PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 11 de novembro de 2017

Quilombo dos Palmares é reconhecido patrimônio cultural do Mercosul

Cultura/Direitos humanos  👈

A região que acolhia o núcleo do quilombo, Serra da Barriga, em Alagoas, ganhou reconhecimento internacional. Neste sábado (11), será oficializada a certificação da área como patrimônio cultural do Mercosul. O título só foi conferido até agora a dois bens no país: a Ponte Internacional Barão de Mauá, ligação entre as cidades de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai; e a região das Missões, que abrange cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).

Jonas Valente
Repórter da Agência Brasil
Arquivo/Agência Alagoas
Em 20 de novembro é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças negras da história do país. O nome faz referência ao Quilombo dos Palmares, maior espaço de resistência de escravos durante mais de um século no período colonial (1597-1704).
A região que acolhia o núcleo do quilombo, Serra da Barriga, em Alagoas, ganhou reconhecimento internacional. Neste sábado (11), será oficializada a certificação da área como patrimônio cultural do Mercosul. O título só foi conferido até agora a dois bens no país: a Ponte Internacional Barão de Mauá, ligação entre as cidades de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai; e a região das Missões, que abrange cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).
A Serra da Barriga foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985. Em 2007, foi aberto o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, próximo à cidade de União dos Palmares, a cerca de 80 quilômetros da capital do estado, Maceió. O projeto envolveu a construção de instalações em referência a Palmares, como a casa de farinha (Onjó de farinha), casa do campo santo (Onjó Cruzambê ) e terreiro de ervas (Oxile das ervas). O espaço ainda é o único parque temático voltado à cultura negra no Brasil e recebe anualmente cerca de 8 mil visitantes.

Visibilidade
Para Marcelo Britto, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o título de patrimônio cultural do Mercosul significa um reconhecimento internacional importante e também pode estimular a visibilidade da área por brasileiros que ainda a desconhecem.
“Um aspecto importante é a dinamização econômica, uma vez que o bem cultural ganha uma visibilidade para uma projeção de caráter nacional e internacional. Isso favorece iniciativas que tendem a promover o turismo cultural, a geração de empregos que podem ocorrer relacionadas a isso”, afirma.

Referência histórica
O Quilombo dos Palmares surgiu no século 16. Residiam nele escravos fugidos das capitanias da Bahia e de Pernambuco. O local chegou a reunir até 30 mil pessoas no seu auge, no século 17, e era organizado em pequenos povoados, chamados de mocambos. Os principais eram Cerca Real do Macaco, Subupira, Zumbi e Dandara. O maior deles chegou a ter 6 mil pessoas, quase a mesma população do Rio de Janeiro à época.
Esses mocambos constituíam uma espécie de república. As decisões políticas eram tomadas pela reunião da liderança de cada um deles em conjunto com o chefe supremo. Essa posição de comando foi ocupada por Acotirene, sucedida por Ganga Zumba e, depois, por Zumbi. No tocante às relações afetivas, Palmares era uma sociedade poliândrica, em que mulheres podem ter relação com diversos homens.
Segundo Zezito de Araújo, professor de história e supervisor de Diversidade da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, Palmares ainda é lembrado muito pela dimensão do conflito, mas deveria ser conhecido por ter sido o primeiro grande movimento de resistência das Américas no período colonial e pela sua organização política.
“A Revolução Francesa é tida como o símbolo da liberdade, mas a luta de Zumbi aconteceu antes. Enquanto em Palmares tínhamos propriedade coletiva, produção para subsistência e para troca, na colônia tínhamos atividade agrícola para exportação e escravidão como base do trabalho. São sociedades opostas”, analisa.

Melhorias no espaço
Na opinião do presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas, Elcias Pereira, o título de patrimônio cultural será uma oportunidade importante de qualificar o espaço no momento em que o parque memorial completa 10 anos. “Recebendo esse título pode haver a melhoria dos equipamentos. Nestes últimos 10 anos, os investimentos não foram feitos como deviam. O acesso precisa ser arrumado, pois durante boa parte do ano há problema para chegar em razão das chuvas”, aponta Pereira.
Segundo Carolina Nascimento, diretora de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, responsável pelo parque nacional, ajustes e melhorias no espaço serão feitas a partir de um conjunto de iniciativas que já começaram a ser debatidas em uma oficina realizada neste ano em Maceió.
Entre as ações previstas estão a instituir um comitê gestor da Serra da Barriga, analisar a capacidade de recebimento de pessoas, reassentar algumas famílias ainda resistentes na área, implantar unidades de conservação ambiental, elaborar um plano de conservação e criar um centro internacional de referência da cultura negra.
“Neste momento em que casos de racismo estão se acirrando, o reconhecimento deste bem cultural é uma forma de combater a discriminação racial e valorizarmos a cultura afro-brasileira”, diz a diretora da fundação.
Fonte - Agência Brasil  11/11/2017 

Projeto do Bonde Elétrico russo R1 é descartado

Transporte sobre trilhos 🚄

O projeto Rússia One ou R1 foi desenvolvido pela subsidiária de fabricação de trens Uraltransmash do fornecedor de material de defesa e material rodante Uralvagonzavod, em parceria com a agência de design OKB Atom; A UVZ foi subsequentemente controlada pela Rostech.

MetroReport
MetroReport 
O projeto do bonde eléctrico Rússia One(R1) não entrará mais em produção de série, disse o diretor da Rostec para comissões especiais Vasily Brovko no dia 8 de novembro.
O projeto Rússia One ou R1 foi desenvolvido pela subsidiária de fabricação de trens Uraltransmash do fornecedor de material de defesa e material rodante Uralvagonzavod, em parceria com a agência de design OKB Atom; A UVZ foi subsequentemente controlada pela Rostech.
Um protótipo de três secções foi apresentado na exposição industrial Innoprom 2014 em Ekaterinburg, em julho de 2014, e outras unidades deveriam ser produzidas em 2016. No entanto, o fabricante reconheceu que o design incomum tornaria a fabricação difícil. Em particular,a  incompatibilidade existente entre a parte técnica e o design, tornou o projeto impossível de ser construido.
A Uraltransmash esperava ganhar encomendas de Ekaterimburgo e Casablanca, mas não teve êxito.
Fonte - MetroReport  10/11/2017

'Reforma vai empobrecer trabalhador, beneficiar capital e aumentar subemprego'

Ponto de Vista   🔍

"A entrada em vigor da nova reforma trabalhista, neste sábado, vai ter como único resultado o empobrecimento da classe trabalhadora, a redução de direitos conquistados ao longo de décadas e o aumento do subemprego apenas para privilegiar o capital."

Sputnik
Paulo Pinto AGPT/Fotos Públicas - Sputnik
A análise é de Mauro Puerto, integrante da executiva nacional da CSP Conlutas, uma das muitas entidades que participaram de protestos nesta sexta-feira, 10, em vários estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Pará, Amapá, Alagoas, Ceará, Piauí, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal, entre outros. As manifestações, encabeçadas pelo tema #DerrubaReformaJá! protestavam contra a aprovação da Lei 13.467/2017 que alterou mais de uma centena de artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que asseguravam um grande número de direitos aos trabalhadores a partir dos anos 30.
Em entrevista à Sputnik Brasil, o integrante da executiva nacional da CSP Conlutas discorda das previsões feitas pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que as mudanças das leis trabalhistas possibilitarão a volta da geração de emprego, com a criação de 6 milhões de postos de trabalho a curto e médio prazo.
"Esse é outro argumento falso que a turma lá de cima utiliza. Reforma, inclusive, é uma palavra errada para o que estão fazendo. Reforma é uma palavra de cunho positivo. Na verdade, o que estão fazendo é uma demolição dos direitos trabalhistas. Nenhuma demolição traz algo positivo, a não ser para quem negocia entulho. A história recente de outros países que fizeram algo similar (Espanha e México) não gerou o que eles estão dizendo que geraria aqui. Ao contrário. O que vai acontecer é aumentar a taxa de lucro do capital, a classe trabalhadora vai ficar mais pobre, com menos direitos e aumentar o subemprego", diz Puerto.
Segundo o dirigente, essa sexta-feira, como foi um dia de luta e não de greve geral, o movimento não foi homogêneo entre todas as categorias — algumas atrasaram a entrada por duas horas, outras pararam pela parte da manhã, outras, minoritárias, pararam o dia todo, além dos técnicos servidores federais que entraram em greve por tempo indeterminado, uma vez que o governo voltou agora a artilharia contra o funcionalismo público. Puerto avalia que o segundo semestre está mais otimizado politicamente que o primeiro e as manifestações de hoje mostram que a reforma não vai se dar sem a resistência da classe trabalhadora.
"A reforma trabalhista está em um cabedal de leis que o capital busca transformar o Brasil em uma colônia moderna. O que o governo está fazendo, do ponto de vista trabalhista, é de um arcaísmo. Estamos retrocedendo do ponto de vista capital-trabalho a pré anos 30. Essa reforma é arcaica porque ela retrocede historicamente ao que foi o avanço da humanidade. Por isso a MP do Trabalho escravo está absolutamente consonante com a reforma trabalhista, porque ela vai abrindo a porteira", diz o sindicalista, admitindo que, do ponto de vista da forma, o trabalho escravo hoje não é similar à escravidão histórica tradicional.
Entre os pontos mais negativos da reforma, Puerto cita a determinação de que o acordado prevaleça sobre o legislado, o que ameaça diretamente todos os direitos conquistados ao longo de décadas no país. Décimo terceiro, férias e licença gestante, por exemplo, na visão do integrante da CSP Conlutas, estão sob risco, uma vez que não estão mais garantidos.
"Devido às crises cíclicas do capital, para se manter a taxa de lucro se tem feito, aqui e em vários países, um ataque grande ao trabalho. O Brasil precisou de um presidente que não foi eleito, e a burguesia o colocou para fazer isso num ritmo mais acelerado. Não que o governo anterior não tenha feito ataques, mas não no grau que este está disposto a fazer”, finaliza Puerto.
Fonte - Sputnik  10/11/2017

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Rui Costa anuncia liberação do novo viaduto de Lauro de Freitas

Mobilidade  🚗  🚇

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (10), durante visita às obras do elevado, que começaram há sete meses, envolvendo cerca de 850 trabalhadores. Elas são complementares às obras do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. 

Da Redação
foto -  Manu Dias/GOVBA
O novo viaduto de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), será entregue no início da tarde deste domingo (12). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (10), durante visita às obras do elevado, que começaram há sete meses, envolvendo cerca de 850 trabalhadores. Elas são complementares às obras do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
"Estamos em fase final de toda a obra. Aqui é uma etapa importante, porque muda a pista de acesso a Lauro de Freitas, que passa a ser pelo viaduto. As obras da estação do metrô em si estão concluídas, faltando apenas as obras complementares de acesso à estação, para que a gente possa colocar o metrô já em fase de teste. O trem deve circular operacionalmente no mês de março", afirmou Rui.

foto -  Manu Dias/GOVBA
O novo sistema viário vai desafogar o trânsito e garantir a fluidez na região da Estação Aeroporto do metrô. A obra inclui o alargamento da Avenida Carybé, a ponte sobre o Rio Ipitanga e o viaduto sobre a via permanente do metrô. "Com o fim dessa obra, a gente vai consolidar o projeto não de um metrô da capital, mas da região metropolitana", acrescentou Rui.
Nesta primeira etapa, a pista que segue no sentido Litoral Norte passará a utilizar o novo sistema viário. "Com a conclusão desse trecho, os motoristas que saem de Salvador em direção a Lauro de Freitas passam a usar essa via em elevado, esses viadutos por cima do rio e da futura via do metrô", explicou o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello.
A pista no sentido Salvador ocupará a atual pista que segue no sentido Litoral Norte, ou seja, terá o sentido invertido. Com isto, a pista que hoje segue em direção a Salvador ficará liberada para dar lugar ao novo Terminal de Ônibus Aeroporto. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, também participou a visita ao lado dos secretários estaduais de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e da Casa Civil, Bruno Dauster.
Com informações da Secom Ba.  10/11/2017

CBTU João Pessoa tem 1º VLT adesivado com Campanha sobre Protocolo de Montreal

Sustentabilidade  🚄  🚇

Ação publicitária integra a campanha mundial em comemoração aos 30 anos do Protocolo de Montreal, sua implementação no Brasil e seus avanços no controle de substâncias que destroem a camada de Ozônio.A campanha visa atingir um público de cerca de 4,2 milhões de pessoas por dia em nove cidades de quatro regiões do país 

CBTU
Divulgação/CBT
Já está circulando pelos trilhos paraibanos, o primeiro VLT da CBTU João Pessoa com um carro totalmente adesivado. Ação publicitária integra a campanha mundial em comemoração aos 30 anos do Protocolo de Montreal, sua implementação no Brasil e seus avanços no controle de substâncias que destroem a camada de Ozônio. A CBTU, através da Gerência Técnica de Marketing e Potencialidades Comerciais (Gempo) e da Gerência Geral de Tecnologia, Expansão e Marketing, vinculadas à Diretoria de Planejamento, que não mediu esforços para apoiar a campanha pela sua importância socioambiental.
“Transportamos aproximadamente 570 mil pessoas por dia. Todas elas terão acesso à campanha através de adesivagem dos nossos trens, banners e cartazes comemorativos, além dos meios de comunicação oficiais da CBTU. Ficamos lisonjeados em contribuir para a divulgação de um tema tão relevante”, afirma o diretor-presidente José Marques de Lima.
A campanha visa atingir um público de cerca de 4,2 milhões de pessoas por dia em nove cidades de quatro regiões do país: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN).
Além disso, por meio da interatividade, os usuários poderão enviar fotos e mensagens pelas redes sociais, por meio da hashtag #30AnosProtocoloDeMontreal, e realizar o download de publicações sobre a proteção da camada de ozônio em seus aparelhos celulares, com QR codes impressos nas peças divulgadas nas estações.
“A ideia de inserir os metrôs na campanha de divulgação dos 30 anos foi aproximar-se do cidadão e mostrar que as substâncias que destroem a camada de ozônio estão presentes nos bens de consumo que fazem parte do nosso dia. Diversas ações ao longo desses anos foram realizadas para que continuemos tendo acesso a esses bens de consumo, mas sem que eles contribuam para destruição da camada protetora que protege todos os seres vivos do excesso de radiação ultravioleta”, comenta a coordenadora-geral de Proteção da Camada de Ozônio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Magna Luduvice.
“Sustentabilidade é uma prática que anda junto com o sistema metro-ferroviário de passageiros. Sem poluição sonora e emissão zero para sistemas eletrificados, a utilização de trens, metrôs e VLT contribui de forma significativa para a melhoria da qualidade ambiental das cidades onde estão instalados. Mas os operadores desse sistema de transporte têm a consciência de que para a sustentabilidade do planeta é importante que cada um faça a sua parte. Dessa forma, com os milhões de passageiros transportados todos os dias, nossos sistemas também se tornam um importante veículo de comunicação e engajamento em prol do meio ambiente”, afirma a superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi.

divulgação/CBTU
Saiba Mais
Em 30 anos, os países partes do Protocolo eliminaram totalmente o consumo e produção dos clorofluorcarbonos (CFCs), halons, brometo de metila para fins agrícolas, CTC e, atualmente, estão em fase de eliminação dos hidroclorofluorcarnobos (HCFCs).
Essas substâncias, quando emitidas para a atmosfera, reagem com o ozônio estratosférico, quebrando sua molécula. O resultado é a rarefação da camada de ozônio e o consequente aumento da incidência de raios UV-B sobre a superfície da Terra. Em excesso, essa radiação pode causar câncer de pele, catarata e diminuição da biodiversidade de plantas e animais.
Graças aos esforços do Protocolo de Montreal, estima-se que, até meados do século XXI, a camada de ozônio se recupere aos níveis registrados no início da década de 1980. Porém, é importante que a população também faça a sua parte, optando por adquirir produtos livres das substâncias destruidoras do ozônio e cobrando a destinação adequada dessas substâncias presentes, principalmente, em espumas de poliuretano, aparelhos de refrigeração e de ar-condicionado. Proteger-se dos raios UV-B nocivos à saúde humana é outra atitude que deve ser cultivada, devendo-se sempre utilizar protetor solar ao se expor a ambientes externos.
A campanha é uma parceria entre as agências implementadoras do Protocolo de Montreal no Brasil – o MMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a agência de cooperação alemã GIZ – e as companhias de trens e metrôs do país – ANPTrihos, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Via Quatro, Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), Trensurb, Metrô Bahia, Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB) e Metrô DF.
A coordenação das ações referentes ao Protocolo de Montreal no Brasil é do Ministério do Meio Ambiente, sendo executada pela agência PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; UNIDO - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ (Agência Bilateral Alemã).

