PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 28 de outubro de 2017

Ciclistas fazem atos em 17 cidades para lembrar vítimas da violência no trânsito

Ciclismo  🚲

A atividade foi uma edição especial da “Bicicletada”, evento que reúne ciclistas para pedalar em diversas cidades. A iniciativa se multiplicou em mais 16 cidades brasileiras, como Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Manaus e São Paulo. Nesses outros locais, a homenagem foi dedicada a Raul e a outras vítimas do trânsito.

Jonas Valente
Repórter da Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Com balões e mensagens, cerca de 200 ciclistas se concentraram em frente à Biblioteca Nacional, no centro de Brasília, no fim da tarde de hoje (27), para homenagear vítimas da violência do trânsito. “Aqui é um espaço livre, horizontal, para o ciclista vir do jeito que ele quiser. Aqui é um espaço de debate para você falar o que você quiser, como o Raul defendia e fazia”, falou em um megafone um dos participantes, sem se identificar.
O “Raul” em questão era Raul Aragão, ciclista morto após ser atropelado em Brasília no último dia 22, aos 24 anos. O rapaz era ativista da causa e participava de diversos projetos, entre eles o Bike Anjo, voltado a ajudar pessoas com dificuldades para pedalar. Raul foi o homenageado do ato, que seguiu pelas ruas de Brasília até o local do atropelamento, onde uma bicicleta foi colocada para lembrar a vítima e o incidente. As cinzas do ciclista foram despejadas juntamente a uma muda de árvore que foi plantada.
A atividade foi uma edição especial da “Bicicletada”, evento que reúne ciclistas para pedalar em diversas cidades. A iniciativa se multiplicou em mais 16 cidades brasileiras, como Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Manaus e São Paulo. Nesses outros locais, a homenagem foi dedicada a Raul e a outras vítimas do trânsito.
Somente nos últimos dias, dois adolescentes foram atropelados em São Paulo, uma pessoa na Bahia e outra em Fortaleza. Segundo dados do Ministério da Saúde relativos a 2014, 1.357 ciclistas foram mortos em decorrência da violência no trânsito naquele ano. Estatísticas também do MS, mas referentes a 2016, apontaram 11.741 ciclistas internados no Sistema Único de Saúde por esse mesmo tipo de ocorrência.

Velocidade
Uma das reivindicações dos presentes e de organizações do setor é a redução da velocidade média nas cidades. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o máximo nas vias urbanas seja de 50 km/h. Segundo Bruno Leite, coordenador da ONG Rodas da Paz, essa mudança traria benefícios não somente aos ciclistas.
“Se houver um acidente, a chance de morte é menor, o motorista tem mais possibilidade de frear. Você aumenta o número de carros na via, vai ter mais pessoas chegando ao ponto de destino no mesmo intervalo de tempo. Esse trânsito com velocidade menor pode ser compartilhado de maneira mais segura”, defende.
Em Brasília, por exemplo, há ruas em que o limite é 80 km/h. A ONG Rodas da Paz e outros movimentos envolvidos com a temática da mobilidade urbana já solicitaram ao Governo do Distrito Federal (GDF) a alteração dos limites, mas ainda não há posição da administração da capital neste sentido.
Em São Paulo, a redução dos limites em determinadas vias gerou polêmicas, sendo defendida por especialistas e organizações da área de mobilidade urbana e questionada por motoristas e pela gestão do prefeito João Dória, que aumentou a velocidade das vias expressas.

Ciclovias
Outra medida importante apontada pelos ativistas é a disponibilização de espaços nas cidades para o trânsito de ciclistas, como ciclovias e ciclofaixas. De acordo com Renata Florentino, pesquisadora do tema e integrante da ONG Rodas da Paz, nenhuma das cidades brasileiras pode ser considerada “ciclável”, termo adotado para os municípios em que pelo menos 25% da sua malha viária são adaptados para esse meio de transporte. “No Brasil, está melhorando bastante, mas há ainda uma disputa do espaço viário, com a resistência de classes mais altas que não querem ciclovias nos seus bairros, como ocorreu em São Paulo”, pontua.
Em Brasília, informa a pesquisadora, há 400 quilômetros de ciclovias, mas essa quantidade corresponde apenas a 3% do total da malha viária. Gabriel Magno, um dos ciclistas presentes ao ato, sofre os efeitos dessa situação diariamente. Da sua casa, no bairro Jardins Mangueiral, até o centro da capita,l são 18 quilômetros. “Para vir para o Plano Piloto [nome dado à região central da cidade], há vários trechos sem ciclovia. Preciso ir para a rua, [pedalar] junto aos carros. E estes momentos são sempre de tensão. Não há espaço reservado, você divide com carro e ônibus. Além disso, há a falta de cultura dos motoristas de conviverem com o diferente na rua”.

Penalização de ciclistas
No mesmo dia em que as bicicletadas tomaram das ruas de 17 cidades brasileiras, foi oficializada a norma do Conselho Nacional de Trânsito regulamentando as punições a pedestres e ciclistas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Artigo 255, por exemplo, define como violação pedalar em uma área não destinada a esse fim.
Na avaliação de Rafael Barros, ativista participante da manifestação em Brasília, em que pese o reconhecimento de deveres de pedestres e ciclistas, é preciso observar as possibilidades de respeito a essas obrigações.
“Não que o ciclista ou que o pedestre não tenha que respeitar a lei de trânsito, mas tem que haver também as condições para que eles façam isso. Em Brasília, por exemplo, temos péssimas calçadas. Como alguém vai caminhar se ela não existe? Se a capital tivesse malha cicloviária bem estruturada, caminháveis, aí faria um pouco mais de sentido”, pondera.
Fonte - Agência Brasil  27/10/2017

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Engenheiros da Petrobras denunciam: ‘Estão entregando o Brasil’

Economia 

“O Brasil vai receber US$ 6 bilhões, mas está entregando alguns trilhões em reservas.” A afirmação é do vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, que comentou com exclusividade para a Sputnik Brasil o leilão de oito áreas do pré-sal realizado nesta sexta-feira, 27.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Com relação à possibilidade de que o governo privatize a BR Distribuidora, a maior rede do país, até o ano que vem, o vice-presidente da Aepet admite que sim. "O Temer está aí para isso, para vender os ativos do país: água, petróleo, minérios. É por isso que ele está forte, é por isso que ele não cai, porque o sistema financeiro internacional, que governa o mundo subdesenvolvido, é que bota os governantes que quer."
Dos oito blocos oferecidos, seis receberam propostas, o que vai render US$ 6 bilhões aos cofres do governo em bônus de contratos. Venceram as concessões as empresas que ofereceram o maior volume de óleo excedente à União. Os valores mínimos no edital variavam de 10,34% a 22,87%. As ofertas mais ousadas foram feitas pelos consórcios que tinham a Petrobras como líder. A Shell foi outra que disputou todos os lances das áreas ofertadas.
As empresas estrangeiras ficaram com três das oito áreas do pré-sal. Esse foi o primeiro leilão em que as petroleiras puderam participar sozinhas sem a obrigação de dividirem blocos com a Petrobras. Antes, a estatal era obrigada a ser controladora de todas as áreas do pré-sal. A regra, porém, foi alterada no Congresso a pedido da própria Petrobras, alegando que, diante do elevado endividamento, não teria recursos suficientes para bancar tal empreitada.
O vice-presidente da Aepet disse que tirar da Petrobras a obrigação de ser operadora dos blocos, permitindo a participação de empresas estrangeiras, foi um erro.
"Como operadora, ela (Petrobras) evita dois pontos maiores de corrupção que ocorrem no mundo inteiro: o superinflamento do custo de produção. Uma empresa compra um sistema por US$ 2 bilhões, declara que pagou US$ 3 bilhões e recebe US$ 1 bilhão em petróleo sem pagar nada. O outro golpe é você produzir 500 mil barris por dia e falar que produziu 300 mil, e mandar os navios à noite levar o petróleo para o exterior. Por isso fizeram essa campanha para tirá-la (Petrobras) da condição de operadora", diz.
Siqueira afirma que o petróleo é o energético mais eficiente, mais estratégico hoje no mundo, e os países que precisam dele não têm reserva. "Isso dava ao Brasil um poder de barganha imenso e que está perdendo agora com esse leilão. Pelo edital, a parte que cabe ao governo fica entre 10% e 20%, mas os países no mundo ficam com pelo menos 80% do petróleo produzido. É um entreguismo absurdo."
Quanto ao fato de o leilão ter atraído os maiores grupos do setor, Siqueira disse que isso é mais do que compreensível.
"Shell, ExxonMobil, British Petroleum, Repsol são todas componentes do cartel internacional do petróleo. A Repsol é a irmã caçula, uma estatal espanhola que foi comprada pelo banco Santander que, por sua vez, foi comprado pelo Royal Bank of Scotland, que pertence à família Rotschild. Não muda muito a questão de estratégia entre eles", finaliza.
Fonte - Sputnik  27/10/2017

CBTU inicia campanha educativa de segurança sobre passagem de nível do VLT em Maceió

Transportes sobre trilhos  🚄

A campanha consiste na entrega de panfletos orientando motoristas e pedestres e abordagem da sociedade em geral sobre a necessidade de ficar mais atento com a passagem do VLT entre as estações de Maceió e Jaraguá.

Da Redação
Dilvulgação/CBTU
A CBTU Maceió deu início na quinta-feira(26) pela manhã,a campanha educativa de utilidade pública e de segurança, sobre a importância da atenção redobrada nas passagens de nível do VLT, nos cruzamentos da Rua Buarque de Macedo a partir do dia 6 de novembro.
A campanha consiste na entrega de panfletos orientando motoristas e pedestres e abordagem da sociedade em geral sobre a necessidade de ficar mais atento com a passagem do VLT entre as estações de Maceió e Jaraguá. Com a aproximação do VLT das passagens de nível, um sinal luminoso e uma campainha serão acionados automaticamente na cruz de Santo André.
Para o superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, esta campanha educativa é da mais alta significação para a população de Maceió, uma vez que demonstra a preocupação da Companhia com a segurança de todos os usuários.

Campanha continua
A campanha prossegue nesta sexta(27) nos cruzamentos das Ruas do Imperador e Marechal Roberto Ferreira e nos dias 30, 31 e 1º de novembro, quando ela se encerrará com as últimas ações na Praça 13 de Maio e Avenida Comendador Leão.
As equipes fazem abordagem informando sobre a operacionalização do VLT no trecho Maceió-Jaraguá-Maceió, com 38 viagens diárias, a partir do próximo dia 06 de novembro, além da distribuição de panfletos e animação com placas de Pare. Olhe. Escute. A campanha está sendo bem recebida pela população, que está tendo acesso às informações da circulação do VLT para ficar alerta sobre a passagem do VLT.As ações educativas estão sendo realizadas pelos próprios funcionários da CBTU de Maceio.
Com informações da CBTU  27/10/2017

Solenidade marca centenário da estação de trem de Caucaia no Ceará

Patrimônio ferroviário  🚉

A solenidade foi marcada pelo sentimento de orgulho e saudosismo. Ao final, a estação ganhou uma nova placa, registrando a passagem do centenário.O coordenador de Relações Comunitárias do Metrofor, Fernando Mota, fez um resgaste histórico das ferrovias cearenses e falou da alegria do Metrofor em comemorar o centenário da estação

Metrofor
Divulgação/Metrofor
Uma cerimônia em homenagem ao centenário da estação de trem de Caucaia, completado no último dia 12 de outubro, foi realizada nesta quinta-feira (26), reunindo membros da Prefeitura de Caucaia, do Metrofor e representantes dos gestores que inauguraram a estação, há cem anos, além de estudantes e uma banda musical. A solenidade foi marcada pelo sentimento de orgulho e saudosismo. Ao final, a estação ganhou uma nova placa, registrando a passagem do centenário.
O coordenador de Relações Comunitárias do Metrofor, Fernando Mota, fez um resgaste histórico das ferrovias cearenses e falou da alegria do Metrofor em comemorar o centenário da estação. “O Metrofor sempre pautou sua conduta na luta pela preservação e utilização dos equipamentos históricos”, disse.
foto - ilustração
Foram lembrados na ocasião alguns nomes que fizeram parte da inauguração da estação, em 1917, como o prefeito da época, Fausto Dário Sales. Em nome dele, sua bisneta, a vereadora Germana Sales, agradeceu a homenagem e disse estar feliz em relembrar a gestão de seu bisavô no município. Também foi lembrado o padre que abençoou a estação no dia da abertura, José Romualdo de Sousa.
O secretário de Turismo e Cultura de Caucaia, Paulo de Tarso Magalhães Guerra, disse que seu pai viveu intensamente as idas e vindas dos trens, em sua rotina. “O passado deve ser respeitado. Os símbolos, as conquistas, as tradições e os marcos históricos devem ser valorizados porque contém e perpetuam as experiências”, afirmou. O pesquisador Francisco Antônio Cavalcante de Menezes, conhecido como Padre Tula, participou da solenidade e disse que “um povo sem cultura e raízes, é um povo fadado ao fracasso e insucesso”. Ele abençoou a estação de Caucaia em seu centenário, repetindo gesto do dia da inauguração.
Também participaram da solenidade a professora e representante da Academia de Letras e Artes de Caucaia, Yara Guerra Silva, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Vera Lúcia Correia Lima, o manobrista mais antigo do Metrô de Fortaleza, com 33 anos de serviços, Djaci Soares. O som da solenidade foi conduzido pela Banda Municipal de Caucaia.
Fonte - Metrofor  26/10/2017

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Mudanças em dez linhas metropolitanas em Salvador começam a partir de segunda (30)

Mobilidade  🚌<> 🚇

As mudanças se dão apenas após os ônibus percorrerem os trechos da orla e vias transversais, ao chegarem à Paralela ou região da Rodoviária.Os pontos finais dessas dez linhas passam a ser o ponto de ônibus da Estação Pituaçu e o Terminal Rodoviária, e essa mudança se dá principalmente para oferecer mais comodidade e segurança ao passageiro.

Da Redação
foto - ilustração
As alterações de itinerário e ponto final de dez linhas metropolitanas que circulam nas Avenidas Prof. Pinto de Aguiar (Patamares), Jorge Amado (Imbuí), Magalhães Neto (Pituba) e Rua Arthur de Azevedo Machado (Costa Azul) passam a valer a partir de segunda-feira (30). As mudanças se dão apenas após os ônibus percorrerem os trechos da orla e vias transversais, ao chegarem à Paralela ou região da Rodoviária.
Os pontos finais dessas dez linhas passam a ser o ponto de ônibus da Estação Pituaçu e o Terminal Rodoviária, e essa mudança se dá principalmente para oferecer mais comodidade e segurança ao passageiro. As modificações no sistema de ônibus metropolitano acontecem para ampliar a integração com o sistema metroviário, proporcionando redução no tempo de viagem entre as cidades da RMS e a capital.
As linhas que circulam no corredor Av. Prof. Pinto de Aguiar, 860I.URB, 860I2.URB, 857.URB, 881.URB, 843.URB e 849.URB, que iam para o Itaigara, Calçada ou Terminal da França, terão itinerários encurtados na estação Pituaçu. Já as linhas 882.URB e 882A.URB (Portão e Vida Nova x Terminal da França) serão encurtadas no Terminal Rodoviária, de onde os ônibus retornam aos seus itinerários de origem. O mesmo vai ocorrer com as linhas 879.URB e 886.URB (Lauro de Freitas e Jauá x Terminal da França), que também passam a ter o Terminal Rodoviária como ponto final.
O passageiro metropolitano que desejar seguir até o Terminal da França, Calçada, ou outra localidade, deverá integrar com o metrô e posteriormente com um ônibus urbano nos terminais intermediários, utilizando os cartões Metropasse, CCR Metrô ou Salvador Card, pagando apenas uma passagem em até 3 horas. Fiscais da Agerba vão acompanhar os primeiros dias da alteração. Dúvidas, reclamações e elogios podem ser registrados junto a Ouvidoria da agência reguladora através do telefone 0800 071 0080 ou e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br.
Com informações da CCR Metrô Bahia  26/10/2017

Vendas do comércio do Rio registram queda de 5,9% em setembro

Economia  $$

De acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio), que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais do município,as vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro tiveram uma queda de 5,9% em setembro em comparação com o mesmo mês de 2016

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro tiveram uma queda de 5,9% em setembro em comparação com o mesmo mês de 2016, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio), que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais do município. É o nono mês consecutivo de resultado negativo das vendas. No acumulado dos nove meses do ano (janeiro/setembro), houve uma queda de 7,6% em relação ao ano passado.
O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, diz que setembro é um mês “imprensado” pelo Dia dos Pais, em agosto, e o Dia Das Crianças, em outubro, duas das grandes datas comemorativas para o comércio lojista, que também não atingiram as expectativas do comércio, “refletindo a atual crise econômica”.
No ramo de bens não duráveis, em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, as lojas da zona sul venderam 0,2% a mais, as do centro 15,2% a menos e as da zona norte, 4,9% a menos. No de bens duráveis, as lojas do centro tiveram queda de 7,6% no faturamento, as da zona norte, 6,5% e as da zona sul, 4,5%.

SPC
A pesquisa mostra também que a inadimplência no comércio carioca cresceu 0,7% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. É o menor índice para o mês desde 2015, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) do Clube de Diretores Lojistas.
As dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram em dia seus compromissos atrasados) no comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro diminuíram 1,8% e as consultas (item que indica o movimento do comércio) caíram 9,2%. Em relação ao mês anterior (agosto), as consultas e as dívidas quitadas caíram, respectivamente, 0,5% e 2,2% e a inadimplência cresceu 0,5%.
Fonte - Agência Brasil  26/10/2017

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Festa d'Ajuda começa dia 5, em Cachoeira BA

Cultura  💃

A manifestação surgiu no século 19 como agradecimento dos senhores de engenho pelo sucesso e comercialização das colheitas da cana de açúcar”, explica o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.A programação da festa começa no dia 5, com saída da Praça Maciel, com o Bando Anunciador composto por carros, caminhões e carroças ornamentadas, desfilando pelas principais ruas da cidade, com charanga que convida a população para participar.

Da Redação
foto - Elias Mascarenhas
Os preparativos para a Festa da Nossa Senhora d’Ajuda que acontece entre 5 e 21 de novembro, em Cachoeira, no Recôncavo, já estão sendo finalizados. A manifestação foi registrada em maio deste ano como Patrimônio Imaterial da Bahia a partir de pesquisas e dossiê da equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A festa está inscrita no Livro do Registro Especial de Eventos e Celebrações do Estado.
“A manifestação surgiu no século 19 como agradecimento dos senhores de engenho pelo sucesso e comercialização das colheitas da cana de açúcar”, explica o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, a festa é uma das mais queridas dos cachoeiranos e acontece em calendário móvel, “geralmente, na primeira quinzena de novembro, no calendário litúrgico canônico e nunca em Dia de Finados”.
A programação da festa começa no dia 5, com saída da Praça Maciel, com o Bando Anunciador composto por carros, caminhões e carroças ornamentadas, desfilando pelas principais ruas da cidade, com charanga que convida a população para participar. Minerva Cachoeirana, toques de sino de igreja, Lavagem da Capela com água de cheiro e flores nas quartinhas, fogos de artifício, dobrados, marchas-rancho e hino em louvor à Nossa Senhora D’Ajuda, são outros itens importantes da festa. Feijoada, embalos, ternos com foliões, crianças fantasiadas, samba de roda, chulas, mandus e cabeçorras, são outras atrações da programação.
Além da Festa d’Ajuda, o Ipac tem muitos serviços prestados à Cachoeira e São Félix, onde coordenou restauro de dezenas de imóveis, igrejas e monumentos, construiu o Centro de Artes da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e urbanizou as orlas fluviais das duas cidades. “O Ipac registrou também 10 terreiros, com livro e video sobre o tema”, enfatiza João Carlos. A Festa da Boa Morte se tornou Patrimônio Imaterial via IPAC que produziu igualmente com a Secom, vídeo e livro. Em 2017, o Ipac faz aporte financeiro na festa. Saiba mais sobre a programação da Festa d’Ajuda no site do Ipac.
Com informações da Secom Ba.  25/10/2017

Sobre o trabalho análogo à escravidão

Direitos Humanos  👐

A fragilidade de um governo abre caminho para tolerâncias tendenciosas. As decisões por escambo parecem representar a busca de uma salvação. Um presidente que insiste em dizer que possui lisura cederia à ganancia dos egocêntricos? - Temos um Estado que modifica as relações de trabalho em detrimento dos trabalhadores.

