PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 14 de outubro de 2017

Britânicos começam a se arrepender do Brexit

Internacional  💂

De acordo com uma pesquisa recente do instituto YouGov, é cada vez maior o número de cidadãos britânicos que consideram a saída do Reino Unido da União Europeia uma má ideia.

Sputnik
foto - ilustração/Web
Quase 16 meses após o referendo em que 52% dos participantes votaram pelo Brexit, a proporção dos que ainda veem grande vantagem na saída do país do bloco europeu caiu 10 pontos percentuais, chegando a 42%, enquanto 47% são contra. Além disso, o número dos que consideram ruins as negociações do Brexit também cresceu, de um terço para quase dois terços em apenas sete meses.
Nesta semana, foi finalizada em Bruxelas a quinta rodada de negociações em torno do Brexit, com o negociador-chefe da Comissão Europeia, Michel Barnier, falando em um "impasse perturbador" sobre os valores a serem pagos após a saída do Reino Unido da União Europeia.
Fonte - Sputnik  14/10/2017

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Terminal de Ônibus na estação Acesso Norte do Metrô,recebe reestruturação de linhas

Mobilidade/Integração  🚌<> 🚇

Localizado próximo à Rótula do Abacaxi, com cerca de cinco mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 160 mil usuários, por dia, o novo terminal recebe ônibus metropolitanas e urbanas. O terminal de ônibus funciona todos os dias, das 5h à meia-noite.

Da Redação
divulgação/CCR
Administrado pela CCR Metrô Bahia, o Terminal de Ônibus Acesso Norte tem novas linhas à disposição da população. Por determinação da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), o terminal passará a funcionar como transbordo, a partir desta quinta-feira (12), como já ocorre na Lapa, Pirajá e Mussurunga, passando a ser o ponto final de algumas linhas de ônibus.
Localizado próximo à Rótula do Abacaxi, com cerca de cinco mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 160 mil usuários, por dia, o novo terminal recebe ônibus metropolitanas e urbanas. O terminal de ônibus funciona todos os dias, das 5h à meia-noite.
Os usuários de transporte público coletivo poderão fazer uso do metrô e de outros ônibus urbanos por meio da integração, utilizando um cartão do Metrô, SalvadorCARD ou Metropasse, no período de 2 horas.
As primeiras mudanças incluem final de linha na Estação Acesso Norte para ônibus com origem nos bairros de Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro.
Novas linhas também foram criadas para atender ao novo desenho da mobilidade urbana de Salvador, a exemplo de Acesso Norte – São Joaquim/Comércio, em circulação desde 1° de outubro, Acesso Norte - Ribeira, que passou a operar no último domingo (8) e Acesso Norte – Barroquinha a partir de quinta-feira (12).
Assim, quem chega à capital baiana pelo Terminal de Ônibus Mussurunga e têm como destino final a Ribeira, por exemplo, pode seguir de metrô até a Estação Acesso Norte e concluir o trajeto, pagando apenas a primeira tarifa, embarcando em um ônibus da linha Acesso Norte – Ribeira, usufruindo da integração entre ônibus e metrô. A mudança visa otimizar e garantir a sustentabilidade do sistema de transporte público de Salvador, com redução dos tempos de deslocamento, maior oferta das linhas e comodidade aos usuários, que poderão utilizar o metrô de forma integrada e eficiente.
Com informações da CCR Metrô Bahia  13/10/2017

Linhas que fazem parte da nova integração


Esperando Hitler

Ponto de Vista   🔍

Na Alemanha não era suficiente impedir o progresso social para manter o Estado ‘seguro’ para os proprietários da riqueza. Um movimento retrógrado era necessário. O poder do Estado deveria ser mobilizado para assegurar os privilégios dos mais ricos.

Luiz Gonzaga Belluzzo - Portogente
Luiz Gonzaga Belluzzo
Nos peripatéticos acasos de minha biblioteca, topei com a coletânea de ensaios dos juristas alemães Franz Neumann e Otto Kirschmeier sobre o declínio da democracia de Weimar, a ascensão do nazismo e a transformação do sistema legal alemão.
Escritos entre 1933 e 1967 e reunidos por William E. Scheuerman, os ensaios talvez suscitem no leitor a tentação de concordar com a certeira observação atribuída a Mark Twain: “A história não se repete, mas rima”.
Franz Neumann, autor do clássico Behemoth, escreve no ensaio de abertura da coletânea: “Durante o boom dos anos 1924-1928 (domada a hiperinflação) foi enorme o desenvolvimento das políticas sociais na Alemanha. ‘A ilusão de segurança’ era perfeita.
O padrão de vida melhorou para todos, inclusive para os desempregados. Mas os verdadeiros donos do poder estavam dispostos a fazer concessões até certo ponto... Alcançado esse limite, os poderosos farão tudo para impedir as organizações dos trabalhadores de aumentar sua participação no Estado e de promover o progresso social.
Na Alemanha não era suficiente impedir o progresso social para manter o Estado ‘seguro’ para os proprietários da riqueza. Um movimento retrógrado era necessário. O poder do Estado deveria ser mobilizado para assegurar os privilégios dos mais ricos”.A Grande Depressão dos anos 30 e a política econômica de “ajustamento” do chanceler Brüning jogaram água no moinho do conservadorismo.
O professor Frederico Mazzuchelli, no livro Os Anos de Chumbo, ensina: “A Alemanha, com Brüning, procurou combater a recessão com a deflação. A austeridade impiedosa foi a marca de sua gestão. Sob o suposto de que os problemas da Alemanha seriam estritamente internos, ou de que em face das atribulações externas a Alemanha deveria ‘fazer a sua parte’ – vale dizer, readequar a estrutura interna de custos e preços –, Brüning, valendo-se do apoio do presidente Hindenburg, passou a governar por meio de decretos, inaugurando o ‘regime presidencialista’ dentro da parlamentarista República de Weimar”.
Mazzuchelli continua: “Não surpreende que as políticas deflacionárias implementadas por Brüning tenham aprofundado a própria recessão: em 1930, a produção industrial alemã caiu 13% e o desemprego vitimou mais de 3 milhões de trabalhadores, representando 15,3% da força de trabalho. Os preços, por seu turno, caíram perto de 4%, mas o pior, como se veria, ainda estava por vir”.
O enfraquecimento e a desmoralização do Legislativo e os poderes concedidos ao marechal Hindenburg em 1931 açularam o comportamento das burocracias não eleitas. Neumann prossegue na narrativa trágica: “O resultado desses desenvolvimentos foi o crescente poder de uma burocracia fora de controle que legislava e governava contra a democracia e o progresso social”.
“Não apenas os servidores e chefes da burocracia dos ministérios”, prossegue, “mas os juízes também eram um poder organizado na contramão do Estado democrático e social... Na Alemanha os juízes são formalmente independentes, mas na verdade eles são apenas burocratas que não dependem apenas de suas convicções pessoais, mas sim de sua ‘mente social’, de suas convicções políticas, religiosas e associações profissionais, ou seja, dos agrupamentos que odeiam o progresso social, os trabalhadores bem pagos e a emancipação dos subalternos.”
Voltemos a Mazzuchelli. “Em 1932, a economia alemã mergulhou em seu ponto mais baixo: basta registrar os 5,6 milhões de desempregados, que representavam mais de 30% da força de trabalho. Em maio, Brüning renunciou.
Em junho, a Conferência de Lausanne cancelou definitivamente as reparações... Nas eleições de julho, os nazistas alcançaram a espetacular cifra de 37,3% dos votos... As eleições de novembro apenas confirmaram que a Alemanha já havia feito sua escolha: o povo queria Hitler!”
A autobiografia do banqueiro de Hitler, Hjalmar Schacht, pode ser lida como o avesso dos escritos de Franz Neumann. Avesso não quer dizer o oposto, senão o “outro lado” do mesmo objeto escolhido para a investigação. O objeto em questão, constituído pelos dois autores-inimigos, é a crise dramática da sociedade burguesa e do Estado de Direito, engendrada pelo colapso do capitalismo nos anos 30.
O totalitarismo nasce das entranhas da sociedade capitalista, provocando a derrocada do Estado burguês-liberal, em que o exercício da soberania e do poder deve estar submetido ao constrangimento da lei impessoal e abstrata.
Como mostra o filme de Luchino Visconti, Os Deuses Malditos, o nazismo não realizou a estatização da economia e da sociedade, mas a privatização do Estado. Os interesses de grupos privados apoderam-se diretamente do Estado, suprimindo a sua independência formal em relação à sociedade civil.
*Luiz Gonzaga Belluzzo é economista e professor e consultor editorial da revista Carta Capital
Fonte - Portogente  13/10/2017

Estação de trem de Caucaia no Ceará completou 100 anos nesta quinta-feira (12)

 Transportes sobre trilhos  🚃

 “A estação de Caucaia foi construída pela Rede de Viação Cearense, empresa de propriedade da administração federal. As pessoas se vestiam muito bem, colocavam a melhor roupa, só para ir ver o trem passar.A unidade foi inaugurada em 12 de outubro de 1917, em uma solenidade que reuniu comunidade, políticos e religiosos.