Novo Veículo Publicitário
Com essa atividade, a CBTU João Pessoa se posta como mais uma alternativa para veiculação publicitária de alto impacto para as empresas e marcas nacionais e locais. Com uma atuação em 30km de via, interligando quatro municípios, a Companhia transporta em média cerca de 8 mil pessoas e tem uma visibilidade indiscutível já que corta boa parte da Região Metropolitana da Capital.
Fonte - CBTU  10/11/2017

Gov.Rui Costa visita etapa final das obras do viaduto de Lauro de Freitas nesta sexta-feira

Infraestrutura viária  🚗  🚇

O sistema viário é constituído de alargamentos da Avenida Carybé, ponte sobre o Rio Ipitanga e viaduto sobre a via permanente do metrô. As obras, que duraram sete meses e envolveram cerca de 850 pessoas, fazem parte da maior intervenção viária ligando a capital baiana à Região Metropolitana.

Da Redação
Divulgação/CCR
Nesta sexta-feira (dia 10), às 15h, em visita às obras do novo viário de Lauro de Freitas, o governador Rui Costa anunciou a data da entrega da primeira etapa do novo sistema viário que vai desafogar e garantir a fluidez no trânsito da região da Estação Aeroporto do metrô. O sistema viário é constituído de alargamentos da Avenida Carybé, ponte sobre o Rio Ipitanga e viaduto sobre a via permanente do metrô. As obras, que duraram sete meses e envolveram cerca de 850 pessoas, fazem parte da maior intervenção viária ligando a capital baiana à Região Metropolitana.
Nesta primeira etapa, a pista que segue sentido Litoral Norte passará a utilizar o novo sistema viário. A pista sentido Salvador passará a ocupar a atual pista que hoje segue sentido litoral norte, ou seja, terá seu sentido invertido. Com isto, a pista que hoje segue em direção a Salvador ficará liberada para dar lugar ao novo Terminal de Ônibus Aeroporto.
O novo terminal de integração contará com 13 mil metros quadrados de área e será interligado à futura Estação Aeroporto do Metrô, por meio de uma passarela de aproximadamente 400 metros de extensão e 4 metros de largura. O equipamento segue as normas de acessibilidade, com escadas rolantes e elevador, facilitando o deslocamento dos passageiros que poderão usufruir da integração e utilizar os dois meios de transporte pagando apenas uma passagem. O terminal terá capacidade para mais de 105 mil passageiros/dia e até 70 ônibus por hora, com 9 baias, expansíveis para até 16, além de sanitários de atendimento ao público, e salas de operação e de apoio aos rodoviários.
Com previsão de ser concluída em dezembro e entrar em operação até março de 2018, a Estação Aeroporto do Metrô passa pela última fase de obras, com instalação de escadas rolantes, piso tátil, acabamentos e instalações hidráulicas e elétricas.
A Travessa Santos Dumont, mais conhecida como Rua das Locadoras, recebe alargamento de suas atuais pistas, ampliação da atual ponte de acesso partindo da Rua do Bambuzal e relocação da rede de iluminação pública, com obras em andamento e previsão de conclusão no final de dezembro. No mesmo local está sendo construído o terminal do shuttle - serviço de transfer gratuito - por meio do qual será feito o deslocamento de passageiros entre a estação do metrô e o aeroporto. Haverá também um viaduto sobre a via do metrô, em fase avançada de construção, por onde os carros seguirão em direção à Avenida 2 de Julho, que também contará com um novo viaduto, cujas obras estão em andamento com conclusão prevista para dezembro.
Para minimizar os impactos do conjunto de intervenções no trânsito local, todas as intervenções seguem estudos de engenharia viária, realizados em conjunto com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas.
Com o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô.
Com informações da CCR Metrô Bahia  10/11/2017

Reduzir mortes no trânsito

Trânsito  🚗

Uma das metas estabelecidas pelos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é a de redução das mortes à metade até 2020.Estudos revelam que o custo social de acidentes de trânsito chega R$ 30 bilhões por ano.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Em 2015 morreram, no Brasil, cerca de 38 mil pessoas em acidentes de trânsito, conforme dados oficiais. Uma das metas estabelecidas pelos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é a de redução das mortes à metade até 2020.
Estudos revelam que o custo social de acidentes de trânsito chega R$ 30 bilhões por ano. Em reunião na Câmara Federal para discutir sugestões sobre segurança e legislação relacionadas ao trânsito, o coordenador-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Francisco Garronce, disse que muitos acidentados não são registrados como vítimas do trânsito: “Ninguém vai querer embarcar num avião sabendo que todo dia está caindo um avião e matando cem pessoas. Mas todos os dias o trânsito brasileiro mata mais do que cem. Nós criamos um filtro como se isso fosse normal".
Garronce lamentou que o Brasil ainda não tenha aderido ao WP29 (Working Party 29), um grupo de trabalho da ONU que hoje conta com 62 países e discute a evolução das regulamentações dos itens de segurança dos veículos.
Fonte - Portogente  10/11/2017

Justiça manda prefeitura do Rio reduzir em R$ 0,20 tarifa de ônibus municipal

Transportes 🚌

A juíza considerou abusivo o Decreto 41.190/2015, que autorizava o aumento da tarifa.“Defiro a tutela de urgência para determinar a suspensão imediata dos efeitos do Decreto Municipal nº 41.190/2015 com a exclusão da estrutura tarifária do acréscimo de R$ 0,20 ao reajuste contratual autorizado a partir de 1º de janeiro de 2016”, decidiu a juíza.

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A justiça do Rio determinou nova redução nas tarifas de ônibus do município do Rio de Janeiro. Por decisão da juíza Luciana Losada Lopes, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a prefeitura deve reduzir em R$ 0,20, o valor da passagem dos ônibus municipais. A juíza considerou abusivo o Decreto 41.190/2015, que autorizava o aumento da tarifa.
“Defiro a tutela de urgência para determinar a suspensão imediata dos efeitos do Decreto Municipal nº 41.190/2015 com a exclusão da estrutura tarifária do acréscimo de R$ 0,20 ao reajuste contratual autorizado a partir de 1º de janeiro de 2016”, decidiu a juíza.
Agora, a partir da intimação, a prefeitura terá prazo de dois dias, para fixar a tarifa em R$ 3,40. Caso não obedeça à determinação, pagará multa diária. Ainda na decisão, a juíza pediu que o município do Rio e os consórcios das empresas de transporte sejam intimados, com urgência, para que cumpram a decisão, no prazo de 48 horas, a contar da intimação, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil”.
Em agosto, outra decisão judicial reduziu de R$ 3,80 para R$ 3,60. A decisão foi da 20ª Câmara Cível do TJRJ, mas baseada em outro decreto municipal (nº 39.707/14), que autorizava um valor adicional de R$ 0,20 no reajuste.
Fonte - Agência Brasil  09/11/2017

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Conder entrega chaves de casa para famílias do Centro Histórico de Salvador

Habitação   🏠

A ação integra o Programa de Habitação de Interesse Social (Phis), que visa a recuperação de casarões para o uso habitacional dos antigos moradores da região. Na oportunidade, os novos proprietários receberam um manual contendo instruções de manutenção, conservação e segurança do imóvel.

