PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 23 de dezembro de 2017

Venezuela declara 'persona non grata' e expulsa embaixador brasileiro do país

Internacional  👀

A decisão foi anunciada pela presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy Rodríguez.A presidente da Assembleia Nacional Constituinte, ao responder aos jornalistas sobre o caso brasileiro, argumentou que no Brasil houve um processo de golpe e a restrição a partidos pequenos na participação das eleições.

Sputnik
foto - ilustração
A Venezuela anunciou neste sábado (23) a expulsão do embaixador do Brasil, Ruy Carlos Pereira, do país. A decisão foi anunciada pela presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy Rodríguez.
"No âmbito das competências da Assembleia Nacional Constituinte, em que está justamente a soberania, nas nossas bases de comissão, decidimos declarar 'persona non grata' o encarregado de negócios do Canadá, e declarar 'persona non grata' o embaixador do Brasil, até que se restitua o fio constitucional que o governo de fato vulnerou, no caso deste país-irmão", declarou Rodríguez em comunicado transmitido pelo canal de televisão estatal VTV.
A presidente da Assembleia Nacional Constituinte, ao responder aos jornalistas sobre o caso brasileiro, argumentou que no Brasil houve um processo de golpe e a restrição a partidos pequenos na participação das eleições."O caso a que você se refere, especificamente, do Brasil, neste ano, depois do golpe de estado que houve no Brasil, contra a presidente Dilma Rousseff, foi aprovada no Congresso a chamada cláusula de barreira, que impede justamente que partidos pequenos possam ter participação eleitoral", disse Rodríguez a jornalistas
Ela acrescentou que "a chancelaria venezuelana fará os trâmites para iniciar este processo declaratório de 'persona non grata'".
Além do diplomata brasileiro, também foi declarado como "persona non grata" o embaixador do Canadá por sua suposta interferência nos assuntos internos da Venezuela.
“Nós decidimos declarar ‘persona non grata’ o encarregado de negócios do Canadá, por sua intromissão permanente e insistente, grosseira e vulgar nos assuntos internos de Venezuela, apesar de a chancelaria venezuelana, e não é de agora, durante anos tem feito chamados de atenção para que se respeite a convenção sobre relações diplomáticas. Persistentemente, [ele] faz declarações, faz uso do Twitter, para pretender dar ordens à Venezuela”, declarou.
Fonte - Sputnik  23/12/2017

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Estação Aeroporto do Metrô de Salvador está prevista para começar operar em Fevereiro de 2018

Transportes sobre trilhos  🚇

Com o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô.Com a Estação Aeroporto, o sistema metroviário contará com 33 km de extensão, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus

Da Redação
foto -  Carol Garcia/GOVBA
A linha 2 do metrô, que vai ligar a Região Metropolitana de Salvador ao Centro da capital baiana, ganhou mais 3,5 km de extensão e uma nova estação. Nesta manhã de quinta-feira, 21, durante viagem teste, sem passageiros, o metrô chegou pela primeira vez à Estação Aeroporto. O trem partiu da Estação Mussurunga às 9h com, a secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado (SEDUR-BA), Jusmari Oliveira, o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, e com os diretores e as equipes técnicas da concessionária que administra o sistema, Sedur, CTB e Certificadora.
“A fase de testes é fundamental para que o metrô opere oferecendo segurança e conforto aos passageiros, características que marcam os serviços ofertados pela concessionária CCR Metrô Bahia”, afirma Luis Valença.
Durante a viagem, foi verificado o desempenho do trem no novo trecho, o funcionamento da rede aérea de energia e outros aspectos técnicos do sistema metroviário. As vistorias vão seguir até o início da operação comercial, quando será iniciado o transporte de passageiros, previsto para fevereiro de 2018, beneficiando baianos e turistas, o que pode ampliar a expectativa de usuários para 500 mil por dia. Atualmente, o metrô transporta, diariamente, cerca de 270 mil pessoas.
Com o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô.
Com a Estação Aeroporto, o sistema metroviário contará com 33 km de extensão, 20 estações e 8 terminais de integração com ônibus. Os terminais de ônibus Pituaçu e Aeroporto seguem em fase de obras, com previsão para conclusão em janeiro. A Linha 1 é composta por 8 estações em operação e 12 km de extensão que vai da Estação Lapa à Estação Pirajá, já a Linha 2 – Acesso Norte a Mussurunga - possui 11 estações e 17 km em funcionamento. Com a operação da Estação Aeroporto, a linha 2 passará a ter 21 km e 12 estações. A expectativa do Governo do Estado da Bahia é expandir o sistema metroviário com a Linha 1 chegando à Águas Claras/Cajazeiras e a Linha 2 seguindo até a antiga loja Insinuante Lauro de Freitas.
Até agora, o projeto do metrô, desde a assinatura do contrato de concessão em modelo de Parceria Público-Privada (PPP) em 2013, recebeu investimentos na ordem de R$ 5,6 bilhões, valor que inclui obras das Linhas 1 e 2, revitalização de seis trens e sistemas, reforma e ampliação dos terminais de ônibus, aquisição de 34 novos trens, implantação de sistemas, manutenção e operação do Metrô. No auge das obras, o projeto chegou a empregar mais de 8 mil trabalhadores diretos, indiretos e terceiros.
Com informações da CCR Metrô Bahia  22/12/2017

China constrói ponte transparente mais longa do mundo que 'balança'

Tecnologia  🚧

A nova ponte de vidro terá 488 metros de comprimento e 2 metros de largura.Quanto à sua estrutura, é composta por 1.077 painéis de vidro transparente de quatro centímetros de espessura. Sua altitude atinge 218 metros e encontra-se entre duas rochas íngremes. O peso da ponte é de aproximadamente 70 toneladas, e durou um ano e meio para construí-la.

Sputnik  
Sputinik
Uma nova ponte de vidro – a mais longa do mundo – foi construída na província de Hebei, no leste da China, e em poucos dias será aberta ao público.
Segundo informa o jornal China Daily, a ponte que se encontra no lugar pitoresco da cidade chinesa de Shichiazhuang, começará a funcionar em 24 de dezembro.
A nova ponte de vidro terá 488 metros de comprimento e 2 metros de largura.
De acordo com o vídeo publicado no Twitter do jornal China Daily Asia, essa ponte de vidro será a mais longa do mundo e localizada a 200 metros acima do rio!
Quanto à sua estrutura, é composta por 1.077 painéis de vidro transparente de quatro centímetros de espessura. Sua altitude atinge 218 metros e encontra-se entre duas rochas íngremes. O peso da ponte é de aproximadamente 70 toneladas, e durou um ano e meio para construí-la.
Quando os visitantes se aproximam da sua parte central, a ponte começa a balançar levemente. Além disso, o piso da ponte é pintado com vários desenhos feitos em 3D, revela o vídeo publicado no Twitter do jornal China Xinhua News.
A estrutura é capaz de suportar o peso de até 2.000 pessoas, no entanto, não é permitido mais de 500 pessoas simultaneamente.
Na China foram construídas várias pontes de vidro durante os últimos anos, em particular, uma delas foi aberta em setembro de 2016 no Parque Nacional de Zhangjiajie, na província de Hunan, acima do Grand Canyon, que naquele tempo foi considerada a ponte mais longa do mundo desse tipo: com 430 metros de comprimento e 6 de largura.
Fonte - Sputnik  22/12/2017

Aeroporto Paulo Afonso impulsiona norte da Bahia

Economia 

Com o grande parque hidrelétrico que se estende em todo seu território e cidades vizinhas, a cidade de Paulo Afonso é uma das cidades baianas com um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do estado. A região se destaca também na piscicultura, atraindo grandes indústrias para a fabricação de rações e afins.

Portogente
foto - ilustração/Infraero
Com capacidade para receber 600 mil passageiros por ano, terminal de passageiros de 1.510 metros² e uma pista de pousos e decolagens com 1.800 metros, o Aeroporto de Paulo Afonso completa, no sábado (23), 45 anos de fomento ao desenvolvimento no norte da Bahia.
No terminal desembarcam empresários, investidores e executivos que movimentam o eixo da economia local, além de turistas, muitos dos quais atraídos pelos cânions do Xingó.
Com o grande parque hidrelétrico que se estende em todo seu território e cidades vizinhas, a cidade de Paulo Afonso é uma das cidades baianas com um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do estado. A região se destaca também na piscicultura, atraindo grandes indústrias para a fabricação de rações e afins.
O aeroporto fornece apoio ao complexo hidrelétrico da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e conta com voos regulares duas vezes por semana da companhia Azul, ligando Paulo Afonso a capital baiana, Salvador. O sítio aeroportuário possui uma área de 1.466 milhões de metros²
Fonte - Portogente  22/12/2017

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Metrô de Salvador chega pela primeira vez a Lauro de Freitas em viagem teste

Transportes sobre trilhos  🚇

O vice-governador da Bahia; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador José Henrique Kaipper, outras autoridades, funcionários da CCR Metrô Bahia e convidados foram os primeiros a chegar ao destino final do projeto original do sistema metroviário. 

Da Redação
foto -  Carol Garcia/GOVBA
A primeira viagem de teste do metrô, partindo da Estação Mussurunga até a Estação Aeroporto, nesta quinta-feira (21), durou cerca de dez minutos. O vice-governador João Leão; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador José Henrique Kaipper, outras autoridades, funcionários da CCR Metrô Bahia e convidados foram os primeiros a chegar ao destino final do projeto original do sistema metroviário.
João Leão avalia que o equipamento transforma para melhorar a vida de milhares de pessoas. “Isso aqui vem fazer com que toda essa região tenha uma transformação na sua vida e tenha mais conforto. Quem vive ou trabalha em Lauro de Freitas tem segurança de saber que horas vai chegar em casa ou no trabalho, por exemplo. É uma vida nova para todo mundo. É a Bahia melhorando”, destacou
O trecho entre a Estação Mussurunga, onde a viagem começou, e a Estação Aeroporto tem 3,5 quilômetros. No caminho, foram verificados o funcionamento da rede aérea de energia e outros aspectos técnicos. Agora, faltam terminar as obras complementares e promover a integração do metrô ao sistema de transporte metropolitano. As vistorias vão seguir até o início da operação comercial, quando será iniciado com o transporte de passageiros, previsto para fevereiro de 2018, beneficiando baianos e turistas, o que pode ampliar a expectativa de usuários para 500 mil por dia. Atualmente, o metrô transporta, diariamente, cerca de 270 mil pessoas.
Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, o metrô, finalmente, se torna um equipamento metropolitano. “O sistema atinge todo mundo, porque todos que chegarem ao aeroporto internacional de Salvador terão acesso ao metrô. Agora vamos continuar com a construção das passarelas e integrar essas comunidades adjacentes ao metrô”. Ela diz que o próximo passo é iniciar o tramo três, até Águas Claras, “onde vamos construir a nova rodoviária e dar funcionalidade a essa que é a maior obra de intervenção urbana da América Latina”.
As obras do metrô de Salvador são um exemplo que derruba fronteiras. De acordo com o presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, o teste mostra que o cumprimento do cronograma das obras não é uma eventualidade, mas um padrão. “As obras do metrô da Bahia são as mais rápidas de infraestrutura do mundo ocidental, inclusive na Europa. Este último trecho foi muito desafiador, porque tivemos que fazer uma mudança muito complexa no sistema viário de Lauro de Freitas, que foi concluído em tempo recorde. A obra começou em julho, estamos em dezembro e o trem já chegou ao seu destino. É um orgulho para o povo da Bahia".
Valença destaca ainda que estar na Bahia é um dos fatores de sucesso da obra. “Para mim é um orgulho por ser baiano e mostrar que o modelo que o Governo do Estado adotou é ideal e de referência para ser adotado em outras regiões do Brasil, por que estimula a empresa privada, que tem capacidade financeira, para investir em empreendimento desse porte, obtendo resultados com esta velocidade”.
Com a Estação Aeroporto, o sistema metroviário alcança os 33 quilômetros de extensão, incluindo 20 estações e oito terminais de integração com ônibus. Os terminais de ônibus Pituaçu e Aeroporto seguem em fase de obras, com previsão para conclusão em janeiro. A Linha 1 é composta por oito estações e em operação e 12 quilômetros, entre as estações da Lapa e Pirajá. A Linha 2, do Acesso Norte ao Aeroporto, inclusive, quando estiver em operação, passará a compreender 21 quilômetros de extensão e 12 estações.
Após o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô. A expectativa do Governo do Estado da Bahia é expandir o sistema metroviário, com a Linha 1 chegando à Águas Claras/Cajazeiras, e a Linha 2 seguindo até a antiga loja Insinuante Lauro de Freitas.

Investimento
Até agora, o projeto do metrô, desde a assinatura do contrato de concessão em modelo de Parceria Público-Privada (PPP) em 2013, recebeu investimentos na ordem de R$ 5,6 bilhões, valor que inclui obras das Linhas 1 e 2, revitalização de seis trens e sistemas, reforma e ampliação dos terminais de ônibus, aquisição de 34 novos trens, implantação de sistemas, manutenção e operação do Metrô. No auge das obras, o projeto chegou a empregar mais de oito mil trabalhadores diretos, indiretos e terceiros.
Com informações da Secom BA  21/12/2017

Ferry-Boat prever movimento superior a 393 mil pessoas e 64 mil veículos entre o Natal e Réveillon

Travessia Marítima  🚢

Para atender a esta grande demanda, além das viagens nos horários oficiais (de hora em hora), viagens extras irão ocorrer sempre que a demanda aumentar. Nos momentos de maior fluxo, as saídas irão ocorrer a cada 30 minutos.Sete embarcações estarão disponíveis na travessia.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Internacional Travessias Salvador informa que entre os dias 20 de dezembro/2017 e 03 de janeiro/2018, operação diferenciada para o Natal e Réveillon, mais de 393 mil pessoas e acima de 64.700 mil veículos devem fazer a travessia Salvador – Ilha de Itaparica. Para atender a esta grande demanda, além das viagens nos horários oficiais (de hora em hora), viagens extras irão ocorrer sempre que a demanda aumentar. Nos momentos de maior fluxo, as saídas irão ocorrer a cada 30 minutos.
Nos dias em que se espera uma maior demanda, o sistema Ferry-Boat estará preparado para funcionar sem interrupção, podendo chegar a 70 viagens realizadas, por dia (no dia a dia normal são feitas 38 viagens). Os dias de operação 24 horas são: de 28 a 30 de dezembro, a partir do terminal São Joaquim. O mesmo será feito no retorno do feriadão, de 1º a 3 de janeiro, a partir do terminal Bom Despacho. A empresa ressalta que, durante a operação Natal/Réveillon, viagens extras poderão ocorrer na madrugada nas demais datas, caso a demanda seja intensa e permanente.
Oito embarcações estarão à disposição neste período: Dorival Caymmi, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Ivete Sangalo e Anna Nery, além do Zumbi dos Palmares, que está retornando da docagem (ampla reforma), e está prevista para integrar esta operação após conclusão dos testes de mar e vistorias obrigatórios já nos próximos dias. A quantidade de ferry a cada momento é de acordo com a demanda, e considerando os momentos de manutenções preventiva/corretiva obrigatórias.