Seinfra CE*
Seinfra
A estação de trem de Caucaia, inserida na Linha Oeste do Metrofor, completa 100 anos de inauguração nesta quinta-feira. A unidade foi inaugurada em 12 de outubro de 1917, em uma solenidade que reuniu comunidade, políticos e religiosos. Mapa da rede ferroviária do Ceará desenhado em 1926 registra a data de inauguração da estação Caucaia. O documento, consultado pela Assessoria de Comunicação do Metrofor, é propriedade da Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense.
A história da rede ferroviária do Ceará é objeto de estudo do pesquisador José Hamilton Pereira, engenheiro aposentado da antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). “A estação de Caucaia foi construída pela Rede de Viação Cearense, empresa de propriedade da administração federal. As pessoas se vestiam muito bem, colocavam a melhor roupa, só para ir ver o trem passar. Muitos estudantes utilizavam esse meio de transporte para se locomover dos interiores para Fortaleza”, conta Hamilton, que é um dos autores do livro Estradas de Ferro no Ceará, escrito em parceria com Francisco de Assis Silva de Lima.

Mapa mostra traçado das estradas de ferro no Ceará em 1926
(Reprodução)
Outro pesquisador, Francisco Antônio Cavalcante de Menezes, conhecido como Padre Tula, explica que, no dia de sua inauguração, a estação de Caucaia foi benzida pelo vigário da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. “A estação foi inaugurada no mesmo ano da aparição de Fátima, além de ter sido inaugurada na data de Nossa Senhora Aparecida, então, houve uma grande procissão saindo da igreja matriz e terminando na estação”, explica o Padre Tula, que é historiador e sociólogo.
Segundo ele, em 1917, Caucaia chama-se Soure e, por isso, esse foi o nome dado à estação. A pesquisa de Padre Tula também registra que estavam presentes na inauguração o então prefeito de Soure, Fausto Dário Sales, além de todos os seis vereadores que compunham a câmara municipal. Segundo Hamilton, a estação Soure foi inaugurada como parte da antiga Linha Norte, ramal que interligava as duas principais ferrovias do Ceará no início do século passado: a Estrada de Ferro de Baturité e a Estrada de Ferro de Sobral.
Também completam aniversário de inauguração, nesta quinta-feira, as estações Antônio Bezerra e Álvaro Weyne, também da Linha Oeste. Inaugurada com o nome de Barro Vermelho, a estação Antônio Bezerra começou a funcionar na mesma data da estação Caucaia, e também completa 100 anos de inauguração. E a estação Álvaro Weyne (antiga estação Floresta), inaugurada em 12 de outubro de 1926, completa 91 anos. As duas passaram por reconstruções ao longo da história. A estação de trem de Caucaia é a única no sistema metroferroviário que preserva a construção original do início do século XX.
Atualmente, a estação transporta passageiros de 5h30 às 20h30, de segunda-feira a sábado, e opera com Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Com cerca de 26 mil embarques por mês, é uma das estações mais movimentadas de toda a Linha Oeste – perdendo apenas para a Moura Brasil, no centro de Fortaleza, que recebe cerca de 30 mil passageiros por mês.
*Pedro Alves e Nicole Lima - Metrofor
Com informações da Seinfra CE.  12/10/2017

TCA celebra 50 anos do Tropicalismo com programação especial

Arte & Cultura  🎸 🎶

A festa conjunta se integra ao projeto 'Tropicália: Régua e Compasso', da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para encerrar todo um ano de atividades em torno deste marco. 

Da Redação
Divulgação/TCA
No ano de seu cinquentenário, o Teatro Castro Alves (TCA) divide as velas do bolo com outro aniversário de 50 anos essencial para a cultura brasileira: o Tropicalismo. A festa conjunta se integra ao projeto 'Tropicália: Régua e Compasso', da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para encerrar todo um ano de atividades em torno deste marco.
A programação convida a pesquisadora e documentarista Ana de Oliveira, reconhecida internacionalmente como uma das maiores estudiosas do movimento tropicalista, para relançar o livro-objeto 'Tropicália ou Panis et Circencis' e ainda participar de um bate-papo musicado, no momento em que também abre a exposição 'Tropicália 50 Anos'. O evento acontece na quinta-feira (19), às 19h, com entrada franca.
No domingo seguinte (22), às 11h, o 'Domingo no TCA' apresenta o show 'Sarau Tropicália', comandado pelo Sarau do João, reunindo 24 artistas no palco da Sala Principal do TCA. Os ingressos custam R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia).

Bate-papo e exposição
Baiana radicada em São Paulo, Ana de Oliveira, além de ter concebido e editado 'Tropicália ou Panis et Circencis', também criou o site Tropicália, a maior referência de informações sobre o tema, ao qual se dedica há mais de 20 anos. Ana ainda integrou a equipe curatorial e de pesquisa da exposição internacional 'Tropicália: A Revolution in Brazilian Culture', realizada pelo Museum of Contemporary Art Chicago e Bronx Museu, e roteirizou os vídeos exibidos na mostra.
Além de relançar o livro-objeto em sessão de autógrafos, Ana de Oliveira fará, ao lado da cantora Claudia Cunha e da violonista Jana Vasconcellos, um bate-papo musicado, numa viagem pelo Tropicalismo embalada pela execução de canções simbólicas para o movimento.
Já a exposição 'Tropicália 50 Anos' exibe obras criadas especialmente para o livro, com inspiração no disco que lhe deu nome. A mostra reverencia, atualiza e expande o alcance do disco-manifesto tropicalista, com criações de Gringo Cardia, Lenora de Barros, André Vallias, Guto Lacaz, Aguilar, Ernane Cortat, Ailton Krenak, coletivo artístico Assume Vivid Astro Focus, entre outros, que fizeram interpretações visuais de cada uma das 12 faixas do álbum, resultando em um variado painel que mantém vivo o espírito do Tropicalismo. A visitação seguirá até 17 de novembro.

Domingo no TCA
O show 'Sarau Tropicália' será um mergulho na musicalidade, poesia, moda e ambientação do impactante universo do Tropicalismo, que terá uma tradução dentro da contemporaneidade, porém com fidelidade ao movimento. As artes plásticas também se farão presentes, com a ação da pernambucana Simone Mendes, que criará uma obra em cena. Além disso, para a homenagem, estará em cena o tropicalista José Carlos Capinan.
Os outros 22 nomes que comandam a parte musical são Alexey Martinez, Ana Américo, Banda de Boca, Carlinhos Cor das Águas, Carlos Eládio, Carlos Pitta, Cinho Damatta, Claudia Cunha, Coro de Cor, Fernando de Oliveira, Hélio Gazineo, Jana Vasconcellos, Leonardo Barros Reis, Luíza Britto, Lula Gazineu, Mauricio Peixoto, Mônica San Galo, Priscila Magalhães, Rita Tavarez, Roberto Carvalho, Tertuliano da Gaita e Tom Tavares.
O Sarau do João tem coordenação geral de João Américo, um tradicional promotor de saraus musicais na Bahia. A direção musical é do cantor, compositor e radialista Tom Tavares e a produção executiva, da dançarina, coreógrafa, professora, diretora e produtora de Rita Basttos.
Fonte - Secom  12/10/2017

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Revitalizar Salvador....é preciso

Mobilidade/Sustentabilidade  🚄

O velho que agora é o novo, foi apenas esquecido,abandonado e desprezado ao longo do tempo em nossa cidade.Considerado um trambolho que apenas servia para atrapalhar o trânsito,mais especificamente a vida dos motoristas e seus "automóveis",o velho bonde de Salvador foi esquecido e trocado pelos ônibus e nem ao menos teve a sorte de ter uma das suas unidades preservadas para contar ao longo do tempo uma parte da história da nossa cidade.Mais eles,os bondes estão mais vivos do que nunca e estão de olho nela.