Renato Dias Baptista* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Um país deveria proteger o cidadão de modo mais amplo do que muitos poderiam perceber. Um Estado deveria ter a obrigação de ir além do senso comum ou da subserviência ao capital. Precisaria ser o primeiro em dar as respostas certas, não apenas pelo motivo de que a velocidade nas ações seria uma de suas missões, mas porque, por pressuposto, saberia mais. Quem tem o conhecimento possui responsabilidade e precisa reagir rapidamente às demandas daqueles que representam o motivo de sua existência.
A fragilidade de um governo abre caminho para tolerâncias tendenciosas. As decisões por escambo parecem representar a busca de uma salvação. Um presidente que insiste em dizer que possui lisura cederia à ganancia dos egocêntricos?
Por exemplo, o debate de alguns meses atrás estava direcionado à decisão de aprovação do presidente Michel Temer em relação ao Projeto de Lei que libera a terceirização para todas as atividades da empresa.
A despeito da ampla discussão na ocasião, não há dúvidas sobre a irreflexão daqueles que a apoiaram. Sim, há uma perda, já que se entende que são as atividades a serem terceirizadas e não os empregados. Se ficássemos apenas nesse aspecto já seria evidente uma decomposição nas relações de trabalho diante da migração do empregado para organismos mais frágeis de representação, a redução de benefícios, postos de trabalho e salários na maioria das situações.
Temos um Estado que modifica as relações de trabalho em detrimento dos trabalhadores.
Claro, é preciso lembrar que havia exageros em alguns grupos opositores que diziam que a terceirização “rasgaria a carteira de trabalho”. Não ocorreria isso, mas a decisão ‘legalizou’ a deterioração. O retrocesso passa a ser registrado em carteira.
Agora, a mais recente questão está na redefinição sobre o conceito de ‘trabalho análogo à escravidão’. Algo que coloca outra gota tóxica nas relações trabalhistas.
Um dos pontos da proposta indica que, se o trabalhador não tem a supressão de sua liberdade, não poderia ser interpretado ‘análogo à escravidão’. Entretanto, se um trabalhador aceita condições restritivas, insalubres ou abusivas, não significa que o Estado tenha que ser condescendente com as organizações que subtraem por conta própria suas obrigações.
Se brasileiros ou estrangeiros se submetem às condições ‘análogos à escravidão’ não quer dizer que, por não terem oportunidades em suas regiões ou países, que isso deveria passar a ser legalmente tolerável.
Um bom governo deveria defender aqueles que se submetem e não seus opressores. Teria que enxergar mais longe do que os seus próprios cidadãos.
As atuais decisões denotam um dirigente que olha para trás. O governo retrocede para satisfazer grupos de políticos ou empresários de um setor onde mais se encontram os subjugados.
As efetivas lideranças politicas jamais deveriam permitir um declínio na construção da democracia.
*Renato Dias Baptista, docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Tupã
Fonte - Agência Brasil  25/10/2017

Emissão de gases de efeito estufa no país aumenta 8,9% em 2016

Meio ambiente  🌁

Segundo os dados da nova edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), divulgada hoje (25) pelo Observatório do Clima, este é o nível mais alto desde 2008 e a maior elevação vista desde 2004.

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
As emissões nacionais de gases de efeito estufa subiram 8,9%, em 2016, em comparação com o ano anterior. O país emitiu, no ano passado, 2,278 bilhões de toneladas brutas de gás carbônico equivalente (CO2e), contra 2,091 bilhões, em 2015. Com 3,4% do total mundial, o Brasil ocupa o lugar de sétimo maior poluidor do mundo.
Segundo os dados da nova edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), divulgada hoje (25) pelo Observatório do Clima, este é o nível mais alto desde 2008 e a maior elevação vista desde 2004.
De acordo com o Observatório do Clima, o crescimento é o segundo seguido, já que, entre 2015 e 2016, a elevação acumulada das emissões foi de 12,3%, contra a queda de 7,4 pontos no Produto Interno Bruto, que recuou 3,8% em 2015 e 3,6%, em 2016. “O Brasil se torna, assim, a única grande economia do mundo a aumentar a poluição sem gerar riqueza para sua sociedade”, diz o Observatório do Clima.
Segundo o relatório, a alta de 27% no desmatamento na Amazônia foi a principal responsável pela elevação nas emissões no ano passado. As emissões por mudança de uso da terra cresceram 23%, e foram responsáveis por 51% de todos os gases de efeito estufa lançados pelo Brasil no período.
Os dados apontam também que quase todos os outros setores da economia tiveram queda nas emissões, com destaque para o setor de energia, com menos 7,3%, puxada pela retração da economia e pelo crescimento da participação das energias renováveis na matriz elétrica.
O setor de processos industriais teve redução de 5,9%, e o de resíduos, 0,7%. No sentido contrário, a agropecuária aumentou suas emissões em 1,7%, sendo a principal responsável pelas emissões no país, já que responde por 74% do total.
O aumento é atribuído à crise econômica, já que os abates de bovinos recuaram pelo segundo ano consecutivo, devido à queda de demanda pela carne. Como bois e vacas emitem metano (o gás de efeito estufa mais importante depois do CO2) durante a digestão e pela degradação do esterco, menos gado sendo abatido significa mais bois no pasto e nos currais e mais emissões.
“O descontrole do desmatamento, em especial na Amazônia, nos levou a emitir 218 milhões de toneladas de CO2 a mais em 2016 do que em 2015. É mais do que duas vezes o que a Bélgica emite por ano. Isso é dramático, porque o desmatamento é em sua maior parte ilegal e não se reflete no PIB do país”, disse a responsável pelos cálculos de emissões por mudança de uso da terra no SEEG, Ane Alencar.
Fonte - Agência Brasil  25/10/2017

China testa o ART,sistema de transporte público sem motorista

Mobilidade  🚄

Com capacidade para transportar até 300 passageiros, o VLP ART da CRRC,testado é uma fusão entre ônibus,e o bonde(VLT). Ele tem três seções e mede 32 metros de comprimento,e a sua velocidade máxima é de 70 quilômetros por hora e está equipado com sensores para fazer leituras da  dimensões das ruas.O ART é movido à eletricidade,de baterias recarregáveis.