Da Redação
foto - Ascom Dircas/Conder
Nove famílias do Centro Histórico de Salvador realizaram, nesta quarta-feira (8), o sonho da casa própria. As chaves foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), nesta tarde, na sede da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), no Pelourinho. A ação integra o Programa de Habitação de Interesse Social (Phis), que visa a recuperação de casarões para o uso habitacional dos antigos moradores da região. Na oportunidade, os novos proprietários receberam um manual contendo instruções de manutenção, conservação e segurança do imóvel.
“Preservar as características originais de edificações históricas é uma das formas de se preservar a memória de uma cidade”, explica Marise Melo, coordenadora de Habitação Social da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), referindo-se à reforma de casarões do CHS, que estavam abandonados ou em ruínas, para permitir seu uso habitacional com conforto.
“Quando trabalhamos na restauração desses casarões tivemos um cuidado de manter sua identidade. Agora, estamos passando recomendações importantes para os novos residentes, que vão ajudá-los a utilizar de forma plena e adequada a nova moradia”, acrescenta Marise Melo, referindo-se também as atividades que são realizadas junto às famílias cadastradas no Phis, incluindo oficinas sobre o uso racional dos serviços essenciais, como água e energia elétrica, além de outras atividades que os preparem e facilita o processo de adaptação à nova realidade.
Para Ednalva Oliveira Santos, ‘esse está sendo um grande dia, um dos mais importantes da minha vida porque significa a realização de um sonho’, afirmou ao receber as chaves de sua nova moradia na Rua São Francisco. Sua vizinha, Adriana Nunes Mendonça também estava emocionada. Agora, ela e os três filhos vão ter ‘um teto seguro para viver, onde sempre quis ficar, perto do trabalho e da escola dos meninos’.

Imóveis
A Dircas/Conder é responsável pela elaboração e execução de projetos na área de habitação social, incluindo as 108 famílias inseridas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2005 com o Governo do Estado. Deste total, mais de 80% já foram contemplados com unidades habitacionais. As famílias ainda não atendidas recebem auxílio aluguel, enquanto aguardam a conclusão da reforma dos imóveis onde irão morar, previsto para este ano.
As novas moradias foram vistoriadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Segundo a promotora Lívia Vaz, alguns detalhes terão que ser acertados, mas nada que impeça o recebimento das chaves pelos moradores. “Esse monitoramento junto com a Conder é importante para evitarmos reclamações futuras”, afirma.
Os imóveis são completamente reformados e, a partir desse serviço de revitalização, são criadas unidades habitacionais com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, que beneficiarão as famílias, com toda a estrutura adequada para que possam viver bem.
Com informações da Sedur  Ba.  09/11/2017

Metroviários de Brasília entram em greve nesta quinta-feira

Transportes sobre trilhos  🚇

Eles reivindicam um reajuste salarial de 8,41%, tendo como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a variação dos preços da cesta de compras de famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Letycia Bond
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
Os funcionários do metrô do Distrito Federal, que transporta, diariamente, uma média de 150 mil passageiros, iniciaram, na manhã de hoje (9), uma greve por período indeterminado. Eles reivindicam um reajuste salarial de 8,41%, tendo como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que mede a variação dos preços da cesta de compras de famílias com renda de até cinco salários mínimos.
Os metroviários também pedem que 621 candidatos aprovados no último concurso sejam convocados. O processo seletivo ocorreu em 2016 e teve sua validade estendida até o final de 2018.
Em nota, além de destacar perdas salariais acumuladas por três anos, o sindicato da categoria declarou que tem arcado com "um alto preço pela corrupção e desgoverno, sem contar com as recentes mudanças nas leis trabalhistas".
Uma decisão judicial estabeleceu que o metrô deve funcionar hoje com 90% de sua capacidade nos horários de pico (das 6h às 10h e de 16h30 as 20h30), podendo reduzir para 60% nos demais horários.
A Justiça também determinou que o metrô deve circular normalmente, com 100% de sua capacidade, no período de 8h30 as 19h do próximo domingo (12), dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. A multa fixada para o caso de descumprimento é R$ 100 mil por dia.
O metrô conecta Brasília às regiões administrativas de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento, Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga.
Fonte - Agência Brasil  09/11/2017

Fome avança e atinge 815 milhões no mundo todo; Brasil pode voltar ao Mapa da Fome

Segurança alimentar  🍛

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional destacou em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil que existe um "desmonte" das políticas que permitiram o Brasil sair do Mapa da Fome. São elas: o aumento do salário mínimo, politicas públicas de transferência de renda e políticas de agricultura familiar.

Sputnik
foto - ilustração
A fome aumenta. São 815 milhões de pessoas no mundo todo que consomem menos calorias do que o recomendado.
Os números são da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) que divulga desde 1990 o Mapa da Fome — levantamento de países onde mais de 5% da população não come o mínimo para ter uma vida saudável.
A pesquisa indicou que a fome cresceu: em 2015, ela atingia 775 milhões, já em 2016 passou a afetar 815 milhões. O aumento, diz a FAO, foi puxado por fatores como a mudança climática, conflitos armados e a recessão econômica. É o primeiro aumento na fome após 15 anos de queda.
O Brasil, que figurou no Mapa da Fome até 2014, pode voltar para a triste colocação. A previsão foi feita pelo brasileiro e diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, em entrevista ao UOL.
Esta possibilidade já havia sido divulgada pela ONG ActionAid em julho.
A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Elizabetta Recine partilha da mesma opinião. Para ela, a crise econômica e política ameaçam a segurança alimentar do brasileiro.
A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional destacou em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil que existe um "desmonte" das políticas que permitiram o Brasil sair do Mapa da Fome. São elas: o aumento do salário mínimo, politicas públicas de transferência de renda e políticas de agricultura familiar.
De 2002 a 2013, caiu em 82% o número de brasileiros em situação de subalimentação, afirma a FAO.
Na América do Sul, os três países com maiores índices da população que não ingere a quantidade adequada de calorias são: Venezuela (13%), Equador (12,1%) e Paraguai (12%).
Fonte - Sputnik  08/11/2017

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Inaugurado último viaduto (Stella Maris) complementar das obras do metrô de Salvador

Infraestrutura viária  🚗  🚇

Este viaduto faz parte de um grande programa de mobilidade para quem mora ou visita Salvador.O viaduto de Stella Maris, previsto no pacote de obras complementares do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, garante o acesso direto de quem vem da Alameda das Praias - em Stella Maris - para pegar a Avenida Paralela, no sentido Rodoviária, e permite o avanço das obras do trecho que liga a Estação Mussurunga à Estação Aeroporto do metrô. 

Da Redação
foto -  Marco Leão/Sedur
O trânsito entre a região da Avenida Paralela e o bairro de Stella Maris, em Salvador, já pode ser feito pelo novo elevado entregue pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (8). O viaduto de Stella Maris, previsto no pacote de obras complementares do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, garante o acesso direto de quem vem da Alameda das Praias - em Stella Maris - para pegar a Avenida Paralela, no sentido Rodoviária, e permite o avanço das obras do trecho que liga a Estação Mussurunga à Estação Aeroporto do metrô. No momento, para fazer o mesmo trajeto, os motoristas precisam atravessar a avenida no sentido aeroporto.
"Este viaduto faz parte de um grande programa de mobilidade para quem mora ou visita Salvador. Ao todo, nesses três viadutos, foram investidos R$ 61 milhões. Isso melhora o trânsito, segurança da população e, com certeza, a mobilidade urbana de Salvador. Isso vai acelerar também as obras do metrô, que logo no início do ano que vem [2018] teremos o metrô chegando até a Lauro Freitas, chegando ao aeroporto, o que vai tornar a nossa capital, nosso estado, referência nacional em mobilidade urbana, em segurança no trânsito, e graças a Deus, nós estaremos entre as principais capitais do Brasil em termos de mobilidade. Hoje é o maior investimento do Brasil, que são as obras o metrô, e, junto elas, essas obras complementares.
Para a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, a inauguração representa um marco nas obras do metrô, porque permite que a obra avance em direção ao aeroporto. "Essa entrega de hoje é um marco dessa obra grandiosa que segue mudando a vida do povo baiano, que a cada dia percebe as melhorias", A secretária ainda destacou que a partir de agora, as forças serão concentradas na chegada do metrô na estação Aeroporto e na conclusão das passarelas. “A cada 15 dias esperamos estar terminando uma passarela, mas temos até fevereiro, início de março, para entregar todas. No entanto, algumas como a de Mussurunga são prioridades, por isso, queremos até o final do ano estar com ela finalizada", disse.
Ainda de acordo com o governador Rui Costa, a Bahia terá a terceira maior extensão de metrô do Brasil, com 42 quilômetros de trilhos. “Estamos trabalhando muito para garantir investimento, geração de emprego. Agora, nós vamos iniciar mais uma etapa, que são cinco quilômetros de Pirajá até Águas Claras. São duas novas estações, na chamada região da Brasilgás. Vai ter uma estação e lá, em Águas Claras, mais outra estação. Com isso, nós vamos atender mais pessoas dentro do metrô e vamos melhorar a infraestrutura para aquele lado da cidade”.
Rui enfatizou ainda que “o Governo do Estado mantém os grandes projetos, as grandes obras. Eu sempre digo que nada resiste ao trabalho. Estamos pagando o 13º salário do funcionalismo em dia, estamos valorizando a carreira dos professores, vamos abrir concurso, e também dos policiais". A Bahia, de acordo com o governador, tem saúde fiscal para tocar os seus projetos. "Nós não temos é uma boa arrecadação. Mas vamos inaugurar nos próximos dias quatro policlínicas e dois hospitais regionais. E tudo isso sem receber os R$ 600 milhões do empréstimo assinado com o Banco do Brasil, já publicado no Diário Oficial da União, mas o banco não faz o repasse dos recursos, prejudicando o povo baiano".

