PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 30 de setembro de 2017

Desigualdade, matança, avacalhação da Política, e a pergunta cínica: como aconteceu?

Ponto de Vista  🔍

Imagens de guerra civil. 1.195 mortes violentas no Rio e Brasil afora. Em uma semana. E tem quem só agora pergunte: como isso pode acontecer?Uma resposta, que cinísmo e hipocrisia buscam esconder, sempre esteve nas desigualdades brutais.......Desigualdade secular. Emprenhada em 350 anos de escravidão, depois largada e reproduzida por ai. Como um paradoxo: aos olhos de todos, mas invisível.

Bob Fernandes



imagem/YouTube

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Metrô integrará ônibus de Salvador aos ônibus metropolitanos

Transportes sobre trilhos  🚇

O uso do cartão é obrigatório e individual para que a integração ocorra com o pagamento de apenas uma tarifa. São aceitos os cartões do Metrô, Metropasse ou SalvadorCARD, sendo possível utilizá-los para acessar os três meios de transporte.

Da Redação
Divulgação/CCR Metrô Bahia
A partir deste domingo (1° outubro), será possível pagar apenas uma tarifa se deslocando em ônibus metropolitanos, integrando com o metrô e concluindo o percurso com ônibus urbanos e vice-versa. Além de Salvador, outros 12 municípios compõem a RMS, somando mais de 1 milhão de habitantes. Hoje, a CCR Metrô Bahia transporta diariamente cerca de 15 mil passageiros integrados entre metrô e ônibus metropolitanos.
O uso do cartão é obrigatório e individual para que a integração ocorra com o pagamento de apenas uma tarifa. São aceitos os cartões do Metrô, Metropasse ou SalvadorCARD, sendo possível utilizá-los para acessar os três meios de transporte.
Quem sai de Camaçari, com destino a Salvador, por exemplo, terá a tarifa de R$ 5,20 debitada do seu cartão e poderá usar o metrô sem a cobrança de uma nova passagem usando o mesmo cartão. A viagem poderá incluir ainda mais um ônibus municipal de Salvador, após o uso do metrô, sem nova cobrança de tarifa desde que as utilizações integradas ocorram em um prazo de até 3 horas.
Outro exemplo desta fase da integração é quem sai de Salvador com destino a Candeias. O usuário pode utilizar uma linha municipal de Salvador pagando R$3,60, por exemplo, até a Lapa, embarcando no metrô sem pagar tarifa adicional, indo até a Estação Pirajá. No Terminal de Ônibus de Pirajá, o passageiro terá debitado do seu cartão apenas a diferença de R$1,60 ao embarcar em um coletivo metropolitano com destino a Candeias, que tem a tarifa de R$5,20.
Outra mudança marcada para este domingo, inclui a determinação do Governo do Estado alterar o ponto final de linhas que chegam a Salvador. As linhas que acessam Salvador por meio da Avenida Paralela terão como ponto final o terminal de ônibus Mussurunga. Já a linha de Simões Filho, que acessa Salvador pela BR 324 terá como destino final o terminal de Pirajá. A modificação proporciona o acesso do passageiro metropolitano ao metrô e, posteriormente, ao sistema urbano de ônibus de Salvador sem pagar nada a mais. “Essas mudanças são importantes avanços para a oferta de um transporte de qualidade, com mais economia e mais conforto para a população baiana”, afirma Júlio Freitas, gestor de Arrecadação da CCR Metrô Bahia. “A partir destas alterações, os usuários da Região Metropolitana passarão a ter acesso a todas as localidades de Salvador, atendidas pelas linhas municipais, por meio do metrô, sem pagar mais nada por isso” acrescenta o gestor.
Desde o início das operações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, administrado pela CCR Metrô Bahia, mais de 45 milhões de pessoas já foram transportadas. Atualmente, são 29km de malha ferroviária em operação, com 19 estações, por onde circulam uma média de 190 mil passageiros por dia. Até dezembro, mais uma estação será entregue à população de Salvador e RMS, possibilitando o deslocamento entre o Centro de Salvador até o Aeroporto, em pouco mais de 30 minutos.
Confira abaixo as linhas metropolitanas que passavam por Mussurunga e, a partir de 1/10, terão o ponto final no Terminal Mussurunga:
Com informações da CCR Metrô Bahia   29/09/2017



A vez da mobilidade elétrica

Mobilidade/Sustentabilidade  🚕

De pequenos países a grandes potências, que são sedes de desenvolvimento das maiores marcas de automóveis do mundo, parece certa a data para o fim da comercialização e – o mais importante e difícil de acreditar – da circulação de automóveis a combustão nestes países.

Ricardo Takahira*
foto - ilustração
Os últimos anúncios internacionais, de países como Noruega, Alemanha e França, assim como as expectativas pelo posicionamento da China exigem dos brasileiros pelo menos uma reflexão. De pequenos países a grandes potências, que são sedes de desenvolvimento das maiores marcas de automóveis do mundo, parece certa a data para o fim da comercialização e – o mais importante e difícil de acreditar – da circulação de automóveis a combustão nestes países.
Discute-se no Brasil a política industrial do setor automotivo para os próximos 12 anos, ficando restrita ao GT3 a vertical do que se fará ou não em relação aos veículos elétricos e híbridos no País.
No Brasil, tais veículos ainda possuem números modestos, embora tenham recentemente alcançado aumento de oferta e consumo com a isenção dos impostos de importação (de 35% para 0% no caso dos elétricos puros) e a redução dos mesmos tributos para 4% ou 7% no caso dos híbridos, a depender da eficiência energética.
Ainda assim, os veículos elétricos e híbridos no País são dependentes do câmbio e não somam 6 mil unidades computadas até setembro deste ano. Em sua maioria, são híbridos não plug-ins, veículos que não usam e não dependem da infraestrutura de recarga para circularem.
Para os elétricos puros e híbridos plug-ins, que demandam eletropostos, não há regulamentação para a comercialização de energia, restrita aos concessionários da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No caso de uma iniciativa privada, a energia elétrica poderia ser gratuita, o que seria suportável pelo baixo custo, somado ao reduzido consumo. No entanto, novas regras serão exigidas para os modelos de negócios emergentes com as tendências de aumento no número de veículos e, consequentemente, no consumo de KW.
Enquanto isso, os superesportivos e os carros de luxo seguem a tendência de se tornarem híbridos sem consulta ao consumidor. O apelo tecnológico, o perfil sustentável das baixas emissões e, sobretudo, a resposta esportiva da tração elétrica tanto na aceleração (grande torque) quanto na frenagem (regeneração), alinhados às políticas públicas e industriais dos países de origem, estimulam no Brasil o consumo e o contato com a nova geração de produtos.
Algumas soluções poderiam levar em consideração o híbrido etanol, não como solução definitiva, mas de transição para os híbridos. Da mesma forma, a pesquisa do etanol como fonte de hidrogênio para os veículos FCV, servindo de justificativa para a adaptação dos produtos com matrizes no País, com algum P&D diferencial e apoio de fomentos e outros players importantes do agronegócio.
Quem tiver interesse de discutir este assunto está convidado para ir ao 6º Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos, que reunirá lideranças de montadoras, sistemistas, centros de pesquisa, distribuidores de energia, provedores de eletropostos e órgãos do poder público no Clube Transatlântico, em São Paulo, dia 18 de outubro.
*Ricardo Takahira é vice coordenador da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE Brasil
Fonte - Portogente  29/09/2017

Manutenção programada na Linha 2 do Metrô de Salvador altera intervalo de tempo entre trens

Transportes sobre trilhos  🚇

A alteração temporária é necessária para que a concessionária realize manutenção programada entre as estações Detran e Imbuí

Da Redação
Divulgação/CCR
A CCR Metrô Bahia informa que, nos dias 29 de setembro, 2 e 3 de outubro, nas últimas horas da operação, haverá o aumento no intervalo entre trens na linha 2. A alteração temporária é necessária para que a concessionária realize manutenção programada entre as estações Detran e Imbuí,
conforme segue:



A intervenção ocorrerá sempre nas últimas horas da operação quando o fluxo de passageiros é baixo.
Com informações da CCR Metrô Bahia  29/09/2017

Conta de luz de outubro terá bandeira vermelha, com cobrança extra mais alta

Energia  💡

A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

foto - Ag.Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje (29) que a bandeira tarifária das contas de luz em outubro será a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.
Segundo o diretor-presidente da Aneel, Romeu Rufino, a decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. “Em função do regime hidrológico muito crítico, este setembro foi o pior mês de setembro, do ponto de vista da vazão, da série histórica do setor elétrico”. Apesar do alerta, Rufino disse que não há risco para o abastecimento de eletricidade.
Desde que a bandeira vermelha passou a ter dois patamares, 1 e 2, em janeiro de 2016, esta é a primeira vez que o nível mais alto é acionado. A tarifa extra mais alta se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas.
Na semana passada, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, havia decidido não acionar as usinas termelétricas mais caras, o chamado “despacho fora da ordem de mérito” mas aprovou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”.
Na reunião, o CMSE também decidiu retomar a operação de três usinas termelétricas que estão paradas. Segundo o comitê, as usinas de Araucária, Cuiabá e Termonorte II “são capazes de produzir energia a preços mais competitivos se comparados com os de outras usinas térmicas.”

Economia de energia
Além disso, a Aneel também realizará uma campanha de conscientização do uso da energia elétrica. Entre as recomendações que a agência fará, estão a de usar a temperatura morna do chuveiro e tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; diminuir ao máximo a utilização de ar-condicionado e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com o equipamento; não colocar alimentos quentes e deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário; e utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas, além de apagar a luz ao sair de um cômodo.
Fonte - Agência Brasil  29/09/2017

Estação do Metrô de Fortaleza terá quadra esportiva e academia em área ao lado

Infraestrutura urbana  🚉

Metrofor construirá quadra esportiva e academia em área da estação Juscelino Kubitschek.A praça ao lado da estação terá uma área total de 2.025 metros quadrados, na qual serão construídas academia ao ar livre e quadra poliesportiva - equipamentos que serão opções de lazer, saúde e esporte para os cidadãos do bairro e regiões vizinhas.

Metrofor
divulgação/Metrofor
Por meio da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, o Governo do Ceará vai construir uma área de lazer urbanizada e arborizada, no terreno ao lado da estação Juscelino Kubitschek do Metrô de Fortaleza, no bairro Damas. A construção do equipamento foi compromisso assumido pelo governador Camilo Santana, no dia 15 de maio, durante evento de inauguração da nova estação do Metrofor. A licitação para viabilizar o equipamento será realizada no dia 18 de outubro, conforme aviso de licitação publicado no Diário Oficial do Estado no dia 12/9.
A praça ao lado da estação terá uma área total de 2.025 metros quadrados, na qual serão construídas academia ao ar livre e quadra poliesportiva - equipamentos que serão opções de lazer, saúde e esporte para os cidadãos do bairro e regiões vizinhas. Além das atividades físicas, é valorizado o convívio entre os cidadãos. Por isso, serão construídos 21 assentos de concreto e implantados 346 metros quadrados de jardim. Árvores e arbustos ornamentais como Cássia Javanesa, Pau Branco e Ixoria ajudarão no conforto térmico e na beleza da praça.
Com 127,4 metros quadrados, a academia ao ar livre terá equipamentos de extensões de braço e pernas, máquina de esqui e outros itens para manter o corpo em dia. Já na quadra poliesportiva serão colocadas estruturas metálicas para armação de rede de vôlei, traves de futebol e cestas de basquete, o que habilitará o equipamento para as três modalidades esportivas. Toda a quadra será ladeada por alambrado metálico, totalizando uma área de 420 metros quadrados.
A estação Juscelino Kubitschek é localizada na Avenida João Pessoa, no encontro com Rua Alagoas, em frente ao monumento do antigo Bar do Avião. O equipamento foi inaugurada no dia 15 de maio e desde então recebe passageiros durante todo o horário de operação da Linha Sul do Metrofor, de 5h30 às 21h, de segunda a sábado. O percurso de metrô da JK tem duração de aproximadamente 26 minutos até a estação Carlito Benevides (em Pacatuba), 22 minutos até a estação Maracanaú (no centro do município) e nove minutos até a estação José de Alencar, no Centro de Fortaleza.
Com informações da Metrofor   29/09/2017

CBTU-BH realiza manutenção de trilhos neste domingo

Transportes sobre trilhos  🚇

Em razão da atividade programada, o intervalo entre as viagens do metrô poderá variar entre 20 e 25 minutos, somente durante a execução dos trabalhos. Tão logo seja concluída a tarefa serão retomados os intervalos habituais de domingo.

CBTU
Divulgação/CBTU
A CBTU Belo Horizonte realiza trabalhos de manutenção de trilhos entre as estações Horto Florestal e Minas Shopping, neste domingo, 1º de outubro, de 7h às 18h.
Em razão da atividade programada, o intervalo entre as viagens do metrô poderá variar entre 20 e 25 minutos, somente durante a execução dos trabalhos. Tão logo seja concluída a tarefa serão retomados os intervalos habituais de domingo.
A manutenção de trilhos é fundamental para garantir a segurança dos cerca de 60 milhões de passageiros que utilizam o metrô anualmente, bem como para permitir o cumprimento regular dos itinerários programados para os trens, que totaliza cerca de 90 mil viagens a cada ano.
Com informações da CBTU  29/09/2017

Pré-sal em regime de concessão

Ponto de Vista  

O economista Cloviomar Cararine, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e membro do Grupo de Estudos Estratégicos e Propostas para o Setor de Óleo e Gás (Geep) alerta que a Petrobrás e a ExxonMobil irão operar campos do pré-sal brasileiro sob o modelo de concessão, pagando bônus de assinatura bem abaixo do que pagariam se os blocos fossem leiloados no modelo de partilha.

Redação Portogente
foto - ilustração/arqivo
Na 14ª Rodada de Licitações de petróleo e gás, que ocorreu na quarta-feira (27), a empresa norte-americana ExxonMobil arrematou dez dos 37 blocos exploratórios, sendo quatro como operadora e seis em parceria com a Petrobras em áreas da Bacia de Campos. O leilão arrecadou R$ 3,84 bilhões e foi um recorde em bônus ao governo.
As áreas da Bacia de Campos ficam na fronteira com o pré-sal, com possibilidade de conter enormes reservas de petróleo.
O economista Cloviomar Cararine, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e membro do Grupo de Estudos Estratégicos e Propostas para o Setor de Óleo e Gás (Geep) alerta que a Petrobrás e a ExxonMobil irão operar campos do pré-sal brasileiro sob o modelo de concessão, pagando bônus de assinatura bem abaixo do que pagariam se os blocos fossem leiloados no modelo de partilha.
Cararine explica que os blocos da Bacia de Campos adquiridos pela Exxon e Petrobras terão custos de produção bem menores porque o modelo de concessão é para áreas de risco exploratório, o que não é o caso do pré-sal. “Os custos de produção na concessão, quando há acertos exploratórios, são bem menores que no modelo de partilha da produção”.
Ao leiloar campos do pré-sal sob o regime de concessão - e não de partilha da produção - as empresas pagam menor valor em bônus de assinatura e menor valor em royalties (10%, ao invés de 15%). Soma-se a isso a redução do conteúdo local e da participação do Brasil sobre a riqueza produzida, pois o petróleo explorado no regime de concessão fica com as petrolíferas, diferente do regime de partilha, onde parte fica para o País.
Fonte - Portogente  29/09/2017

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ibotirama (BA) ganha novo terminal rodoviário

Infraestrutura  🚌

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, o novo terminal conta com maior infraestrutura, dispondo de boxes para lojistas, lanchonete, banheiros masculino, femininos e para deficientes, e guichês para compra de passagens.

Da Redação
foto -  Mateus Pereira/GOVBA
Após cumprir agenda na manhã desta quinta-feira (28), em Bom Jesus da Lapa, o governador Rui Costa seguiu para o município de Ibotirama, no oeste baiano, onde inaugurou a reforma do Terminal Rodoviário da cidade, e o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que atenderá a onze comunidades rurais do município.Na oportunidade, também foi inaugurado o Sistema de Abastecimento da localidade de Pau de Sombra.
“Viemos inaugurar obras importantes para a cidade, além de assinar novos contratos com cooperativas e associações, apoiando produtores rurais, para que produzam mais e movimentem o comércio e a economia local. Em Ibotirama, já foram investidos mais de R$ 2 milhões para o fortalecimento da agricultura familiar na região”, destacou Rui Costa.

Terminal
Com investimento de mais de R$ 1 milhão, o novo terminal conta com maior infraestrutura, dispondo de boxes para lojistas, lanchonete, banheiros masculino, femininos e para deficientes, e guichês para compra de passagens. "Essa obra é muito importante para a comunidade de Ibotirama e traz um selo de qualidade para o estado, que tem recebido novas estruturas que atendem exatamente as necessidades da população", declarou a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira.
Com informações da Secom Ba.  28/09/2017

Estado da Califórnia(EUA) irá proibir carros movidos a combustíveis fósseis

Sustentabilidade  🚗

O Governo da Califórnia afirmou estar traçando planos para a adoção de veículos movidos a energia limpa e poderão passar a banir as vendas de automóveis com motor de combustão interna.Essa região nos Estados Unidos é conhecida desde a década de 70 de possuir apertadas normas ambientais. 

Revista Amazônia

Grandes nações já colocaram datas para o fim de carros movidos a combustão, entre elas estão: Alemanha, Holanda, França e até mesmo a China. Então, já não é segredo que há jogadas políticas para dar protagonismo aos automóveis elétricos.
Agora, o Governo da Califórnia afirmou estar traçando planos para a adoção de veículos movidos a energia limpa e poderão passar a banir as vendas de automóveis com motor de combustão interna.
Essa região nos Estados Unidos é conhecida desde a década de 70 de possuir apertadas normas ambientais. O governador Jerry Brown confessou à Bloomberg o interesse para proibir os automóveis movidos a combustíveis fósseis.
Até 2050 as emissões de dióxido de carbono deverá sofrer uma redução na ordem dos 80% na Califórnia e por comparação com os índices registados em 1990. Apesar da proibição das vendas de automóveis novos com motor de combustão interna, o governo da Califórnia deverá pedir o apoio da indústria automóvel, e desenhar quadro de incentivos apropriado, para que a mobilidade elétrica vingue.
Fonte - Revista Amazônia  27/09/2017

Cartão do Metrofor será obrigatório para meia passagem a partir de outubro no metrô de Fortaleza

Transportes sobre trilhos  🚇

A partir de 2 de outubro (segunda-feira), será obrigatória a utilização do Cartão do Metrofor para estudantes no pagamento de tarifa meia, no valor de R$ 1,60. A carteira de estudante do sistema de ônibus será aceita por meio da bilhetagem antiga (bilhetes de papel) até o dia 30 de setembro (sábado). Para continuar pagando meia passagem, estudantes terão que usar o Cartão do Metrofor

Seinfra CE
Divulgação/Seinfra CE
Estudantes que utilizam o Metrô de Fortaleza devem ficar atentos às mudanças nas regras para pagamento da meia passagem estudantil. A partir de 2 de outubro (segunda-feira), será obrigatória a utilização do Cartão do Metrofor para estudantes no pagamento de tarifa meia, no valor de R$ 1,60. A carteira de estudante do sistema de ônibus será aceita por meio da bilhetagem antiga (bilhetes de papel) até o dia 30 de setembro (sábado). Para continuar pagando meia passagem, estudantes terão que usar o Cartão do Metrofor, que está sendo emitido por meio de cadastro realizado pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos.
Para se cadastrar, estudantes devem procurar as estações Benfica, Parangaba ou Virgílio Távora. Em Benfica, o horário de atendimento é de 8h às 12h e de 13h às 17h. Em Virgílio Távora ou Parangaba, o horário vai de 6h30 às 17h. Os documentos necessário são: carteira de identidade com foto e carteira de estudante emitida por uma das cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. As cidades da RMF são: São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiuba, Itaitinga, Eusébio, Aquiraz, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Pindoretama, Cascavel e Fortaleza. Para receber o Cartão, quem se cadastrou deve voltar ao mesmo local do cadastro. Não há prazo para encerramento do cadastramento, no entanto, a Cia Cearense de Transportes Metropolitana orienta que estudantes se cadastrem o quanto antes para garantir o direito a meia passagem estudantil.
Desde o início da operação comercial da Linha Sul, em outubro de 2014, o pagamento de meia passagem é realizado utilizando as carteiras de estudante municipais. Com ela, o estudante recebe o ticket de papel da meia tarifa, que é depositado em uma urna e assim liberado o embarque. Este modelo está sendo substituído pela bilhetagem eletrônica, que consiste na utilização de catracas eletrônicas e cartões eletrônicos para embarque no metrô. Com esse sistema, será utilizado cartão próprio do metrô. O sistema moderno e ágil, garante a comodidade de portar créditos eletrônicos no Cartão do Metrofor, que pode ser recarregado de acordo com as necessidades do estudante.
O prazo normal de entrega dos cartões é de dez dias úteis após o cadastro. No entanto, devido à proximidade da data de encerramento do modelo antigo, a confecção dos cartões foi acerelada. Por isso, quem se cadastrou até o dia 21 de setembro já pode comparecer ao posto de cadastramento e retirar seu cartão.
Com informações da Seinfra CE  27/09/2017

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Bahia cresce na capacidade de produção de energia solar com inauguração de Parque em Bom Jesus da Lapa

Sustentabilidade  💡

O novo parque tem capacidade para atender 166 mil residências por ano. O governador da Bahia, Rui Costa, e o secretário de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti, deverão estar presentes na cerimônia que dá inicio a operação do moderno empreendimento.

Da Redação
foto -  Reprodução/Enel
Considerado o maior complexo de energia solar fotovoltaico em operação no Brasil, o parque Solar Lapa será inaugurado nesta quinta-feira (28), em Bom Jesus da Lapa. O novo parque tem capacidade para atender 166 mil residências por ano. O governador da Bahia, Rui Costa, e o secretário de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti, deverão estar presentes na cerimônia que dá inicio a operação do moderno empreendimento.
O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca o trabalho que o Governo da Bahia, através da Seinfra, vem fazendo no setor de energia renovável. "Desde 2010, o Estado vem investindo na produção de energia eólica e solar. Com este novo empreendimento em funcionamento vai aumentar a capacidade de geração da energia a partir do sol na Bahia e levará mais emprego e renda para a região do Vale do São Francisco", afirma o secretário.
O parque será composto de quatro usinas em operação comercial com capacidade instalada de 120.000 kW de potência e a geração de cerca de 340 GWh por ano. As centrais geradoras são: Bom Jesus da Lapa I, Bom Jesus da Lapa II, Lapa 2 e Lapa 3. Com o novo complexo, a Bahia passa a ter sete usinas fotovoltaicas.

Investimentos futuros
Até 2019, serão investidos R$ 4,3 bilhões em construções de parques solares. Nos próximos dois anos, novos complexos serão inaugurados totalizando 32 parques na Bahia. De acordo com a Superintendência de Energia e Comunicações da Seinfra (SUPEC), as usinas solares representarão mais de 6% da produção de energia elétrica no Estado.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mais dez empreendimentos tem a estimativa de entrar em operação ainda no segundo semestre deste ano na Bahia. Nos próximos dois anos, outras dez usinas também estão previstas para começar o funcionamento e demais obras devem ser anunciadas pelo Governo do Estado.
Fonte - Seinfra Ba.  27/09/2017

Obras no aeroporto de Porto Seguro ampliam capacidade operacional

Infraestrutura aeroportuária  ✈

Com as intervenções, o equipamento terá capacidade de atender um número maior de aeronaves e de receber aviões de maior porte. A previsão é de que no verão o aeroporto já esteja com as obras finalizadas e com a capacidade operacional ampliada.

Da Redação
foto - ilustração
O pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Porto Seguro está passando por obras de recuperação. Com as intervenções, o equipamento terá capacidade de atender um número maior de aeronaves e de receber aviões de maior porte. A previsão é de que no verão o aeroporto já esteja com as obras finalizadas e com a capacidade operacional ampliada.
O aeroporto recebe uma média de 20 voos diários e após as intervenções pode passar a receber até 50. Em período de férias, o número pode chegar a 100 voos. Dentre os 82 aeródromos administrados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o de Porto Seguro é o que tem a maior movimentação, com 1,5 milhão de passageiros por ano. “Ações de ampliação e melhorias da infraestrutura do aeroporto colaboram para o crescimento e o desenvolvimento da região”, ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura”.
A partir de dezembro deste ano, há uma expectativa do aeroporto ter cinco voos diários da empresa aérea Azul, tendo como procedência e destino as cidades de Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP).
Com informações da Secom  26/09/2017

Acordo garante tarifa integrada em Salvador para passageiros metropolitanos

Mobilidade 🚌<>🚇<>🚌

Com o acordo, a partir deste domingo (1), os passageiros dos ônibus metropolitanos já poderão acessar os ônibus urbanos de Salvador, após utilizarem metrô, pagando apenas uma passagem para percorrer todo o trajeto. Com a tarifa única assegurada, a utilização do transporte público será menos custosa para a população.

Da Redação
foto - ilustração
“Quem sai ganhando com o acordo de integração são os passageiros”, diz secretário estadual da Casa Civil, após nova rodada de negociações nesta terça-feira (26), entre representantes do Governo e da Prefeitura. A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será na próxima sexta-feira (29).
Com o acordo, a partir deste domingo (1), os passageiros dos ônibus metropolitanos já poderão acessar os ônibus urbanos de Salvador, após utilizarem metrô, pagando apenas uma passagem para percorrer todo o trajeto. Com a tarifa única assegurada, a utilização do transporte público será menos custosa para a população.
Conforme promessa do governador Rui Costa, o Estado vai reduzir de forma imediata a alíquota de ICMS em 1% sobre o combustível dos veículos do Sistema de Ônibus da Prefeitura - STCO, em função da Prefeitura aceitar que os passageiros metropolitanos não precisem pagar uma nova tarifa para acessar o STCO.
A partir do próximo domingo (1), o executivo estadual também cortará as linhas metropolitanas que chegam em Salvador pela Avenida Paralela e BR 324, com ponto final nas estações Mussurunga e Pirajá, respectivamente. A modificação garante o acesso do passageiro metropolitano ao metrô e, posteriormente, ao sistema urbano de ônibus de Salvador sem pagar nada a mais.
O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que acompanha o processo desde o início das negociações, destacou que a maior preocupação do Governo é com a população, buscando garantir mais agilidade e menos custo com transporte público. “Finalmente, depois de muito tempo em discussão, conseguimos avançar e garantir o direito da tarifa integrada ao passageiro metropolitano, que agora pode vir para Salvador e chegar até seu destino final pagando uma única passagem. Mais comodidade e menos gastos”, comemorou.
A reunião foi mediada pelos promotores de justiça, Rita Tourinho e Adriano Assis, e contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, do Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho e dos secretários municipais de Mobilidade, Fábio Mota, e da Casa Civil, Luiz Carrera.
Com informações da Secom Ba.  26/09/2017

terça-feira, 26 de setembro de 2017

STF afasta Aécio do mandato e determina recolhimento domiciliar noturno

Política  👀

Votaram pelo afastamento os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, ficando vencidos os ministros Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello. Pelo mesmo placar, foi determinado que Aécio não pode se ausentar de casa à noite, deve entregar seu passaporte e não pode se comunicar com outros investigados no mesmo caso, entre eles sua irmã Andréa Neves.

Felipe Pontes
Repórter da Agência Brasil

foto - EBC
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (26), por 3 votos a 2, afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do exercício de seu mandato, medida cautelar pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas da empresa J&F.
Na mesma sessão, a Primeira Turma negou, por unanimidade, o terceiro pedido de prisão preventiva de Aécio feito pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, que deixou o cargo no último dia 17. Outras duas solicitações de prisão foram negadas por decisões monocráticas (individuais) no STF: uma do ministro Edson Fachin e outra do ministro Marco Aurélio Mello.
Votaram pelo afastamento os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, ficando vencidos os ministros Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello. Pelo mesmo placar, foi determinado que Aécio não pode se ausentar de casa à noite, deve entregar seu passaporte e não pode se comunicar com outros investigados no mesmo caso, entre eles sua irmã Andréa Neves.
Em seu voto, Fux afirmou que a atitude mais elogiosa a ser tomada por Aécio, desde o início, seria se licenciar do mandato para provar sua inocência. “Já que ele não teve esse gesto de grandeza, nós vamos auxiliá-lo a pedir uma licença para sair do Senado Federal, para que ele possa comprovar à sociedade a sua ausência de culpa”, disse.
“Muito o se elogia por ter saído da presidência do partido. Ele seria mais elogiado se tivesse se despedido ali do mandato. Já que ele não teve esse gesto de grandeza, nós vamos auxiliá-lo a pedir uma licença para sair do Senado Federal, para que ele possa comprovar à sociedade a sua ausência de culpa no episódio que marcou de maneira dramática sua carreira política”, disse Fux.
O ministro Roberto Barroso foi o primeiro a divergir do relator, Marco Aurélio, e de Alexandre de Moraes, que abriram o julgamento afastando qualquer medida cautelar contra o senador.
“O fato é que há indícios bastante suficientes, a meu ver, da autoria e da materialidade aqui neste caso”, afirmou Barroso, que fez um longo discurso contra a cultura de corrupção que, segundo ele, superfatura todos os contratos públicos no país.
Para Barroso, é indiferente se o dinheiro de propina vai para o enriquecimento ilícito ou o financiamento ilegal de campanhas políticas. “O maior problema é o ambiente de corrupção e de desonestidade que se cria no país para se obter os recursos para pagar essas propinas. Portanto, se nós queremos mudar essas práticas não é possível ser condescendentes com elas”, afirmou.

Votos vencidos
Logo no início do julgamento, o ministro Marco Aurélio, relator do caso, negou uma questão de ordem suscitada pela defesa para que o caso fosse julgado no plenário do STF, e não na Primeira Turma, no que foi acompanhado pelos demais ministros da Primeira Turma.
Em seguida, Marco Aurélio, primeiro a votar por ser o relator, repetiu os mesmos argumentos com os quais havia devolvido, em julho, no último dia do recesso de meio de ano do Judiciário, o direito de Aécio exercer seu mandato de senador, que havia sido suspenso em maio por Fachin, relator anterior do processo.
Marco Aurélio repetiu as críticas que fez a Aécio na decisão de julho, pelos quais disse ter pago “um preço incrível”. O ministro leu em plenário o currículo político do senador, dados considerados por ele para rejeitar qualquer medida cautelar contra o senador. O ministro Alexandre de Moraes acompanhou o relator.

Denúncia
Em junho, o senador Aécio Neves foi denunciado por Janot por corrupção passiva e obstrução de Justiça, acusado de receber R$ 2 milhões em propina do empresário Joesley Batista, dono da empresa JBS, com o qual foi gravado, em ação controlada pela Polícia Federal, em conversas suspeitas. Em delação premiada, o executivo assumiu o repasse ilegal.
O dinheiro teria sido solicitado pelo próprio Aécio, cujo objetivo seria cobrir despesas com advogados. Em troca, ele teria oferecido sua influência política para a escolha de um diretor da mineradora Vale. Ele nega as acusações, afirmando que a quantia se refere a um empréstimo particular.
Sobre a acusação de obstrução de Justiça, Janot acusou Aécio de “empreender esforços” para interferir na distribuição de inquéritos na Polícia Federal, de modo a caírem com delegados favoráveis aos investigados.
A irmã do parlamentar, Andrea Neves, o primo de Aécio, Frederico Pacheco, e Mendherson Souza Lima, ex-assessor do senador Zezé Perrela (PMDB-MG), também foram denunciados.

Defesa
O senador nega as acusações. Sua principal linha de defesa no processo é a de que a quantia que recebeu de Joesley foi um empréstimo pessoal, sendo uma operação sem nenhuma natureza ilegal.
O advogado Alberto Toron disse que entrará com um pedido de reconsideração, anexando novas provas ao processo. “Há provas a serem produzidas para tirar essa certeza de que houve crime cometido pelo senador”, disse o representante de Aécio.
“Essa é uma decisão que pode ser revista por ocasião de recebimento da denúncia, e a qualquer momento, quando novas provas surgirem. Tenho absoluta certeza de que o Supremo Tribunal Federal, em face de novas provas, saberá rever essa decisão”, acrescentou o representante de Aécio.
Toron afirmou que Aécio está afastado somente da atividade legislativa, podendo manter contato com outras lideranças políticas. “Ele não é um cassado político, à moda do que ocorria na ditadura de 1964. Ele pode falar sobre política, ele pode conversar com lideranças”, afirmou.
Fonte - EBC  26/09/2017

Reforma dos Largos do Pelourinho beneficia 50 casarões

Centro Histórico  🏠

Pintura de fachadas, recuperação do revestimento, portas e janelas são serviços já feitos. Alguns dos casarões chegam a ter quatro andares, obrigando à montagem de grandes andaimes para limpeza e pinturas das paredes e janelas. As obras começaram há cerca de um mês, com mais de 40 trabalhadores e 90 dias previstos para a finalização.

Da Redação
foto - Jeferson Vieira
Mais de 50 casarões localizados nos limites dos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador (CHS), são beneficiados com a reforma desses espaços, que abrigarão shows no verão 2017/2018. “Além da reforma da estrutura predial, os casarões formam um belo e singular cenário arquitetônico no entorno dos largos ocupados por ações artístico-culturais durante o ano”, explica o gerente de Conservação Predial do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Fernando Calldeira.
Pintura de fachadas, recuperação do revestimento, portas e janelas são serviços já feitos. Alguns dos casarões chegam a ter quatro andares, obrigando à montagem de grandes andaimes para limpeza e pinturas das paredes e janelas. As obras começaram há cerca de um mês, com mais de 40 trabalhadores e 90 dias previstos para a finalização.
De acordo com o diretor de Projetos e Obras do Ipac, Felipe Musse, os largos estavam descaracterizados. “Conseguimos trazer nova ambientação a esses espaços; ao longo do tempo eles sofreram intervenções inadequadas, com perda das características originais”, afirma.
O diretor garante ainda os itens de segurança, antes ausentes – que receberam análise proibitiva do Corpo de Bombeiros, fazendo com que os largos fossem fechados – estarão presentes agora. “Eles passarão a ter rotas de fuga, guarda-corpos adequados e todas as especificações de segurança exigidas pelas legislações vigentes”, diz Musse.

Investimento e dívidas de comerciantes
As obras são mais do que revitalização, pois passam a ter segurança para abrigar maior número de pessoas. “Pensamos na proteção dos frequentadores, atendendo as normas contra incêndio e pânico”, lembra Fernando Calldeira. “Teremos um ambiente mais agradável, mais seguro e mais confortável para receber a população”, completa Felipe Musse.
Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Ipac investe R$ 1,5 milhão nos três largos, incluindo a reforma elétrica, com uma grande subestação para um quarteirão inteiro. Limpeza geral, desmontagens de estruturas antigas e reparos gerais foram os primeiros serviços. Recomposição de escadas e pisos, pintura, requalificação de banheiros e camarins, poda de árvores, drenagem dos três largos e nivelamento de pisos completam a intervenção.
Os largos reúnem no entorno bares, restaurantes e comércios, movimentando a economia local. Muitos desses comerciantes ocupam imóveis pertencentes ao Estado e, apesar de terem assinado contrato para pagamento mensal, ainda necessitam honrar seus débitos. Os comerciantes já chegam a cerca de R$ 15 milhões de dívidas com o Estado.

História
Localizados no centro de três quarteirões do Pelourinho, os espaços surgiram a partir dos quintais e ruínas do antigo casario durante a reforma do CHS, na década de 1990. O Ipac é responsável também pela Praça das Artes, Praça Pastores da Noite e três estacionamentos (Rua do Passo/ Largo Jubiabá, Rua Inácio Accioly e Praça das Artes/Baixa dos Sapateiros).
Os imóveis do Ipac representam cerca de 1,5% da área tombada do CHS. O restante é propriedade de privados, órgãos municipais, estaduais e federais, além de congregações da Igreja Católica, que detém prédios como o Cine Excelsior e dezenas de casas no Pelourinho.
Com informações da Secom Ba.  26/09/2017

Taxi drone Volocopter, faz voo teste e coloca Dubai na corrida pela cidade mais inteligente do mundo

Ciência & Tecnologia  ✈

O táxi aéreo desenvolvido pela empresa de drones alemã Volocopter se assemelha a um pequeno helicóptero de dois lugares e 18 hélices. O aparelho não tinha tripulação no voo de teste. Produzido para funcionar sem controle remoto e com duração máxima de 30 minutos, o táxi voador vem com abundância de sistemas de segurança em caso de problemas: baterias reservas, rotores e, para o pior dos casos, um par de paraquedas.

Ambiente Energia - RA

Dubai exibiu nesta segunda-feira um voo do que disse será em breve o primeiro serviço de táxi de drone do mundo, dentro do ambicioso plano da cidade dos Emirados Árabes Unidos para liderar a inovação no mundo árabe.
O táxi voador desenvolvido pela empresa de drones alemã Volocopter se assemelha a um pequeno helicóptero de dois lugares e 18 hélices. O aparelho não tinha tripulação no voo de teste.
Produzido para funcionar sem controle remoto e com duração máxima de 30 minutos, o táxi voador vem com abundância de sistemas de segurança em caso de problemas: baterias reservas, rotores e, para o pior dos casos, um par de paraquedas.
A Volocopter está em uma corrida com mais de uma dúzia de empresas europeias e norte-americanas bem financiadas para criar uma nova forma de transporte urbano, resultado do cruzamento de um carro elétrico autônomo e uma aeronave de decolagem e pouso vertical.
“Com a instalação de um aplicativo em um smartphone a pessoa poderá chamar um Volocopter, para busca-lo em um Voloporto mais próximo dela. O Volocopter chegará e levará de forma autônoma as pessoas ao seu destino”, diz o chefe executivo Florian Reuter.
Dubai se prepara para tornar-se a cidade mais inteligente do mundo, com ambições de ter veículos auto-dirigidos para um quarto das viagens realizadas até 2030. Noel Sharkey, cientista de informática e especialista em robótica da Universidade de Sheffield, disse sobre os planos do drone:
“O grande desafio será evitar obstáculos dinâmicos de outros táxis, edifícios, pássaros e drones de entrega. Os céus sobre o Dubai podem ficar incômodamente lotados muito rapidamente. O nível do solo da cidade pode se tornar um lugar sombrio de intriga e mistério como Blade Runner”.
Entre os concorrentes estão a gigante aeroespacial Airbus, que pretende apresentar um táxi aéreo até 2020; a Kity Hawk, apoiada pelo cofundador do Google, Lary Page; e a Uber.

