PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

terça-feira, 19 de junho de 2018

Via Metropolitana é inaugurada hoje e facilita acesso entre Salvador e Litoral Norte

Infraestrutura  🚗  🚌  🚚 

Via Metropolitana é inaugurada e facilita acesso entre Salvador e Litoral Norte.A intervenção, que contou com recursos da ordem de R$ 298 milhões, representa um novo vetor de crescimento para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). “O objetivo é tirar o engarrafamento de Lauro de Freitas, que já é uma cidade grande, com trânsito intenso. A passagem de veículos por dentro do município atrapalhava os moradores de Lauro e quem seguia para Camaçari e localidades do Litoral Norte. 

Da Redação
foto - Manu Dias/GOVBA
Uma nova rodovia, com 11,2 quilômetros de extensão, pela qual devem passar mais de 15 mil veículos por dia. Essas características pertencem à Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas, entregue, oficialmente, pelo Governo do Estado, à população, na manhã desta terça-feira (19).
A intervenção, que contou com recursos da ordem de R$ 298 milhões, representa um novo vetor de crescimento para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). “O objetivo é tirar o engarrafamento de Lauro de Freitas, que já é uma cidade grande, com trânsito intenso. A passagem de veículos por dentro do município atrapalhava os moradores de Lauro e quem seguia para Camaçari e localidades do Litoral Norte. Em determinados horários, a travessia aqui demorava uma hora, um hora e meia para ser concluída. Com a Via Metropolitana, o Governo resolveu esse problema”, afirmou o governador.
Ainda de acordo com ele, a intervenção manteve o verde do local, o que deixou a via ainda mais bonita. “Espero que possamos conservar essa estrada, e que tanto as pessoas de Camaçari quanto de Lauro de Freitas façam um processo de ocupação da via de forma ordenada, para preservarmos esse visual belíssimo. O Governo do Estado está estruturando toda a região metropolitana numa malha viária adequada ao tamanho da Bahia, tirando todo o gargalo que ainda existia, oferecendo conforto e segurança”, concluiu.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a Via Metropolitana, que contorna todo o município de Lauro de Freitas, vai revolucionar a circulação de veículos na região. “Soma-se a outras obras importantes do governo estadual, a exemplo da Cascalheira, Via Atlântica e contorno de Candeias", listou.

Estrutura
Dotada de sete viadutos, quatro pontes, túnel de acesso, canteiro central e uma praça de pedágio, a nova via será mantida pela Concessionária Bahia Norte. "Hoje, para a Concessionária, é um dia muito especial. É uma via muito importante, resultado de um projeto apresentado pelo Estado, e que foi muito bom podermos contribuir para a realização", declarou o diretor-presidente da Bahia Norte, Guilherme Eloy.
O instrutor de autoescola Valderson Cardoso já usou a nova estrada e conta que está muito satisfeito. “O tempo que levava passando por Lauro de Freitas era muito mais demorado. Agora ficou muito mais fácil com essa via alternativa".
Entre os benefícios gerados pela nova rodovia, estão o desafogamento natural do trânsito no Centro de Lauro de Freitas e a redução do tempo gasto entre a capital e o Litoral Norte, que é uma antiga reivindicação de quem trafega pela região.Outro resultado positivo proporcionado pela construção da Via Metropolitana é a criação de um novo acesso a Lauro de Freitas, pela Rua Gerino de Souza. Com a inauguração desta terça, parte do volume de veículos que transitavam pelo sistema viário composto pelo trecho norte da Avenida Luís Viana Filho (Av. Paralela), Avenida Dorival Caymmi e pelo Complexo Dois de Julho, deve migrar para a nova via, aliviando o trânsito no entorno aeroporto.

Preservação e manutenção
No decorrer da execução da obra, animais de inúmeras espécies, bem como 18 mil mudas de plantas nativas foram resgatados. A fim de garantir equilíbrio ambiental, houve a plantação de mais de seis mil mudas, em diferentes pontos do entorno da via.
Além da manutenção, é responsabilidade da Bahia Norte prestar uma série de serviços aos usuários, que inclui atendimento médico de urgência, socorro mecânico e um avançado sistema de operação e monitoramento.
Com informações da Secom BA  19/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito