PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 6 de janeiro de 2018

Gov.BA Rui Costa autoriza ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Salvador

Infraestrutura   🚧

Essa a ação do Governo do Estado coloca Salvador como a capital número um, no Nordeste, em esgotamento sanitário”, enfatizou Rui, que, na ocasião, também entregou 423 títulos de regularização fundiária para moradores do bairro e da região de Alagados, no Subúrbio Ferroviário.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Com os mais de R$ 70 milhões investidos nos últimos dez anos no setor, Salvador passou a ser a capital número um em esgotamento sanitário, afirmou o governador Rui Costa, na manhã deste sábado (6), durante da ordem de serviço autorizando o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade, em evento realiza no Conjunto Habitacional Mangueira III, no bairro de Massaranduba, na Cidade Baixa.
“Nós estamos aumentando a rede de esgoto em Salvador. São mais de R$ 70 milhões em investimentos. Nesses dez anos, praticamente a gente duplicou o esgotamento sanitário na cidade. Essa a ação do Governo do Estado coloca Salvador como a capital número um, no Nordeste, em esgotamento sanitário”, enfatizou Rui, que, na ocasião, também entregou 423 títulos de regularização fundiária para moradores do bairro e da região de Alagados, no Subúrbio Ferroviário.
Com investimentos próprios da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), no valor de cerca de R$ 20 milhões, a o sistema vai contar com a implantação de 8,5 quilômetros de rede coletora e 36,2 quilômetros de ramais prediais, além de mais de 23 mil ligações intradomiciliares.
Com a ação, serão beneficiadas as bacias de esgotamento sanitário de Alto Pituaçu, Aratu, Armação, Alto Camarajipe, Médio Camarajipe, Baixo Camarajipe, Baixo Ipitanga, Baixo Jaguaribe, Baixo Pituaçu, Barra, Calafate, Campinas, Cobre, Comércio, Flamengo, Itapuã, Lobato, Lucaia, Macaco, Mangabeira, Médio Ipitanga, Médio Jaguaribe, Paripe, Península, Periperi, Pernambués, Pituba, Saboeiro e Tripas, beneficiando um total de 58 bairros.
Acompanhando o governador no ato, o titular da Sihs, Cássio Peixoto, disse que a implantação do sistema para a região “reduzirá os índices de ocorrência de doenças que normalmente acontecem quando não existe esgotamento sanitário. Portanto, estamos trazendo mais saúde, mais qualidade de vida para a população de Salvador”.
Com informações da Secom BA  06/01/2018

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Exportações baianas crescem 19% em 2017

Economia  $ $

Em dezembro, as exportações alcançaram US$ 653,4 milhões, superando em 30,9% o resultado obtido em dezembro do ano passado, com destaque para as vendas de algodão, derivados de petróleo, automóveis e petroquímicos.

Da Redação 
foto - ilustração/arquivo
As exportações baianas atingiram US$ 8,1 bilhões em 2017, com crescimento de 19% em relação ao ano anterior. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O resultado apresenta-se melhor do que o observado em 2015 e 2016, mas ainda abaixo do desempenho registrado no período entre 2011/2014, quando as vendas externas baianas alcançaram recorde histórico (US$ 11,3 bilhões em 2012).
Em dezembro, as exportações alcançaram US$ 653,4 milhões, superando em 30,9% o resultado obtido em dezembro do ano passado, com destaque para as vendas de algodão, derivados de petróleo, automóveis e petroquímicos.
No ano, a melhora das vendas externas do estado é resultado da expansão mais forte da atividade global, que se refletiu na expansão em 14,8% do quantum exportado pelo estado; das melhores cotações das commodities, que interrompeu a queda dos preços médios dos produtos exportados, resultando em uma valorização média de 3,7% na pauta; e pela forte recuperação da produção agrícola, estimada em mais de 40%, o que fez aumentar em 67% os embarques de soja, carro chefe das vendas de produtos agrícolas do estado.
As exportações do setor da agricultura foram o destaque principal da pauta em 2017. As vendas do agronegócio baiano subiram 28%, para US$ 3,83 bilhões, com destaque para soja, celulose e algodão. O setor fechou o ano representando 47,5% do total das vendas externas do estado, próximo ao recorde alcançado em 2015 quando a participação alcançou 50,3%.
No setor de manufaturados, cresceram principalmente as exportações de produtos químicos/petroquímicos, que somaram US$ 1,54 bilhão e crescimento de 33,6% e de automóveis - alta de 34% para US$ 620 milhões.
A China continuou sendo o maior comprador de produtos baianos no ano passado. Em 2017, o país asiático comprou US$ 2,13 bilhões da Bahia (26,4% do total), seguida pelos Estados Unidos com US$ 1,08 bilhão (13,4%), pela Argentina com US$ 986,8 milhões (12,2%) e pelos Países Baixos com US$ 564,7 milhões ou o equivalente a 7% das exportações estaduais.

Importações
Com a melhora das expectativas para economia, as importações baianas passaram a registrar crescimento desde agosto, alcançando no ano US$ 7,2 bilhões e crescimento de 17% em relação a 2016. Os desembarques foram puxados pelo crescimento das compras de combustíveis e lubrificantes (29,7%) e bens intermediários (25,9%). O destaque negativo ficou para os bens de capital (recuo de 10,3%), sinalizando um cenário de recuperação ainda lenta e incerta dos investimentos.
O incremento das compras externas no ano deveu-se, além do aumento nas compras de combustíveis, ao incremento em 18,2% do quantum importado, principalmente de matérias-primas como minério de cobre, fertilizantes, e insumos para a indústria química; do aumento das compras de peças e acessórios para indústria automotiva na esteira da melhoria do seu desempenho; e da baixa base de comparação, já que 2016 foi marcado por forte retração da atividade econômica.
A Argélia terminou o ano de 2017 como maior país vendedor para a Bahia. No ano passado, as importações do país africano somaram US$ 1,03 bilhão, basicamente de nafta, seguido pelos Estados Unidos com US$ 832,8 milhões (combustíveis, fertilizantes, químicos e bens de consumo), da Argentina com US$ 727 milhões (automóveis, trigo, malte) e da China com US$ 600,4 milhões (células solares, automóveis, bens de consumo e máquinas e equipamentos).
Com os resultados apurados no ano, a Bahia acumulou um superávit de US$ 867,1 milhões na balança comercial, com a corrente de comércio (soma das exportações e importações) chegando a US$ 15,26 bilhões e crescimento de 18,1% sobre igual período de 2016.
Com informações da Secom BA  05/01/2018