A Volocopter realizou seu primeiro voo teste em uma cerimônia organizada para o príncipe de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed. Segundo a Volocopter, o atual modelo é capaz de voar baseado em rotas do GPS, mas a empresa planeja implementar capacidades como visão computacional e inteligência artificial para que o veículo, no futuro, consiga evitar obstáculos e, claro, outros táxis aéreos no caminho. A expectativa é que os táxis da empresa alemã operem em Dubai comercialmente nos próximos cinco anos.
Os Emirados Árabes Unidos procuram se distinguir em uma região mergulhada em guerras e conflitos como uma sociedade de alta tecnologia e do futuro.
Além das iniciativas para construir a maior cidade inteligente do mundo, o país planeja enviar uma sonda não tripulada para Marte até 2021, a primeira missão do mundo árabe no espaço, e Dubai, de muitas maneiras, liderou sua marcha para o futuro, introduzindo os primeiros protótipos de metrôs autônomos e policiais robôs da região.
Fonte - Revista Amazônia  26/09/2017

Vendas do comércio lojista do Rio caem 6,2% em agosto

Economia  $$

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a retração das vendas atingiu 7,4%, em relação a igual período do ano passado. Já comparativamente a julho de 2017, a queda foi de 0,2%.A pesquisa aponta que todos os produtos do chamado ramo duro (bens duráveis) tiveram queda de vendas

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Arquivo/Ag.Brasil
As vendas do comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro caíram 6,2% em agosto, em comparação ao mesmo mês de 2016. Foram ouvidos cerca de 750 estabelecimentos comerciais da capital fluminense. Essa foi a oitava redução consecutiva das vendas do varejo, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada hoje (26) pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL Rio). “Nem o Dia dos Pais salvou o mês. Vamos ver agora em outubro, com o Dia da Criança, o que vai ser”, lamentou o presidente do CDL Rio, Aldo Gonçalves.
No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a retração das vendas atingiu 7,4%, em relação a igual período do ano passado. Já comparativamente a julho de 2017, a queda foi de 0,2%.
A pesquisa aponta que todos os produtos do chamado ramo duro (bens duráveis) tiveram queda de vendas, com as maiores reduções registradas nos segmentos joias (-10,7%), óticas (-7,5%), eletrodomésticos (-6,9%) e móveis (-6,4%). No ramo mole (bens não duráveis), apenas o segmento de calçados foi positivo (0,7%). As maiores baixas no ramo mole foram observadas em tecidos (-5,1%) e confecções (-3,2%).

Desemprego
“O grande problema permanece, que é o desemprego, além da sensação de insegurança da população que tem medo de perder o emprego amanhã. Isso tem afetado muito”, disse Aldo Gonçalves. No caso do Rio de Janeiro, lembrou que há outros agravantes, como a questão da segurança pública e da desordem urbana, com o comércio informal de camelôs.
Para o comércio voltar a crescer, Gonçalves acredita que o emprego tem que voltar a ter números positivos no país. Ele considera a questão do desemprego “mortal” para o comércio. “Quem não trabalha, não tem emprego, não pode comprar, não pode consumir”.

Inadimplência
O Termômetro de Vendas mostra crescimento de 1,6% da inadimplência em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado, no comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro. Foi o menor índice para o mês desde 2015, de acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) do CDL Rio. As dívidas quitadas caíram 0,1% e as consultas recuaram 8,9%.
No acumulado janeiro a agosto de 2017, ante o mesmo período de 2016, houve expansão das dívidas quitadas e da inadimplência da ordem de 0,6% e 1,5%, respectivamente, enquanto as consultas caíram 8,1%.Fonte - Agência Brasil  26/09/2017

TCE suspende processo de licitação de duas linhas do Metrô de SP

Transportes sobre trilhos  🚇

O conselheiro Roque Citadini acatou uma representação feita pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Alencar Santana, que apontou possíveis prejuízos aos cofres públicos.

G1 - RF
foto - ilustração
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo suspendeu o processo de licitação que o governo do estado quer fazer para conceder à iniciativa privada a gestão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro (monotrilho) do Metrô.
O conselheiro Roque Citadini acatou uma representação feita pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Alencar Santana, que apontou possíveis prejuízos aos cofres públicos.
O deputado alega haver falhas no edital, como a disparidade entre a capacidade de arrecadação da iniciativa privada com a operação das linhas e o valor que deve ser pago por elas.
Em nota, o governo do estado informou que, em razão da decisão do tribunal, cancelou o leilão que seria realizado nesta quinta-feira (28). E que prestará todos os esclarecimentos ao TCE.
Fonte - Revista Ferroviária  25/09/2017

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Governo do Estado entrega moradias a 136 famílias no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA)

Desenvolvimento Urbano  🏠

No lugar das palafitas antes montadas no espaço, ruas foram pavimentadas e sistema de drenagem instalado para impedir os alagamentos provocados pelas chuvas. A infraestrutura urbana foi pensada para garantir o bem-estar social, incluindo iluminação, esgotamento sanitário, campo de futebol, quiosques de convivência, parques infantis e praças de ginástica.

Da Redação
foto - Pedro Moraes/GOVBA
Cento e trinta e seis famílias que viviam em situação de risco no Subúrbio Ferroviário de Salvador tiveram a realidade transformada, na manhã deste domingo (24), com a entrega do novo Conjunto Habitacional São Bartolomeu, realizada pelo governador Rui Costa. A área próxima a um manguezal, nas margens do Rio do Cobre, deu lugar à qualidade de vida dos moradores do local.
No lugar das palafitas antes montadas no espaço, ruas foram pavimentadas e sistema de drenagem instalado para impedir os alagamentos provocados pelas chuvas. A infraestrutura urbana foi pensada para garantir o bem-estar social, incluindo iluminação, esgotamento sanitário, campo de futebol, quiosques de convivência, parques infantis e praças de ginástica.
"Aqui era uma área sub-habitacional. As pessoas moravam em lugares que alagavam e com esgoto, em condições precárias. Hoje é uma área totalmente urbanizada, com habitações novas, creches e centros esportivos construídos pelo Governo do Estado . É a valorização de um dos maiores e mais bonitos parques de Salvador", afirmou o governador Rui Costa.
Com investimento de R$ 16,5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o residencial e as obras de pavimentação integram a última etapa do projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do Brasil.

foto - Pedro Moraes/GOVBA
 
Moradias
Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.No total, a área do Parque São Bartolomeu recebeu nos últimos anos um investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 130 milhões, que contemplou ainda os bairros de Pirajá, Plataforma, Ilha Amarela e Rio Sena. Na área habitacional, entre novas unidades e reformas, a marca alcançada é de 673 moradias.

Encosta
Após a entrega do conjunto habitacional, neste domingo (24), o governador visitou as obras de uma encosta em Pirajá, nas proximidades do Parque São Bartolomeu. A estrutura recebe um investimento de R$ 2,5 milhões e deve ficar pronta em um prazo de oito meses.
Com informações da Sedur Ba.  25/09/2017

Metrô de Salvador/BA comemora integração dos sistemas de transportes

Transportes sobre trilhos  🚇

José Eduardo Ribeiro Copello,Presidente da CTB, se mostrou realizado na quarta-feira (22/09), durante a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, na Unip Paraíso, em São Paulo. Isso começou com a proposta de trocar o BRT (Bus Rapid Transit) pelo metrô na área central da capital até o aeroporto, mesmo tendo apenas o orçamento do primeiro.