Terra Notícias - RF
foto - ilustração
Mistura entre ônibus, trem e bonde é movido a baterias recarregáveis. Custos equivalem a 20% dos de sistema convencional. Veículos elétricos são aposta da China em indústria promissora e contra poluição. O primeiro sistema público de transporte rápido sem motorista do mundo foi testado com sucesso na cidade chinesa de Zhuzhou, na província de Hunan, informou nesta terça-feira (24/10) a agência oficial de notícias Xinhua.
Com capacidade para transportar até 300 passageiros, o veículo testado é uma mistura entre ônibus, trem e bonde. Ele tem três vagões, mede 32 metros de comprimento, tem uma velocidade máxima de 70 quilômetros por hora e está equipado com sensores para ler as dimensões das ruas. Ele é movido à eletricidade, com baterias recarregáveis.
A empresa que construiu o Autonomous Rail Rapid Transit (ART) quer ampliar o veículo para cinco vagões, o que deverá aumentar a capacidade de transporte para 500 passageiros. No teste, o veículo fez um percurso de três quilômetros, levando passageiros por pistas virtuais nas ruas de Zhuzhou durante 24 horas.
O sistema e o veículo foram desenvolvidos pelo braço de pesquisas da CRRC Zhuzhou Locomotive, empresa que produz peças para a ferrovia de alta velocidade da China.
"Operando em pistas virtuais por meio de sensores montados no veículo, o trem pode ajustar sua tração, frenagem e indicações às ordens do sistema central", disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC Zhuzhou Locomotive. Ele acrescentou que o veículo será lançado oficialmente em 2018.
A CRRC Zhuzhou Locomotive salientou ainda que o sistema custa apenas o equivalente a 20% de um sistema de bonde tradicional - uma solução que facilitaria a ampliação de sistemas de transporte público especialmente em localidades que não têm recursos financeiros para novas linhas de metrô e trem.
Fonte - Revista Ferroviária  24/10/2017



terça-feira, 24 de outubro de 2017

Cidades prometem comprar somente ônibus de zero emissão

Mobilidade  🚌

As cidades devem ser as verdadeiras protagonistas da luta contra as alterações climáticas", afirmou a prefeita de Barcelona Ada Colau, acrescentando que Barcelona pretende agregar 165 ha de espaço verde, triplicar o percurso das pistas de bicicleta e reduzir as viagens feitas por veículos particulares em 21%.

Metro Report

Os prefeitos de 12 cidades comprometeram-se a adquirir somente ônibus com emissão zero a partir de 2025, quando assinaram a Declaração de Cortes Fossil-Fuel-Free Streets em 23 de outubro.
Os líderes de Londres, Paris, København, Barcelona, ​​Milão, Los Angeles, Seattle, Vancouver, Cidade do México, Quito, Auckland e Cape Town,planejam um futuro em que caminhadas, ciclismo e transporte compartilhado serão os modos de deslocamentos da maioria dos cidadãos em suas cidades,o que assegurará que uma grande área delas,tenham zero emissões até 2030.Os objetivos incluem o aumento da parcela dos modais,caminhadas, ciclismo,transporte público e transporte compartilhado,e as cidades devem reportar a cada dois anos seus progressos.
"As cidades devem ser as verdadeiras protagonistas da luta contra as alterações climáticas",afirmou a prefeita de Barcelona Ada Colau,acrescentando que Barcelona pretende agregar 165 ha de espaço verde, triplicar o percurso das pistas de bicicleta e reduzir as viagens feitas por veículos particulares em 21%.
O prefeito de København, Frank Jensen, disse que o objetivo de sua cidade é tornar-se a primeira capital do mundo livre do CO 2  até 2025.
No mesmo dia, o prefeito de Londres Sadiq Khan anunciou a introdução da Taxa de Toxicidade para veículos que não atendem aos padrões Euro 4 para emissões de partículas e NO x . A taxa de £ 10 aplica-se aos veículos que entram na zona do centro de Londres entre as 07.00 e as 18.00 em dias da semana.
Fonte - Metro Report   24/10/2017

Governador Rui Costa estuda expandir metrô até o Campo Grande ou Barra

Transportes sobre trilhos  🚇

O governador afirmou que os estudos só serão viabilizados após a conclusão do metrô, que deve chegar a Lauro de Freitas ainda este ano, e a implementação da expansão até Águas Claras, prevista para 2018. 

Bahia.ba - Abifer
foto - ilustração/arquivo
O governador Rui Costa (PT) disse, na tarde desta terça-feira (24), que há “concepções” para expandir o metrô de Salvador para o Campo Grande ou até o Shopping Barra.
Em bate-papo transmitido pelo Facebook, diretamente da cidade de Ubatã, no sul baiano, o petista fez questão de ressaltar que ainda não há projetos para a ampliação, mas sim “concepções”. Segundo ele, a ideia é “ampliar” o sistema metroviário da Estação Lapa para a região central.
O governador afirmou que os estudos só serão viabilizados após a conclusão do metrô, que deve chegar a Lauro de Freitas ainda este ano, e a implementação da expansão até Águas Claras, prevista para 2018.
Fonte - Abifer  24/10/2017

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dez linhas metropolitanas da RM de Salvador passam por alterações a partir de quarta-feira (25)

Mobilidade  🚌<> 🚇

Os passageiros devem ficar atentos às mudanças, que acontecem para ampliar a integração com o sistema metroviário, reduzir o tempo de viagem entre as cidades da RMS e diversos pontos da capital, além de melhorar a mobilidade nas principais vias de Salvador. 