Metrô Xangai expande sua rede para 637km e 387 estações

Transportes sobre trilhos  🚇

O Metrô de Xangai aumentou o tamanho da rede para 637 km com 387 estações, com o inicio da operação da extensão da linha 9 e da nova linha 17,mantendo assim sua posição como a maior rede de metrô do mundo.

David Briginshaw - IRJ
IRJ
O Metro de Xangai começou a operar a extensão da Linha 9 e a nova Linha 17 em 30 de dezembro,  aumentando o tamanho da sua rede para 637 km com 387 estações, mantendo assim sua posição como a maior rede de metrô do mundo.
A extensão da fase 3 de 13,8 km da Linha 9 corre a leste da estrada de Yanggaozhong através da estrada de Jinhai.
A linha 17 é uma linha de 34,7 km parte elevada, parte subterrânea que serve a área ocidental de Xangai e tem 13 estações, das quais sete são subterrâneas. Funciona a partir da estação de alta velocidade Hongqiao, onde se conecta com as linhas 2 e 10, através da Avenida Dianshan para a Terra Oriental. Os trens operarão com intervalos de cinco minutos entre Hongqiao e a Avenida Dianshan durante os períodos de pico, reduzindo para intervalos de oito minutos para a Terra Oriental.
A linha 17 do metrô de Xangai,é a primeira na rede a usar um sistema de operação automatizada de trem  doméstico com funções totalmente automáticas de direção,abertura e fechamento de portas. Os trens possuem um sistema de autodiagnóstico para detectar falhas que devem melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos de manutenção.
Os trens da linha 17 também possuem um sistema de climatização inversor para melhorar o controle de temperatura e a iluminação LED. A área para passageiros com deficiência em cadeiras de rodas está equipada com cintos de segurança.
Fonte - International Railway Journal  05/01/2017

Aeroporto de Paulo Afonso na Bahia receberá novos voos

Transporte aéreo  ✈

O Aeroporto de Paulo Afonso na Bahia passa agora a contar com novos voos semanais: dois para Salvador (BA) e um para Recife (PE).

Portogente
foto - ilustração/arquivo
O terminal, que tem capacidade para receber 600 mil passageiros por ano, inaugurou as novas rotas no dia 24 de dezembro. Caminhões contra incêndio fizeram o batismo de jatos d’água numa aeronave da empresa Azul. Os usuários puderam assistir a uma apresentação da orquestra filarmônica 28 de Julho.
Na véspera da inauguração, o Aeroporto de Paulo Afonso – que tem importância estratégica por dar suporte ao complexo hidrelétrico da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) - completou 45 anos de funcionamento.
O terminal tem espaço para passageiros de 1.510 metros² e pista de pousos e decolagens de 1.800 metros.
Fonte - Portogente  05/01/2018

Licitação para ampliar Linha 1 do metrô de Salvador até Águas Claras sai até o fim do mês

Transportes sobre trilhos  🚇

A informação foi divulgada, nesta quinta-feira, 4, durante a entrega do novo Terminal de Integração Rodoviária, totalmente reformado, pelo governador Rui Costa. Na mesma oportunidade, ele também fez a “entrega simbólica” da requalificação de 11 faixas na avenida Tancredo Neves, no trecho de Pernambués ao Detran.

 A Tarde - RF
foto - ilustração/arquivo
Até o final desse mês, deve ser lançada a licitação para a ampliação da Linha 1 do metrô. O chamado tramo três levará o percurso que, hoje, vai da Lapa a Pirajá, até a região de Águas Claras, onde deverá ser construída a nova rodoviária.
A informação foi divulgada, nesta quinta-feira, 4, durante a entrega do novo Terminal de Integração Rodoviária, totalmente reformado, pelo governador Rui Costa. Na mesma oportunidade, ele também fez a “entrega simbólica” da requalificação de 11 faixas na avenida Tancredo Neves, no trecho de Pernambués ao Detran.
Um dos terminais da Linha 2, que liga Salvador a Lauro de Freitas (Grande Salvador), a estrutura passou a ter 26 câmeras, duas guaritas de controle, escada rolante, elevador na passarela de acesso, sanitários para pessoas com deficiência, posto policial, sala de primeiros socorros e piso tátil.

Investimento
Segundo Rui Costa, foram investidos recursos da ordem de R$ 7 milhões na reforma do terminal de integração, por onde passam aproximadamente 33,5 mil passageiros por dia, além de transitarem 66 linhas de ônibus urbanos e cinco metropolitanas.

Pituaçu
O governador antecipou, ainda, que o governo deverá concluir as obras do terminal de Pituaçu até a primeira semana de fevereiro. “Não apenas o terminal, mas todo aquele trecho que inclui o início da avenida Gal Costa”, assegurou o mandatário.
Até o fim deste mês, deverá ser entregue a passarela que faz a ligação da Estação Rodoviária do Metrô com o terminal de ônibus. Com 700 metros de comprimento, por 8,8 metros de largura, a estrutura terá 27 câmeras, além de quatro escadas rolantes inteligentes.

