras como um dos tópicos principais da política econômica-fiscal de austeridade”, disse o juiz Adriano Marcos Laroca em sua decisão.

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A 12ª Vara da Fazenda Pública da Capital de São Paulo concedeu hoje (18) liminar que suspende a licitação e o leilão de privatização das linhas 5-Lilás e 17-Ouro da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). A decisão prevê multa diária de R$ 1 milhão em caso de descumprimento, além de sanções administrativas e criminais.
“Basicamente, pode-se dizer que se trata de uma privatização custeada com recursos públicos. Ironia àqueles, economistas convencionais, que defendem a privatização das estatais brasileiras como um dos tópicos principais da política econômica-fiscal de austeridade”, disse o juiz Adriano Marcos Laroca em sua decisão.
O magistrado considerou “muito baixo” o valor mínimo a ser pago pelo vencedor do leilão, em torno de R$ 180 milhões, em relação aos custos das obras de construção das linhas, em torno de R$ 7 bilhões. “O que agrava essa percepção é o cálculo apresentado pelos autores, com base em dados oficiais do Metrô, mostrando que, com base no carregamento mensal do trecho em funcionamento da linha 4-Lilás multiplicado pelo valor da tarifa de remuneração, em 17 meses a concessionária recuperaria o custo da outorga”, destacou o juiz.
A liminar atende à ação ajuizada pelos vereadores Sâmia de Souza Bomfim e Antônio Biagio Vespoli, ambos do PSOL-SP.
Em protesto contra o leilão, inicialmente agendado para amanhã (19), e agora suspenso, os metroviários estão fazendo desde a 0h hora de hoje uma paralisação de 24 horas, que afeta parcialmente a operação do metrô na cidade de São Paulo nesta quinta-feira.

O Metrô e o governo do estado de São Paulo ainda não se manifestaram sobre a decisão da Justiça.
Fonte - Agência Brasil  18/01/2018

Greve do metrô paralisa parcialmente linhas em São Paulo

Transportes sobre trilhos  🚇

Os grevistas são contra a concessão à iniciativa privada das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, cujo leilão está marcado para amanhã (19). Com a greve, usuários que dependem do transporte público formam longas filas nos pontos de ônibus.

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A paralisação de 24 horas dos metroviários afeta parcialmente a operação do metrô hoje (18) na cidade de São Paulo. Os grevistas são contra a concessão à iniciativa privada das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, cujo leilão está marcado para amanhã (19). Com a greve, usuários que dependem do transporte público formam longas filas nos pontos de ônibus.
Segundo o metrô, a linha 15-Prata é a única totalmente paralisada. Na linha 1-Azul, a operação é feita entre as estações Ana Rosa e Luz. A linha 2-Verde funciona no trecho entre Paraíso e Vila Madalena. A linha 3-Vermelha tem operação entre as estações Bresser-Mooca e Marechal Deodoro. Na linha 5-Lilás, o funcionamento abrange o trecho entre Capão Redondo e Adofo Pinheiro. A Linha 4-Amarela, concedida à iniciativa privada, funciona normalmente.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou os veículos de passeio do rodízio, mas manteve as restrições para caminhões e fretamento. A Zona Azul (cobrança para estacionamento em vias públicas) também está liberada hoje. A São Paulo Transporte (SPTrans) colocou a frota total de ônibus nas ruas e estendeu itinerários das linhas para facilitar a chegada à região central.
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) concedeu ontem, parcialmente, o pedido de liminar do metrô. Foi determinado que 80% da frota devem circular nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 60% nos demais intervalos. A liminar também fixa uma multa de R$100 mil para o descumprimento.
O metrô lamentou a greve e informou que os funcionários grevistas serão descontados nos salários. Em nota, a companhia argumenta que a concessão das linhas à iniciativa privada é parcial e que não se trata de privatização. Além disso, lembrou que não fez demissões. “Ao contrário, o governador Geraldo Alckmin autorizou a contratação de 214 novos técnicos para a operação de suas linhas, sendo 206 de aproveitamento dos candidatos aprovados em concursos públicos e oito novos oficiais de logística e almoxarifado. Essas vagas, somadas às já autorizadas em 2017, ultrapassam 500 novos empregados”.
Fonte - Agência Brasil  18/01/2018

Temer pediu a vice da Caixa que ajudasse na liberação de recursos para o VLT de Cuiabá e Várzea Grande

Política  🚄

A reportagem trata da investigação que culminou com afastamento de Roberto Derziê e outros três vice-presidentes da Caixa Econômica. A investigação aponta o vice-presidente afastado da CEF como pessoa próxima a Temer e outras lideranças do PMDB, como Geddel Vieira Lima e Moreira Franco.

Folhamax - RF
foto - ilustração/arquivo
O presidente da República, Michel Temer (PMDB), solicitou ao vice-presidente afastado da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê, que ajudasse o governador Pedro Taques (PSDB) a retomar a obra do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Cuiabá e Várzea Grande. A informação consta em reportagem do jornal Estadão.
A reportagem trata da investigação que culminou com afastamento de Roberto Derziê e outros três vice-presidentes da Caixa Econômica. A investigação aponta o vice-presidente afastado da CEF como pessoa próxima a Temer e outras lideranças do PMDB, como Geddel Vieira Lima e Moreira Franco.
Na reportagem, Derziê afirma que esteve no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, por algumas vezes para tratar de liberação de emendas parlamentares. Numa dessas reuniões, o peemedebista pediu apoio para a liberação de recursos para as obras.
Segundo o executivo da Caixa, ele avisou Taques sobre a inviabilidade da operação, uma vez que o Estado não tinha garantias a oferecer.

