PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 16 de setembro de 2017

Salvador integra nova rota internacional com voo direto para Bogotá, na Colômbia

Turismo   ✈

A rota inaugurada hoje sai da capital baiana todas as sextas 19h15 e coloca Salvador como mais um ponto de partida e chegada internacional. De Bogotá, as aeronaves, que têm capacidade de transportar 132 passageiros por vez em classe única, partem com destino a Salvador à 00h30 de sábado. Abertura importante para o desenvolvimento do trade turístico, e também para o estado. 

Da Redação
foto -  Pedro Moraes/GOVBA
A partir desta sexta-feira (15), baianos e turistas podem sair de Salvador com destino à capital da Colômbia, Bogotá, sem escalas, no novo voo da companhia aérea Avianca. A rota inaugurada hoje sai da capital baiana todas as sextas 19h15 e coloca Salvador como mais um ponto de partida e chegada internacional. De Bogotá, as aeronaves, que têm capacidade de transportar 132 passageiros por vez em classe única, partem com destino a Salvador à 00h30 de sábado. Abertura importante para o desenvolvimento do trade turístico, e também para o estado. 
Esse é o primeiro voo internacional depois do decreto assinado pelo Governo do Estado, em maio deste ano, para redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre querosene para companhias aéreas interessadas em expandir seus negócios no estado. Para o secretário do Turismo (Setur), José Alves, passo importante para o estímulo de novas rotas internacionais para a capital. “O querosene corresponde a cerca de 40% do custo de operação de uma aeronave e quando você dá um subsídio como este, criamos a possibilidade das companhias investirem mais nas suas rotas. Esse voo é fruto disso, que já sai daqui com sucesso, com cerca de 80 passageiros pagantes no seu primeiro trajeto”, explicou o secretário. 
A ideia é ampliar os investimentos e seguir apostando em Salvador e na Bahia como destino para os voos domésticos e internacionais, contou o vice-presidente da Avianca Brasil, Tarcísio Gargioni. “A Bahia é um destino muito especial para nós, tanto que somos a segunda companhia aérea em operações aqui em Salvador e, com o apoio da Secretaria de Turismo e do Governo do Estado, estamos inaugurando o primeiro voo internacional. Mesmo que ainda seja cedo para falar de novos destinos, temos um plano de crescimento para o estado, e, como parte disso, colocaremos mais um voo partindo de Salvador com destino a São Paulo até o final deste ano”, contou o vice-presidente. 
A inauguração do voo foi comemorada com um coquetel realizado na sala VIP do aeroporto internacional de Salvador que contou com a participação também da iniciativa privada, que também celebrou a nova rota, símbolo da oportunidade de novos negócios. Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav), Jorge Pinto, é uma chance de acessar outros mercados. “A gente estava carente de linhas internacionais e agora estamos muito felizes com esse voo, que é a primeira linha para Bogotá, o que permite atingir outros destinos também, como Estados Unidos, outros países da América do Sul ou do Norte, ou ainda dentro da própria Colômbia. Vamos trabalhar para que venham outros destinos”, comemorou o presidente da Abav.
Com informações da Secom Ba.  16/09/2017

Terremoto de magnitude 4,6 atinge zona amazônica do Equador

Internacional  🌋

O Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional informou que o tremor ocorreu às 23h21 (hora local) e que se localizou ao norte da província.

EFE
foto - satélite/Google Maps
Um terremoto de magnitude 4,6 foi registrado no final da noite de sexta-feira, na província amazônica de Morona-Santiago, no leste do Equador, mas até o momento não há informações sobre vítimas ou danos materiais. Informação da EFE.
O Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional informou que o tremor ocorreu às 23h21 (hora local) e que se localizou ao norte da província.
Devido à sua localização, o tremor foi situado a cerca de 18 quilômetros da cidade de Puyo, a capital da vizinha província de Pastaza, também da Amazônia equatoriana.
O terremoto foi localizado a 1,63 graus de latitude sul e 78,10 graus de longitude oeste, cerca de 181 quilômetros de profundidade, segundo o relatório do IG.
Fonte - Agência Brasil  16/09/2017

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Gov. Rui Costa inaugura viaduto da Avenida Nóide Cerqueira em Feira de Santana,assina convênios e implanta o Escolas Culturais

Infraestrutura viária  🚗 🚌

A inauguração do viaduto para interseção da Avenida Nóide Cerqueira com a BR-324, que vai facilitar o acesso à BR e acabar com o congestionamento de veículos nos horários de pico foi o 1º compromisso do Governador em Feira de Santana e logo depois segui para o Parque de Exposições 

Da Redação
foto - ilustração
Em visita a Feira de Santana na próxima segunda-feira (18), o governador Rui Costa cumpre uma extensa agenda de trabalho. O primeiro compromisso, às 10h, é a inauguração do viaduto para interseção da Avenida Nóide Cerqueira com a BR-324, que vai facilitar o acesso à BR e acabar com o congestionamento de veículos nos horários de pico.

foto - Sedur/Gov.Ba.
Logo depois, às 10h30, no Parque de Exposições, assina convênios no âmbito do programa Bahia Produtiva, para prestação de serviço de captação, beneficiamento e distribuição de leite do Programa PAA Leite; e de cooperação entre o estado e os municípios da região com a Embasa e Agersa para gestão associada do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário e apoio da Embasa à elaboração dos planos municipais de saneamento básico.
Durante o evento, o governador também faz a entrega simbólica de 52 tratores.
 No início da tarde, às 14h15, Rui visita as obras do Reservatório da Embasa do Setor Leste, no bairro Sim.
Ao final da visita ao município, o último compromisso do governador, às 15h, é a implantação do Programa Escolas Culturais na Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizada na Rua Presidente Dutra, próximo à Rodoviária.
Com informações da Secom Ba.  15/09/2017

Explosão no metrô de Londres deixa 18 pessoas hospitalizadas

Internacional  🚇

A explosão, seguida de incêndio, foi provocada por um recipiente branco que estava dentro de uma bolsa de supermercado, em um vagão de um trem com capacidade para 865 passageiros.O fato ocorreu na estação de Parsons Green, no trecho externo da linha District Line, que foi suspensa parcialmente, entre as estações de Wimbledon e Earls Court.

Da Agência EFE
Wiill Oliver-Agência EFE/Ag.Brasil
Dezoito pessoas foram hospitalizadas nesta sexta-feira (15) com ferimentos causados pela explosão de um artefato em um trem do metrô de Londres. Vários passageiros sofreram queimaduras e cortes, informaram os serviços de emergência. Os ferimentos dessas 18 pessoas não são graves.
A explosão, seguida de incêndio, foi provocada por um recipiente branco que estava dentro de uma bolsa de supermercado, em um vagão de um trem com capacidade para 865 passageiros.
O fato ocorreu na estação de Parsons Green, no trecho externo da linha District Line, que foi suspensa parcialmente, entre as estações de Wimbledon e Earls Court.
Um passageiro, identificado como Lucas, disse à BBC que escutou uma explosão muito forte e que viu "pessoas com ferimentos leves, queimaduras no rosto, braços e pernas".
A primeira-ministra britânica, Theresa May, presidirá à tarde uma reunião do comitê de emergência Cobra, formado pelos principais ministros do governo.
A polícia disse que trata o ocorrido como um "incidente terrorista", que provocou uma "bola de fogo" em um trem repleto de passageiros
Fonte - Agência Brasil  15/09/2017

Índia lança o projeto do seu primeiro trem de alta velocidade (TAV) ligando Mumbai a Ahmedabad

Transportes sobre trilhos  🚅

O projeto do TAV Indiano contará com 80% de financiamento do governo japonês e terá 500km ligando cidade de Mumbai,a capital do estado de Maharashtra,com Ahmedabad no estado de Gujarat.O novo trem deverá reduzir de 7  para 3 horas  o atual tempo de viagem . 

Da Redação
foto - ilustração/hindustantimes
A data de conclusão da nova ferrovia com 500km está prevista para dezembro de 2023,embora o governo indiano pretenda concluir a obra em um prazo menor e abrir os serviços da ferrovia em agosto de 2022, a tempo das comemorações dos 75 anos de independência da Índia.
O novo serviço com trens de Alta Velocidade deverá ligar a cidade de Mumbai, a capital do estado de Maharashtra, com Ahmedabad localizada no estado de Gujarat,reduzindo de sete (07) horas para três (03),o tempo de viagem feita na atual linha direta,operada com trens a velocidade máxima de 120km/h.
A ferrovia terá um trecho de 27 km em um túnel e mais 7km em um túnel submarino.A velocidade máxima projetada para a ferrovia será de 350 km/h e velocidade de operação comercial de 320 km/h.
O projeto propõe um total de doze (12) estações ao longo do percusso,- Mumbai Bandra Kurla Complex, Thane, Virar, Boisar, Vapi, Bilimora, Surat, Bharuch, Vadodara, Anand, Ahmedabad e Sabarmati,e uma previsão para futura expansão da linha,de Ahmedabad a Nova Deli e de Thane para Pune e Bengaluru.
Os trens terão dez (10) carros com capacidade para transportar 731 passageiros em duas (02) classes
O projeto terá 80% do seu custo financiado pelo governo japonês.
Pregopontocom  15/09/2017 

Porque a América Latina deve redefinir o planejamento urbano

Transportes sobre trilhos   🚇

O impacto do metrô no desenvolvimento urbano”, para apresentar um documento de análise com o título “Porque o desenvolvimento de projetos de transporte sobre trilhos é a melhor opção para a sustentabilidade das grandes cidades latino-americanas.” 

AEAMESP
foto - ilustração/Pregopontocom
Constantin Dellis, chefe da Secretaria Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), aproveitará seu espaço no painel 2 da 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA, que tem como tema “O impacto do metrô no desenvolvimento urbano”, para apresentar um documento de análise com o título “Porque o desenvolvimento de projetos de transporte sobre trilhos é a melhor opção para a sustentabilidade das grandes cidades latino-americanas.”
O texto dará suporte a ação a ser desencadeada pela ALAMYS com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô - AEAMESP e outras organizações brasileiras do setor, visando demonstrar, para os tomadores de decisão na esfera governamental, as vantagens técnicas, econômicas, políticas, sociais e ambientais trazidas pela implantação ou ampliação de modos de transporte de passageiros sobre trilhos como elementos estruturadores do transporte público nos maiores centros urbanos e ponto de apoio fundamental para a transformação da realidade das metrópoles latino-americanas.
Programado para o dia 20 de setembro de 2017, das 10h40 às 12h, o painel da ALAMYS reunirá ainda especialistas dos metrôs da cidade do Porto, Portugal; Santiago, Chile, e Medellín, Colômbia.

Transformando cidades latino-americanas
O documento está estruturado em dois segmentos principais, seguidos de uma súmula das conclusões e da indicação de referências concernentes aos dados e conceitos apresentados.
O primeiro segmento trata de oferecer elementos que indicam porque a América Latina deve redefinir o planejamento urbano, considerando, no caso dos grandes centros, a reformulação do papel dos sistemas de transporte público – em especial os sistemas sobre trilhos – para torná-los elementos de indução do progresso, da qualificação das cidades e do bem-estar de suas populações.
Essa parte serve de pano de fundo para o tema central do documento, oferecendo elementos a respeito da urbanização latino-americana e alguns de seus principais problemas. O documento aponta a necessidade de reversão de um quadro marcado pela falta de vontade política e, consequentemente, pela ausência de recursos para ações de planejamento que possam transformar as metrópoles e as maiores cidades da região.
De modo geral, esses grandes centros ostentam tipologia urbana marcada por uma dicotomia: a existência de áreas que abrigam, além das melhores residências e infraestruturas qualificadas, também as instituições públicas e empresas privadas, a maior parte dos empregos e todos os tipos de serviços, em contraposição as grandes periferias destinadas essencialmente a servir de dormitório às populações de baixa renda, “condenadas a viajar longas distâncias, com dificuldade, para realizarem as suas atividades cotidianas em outros locais”.
O texto salienta que, em 2017, a América Latina conta com 647 milhões de habitantes, dos quais aproximadamente 79% moram nas cidades, e segue apresentando propensão ao aumento de suas populações urbanas nos próximos anos. E que tal situação amplia a pressão para atendimento das necessidades de mobilidade, de modo a garantir o acesso “democrático, equitativo e eficiente” de toda população aos diferentes bens e serviços que as cidades oferecem.
Todo esse contexto evidencia a importância da implantação e ampliação de sistemas de transporte público – os sistemas sobre trilhos, de alta capacidade, integradamente com os outros modos eficientes de transporte – para apoiar o desenvolvimento e o progresso das cidades e assegurar às pessoas o direito fundamental de melhorar substancialmente a sua qualidade de vida.