Sistema viário
O sistema viário iniciado no final da avenida Paralela, que incluiu a construção de uma pista para fazer ligação direta com a avenida ACM, custou cerca de R$ 25 milhões. A obra foi realizada para viabilizar a implantação de três estações de metrô no trecho de Pernambués ao Detran.
A intervenção incluiu a ampliação de parte da avenida Tancredo Neves, em frente à Rodoviária, que passou de seis para 11 faixas. Ao todo, foram 65 mil metros quadrados de pavimentação do asfalto, contenção, drenagem e sinalização.
“O sistema viário vai do Shopping Salvador até o Detran. No trecho da rodoviária, aumentamos de seis para 11 faixas”, detalhou. “Nunca mais esse ponto, que era considerado um nó no trânsito, travou. Não só por causa do metrô, mas devido à ampliação das vias”, completou.
O governador comentou, ainda, a recente liberação do empréstimo obtido junto ao Banco do Brasil de R$ 600 milhões. “Vai ser investido, sobretudo, em estradas no interior do estado. Outra parte em escolas, duas delas em Salvador”, antecipou.
Fonte - Revista Ferroviária  04/01/2018

VLT de Sobral no Ceará registra crescimento do número de passageiros

Transportes sobre trilhos  🚄

As recentes iniciativas para a redução da tarifa e os avanços operacionais realizados em 2017 explicam o crescimento da demanda. Com a implantação da operação comercial, em dezembro de 2016, o horário de funcionamento foi ampliado e agora o VLT funciona de 5h30 às 23h. 

Metrofor
Divulgação/Metrofor
O VLT de Sobral registrou aumento de 12,15% no número de passageiros no segundo semestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 307.702 pessoas transportadas de julho a dezembro de 2017, em comparação com 274.361 passageiros no mesmo período de 2016.
As recentes iniciativas para a redução da tarifa e os avanços operacionais realizados em 2017 explicam o crescimento da demanda. Com a implantação da operação comercial, em dezembro de 2016, o horário de funcionamento foi ampliado e agora o VLT funciona de 5h30 às 23h. Logo em seguida, os passageiros passaram a dispor de descontos na aquisição de pacotes de tarifa. Em setembro do ano passado, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos e a Prefeitura de Sobral, conveniadas, conseguiram reduzir a tarifa, de R$ 3 para R$ 1.
A partir dessa redução, o número de passageiros aumentou mês a mês. De agosto para setembro, o aumento foi 114%. De setembro pra outubro, o número de passageiros aumentou 101%. Atualmente, por dia útil, aproximadamente 3,700 pessoas utilizam o equipamento.
O VLT de Sobral é formado por duas linhas (Sul e Norte) que passam pelos principais bairros e regiões da cidade. Juntas, as duas linhas formam 13,9 quilômetros de extensão e possuem 12 estações. Os horários das viagens nas duas linhas do VLT de Sobral podem ser consultados no site do Metrofor (metrofor.ce.gov.br).
Fonte - Metrofor  04/01/2018

Percentual de famílias endividadas sobe de 59% para 62,2%

Economia  $ $

As famílias inadimplentes, isto é, com dívidas ou contas em atraso, ficaram em 25,7% em dezembro, acima dos 24% de dezembro de 2016. Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar as suas contas ou dívidas em atraso ficou em 9,7%, acima dos 9,1% de dezembro de 2016.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O percentual de famílias brasileiras com dívidas fechou 2017 em 62,2%, acima dos 59% de 2016. Os dados, registrados em dezembro, são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada hoje (5) no Rio de Janeiro.
As famílias inadimplentes, isto é, com dívidas ou contas em atraso, ficaram em 25,7% em dezembro, acima dos 24% de dezembro de 2016. Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar as suas contas ou dívidas em atraso ficou em 9,7%, acima dos 9,1% de dezembro de 2016.
A proporção de famílias que disseram estar muito endividadas ficou em 14,6%, mesmo resultado de dezembro de 2016. O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 64,3 dias em dezembro de 2017, superior aos 63,8 dias do mesmo período do ano anterior.
Para 76,7% das famílias que possuem dívidas, o cartão de crédito permanece como a principal forma de endividamento, seguido de carnês (17,5%) e financiamento de carro (10,9%).

Comparação com novembro
O percentual de famílias endividadas em dezembro (62,2%) manteve-se estável em relação a novembro, depois de cinco altas mensais consecutivas.
Os inadimplentes passaram de 25,8% em novembro para 25,7% em dezembro. Já as famílias sem condições de pagar as dívidas em atraso caíram de 10,1% em novembro para 9,7% em dezembro.
Fonte - Agência Brasil  05/01/2018

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Investimentos do governo baiano somam R$ 2,65 bilhões em 2017

Política  👀

O investimento teria sido ainda maior se o empréstimo de R$ 600 milhões do Banco do Brasil, cujo contrato foi assinado em agosto, tivesse sido liberado a tempo, lembra o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório. Transferidos para o Estado apenas no dia 28 de dezembro, os recursos do empréstimo serão investidos em 2018.

Da Redação
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O governo baiano investiu em 2017 um total de R$ 2,65 bilhões em obras e ações que beneficiam diretamente a população em todo o estado, em áreas como infraestrutura rodoviária, hídrica e urbana, mobilidade, saúde, educação e segurança.
Vitório ressalta que, mesmo com o cenário de estagnação da economia, todo o trabalho empreendido para manter o equilíbrio fiscal surtiu resultado: de acordo com a área financeira da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), recursos próprios (R$ 1,3 bilhão) e saldos de operações de crédito contraídas pelo Estado (R$ 505 milhões) predominaram amplamente entre as fontes de recursos para os investimentos realizados, somando R$ 1,8 bilhão.
O secretário lembra ainda que a Bahia permanece entre os poucos estados brasileiros que continuam pagando os servidores rigorosamente em dia, incluindo o 13º salário, quitado dentro do cronograma, no último dia 20. A Bahia também segue honrando os compromissos com os fornecedores, e mantém a máquina pública operando normalmente a despeito dos efeitos da crise econômica que ainda persistem.