Da Redação
foto ilustração - Web/William Jansen
Lá pelo ano de 1864 surgia a 1ª Cia de Bondes com tração animal e em março de 1897 era inaugurada em Salvador a segunda linha de bondes elétricos do Brasil chegando a ter 129 Km de linhas.Os bondes se espalhavam por vários bairros de Salvador,na Cidade Baixa e na Cidade Alta e reinaram soberanos até a sua desativação total no final da década de 1960.
Ao contrário do que aconteceu aqui,em Salvador e em outras cidades brasileiras,não só na Europa mais também em muitas outras cidades ao redor do mundo,eles resistiram,sobreviveram ao tempo,ganharam ares de modernidade e tecnologia,tornaram-se VLTs,e em varias delas, eles,os antigos bondes,se misturam com o seu irmão mais novo o VLT,correndo juntos na mesma linha compartilhando democraticamente o mesmo espaço.
Bonde antigos de Roma
Desfilam imponentes,emprestam a sua beleza a paisagem urbana,misturam-se,harmonizam-se,são partes da cidade,cumprem a sua função transportando pessoas,são sustentáveis,amigáveis,se integram ao conceito das "Cidades para Pessoas" e "Cidades Calmas", agregam valor a mobilidade e a urbanidade nas cidades onde correm pelos trilhos.Os Bondes,os VLTs,carregam no seu charme um elemento cativante e atraente que os tornam especiais.
Trazer os "Bondes" de volta a Salvador não será somente resgatar uma parte da história da cidade,desconhecida ainda por algumas gerações,é também valorizar as suas áreas urbanas tradicionais e históricas tornando-as mais amigáveis e mais próximas da população,além de proporcionar um meio de transporte confortável,seguro e sustentável.Adotar em Salvador o VLT no seu sistema de transporte público,é muito mais do que uma necessidade de suprir carências na sua mobilidade,e o resgate de uma parte importante da história da nossa cidade,além de torna-la mais amigável e mais democrática.Ganham todos,a cidade,a população e os nossos visitantes.

Como revitalizar o centro de Salvador



Centro da Cidade Alta
A revitalização e a humanização do centro Histórico de Salvador terá que dar uma quinada na direção da mobilidade com sustentabilidade e de uma convivência pacífica e harmônica com a sua história e a sua população.A implantação de um sistema de VLT no centro da cidade,ligando a Pça. da Sé ao C.Grande/Canela, usando todo o percurso em via dupla na Rua Chile e na Av. Sete no corredor compreendido entre a Praça Castro Alves até próximo ao Campo Grande (Casa D'Itália) proibindo o estacionamento e restringindo-se a circulação de veículos no local no período compreendido entre as 7:00hs e as 21:00hs,sendo permitido nesse horário apenas a circulação de táxis bicicletas,veículos de serviços (excluído operações de carga e descarga),e moradores cadastrados e autorizados,melhorando-se as condições para a circulação de pedestres com o alargamento e modernização das calçadas,revitalizando-se o degradado centro da cidade com intervenções urbanas voltadas para a sua restauração (digo,restauração e não reformas,demolições e descaracterizações)de maneira abrangente,comercio,moradias e sua conseguente recuperação devolvendo a sua real importância no contexto urbano da cidade,garantindo e preservando também dessa forma a sua identidade histórica. Poderia se criar também a expl. do que já foi feito na década de 80, estacionamentos periféricos em áreas fora do centro com alimentadores entre os estacionamentos e o terminal do VLT no C.Grande.A operação desse tipo de veículo movido a energia elétrica atualmente,devido ao seu alto grau de evolução tecnológica,não implica mais na necessidade da implantação de uma rede aérea de alimentação elétrica contínua,ou então o sistema APS (Alimentação Pelo Solo),sem prejuízos para o aspecto visual e sem impactar o ambiente urbano no local,podendo ser a mesma fracionada ficando a sua instalação restrita apenas nos locais das paradas dos veículos,em ambos os casos,que em apenas 25 segundos recarregam os seus acumuladores com uma autonomia de 1.200 metros,As distâncias entre as paradas do VLT urbano por padrão internacional oscilam entre 600 e 1000 metros.No Campo Grande se faria a integração com um sistema de ônibus destinados aos bairros da região,(Como já foi feito na década de 80 com a implantação da linha de ônibus circular Pça,da Sé/Campo Grande e os estacionamentos periféricos),com as linhas transferidas do centro (Rua Chile) para o C.Grande e as linhas que já usam o local como ponto final. - O comercio informal existente na região seria beneficiado com a implantação do "centro de comercio popular" na estação do Arquidabã,ver no capitulo seguinte.

A Baixa do Sapateiros
Esse tradicional e histórico centro comercial de Salvador poderá contar com um sistema de Bondes Modernos (VLT) trafegando nos dois sentidos, (em via dupla) Barroquinha,Arquidabã,Sete Portas, chegando até a antiga Estação Rodoviária que seria transformada num "terminal de integração" passando a atender as linhas que hoje se destinam ao terminal da Barroquinha (Ou estação da Lapa interligada a Barroquinha por um túnel),e do Arquidabã,além de um sistema alimentador para os bairros do entorno e mais próximos.Uma boa parte do comercio hoje ali existente (Na antiga rodoviária) seria transferido para uma área atualmente ocupada e sub utilizada pela Limpurb próxima ao Mercado da Sete Portas previamente reformada e preparada com infraestrutura própria e adequada para o funcionamento do novo centro comercial. O estacionamento e a circulação de veículos ao longo de toda via na Baixa dos Sapateiros (No trecho Barroquinha/Arquidabã) sofreria restrição total no período das 7:00hs até as 21:00hs.Nesse horário apenas circulariam além do VLT, veículos de serviços (excluídos operações de cargas e descargas),táxis,bicicletas e moradores cadastrados e autorizados.O alargamento das calçadas em toda extensão da via,com dispositivos para melhorar a acessibilidade e circulação de pedestres irá possibilitar uma melhoria no fluxo das pessoas com mais conforto e segurança além de trazer também consequentemente,benefícios para o comercio local.A estação do Arquidabã subutilizada atualmente como terminal de ônibus acarretando custos de manutenção para o município seria transformada em um "centro de comercio popular"com infraestrutura adequada,e gerando receita, para onde seriam transferidos os trabalhadores que atuam no comercio informal em toda a extensão da via, arredores e outros locais do centro da cidade,além da instalação de postos de atendimento de serviços públicos e outros serviços "ancoras".A essas ações também se somariam a restauração e a revitalização arquitetônica do local inclusive com a recuperação e reativação do elevador do Taboão e de uma das mais belas obras arquitetônicas e históricas de Salvador o Cine e Teatro Jandaia, um acervo histórico cultural do qual a nossa cidade jamais deverá abrir mão de possui-lo, além de outros prédios (Cine Pax) também importantes que fazem parte da história do local e da nossa cidade. - *(Um estudo poderia ser feito para um possível projeto de um túnel equipado com esteiras rolantes,apenas para a circulação de pedestres numa ligação entre o terminal da Barroquinha e a Estação da Lapa,ou o próprio sistema de VLT chegando até lá,possibilitando a integração com o sistema metroviário e o terminal de ônibus)

A Cidade Baixa
Um sistema de VLT(*) composto de 2 linhas, Tramo 1 saindo do T.da França ( Pça Cairu),Comercio,Calçada,(fazendo integração com o Trem),Mares,Lgo.de Roma,C de Areia,Ribeira e aTramo 2, saindo de Roma (integrada com a linha 1),Dendezeiros,B.do Bonfim,Lgo.Papagaio,Lgo.Madragoa.Esse sistema além de atender a população de toda aquela região da Cidade Baixa,complementado por um sistema de integração com ônibus alimentadores, fazendo a ligação com os bairros locais ao longo das linhas,servirá também como uma boa alternativa para o turismo, em toda extensão do percurso, pelas características próprias dos VLTs por serem bastante funcionais,atrativos, e serem equipados com janelas panorâmicas o que facilita uma melhor visão dos passageiros para a área externa durante o trajeto das viagens.Além de serem ecologicamente corretos por usarem energia limpa para a sua propulsão e material rodante não poluente, esses veículos também agregam e somam um enorme valor a paisagem Urbana da cidade.
A retomada do projeto da via Náutica estabelecendo uma ligação aquaviária entre o Porto da Barra,Comercio,S.Joaquim,Humaitá,Ribeira,Plataforma,não só servira para beneficiar a atividade turística como também atuará como um grande reforço no sistema da mobilidade urbana entre esses locais.
(*) Com a realização do projeto do VLT do Subúrbio Ferroviário em substituição aos atuais trens,a linha do VLT urbano aqui sugerida,partiria da Estação da Calçada integrando-se a linha principal do VLT - T.da França/Paripe/São Luis.
Pregopontocom/Salvador Sobre trilhos  12/10/2017

Manifestantes protestam por liberdade de expressão em frente ao Museu de Arte do Rio

Arte & Cultura  🎦

Com faixas e cartazes defendendo a democracia e protestando contra a censura, os manifestantes realizaram diversas atividades em frente ao museu, incluindo oficinas de culinária e pintura para crianças.A atriz Cristina Pereira, presente no protesto, destacou a necessidade de se evitar retrocessos culturais e morais, lembrando a repressão que acontecia durante a ditadura militar.