Hora Marcada
Os clientes que optarem por este serviço (exclusivo para veículos), podem verificar a atual disponibilidade de vagas através do site - portalsits.internacionaltravessias -. A venda é feita apenas pelo site, e as passagens são disponibilizadas sempre com trinta dias de antecedência. Para atender a demanda extra de Natal e Réveillon, além dos horários oficiais, 1.200 vagas extras fora disponibilizadas.

Funcionamento 
Nas demais datas, o funcionamento regular acontece das 5h às 23h30 nos dias úteis e aos sábados; e das 6h às 23h30* aos domingos e feriados – com atendimento nos horários oficiais, de hora em hora (*com exceção da última viagem, que não ocorre às 23h e sim às 23h30).
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): a administradora disponibiliza o número 0800 028 2723 para autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema, Ferry Card, Tarifa Social e Hora Marcada, disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Também está disponível o WhatsApp (71) 99942-4175 para esclarecer as dúvidas dos usuários, com funcionamento 24 horas.

Média da capacidade de atendimento por embarcação:

Embarcação -          Passageiros - Veículos
Anna Nery                 653                 055
Dorival Caymmi         988                135
Ivete Sangalo             653                055
Juracy Magalhães Jr  800                085
Maria Bethânia           800                045
Pinheiro                      800                052
Rio Paraguaçu           800                043
Zumbi dos Palmares  600                150
Com informações da ITS 21/12/2017

'A missão do Congresso é garantir e ampliar direitos, e não retirá-los'

Política  👀

"A crise política que estamos vivendo, a crise institucional e econômica estão servindo como uma cortina de fumaça que estava impedindo a população de ver o que está acontecendo."

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Para se mobilizar contra a retirada de direitos pelo Congresso Nacional, a Anistia Internacional organizou a campanha "Direitos Não Se Liquidam" e coletou mais de 20 mil assinaturas. A Sputnik Brasil entrevistou a diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, para entender o que está em jogo.
A iniciativa chamou atenção para mudanças legislativas como a PEC 181, que pretende proibir o aborto até mesmo em casos de gravidez causada por estupro, e a possível revogação do estatuto do desarmamento. "A missão do Congresso é garantir e ampliar direitos e não retirá-los", diz Jurema.
"A crise política que estamos vivendo, a crise institucional e econômica estão servindo como uma cortina de fumaça que estava impedindo a população de ver o que está acontecendo."
Jurema ressalta que a pressão popular rende resultados já que a votação da PEC 181, por exemplo, foi adiada e ainda não tem uma nova data. Ainda assim, ressalta a diretora executiva da Anistia Internacional, a população precisa ficar alerta já que apesar da suspensão temporária, é o mesmo Congresso que retornará às atividades em 2018.
"A população precisa lembrar que na volta do recesso é o mesmo Congresso que retorna."
Fonte - Sputnik  21/12/2017

24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos não frequentam escolas no país diz o IBGE

Educação  📖

Os motivos relacionados ao mercado de trabalho para não ir à escola foram mais frequentes entre os homens (50,5%). Além disso, entre eles, 24,1% disseram não ter interesse, e 8,2% já tinham concluído o nível de estudo que desejavam.

Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração-arquivo
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016 divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos de idade não frequentavam escola, cursos pré-vestibular, técnico de nível médio ou de qualificação profissional no ano passado.
As razões mais frequentes para não estarem estudando foram por motivo de trabalho, seja porque trabalhava, estava procurando trabalho ou conseguiu trabalho que iria começar em breve (41%); não tinha interesse em continuar os estudos (19,7%); e por ter que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais (12,8%).
Os motivos relacionados ao mercado de trabalho para não ir à escola foram mais frequentes entre os homens (50,5%). Além disso, entre eles, 24,1% disseram não ter interesse, e 8,2% já tinham concluído o nível de estudo que desejavam.
Para as mulheres, o motivo relacionado a trabalho para não estudar também foi o mais frequente (30,5%); 26,1% delas alegaram ter que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais, proporção 30 vezes superior à observada entre os homens; e 14,9% não tinham interesse.
No Brasil, em 2016, havia 51,6 milhões de pessoas de 14 a 29 anos de idade. Desse total, 13,3% estavam ocupadas e estudavam; 20,5% não trabalhavam e não estudavam; 32,7% não trabalhavam, mas estudavam e 33,4% estavam ocupadas e não estudavam.
Entre os homens nesse grupo etário, 14,7% não trabalhavam nem estudavam. No caso das mulheres, esse percentual chegou a 26,4%. Em relação à cor ou raça, a maior diferença entre os grupos foi estimada para as pessoas que não trabalhavam nem estudavam: 16,6% para as de cor branca e 23,3% para as pretas ou pardas.

Educação profissional
Em 2016, entre os 8 milhões de estudantes do ensino superior de graduação no Brasil, 842 mil frequentavam cursos tecnológicos, o que corresponde a 10,5% do total de alunos do ensino superior. A graduação tecnológica tem enfoque específico em uma área profissional, duração de 2 a 3 anos, e sua conclusão confere diploma de tecnólogo.
Em relação ao curso técnico de nível médio, 2,1 milhões cursavam essa modalidade de educação profissional destinada aos estudantes de ensino médio ou às pessoas que já o tinham concluído.
Em 2016, entre as 75,3 milhões de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estudavam na Alfabetização de Jovens e Adultos ou no ensino fundamental e aquelas que fizeram, no máximo, o ensino fundamental (ou equivalente), 0,8% estavam frequentando curso de qualificação profissional, o que equivale a 568 mil pessoas.
Cerca de 15,8 milhões de pessoas de 14 anos ou mais de idade já haviam frequentado, em algum momento, algum curso de qualificação profissional, modalidade mais acessível da educação profissional, composta de diversos cursos que visam a capacitar o indivíduo para o trabalho em uma determinada ocupação sem, porém, aumentar seu nível de escolaridade
Fonte - Agência Brasil  21/12/2017

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Bahia - Governo do Estado entrega 600 unidades habitacionais em Cajazeiras

Habitação  🏠

O novo empreendimento é composto por 600 unidades habitacionais, dispostos em 30 edifícios com 20 apartamentos cada. As unidades são dotadas de sala, dois quartos, sanitário e cozinha com área de serviço conjugada. O Residencial também conta com infraestrutura completa, parque infantil, paisagismo e todo sistema de distribuição de água, esgoto e energia instalado.