Arrecadação e controle de gastos
“Fizemos um grande esforço de arrecadação, que envolveu o empenho dos servidores da Fazenda estadual, a modernização do fisco e o combate à sonegação”, afirma o secretário, destacando a intensificação das ações do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que reúne a Sefaz-BA, o Ministério Público estadual (MPBA), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Em outra frente, o governo manteve o controle dos gastos, sob a coordenação da Sefaz-BA. As iniciativas de qualificação do gasto público totalizaram uma economia real de R$ 1,2 bilhão desde 2015, por meio de ações como o monitoramento dos gastos com o custeio da máquina pública, incluindo contratação de prestadores de serviços e aquisição de material de consumo.

Destaques
Entre os principais exemplos de investimentos do governo estadual em 2017 estão a expansão do metrô, que encerrou o ano de 2017 realizando as primeiras viagens de teste à Estação Aeroporto, as vias estruturantes em Salvador, a construção e a recuperação de estradas em todo o estado, além da implantação de obras de segurança hídrica que minimizam os efeitos da seca.
Destaque ainda para os hospitais regionais do Cacau e da Chapada e as policlínicas regionais, a renovação da frota da Segurança Pública e a implantação dos distritos integrados de segurança no interior, e, na educação, a reforma de escolas, a implantação de escolas culturais e quadras cobertas.
Fonte - Secom BA  04/01/2018

Expansão ferroviária chinesa mostra eficiência do Estado como motor do desenvolvimento

Transportes sobre trilhos  🚅

A China investiu 801 bilhões de yuans (cerca de 123 bilhões de dólares) em projetos ferroviários e pôs em operação 3,03 mil quilômetros de novas vias ferroviárias em 2017, superando suas metas anuais de investimento de 800 bilhões de yuans e 2,1 mil quilômetros de novas ferrovias, de acordo com a Corporação de Ferrovias da China.

Carta Maior
foto - ilustração/arquivo
A China cumpriu suas metas anuais de aumento do investimento ferroviário em 2017 uma vez que as autoridades continuaram promovendo a construção de vias ferroviárias.
A China investiu 801 bilhões de yuans (cerca de 123 bilhões de dólares) em projetos ferroviários e pôs em operação 3,03 mil quilômetros de novas vias ferroviárias em 2017, superando suas metas anuais de investimento de 800 bilhões de yuans e 2,1 mil quilômetros de novas ferrovias, de acordo com a Corporação de Ferrovias da China.
Até o fim de 2017, a quilometragem total de vias ferroviárias em operação da China chegou a 127 mil quilômetros. As ferrovias de alta velocidade chegaram a 25 mil quilômetros, em comparação com os 22 mil quilômetros no fim de 2016.
O crescimento dos projetos de construção ferroviária teve lugar em um momento em que o país está sofrendo a constante desaceleração do crescimento do investimento em ativos fixos.
Nos primeiros 11 meses de 2017, o investimento em ativos fixos cresceu 7,2% anualmente, menos que o 8,3% registrado no mesmo período de 2016.
A China investirá com firmeza em desenvolvimento do transporte este ano, o mesmo nível que em 2017, disse o ministro de Transporte Li Xiaopeng no fim de dezembro, ao se referir à principal meta de transporte para 2018.
Nos próximos três anos, o transporte terá um maior papel para erradicar a pobreza e obter um desenvolvimento mais ecológico e seguro, de acordo com Li.

Trens de alta velocidade em 2025
As ferrovias de alta velocidade da China somarão 38 mil quilômetros até 2025, ante os 25 mil no final de 2017, disse o operador ferroviário.
As ferrovias do tipo em operação no país respondiam por 66,3% do total mundial no final de 2017, disse Lu Dongfu, gerente-geral da China Railway Corporation.
O operador pretende construir 4 mil quilômetros de trilhos este ano, 3,5 mil dos quais serão de alta velocidade.
A rede ferroviária do país atingirá 175 mil quilômetros até 2025, comparadas com 127 mil no final do ano passado.
Em 2017, um total de 3,04 bilhões de viagens de passageiros foi feito de trem, aumento de 9,6% em termos anuais. Mais de 56% das viagens foram feitas nas ferrovias de alta velocidade.
Cerca de 70% das passagens são vendidas online e mais de 70% dos negócios de cargas são realizados online.
A velocidade mais alta dos trens-bala aumentou para 350 km/h, quando os trens-bala Fuxing (“rejuvenescimento”) começaram operação entre Beijing e Shanghai em 21 de setembro de 2017.
O Fuxing representa uma melhora significativa dos trens-bala anteriores conhecidos como Hexie (“harmonia”). Completamente projetado e fabricado na China, o Fuxing tem mais espaço e é mais eficiente em energia, com uma vida útil mais longa e uma confiabilidade melhor.
No ano passado, 3,6 mil viagens de trens de carga foram feitas entre a China e as cidades europeias, ultrapassando os seis anos anteriores juntos, disse Lu.
Fonte - Revista Ferroviária  03/01/2018