Revista Ferroviária*
foto - ilustração/arquivo
Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CBT), José Eduardo Ribeiro Copello se mostrou realizado na quarta-feira (22/09), durante a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, na Unip Paraíso, em São Paulo. Tudo por conta dos avanços do metrô e a integração do metrô e dos transportes coletivos em Salvador e na região metropolitana, nos últimos anos.
“Isso começou com a proposta de trocar o BRT (Bus Rapid Transit) pelo metrô na área central da capital até o aeroporto, mesmo tendo apenas o orçamento do primeiro. Então, em 2000, nós iniciamos a linha 1. Agora, em dezembro deste ano, teremos 33 quilômetros de trens e 20 estações”, declarou o gestor.
Na Bahia, parte dos passageiros já conta com o cartão integração, cujos créditos podem ser utilizados tanto no metrô como nos ônibus. A meta é estender o serviço a curto prazo para ao menos 10 estações.
“A CCR venceu a licitação para o metrô de Salvador a Lauro de Freitas. Vai operar o sistema por 30 anos e está à frente desse processo de integração universal, que já é realidade. Vai ser assim com o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos). Já temos 200 mil passageiros/dias no metrô e queremos que todos contem com o serviço”, destacou José Eduardo.*(22/09/2017).
Fonte - Revista Ferroviária  25/09/2017

VEJA AQUI o começo - PORQUE NÃO SALVADOR?!!!!!!!!!!! O VLT ja é uma realidade em todo NORDESTE DO BRASIL menos em SALVADOR

O METRO É PARA O POVO E A CIDADE DE SALVADOR DURANTE OS PRÓXIMOS 40 ANOS e não para uma copa de 30 dias

Happy end na Paralela - Por Prof Paulo Ormindo.

WAGNER BATE MARTELO: 'PARALELA TERÁ METRÔ'

Capitalismo selvagem

Ponto de Vista  🔍

A ação do MPT contra um grupo empresarial do ramo têxtil e de confecções de roupas com sede em Natal (RN), escancara no Nordeste uma situação típica do capitalismo selvagem, descrita quase palavra por palavra no Capital de Marx, cuja primeira edição é de 1867. A selvageria secular terá sua atualização legal com a lei trabalhista e a lei de terceirização transformadas em normas gerais.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João Guilherme Vargas Netto
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte abriu uma ação pública contra a empresa Guararapes para responsabilizá-la quanto aos direitos trabalhistas dos empregados das facções de costura (microempresas subcontratadas para montagem das roupas) depois de realizar inspeções que analisaram as condições de trabalho, os salários e o conteúdo dos contratos das facções.
A Guararapes (o maior grupo empresarial do ramo têxtil e de confecções de roupas da América Latina, com sede em Natal e proprietário da rede de lojas Riachuelo e do shopping Midway) subcontrata microempresas que fazem a montagem das roupas, terceirizando, portanto, seus trabalhadores (passou, no Rio Grande do Norte de 10 mil empregados para 7 mil) e sobrecarregando as microempresas aderentes que não conseguem negociar preços e prazos e são submetidas às determinações da Guararapes e ao fornecimento, por ela, de peças para confecção.
A ação do MPT se dá depois de centenas de ações individuais de empregados demitidos pelas facções que cobram verbas rescisórias não pagas e que alegam a corresponsabilidade da Guararapes.
O pedido de indenização por danos morais coletivos tem o valor de 38 milhões de reais e corresponde, segundo os procuradores do trabalho, a parte do lucro obtido com o trabalho nas terceirizadas.
Em nota publicada o MPT esclarece que sua ação não é contra as pequenas empresas, elas mesmas exploradas pelo grupo Guararapes (o que é o quadro geral no grande polo de confecções nordestino) e submetidas às suas escorchantes determinações.
O presidente do grupo Guararapes, Flávio Azevedo, utilizou as redes sociais para contestar a ação ameaçando abandonar o Rio Grande do Norte e transferir para a Paraíba ou o Ceará suas confecções, como já vem fazendo no Paraguai e na China.
Em apoio à empresa tem se destacado como um propagandista diligente o deputado federal tucano Rogério Marinho, relator da lei da deforma trabalhista, que com seu estilo espalhafatoso percorre o estado aterrorizando os microempresários e os trabalhadores e trombeteando as vantagens da lei que fez aprovar na Câmara.
A ação do MPT escancara no Nordeste uma situação típica do capitalismo selvagem, descrita quase palavra por palavra no Capital de Marx, cuja primeira edição é de 1867. A selvageria secular terá sua atualização legal com a lei trabalhista e a lei de terceirização transformadas em normas gerais.
O MPT merece apoio do movimento sindical que deve também escrachar o deputado em sua cruzada terrorista de algoz dos trabalhadores.
*João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical
Fonte - Portogente  25/09/2017

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica abre vagas extras do Hora Marcada para feriado de 12 de outubro

Travessia marítima  🚢

Foram disponibilizadas 200 vagas extras para o serviço de Hora Marcada para o dia 12/10, distribuídas na madrugada do dia 12/10(quinta-feira – 1h e 5h) no sentido São Joaquim/Bom Despacho; e na madrugada do dia 16 (segunda-feira – 1h e 4h) no sentido Bom Despacho/São Joaquim.

Da Redação 
Divulgação/ITS
Para atender a crescente procura por vagas de Hora Marcada para o feriado de 12 de Outubro (Nossa Senhora Aparecida), o sistema Ferry-Boat abriu, nesta tarde (25/09), horários extras para o serviço Hora Marcada,exclusivo aos condutores de veículos. Foram disponibilizadas 200 vagas extras distribuídas na madrugada do dia 12/10(quinta-feira – 1h e 5h) no sentido São Joaquim/Bom Despacho; e na madrugada do dia 16 (segunda-feira – 1h e 4h) no sentido Bom Despacho/São Joaquim.

Compra de passagens 
Como a venda é feita exclusivamente pela internet (através do site portalsits.internacionaltravessias.) a disponibilidade de vagas pode sofrer variações. Quando ocorrem remarcações, por exemplo, as vagas voltam a ficar disponíveis no site. A ITS,administradora do sistema, espera que entre os dias 11 e 16 de outubro, período da operação diferenciada para este feriado, sejam transportados mais de 116 mil passageiros e mais de 17 mil veículos.

Funcionamento
O Sistema Ferry-Boat opera das 5h às 23h30 nos dias úteis e aos sábados; e das 6h às 23h30* aos domingos e feriados – com atendimento nos horários oficiais, de hora em hora (*com exceção da última viagem, que não ocorre às 23h e sim às 23h30). A programação completa para o Feriado de 12 de outubro será divulgada mais próximo ao período. Mas a empresa antecipa que, assim como ocorre nos dias de maior movimento, viagens extras irão acontecer sempre que a demanda aumentar.
Mais informações sobre o Sistema Ferry-Boat podem ser adquiridas através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), número 0800 028 2723. O SAC disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h e pelo WhatsApp (71) 99942-4175 com funcionamento 24 horas.
Com informações da ITS  25/09/2017

Fórum Mundial Alternativo da Água é contra comercialização de recursos hídricos

Recursos hídricos   🌊

Leo Heller, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Direito Humano à Água e Saneamento, concorda com o tema levantado. “Água não é mercadoria. Entendo que quando a água é tratada assim, pessoas que não têm capacidade de pagar ficam excluídas. O evento ocorre de 17 a 19 de março de 2018, em Brasília, como contraponto ao encontro oficial, o 8º Fórum Mundial da Água, que será de 18 a 23 de março do próximo ano, também na capital federal.

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/Sobradinho
O Fórum Mundial Alternativo da Água (Fama) lançado hoje (25), na cidade de São Paulo, apresentou como tema principal a luta contra a privatização e a comercialização da água. O evento ocorre de 17 a 19 de março de 2018, em Brasília, como contraponto ao encontro oficial, o 8º Fórum Mundial da Água, que será de 18 a 23 de março do próximo ano, também na capital federal.
Leo Heller, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Direito Humano à Água e Saneamento, concorda com o tema levantado. “Água não é mercadoria. Entendo que quando a água é tratada assim, pessoas que não têm capacidade de pagar ficam excluídas. Quando se trata a água como mercadoria, deixamos de lado direitos fundamentais. O recado é que modelos de gestão, que têm por orientação maximizar lucros, são modelos que podem violar direitos humanos”, disse.
Para Heller, as corporações gerindo a água tem como prioridade minimizar investimentos e maximizar receitas. “Em ambos os casos, podemos ter ampliação de desigualdades, como recusa de fornecer o bem para áreas rurais, pois não há viabilidade econômica, e nas periferias das cidades, sob pretexto de que levaria água a ocupações ilegais”, alertou. “A água é direito, não é admissível que um fórum oficial, com essa envergadura, ignore esse princípio”, defendeu.
Rodrigo de Freitas Espinoza, que elaborou a tese de doutorado sobre o assunto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), concluiu, em seu estudo, que o fórum deveria ser gerido pela ONU e não pelo Conselho Mundial da Água. Na edição em Brasília, o evento terá apoio dos governos federal e do Distrito Federal.
“O discurso do Conselho Mundial, pretensamente neutro, dá a entender que [o fórum] é um espaço neutro, aberto ao debate. Ao longo da pesquisa, eu acabo por descobrir que é uma fala voltada para a ideia de que o setor privado seria uma espécie de boia salva vidas para os grandes problemas da água”, avalia o pesquisador.
Espinoza observa que o Fama, por sua vez, é um espaço concretamente aberto aos diferentes setores. “É importante que o fórum oficial se posicione, a água é moeda política, de interesse de todos. Por isso, é importante a construção de um espaço como este, trazer para o debate os diversos setores”, disse.
O Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos. As edições anteriores tiveram como sede Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009), França (2012) e Coreia do Sul (2015).
Fonte - Agência Brasil  25/09/2017