Afastamentos
Temer determinou que a Caixa afastasse quatro VPs, entre eles Derziê, na terça-feira, 16. A ordem foi dada após divulgação da recomendação do Banco Central pelo afastamento e do ofício dos procuradores da Greenfield à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, endereçado ao presidente Temer. No documento, os investigadores alertavam que Temer poderia ser responsabilizado por futuros crimes cometidos pelos VPs da Caixa a partir do dia 26 de fevereiro, prazo final dado pelo MPF para que o Planalto afastasses os executivos.
Tanto a recomendação do BC como o ofício dos procuradores da Greenfield se baseiam no relatório produzido pelo Pinheiro Neto. O documento afirma que foram encontrados “documentos que podem indicar, pelo menos, o atendimento de pedidos ou o fornecimento de informações de operações em trâmite na CEF, por parte de Roberto Derziê de Sant’Anna, a Moreira Franco e a Michel Temer”;
Sobre a relação de Derziê com Temer aventada por matérias jornalísticas, diz o relatório, “aparentemente, essa informação pode ter algum grau de veracidade, considerando a relação de Roberto Derziê de Sant’Anna com Moreira Franco” e o fato dele “ter sido convidado para ser Secretário Executivo de Relações Institucionais da Presidência da República quando o Presidente Michel Temer assumiu o governo”.
O Estado mostrou que a investigação contratada pela Caixa detectou casos de influência política no banco em ao menos quatro vice-presidências. O vice-presidente de Operações Corporativas Roberto Derziê de Sant’Anna também aparece na investigação interna por conta da citação de Joesley Batista, em seu acordo de colaboração, de que ele estaria envolvido no “recebimento de pagamentos indevidos”.
Segundo o pedido de afastamento do MPF, troca de mensagens entre Cunha e Geddel apontam Derziê como intermediador de interesses de Henrique Constantino, dono do grupo Gol, na Caixa. Sobre suas relações políticas, o MPF cita sua proximidade com o ministro da Secretaria de Governo, Moreira Franco. O ministro de Michel Temer teria solicitado, diz o MPF, “informações relativas a status de operações em trâmite na CEF”.
Fonte - Revista Ferroviária  17/01/2018

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Museu do Trem de Recife sedia exposição gratuita de locomotivas em miniatura

Transportes sobre trilhos  🚃

A mostra contará com mais 100 modelos de locomotivas e vagões, além de maquetes que reproduzem ferrovias em movimento. Em um ateliê, os visitantes vão ter acesso a uma oficina para pequenos reparos e vão aprender como fazer a manutenção de suas miniaturas.

Diário de Pernambuco
DP
Voltada para colecionadores e admiradores de trens elétricos em miniatura, o Museu do Trem promove a 2ª Exposição de Ferromodelismo da Estação Central Capiba neste sábado (20) e domingo (21), na sede localizada no bairro de São José. A entrada é gratuita.
A mostra contará com mais 100 modelos de locomotivas e vagões, além de maquetes que reproduzem ferrovias em movimento. Em um ateliê, os visitantes vão ter acesso a uma oficina para pequenos reparos e vão aprender como fazer a manutenção de suas miniaturas. Além das peças do acervo, o evento contará com a participação de expositores independentes e representantes da Associação Pernambucana de Ferromodelismo e Preservação Ferroviária (APEFE).
A mostra marca as comemorações dos 130 anos da Estação Central do Recife, que foi inaugurada em 1888. A organização repetirá a exposição de miniaturas nos dias 27 e 28 de janeiro. A exposição ficará aberta das 10h às 17h, na Estação Central Capiba (Rua Floriano Peixoto, s/n, São José).
Fonte - Diário de Pernambuco  17/01/2018

Militar não é policial para atuar na segurança pública no Brasil, alerta especialista

Segurança pública  👮

O comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, mais recentemente em entrevistas à imprensa, manifestou sua contrariedade pelo uso frequente de militares no trabalho de apoio à Segurança Pública dos Estados do país.Em entrevista à Sputnik Brasil, o especialista em Segurança Pública, cientista político e analista criminal Guaracy Mingardi, membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, afirmou concordar com o posicionamento do comandante do Exército.