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil
Um protesto reunindo artistas plásticos, atores, músicos e ativistas sociais foi realizado em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR), contra a censura e pela liberdade de expressão. O ato foi organizado pelas redes sociais e chamou a atenção de quem passava pelo local, ao lado da Praça Mauá, que nesta quinta-feira (12) estava repleta de pessoas curtindo o feriado de Nossa Senhora de Aparecida e também Dia das Crianças.
Com faixas e cartazes defendendo a democracia e protestando contra a censura, os manifestantes realizaram diversas atividades em frente ao museu, incluindo oficinas de culinária e pintura para crianças.
O MAR foi um dos pivôs da polêmica em torno da exposição de temática LGBT Queermuseu. A mostra foi cancelada em setembro em Porto Alegre, onde acontecia no Centro Cultural Santander, e chegou a ser cogitada para ser realizada no MAR, mas acabou vetada pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella.
A atriz Cristina Pereira, presente no protesto, destacou a necessidade de se evitar retrocessos culturais e morais, lembrando a repressão que acontecia durante a ditadura militar.
“Eu tenho muito medo de retrocessos. A gente está vendo as coisas acontecerem. Abriu-se uma porta à direita, para a censura. A liberdade de expressão é condição sine qua non [essencial], tem que existir. Eu era estudante de teatro na época da ditadura. A gente não quer que essas coisas voltem, com agressividade, recrudescimento, regime de exceção. Foi uma luta muito grande para chegarmos à redemocratização do país”, lembrou Cristina.
O diretor de Artes Visuais da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Xico Chaves, também recordou que o país atravessou, na história recente, um longo período de ditadura militar, que controlava as formas de expressões políticas e culturais, o que hoje é inconcebível.
“Nós demoramos 21 anos para derrotar uma ditadura que solapou, excluiu e assassinou grande parte da juventude brasileira nos anos 60 e 70. Se você for a outros países, como Estados Unidos e [países da] Europa, que têm uma tradição cultural mais extensa, não vai ver esse tipo de censura de manifestação ao nu ou de expressões contestatórias aos problemas da sociedade. Lá você tem um embate educado a respeito disso, tem opiniões diversas, mas não existe a violência que se apregoa aqui. Censurar não é só proibir, censurar é impedir que cresça a consciência”, declarou Xico Chaves, que é artista plástico e poeta.
Enquanto o protesto acontecia em frente ao MAR, dentro do museu era realizada uma mostra especial para o Dia das Crianças, com temática indígena, que atraiu um grande número de famílias. Para a estudante de pedagogia Eliana Fonseca, que levava a filha de 5 anos à exposição, é possível conciliar liberdade de expressão com proteção às crianças, bastando haver uma indicação clara nos museus sobre o tipo de conteúdo da exposição.
“Sempre dá para conciliar. É questão de bom senso, ética e respeito com o outro. Eu acho que a criança tem que ser respeitada nas escolhas, mas cada um tem liberdade para escolher. A censura não é legal. Eu não sou obrigada a levar o meu filho. Se tiver um material inapropriado, não vou levar”, disse Eliana.
Para o engenheiro agrônomo e educador ambiental Jay Vanamstel, que também visitava o museu com a esposa e o filho, deve haver indicação visível sobre que tipo de obras estarão expostas e faixa etária adequada, mas a decisão de levar as crianças é dos pais.
“Essa discussão reflete o momento político do país, uma disputa pela opinião da grande massa. Minorias extremistas estão causando essa confusão, sobre nudez artística com pedofilia. Eu nasci no final da ditadura, censurar o trabalho artístico é deplorável, mesmo ele sendo com material de nudez. Tem que ser bem sinalizado, porque é uma escolha sua, de levar ou não o seu filho. Mas não pode haver censura”, disse Jay.
Fonte - Agência Brasil  12/10/2017

Ônibus Double Decker totalmente elétrico é testado em Leeds na Inglaterra

Mobilidade/Sustentabilidade  🚌

O novo ônibus totalmente elétrico e com zero emissões,tem capacidade para transportar 99 passageiros e uma autonomia de quase 242 Km  com uma única carga

Da Redação
foto - ilustração/Flickr
A cidade de Leeds situada no condado de West Yorkshire ao norte da Inglaterra, colocou em operação um novo ônibus Double Decker (Dois andares) elétrico,Metrodecker EV, após ser testado com sucesso  em York.
O Metrodecker EV vem sendo testado como parte do projeto da First Leeds(operadora de ônibus da cidade) de investir em 284 ônibus novos,com baixíssimos  índices de emissão de poluentes na cidade.
O novo ônibus totalmente elétrico e com zero emissões,tem capacidade para transportar 99 passageiros e uma autonomia de quase 242 Km  com uma única carga.
O objetivo do uso do novo ônibus totalmente elétrico é promover a melhoria da qualidade do ar,com com a redução das emissões de carbonos e a poluição ambiental em West Yorkshire. O novo ônibus deverá ter a sua autonomia ampliada para 322 Km com uma única carga, e entrará em serviço em, Park & ​​Ride em Elland Road e Temple Green em Leeds.
Pregopontocom  12/10/2017

Salvador terá novos voos para Miami e Buenos Aires a partir de 2018

Transporte aéreo  ✈

Governo do Estado reduz ICMS e garante novos voos de Salvador para Miami e Buenos Aires.Os novos voos internacionais da Latam começam a operar nos próximos meses de janeiro e maio de 2018, respectivamente. Com as novas frequências, a Bahia passará a ter 25 voos internacionais por semana.

Da Redação
foto - ilustração
Para o baiano chegar a Buenos Aires, na Argentina, ou a Miami, nos Estados Unidos, não será mais necessário partir de outras cidades brasileiras. Os novos voos internacionais da Latam começam a operar nos próximos meses de janeiro e maio de 2018, respectivamente. Com as novas frequências, a Bahia passará a ter 25 voos internacionais por semana. O acordo entre o Governo do Estado e a Latam Linhas Aéreas foi assinado pelo governador Rui Costa e pelo diretor da empresa, Bruno Alessio, nesta terça-feira (10), na sede da Governadoria.
O documento prevê, por parte do Estado, a redução do cálculo do (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ICMS cobrado no querosene de aviação utilizado pela Latam nas frequências para a Bahia. Em contrapartida, a empresa, além de operar os novos voos internacionais e divulgar os destinos turísticos baianos em sua revista de bordo, aumentará também suas frequências domésticas para Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. A expectativa é que a Latam passe a operar 98 frequências semanais para Salvador, 26 para Porto Seguro e oito para Ilhéus.
Alessio informou que a negociação foi positiva. "O fato de haver executivos que trabalham na Secretaria de Turismo e que lidam com o Trade há muito tempo ajudou bastante. Fica mais fácil para eles entenderem as características da indústria aérea brasileira. O racional é uma parceria e um investimento na Bahia. A ideia da Latam é poder crescer, ter um futuro importante, sustentável, com incremento de operação aqui, trazendo turistas e negócios para a Bahia, é isso o que a gente quer estruturar", afirmou.
O diretor da Latam afirmou também que a Bahia é um estado estratégico. "A Bahia tem uma das operações mais relevantes do país, a gente fala em mais de 500 voos por mês, é um número expressivo. A posição geográfica ajuda muito o turismo, pois é um dos maiores pólos do Nordeste".
O secretário do Turismo, José Alves, disse que haverá também um incremento importante na malha doméstica. "Temos a perspectiva de que, assim que o aeroporto de Conquista ficar pronto, a empresa opere também no local. Enfim, a Latam está fazendo um casamento muito bom conosco. Isso significa mais turistas, uma logística cada vez melhor".
Com informações da Seinfra Ba.  11/10/2017

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Licitação para linhas metropolitanas da RM de Salvador será lançada até dezembro