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Embraer: uma polêmica no ar

Ponto de Vista 

A notícia de que a Embraer pode ser vendida para uma empresa dos Estados Unidos acendeu um rastilho de pólvora. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região já enviou carta ao presidente Michel Temer, cobrando um posicionamento oficial e contrário a qualquer tipo de transação que represente a transferência de controle acionário da Embraer à norte-americana Boeing.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
O ano de 2018 já inicia com uma polêmica que promete ganhar os céus do País. A notícia de que a Embraer pode ser vendida para uma empresa dos Estados Unidos acendeu um rastilho de pólvora. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região já enviou carta ao presidente Michel Temer, cobrando um posicionamento oficial e contrário a qualquer tipo de transação que represente a transferência de controle acionário da Embraer à norte-americana Boeing.
A entidade promete fazer uma campanha nacional contra essa venda - é ver para crer. E por sua reestatização, é ver para crer mais ainda.
Segundo o sindicato, a venda da Embraer, total ou parcial, representa a entrega de uma empresa estratégica para o País e de um patrimônio público que vem sendo construído há 48 anos pelos trabalhadores brasileiros.
Desde 1999, o sindicato diz que vem denunciando o processo de desnacionalização iniciado pela Embraer. Na época, um consórcio francês liderado pelas empresas Aérospatiale Matra, Dassault Aviation, Thomson-CSF e Snecma tinha a intenção de comprar 20% das ações da Embraer. Os planos não se concretizaram porque o governo se posicionou contra.
É incrível como alguns sindicatos ainda cismam viver de aparências. Será mesmo que os metalúrgicos da fábrica da Embraer realmente estão mobilizados e conscientizados em defesa da empresa e contra a venda, e mais ainda pela sua reestatização? Será que vai rolar essa tal campanha nacional?
Ou, mais uma vez, se perderá o "bonde da história"? E isso não significa apoiar ou não a venda da Embraer, trata-se apenas de mostrar que a atuação política de qualquer segmento social precisa ter como base verdades.
Fonte - Portogente  03/01/2018

Gov. Rui Costa entrega novo terminal de ônibus urbano da Rodoviária totalmente reformado

Mobilidade  🚏 <> 🚇

O terminal localizado na Avenida Tancredo Neves é parte integrante da Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.O projeto do terminal teve seu padrão arquitetônico completamente alterado, criando um espaço mais amplo e com melhor acessibilidade para o usuário.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Na manhã desta quinta-feira (4),o governador Rui Costa fez a entrega da reforma e readequação do Terminal de Integração Rodoviária e Sistema Viário Trecho Pernambués/Detran, por onde circulam os ônibus urbanos. O terminal localizado na Avenida Tancredo Neves é parte integrante da Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
O projeto do terminal teve seu padrão arquitetônico completamente alterado, criando um espaço mais amplo e com melhor acessibilidade para o usuário. A nova cobertura, maior do que a original, propicia uma maior área proteção contra o sol e a chuva e, consequentemente, mais conforto ao usuário. As telhas metálicas são apoiadas em pórticos metálicos instalados na plataforma do terminal. O piso da plataforma foi substituído por granito, além da adição de piso podo-tátil, o que garantirá a devida acessibilidade no terminal e maior durabilidade ao piso.
Além disso, para maior segurança do usuários e funcionários, foram instaladas 26 câmeras de alta resolução e, nos ambientes internos, câmeras do tipo mini dome. Nos demais ambientes foram instaladas câmeras fixas do tipo Box.
Com informações da Secom BA  03/01/2018

Quo vadis, educationem?

Ponto de Vista  📖

No âmbito da educação superior, os ataques à universidade se intensificam. Fato é que no sistema capitalista, nada é de graça. A Folha de S. Paulo insiste na privatização do ensino superior paulista, com explícito editorial “Gratuidade ilusória” publicado em 26/12, sem fazer um comparativo sobre o que as universidades atendem diretamente à população, especialmente por meio de seus hospitais, e o quanto sua autonomia é responsável pelas pesquisas científicas de ponta.

Adilson Roberto Gonçalves* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Os dados do Enem anunciados no final do ano apenas corroboram a falácia e a falência do ensino público estadual em São Paulo, ao contrário do que o governador anda propalando. Também mostram que o governo federal insiste, mais uma vez, em não divulgar os dados das escolas federais, que têm mostrado desempenho semelhante ao das escolas particulares, um modelo implantado pelos governos petistas.
No âmbito da educação superior, os ataques à universidade se intensificam. Fato é que no sistema capitalista, nada é de graça. A Folha de S. Paulo insiste na privatização do ensino superior paulista, com explícito editorial “Gratuidade ilusória” publicado em 26/12, sem fazer um comparativo sobre o que as universidades atendem diretamente à população, especialmente por meio de seus hospitais, e o quanto sua autonomia é responsável pelas pesquisas científicas de ponta. É paga com o dinheiro de impostos, e não deve ser regida por uma elite retrógrada, tanto é que evoluiu ao longo dos últimos anos com políticas de acesso mais inclusivas. O patrimônio público não pode ser privatizado para se manter de acesso a todos com excelência em ensino, pesquisa e extensão, ainda que com muitas falhas.
Articulistas têm debatido a questão universitária e Hélio Schwartman fez um digressão sobre a política de cotas. Gosto dele pela sua franqueza, ainda que não concorde com tudo o que escreve. A política de cotas não pode ser entendida apenas pelo viés econômico imediato, como ele fez em seu artigo “Precisamos falar de cotas”, de 16/12. É uma forma muito tímida de propiciar um pequeno abatimento em nossa dívida social histórica, ainda que não reconhecida por parte significativa da população.
Como contraponto, declaro total apoio ao artigo dos estudantes Gabriel Beré, Marianna Dias e Sérgio Kobayashi em defesa da “Universidade pública, gratuita e de qualidade” publicado naquele mesmo jornal em 29/12. A sanha privatista é ávida porque o mercado educacional é de bilhões de reais. O que não se defende é a existência de um sistema privado de educação de qualidade, paralelo ao público, como ocorre em outros países, Estados Unidos, por exemplo. O empresário brasileiro é o mais letárgico quando se fala em inovação e riscos, deixando a iniciativa para o governo e depois se aproveita da estrutura pronta e consolidada. Assim foi com as telecomunicações e está sendo com a energia. Querem, agora, a educação.
*Adilson Roberto Gonçalves, doutor em química pela Unicamp, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador no IPBEN da Unesp - Rio Claro - SP
Fonte - Portogente  03/01/2018

VLT de Fortaleza ramal Parangaba/Mucuripe,inicia operação experimental em mais um trecho

Transportes sobre trilhos  🚄

A operação experimental, entre as estações Borges de Melo e São João do Tauape,do VLT Ramal Parangaba/Mucuripe teve início no último dia 28/12. Nesta fase, o trem circula apenas em testes, sem passageiros. 