Os pontos em favor dos trilhos urbanos
Na segunda parte do documento, são apresentadas quatro razões que justificam a implantação de projetos metroferroviários nas cidades latino-americanas. Os sistemas metroferroviários são mais rápidos, confiáveis e seguros, com atributos como pouca ou nenhuma interferência de outros modos, maior frequência, regularidade dos tempos de viagens e de espera, melhor oferta de informações aos usuários, e, ainda, melhores condições de conforto, bem como segurança relativa a acidentes e a ações criminosas.
Com base em exemplos internacionais, o documento destaca elementos indicativos de que os sistemas metroferroviários revalorizam as cidades e aumentam o valor agregado das propriedades instaladas em seus arredores, possibilitando que o poder público recupere, para possíveis novos financiamentos, os montantes investidos em infraestruturas concernentes à implantação de metrôs.
O estudo também traz elementos demonstrativos de que os sistemas metroferroviários apresentam alta eficiência no uso do espaço urbano, no consumo de energia e quanto a emissões ao meio ambiente. E de que asseguram para toda a sociedade menores custos econômicos e, mais do que isso, expressiva economia de recursos públicos, das empresas privadas e dos cidadãos, quando se consideram todas as suas externalidades positivas, entre as quais, redução de tempos de deslocamento, diminuição de congestionamentos, emissões de poluentes e de acidentes de trânsito.

Subsídios operacionais para o transporte público

O documento de análise toca ainda num ponto consideravelmente sensível para os gestores e os passageiros nas cidades brasileiras: a questão do custeio dos sistemas de transporte coletivo diante da necessidade de garantir a modicidade da tarifa para o usuário, sem sacrificar a qualidade das infraestruturas e dos serviços. O texto aponta que os níveis de subsídio são baixos na América Latina, enquanto na América do Norte, Europa e Oceania, os sistemas contam com níveis significativos de subsídio operacional, suportados por diferentes fontes, inclusive recursos públicos. E mostra o exemplo de grandes cidades asiáticas nas quais parte considerável do custo operacional dos sistemas é coberta com receitas não tarifárias, geradas por meio de um arcabouço jurídico que facilita o negócio para os operadores.
Fonte - Abifer  14/09/2017


23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA e METROFERR Lounge Experience
Data: 19 a 22 de setembro de 2017
Horário dia 19: 14 às 17h30
Horário dias 20 a 22: 9h00 às 17h40
Local: Universidade Paulista – UNIP – Campus Paraíso
Endereço: Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PGR denuncia Temer e Joesley por obstrução a justiça e organização criminosa

Política  👀

Temer e Joesley são denunciados por obstrução a justiça e organização criminosa.Em sua denúncia ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusa o chefe de Estado brasileiro de ter formado, junto com outros políticos do PMDB, um grupo exclusivo para cometer crimes contra instituições públicas

Sputnik
foto - ilustração
O presidente do Brasil, Michel Temer, o empresário do grupo J&F Joesley Batista e outras sete pessoas foram denunciadas nesta quinta-feira, 14, pela Procuradoria-Geral da República, por suspeitas de obstrução à justiça e organização criminosa.
Em sua denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acusa o chefe de Estado brasileiro de ter formado, junto com outros políticos do PMDB, um grupo exclusivo para cometer crimes contra instituições públicas, em troca de propinas pagas pela empresa JBS, pertencente à J&F. Segundo o procurador, quase R$ 600 milhões teriam sido movimentados nessas operações.
Fonte - Sputnik  14/09/2017

Estação Mussurunga recebe mais quatro linhas de ônibus metropolitanos

Transporte público  🚌<> 🚇

A partir desta sexta-feira (15), a nova estação Mussurunga passa a ser oficialmente o destino final das linhas 819I2.URB (Simões Filho), 808I.URB (Camaçari), 807.URB (Monte Gordo) e 138.URB (Praia do Forte).