Sputnik
foto - Tânia Rêgo/Agência Brasil/ Fotos Públicas
Em sucessivas ocasiões e, mais recentemente em entrevistas à imprensa, o comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, manifestou sua contrariedade pelo uso frequente de militares no trabalho de apoio à Segurança Pública dos Estados do país.
Sem meias palavras, o general falou do temor dos comandos das Forças Armadas pelo risco de contaminação das tropas, através do contato direto de traficantes de drogas com os militares, especialmente os mais jovens.
O comandante ainda criticou a utilização dos militares em revistas e inspeções dentro das unidades penitenciárias e advertiu que, mesmo em atendimento à Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a atuação das Forças Armadas na segurança pública deve ser breve, pontual e cumprida no menor espaço de tempo possível.
Em entrevista à Sputnik Brasil, o especialista em Segurança Pública, cientista político e analista criminal Guaracy Mingardi, membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, afirmou concordar com o posicionamento do comandante do Exército.
"No nosso sistema e na maioria dos sistemas nacionais, a entrada dos militares (Exército, Aeronáutica e Marinha) na segurança pública tem de ser alguma coisa esporádica, muito bem delimitada e em circunstâncias especialíssimas. Portanto, eu concordo com o general Eduardo Villas Bôas quando ele diz que o Exército tem que entrar e sair das atividades de segurança pública", avaliou.
Subsecretário Nacional de Segurança Pública, cargo que ocupou no segundo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mingardi afirma que segurança pública é tarefa para profissionais e que os militares são preparados para outras funções como a defesa do Estado brasileiro.
"Além de não serem treinados para isso (ou mesmo que fossem treinados), os militares não têm o hábito de atuar neste setor. Segurança pública é algo que precisa ser praticado sempre. Experiência é fundamental. Não se pode improvisar. Segurança pública é para os policiais, aqueles que trabalham diariamente com esta tarefa e conhecem bem o seu ofício. Não cabem improvisos nesta área", continuou
Para o especialista, é fundamental que os governadores se conscientizem da necessidade de lidar, adequadamente, com estas questões. "Os Estados têm de estar preparados para [enfrentar situações de] emergência. As emergências vão acontecer. Segurança pública vive de crise e crise se enfrenta com muito preparo".

Gastos
Os gastos do Ministério da Defesa com o apoio aos governadores na segurança pública são muito elevados. Em 22 de fevereiro de 2017, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional a medida provisória que destinava R$ 100 milhões para a pasta financiar a atuação dos militares em ações de segurança e nos presídios estaduais, a MP 769/2017.
Já R$ 50 milhões deveriam cobrir os gastos das tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica nas ações de patrulhamento e policiamento nas vias públicas e os outros R$ 50 milhões seriam empregados na atuação dos militares em penitenciárias, nas operações de varredura em busca de itens proibidos nas celas, como armas, drogas e telefones celulares.
Fonte - Sputnik  17/01/2018

Governo de SP deve explicar melhor privatização de linhas do Metrô

Transportes sobre trilhos  🚇

O presidente da Ferrofrente, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, defende uma maior transparência em todo o processo, o que significa, para ele, “a sociedade ter acesso a todas as informações que envolvem a licitação”. O dirigente lamenta a “implantação de uma política neoliberal devastadora dos deveres e regulação do Estado”, deixando a sociedade totalmente à mercê dos interesses do mercado e do lucro. “Defendemos um Estado presente e cumpridor de suas responsabilidades sociais.”

Portogente
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Estado de São Paulo tem 72 horas para apresentar mais informações que expliquem melhor o processo licitatório, em andamento, da concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do metrô paulista. Esta é a determinação da juíza Carolina Martins Clemência Duprati Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, em despacho à ação civil pública proposta, em 12 de janeiro último, pela Frente Nacional Pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente). A tutela cautelar antecedente foi concedida nesta segunda-feira (15). Assim que o governo estadual for citado o prazo começa a correr, sendo que na próxima sexta-feira (19) está programado leilão na Bolsa de Valores de São Paulo.
O processo ajuizado pela Ferrofrente questiona o fato de que não houve um estudo indicando ser mais vantajoso à sociedade a concessão na forma proposta. A entidade social, nos fundamentos da ação, salienta que o Estado tem uma empresa própria para operar o modal metroviário [a Companhia do Metropolitano de São Paulo, Metrô], apesar disso “decide terceirizar a operação das linhas para empresas privadas, em vez de utilizar sua estrutura própria”. Outro ponto considerado danoso é que “a licitação está sendo oferecida ao valor de uma outorga irrisória, perto da grande lucratividade”. Isso significa, prossegue a Ferrofrente, que “as empresas poderão vencer a licitação pagando ao Estado cerca de 200 milhões [de reais], com o benefício de lucros bilionários”.

"Temos uma engenharia que pode criar projetos integradores na área de mobilidade urbana", defende presidente da Ferrofrente

O presidente da Ferrofrente, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, defende uma maior transparência em todo o processo, o que significa, para ele, “a sociedade ter acesso a todas as informações que envolvem a licitação”. O dirigente lamenta a “implantação de uma política neoliberal devastadora dos deveres e regulação do Estado”, deixando a sociedade totalmente à mercê dos interesses do mercado e do lucro. “Defendemos um Estado presente e cumpridor de suas responsabilidades sociais.”
Nesse sentido, ele cobra, de uma maneira geral, que a engenharia brasileira passe a ser mais respeitada, criando condições para que ela faça planejamentos e projetos executivos que levem em conta apenas o interesse da sociedade. “Precisamos parar de fazer “puxadinhos” ou improvisações. Temos uma engenharia que pode criar projetos integradores na área de mobilidade urbana”, exorta. E completa: “Estamos combatendo essa concepção de só pensar no lucro e não no interesse público. É absurdo mandarmos a população morar lá longe e depois a transportamos de qualquer jeito, sem dignidade. Quem pode mudar isso é a engenharia, enfrentando a realidade e até contrariando interesses, pois em primeiro lugar precisamos respeitar o direito coletivo.”
Gonçalves faz questão de esclarecer que a Ferrofrente é uma entidade social sem fins lucrativos e “que tem como objetivo defender o usuário de transporte de passageiros e de cargas”.
Fonte - Portogente  17/01/2018