Desafogar vias de grande circulação
Entre as funcionalidades do novo viaduto está a substituição do retorno em nível, na esquerda, que aumentava os congestionamentos na via principal. Com 450 metros e duas faixas de tráfego, além de calçada para pedestres, iluminação pública e sinalização horizontal e vertical, o viaduto vai desafogar as vias de grande circulação, diminuindo os riscos e garantindo a fluidez e a segurança do trânsito na região. As obras envolveram diretamente cerca de 500 pessoas, em um período de dez meses, e resultaram de um investimento de R$ 22,5 milhões.
Para o presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, é “mais uma etapa vencida. Estamos inaugurando o terceiro viaduto de retorno do conjunto Avenida Paralela/Avenida Caribé, em Stella Maris, que vai permitir fazer a última interligação de trilhos, daqui até a região do aeroporto”. Segundo ele, as próximas etapas, após essa interligação, será fazer o final de uma trincheira, na frente do aeroporto.
“O trem tem que dar uma mergulhada e depois já sair por cima de uma ponte ferroviária e chegar ao aeroporto. Para isso, no próximo final de semana, já temos novidades. Vamos fazer desvios de tráfego, na região de Lauro de Freitas”. Valença prevê “fazer a primeira viagem teste ainda em 2017. Depois, quando tiver passageiros em uma certa quantidade, inicia-se os trabalhos para via viabilizar ao trecho da Estação Aeroporto, que já fica dentro de Lauto de Freitas, para servir à população do município, para a estação na região nas imediações da Insinuante, que está sendo chamada Estação de Lauro de Freitas”.

Sobre os retornos viários
Com a assinatura do Termo de Compromisso pelo Estado da Bahia, concessionária do Metrô da Bahia e Prefeitura Municipal de Salvador para expedição de alvará da obra da Linha 2 em 2015, ficou definido que o Estado, por meio da concessionária, implantaria três viadutos, juntamente com os já implantados pelo Estado a partir de 2014, no Imbuí, Narandiba e na Orlando Gomes, e ainda o túnel que ligará a Avenida Pinto de Aguiar à Avenida Gal Costa, a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
As obras já trazem mais fluidez de tráfego às avenidas Paralela e Caribé, já que eliminam os retornos à esquerda, causadores de redução de velocidade na faixa esquerda e vários acidentes ao longo dos anos. Especialmente os viadutos da região da Ferreira Costa e de Stella Maris eliminam o cruzamento de veículos em ‘X’, que causam engarrafamentos diários nos trecho do Trobogy e de Stella Maris.
Os novos viadutos perfazem um investimento da ordem de R$ 61 milhões e são o elevado da região da Ferreira Costa, entregue em 20 de junho de 2017, o elevado da região do Shopping Paralela, entregue em 11 de julho, e agora o da região de Stella Maris, entregue nesta quarta- feira.
Com informações da Sedur Ba.  08/11/2017 

Exportações baianas crescem 24,2% em outubro

Economia $$

Como vem acontecendo ao longo do ano, as vendas externas em outubro foram puxadas pelos produtos básicos, como consequência da recuperação da produção agrícola estimada em 41%. A soja, novamente foi o destaque do mês com vendas de US$ 178,2 milhões e um incremento de 256% sobre outubro/2016

Da Redação
foto - ilustração
Pelo sexto mês consecutivo, as exportações baianas registraram crescimento em relação a 2016. De acordo com informações analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em outubro, as receitas de exportação do estado atingiram US$ 731,1 milhões, com incremento de 24,2% ante o mesmo mês do ano passado.
Como vem acontecendo ao longo do ano, as vendas externas em outubro foram puxadas pelos produtos básicos, como consequência da recuperação da produção agrícola estimada em 41%. A soja, novamente foi o destaque do mês com vendas de US$ 178,2 milhões e um incremento de 256% sobre outubro/2016.
Outros produtos agrícolas também contribuíram para o bom desempenho como algodão (+186% para US$ 70,1 milhões), Frutas (+9%, a US$ 29,3 milhões), Sisal (+34% a US$ 7,9 milhões), Café (+5% a US$ 4,9 milhões), Fumo (+138% a US$ 2,3 milhões) e Carnes de aves (203% a US$ 2,1 milhões). Já os produtos industrializados, afetadas pela valorização cambial e pelo aumento dos custos de produção, registraram queda de 10,3% no mês.
Até outubro, as exportações baianas alcançaram US$ 6,74 bilhões, superando em 16,7% as receitas de igual período do ano passado. O crescimento das vendas externas do estado em 2017 é resultado da expansão mais forte da atividade global, o que resultou em um aumento das importações principalmente da China, Estados Unidos e União Europeia, principais mercados para as exportações baianas; das melhores cotações das commodities, que interrompeu a desvalorização dos preços médios dos produtos exportados pelo estado; e da já citada recuperação da produção agrícola, hoje responsável por 48% das exportações totais do estado.

Importações
De acordo com a melhora das expectativas para economia, as importações baianas registraram crescimento de 79,5% em outubro, alcançando US$ 819,1 milhões. O maior responsável pela forte elevação foram as compras de combustíveis (+237%), principalmente nafta, gás e óleo diesel. Em menor proporção, também cresceram as compras de produtos intermediários (+56%) e de bens de capital (+2,3%), este último, pelo segundo mês consecutivo o que pode ser um indicativo positivo de recuperação da economia por se tratar de máquinas e equipamentos (investimento).
Com os resultados apurados até o mês de outubro, as importações acumulam US$ 6 bilhões, o que representa um crescimento de 9,8% sobre o mesmo período de 2016. O incremento das compras externas no ano deve-se, além do aumento nas compras de combustíveis (+14,6%), ao incremento em 8% do quantum importado, principalmente de matérias primas como minério de cobre e insumos para a indústria química; do aumento das compras de peças e acessórios para indústria automotiva na esteira da melhoria do seu desempenho; e da baixa base de comparação, já que 2016 foi marcado por forte retração da atividade econômica.
Com informações da Secom Ba.  08/11/2017

Unidade e eficiência

Ponto de Vista  🔍

A medida provisória 805 que adia o reajuste salarial do funcionalismo público federal, aumenta a sua contribuição social (inclusive dos aposentados) e reduz a ajuda de custo e o auxílio moradia,é uma pancada que desafia os servidores e deve motivá-los (organizados por suas entidades) a reagirem, superando a passividade resiliente que havia se instaurado entre eles.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João Guilherme Vargas Netto
O Diário Oficial da União publicou no dia 30 de outubro a medida provisória 805 que adia o reajuste salarial do funcionalismo público federal, aumenta a sua contribuição social (inclusive dos aposentados) e reduz a ajuda de custo e o auxílio moradia.
É uma pancada que desafia os servidores e deve motivá-los (organizados por suas entidades) a reagirem, superando a passividade resiliente que havia se instaurado entre eles.
A resistência dos servidores deve se manifestar nas ações empreendidas pelo corpo funcional e seus dirigentes, bem como nas articulações que eles farão no Congresso Nacional que deve votar a medida provisória.
A jogada do governo, ao restringir conquistas dos servidores, é tentar indispô-los com o conjunto dos trabalhadores, sacrificados pela recessão e pelo desemprego e também agredidos pela vigência da lei celerada trabalhista que entrará em vigor a partir do dia 11 de novembro.
Em apoio à lei, ninguém menos que o presidente do TST veio a público dizer, de maneira escandalosa, que os empregos dependem do corte de direitos e que a lei os garantirá porque cria segurança jurídica com os cortes (até mesmo o acesso à Justiça do Trabalho); azar dos pobres que não ganham na loteria.
O ínclito juiz, leitor voraz da amalucada Ayn Rand (trânsfuga russa que charlataneou a sociedade norte-americana nas décadas dos anos 50 e 60 do século passado) despreza inúmeras manifestações de entidades jurídicas do trabalho e desconhece as estatísticas do emprego, inclusive formal, antes da crise econômica e da recessão. O objetivismo reacionário de Ayn Rand vira fumaça com cheiro diabólico de queimado.
Para os trabalhadores a hora é de resistência. Todo esforço deve ser feito para o sucesso da jornada do dia 10 de novembro, contra a lei celerada e seus defensores e agora contra a MP 805 que espolia o funcionalismo. É preciso, com habilidade, criar condições unitárias e eficientes de protestos de forma tal a que lei celerada não pegue e que a MP seja derrotada.
*João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical
Fonte - Portogente  08/11/2017