Da Redação
foto -  Iamara Andrade/ Sedurx
A alegria pelo recebimento das chaves da casa própria estava estampada no rosto dos beneficiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que na manhã desta quarta-feira (20), receberam as chaves das novas residências. O conjunto habitacional Residencial Colina Solar, no bairro de Cajazeiras V, em Salvador, contempla cerca de 2400 pessoas.
O novo empreendimento é composto por 600 unidades habitacionais, dispostos em 30 edifícios com 20 apartamentos cada. As unidades são dotadas de sala, dois quartos, sanitário e cozinha com área de serviço conjugada. O Residencial também conta com infraestrutura completa, parque infantil, paisagismo e todo sistema de distribuição de água, esgoto e energia instalado.
Representando o governador Rui Costa na cerimônia de entrega das chaves, Bruno Dauster, chefe da Casa Civil, destacou o avanço conjunto do governo da Bahia na questão habitacional somado à mobilidade. “No momento em que vocês estão se mudando para esse novo lar, estamos prestes a lançar o Tramo 3 do metrô de Salvador, extensão da linha 1, que seguirá de Pirajá até Águas Claras/Cajazeiras, possibilitando à população da região o acesso a um transporte moderno, de qualidade e seguro”, afirmou Dauster.
O conjunto habitacional, que teve investimento superior a R$40 milhões, foi construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com recursos provenientes do PAC. As famílias contempladas foram remanejadas de três obras em execução pela Diretoria de Obras Estruturantes (ampliação das avenidas Gal Costa e 29 de Março, macrodrenagem do Rio Jaguaribe/Mangabeira) e duas obras em execução pela Diretoria de Habitação (macrodrenagem do Dique do Cabrito e Programa de Contenção de Encostas).
Segundo o superintendente de habitação da Sedur, Gabriel Nunes, o Colina Solar é empreendimento especial porque atende às famílias de diversas comunidades que foram afetadas pelas obras de mobilidade, que moravam em condições precárias ou em áreas que sofriam frequentes inundações ou risco de desabamento.
“O residencial está em uma área muito bem localizada, que tem transporte público e que futuramente abrigará ainda uma creche e um posto de saúde para atender essas famílias”, destaca.
“Estou muito feliz de começar o próximo ano nessa nova morada. Me alegra ver minhas filhas podendo brincar nessa estrutura com toda segurança e tranquilidade ”, diz Jutaí Rabelo, um dos beneficiários que vivia em área de risco.
Com informações da Secom BA  20/12/2017

Trem futurista Hyperloop estabelece novo recorde mundial de velocidade


Transportes sobre trilhos  🚅

A terceira etapa de testes ocorreu em 15 de dezembro no campo de testes DevLoop em Nevada. A velocidade de Hyperloop superou a do trem mais rápido existente. De acordo com a revista Wired, atualmente, os trens Fuxing de produção chinesa são considerados os mais rápidos — sua velocidade máxima atinge aproximadamente 350 km/h.

Sputnik 
foto - ilustração/arquivo
O sistema de viagens de alta velocidade Hyperloop, criado pela empresa Virgin, completou a terceira fase de testes em Nevada (EUA) e alcançou uma velocidade recorde de 387 km/h. A empresa pretende seguir desenvolvendo esta tecnologia para que a velocidade do veículo atinja 1000 km/h em 2021.
A terceira etapa de testes ocorreu em 15 de dezembro no campo de testes DevLoop em Nevada. A velocidade de Hyperloop superou a do trem mais rápido existente. De acordo com a revista Wired, atualmente, os trens Fuxing de produção chinesa são considerados os mais rápidos — sua velocidade máxima atinge aproximadamente 350 km/h.
Para efetuar os testes, os engenheiros utilizaram um tubo de baixa pressão-equivalente à pressão que se encontra a 60 km acima do nível do mar. A cápsula de Hyperloop se move dentro do tubo e se mantém flutuando graças à levitação magnética.
"O terceiro teste prova a incrível preservação e determinação da nossa equipe que reúne quase 200 engenheiros, mecânicos, soldadores e fabricantes que colaboraram para que o projeto Hyperloop se tornasse realidade hoje em dia", declarou o cofundador da empresa, Josh Giegel.
Segundo a ideia do fabricante, Hyperloop será um meio de transporte destinado a conduzir os passageiros a lugares distantes. O chefe da empresa Tesla, Elon Musk, foi o primeiro a expressar a ideia da criação de tal transporte em 2013. Mesmo que ele não esteja encarregado do projeto e não colabore com a empresa Virgin fundada por Richard Branson, segue mostrando interesse pela tecnologia.
Fonte - Sputnik  20/12/2017


Peregrinações da desigualdade

Ponto de Vista  🔍

A pesquisa recém-divulgada tem maior abrangência e acuidade no cálculo dos rendimentos, o que não permite comparações com as informações capturadas em pesquisas anteriores. Mas o Índice de Gini já colocava o Brasil entre os campeões da desigualdade, a despeito dos esforços do governo Lula de minorar as dores e sofrimentos da pobreza absoluta e elevar o padrão de vida da classe trabalhadora.

Luiz Gonzaga Belluzzo* - Porotgente
foto - ilustração/arquivo
A nova pesquisa do IBGE revela o que todos sabem e alguns simulam ignorar. O Brasil disputa o pódio da desigualdade com o Lesoto e a Zâmbia. As manchetes da quinta-feira proclamam: o rendimento médio mensal do 1% mais rico é 36 vezes maior do que os recebimentos dos 50% mais pobres.
A pesquisa recém-divulgada tem maior abrangência e acuidade no cálculo dos rendimentos, o que não permite comparações com as informações capturadas em pesquisas anteriores. Mas o Índice de Gini já colocava o Brasil entre os campeões da desigualdade, a despeito dos esforços do governo Lula de minorar as dores e sofrimentos da pobreza absoluta e elevar o padrão de vida da classe trabalhadora. Especialistas argumentam que os mais ricos resistiram melhor à depressão de 2015 e 2016 do que os mais pobres.

Democracia e capitalismo
Fiquei surpreso, não com o fenômeno, mas com a constatação. A experiência histórica e universal registra a maior resiliência das classes proprietárias e dos assalariados de escol no episódio de encolhimento do nível de atividade. Esta é a marca registrada das sociedades em que o poder econômico e político está distribuído desigualmente.
Os “pecados” de concepção e de administração das políticas econômicas regressivas, como a brasileira, não são daqueles que podem ser cometidos solitariamente por economistas, ministros da Fazenda ou presidentes da República. Acidentes de tal monta causados por erros individuais ou por pequenos grupos dirigentes podem acontecer na história dos povos, mas estou convencido de que eles são menos frequentes do que imagina o senso comum.
A desigualdade secular brasileira está na raiz da reemergência dos antigos ideais do liberalismo econômico, apresentados como o “último grito” da moda econômica. Nas confrontações que hoje assolam e já assolaram a política brasileira, nada mais velho do que o novo. A proliferação de caras novas destina-se a esconder o rosto do velho e persistente poder da casa-grande esculpido em pétrea solidez.
Nos empenhos da troca de máscaras, os disfarces de maior sucesso no momento foram confeccionados por mãos hábeis. Os artesãos do conservadorismo sabem esculpir com novos cinzéis as formas petrificadas do velho arranjo oligárquico. São escultores altamente qualificados nos ofícios do continuísmo com continuidade que encaixam, com ajustes mas sem atritos, as máscaras do novo nos rostos encarquilhados dos velhos senhores de sempre.
O consenso dominante dos dominantes trata de explicar que, se os cânones de sua dominação não forem respeitados, a vida dos dominados vai piorar ainda mais. Patrocinada pelo monopólio da mídia, a formação desse consenso é um método eficaz de bloquear o imaginário social, uma ação destinada a comprovar que a história humana não deve ser entregue às decisões insensatas da democracia dos “pobres e ignorantes”, mas mantida permanentemente sob o controle dos “sábios”.
Em seu rastro de contundências, o golpe de 2016 sacrificou a República e espalhou os despojos às costas de 13 milhões de desempregados. O apetite voraz de muitos brasileiros ricos e bonitos por preconceitos de todos os matizes chegou ao ponto do regurgitamento.
Na onda recente de mastigação de impropérios racistas, homofóbicos e regionalistas, tal voracidade encontrou auxílio nos maxilares que proclamam as virtudes da “meritocracia”. Meritocracia no Brasil é palavra de ordem para justificar a rapina praticada pelos bonitinhos da finança inútil e predatória. Rapina da riqueza produzida pelo esforço coletivo dos empresários, os que sobraram e ainda insistem em produzir “coisas” e ideias inovadoras, juntamente com seus trabalhadores.
A diferenciação de renda e riqueza engendrada pelo poder do capital estéril veio acompanhada pela rejeição do “outro”. A rejeição é mais profunda porque atingiu, de forma devastadora, os sentimentos de pertinência à mesma comunidade de destino, suscitando processos subjetivos de diferenciação e desidentificação em relação aos “outros”, ou seja, à massa de pobres e miseráveis que “infesta” o País. E essa desidentificação vem assumindo cada vez mais as feições de um individualismo agressivo e antirrepublicano. Uma espécie de caricatura do americanismo.
É ocioso dizer que tais expectativas e anseios não são um desvio psicológico, mas enterram suas raízes nas profundezas da desigualdade que há séculos assola o País. Produtos da desigualdade secular e daquela acrescentada no período do desenvolvimentismo, as classes cosmopolitas têm sido, ao mesmo tempo, decisivas para a reprodução do apartheid social e impiedosas na crítica do desenvolvimento nacional, a partir de um primeiro-mundismo abstrato e não raro, vulgar.
*Luiz Gonzaga Belluzzo, economista e professor. Artigo publicado originalmente na revista CartaCapital
Fonte - Portogente  20/12/2017