Justiça nega recurso da União contra liminar que suspende privatização da Eletrobras

Política  👀

Em sua decisão, o presidente do TRF5 diz que "não se visualiza, ao menos por ora, risco iminente ao insucesso do programa, dado que o próprio cronograma é algo indefinido”.Na semana passada, o juiz Carlos Kitner, da Justiça Federal em Pernambuco, concedeu uma liminar para suspender o Artigo 3º da Medida Provisória (MP) 814, editada em 29 dezembro de 2017, que retirava de uma das leis do setor elétrico a proibição de privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias.

Da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) em Pernambuco negou o pedido de suspensão de liminar, apresentado pela União, para incluir a Eletrobras e suas subsidiárias no Programa Nacional de Desestatização. O pedido foi indeferido pelo presidente do TRF5, desembargador federal Manoel Erhardt. A liminar foi concedida na última quinta-feira (11) pela 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do estado.
Em sua decisão, o presidente do TRF5 diz que "não se visualiza, ao menos por ora, risco iminente ao insucesso do programa, dado que o próprio cronograma é algo indefinido”.
Na semana passada, o juiz Carlos Kitner, da Justiça Federal em Pernambuco, concedeu uma liminar para suspender o Artigo 3º da Medida Provisória (MP) 814, editada em 29 dezembro de 2017, que retirava de uma das leis do setor elétrico a proibição de privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias.
A ação popular foi aberta na terça-feira (9) pelo advogado Antônio Accioly Campos. Ele questionou a revogação, pela MP, do Artigo 31 da Lei 10.848/2014, que excluía a Eletrobras e suas controladas (Furnas, Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Eletronorte, Eletrosul e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica) do Programa Nacional de Desestatização.
Fonte - Agência Brasil  17/01/2018

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A Tenitalia renovará completamente a sua frota de trens regional do norte da Itália

Transportes sobre trilhos  🚄

No âmbito do contrato, que entrará em vigor em dezembro de 2018, serão investidos 390 milhões de euros em material rodante novo.Um contrato de operação de 15 anos que foi assinado em Génova em 12 de janeiro pelo presidente regional, Giovanni Toti, e o presidente da Trenitalia, Orazio Iancono.

IRJ
Rock Double-deck da Hitachi Rail Italy
A Tenitalia renovará completamente a sua frota de trem regional no norte da Itália sob um contrato de operação de 15 anos que foi assinado em Génova em 12 de janeiro pelo presidente regional, Giovanni Toti, e o presidente da Trenitalia, Orazio Iancono.
No âmbito do contrato, que entrará em vigor em dezembro de 2018, serão investidos 390 milhões de euros em material rodante novo, incluindo 28 UUP de Rock Double-deck da Hitachi Rail Italy, 15 AlUs de Alstom Pop e cinco AlUs de Jazz Alstom, com o último devendo a entrar em serviço neste ano.
A Trenitalia também usará 20 composições novas  de trens Vivalto de dois andares, que já estão em operação.
Na semana passada, a Trenitalia também assinou um novo contrato de 15 anos para a operação de serviços regionais no Veneto .
Fonte - International Railway Journal  16/01/2018

Nós, latino-americanos, devemos nos afastar totalmente dos EUA'

Ponto de Vista  🔍

Donald Trump abalou a paciência de seus vizinhos no continente ao se referir a várias nações como "países de merda", incluindo algumas da América Latina, de onde chegam aos EUA migrantes cuja "qualidade" não agrada o dono da Casa Branca.