Paris recebe prêmio de capital europeia da inovação

Internacional  💻

O prêmio, no valor de um milhão de euros, será utilizado para investir em iniciativas inovadoras criadas pelos cidadãos para solucionar problemas da cidade. A Websummit, que desde o ano passado ocorre em Lisboa, foi criada em 2009 e reúne anualmente milhares de participantes, empresários, jornalistas e investidores.

Marieta Cazarré - Agência Brasil
foto - ilustração/Pregopontocom
Paris recebeu ontem (7) o prêmio Capital da Inovação da Europa 2017, concedido pela Comissão Europeia. O anúncio foi feito em Lisboa, durante a Websummit, maior conferência de tecnologia da Europa.
O prêmio, no valor de um milhão de euros, será utilizado para investir em iniciativas inovadoras criadas pelos cidadãos para solucionar problemas da cidade. A Websummit, que desde o ano passado ocorre em Lisboa, foi criada em 2009 e reúne anualmente milhares de participantes, empresários, jornalistas e investidores.
Nos últimos dez anos, foram construídos em Paris mais de 100 mil metros quadrados de incubadoras, transformando a cidade no maior campus de start-ups do mundo. De acordo com a Comissão Europeia, Paris investe 5% do seu orçamento em projetos propostos e implementados por cidadãos.
De acordo com Carlos Moedas, responsável pela área de Investigação, Ciência e Inovação da Comissão Europeia, “as cidades não se caracterizam pelas dimensões e pela população, mas pelo seu âmbito de visão e pelo poder confiado aos cidadãos. Algumas cidades não têm medo das novas experiências. Não receiam envolver os seus cidadãos no desenvolvimento e no teste de novas ideias. Estas cidades dão poder aos seus cidadãos”.
As cidades de Tel Aviv, em Israel, e Talin, na Estônia, ficaram como finalistas e receberam 100 mil euros, cada uma. No total, 32 cidades de 17 países da União Europeia concorreram ao prêmio, concedido pelo programa Horizonte 2020, programa de investigação e inovação da UE.
Fonte - Agência Brasil  08/11/2017

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Baianos e turistas comemoram reforma nos Largos do Pelourinho

Centro Histórico  📷

Recomposição de escadas e pisos, requalificação de sanitários, poda de árvores e drenagem de toda estrutura também fazem parte da reforma do Ipac. Mais de 50 operários estão envolvidos. Limpeza, desmontagens de estruturas antigas e reparos gerais já foram finalizados.Alguns dos espaços terão subestação de energia, camarins e novos palcos.

Da Redação
foto - Assessoria de Comunicação – IPAC
A reforma nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, atrai atenção de baianos e turistas no Centro Histórico de Salvador (CHS). Guias de turismo, capoeiristas, taxistas, professores e trabalhadores da área passam sempre nas entradas dos três largos, nas ruas Gregório de Mattos e J. Castro Rabelo, no Pelourinho. Para saber mais detalhes da intervenção, eles abordam os vigias e técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) que trabalham nas reformas.
“Todas as etapas das obras são acompanhadas com vistorias, relatórios e levantamentos fotográficos, não só para gerenciamento, como também para a estrutura comunicacional do governo que transmite à sociedade”, afirma o diretor de Projetos e Obras do Ipac, Felipe Musse. Segundo ele, a reestruturação hidráulica e hidrossanitária já estão em fase final, além da restauração de fachadas e pintura em alta qualidade dos cerca de 50 casarões que circundam os largos. “Alguns dos espaços terão subestação de energia, camarins e novos palcos”, completa.
Recomposição de escadas e pisos, requalificação de sanitários, poda de árvores e drenagem de toda estrutura também fazem parte da reforma do Ipac. Mais de 50 operários estão envolvidos. Limpeza, desmontagens de estruturas antigas e reparos gerais já foram finalizados. “Os largos estavam sem manutenção.

foto - Assessoria de Comunicação
 IPAC
Para nós, músicos, é muito importante ter um espaço com conforto para fazermos o show descansados e com alegria. A iniciativa é muito boa”, comemora Mestre Lineu, da Banda Olodum.
Para a turista Maria Isabel Bustus, do Chile, os espaços culturais que recebem grande público devem sempre ser melhorados. “É um lugar que atrai pessoas para dança, música, poesias, feiras e por isso necessita de cuidado. Parabéns pela iniciativa”. Já a cozinheira Irenildes Cardoso fica comovida quando fala dos largos. “Trabalhei durante 20 anos no Largo Quincas Berro D’Água e, com esse tempo, nunca vi reforma como esta. Fiquei muito feliz quando soube da revitalização”, comenta emocionada.

Comércio e segurança
Para o historiador de arte e professor baiano Marcos Pio, as obras vão marcar o Pelourinho. “Essa iniciativa é maravilhosa. Em todo o Brasil, somos carentes dessa agenda pública. Os espaços públicos precisam de assistência e manutenção para receber a população. Fico feliz e quero frequentar os largos para ver como ficaram lindos”, avisa.
Para o guia de turismo Armando Filho, o mais importante, além da conservação dos espaços é a frequência de pessoas no Centro Histórico. “Esta intervenção do Ipac nos largos significa um grande percentual do comércio do Pelourinho. Vai ser fundamental a volta das programações festivas e artístico-culturais nesses espaços”, relata.
Turista de Mucugê, na Chapada Diamantina, Patrícia Oliveira, lembra da segurança que a reforma vai proporcionar aos frequentadores dos largos. “O verão está próximo e fiquei feliz quando soube que esses espaços estavam sendo revitalizados. Isso é sinal de cuidado com nosso patrimônio. Os locais públicos precisam de atenção, principalmente para a segurança da população”, finaliza.
Felipe Musse acrescenta que “os largos terão rotas de fuga, guarda-corpos adequados e todas as especificações de segurança exigidas pelas legislações e Corpo de Bombeiros”.
Com informações da Secom Ba.  07/11/2017

Gov. Rui Costa inaugura viaduto de Stella Maris nesta quarta-feira (08)

Infraestrutura/Mobilidade  🚗 🚇

O equipamento vai garantir o acesso direto de quem vem da Alameda das Praias - em Stella Maris - para pegar a Avenida Paralela, no sentido Rodoviária, e, consequentemente, permitir o avanço das obras do trecho que liga a Estação Mussurunga à Estação Aeroporto do metrô. 

Da Redação
imagem/YouTube
Como parte do plano de mobilidade urbana de Salvador, o governador Rui Costa vai entregar nesta quarta-feira (8), às 8h30, o viaduto de Stella Maris, previsto no pacote de obras complementares do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O equipamento vai garantir o acesso direto de quem vem da Alameda das Praias - em Stella Maris - para pegar a Avenida Paralela, no sentido Rodoviária, e, consequentemente, permitir o avanço das obras do trecho que liga a Estação Mussurunga à Estação Aeroporto do metrô. No momento, para fazer o mesmo trajeto, os motoristas precisam atravessar a avenida no sentido Aeroporto.
Entre as funcionalidades do novo viaduto, está a substituição do retorno em nível, na esquerda, que aumentava os congestionamentos na via principal. Com 450 metros e duas faixas de tráfego, além de calçada para pedestres, iluminação pública e sinalização horizontal e vertical, o viaduto vai desafogar as vias de grande circulação, diminuindo os riscos e garantindo a fluidez e a segurança do trânsito na região. As obras envolveram diretamente cerca de 500 pessoas, em um período de dez meses, e foram resultado de um investimento de R$ 22,5 milhões. Além do governador, participam do ato de entrega o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, e outras autoridades.
Com informações da Secom Ba.  07/11/2017

Gasolina e diesel sobem nas refinarias

Economia 

Em nota, a Petrobras justificou o aumento que passou a vigorar hoje como consequência “do aumento das cotações dos produtos e do barril do petróleo no mercado externo, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep)”.