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Maior avião do mundo foi testado na pista de decolagem

Tecnologia  ✈

Stratolaunch, o maior avião do mundo, foi levado à pista de decolagem para testes. O vídeo com os testes foi postado no Twitter pelo chefe da empresa Stratolaunch e cofundador da Microsoft, Paul Allen.

Sputnik
imagem/YouTube
"Ontem, o Stratolaunch foi levado à linha axial da pista do aeródromo de Mojave e passou com êxito pelos testes de taxiagem", escreveu Allen.
A filmagem mostra como o avião se move lentamente na pista aumentando gradualmente a velocidade. A aeronave é acompanhada por carros. Não obstante, o "gigante" não decola.
O avião foi desenvolvido para ser usado como plataforma aérea para lançamento de foguetes portadores. O objetivo é transportar cargas para a órbita terrestre baixa. Primeiro, o avião vai transportar apenas um foguete, mas está previsto aumentar este número para três. O primeiro voo é esperado em 2019.
Fonte - Sputnik  19/12/2017


Bloco Olodum abre projeto Concha Negra em 2018

Cultura  🎶

O espetáculo terá participação especial da banda Ponto de Equilíbrio e abertura com a Cia. de Dança Lekan Dance.Iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do próprio TCA e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e em alinhamento com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a ação garante o lugar da música afro-baiana na programação mensal deste que é o maior complexo cultural da Bahia

Da Redação
Divulgação/Olodum
Recém-reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, o bloco afro Olodum abre a Concha Negra em 2018, em pleno verão, com show da turnê 'Eu Falei Faraó', no dia 7 de janeiro (domingo), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, às 18h. O espetáculo terá participação especial da banda Ponto de Equilíbrio e abertura com a Cia. de Dança Lekan Dance.
Iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do próprio TCA e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e em alinhamento com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a ação garante o lugar da música afro-baiana na programação mensal deste que é o maior complexo cultural da Bahia. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e estarão à venda a partir de 20 de dezembro na bilheteria do TCA, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista e no site da Ingresso Rápido.
Comemorando os 30 anos do samba-reggae e o lançamento do primeiro disco da banda, 'Egito Madagascar', a tour 'Eu Falei Faraó' reúne clássicos como 'Faraó', 'Avisá Lá', 'Rosa', 'Alegria Geral', 'Vem Meu Amor', 'Berimbau', 'Madagascar Olodum', 'Ladeira do Pelô', 'Protesto Olodum', 'Canto ao Pescador', 'Deusa do Amor' e 'Requebra'.
Também entram no repertório músicas com conteúdos levam a refletir sobre a importância de uma cultura de paz, a exemplo de 'Mel Mulher', 'Manifesto Pela Paz', 'Mãe Mulher Maria Olodum' e 'Eu Digo Jah'. Assim, o show proporciona ao público adentrar de forma intensa no universo do Olodum e na mistura do samba-reggae com as diferentes linguagens artísticas brasileiras.

Concha Negra
O projeto Concha Negra se compromete a fomentar a diversidade cultural da Bahia, suas tradições e patrimônios. A primeira etapa foi iniciada em setembro, com show dos Filhos de Gandhy, em seguida com o Muzenza, em outubro, Ilê Aiyê, em novembro, Cortejo Afro, em dezembro, e segue por um semestre até o mês de fevereiro.
Depois do Olodum, Malê Debalê encerra a lista em 4 de fevereiro. Além das apresentações principais, cada espetáculo tem a participação de pelo menos um convidado especial e também uma abertura com intervenções de outras linguagens artísticas, como teatro, dança e moda.
Com informações da Secom BA  19/12/2017

Ferry-Boat abre novas vagas extras do serviço de Hora Marcada

Travessia marítima  🚢

Foram abertas mais 150 vagas, a partir do terminal São Joaquim, distribuídas da seguinte forma: 50 vagas para o dia 22/12 (sexta), às 4h; 50 vagas para o dia 23/12 (sábado), às 4h; e as 50 restantes para 28/12 (quinta), à 1h.

Da Redação
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Foram disponibilizadas novas vagas extras do serviço Hora Marcada pela administradora do sistema Ferry-Boat, a Internacional Travessias Salvador. Foram abertas mais 150 vagas, a partir do terminal São Joaquim, distribuídas da seguinte forma: 50 vagas para o dia 22/12 (sexta), às 4h; 50 vagas para o dia 23/12 (sábado), às 4h; e as 50 restantes para 28/12 (quinta), à 1h.
O serviço Hora Marcada atende exclusivamente aos veículos, e a compra deve ser feita pelo site: portalsits.internacionaltravessias. É importante ressaltar que a disponibilidade de vagas pode sofrer variações. Em caso de remarcações, por exemplo, as vagas voltam a ficar em aberto no sistema. Com estas novas vagas, o total de extras para o período de fim de ano é de 1.200.
Para este feriado, a operação terá funcionamento diferenciado a partir de 20 de dezembro (quarta-feira). Além de cumprimento dos horários regulares (de hora em hora), viagens extras irão ocorrer sempre que a demanda aumentar. A administradora alerta que também vai operar sem interrupção nas datas: de 28/12 até 30/12, a partir do terminal São Joaquim; e de 1/01 até 3/01, a partir do terminal Bom Despacho.
Com informações da ITS  19/12/2017

Linha Sul do Metrô de Fortaleza vai funcionar até 23h a partir desta quinta-feira (21)

Transportes sobre trilhos  🚇

O sistema  passara a operar até às 23 horas – e não mais até 21 horas, como atualmente. O horário de início da operação continuará às 5h30, diariamente. As duas horas a mais na operação da Linha Sul foram anunciadas pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (19), durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook. Esta é a terceira ampliação no horário de funcionamento do metrô da Capital, que no início da atual gestão funcionava de 7h às 19h.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O horário de funcionamento da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) será ampliado a partir desta quinta-feira (21). O sistema  passara a operar até às 23 horas e não mais até 21 horas, como atualmente. O horário de início da operação continuará às 5h30, diariamente. As duas horas a mais na operação da Linha Sul foram anunciadas pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (19).Esta é a terceira ampliação no horário de funcionamento do metrô da Capital, que no início da atual gestão funcionava de 7h às 19h.
As ampliações no horário de funcionamento se somam a outras melhorias operacionais já implantadas e que beneficiam a população. O intervalo entre os trens da Linha Sul, em todas as estações, foi reduzido em maio deste ano, passando 20 para 17 minutos. No mesmo período, a oferta de trens à população aumentou, com a inserção de mais dois trens elétricos na frota operacional, totalizando, agora, cinco composições (cada uma, com dois trens), o que resultou em maior conforto nas viagens.
Outra melhoria foi o início do funcionamento do sistema de bilhetagem eletrônica. Com ele, os bilhetes de papel foram aposentados, e hoje a população utiliza cartões eletrônicos recarregáveis para embarcar no metrô. Também foram contratados 148 novos profissionais para reforçar o funcionamento dos sistemas metroviários.