Sputnik
CC BY 2.0 / Waterlat Globacit
Vistas do Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil
A onda de indignação internacional após as declarações fortes de Trump atingiu até mesmo a ONU, onde o presidente norte-americano foi acusado de racismo. E com razão, de acordo com a analista política hondurenha, Gilda Batista, entrevistada pela Sputnik Mundo.
"As declarações do presidente Trump é uma desfaçatez, um insulto à dignidade dos latino-americanos, que contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico e cultural dos EUA" e que "fortaleceram essa nação", afrimou.
Contudo, segundo Batista, Trump somente expôs o pensamento de seus antecessores, que consideram a América Latina como seu "quintal". Presidentes dos EUA nunca trataram as nações dessa região como "povos irmãos".
A analista acredita ter chegado a hora de a América Latina se afastar dos EUA "totalmente", um país que "lastima e detesta" seus vizinhos do Sul.
"Deve haver uma desunião completa", assinalou Gilda Batista, ao propor, entre outras medidas, expulsar Washington de organizações regionais, por exemplo, da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Os comentários racistas de Trump não se limitam a palavras, que são acompanhadas de ações concretas ou de sua ausência, apesar de tradições estabelecidas na região.
Por exemplo, vale recordar como os EUA abandonaram os países do Caribe que foram abalados pelo furacão Irma. Washington nem sequer expressou preocupação com situação dramática em Porto Rico, seu território associado mais afetado pelo furacão mais potente na história do oceano Atlântico.
O mandatário norte-americano tampouco moveu um dedo para ajudar Cuba, país que também foi devastado pelo furacão Irma, apesar de ter em sua base de Guantánamo "alimentos, medicamentos e materiais de construção equivalentes a centenas de milhões de dólares", afirmou à Sputnik Mundo o analista cubano, Manuel Yepe.
"Porém, este comportamento de Trump não surpreende, já que a semelhante 'agressão' contra a América Latina é algo típico para Washington, algo que 'não tem nenhum sentido lógico'", explicou Manuel Yepe.
Além de serem racistas, as declarações do líder norte-americano também são hipócritas, indicou o analista dominicano, Fernando Martínez. Para ele, muitos imigrantes latino-americanos atravessam a fronteira com os EUA por serem forçados a fugir de seus países devido à desestabilização causada por Washington, como no caso da Venezuela.
O especialista constatou que a administração de Trump aplica "uma guerra econômica" contra o governo de Nicolás Maduro, provocando, assim, uma fuga de venezuelanos a outros países, incluindo aos EUA.
O México é outra nação latino-americana que está sendo desestabilizada pelos EUA, assinalou Everardo González, cineasta mexicano. Em particular, ele recordou que uma das conquistas da Revolução Mexicana é a propriedade coletiva sobre a terra. Ele assinalou que ninguém pode extrair recursos minerais sem permissão de moradores locais, mas é isso que empresas estadunidenses fazem em seu país.
Fonte - Sputnik  16/01/2018

Número de transatlânticos que chegam à Bahia aumenta 8,4%

Turismo   🚢

Esse número ampliado de turistas se deve à aplicação de recursos em mídia digital e à participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, que permitiu o contato direto com quem vende o destino Bahia, tais como agentes de viagens e operadores”, destaca o secretário estadual de Turismo, José Alves. As estratégias adotadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) também envolvem as companhias de navio.

Da Redação
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Para a temporada de verão na Bahia, em 2018, são esperados mais de 5,6 milhões de turistas. Por mar, terra e ar, os turistas chegam a Salvador e a diversas cidades do interior baiano, gerando uma ocupação de 80% a 100%, durante todo o período. Na manhã desta terça-feira (16), foi a vez do transatlântico MSC Preziosa atracar na capital baiana, com mais de 4 mil pessoas a bordo.
“Esse número ampliado de turistas se deve à aplicação de recursos em mídia digital e à participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, que permitiu o contato direto com quem vende o destino Bahia, tais como agentes de viagens e operadores”, destaca o secretário estadual de Turismo, José Alves. As estratégias adotadas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) também envolvem as companhias de navio. “Intensificar esse contato resultou em um crescimento de 8,4% no número de transatlânticos que visitam o estado”.
Outro fator determinante para o incremento do turismo é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, que passou de 18% para 12%. Adotada pelo Governo do Estado em maio, explica o secretário, a medida teve "reflexo imediato, pois permitiu que as companhias aéreas oferecessem mais voos. No ano passado, nessa mesma época, tivemos 1,5 mil voos extras e, nesse ano, são 3.453”.
Nesta quarta-feira (17), mais dois navios desembarcam na capital: o MSC Música e o Costa Favolosa. Juntos, os transatlânticos têm capacidade para quase sete mil pessoas.

Receptivo
A alegria e a hospitalidade da Bahia são exploradas no momento de recepção do turista. “Música, ícones como as baianas, pontos turísticos e ampla programação artística e cultural são armas utilizadas para fidelizar o visitante”, relata a coordenadora de Informações Turísticas e Atendimento da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), Tatiana Harfush.
Mais de dois mil profissionais receberam treinamento intenso em 2017 para promover um receptivo focado, principalmente, em consolidar a relação com os turistas. “Quem chega à Bahia, hoje, é muito bem recebido. O trabalhador do turismo precisa entender que se trata de uma atividade econômica que movimenta 59 segmentos da economia, gerando emprego e renda”, alerta o titular da Setur.
De São José do Rio Preto, no interior paulista, a auxiliar administrativa Mariana Martins desembarcou no MSC Preziosa nesta terça (16). Ela já esteve em Salvador, mas ainda não conhecia pontos importantes. “Dessa vez, irei ao Pelourinho. Minhas expectativas são ótimas, pois gosto muito da Bahia”. O marido dela, o também auxiliar administrativo Anderson Peres, ressalta que “em se tratando de Salvador, a perspectiva é muito boa, principalmente para comer o famoso acarajé”.
Com informações da Secon BA  16/01/2018

Avenida Paralela, sentido Centro, será interditada para instalação de trecho de passarela na madrugada desta quinta-feira

Mobilidade  🚌 🚇

O tráfego será bloqueado no sentido Centro, na altura do Viaduto Canô Veloso, que funcionará em sentido invertido e único para viabilizar acesso à orla, pela Avenida Prof. Pinto de Aguiar. O condutor que tiver o CAB e adjacências como destino, deve seguir pela Avenida Jorge Amado, Imbuí e Luiz Viana.