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
O VLT Ramal Parangaba/Mucuripe iniciou, no último dia 28/12, a operação experimental, entre as estações Borges de Melo e São João do Tauape. Nesta fase, o trem circula apenas em testes, sem passageiros. “É uma etapa de ajustes, em que a linha férrea vai ser alinhada e nivelada para que o VLT possa circular depois com os passageiros, com toda segurança”, disse o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, que acompanhou a primeira viagem do VLT nesse percurso. Em paralelo, ainda em janeiro, serão concluídos os demais serviços no trecho, tais como drenagem, proteção da faixa de domínio, calçadas, arruamento, paisagismo e limpeza.
Junto com o Coordenador de Transportes e Obras da SEINFRA, André Pierre, além de engenheiros e representantes do Consórcio Construtor, o Secretário desembarcou na Estação São João do Tauape, que está em fase de conclusão, após percorrer o trecho de 1,8 km, cruzando parte do Bairro de Fátima, na altura da Comunidade Aldaci Barbosa, e utilizando o elevado sobre a Av. Aguanambi e nova ponte sobre o Riacho São João do Tauape. “O VLT é prioridade para o Governador Camilo Santana. Este trecho em particular, da Borges de Melo até o Mucuripe, teve que ser relicitado. Hoje, após três meses do reinício, é possível se constatar claramente o bom ritmo das obras, que está sendo tocada em várias frentes”, comemora o Secretário.
O chamado trecho 2, que liga as Estações Parangaba e Borges de Melo, está em Operação Assistida, com transporte de passageiros e sem cobrança de tarifa, circulando de segunda a sexta-feira, de 6h ao meio-dia.
Fonte - Metrofor  02/01/2018

China construirá mais de 3.500 km de trilhos de trem-bala em 2018

Transportes sobre trilhos  🚄

As ferrovias de alta velocidade da China somarão 38 mil quilômetros de extensão até 2025. A China vai construir 4 mil quilômetros de trilhos este ano, 3.500 dos quais serão de alta velocidade.Segundo Lu Dongfu, a Ferrovia Chinesa utilizou tecnologias avançadas na construção dos trilhos de trem-bala.

China Rádio Internacional - RF
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Foi realizada ontem em Beijing a conferência de trabalho da Ferrovia Chinesa. Segundo o gerente-geral da empresa, Lu Dongfu, o investimento fixo nas ferrovias da China atingiu 801 bilhões de yuans em 2017. A China concluiu 3.038 quilômetros de linhas ferroviárias no ano passado e construirá mais 3.500 quilômetros em 2018.
As ferrovias de alta velocidade da China somarão 38 mil quilômetros de extensão até 2025. A China vai construir 4 mil quilômetros de trilhos este ano, 3.500 dos quais serão de alta velocidade.
Segundo Lu Dongfu, a Ferrovia Chinesa utilizou tecnologias avançadas na construção dos trilhos de trem-bala.
“Temos uma tecnologia completa de nível mundialmente avançado em construção de projeto, manufatura de equipamentos e administração de funcionamento. A velocidade do trem-bala Fuxing atingiu 350 km/h. Conseguimos concluir os projetos em áreas de complexas condições geográficas, como a linha Lanzhou-Chongqing e a linha Xi’na-Chengdu.”
Em 2017, foi realizado de trem um total de 3,04 bilhões de viagens de passageiros, aumento de 9,6% em termos anuais. Mais de 56% das viagens foram feitas nas ferrovias de alta velocidade. Cerca de 70% das passagens são vendidas online e mais de 70% dos negócios de cargas são realizados online.
O Fuxing representa uma melhora significativa dos trens-bala anteriores, conhecidos como Hexie. Completamente projetado e fabricado na China, o Fuxing tem mais espaço e possui consumo mais eficiente de energia, com uma vida útil mais longa e uma melhor confiabilidade.
Para Lu Dongfu, a China vai investir mais dinheiro em 2018 para elevar a qualidade da construção ferroviária e oferecer melhores serviços aos passageiros.
“O investimento no setor ferroviário do país vai atingir 732 bilhões de yuans. A China vai construir 4 mil quilômetros de trilhos este ano, 3.500 dos quais serão de alta velocidade.”
Segundo Lu Dongfu, até 2020, a China vai ter uma rede ferroviária mais moderna e avançada.
“Até 2020, a rede ferroviária da China será a maior e mais moderna do mundo com uma estrutura mais aperfeiçoada, eficácia mais elevada e função mais abrangente. As linhas ferroviárias serão interligadas com outros meios de transporte, formando uma rede de transporte que cobrirá todas as cidades do país com população superior a 200 mil pessoas.”
Fonte - Revista Ferroviária  03/01/2018

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Rui Costa(BA) é o governador que mais cumpriu promessas, aponta G1

Política  👀

De acordo com levantamento nacional divulgado pelo portal G1, nesta terça-feira (2), Rui Costa continua sendo o governador que mais cumpriu as metas de gestão entre os anos de 2015 e 2017 . Em três anos, ele executou 68 medidas, total ou parcialmente, o que corresponde a 59,13% do total prometido na campanha eleitoral de 2014