Privatizações x engenharia brasileira

Privatizações  🏭

Em Brasília, em reunião da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento na Câmara dos Deputados,o seu coordenador, o engenheiro e deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL), concluiu que o programa de privatizações em questão, representa um ataque à engenharia e ameaça a soberania nacional.

Portogente
Com informações da FNE
foto - ilustração
O programa de privatizações anunciado em agosto último pelo Governo Temer esteve em pauta no dia 19 de setembro último, na mesa-diretora da Câmara dos Deputados, em Brasília, em reunião da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento. Segundo resume seu coordenador, o engenheiro e deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL), conclusão é de que o pacote em questão representa ataque à engenharia e ameaça a soberania nacional.
Foi dada ênfase à pretensão de desnacionalizar a Eletrobras, proposta sobre a qual a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) já divulgou nota em oposição à privatização. Além dessa companhia, o pacote inclui 14 aeroportos, 15 terminais portuários, rodovias, 11 lotes de linhas de transmissão e mesmo a Casa da Moeda. Ao todo, são 57 projetos de venda de empresas e parcerias público-privadas. 
Gerson Tertuliano, da federação, destacou à reunião a preocupação da entidade com “o desmonte da engenharia nacional”, sua perda de mercado e protagonismo na discussão de questões fundamentais à profissão e à sociedade. Ele lembrou o contrassenso de a Companhia Energética de Goiás (Celg), por exemplo, ter sido vendida a uma empresa estatal italiana (Enel). A companhia foi privatizada em fevereiro de 2017, também sob resistência da federação, do Sindicato dos Engenheiros no Estado e outras entidades de trabalhadores. “Os próprios deputados questionaram: estatal estrangeira pode então?”, completou o diretor.
Como lembrou Lessa, os técnicos não foram ouvidos sobre o tema pelo governo federal, tampouco o Congresso Nacional. “Ninguém nos consultou, o que não é aceitável quando se trata de infraestrutura e desenvolvimento. O PIB não se sustenta sem engenharia”, afirmou Lessa. E foi categórico: “Não podemos entregar setores estratégicos a empresas privadas, sobretudo estrangeiras. O controle da geração de energia, caso da Eletrobras, deve ficar nas mãos do Estado brasileiro.” Para fazer frente à entrega do patrimônio público, sem critérios e sem discussão com a sociedade, o deputado apontou as duas resoluções do encontro em Brasília: que o Confea se manifeste publicamente a respeito e a realização de uma sessão pública no Plenário do Legislativo que reúna as diversas frentes parlamentares, imprensa, instituições e sociedade “para debater o assunto e exigir um marco regulatório”. “Cobramos uma nota dura do conselho, em repúdio ao sucateamento, perda de conteúdo nacional e privatização sem limites, que representam ataque à soberania do País”, ratificou Tertuliano.
Fonte - Portogente  25/09/2017

domingo, 24 de setembro de 2017

Obras da linha leste do Metrô de Fortaleza estão paradas desde 2015

Transportes sobre trilhos  🚇

As obras da linha leste ainda não foram iniciadas e a linha sul aguarda a conclusão das estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, no bairro Damas. Enquanto o repasse de verbas não é efetivado, a Pasta já iniciou as montagens de quatro máquinas tuneladoras, conhecidas como "tatuzões", que serão utilizadas na construção dos túneis da Linha Leste. 

Diário do Nordeste
foto - ilustração/arquivo
Iniciadas em novembro de 2013, as intervenções urbanísticas para a instalação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, que fará a conexão do Centro com o bairro Edson Queiroz, estão paralisadas desde 2015 em virtude de reformulação do consórcio Cetenco-Acciona, executor original da obra. Para retomar o serviços, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Governo do Estado tem trabalhado com o Governo Federal para garantir liberação dos recursos da licitação.
Enquanto o repasse de verbas não é efetivado, a Pasta já iniciou as montagens de quatro máquinas tuneladoras, conhecidas como "tatuzões", que serão utilizadas na construção dos túneis da Linha Leste. Elas chegaram ao Ceará em 2013 e permaneciam sem uso. Os equipamentos estão em construção no canteiro da estação Chico da Silva, no Centro. Segundo a Seinfra, os dois primeiros devem ficar prontos até março de 2018. Os outros, seis meses depois. Em seguida, serão feitos os primeiros testes.

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O serviço de montagem é realizado pela empresa norte-americana The Robbins Company, fabricante das tuneladoras, que também fornecerá suporte técnico durante o novo período de garantia dos aparelhos, de 18 meses. O acordo capacitará ainda mão de obra local através da realização de cursos e treinamentos na operação e na manutenção das máquinas.
Conforme a Seinfra, o objetivo da montagem é realizar "uma manutenção preventiva da forma mais adequada e econômica para o Estado", além de "preservar a integridade dos equipamentos e a extensão da garantia". Desta forma, os "tatuzões" ficarão preparados para o início das escavações, ainda sem previsão. Quando pronta, a Linha Leste terá 13 estações, 13,2 km de extensão, sendo 12,4 km subterrâneos e 0,8 km em superfície.

Linha Sul
Já a Linha Sul, conexão de 24 km entre o Centro e o município de Pacatuba, na Região Metropolitana, tem obras finais depois de cinco anos de funcionamento. Operando comercialmente desde 2014, com as 18 estações previstas no projeto original, a Linha incorporou mais dois pontos de parada: as estações Juscelino Kubitschek e a Padre Cícero, ambas no bairro Damas.
Porém, desta segunda, por enquanto, só se vê o esqueleto. A dona de casa Neusa Carvalho, moradora do bairro, nem conta mais com o empreendimento. "Só prometem e, quando começam a fazer, param", responde ela, que pega ônibus na Av. José Bastos porque a estação mais próxima do metrô fica no Benfica. Para José Costa Silva, a conclusão da Padre Cícero seria, inclusive, mais uma opção de transporte para quem deseja chegar à sede do Ceará Sporting Club.
Segundo o Metrofor, já foi aberta uma licitação de concorrência pública nacional a ser realizada no dia 18 de outubro. Na Padre Cícero, a empresa vencedora deverá implantar salas técnicas, subestação de energia, cobertura metálica, passarelas laterais, catracas eletrônicas, painéis informativos e circuitos de som e TV. Já na Juscelino Kubitschek, o projeto inclui a construção de uma quadra poliesportiva e uma academia ao ar livre. O prazo para conclusão dos trabalhos nas duas estações é de 12 meses após a assinatura da ordem de serviço.

Ampliação
A Companhia informou que os investimentos nas estações fazem parte de melhorias na qualidade do sistema de metrô, destacando que, em 2017, a Linha Sul passou a funcionar de 5h30 às 21h, de segunda a sábado, e que o tempo de espera pelo metrô foi reduzido de 20 para 17 minutos. Cerca de 20 mil passageiros utilizam o modal diariamente.
Fonte - Diário do Nordeste  23/09/2017