Da Redação 
Divulgação/CCR
A CCR Metrô Bahia informa que fará duas alterações temporárias no trânsito da Avenida Paralela, próximo à Estação Pituaçu do Metrô, na madrugada (da 0h às 05h) desta quinta-feira (18). As duas intervenções são necessárias para a instalação de trecho da passarela que ligará o futuro Terminal de Ônibus Pituaçu à Estação Pituaçu de Metrô. O tráfego será bloqueado no sentido Centro, na altura do Viaduto Canô Veloso, que funcionará em sentido invertido e único para viabilizar acesso à orla, pela Avenida Prof. Pinto de Aguiar. O condutor que tiver o CAB e adjacências como destino, deve seguir pela Avenida Jorge Amado, Imbuí e Luiz Viana. Já os veículos com destino à Avenida São Rafael oriundos da Avenida Paralela, sentido Aeroporto, e da Avenida Professor Pinto de Aguiar, devem seguir até o primeiro viaduto de retorno, próximo ao MC Donald’s, para realizar a conversão.
A via estará com intensa sinalização para orientação dos motoristas. A previsão de entrega da passarela da Estação Pituaçu totalmente nova é para fevereiro deste ano. O novo equipamento contará com rampas, escadas rolantes inteligentes, piso tátil e câmeras de segurança.
Com informações da CCR Metrô Bahia  16/01/2018

Repasse do VEM para o metrô de Recife vai parar na Justiça

Transportes  🚇

Por conta das integrações entre os terminais e as estações, a bilhetagem eletrônica deveria ser objeto de uma partilha tarifária entre ônibus e metrô, mas, há quatro anos, o pagamento ao qual a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem direito vem sofrendo atrasos. A dívida já chega a R$ 64 milhões e faz falta ao orçamento de um sistema que, até bem pouco tempo, estava em risco de deixar de operar nos fins de semana por falta de verba.

Folhape - RF
foto - ilustração/arquivo
O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) entrará na Justiça para exigir que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) regularize os repasses dos valores referentes à arrecadação do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Por conta das integrações entre os terminais e as estações, a bilhetagem eletrônica deveria ser objeto de uma partilha tarifária entre ônibus e metrô, mas, há quatro anos, o pagamento ao qual a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem direito vem sofrendo atrasos. A dívida já chega a R$ 64 milhões e faz falta ao orçamento de um sistema que, até bem pouco tempo, estava em risco de deixar de operar nos fins de semana por falta de verba.
Os repasses do VEM renderiam uma receita de R$ 1,8 milhão por mês para a CBTU, mas, desde 2014, a companhia não recebe o aporte com regularidade. Naquele ano, o valor acumulado foi de R$ 22.059.774,82, e em 2015, de R$ 22.667.512,24. Essa parte da dívida é reconhecida pelo GRCT, que há mais de um ano negocia como vai sanar o problema. Em 2016, quando o caso veio à tona, os dois órgãos entraram em acordo e apenas os repasses referentes àquele ano foram quitados. O cronograma seguiu até março de 2017, quando os atrasos recomeçaram. Chegaram a ser pagos R$ 6.319.562. Já as transferências que a Urbana-PE deveria ter feito entre abril e a segunda quinzena de novembro totalizam R$ 19.896.217,85, conforme o GRCT.
O órgão gestor afirma que sua assessoria jurídica está finalizando os trâmites internos para a judicialização, o que deve ocorrer até o fim deste mês. Não é a primeira vez que o caso vai parar na Justiça. Em 2014, as operadoras é que tomaram a medida quando o Estado tentava recuperar o gerenciamento das receitas do VEM, que, na época, chegavam a cerca de R$ 90 milhões por mês. O controle desses recursos está nas mãos da Urbana-PE desde 2008. Ao longo do ano passado, o GRCT afirmou, várias vezes, que o sindicato apresentaria cronogramas de pagamentos, mas os atrasos continuaram. A Urbana-PE foi procurada pela reportagem para explicar as razões do problema, mas informou que não comentaria o assunto por enquanto.
O superintendente regional da CBTU, Leonardo Villar Beltrão, explica que o atual modelo, apesar de permitir que o usuário vá de um ponto a outro da Região Metropolitana pagando apenas uma passagem, tem se mostrado danoso no que diz respeito à partilha tarifária. Na média, a gente só recebe R$ 0,55 quando recebe nossa atual tarifa, de R$ 1,60. E, além disso, 57% dos usuários não pagam tarifa porque vêm das integrações. É um modelo que é muito bom para o usuário, mas que afeta a sustentação do sistema, argumenta o gestor.
No fim de semana, a Folha de Pernambuco mostrou que está nos planos da CBTU reajustar a tarifa no Recife após seis anos de congelamento. A companhia está fazendo estudos e, ainda neste mês, deve apresentar uma conclusão ao Ministério das Cidades, ao qual está vinculada. Atualmente, a tarifa de R$ 1,60 cobre menos de 25% dos custos do sistema. O restante é subsidiado pelo Governo Federal.
Fonte - Revista Ferroviária  16/01/2018

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Metrô de BH(MG) transportou mais de 58,7 milhões de passageiros em 2017

Transportes sobre trilhos  🚇

A média geral de passageiros passou de 4,8 milhões de pessoas utilizando o Metrô de BH, a cada mês. O índice de regularidade das viagens foi superior a 98%, enquanto o indicador de pontualidade das partidas foi de cerca de 96%.