Da Redação
foto - ilustração
A partir de quarta-feira (25), dez linhas de ônibus da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que circulam nas avenidas Prof. Pinto de Aguiar (Patamares), Jorge Amado (Imbuí), Magalhães Neto (Pituba) e Rua Arthur de Azevedo Machado (Costa Azul) terão itinerários e pontos finais alterados. Os passageiros devem ficar atentos às mudanças, que acontecem para ampliar a integração com o sistema metroviário, reduzir o tempo de viagem entre as cidades da RMS e diversos pontos da capital, além de melhorar a mobilidade nas principais vias de Salvador.
As linhas que circulam no corredor Av. Prof. Pinto de Aguiar, 860I.URB, 857.URB, 881.URB, 843.URB e 849.URB, que iam para o Itaigara, Calçada ou Terminal da França, terão itinerários encurtados na estação Pituaçu. Já as linhas 882.URB e 882A.URB (Portão e Vida Nova x Terminal da França) serão encurtadas na estação Pernambués, de onde retornam aos seus itinerários de origem. O mesmo vai ocorrer com as linhas 879.URB e 886.URB (Lauro de Freitas e Jauá x Terminal da França), que também passam a ter a Estação Pernambués como ponto final.
O passageiro que desejar seguir até o Terminal da França, Calçada, ou outra localidade, deverá integrar com o metrô e posteriormente com um ônibus urbano nos terminais intermediários, utilizando os cartões Metropasse, CCR Metrô ou Salvador Card, pagando apenas uma passagem. Fiscais da Agerba vão acompanhar os primeiros dias da alteração. Dúvidas, reclamações e elogios podem ser registrados junto à Ouvidoria da agência reguladora por meio do telefone 0800 071 0080 ou e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br.
Com informações da Sedur BA  23/10/2017


Abaixo a relação completa com os novos roteiros dos ônibus:


Governador garante continuidade de obras na Bahia com pagamento feito pelo Estado

Infraestrutura  🚧  🚇

De acordo com o governador, neste exato momento, as obras do metrô estão sendo pagas com recursos do Governo do Estado. “O orçamento existe, o valor está empenhado, mas o Ministério das Cidades não paga. Então nós estamos pagando”. 

Da Redação
foto - ilustração;arquivo
Durante discurso no encontro do Partido Progressista (PP), na manhã desta segunda-feira (23), em Salvador, o governador Rui Costa destacou que obras importantes em andamento em toda a Bahia irão continuar, ainda que seja necessário usar recursos diretamente do orçamento estadual.
De acordo com o governador, neste exato momento, as obras do metrô estão sendo pagas com recursos do Governo do Estado. “O orçamento existe, o valor está empenhado, mas o Ministério das Cidades não paga. Então nós estamos pagando”.
Rui ainda falou sobre a conclusão da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, no sul do estado. “A ajuda do governo federal é um terço do valor total da obra e, mesmo esse valor, só foi pago depois que foi denunciado [o atraso no pagamento]. A obra está concluída e, graças a Deus, nos próximos meses, nós vamos entregar a Barragem do Rio Colônia”.
Sobre a Barragem de Baraúnas, em Seabra, o governador disse que está com obra em andamento e não está sendo paga. “Mas eu já determinei que a obra não vai parar. Nós vamos, se for necessário, continuar pagando com recursos do Estado”.
Com relação ao aeroporto de Vitória da Conquista, Rui afirmou que será inaugurado no primeiro semestre de 2018. “A pista está pronta, o terminal está edificado, com os pilares colocados. Eu já disse à empresa: pode concluir que eu pago com recursos do Governo da Bahia".
Com informações da Secom Ba.  23/10/2017

Metro de Fortaleza (Metrofor) recebe 8 propostas para conclusão da estação Pe. Cícero

Transportes sobre trilhos  🚇

A análise das propostas está em fase de habilitação técnica, na qual são feitas avaliações quanto às condições técnicas que cada empresa possui para a execução dos projetos. A estação Padre Cícero encontra-se com as obras parcialmente realizadas e fica localizada na Avenida José Bastos, entre as estações Benfica e Porangabussu, no bairro Damas - na altura do campo do Ceará.

Metrofor
divulgação/Metrofor
Oito empresas apresentaram propostas para a conclusão das obras da Estação Padre Cícero e construção de equipamentos de lazer ao lado da estação Juscelino Kubitschek. A licitação foi realizada na última quarta-feira (18).
A análise das propostas está em fase de habilitação técnica, na qual são feitas avaliações quanto às condições técnicas que cada empresa possui para a execução dos projetos. A estação Padre Cícero encontra-se com as obras parcialmente realizadas e fica localizada na Avenida José Bastos, entre as estações Benfica e Porangabussu, no bairro Damas - na altura do campo do Ceará.
Com a assinatura do contrato para a finalização, serão construídas duas passarelas laterais, criando acessos para a estação nos dois lados da via férrea. Com isso, os pedestres que estão na Rua José Bastos ou na Avenida José Bastos terão passagem para a estação. Essas duas passarelas serão integradas e funcionarão definitivamente como travessia sobre os trilhos. A Padre Cícero é a última estação projetada para a Linha Sul.
O prazo para a conclusão da estação é de 12 meses após assinatura da ordem de serviço. A nova estação criará mais uma opção de embarque e desembarque ao longo dos 24,1 km da via férrea, melhorando a mobilidade em Fortaleza e Região Metropolitana.
Além da conclusão da Estação Padre Cícero, a licitação inclui a construção da quadra poliesportiva e academia ao ar livre no bairro Demócrito Rocha. Anunciadas pelo governador Camilo Santana durante o evento de inauguração da estação Juscelino Kubitschek, em maio, os equipamentos de lazer terão uma área total de 2.025 metros quadrados. Além da academia e quadra poliesportiva, serão construídos 21 assentos de concreto e implantados 346 metros quadrados de jardim. Árvores e arbustos ornamentais como Cássia Javanesa, Pau Branco e Ixoria ajudarão no conforto térmico e na beleza da praça.​
Com informações da Metrofor  23/10/2017