Transporte Metropolitano  🚌

O Governo do Estado,durante reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (10), na sede do MPB, garantiu que as linhas que fazem o transporte dos moradores da Região Metropolitana (RMS) até a capital, serão totalmente licitadas, regulamentadas e integradas ao Metrô, até dezembro.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Durante reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (10), na sede do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo, o Governo do Estado garantiu que as linhas que fazem o transporte dos moradores da Região Metropolitana (RMS) até a capital, serão totalmente licitadas, regulamentadas e integradas ao Metrô, até dezembro.
A reunião, que também discutiu a situação dos rodoviários que trabalham no sistema metropolitano, foi fundamental para que esclarecimentos fossem feitos. “O estudo que está sendo realizado sobre o valor da tarifa, a readequação do trajeto e a concessão das novas linhas metropolitanas minimizam a possibilidade de eventuais desempregos”, ressaltou o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster.
Com a reestruturação do sistema, “irá aumentar o número de linhas, diminuir os gastos, por conta da redução do trajeto, o que ajuda a equilibrar economicamente a estrutura. Além disso, o tempo de espera dos passageiros vai reduzir, beneficiando a população”, destaca Dauster. “A viagem que levaria uma hora, pode passar a ter meia hora apenas, pois as linhas que alimentam principalmente o Metrô, não precisarão mais ficar mais tempo no trânsito de Salvador. Diminuir trajeto é diminuir gasto”, explicou o secretário.
“Estamos realizando o trabalho da nova configuração do transporte metropolitano que atende Salvador, que será todo redesenhado, com mudanças nas linhas que atualmente atendem à população da RMS, e, obviamente, haverá impacto, mas não deixarão de atender à população da RMS”, afirmou Eduardo Pessoa, diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, transportes e Comunicações (Agerba), órgão que regulamenta o transporte metropolitano por ônibus.
Com essa licitação, a fiscalização será mais efetiva: “estamos adquirindo um sistema novo, que faremos a fiscalização através de GPS, identificando os veículos com atraso ou com algum problema”, completou Pessoa. Para ampliar a fiscalização atual, 60 novos servidores devem assumir suas funções a partir do dia 18.
A reunião também contou com a presença de representantes dos municípios da RMS e de Salvador, de sindicatos de empresas de ônibus e dos rodoviários. O encontro foi mediado pelos procuradores do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, Adriano Assis e Cristina Seixas.

Integração
Desde 1º de outubro, já está vigente a integração plena entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano. O terminal Mussurunga passa a ser a parada final os ônibus metropolitanos que entram em Salvador pela Av. Paralela e o terminal de Pirajá, para as linhas que acessam a capital pela BR 324. Com isso, os passageiros podem seguir viagem usando o metrô e ônibus urbano, pagando apenas uma passagem.
Com informações da Seinfra Ba.  11/10/2017

Ministro Fachin vota por afastamento de parlamentar sem aval do Congresso

Política  👀

Ele é o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre o tema que está sendo julgada em plenário.“A jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal tem tradicional e repetidamente assentado que as hipóteses previstas na Constituição que impeçam a responsabilização de agentes políticos e membros de poder devem ser interpretadas em seus estritos limites, não se permitindo alargamentos via interpretação extensiva”, disse o ministro.

Felipe Pontes
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (11) a favor de que a Corte possa impor, nos casos em que julgar necessário, medidas cautelares alternativas à prisão contra parlamentares, entre elas o afastamento das funções públicas. Ele é o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre o tema que está sendo julgada em plenário.
Fachin, que também é o relator das ações da Operação Lava Jato, entendeu que a imunidade parlamentar deve ser interpretada de forma restrita, à luz de outros princípios republicanos fundamentais que considerou mais fortes, como a vedação de se conferir privilégios ou de se impor tratamento discriminatório a qualquer cidadão, bem como o dever de responsabilização de agentes públicos por seus atos.
“A jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal tem tradicional e repetidamente assentado que as hipóteses previstas na Constituição que impeçam a responsabilização de agentes políticos e membros de poder devem ser interpretadas em seus estritos limites, não se permitindo alargamentos via interpretação extensiva”, disse o ministro.
Fachin disse que a Constituição prevê revisão por parte da Câmara e do Senado somente nos casos de prisão em flagrante por crime inafiançável "e apenas isso".
“Estender essa competência para permitir a revisão, por parte do Poder Legislativo, das decisões jurisdicionais sobre medidas cautelares penais significa ampliar a imunidade para além dos limites da própria normatividade enredada pela Constituição. É uma ofensa ao postulado republicano e é uma ofensa à independência do Poder Judiciário", afirmou Fachin.
O julgamento foi suspenso pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e deve ser retomado à tarde.
Antes do voto de Fachin, em sustentação oral no plenário, o ex-procurador-geral da República e advogado do Partido Progressista (PP), Aristides Junqueira, defendeu que a única possibilidade de aplicação, contra parlamentares, das medidas cautelares alternativas à prisão previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal seria quando o congressista fosse flagrado praticando crime inafiançável.
“Não existindo prisão em flagrante e nem havendo a possibilidade de substitui-la a uma prisão cautelar, não é possível a aplicação do artigo 319 [do CPP]”, argumentou Junqueira, que atuou no caso como advogado do PP, um dos partidos que propôs a abertura da ação.
O argumento também foi utilizado pela advogada-geral da União, Grace Mendonça, em parecer enviado ao STF. “Ora, se em desfavor do parlamentar não pode ser decretada prisão preventiva, por certo também que não cabe a fixação de medida cautelar diversa”, diz o texto da AGU.
As advocacias do Senado e da Câmara também utilizaram o mesmo argumento, posteriormente rejeitado por Fachin. O ministro considerou que as medidas previstas no artigo 319 do CPP podem ser consideradas mesmo em outros tipos de situações onde caberia a prisão preventiva, mesmo que não se trate de flagrante em crime inafiançável.

Entenda o caso
A ADI foi proposta pelos partidos PP, PSC e Solidariedade, após o STF ter afastado o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do exercício de seu mandato, no ano passado. Na ação, as legendas defendem que qualquer medida cautelar imposta contra parlamentar deve ser submetida ao aval da Câmara ou do Senado em 24 horas.
A ação teve seu julgamento marcado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para esta semana, após a Primeira Turma da Corte ter decidido, por 3 votos a 2, no final de setembro, afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), acusado pela PGR de corrupção passiva, das atividades legislativas.
O tema provocou desconforto entre os poderes, após o Senado ter ameaçado rever a decisão da Primeira Turma, o que acelerou sua apreciação pelo plenário do STF.
Fonte - Agência Brasil  11/10/2017

Movimentos fazem atos por moradia em Recife e Região Metropolitana

Direito a moradia  🏠

Um protesto fechou a Avenida Cruz Cabugá nos dois sentidos, na altura do cruzamento com a Avenida Norte. Outra manifestação aconteceu no Cais de Santa Rita, no sentido centro.Por volta das 9h, teve início um ato na Avenida Agamenon Magalhães, sentido Boa Viagem, em frente ao Hospital Unicordis.

Do Diário de Pernambuco
fotos - divulgação/DP
Movimentos que lutam por moradia em Pernambuco realizam, nesta quarta-feira, uma série de atos na Região Metropolitana do Recife (RMR). No início da manhã, duas manifestações foram realizadas no centro do Recife.
Um protesto fechou a Avenida Cruz Cabugá nos dois sentidos, na altura do cruzamento com a Avenida Norte. Outra manifestação aconteceu no Cais de Santa Rita, no sentido centro.
Por volta das 9h, teve início um ato na Avenida Agamenon Magalhães, sentido Boa Viagem, em frente ao Hospital Unicordis. Às 8h50, manifestantes se concetraram na BR- 101, no bairro do Curado, mas seguiram rapidamente para a Avenida Adbias de Carvalho, no Recife.
Após as manifestações, os grupos se concentram, desde as 9h30, no Parque 13 de Maio. De lá eles irão realizar uma marcha pelo Recife até o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio. O trajeto, que deve ser iniciado por volta das 10h30, ainda não tem roteiro definido. De acordo com Rud Rafael, do MTST Brasil, cerca de cinco mil pessoas, moradores de ocupações de toda a Região Metropolitana do Recife são esperadas para a manifestação, que marca a mobilização em Pernambuco pelo Dia Mundial do Habitat, comemorado em quatro de outubro.
A reivindicação dos manifestantes é contra a decisão do governo federal, que encaminhou um orçamento que não prevê para 2018 recursos para a faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, uma que beneficia pessoas com faixa salarial de zero a três salários mínimos, justamente as que mais precisam de moradia e onde está concentrado o deficit habitacional". Segundo Rud Rafael(MTST), atualmente cerca de cem mil famílias lutam por moradia no Grande Recife.
O dia de ato por moradia é promovido pelo Fórum de Reforma Urbana e Frente de Resistência Urbana, formado por diversas entidades como Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento Nacional da Luta pela Moradia (MNLM), da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e Movimento por Moradia Popular de Pernambuco (MMPP). 
Fonte - Diário de Pernambuco  11/10/2017