CBTU
foto - ilustração/arquivo
A CBTU Belo Horizonte transportou 58.794.482 passageiros em mais de 87 mil viagens realizadas nas 19 estações, em 2017. A Estação Eldorado foi a unidade que registrou o maior número de embarques, com mais de 9 milhões de usuários/ano. A média geral de passageiros passou de 4,8 milhões de pessoas utilizando o Metrô de BH, a cada mês. O índice de regularidade das viagens foi superior a 98%, enquanto o indicador de pontualidade das partidas foi de cerca de 96%.
Tendências: Apesar do desempenho positivo de algumas estações, seguindo a tendência geral de redução da receita do setor, a CBTU-BH registrou queda de cerca de 1% no número total de passageiros transportados, na comparação com 2016, que foi de 59,3 milhões. Na avaliação do gerente de Operações da CBTU-BH, Maurício Cordeiro, “a pequena variação no desempenho do sistema já era esperada, em razão dos efeitos da crise econômica que atingiu boa parte da população brasileira. O número reflete a influência de diferentes fatores, incluindo questões relativas a perda de renda, desemprego ocasional e sazonalidades específicas vividas pelo setor”, avalia.
Segundo o coordenador de Procedimentos Operacionais, Alexandre Mendes, as estações que apresentaram maior crescimento no número individual de passageiros foram: Vila Oeste e Santa Inês, que contabilizaram acréscimos próximos a 4% para a demanda diária. “Observar o crescimento sazonal é importante, porque ajuda a dimensionar e adequar a execução das rotinas de serviço e aprimorar a qualidade de atendimento, a partir da percepção de crescimento da demanda especifica por estação”, explica.

As dez maiores estações em número de passageiros em 2017

Estações Nº de passageiros atendidos
Eldorado 9.044.132
Vilarinho 7.714.609
Central 6.112.454
Lagoinha 4.504.688
São Gabriel 4.245.733
Santa Efigênia 3.520.736
Carlos Prates 3.151.887
Minas Shopping 2.884.553
Gameleira 2.310.234
José Cândido da Silveira 1.975.460

Números
*Eldorado registrou o maior número de embarques, com mais de 9,04 milhões de pessoas/ano.
*Foram realizadas 87, 4 mil viagens, com índices de pontualidade de 95,7% e de regularidade de 98,1%.
*A unidade que mais cresceu em número de embarques foi a Estação Santa Inês, com um aumento de 72.458 passageiros transportados no ano.
* A média mensal de usuários do metrô foi de cerca de 4,8 milhões, nos últimos 12 meses.
* O tempo médio de percurso entre duas estações foi de aproximadamente 2 minutos.
Fonte - CBTU  15/01/2018

João-Bobo

Ponto de Vista  🔍

O pluripresidencialismo tem se afirmado cada vez mais como a descrição precisa da balbúrdia em que vivemos. Passa a ser recorrente a contestação de qualquer atitude presidencial e o “modo espera” em que elas são colocadas transforma-se em modo normal.A triste figura presidencial, como uma marionete da regressão social ou um joão-bobo do equilíbrio das forças que o apoiam, balança, mas não cai, impondo a todos nós a travessia da malfadada ponte para o futuro que vai não se sabe de onde para lugar nenhum.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João G.Vargas Neto
Elogio em boca própria é vitupério, mas não posso me calar quando constato acontecimentos que confirmam o que ando escrevendo.
O pluripresidencialismo tem se afirmado cada vez mais como a descrição precisa da balbúrdia em que vivemos. Passa a ser recorrente a contestação de qualquer atitude presidencial e o “modo espera” em que elas são colocadas transforma-se em modo normal.
Além de outros presidentes da hora e ex-presidentes, agora soma-se à lista qualquer juiz de qualquer instância que se arroga o direito de impedir atos presidenciais, ainda que estes sejam indefensáveis e em si mesmos portadores de balbúrdia. O Ministério do Trabalho, que já foi o ministério da Revolução de 30, não merecia isso.
Esse estado de coisas só pode ser obra do diabinho da mão furada, o mau conselheiro que sopra nos ouvidos presidenciais ideias e sugestões estapafúrdias, submetendo todos a um espetáculo de despreparo, improvisação e insegurança.
Mas é preciso que se registre que os erros e vacilações têm sempre uma única direção, a pior, e como a loucura de Hamlet, têm método.
Configuram sempre o agravamento do quadro em que os interesses da elite econômica são preservados ou reforçados e os interesses do povo trabalhador são espezinhados.
A triste figura presidencial, como uma marionete da regressão social ou um joão-bobo do equilíbrio das forças que o apoiam, balança, mas não cai, impondo a todos nós a travessia da malfadada ponte para o futuro que vai não se sabe de onde para lugar nenhum.
Mesmo as promessas menores do presidente, como o pagamento às centrais sindicais dos “resíduos” do imposto sindical, são contestadas e desmentidas por quem se julga no direito de fazer isso. O presidente governa com as calças na mão e só se engana quem quer ser enganado ou se aproveita disso.
As tarefas de reconstrução da unidade do movimento sindical dos trabalhadores e de resistência às agressões da lei celerada e à "deforma" previdenciária somente serão bem cumpridas se abandonarmos de vez as ilusões e nos concentrarmos no que deve ser feito e é a nossa obrigação, sem parecermos, nós mesmos, o joão-bobo da história.
*João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical
Fonte - Portogente  15/01/2018