Integração com Bilhete Único Metropolitano
A ampliação do horário de funcionamento é um passo para a integração do Metrô de Fortaleza ao Bilhete Único Metropolitano. Por meio da compatibilização dos sistemas, as estações do metrô poderão passar a receber o Bilhete Único Metropolitano, que serve como integração entre o transporte metropolitano e o urbano. "Não é apenas aumentar o funcionamento da Linha Sul em duas horas. Essa extensão até às 23h vai dar condições de garantir, até o primeiro trimestre de 2018, a integração do Metrô de Fortaleza com o bilhete único", comemora o secretário de Infraestrutura, Lucio Gomes.
Com operação iniciada em junho de 2012, a Linha Sul foi viabilizada por meio de obras de duplicação e eletrificação da antiga Linha Ferroviária Tronco Sul, representando atualmente uma importante ferramenta de integração e desenvolvimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, possui 24,1 km de extensão, passando por 19 estações: Chico da Silva, José de Alencar, São Benedito, Benfica, Porangabussu, Couto Fernandes, Juscelino Kubitschek, Parangaba, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Conjunto Esperança, Aracapé, Alto Alegre, Rachel de Queiroz, Virgílio Távora, Maracanaú, Jereissati e estação Carlito Benevides.
Com informações da Metrofor  19/12/2017

A riqueza inglesa e a pobreza brasileira

Ponto de Vista  🔍

O produto nacional de um país deriva de quatro fatores essenciais: capital físico, capital humano, recursos naturais e conhecimento tecnológico. O produto total anual dividido pela população dá o valor da renda por pessoa. Qualquer estudante de Economia diria que a resposta começa no fato de que, na Inglaterra, o capital físico comparado com a população é muito maior e mais moderno que no Brasil. Isso daria boa explicação, mas não é tudo.

José Pio Martins* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Em recente viagem de nove dias à Inglaterra, procurei prestar atenção nas diferenças que explicam por que o Brasil, sendo rico de recursos naturais, é tão pobre e a Inglaterra é rica. Após a recessão dos últimos anos e com o aumento da população, a renda por habitante brasileira está na faixa de US$ 10,2 mil ao ano, enquanto na Inglaterra está em US$ 38 mil/ano. Ou seja, a renda per capita brasileira é pouco mais que um quarto da inglesa.
O produto nacional de um país deriva de quatro fatores essenciais: capital físico, capital humano, recursos naturais e conhecimento tecnológico. O produto total anual dividido pela população dá o valor da renda por pessoa. Qualquer estudante de Economia diria que a resposta começa no fato de que, na Inglaterra, o capital físico comparado com a população é muito maior e mais moderno que no Brasil. Isso daria boa explicação, mas não é tudo.
Na Inglaterra, o conhecimento tecnológico incorporado ao sistema produtivo e o grau de qualificação profissional dos trabalhadores são maiores e melhores. Somando esses dois fatores com o capital físico e comparando todos lá e cá, a explicação primária para a diferença de desenvolvimento está dada. Entretanto, a pergunta não respondida é outra: por que razão o capital, o trabalho e o conhecimento tecnológico na Inglaterra são tão superiores ao Brasil?
Não há resposta fácil. Embora a compreensão dessa problemática tenha raízes na história, na cultura, na política e na sociologia, uma razão importante está na ética do trabalho, na disciplina social e num aspecto que quero destacar: o valor do indivíduo, a relação com o outro, o respeito ao semelhante e a importância da vida humana.
Que fique claro: a Inglaterra está longe de ser um país perfeito, mas, comparada conosco, eles já conquistaram patamares de avanço que estão muito à frente do Brasil. Não tenhamos ilusões: o Brasil é muito pobre. Não estamos falando de uma diferença de renda por habitante de 40% ou 50%. A renda por pessoa daquele país é quase quatro vezes a do Brasil. É uma diferença gigantesca em termos de possibilidades de padrão de vida.
Pensando no assunto, me veio à mente a passagem do filósofo e educador austríaco Martin Buber (1878-1965), em sua obra mais densa e bela, intitulada Eu e Tu (1923), em que ele trata da filosofia do diálogo, da relação com o outro. Buber nos fala da relação dialógica não apenas como as relações fundadas no diálogo verbal, mas da relação com o outro em termos integrais. Ele definiu duas atitudes distintas do homem diante do mundo e de seu semelhante. Uma delas é a atitude do “Eu-Tu” (relação), que é o encontro entre dois parceiros em atos de reciprocidade e confiança mútua.
A forma como nos relacionamos com nosso semelhante, com a sociedade, com a natureza e com o Estado – isso a que chamamos de “cidadania” – dá a medida de nossa ética e nossa capacidade produtiva coletiva. Na Inglaterra, séculos de história criaram uma cultura de respeito pelo espaço público, pelo dinheiro público, pelas regras de convivência coletiva e, principalmente, de respeito pelo outro.
Lá, a violência social e o número de crimes é coisa pequena, e as pessoas andam sem medo por qualquer rua a qualquer hora da noite. Eu mesmo fiz isso várias vezes. Alguém dirá que acabamos de ver um atentado terrorista em Manchester. Mas isso é outra coisa. Não se compara com as 60 mil pessoas que morrem assassinadas no Brasil a cada ano – nenhuma por atentado terrorista.
*José Pio Martins, economista, é reitor da Universidade Positivo
Fonte - Portogente  19/12/2017

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Governo da Bahia lança Nota Premiada Bahia com prêmios de até R$ 1 milhão

Economia  $$

O governo baiano está lançando a Nota Premiada Bahia, programa de cidadania fiscal que distribuirá dez prêmios de R$ 100 mil todos os meses, com o sorteio inicial agendado para 14 de fevereiro de 2018, além de premiações especiais de R$ 1 milhão.Para participar, o cidadão deve cadastrar-se no site da Nota Premiada, e a partir daí, toda vez que realizar uma compra em qualquer estabelecimento comercial que emita a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), solicitar o documento fiscal, incluindo neste o seu CPF.  

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Com o objetivo de incentivar a população a exigir a emissão da nota fiscal nas compras realizadas no mercado varejista, o governo baiano está lançando a Nota Premiada Bahia, programa de cidadania fiscal que distribuirá dez prêmios de R$ 100 mil todos os meses, com o sorteio inicial agendado para 14 de fevereiro de 2018, além de premiações especiais de R$ 1 milhão, a primeira das quais prevista para 20 de junho, véspera do São João.
Para participar, o cidadão deve cadastrar-se no site da Nota Premiada, e a partir daí, toda vez que realizar uma compra em qualquer estabelecimento comercial que emita a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), solicitar o documento fiscal, incluindo neste o seu CPF. O site estará disponível a partir das 10h desta terça-feira (19).
Além disso, os participantes compartilharão as notas fiscais eletrônicas com as instituições que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Ao fazer o cadastramento, o cidadão poderá indicar até duas instituições que participam do programa, uma da área de saúde e outra da área social.
“Na hora da compra, é preciso verificar se o estabelecimento emite a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica e nunca deixar de inserir na nota o CPF cadastrado previamente no site”, alerta o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. A NFC-e, explica, é um documento fiscal de fácil identificação por possuir um QR Code, código de barras bidimensional com formato quadrado característico.
A Nota Premiada Bahia tem a coordenação da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), responsável também por gerenciar o Programa de Educação Fiscal do Estado (PEF). “Este é um programa em que todos ganham. O cidadão concorrerá a prêmios especiais, as instituições sociais terão um modelo mais simples de recolhimento das notas fiscais, totalmente online, e o Governo terá a parceria da população que, ao exigir a nota no momento da compra, irá contribuir com as ações de combate à sonegação fiscal, reduzindo a concorrência desleal e promovendo justiça fiscal e social”, acrescenta Manoel Vitório.