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Rui Costa continua sendo o governador que mais cumpriu as metas de gestão entre os anos de 2015 e 2017, de acordo com levantamento nacional divulgado pelo portal G1, nesta terça-feira (2). Em três anos, ele executou 68 medidas, total ou parcialmente, o que corresponde a 59,13% do total prometido na campanha eleitoral de 2014. O G1 se baseou no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em entrevistas e debates.
O desempenho de Rui o coloca à frente de todos os outros governadores quando analisadas as promessas totalmente cumpridas. Com 47 ações totalmente executadas, Rui está à frente dos governadores de São Paulo (34 promessas cumpridas), Goiás (26), Maranhão (22) e Piauí (21). A média nacional de execução total das promessas, ainda de acordo com o portal G1, é de 32%. O desempenho de Rui o coloca 8% acima da média nacional, com 40,86% das 115 promessas totalmente executadas até 31 de dezembro de 2017.
Com informações da Secom BA  02/01/2018

O pior Natal brasileiro de todos os tempos

Ponto de Vista  🔍

Mais do que milhões de desempregados e subempregados tem sofrido, mais do que centenas de milhares de trabalhadores tem perdido em renda e perspectiva de vida, mais do que o povo tem enfrentado com insegurança generalizada, mais que tudo isso tivemos a tragédia de caminhar para o fim de um ano sem ter a menor ideia do que pode acontecer no próximo. 

José Carlos de Assis* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Este é o pior Natal de todos os tempos na história do país. Mais do que milhões de desempregados e subempregados tem sofrido, mais do que centenas de milhares de trabalhadores tem perdido em renda e perspectiva de vida, mais do que o povo tem enfrentado com insegurança generalizada, mais que tudo isso tivemos a tragédia de caminhar para o fim de um ano sem ter a menor ideia do que pode acontecer no próximo. A indefinição começa pela atitude já prenunciada pelo tribunal federal de Porto Alegre, politicamente enviesada no sentido de impedir a candidatura de Lula.
É evidente que esse não será ainda o começo da guerra civil. A guerra civil vai começar quando os resultados da política de Meirelles/Temer mostrarem de forma plena seus frutos malignos. Alguma coisa já se percebe como conseqüência da aplicação da lei trabalhista: dezenas de milhares de trabalhadores são despedidos em larga escala para se converterem em pessoas jurídicas e com isso serem obrigados a se filiar a alguma previdência privada comandada pelo sistema bancário.
O grau de torpeza social desse processo se revela quando examinamos essas demissões e estímulo ao subemprego em confronto com a situação econômica do país. Não importa quanto dinheiro de propaganda o Governo despeje na grande mídia, especialmente na Globo, pois continuamos em forte contração. Se fosse numa situação normal de flutuação de crescimento, o desemprego poderia ser tomado como um desconforto casual. Na depressão, é um fenômeno permanente, pois há uma tremenda barreira para o re-emprego.
O mais grave é que seja no Executivo, seja no Legislativo, não há iniciativas reais para enfrentar e reverter o desemprego. O Presidente gasta praticamente todo o seu tempo entre Brasília e São Paulo para se livrar de acusações públicas de corrupção, e toma o resto de tempo para vender aos parlamentares da base a reforma da Previdência. É possível que algum idiota, ou pessoa extremamente mal informada, acredite nas suas prédicas cansativas com a alegação hipócrita de que a reforma é para combater privilégios.
Do meu ponto de vista, a primeira obrigação de qualquer governo numa democracia é combater o desemprego e promover o pleno emprego. Isso foi uma das minhas teses de pós-graduação, sob o título “Trabalho como Direito”, no longínquo 1984. Partindo da constatação de que as bases da democracia moderna, especialmente nas revoluções americana e francesa, colocaram como fundamental para a convivência social e a liberdade civil o direito à propriedade privada, vinha logo a pergunta: e quem não tem propriedade, como fica?
Desconsiderando-se a solução marxista para o problema (socialização dos meios de produção), é politicamente inevitável concluir que, numa democracia moderna, ao direito de propriedade privada deve corresponder o direito ao trabalho remunerado. É claro que esse direito difuso não pode ser um dever do setor privado isoladamente. É um dever do Estado. Cabe ao Estado promover políticas econômicas que assegurem a conquista do pleno emprego, ou pelo menos o que diz a legislação norte-americana, o emprego máximo.
Isso não é difícil. Keynes, o maior economista do século XX, reconheceu a inevitabilidade do ciclo econômico – expansões seguidas de recessão – e propôs uma teoria original para regular o ciclo e promover o pleno emprego. O presidente Roosevelt enfrentou com eficácia a Grande Depressão dos anos 30, assim como Hjalmar Schacht, o braço econômico de Hitler, responsável pela recuperação do poderio industrial alemão. Temos, pois, duas alternativas, ambas eficazes economicamente: ou a de Roosevelt, ou a de Hitler!
Prefiro a de Roosevelt. Mas vejo o país caminhar para a de Hitler. A série de ajustes impostos ao país nos últimos três anos é do mesmo tipo da que o que o chanceler Brunning impôs na Alemanha em 1930 e 1931. No começo eram 12 deputados nazistas. No fim mais de 200. Vendo Meirelles buscando espaço de candidato na televisão com seus esgares vampirescos e sua fraseologia hipócrita de Goebbels, imagino como o país, preocupado exclusivamente em cortar gastos, pode superar seus gigantescos problemas de emprego no próximo ano.

P.S. Atendendo ao apelo do senador Roberto Requião, vamos todos ao Forum Social Mundial Extraordinário do dia 24 em Porto Alegre.

*José Carlos de Assis, economista, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor de Economia Internacional na Universidade Estadual da Paraíba e autor de mais de 20 livros sobre economia política. Artigo publicador, originalmente, no site da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet)
Fonte - Portogente  02/01/2018

Viagem de trem em João Pessoa atrai turistas no primeiro dia útil de 2018

Transportes sobre trilhos  🚄

Um grande número de turistas decidiu pelo VLT para conhecer as praias do litoral Norte no primeiro dia útil de 2018. A procura de economia e comodidade, eles seguem a procura de muito sol e mar e curtir as férias no Estado em que sol nasce primeiro. 