Seminário internacional sobre água divulga carta final com foco na preservação

Sustentabilidade  🌊

O seminário Águas pela Paz teve como propósito encontrar caminhos para a solução de conflitos a respeito da escassez da água no planeta. O evento foi uma atividade preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em março, também em Brasília. A carta elaborada neste seminário será encaminhada ao fórum.

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Participantes do 2º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade, que se reuniram nesta quinta (11) e sexta-feira (12) em Brasília, encerraram o encontro com a divulgação da Carta Águas pela Paz. O documento pede o fortalecimento de políticas de preservação dos ecossistemas, com foco na água.
“Propomos que as ações humanas, individuais ou coletivas, nas esferas privadas ou públicas, da sociedade civil ou governamental, sejam norteadas pelos seguintes princípios: […] Fortalecer as políticas de preservação e de conservação dos ecossistemas, tendo a água como ponto de convergência da integração dos mesmos às atividades humanas. [...] Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais na gestão do uso água e do saneamento”, enumera a minuta da carta finalizada hoje (14).
O documento também pede a elaboração de uma Carta Mundial de Cidadania pelas Águas. Essa carta seria uma espécie de integração entre todos os povos, considerando seus desafios na relação com a água. Durante o seminário, os participantes defenderam que a água não deve ser vista como uma mercadoria.
O seminário Águas pela Paz teve como propósito encontrar caminhos para a solução de conflitos a respeito da escassez da água no planeta. O evento foi uma atividade preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em março, também em Brasília. A carta elaborada neste seminário será encaminhada ao fórum.
O fórum, realizado a cada três anos, é considerado um dos mais importantes espaços de debate sobre o tema em âmbito mundial e, pela primeira vez, será realizado em um país do Hemisfério Sul. O tema do fórum será “Compartilhando águas”.
Fonte - Agência Brasil  14/01/2018

domingo, 14 de janeiro de 2018

Porto do Itaqui no Maranhão tem recorde histórico na exportação de grãos

Economia  🚢

Os granéis sólidos responderam por 12,7 milhões de toneladas durante o ano, com recordes históricos na exportação de milho (194%) e soja (60%) e na importação de fertilizante (18%).A projeção do mercado para 2018 é conservadora e depende da expansão dos terminais, em processo de execução. No entanto, os investimentos que o Governo do Maranhão vem realizando por meio da gestão do Porto do Itaqui serão atrativos para alavancar resultados positivos.

Da Redação
foto - Divulgação
O Porto do Itaqui fechou 2017 com movimentação de 19,1 milhões de toneladas de cargas, o que representa crescimento de 13% em relação a 2016 e de 3% em relação ao previsto para o ano. Os granéis sólidos responderam por 12,7 milhões de toneladas durante o ano, com recordes históricos na exportação de milho (194%) e soja (60%) e na importação de fertilizante (18%).
Em granéis líquidos, a importação de etanol, também, bateu recorde histórico, com volume 212% maior do que em 2016. As operações com arroz registraram aumento de 109%, a escória de cimento foi 53% maior e as cargas de combustíveis para o mercado interno cresceram 23% no comparativo com o ano anterior.
A projeção do mercado para 2018 é conservadora e depende da expansão dos terminais, em processo de execução. No entanto, os investimentos que o Governo do Maranhão vem realizando por meio da gestão do Porto do Itaqui serão atrativos para alavancar resultados positivos. No setor de combustíveis, a entrada em operação do Berço 108 ainda neste semestre incrementa em 40% a capacidade de operação desse granel líquido.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que gerencia o Porto do Itaqui, está desenvolvendo Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de novos terminais, voltados para a movimentação e armazenagem de combustíveis. “O plano é dobrar a capacidade de armazenagem em três anos”, afirma diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Jailson Luz.
A Emap trabalha focada no mercado, para que o Itaqui volte a ter uma linha regular de contêiner e carga geral. Para isso, o porto conta com novo pátio, entregue no final de 2017, equipado para receber, também, carga refrigerada, o que favorece a operação com carne processada.
O volume de movimentação de fertilizante deve crescer neste ano, acompanhando a tendência de crescimento verificada em 2017, quando obteve 22% de aumento em relação ao previsto para o ano. Investimentos em logística fora da poligonal do Itaqui apontam para esse crescimento. E a movimentação de grãos, que atingiu 7,1 milhões de toneladas em 2017, deve crescer 13% em 2018, fechando o ano com cerca de 8,1 milhões de toneladas.
Com informações da Secap/Gov.do Maranhão 14/01/2018