CCR fará operação de desmontagem de trecho antigo da passarela em Pituaçu

Infraestrutura viária  🚇 👪

Para a realização da operação de desmontagem da parte antiga da passarela, que ocorrerá entre a meia-noite e 5h da manhã, o acesso de veículos ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) só poderá ser feito pelas Avenidas 1, 2 e 3. 

Da Redação
divulgação/CCR
A CCR Metrô Bahia inicia operação de desmontagem e retirada de parte da antiga passarela de Pituaçu, na madrugada de terça-feira (24). Para a realização desta intervenção, que ocorrerá entre a meia-noite e 5h da manhã, o acesso de veículos ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) só poderá ser feito pelas Avenidas 1, 2 e 3. O trânsito será bloqueado na Av. Luiz Viana, a Paralela, no sentido Centro, na altura da 4ª avenida de acesso ao CAB, e a via marginal também será isolada. A previsão é que a nova passarela tenha construção concluída até dezembro.
As mudanças no tráfego seguirão regras de sinalização e monitoramento de acordo com as exigências do órgão de trânsito competente.
Com informações da CCR Metrô Bahia  23/10/2017

Inaugurada a extensão da linha do VLT de Maceió até Jaraguá

Transportes sobre trilhos  🚄

Inaugurada no dia 20/10 a expansão do VLT de Maceió até o bairro de Jaraguá,deverá ampliar o numero de passageiros transportados,com o atendimento a pessoas oriundas do bairros de Mangabeiras,Poço,do próprio bairro de Jaraguá, Pajuçara e Ponta Verde.

Da Redação
divulgação - CBTU/Maceió
Com uma viagem de VLT até a nova estação de Jaraguá e a presença de centenas de pessoas, a CBTU Maceió inaugurou na sexta-feira 20 de outubro,a expansão do novo trecho ferroviário com 2,5 quilômetros de extensão,em solenidade que contou com a presença do presidente da CBTU,José Marques de Lima,do superintendente de Maceió,Marcelo Aguiar,além de diversas outras autoridades.Também se fizeram presentes à inauguração diretores da CBTU nacional e os superintendentes regionais de Recife, João Pessoa, Natal e Belo Horizonte, além de funcionários da Companhia e autoridades especialmente convidadas.
Ao discursarem, o superintendente Marcelo Aguiar e o presidente da CBTU, José Marques de Lima, destacaram o esforço e o trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas, para proporcionar à cidade Maceió mais um alternativa de transporte público urbano, melhorando consideravelmente a mobilidade no centro da cidade e proporcionando melhores condições de deslocamentos para a população localizada naquela região.
A expansão do VLT de Maceió até o bairro de Jaraguá,deverá ampliar o numero de passageiros transportados,com o atendimento a pessoas oriundas do bairros de Mangabeiras,Poço,do próprio bairro de Jaraguá, Pajuçara e Ponta Verde.
Com informações da CBTU   23/10/2017

domingo, 22 de outubro de 2017

Bahia será apresentada a 2 mil agentes de viagens em Portugal

Turismo  ✈ 🚢

A equipe da Bahiatursa estará a postos para mostrar aos agentes, operadores de viagens e demais profissionais do turismo em Portugal,o que o estado tem de melhor, fazendo com que eles vendam os destinos, produtos, segmentos e roteiros baianos para o público final.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Maior e melhor destino do Nordeste, a Bahia volta a entrar na agenda dos profissionais de turismo de Portugal durante o roadshow Sol & Férias Num Brasil Exótico 2017, que acontece de segunda (23) a sexta-feira (27) em Coimbra, Porto, Lisboa, Vilamoura e no Funchal. A equipe da Bahiatursa estará a postos para mostrar aos agentes, operadores de viagens e demais profissionais do turismo o que o estado tem de melhor, fazendo com que eles vendam os destinos, produtos, segmentos e roteiros baianos para o público final.
“Nosso objetivo é superar os indicadores de fluxo de turistas para a Bahia, provocando o desejo dos consumidores de visitar o destino e a preferência das grandes operadoras e agências de viagem, visando aumentar o nosso espaço no mercado”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.
Segundo informa a diretora de Promoções, Regina Ahmed, a Bahiatursa vem articulando a implantação de políticas públicas com a promoção e divulgação do destino Bahia nacional e internacionalmente. “E Portugal é uma das nossas prioridades, porque ocupa uma boa fatia do mercado entre os emissores de turistas para o estado”, completa.
Considerado o maior evento de promoções turísticas do Brasil em Portugal, o Sol & Férias terá cerca de 2 mil agências de viagens, assim como entidades oficiais, hotéis e companhias aéreas, que receberão informações atualizadas sobre o destino Bahia. A Bahiatursa fará uma apresentação institucional e participará de uma mesa de negócios em cada uma das cidades, exercendo assim um de seus papéis fundamentais que é a promoção e divulgação dos diversos destinos e motivações turísticas.
Com informações da Secom Ba.  22/10/2017