Loteria Federal
Todas as compras realizadas pelos cidadãos cadastrados no sistema serão convertidas em bilhetes eletrônicos de dez números cada, que poderão ser conferidos no site da Nota Premiada, sempre antes da realização dos sorteios. Os bilhetes vencedores serão conhecidos com base nos sorteios da Loteria Federal. Para os prêmios mensais, serão considerados os sorteios realizados na segunda quarta-feira de cada mês. Os prêmios especiais também serão definidos em datas de sorteios da Loteria Federal.
A quantidade de bilhetes eletrônicos a que o cidadão terá direito para concorrer aos prêmios dependerá do volume de compras realizadas. Como forma de equilibrar as chances dos cidadãos com maior ou menor volume de compras, o sistema foi programado para estabelecer uma relação decrescente entre volume de compras e total de bilhetes emitidos. O teto máximo será de 45 bilhetes emitidos por contribuinte a cada mês, para compras acima de R$ 2 mil.
São, no total, oito faixas de volumes de compras. Se a soma dos valores das notas associadas ao seu CPF for de até R$ 100 no mês, o cidadão terá direito a dez bilhetes eletrônicos. Se a soma for de até R$ 200, serão 15 bilhetes. Serão 20 bilhetes quando a soma dos valores das notas for de até R$ 400, 25 bilhetes se o somatório for de até R$ 800, 30 bilhetes se for de até R$ 1,2 mil, 35 se chegar a R$ 1,6 mil e 40 se alcançar R$ 2 mil, chegando a 45 para todas as situações em que a soma ficar acima deste último patamar.

NFC-e
A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, explica o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Félix Mascarenhas, já é uma realidade no país e em breve irá substituir completamente o cupom fiscal. Na Bahia, já são 18.803 empresas de todos os portes inscritas na NFC-e. Atualmente, 1,3 milhão de novas notas são emitidas a cada dia. Por conta das vendas de Natal, a expectativa para dezembro é que, ao longo deste mês, sejam emitidas cerca de 55 milhões de notas.
Félix Mascarenhas destaca ainda as vantagens para o cidadão, para os comerciantes e para o fisco da utilização do documento fiscal eletrônico. Ele lembra que o QR Code reúne todas as informações contidas na respectiva NFC-e, que podem ser lidas por telefones celulares equipados com câmera e aplicativo de decodificação.
“Além do acesso on-line, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica traz economia na aquisição de equipamentos pelas empresas e na impressão em papel, o que lhe confere apelo ecológico, e torna mais eficaz o trabalho de fiscalização. Entre as vantagens para o contribuinte e o fisco estão ainda a transmissão em tempo real ou on-line das notas, o uso de novas tecnologias de mobilidade associadas a telefones celulares e a possibilidade de importação do arquivo da nota no sistema de escrituração fisco-contábil, eliminando erros de digitação”, afirma.

Sua Nota é um Show de Solidariedade
Outra importante novidade trazida pela Nota Premiada Bahia é o fato de que os participantes compartilharão os seus documentos fiscais eletrônicos com as instituições que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Ao se cadastrar no site, o cidadão poderá escolher até duas entidades, uma da área social e outra da área de saúde, para as quais serão direcionadas suas notas.
Ao contrário do que acontece com os cupons em papel, que exigem das instituições inscritas no Sua Nota é um Show uma logística complexa e custos altos para implantação de urnas em um número restrito de estabelecimentos, com a NFC-e a doação passará a acontecer de forma automática a cada compra em que o CPF cadastrado for incluído na nota.
Cada instituição terá a sua própria urna digital, inteiramente online. Isso será especialmente benéfico para as pequenas instituições, que poderão ser apoiadas por pessoas de todo o Estado, sem restrições territoriais e financeiras. Esse modelo de doação já foi posto em prática com êxito em outros estados, que também têm programas de apoio a instituições sociais mediante doação de notas fiscais.
“Ao mesmo tempo em que concorre aos prêmios, o cidadão poderá ajudar o trabalho filantrópico desenvolvido pelas instituições. Uma grande vantagem da nova sistemática é que uma pessoa que mora em Salvador poderá doar seus documentos eletrônicos para uma entidade localizada em qualquer município da Bahia”, explica Félix Mascarenhas.
A meta de integrar o Sua Nota é um Show de Solidariedade à nova campanha de prêmios levou os técnicos das secretarias da Fazenda, da Saúde (Sesab) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) a um formato que simplificou os procedimentos graças à nova realidade de dados digitais, desburocratizando as prestações de contas e o pagamento das parcelas e permitindo que estas sejam quitadas totalmente em dia, de forma a acabar com os atrasos da versão em papel.
Com informações da Secom BA  18/12/2017

Agonia da ciência brasileira

Ciência & Tecnologia  💻

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) considera que o orçamento de 2018 foi aprovado com cortes muito drásticos nos recursos de ciência e tecnologia, que terão impactos graves para o País.O orçamento aprovado terá consequências sérias para a ciência e tecnologia brasileira no próximo ano”, lamenta o presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
No dia 13 último, o Congresso Nacional aprovou o orçamento de 2018 (PLN 20/2017), o primeiro sob a Emenda Constitucional 95, que institui o teto de gastos públicos. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) considera que o orçamento de 2018 foi aprovado com cortes muito drásticos nos recursos de ciência e tecnologia, que terão impactos graves para o País. “O orçamento aprovado terá consequências sérias para a ciência e tecnologia brasileira no próximo ano”, lamenta o presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira.
Ele avisa: “Nós vamos continuar na luta para, primeiro, não ter contingenciamento adicional no ano que vem; segundo, que nas reservas de contingência que contam do orçamento, possa ser parte desse recurso – ou todo ele – transferido para o orçamento direto do MCTIC em 2018. Além disso, manteremos a luta em todos os estados, porque está havendo cortes e redução dos recursos, particularmente, nas fundações estaduais de apoio à pesquisa.”
Fonte - Portogente  18/12/2017

Cade instaura processo para investigar cartel em licitações de metrô

Metrôs  🚇

Segundo o Cade, o cartel funcionou em diferentes momentos. Entre 1998 e 2004, quando Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Odebrecht, as três maiores empresas do ramo, buscavam dividir entre si grandes projetos, principalmente aqueles que, considerando a elevada exigência técnica, as tornavam as únicas concorrentes viáveis para os certames.

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou um processo administrativo para apurar a existência de cartel envolvendo projetos de infraestrutura de metrôs e monotrilhos em licitações públicas realizadas em pelo menos sete estados – Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo – e no Distrito Federal.
Desdobramento da Operação Lava Jato, a investigação é baseada em acordo de leniência assinado pela Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A e o Cade, e feita em conjunto com o Ministério Público Federal em São Paulo.
Os signatários indicaram que a conduta teve por objeto, ao menos, 21 licitações públicas no Brasil, entre as quais seis obras teriam sido atingidas: metrô de Fortaleza; metrô de Salvador; Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro; Linha 4 – Amarela do metrô de São Paulo; e duas obras para a Linha 2 – Verde de São Paulo. A prática, segundo relatado no acordo, pode ter tido início em 1998 e durado até 2014.
Segundo o Cade, durante esse período, a conduta chegou a envolver pelo menos nove empresas: Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Carioca, Marquise, Serveng e Constran. Outras dez construtoras podem ter participado.
Trata-se do décimo segundo acordo de leniência público divulgado pelo Cade no âmbito da Lava Jato. Por meio da leniência, a empresa e as pessoas físicas signatárias confessaram a participação na conduta, forneceram informações e apresentaram documentos probatórios a fim de colaborar com as investigações sobre o alegado conluio (acordo, trama). O acordo é relacionado exclusivamente à prática de cartel, para a qual o Cade tem competência de apuração.