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A partir da zero hora desta quarta-feira (8), o óleo diesel comercializado nas refinarias da Petrobras estará 2,5% mais caro, enquanto a gasolina terá reajuste de 0,6%. Na noite de ontem, a empresa já havia divulgado para hoje (7) um aumento de 2,3% para a gasolina e de 1,9% para o diesel.
Em nota, a Petrobras justificou o aumento que passou a vigorar hoje como consequência “do aumento das cotações dos produtos e do barril do petróleo no mercado externo, influenciado pela geopolítica internacional, assim como pela continuidade da política de contenção da oferta pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep)”. Também contribuiu para a alta dos derivados, “a depreciação do valor do real frente ao dólar”.
O reajuste no preço da gasolina nas refinarias é o quarto consecutivo concedido pela estatal este mês. Depois de iniciar outubro em queda (-0,2%), a gasolina subiu 0,9% no dia 2 e 3,6% no dia 4. Já o diesel, que também havia começado o mês em queda - 0,4% - já acumula três aumentos no mês.
Fonte - Agência Brasil  07/11/2017

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Novos serviços de mobilidade nas cidades

Mobilidade  🚌 🚇  🚲

A forma como as pessoas vivem e se movem nas cidades está mudando. O fato de que as empresas em todas as regiões do mundo estão desenvolvendo novos aplicativos e serviços de mobilidade reflete o fato de que os moradores urbanos em todos os lugares querem e precisam de opções de transporte mais convenientes, flexíveis e econômicas ", disse Shannon Bouton, diretor de Operações do McKinsey Center for Business and Environment e um dos principais pesquisadores deste estudo.

Portogente
foto - ilustração/ônibus autônomo EZ10
Novos serviços de mobilidade poderiam melhorar a vida de todos os habitantes urbanos, de acordo com a mais recente pesquisa da Coalition for Urban Transitions. Ela conclui que a aplicação de diferentes tipos de novos serviços de mobilidade - miniônibus elétricos sob demanda, passeios compartilhados subsidiados e planejamento de rotas e aplicativos de passagens - podem tornar o transporte público mais acessível, acessível e sustentável, se integrados de forma adequada aos sistemas de trânsito em massa.
"Nossa pesquisa mostra que as cidades podem recuperar os investimentos em novas tecnologias e modos de transporte em períodos de tempo relativamente curtos, muitas vezes menos de cinco anos", disse Elaine Trimble, diretora do Centro Global de Ciências da Competência da Siemens, pesquisadora principal do estudo. "E os benefícios econômicos de longo prazo dos investimentos, como a redução do congestionamento pagariam dividendos por anos ".
Londres, Cidade do México e São Francisco foram escolhidos como locais para as modelagens de mobilidade, mas o relatório Connected Urban Growth também mostra que, globalmente mais de 70 cidades já estão em parceria com novos serviços de mobilidade privada e abordando os desafios dos sistemas de trânsito público, mas poucas estão no Sul Global. Mais da metade das novas empresas de mobilidade se enquadram na categoria de mobilidade compartilhada (por exemplo, trânsito em massa e compartilhamento de bicicletas). Empresas locais em todas as regiões do mundo estão desenvolvendo aplicativos de mobilidade compartilhada. Nos Estados Unidos, existem 500 agências de trânsito que oferecem acesso aberto aos seus dados de trânsito, ajudando os consumidores a planejar suas viagens com mais facilidade, mas apenas 17 também permitem que os usuários adquiram bilhetes usando aplicativos móveis.
"A forma como as pessoas vivem e se movem nas cidades está mudando. O fato de que as empresas em todas as regiões do mundo estão desenvolvendo novos aplicativos e serviços de mobilidade reflete o fato de que os moradores urbanos em todos os lugares querem e precisam de opções de transporte mais convenientes, flexíveis e econômicas ", disse Shannon Bouton, diretor de Operações do McKinsey Center for Business and Environment e um dos principais pesquisadores deste estudo.
A Coalition for Urban Transitions está encorajando as cidades a considerar a forma como os novos serviços de mobilidade podem melhorar os sistemas de transporte público e convidando os formuladores de políticas urbanas a compartilhar mais dados, a investir em infra-estruturas de transporte de massa e incentivar pilotos e parcerias, entre outras recomendações.
"A nova mobilidade é certamente emocionante, mas onde ela pode ser combinada de forma mais efetiva e alavancada com as opções de transporte público existentes, o seu potencial pode ser verdadeiramente transformador", acrescenta Diego Canales, pesquisador principal, associado ao WRI Ross Center for Sustainable Cities. "Existe uma oportunidade real para as cidades de todo o mundo colaborarem com novas mobilidades para criar transportes mais acessíveis, convenientes e ambientalmente amigáveis ​​para todos".
Fonte - Portogente  06/11/2017

Motoristas esperam até 2h30 para retornar a Salvador pelo Ferry-Boat nesta 2ª (06)

Travessia Marítima  🚢

Motoristas chegam a esperar cerca de 2h30 para o embarque com destino a Salvador. Já os pedestres aguardam aproximadamente 1h. No terminal de São Joaquim, em Salvador, o movimento é tranquilo.

A Tarde
foto - ilustração
O fluxo de pessoas que retornam do feriado prolongado de Finados é intenso na manhã desta segunda-feira, 6, no terminal marítimo do Ferry-Boat em Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Motoristas chegam a esperar cerca de 2h30 para o embarque com destino a Salvador. Já os pedestres aguardam aproximadamente 1h. No terminal de São Joaquim, em Salvador, o movimento é tranquilo.
A ITS, empresa que administra o sistema, informou que seis embarcações (Anna Nery, Dorival Caymmi, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Pinheiro e Rio Paraguaçu) operam com saídas a cada 30 minutos.
A estimativa é que cerca de 16 mil veículos e 101 mil pedestres utilizaram o transporte neste período, 5% a mais que em 2016.
Fonte - A Tarde  06/11/2017

Estação Jaraguá do VLT de Maceió passa a operar nesta segunda-feira (06)

Transportes sobre trilhos  🚄

Com a extensão do VLT até o bairro histórico de Jaraguá, é estimado o atendimento a cerca de três milhões de usuários por ano.Diariamente, serão realizadas 38 viagens em dias úteis e 24 viagens aos sábados, com intervalos de trinta minutos durante o horário de pico e de hora em hora quando houver menor fluxo de passageiros

Gazeta Web - RF
foto/CBTU
Inaugurada em 20 de outubro, a nova Estação de Jaraguá passa a funcionar nesta segunda-feira (06). A confirmação é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió (CBTU) que, em parceria com a Prefeitura de Maceió, viabilizou o novo trecho Maceió-Jaraguá-Maceió.
Com a extensão do VLT até o bairro histórico de Jaraguá, é estimado o atendimento a cerca de três milhões de usuários por ano. "Diariamente, serão realizadas 38 viagens em dias úteis e 24 viagens aos sábados, com intervalos de trinta minutos durante o horário de pico e de hora em hora quando houver menor fluxo de passageiros", explicou o gerente operacional da CBTU, Fábio Dantas.
A operação desse novo trecho tem início às 6h e a passagem continua com o mesmo valor de R$ 0,50. Aos sábados, o início da operação se dará às 7 horas. Paralelamente, o trecho Maceió-Lourenço de Albuquerque-Maceió, será operado com a grade horária já existente e terá 24 viagens diárias.
Como parte da parceria, a Prefeitura reurbanizou o entorno da estação, com ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).
Fonte - Rvista Ferroviária  06/11/2017

Dívida e juros: financismo no comando

Ponto de Vista/Economia  🔍

A narrativa da exigência da austeridade na condução da política fiscal tem levado a administração pública a sucumbir perante um estado de semi destruição. O ímpeto com que os liberaloides levam a cabo sua operação desmonte é bem capaz de promover o desaparecimento do Estado.A opção pela estratégia do austericídio combinou a manutenção de juros oficiais bastante elevados e a gestão dos recursos orçamentários na base de cortes e mais cortes. 