Feriado de 12 de outubro terá restrições ao tráfego de veículos de carga em BRs

Trânsito  🚚

A restrição valerá no dia 12 de outubro, das 6h às 12h, e no dia 15 de outubro, das 16h às 22h. O objetivo é garantir a fluidez do trânsito e evitar acidentes. A restrição valerá no dia 12 de outubro, das 6h às 12h, e no dia 15 de outubro, das 16h às 22h

Ag.CNT
foto - ilustração
Em razão do feriado prolongado de 12 de outubro e do consequente aumento do trânsito de veículos nas rodovias de todo o Brasil, o tráfego de alguns veículos de carga sofrerá restrições em BRs de pista simples, em dias e horários determinados. O objetivo é garantir a fluidez do trânsito e evitar acidentes.
A restrição valerá no dia 12 de outubro, das 6h às 12h, e no dia 15 de outubro, das 16h às 22h. A medida se aplica aos seguintes casos: CVC (Combinações de Veículos de Cargas) com AET (Autorização Especial de Trânsito); CTV (Combinações de Transporte de Veículos) e CTVP (Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas), portando ou não a AET; bem como demais veículos portadores de AET.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também realizará a Operação 12 de Outubro, com reforço concentrado no policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes fatais e de criminalidade, conforme dados estatísticos consolidados pela instituição. A operação especial iniciará na quarta-feira (11/10) e terminará no domingo (15/10).
No último feriado de 7 de setembro, que teve período semelhante a esse, do dia 12 de outubro, a PRF registrou 1.162 acidentes que resultaram em 1.211 pessoas feridas e 108 óbitos. Frequentemente, a imprudência está associada a acidentes graves, geralmente com múltiplas vítimas. Somente no último feriado, foram registradas mais de 45 mil infrações de trânsito nas rodovias federais. Dessas, cerca de seis mil foram de ultrapassagens irregulares, 3.068 condutores sem cinto de segurança e 977 motoristas dirigindo após ingerir bebida alcoólica.
Com o objetivo de reduzir esses índices, a PRF priorizará ações preventivas de fiscalização ao excesso de velocidade, alcoolemia, ultrapassagens proibidas e ao trânsito de motocicletas ou ciclomotores.
Fonte - Ag.CNT de Notícias  10/10/2017

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Nova passarela da estação Detran do Metrô de Salvador foi aberta ao público nesta terça com a presença do Gov. Rui Costa

Mobilidade  🚇 👪

Com 3,60 metros de largura, 1,80m a mais do que a estrutura anterior, e extensão de 360 metros, a nova passarela liga a Estação Detran a quatro importantes pontos da região: comunidade de Saramandaia, ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), aos pontos de ônibus da via expressa e aos empreendimentos comerciais localizados à margem direita da avenida que segue sentido Shopping da Bahia.

Da Redação
foto - Mateus Pereira/GOVBA
Usuários do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas poderão fazer a travessia até a Estação Detran de forma mais segura e confortável por meio da nova passarela, a partir desta terça-feira (10). O funcionamento do novo equipamento tem capacidade para um fluxo de 7.800 pedestres por hora foi acompanhado pelo governador Rui Costa, que fez uma visita ao local, na manhã dessa terça. A passarela, a primeira da Linha 2 a ser entregue, está sobre o rio Camarajipe e a Avenida Antônio Carlos Magalhães, uma das mais movimentadas vias de Salvador, que dá acesso ao centro moderno da cidade.
Com 3,60 metros de largura, 1,80m a mais do que a estrutura anterior, e extensão de 360 metros, a nova passarela liga a Estação Detran a quatro importantes pontos da região: comunidade de Saramandaia, ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), aos pontos de ônibus da via expressa e aos empreendimentos comerciais localizados à margem direita da avenida que segue sentido Shopping da Bahia. Por dia, cerca de 12 mil usuários passam pela Estação Detran de metrô.

Segurança
Para oferecer mais segurança aos usuários, a passarela conta com iluminação em LED, 15 câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e ronda do corpo de segurança.

foto - Mateus Pereira/GOVBA
Acessibilidade

Atendendo às normas técnicas e de acessibilidade, quem usa a passarela tem além das convencionais rampas de acesso, duas escadas rolantes: uma localizada na saída para o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e outra, próximo ao supermercado G Barbosa. Considerada inteligente, a escada mantém velocidade reduzida na ausência de usuários, com menor consumo de energia, e, ao detectar presença de usuários, a uma distância de 1,5 metros, aumenta sua velocidade. Piso tátil ao longo da passarela e sinalização em braile nos corrimãos das escadas fixas também foram instalados permitindo acesso a portadores de deficiência visual.

Bicicletário
Neste mesmo dia, também foi entregue aos usuários do metrô, o bicicletário da Estação Detran, com 54 vagas. O equipamento serve de incentivo à integração entre diversos meios de transporte, favorecendo a mobilidade na capital baiana. Outros cinco bicicletários já estão em uso na Linha 1, nas estações Retiro, Acesso Norte, Bom Juá, Bonocô e Pirajá, no mesmo horário de funcionamento do sistema metroviário, das 5h à meia-noite. Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro, apresentando documento com foto e comprovante de residência para cadastro. O uso do bicicletário é gratuito e exclusivo para bicicletas de usuários do metrô.

Outras passarelas
A previsão é de que as demais passarelas de acesso às estações da Linha 2 do metrô sejam entregues à população até dezembro deste ano. As duas próximas a serem entregues são as passarelas das estações Pernambués e Imbuí.
A exemplo de outras passarelas entregues pela CCR Metrô Bahia, novas passarelas atenderão às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e terão o dobro, ou mais, da largura da estrutura provisória acomodando com conforto o grande fluxo de pedestres, e ainda oferecendo acesso por escadas rolantes, escadas fixas e rampas e algumas, também serão equipadas com elevadores.
Outras passarelas já existentes, que precisaram ser remanejadas durante as obras da Linha 2 para possibilitar o avanço do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, serão substituídas por novas estruturas a serem concluídas no início de 2018.
Com informações da CCR Metrô Bahia 10/10/2017

Petrobras aumenta em 12,9% preço do gás de cozinha; reajuste entra em vigor amanhã

Economia   $$$$$$

O aumento será, em média, de 12,9% e começa a vigorar amanhã (11).A Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o aumento, calculado de acordo com a política de preços divulgada em junho deste ano, reflete “principalmente, a variação das cotações do produto no mercado internacional”

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

foto ilustração/arquivo
O Grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobras definiu novo reajuste do gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, vendido em botijões de até 13 quilos (GLP P-13), conhecido como gás de cozinha. O aumento será, em média, de 12,9% e começa a vigorar amanhã (11).
A Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o aumento, calculado de acordo com a política de preços divulgada em junho deste ano, reflete “principalmente, a variação das cotações do produto no mercado internacional”. A companhia acrescentou que, como a legislação brasileira “garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor”. O impacto no consumo dependerá de repasses por distribuidoras e revendedores, advertiu.
A empresa destacou que o ajuste não tem incidência de tributos. Caso seja repassado integralmente aos preços ao consumidor final, a estimativa é que o preço do botijão de GLP P-13 suba em torno de 5,1%, em média, ou cerca de R$ 3,09 por botijão, informou a Petrobras. O último reajuste foi feito em 26 de setembro.
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) calcula que o reajuste oscilará entre 7,8% e 15,4%, de acordo com o polo de suprimento.
De acordo com a entidade, a correção aplicada não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional. Diante disso, o Sindigás estima o preço do produto para botijões até 13 quilos “ficará 6,08% abaixo da paridade de importação, o que inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento”.

Combustíveis
Também amanhã (11), entram em vigor novos reajustes para diesel e gasolina. Para o diesel, o Grupo Executivo de Mercado e Preços estabeleceu queda de 0,2%, que se soma à redução de 1,3%, em vigência hoje (10). Para a gasolina, foi estabelecida retração de 2,6%, após aumento de 1,5% que vale a partir desta terça-feira.
Fonte - Agência Brasil  10/10/2017

Nova Lei no DF, determina agora que todos os assentos dos ônibus e metrôs são preferenciais

Mobilidade 🚌 🚇

Na prática, isso significa que qualquer cidadão deverá ceder seu lugar a um idoso, grávida, mulher com criança de colo ou pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, independente do assento em que estiver sentado

Da Redação
foto - ilustração
O DF sancionou uma nova lei que prevê que todos os assentos dos ônibus e metrôs que circulam na unidade federativa passam a ser preferenciais a partir de 1º de dezembro.
Na prática, isso significa que qualquer cidadão deverá ceder seu lugar a um idoso, grávida, mulher com criança de colo ou pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, independente do assento em que estiver sentado.
Atualmente, apenas alguns assentos do transporte público do Distrito Federal,bem como no país,são reservados para preferenciais.
Após a aprovação da nova lei que entrará em vigor a partir de 1/12 no Distrito Federal, passa a ser  obrigatoriedade,ceder o lugar em qualquer assento no transporte público para,pessoas idosas, grávidas, mulheres com criança de colo ou pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Com informações do The Greenest Post 10/10/2017

Trens urbanos de Natal e João Pessoa não funcionarão no feriado de 12 de outubro

Transportes sobre trilhos  🚃

Trens Urbanos da CBTU em Natal e João Pessoa não circularão no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10)

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Natal-A CBTU informa que nesta quinta-feira (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará. O sistema estará disponível novamente na sexta-feira (13/10), a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.