Histórico
Segundo o Cade, o cartel funcionou em diferentes momentos. Entre 1998 e 2004, quando Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Odebrecht, as três maiores empresas do ramo, buscavam dividir entre si grandes projetos, principalmente aqueles que, considerando a elevada exigência técnica, as tornavam as únicas concorrentes viáveis para os certames.
De 2004 a 2008, as três empresas somaram-se à OAS e à Queiroz Galvão. Os signatários relataram que, nesse momento, o grupo passou a adotar o codinome G-5 ou Tatu Tênis Clube para dissimular o caráter potencialmente ilícito dos contratos. Durante a 23ª fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal apreendeu um documento intitulado Tatu Tênis Clube.
Entre 2008 e 2014, os contatos anticompetitivos foram implementados com maior frequência, especialmente por condições proporcionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, pela Copa do Mundo de 2014 e pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.
Nessa fase, no entanto, foi mais difícil para as empresas do cartel ter êxito nos acordos anticompetitivos, por causa da competição de empresas estrangeiras e da dificuldade de formar consensos dentro do grupo.
O Cade ressalta que muitos dos projetos que foram discutidos no âmbito do cartel não chegaram a ser efetivamente licitados ou tiveram as licitações suspensas e não foram retomadas.

Posicionamentos

As empresas foram procuradas por meio dos e-mails das assessorias de imprensa disponíveis nas páginas da internet. A Agência Brasil aguarda o posicionamento. A reportagem não conseguiu entrar em contato com a Marquise.
Em nota, a Andrade Gutierrez informa que continua colaborando com as investigações em curso, dentro do acordo de leniência firmado com o Ministério Público Federal, e reforça seu compromisso público de esclarecer e corrigir todos os fatos irregulares ocorridos no passado.
Também em nota, a Odebrecht diz que está colaborando com a Justiça no Brasil e nos países em que atua. “Já reconheceu os seus erros, pediu desculpas públicas, assinou um acordo de leniência com as autoridades do Brasil, dos Estados Unidos, da Suíça, da República Dominicana, do Equador e do Panamá, e está comprometida a combater e não tolerar a corrupção em quaisquer de suas formas.”

A Construtora Queiroz Galvão diz que não comenta investigações em andamento.
Em nota, a Construções é Comercio Camargo Corrêa reafirma o compromisso de manter investigações internas em bases permanentes e colaborar com as autoridades reportando quaisquer condutas ilícitas que venham eventualmente a ser descobertas. "A decisão, divulgada no site do Cade, configura evidência inequívoca do compromisso pioneiro assumido de colaboração contínua junto às autoridades competentes, tanto no âmbito das investigações internas como também da implementação de uma nova Governança e Compliance já concluídos", diz o texto.
Fonte - Agência Brasil  18/12/2017

domingo, 17 de dezembro de 2017

Carro voador que combina futuro e passado

Tecnologia  🚗

De acordo com o portal New Atlas, seu design é inspirado na marca automotiva italiana Isotta Fraschini, em particular no modelo lendário Tipo 8, produzido no início do século XX.Segundo Lazarini, o Hover Coupe está equipado com quatro motores de turbina similares aos de aviões comerciais, mas de menor diâmetro.

Sputnik

imagem/Youtube
O designer italiano Pierpaolo Lazzarini, famoso por seus conceitos incomuns, apresentou o novo carro voador Hover Coupe que combina design retro com tecnologia do futuro.
"Pensa no futuro, nunca esqueças o passado", diz o lema do estúdio de design de Lazzarini. Seu novo automóvel é uma materialização perfeita dessa ideia.
De acordo com o portal New Atlas, seu design é inspirado na marca automotiva italiana Isotta Fraschini, em particular no modelo lendário Tipo 8, produzido no início do século XX.
Segundo Lazarini, o Hover Coupe está equipado com quatro motores de turbina similares aos de aviões comerciais, mas de menor diâmetro.
Os conceitos futuristas do designer italiano são frequentemente considerados irrealizáveis, mas recentemente a empresa produziu o mini-iate Jet Capsule, cujo conceito tinha sido apresentado em 2013.
Fonte - Sputnik  17/12/2017



Decretada morte do sistema ferroviário em Goiás

Ferrovias  🚄

O modal que nunca recebeu a devida atenção em Goiás, nas duas últimas décadas, agonizava e a fim, agora, bate as portas.A Ferrovia Centro Atlântica é administrada pela empresa Valor Logística Integrado que é uma subsidiária da Vale. De forma unilateral, desrespeitando normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa simplesmente encerrou este tipo de transporte.

Diário de Goiás - RF
foto - ilustração
Com a recente notícia de que foi suspenso em Goiás o transporte de contêineres na Ferrovia Centro Atlântica, pode-se dizer que foi decretada a morte do sistema ferroviário no estado. O modal que nunca recebeu a devida atenção em Goiás, nas duas últimas décadas, agonizava e a fim, agora, bate as portas.
A Ferrovia Centro Atlântica é administrada pela empresa Valor Logística Integrado que é uma subsidiária da Vale. De forma unilateral, desrespeitando normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa simplesmente encerrou este tipo de transporte.
Bastava observar por alguns minutos em pátios ferroviários como o de Anápolis, ou Leopoldo de Bulhões, ou ainda de Ipameri para perceber que há, sim, um grande volume transportado de cargas por meio de contêineres. Agora, o resultado é que mais carga terá de ser levada e trazida por meio das rodovias, o que pode encarecer o preço do frete e potencializar mais acidentes nas estradas.
Na ferrovia manterá apenas o transporte de bens agrícolas, ou seja, vai diminuir a quantidade de carga levada de Goiás para outras regiões ou recebidas de outras localidades para nosso estado. Não haverá a mesma regularidade, pois o transporte dependerá da safra de grãos.
Ainda será transportada uma pequena quantidade de combustível, um pequeno óleo grosso que chega a Goiânia. Com menor volume, no futuro, a empresa poderá dizer que o trecho não é lucrativo e encerrar as atividades em Goiás.

História
Vale ressaltar que, em 2005, em Goiânia, a empresa FCA, que antecedeu a VLI, mas que também é do grupo Vale, de forma unilateral suspendeu o transporte de uma série de materiais, incluindo trigo que era utilizado pela empresa Moinho Goiás. Com isso, trens passaram a circular somente até a entrada de Goiânia. Pouco tempo depois a União tomou a concessão naquele trecho e autorizou a Prefeitura de Goiânia a aproveitar o leito da ferrovia para construir a Avenida Leste Oeste.
Aos poucos a ferrovia morre, se as autoridades goianas não abrirem o olho, principalmente as que têm representatividade na conhecida “Região da Estrada de Ferro”, poderemos dar adeus a esta centenária estrada de ferro, em breve. A antiga Estrada de Ferro de Goyaz ficará em um tempo não muito distante, abandonada, como muitas ferrovias estão pelo Brasil afora.
Fonte - Revista Ferroviária  16/12/2017