Paulo Kliass* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
No entanto, a compreensão desse tipo de comportamento é ainda mais relevante por nos encontrarmos sob um estado de crise fiscal profunda e com uma orientação bastante ortodoxa do ponto de vista da gestão dos recursos públicos. A narrativa da exigência da austeridade na condução da política fiscal tem levado a administração pública a sucumbir perante um estado de semi destruição. O ímpeto com que os liberaloides levam a cabo sua operação desmonte é bem capaz de promover o desaparecimento do Estado.
A opção pela estratégia do austericídio combinou a manutenção de juros oficiais bastante elevados e a gestão dos recursos orçamentários na base de cortes e mais cortes. Para tentar cativar a opinião favorável do grande público ignorante em economia, os representantes do capital financeiro passaram a martelar sistematicamente nos meios de comunicação uma velha e conhecida cantilena. A estória de que “o governo não pode gastar aquilo que não tem” e outras pérolas de quem pretende explicar a administração da economia de um dos maiores países do mundo como se fossem as finanças domésticas de uma família que vive de salário ou da aposentadoria de seus membros.

Austericídio e “contração expansionista”

A charlatanice envolvida nesse discurso não resiste a qualquer análise e muito menos aos números oficiais divulgados pelos próprios órgãos encarregados das estatísticas públicas. Afinal, apesar de todo o esforço por cumprir à risca a monstruosidade dos cortes de verbas de forma indiscriminada, o fato é que o déficit nas contas do governo federal só fez aumentar. Mas esse paradoxo é apenas aparente. Isso se explica pela estratégia de se ter promovido uma recessão deliberada em nossa economia, com o intuito de “reduzir a demanda agregada e acertar o equilíbrio pelo lado do PIB potencial”. Haja economês prá tamanha insensatez!
De nada adiantaram os reclamos e as críticas de todos aqueles que alertávamos contra essa ideia maluca da “contração expansionista”. Sim, pois havia - e ainda há - economistas e pesquisadores que propunham explicitamente que o caminho do “ajuste” deveria ser o da redução do nível da atividade econômica. E que se orientavam por uma forte crença de que esse contracionismo todo levaria a uma expansão do PIB. Uma tremenda loucura, mas que beira a irresponsabilidade criminosa, principalmente quando se transforma em política pública decidida e implementada pelos altos dirigentes do Ministério da Fazenda e do Banco Central.
Talvez seja necessário relembrar que a recessão não é uma opção neutra e indolor de política econômica. Muito pelo contrário, ela provoca destruição física e social. A queda no PIB significa a falência de empresas e o desemprego. Não bastassem esses fatos para que qualquer pessoa de bom senso a descartasse “a priori” como alternativa para a solução da crise, o fato é que a recessão é um tiro no pé, mesmo do ponto de vista conservador. Sim, pois com a redução da atividade econômica, a capacidade de arrecadação de impostos também se vê bastante diminuída.

A dívida pública cresceu 13%
Assim, a intenção inicial do economista cabeça de planilha se frustra logo de início. E a contração expansionista se apresenta como uma impossibilidade. Tanto mais em um país como o nosso, onde a estrutura de impostos é altamente regressiva e se concentra na taxação da renda, do consumo e da produção. Com a recessão, o Estado arrecada menos. E a questão do equilíbrio fiscal fica ainda mais comprometida. Afinal, menos receitas públicas significam maior déficit, uma vez que há parte das despesas que não podem (e não devem!) ser reduzidas.
Mas o fato é que nem assim, a magiquinha funcionou. O governo aprofundou a ditadura do superávit primário, com o argumento de que as finanças deveriam ser equilibradas. Mas apesar desse esforço, a dívida pública federal cresceu a níveis muito mais elevados que qualquer outro indicador econômico. E esse fato foi ainda agravado em termos da qualidade do serviço público, uma vez que a lógica do corte nas despesas se limita às despesas na área social e nos investimentos. As despesas financeiras com juros pagos pelo governo federal, por exemplo, tinham liberdade total de crescimento. E aí ficamos o pior dos dois mundos: i) compressão dos programas sociais e aumento das despesas financeiras do orçamento; ii) aumento dos valores relativos à dívida pública.
Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam para um estoque total da dívida pública federal em poder do público de R$ 3,43 trilhões em setembro passado. Esse montante apurado representa um crescimento expressivo em relação ao total que havia de endividamento em outubro de 2016, quando o valor era de R$ 3,03 trilhões. Ou seja, o valor da dívida cresceu R$ 398 bilhões. Isso significa que o valor total dos títulos públicos federais em poder do público aumentou da ordem de 13% ao longo dos últimos 12 meses.

Gasto com juros: R$ 424 bi em 12 meses
Ora essa taxa de crescimento da dívida revela-se ainda mais preocupante em um cenário marcado por 2 anos sucessivos de recessão da economia, com queda de quase 8% do PIB entre 2015 e 2016. A própria inflação também foi bastante diminuída por conta da receita da austeridade e o ritmo de crescimento dos preços encontra-se situado abaixo de 3% anuais. O conjunto das finanças públicas encontram-se sob rígido controle de gastos, ao menos nas despesas ditas “primárias” - saúde, educação, previdência social, saneamento e similares. Ou seja, poucos indicadores cresceram tanto como a dívida pública ao longo dos últimos 12 meses.
Na verdade, tal aumento relativo do peso do endividamento público expressa de forma flagrante o processo de financeirização de nossa economia e de nossa sociedade, uma vez que fica evidenciada a dominância da dimensão financeira sobre todas as demais atividades do setor real - áreas vinculadas à produção de bens e ao fornecimento de serviços essenciais.
Esse aspecto dramático de drenagem de recursos e preocupações do conjunto da sociedade para o sistema financeiro fica ainda mais agravado quando se incorpora à análise as informações relativas ao pagamento de juros e demais serviços da dívida pública. As estatísticas do próprio Banco Central confirmam tal tendência. A versão mais recente da Nota de Política Fiscal da instituição revela que, ao longo dos 12 meses entre setembro de 2016 e agosto de 2017, foram consumidos R$ 424 bilhões de recursos públicos federais para cumprir despesas com esse tipo de rubrica.

Financismo no comando: mais juros e mais dívida
Assim, esse duplo movimento - juros e dívida - escancara a espoliação sistemática a que vem sendo submetida a maioria da população de nosso País. E aqui não me refiro apenas aos trabalhadores e demais segmentos dos desfavorecidos. Na verdade, a maior parte dos setores empresariais não consegue obter nenhum benefício desse tipo de política econômica para a recuperação do seu próprio ramo de atividade. Vivemos sob a égide do financismo no comando de tudo.
O austericídio esmaga a dimensão social e drena o subproduto de tal violência para o setor financeiro. Esse é o verdadeiro sentido do pagamento dos juros em tal volume, numa conjuntura em que todas as outras despesas orçamentárias estão sendo vilipendiadas. Porém, a situação fica ainda mais agravada pelo fato de que nem mesmo todo esse esforço basta. Além do pagamento dos juros, o processo que privilegia apenas e tão somente a dimensão financista termina por promover esse brutal elevação no estoque da dívida pública.
O sentido de tudo isso é o sinal de alerta que vai logo entrar em funcionamento para exigir ainda mais austeridade nos períodos futuros. Aguardemos, pois os colunistas de economia dos grandes meios de comunicação não tardarão a clamar, sempre no clima catastrofista que lhes é peculiar, contra a suposta “explosão da dívida pública em níveis inaceitáveis”.
Sim, pois essa é a verdadeira armadilha a que estamos submetidos. Somos conclamados a contribuir com o nosso sacrifício e o governo nos suga corpo e alma a título de colaboração para sairmos da crise. No entanto, nada é suficiente. O financismo quer mais e mais, pois o topo da pirâmide não aceita ser chamado a oferecer seu quinhão.
*Paulo Kliass é doutor em Economia pela Universidade de Paris 10 e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, carreira do governo federal.
Fonte - Portogente  06/11/2017