CBTU
Divulgação/CBTU
Uma viagem agradável, confortável e rápida. Um grande número de turistas decidiu pelo VLT para conhecer as praias do litoral Norte no primeiro dia útil de 2018. A procura de economia e comodidade, eles seguem a procura de muito sol e mar e curtir as férias no Estado em que sol nasce primeiro. Hoje pela manhã, muitos passageiros embarcaram nos trens que os levaram para a cidade de Cabedelo, onde se situa a estação terminal do sistema de trens urbanos de João Pessoa, a 18km da capital.
“Os trens hoje estão mais modernos e confortáveis e como eles são climatizados e bem mais baratos é uma excelente opção de locomoção”, afirma Celina Lemos, turista carioca que veio passar o réveillon em João Pessoa. Outros turistas asseguraram que a opção pelo trem é o saudosismo. “Viajar de trem tem o seu lado bucólico e mesmo com a modernidade a gente se sente bem ao atestar que, apesar das dificuldades, o transporte ferroviário continua vivo em nosso país”, revela o economista goiano, Sérgio Antunes.
Em todas as estações o volume de usuários superou as expectativas e não deu outra: trens lotados. Nesse período, a CBTU registra a chegada de novos passageiros no sistema. Eles vêm para conhecer o VLT de João Pessoa, um dos mais conceituados do país e desfrutar de uma viagem agradável, com paisagens incríveis. O trem transporta muita gente com destino às famosas praias de Intermares, Jacaré, Poço, Camboinha e Formosa, em Cabedelo; Costinha, Fagundes, praia de Campina e Pontinha, em Lucena e Forte Velho, em Santa Rita.
Fonte - CBTU  02/01/2018

Mais de mil automóveis foram queimados na França na noite da virada

Internacional  🚗

O número de automóveis queimados durante a noite de virada do ano novo na França foi de 1031, superando o indicador do ano passado, informou o Ministério do Interior da França.

Sputnik
Sputnik
"Como todos os anos, observamos alguns tumultos: 1031 automóveis foram incendiados… Esse indicador é menor, do que em 2012 e 2013 — 1193 e 1067, mas um pouco superior ao indicador do ano passado —935", informou um comunicado do órgão, publicado neste segunda-feira.
A polícia destacou ter detido 510 pessoas durante o réveillon, também um número superior ao do ano passado, que foi de 454 pessoas.
Durante o cumprimento de suas funções, oito policiais e três militares ficaram feridos. No total, segundo a informação do ministério, 140 mil policiais, guardas, militares e bombeiros trabalharam na noite da virada do ano para garantir a ordem pública.
Fonte - Sputnik  01/01/2018

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

França proíbe extração de petróleo em todos os seus territórios

Sustentabilidade 

Não serão concedidas novas licenças para perfuração de poços de petróleo no mar, extrair combustíveis fósseis e nenhuma licença existente será renovada além de 2040, quando toda a produção na França continental e seus territórios ultramarinos serão interrompidas.

Ambiente Energia

O parlamento da França passou a proibir a produção de petróleo e gás até 2040, um gesto em grande parte simbólico, uma vez que o país depende de 99% das importações de hidrocarbonetos.
Na votação apenas o partido republicano de direita se opôs, enquanto os legisladores de esquerda se abstiveram.
Não serão concedidas novas licenças para perfuração de poços de petróleo no mar, extrair combustíveis fósseis e nenhuma licença existente será renovada além de 2040, quando toda a produção na França continental e seus territórios ultramarinos serão interrompidas.
A parlamentar socialista Delphine Batho disse que esperava que a proibição fosse “contagiosa”, inspirando produtores maiores a seguir o exemplo.
A França extrai o equivalente a cerca de 815 mil toneladas de petróleo por ano – uma quantidade produzida em poucas horas pela Arábia Saudita.
Mas o presidente centrista, Emmanuel Macron, quer que a França tome a liderança como uma grande economia mundial que se desloca dos combustíveis fósseis – e da indústria nuclear – para fontes renováveis.
Seu governo planeja parar a venda de carros a diesel e a gasolina até 2040 também.
Acima de tudo, a proibição afetará as empresas que procuram petróleo no território francês da Guiana na América do Sul, ao mesmo tempo que proíbe a extração de gás de xisto por qualquer meio – sua extração por fracking foi banida em 2011.
Fonte - Revista Amazônia  01/01/2018

domingo, 31 de dezembro de 2017

Justiça penhora arrecadação dos ônibus do Rio para pagar salários atrasados

Transportes  🚌

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Urbano (Sintraurb) diz que os funcionários de várias empresas de ônibus cariocas estão com salários atrasados e não receberam até agora o 13º salário.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

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O plantão Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) determinou a penhora de toda arrecadação deste domingo (31) das empresas de ônibus da cidade do Rio para o pagamento de salários e benefícios atrasados de funcionários das companhias. A decisão foi tomada pelo desembargador Gustavo Tadeu Alkmim.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Urbano (Sintraurb) diz que os funcionários de várias empresas de ônibus cariocas estão com salários atrasados e não receberam até agora o 13º salário.
Os trabalhadores já haviam, inclusive, decidido fazer uma greve hoje. A paralisação, no entanto, fora suspensa por decisão do desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes, também do plantão Judiciário.
Evandro Lopes considerou a realização da greve abusiva, pois foi marcada para ocorrer justamente durante a festa da virada de ano, quando milhões de pessoas se deslocam para Copacabana.
A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do RioÔnibus, o sindicato das empresas de ônibus do Rio de Janeiro, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
Fonte - Agência Brasil 31/12/2017