João pessoa-A CBTU João Pessoa informa que os trens não irão funcionar nesta quinta-feira, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na sexta, 13, o funcionamento será normal das 04h30 às 19h48, e, no sábado, 09, os trens circularão das 04h30 às 13h33.
Com informações da CBTU  10/10/2017

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Metrofor defende integração entre metrôs, VLTs e ônibus em reunião de setorial do Fortaleza 2040

Mobilidade  🚌<> 🚇 <> 🚄

Pela primeira vez, a empresa que opera o sistema metroviário da Capital sediou reunião do projeto que discute os rumos de desenvolvimento da cidade.O Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia, Edilson Aragão, explicou aspectos históricos e técnicos das quatro linhas que fazem parte do Metrofor – duas operando e duas em fase de implantação – e mostrou como esse sistema pode ser o eixo estruturador da mobilidade urbana em Fortaleza, ao ser integrado com os demais meios de transportes.

Metrofor
foto - ilustração/Arquivo
Um sistema de transporte que já opera de forma significativa e que possui planejamento e projetos em execução para sua expansão e sua integração com outros modais de transporte. Foi assim que a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos apresentou o Metrofor a representantes de órgãos estaduais e municipais, nesta segunda-feira (9/10), durante reunião do comitê de mobilidade e acessibilidade do projeto Fortaleza 2040. Pela primeira vez, a empresa que opera o sistema metroviário da Capital sediou reunião do projeto que discute os rumos de desenvolvimento da cidade.
O Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia, Edilson Aragão, explicou aspectos históricos e técnicos das quatro linhas que fazem parte do Metrofor – duas operando e duas em fase de implantação – e mostrou como esse sistema pode ser o eixo estruturador da mobilidade urbana em Fortaleza, ao ser integrado com os demais meios de transportes. “O sistema metroferroviário não é concorrente do rodoviário. Os dois devem atuar integrados para atender às necessidades da população. [...] O transporte rodoviário poderia trabalhar integrado, mudando seu conceito de concorrente para convergente. E a gente já chegou nesse nível. Todas as autoridades municipais estão conscientes disso. Há uma perfeita integração nesse processo”, afirmou o diretor.
Para Edilson Aragão, o planejamento da cidade deve incorporar os projetos metroferroviários. “O Metrô pode ser de fato o meio de transporte estruturador da mobilidade urbana da cidade, com as linhas (de ônibus) sendo convergentes, e fazendo com que as estações se transformem em grandes pontos de investimento e de concentração de pessoas”, disse. O presidente do Metrofor, Eduardo Hotz, abriu a reunião setorial. “Fortaleza tem, de fato, um sistema metroferroviário em pleno funcionamento, e também um planejamento para que ele se desenvolva”, afirmou.
Eduardo também mencionou o conceito das duas Parcerias Público Privadas (PPPs) que estão em desenvolvimento para a concessão das linhas, sendo uma delas para as linhas Sul e Ramal Parangaba-Mucuripe, e uma segunda para as linhas Leste e Oeste. Ele informou que os termos iniciais para uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) foram enviados com antecedência para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no objetivo de evitar que um chamamento público seja lançado com divergências na corte de contas.
Participaram da reunião representantes do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Instituto do Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Coordenadoria Especial de Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Copedef). Emerson Damasceno, coordenador do Copedef, pediu atenção aos itens de acessibilidade nos projetos de mobilidade. Além da Linha Sul – maior e mais moderna linha de transporte de passageiros sobre trilhos no Ceará – o Metrofor é formado ainda pelas linhas Oeste, Ramal Parangaba-Mucuripe e Linha Leste. Destas, encontram-se em operação as linhas Sul e Oeste, além de um trecho de cinco quilômetros do Ramal Parangaba-Mucuripe, que está em operação assistida, com passageiros, desde julho. Em fase de implantação encontram-se outros 8,4 quilômetros do Ramal Parangaba-Mucuripe.

foto - ilustração/Arquivo
Participantes elogiam integração entre modais
Participantes do encontro do comitê de mobilidade urbana e acessibilidade do Fortaleza 2040 se mostraram interessados em uma política de integração entre ônibus, metrô e VLT para o planejamento da mobilidade urbana de Fortaleza. “Esta é um excelente diálogo que está se iniciando, juntando Governo do Estado, Prefeitura e seus diversos setores envolvidos nas questões da mobilidade, para um melhor investimento dos recursos e a melhor integração”, afirmou Larissa Menescal, arquiteta e urbanista, analista de planejamento e gestão do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). “A reunião proporcionou uma visão mais geral e integrada em relação ao Metrô e ao transporte público que hoje é ofertado por ônibus. Isso é o interessante”, disse Ana Cláudia, analista de projetos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
A reunião desta segunda-feira serviu para esclarecer como os órgãos públicos estão se articulando para pôr em prática seus planejamentos, como salientou José Roberto de Resende, secretário-executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “A apresentação de hoje foi importante porque amarrou um pouco o contexto histórico para a gente compreender como é que as coisas vinham acontecendo, as dificuldades de financiamento, as demoras na liberação dos recursos e, consequentemente, a demora na execução das obras”, avaliou o gestor.
Durante a ocasião, os membros do comitê de mobilidade e acessibilidade participaram de uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrofor e puderam observar os equipamentos que compõem as tuneladoras da Linha Leste. Cyro Régis, consultor da Coordenadoria de Transportes e Obras, da Secretaria da Infraestrutura do Ceará, elogiou a proposta de integração: “É importante que a gente possa ter um sistema integrado com os demais modais, não um sistema independente”, disse.
Com informações da Metrofor 09/10/2017

Nova passarela da Estação Detran do metrô de Salvador será entregue pelo Gov.Rui Costa nesta terça (10)

Mobilidade  🚇

O equipamento conta com inclinação máxima das rampas, que é de 8%, os guarda-corpos com altura de pelo menos 1,10m, além de instalação de rota podo-tátil ao longo de toda passarela.O acesso dos usuários à Estação Detran é realizada exclusivamente pela passarela de pedestres.

Da Redação
foto - Marco Leão
A passarela de acesso à Estação Detran atende todas as normas vigentes de acessibilidade e será entregue à população nesta terça-feira (10), com a presença do governador Rui Costa.
Na manhã desta segunda-feira (9), a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, esteve visitando a passarela, acompanhada do presidente da Companhia de Transportes da Bahia, Eduardo Copello, e do presidente da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR Metrô Bahia), Luís Valença, da superintendente de mobilidade da Sedur, Grace Gomes.
O equipamento conta com inclinação máxima das rampas, que é de 8%, os guarda-corpos com altura de pelo menos 1,10m, além de instalação de rota podo-tátil ao longo de toda passarela.
A nova passarela também conta com largura útil de 4,40m e largura de 6,80 metros, formando um beiral que impede a entrada lateral de água de chuva. Ela conta com o dobro da capacidade do antigo equipamento.

Passarela 
O acesso dos usuários à Estação Detran é realizada exclusivamente pela passarela de pedestres. Ela também é utilizada pelos pedestres para atravessar a avenida e pelos usuários das linhas de ônibus que se conectam a estação.
Com informações da Sedur Ba.  09/10/2017

Rodoviária de Salvador terá 100 horários extras para o feriado de 12 de outubro

Mobilidade  🚌

A previsão é que aproximadamente 40 mil pessoas saiam de Salvador através do Terminal Rodoviário. Entre os dias 11 e 15 de outubro, 100 horários extras foram disponibilizados, além dos 540 horários diários regulares.

Da Redação
Divulgação/Agerba
Com a chegada de mais um feriadão, a Agerba preparou um esquema especial para quem deseja deixar a capital baiana durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A previsão é que aproximadamente 40 mil pessoas saiam de Salvador através do Terminal Rodoviário. Entre os dias 11 e 15 de outubro, 100 horários extras foram disponibilizados, além dos 540 horários diários regulares.
Os usuários podem comprar a passagem antecipadamente pela internet e/ou telefone, o que traz mais comodidade e diminui as filas nos guichês. É recomendável ao passageiro chegar ao terminal rodoviário com antecedência mínima de 20 minutos. Na hora do embarque é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto, para passageiros acima de 12 anos.
Com informações da Seinfra Ba.  09/10/2017

Passageiros no VLT de Sobral(CE) triplicam após tarifa a R$ 1,00

Transporte sobre Trilhos  🚄

Da data de implantação do novo preço até o fim de setembro, um total de 32.468 pessoas utilizaram o serviço – média de 2.951 pessoas por dia. No mesmo período de 11 dias antes do aumento, a média de passageiros por dia foi de 769 passageiros. O crescimento foi de 283,74%.

Metrofor
foto - ilustração/Arquivo
O fluxo de passageiros no VLT de Sobral aumentou quase 300% a partir do último dia 19 de setembro, quando a tarifa para acesso aos trens foi reduzida para R$ 1. Da data de implantação do novo preço até o fim de setembro, um total de 32.468 pessoas utilizaram o serviço – média de 2.951 pessoas por dia. No mesmo período de 11 dias antes do aumento, a média de passageiros por dia foi de 769 passageiros. O crescimento foi de 283,74%.
Convênio assinado pela direção da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos e a Prefeitura de Sobral no dia 18 de setembro permitiu a redução da passagem de R$ 3 para R$ 1 a partir do dia seguinte. O convênio foi assinado durante visita do prefeito Ivo Gomes à sede do Metrofor, em Fortaleza. O presidente da empresa, Eduardo Hotz, explicou que o convênio com o governo municipal faz parte de esforços que já estavam acontecendo para facilitar o acesso da população.
“O serviço foi ampliado no fim do ano passado e com isso a tarifa ficou num patamar compreendido pela população como elevado, em relação ao padrão anterior, que era um serviço gratuito. Por isso, criamos um programa de descontos em passagens por compra antecipada e isso evoluiu para esse entendimento com a Prefeitura”, explicou o gestor. Através do convênio, Prefeitura de Sobral subsidia parte da passagem do VLT.
Diversas melhorias no serviço ferroviário de Sobral aconteceram nos últimos meses. Em dezembro do ano passado, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos ampliou o horário de funcionamento e estabeleceu a operação de 5h30 até 23h, de segunda a sábado. Em abril deste ano, os passageiros passaram a contar com os benefícios do sistema de bilhetagem eletrônica. E no mesmo mês foram implementados os pacotes de passagens com descontos – que não são comercializados após tarifa a R$ 1.
Distribuídos em duas linhas (Norte e Sul), o VLT passa pelos principais bairros e regiões da cidade, cobrindo um percurso de 13,9 quilômetros. Com 12 estações, o Veículo Leve sobre Trilho atende mais adequadamente às necessidades de trabalhadores, empresas e estudantes, no horário matutino e no horário noturno. Os horários das viagens nas duas linhas do VLT de Sobral podem ser consultados no site do Metrofor.
Tarifas do VLT de Sobral
R$ 1 (inteira) | R$ 0,50 (meia)
Horário de funcionamento: 5h30 às 23h
Com informações da Metrofor  09/10/2017

Problemas de sinalização agravam acidentes com trens em Curitiba

Ferrovias   🚄

Muito além do barulho causado pelo passar dos vagões, é na coexistência de carros e trens que reside a maior preocupação no trânsito em vários bairros de Curitiba.Segundo a legislação brasileira, a sinalização ferroviária é obrigatória. As chamadas passagens em nível devem ser indicadas com faixas no chão, placas e sinais luminosos. Em alguns casos, cancelas e alertas sonoros também podem ser instalados para evitar acidentes.

Gazeta do Povo
cavok.com
O acidente envolvendo um carro e um trem na região do Cabral na última terça-feira (03) reacendeu a velha discussão a falta de segurança nas regiões próximas à linha férrea. Muito além do barulho causado pelo passar dos vagões, é na coexistência de carros e trens que reside a maior preocupação no trânsito em vários bairros de Curitiba.
E esse não é um problema exclusivo da cidade. Dados da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que, entre janeiro e outubro de 2017, foram 60 acidentes ferroviários no Paraná. Na capital, já foram seis casos registrados — incluindo com um óbito, no bairro Uberaba.
Em maio, duas ocorrências no mesmo dia comprovam que acidentes com trens são realmente mais comuns do que se imagina. Ambos os casos envolvendo carros e composições – os chamados abalroamentos – aconteceram em cruzamentos de Pinhais, na RMC, no último mês de maio.
E quem passa por situações assim não esquece. Em 2003, o taxista Maximiliano José teve o carro arrastado enquanto cruzava a linha férrea em Piraquara. O automóvel no qual ele estava morreu sobre os trilhos e ele teve que sair às pressas do veículo junto com a filha. “Foi o tempo exato de saltar pra fora do carro em meio ao som da buzina do trem e dos gritos da minha filha”, relembra. Segundo ele, o carro foi arrastado por cerca de 10 metros e foi completamente destruído.

Problemas de sinalização
Segundo a legislação brasileira, a sinalização ferroviária é obrigatória. As chamadas passagens em nível devem ser indicadas com faixas no chão, placas e sinais luminosos. Em alguns casos, cancelas e alertas sonoros também podem ser instalados para evitar acidentes.
O problema é que, na prática, essa sinalização não funciona tão bem assim. Por falta de manutenção, a indicação se torna confusa e muitos motoristas acabam se arriscando. Um exemplo é a esquina das ruas Marechal Deodoro e Padre Germano Mayer, no Alto da XV, onde as luzes vermelhas piscam sem parar, dando a entender que o trem pode passar a qualquer momento. Situação semelhante acontece em trechos próximos, como na Rua Francisco Alves Guimarães.
Já a algumas quadras de distância, na esquina das ruas Fernandes de Barros e Conselheiro Carrão, essa iluminação está sempre desligada. Na mesma região, na Rua Jaime Balão, um carro foi atingido por um trem no último mês de setembro após o alerta sonoro não ter funcionado. A motorista só percebeu a aproximação dos vagões quando viu a locomotiva vindo em sua direção.

Velho problema
A discussão de soluções para o problema vai desde a instalação de cancelas antes do acesso aos trilhos, até a construção de um anel ferroviário que desvie a malha do perímetro urbano. Na Câmara Municipal de Curitiba os debates têm ultrapassado a questão da segurança, chegando também a abordar outros fatores como o barulho das composições, e o incômodo causado pela passagem dos trens em determinadas horas do dia.
Ao todo, mais de 15 propostas relativas ao tema já foram apresentadas nos últimos 10 anos. A mais recente é de maio deste ano, na qual o vereador Jairo Marcelino (PSD) propôs que a passagem dos trens pela cidade fosse permitida somente após as 9h, devido ao barulho. A questão segue em discussão e a empresa responsável pela exploração ferroviária no Paraná, Rumo (antiga ALL), mantém a circulação irrestrita.
Instalação de cancelas e limite de horário para passagens de trens pela cidade estão entre as propostas em discussão.
Por meio de nota, a companhia informa que tem seguido todas as normas vigentes e que “procura causar o menor impacto possível à população”. A empresa reforça que é obrigação legal da administração pública, por meio dos órgãos ou entidades de trânsito, implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário; que a ferrovia é sempre preferencial; e que deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea é infração gravíssima, prevista em lei e sujeito a multa.
Quanto à instalação de cancelas para segurança, a Rumo afirmou que é feita “de acordo com estudos realizados individualmente em cada passagem em nível, que determinam se há necessidade do dispositivo”. A empresa salienta que as cancelas não são consideradas uma forma de sinalização totalmente segura e que já propôs ao município a formação de um comitê para discutir o assunto.
Já a prefeitura de Curitiba afirmou que a Superintendência de Trânsito de Curitiba tem debatido a questão com a Rumo e que realizou uma reunião na semana passada para tratar do assunto e discutir alterações nas sinalizações das passagens de nível, levando em conta o aumento do fluxo de carros e de trens pela cidade, registrado nos últimos anos.
A partir daí, segundo a administração municipal, a intenção é firmar um novo convênio entre as partes. A Superintendência de Trânsito orienta o motorista a parar o veículo em todo o cruzamento com a linha férrea e olhar para ambos os lados para se certificar de que não há nenhuma composição de vagões se aproximando, antes de atravessá-la.
Fonte - Revista Ferroviária  09/10/2017