Da Redação
foto - Pedro Moraes/Gov.Ba.
Passageiros de ônibus metropolitanos que chegam a Salvador pela Avenida Paralela devem ficar atentos a alteração do ponto final de quatro linhas. A partir desta sexta-feira (15), a nova estação Mussurunga passa a ser oficialmente o destino final das linhas 819I2.URB (Simões Filho), 808I.URB (Camaçari), 807.URB (Monte Gordo) e 138.URB (Praia do Forte).
As alterações dão continuidade às ações do Governo do Estado, que visam ampliar a integração entre ônibus metropolitanos e o metrô, além de otimizar o tempo de viagem dos cidadãos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) com diversos destinos na capital. Para realizar a integração entre os ônibus metropolitanos e o sistema metroviário, os passageiros devem possuir os cartões Metropasse e da CCR metrô.
Fiscais da Agerba vão acompanhar os primeiros dias da alteração, e funcionários do metrô orientam os passageiros e auxiliam na integração ao longo de toda semana. Dúvidas, reclamações e elogios podem ser registrados junto a Ouvidoria da Agerba através do telefone 0800 071 0080 ou e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br
Com informações da Secom Ba.  14/09/2017

Carros de passageiros do ‘Trem Rio-Minas’(Turismo),começam a ser transportados para Recreio

Transportes sobre trilhos/Turismo  🚃

A ideia criada pela ONG Amigos do Trem tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. 

O Vigilante - RF
foto - ilustração
Teve início nesta quarta-feira, 13 de setembro, em Vitória (ES), o transporte dos carros de passageiros do Projeto Trem Turismo Rio-Minas. Uma carreta plataforma iniciou o trajeto com o primeiro vagão e a expectativa é que cheguem na oficina de Recreio nos próximos dias para reparos e manutenções.
Com o apoio de seus voluntários e da Prefeitura Municipal de Recreio, a oficina está sendo toda revitalizada para receber os vagões que realizarão o roteiro do trem de turismo entre Cataguases e Três Rios (RJ), além do segundo percurso de Santo Antônio de Pádua (RJ) e Palma.
A ideia criada pela ONG Amigos do Trem tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Existe também a possibilidade do projeto atender outro trecho que também conta com Recreio no circuito, este será entre as cidades de Santo Antônio de Pádua (RJ), Palma e Recreio, passando pelo distrito de Angaturama.
De acordo com o presidente da Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento (foto), o Trem de Turismo Rio-Minas é um projeto de extrema importância para a região, pois trata-se do desenvolvimento econômico e turístico da Zona da Mata mineira. “Vamos passar por duas áreas de Leopoldina (Vista Alegre e Ribeiro Junqueira), ou seja, Leopoldina está envolvida diretamente e isto irá gerar desenvolvimento do turismo, renda e será um atrativo para que as pessoas possam se deslocar de outras cidades e estados para conhecer a nossa região”, ressaltou Paulo Henrique.
O prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, um dos entusiastas do projeto, tem dado total apoio ao Trem Rio Minas e vê na ideia uma ótima oportunidade de alavancar a economia do município e região. Zé Maria ressaltou que o município de Recreio surgiu graças à expansão ferroviária com a Companhia Estrada de Ferro Leopoldina na época imperial do Brasil, no século XIX, a exemplo de outros municípios da região.
Além da Prefeitura de Recreio, outras prefeituras do trajeto têm estimulado o projeto, assim como o Grupo Mil da Rede de Supermercados Bramil.
Fonte - Revista Ferroviária  14/09/2017

Cientistas dizem que furacões como o Irma são evidência de aquecimento global

Clima  

Um estudo chamado Relatório Especial Ciência e Clima, do Programa de Investigação da Mudança Global dos Estados Unidos (CSSR, a sigla em Inglês), que reune cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), da Nasa e de mais 11 agências federais do país, afirma que a atividade humana contribui para o aumento da temperatura global e, consequentemente, a incidência de furacões.

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil
Divulgação/Nasa
A ocorrência este mês de dois furacões em um prazo de uma semana - o Harvey, no Texas, e o Irma, em países do Caribe e da Flórida - reacendeu o debate sobre as mudanças climáticas e trouxe novas críticas ao posicionamento da gestão Trump. A maior parte da comunidade científica americana relaciona a incidência de furacões mais destrutivos ao aumento da temperutura global.
Um estudo chamado Relatório Especial Ciência e Clima, do Programa de Investigação da Mudança Global dos Estados Unidos (CSSR, a sigla em Inglês), que reune cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), da Nasa e de mais 11 agências federais do país, afirma que a atividade humana contribui para o aumento da temperatura global e, consequentemente, a incidência de furacões.
No estudo, a incidência de furacões mais destrutivos é usada como evidência de que é “muito provável que mais da metade do aumento das temperaturas, ao longo das últimas quatro décadas, foram causadas pela atividade humana.
O relatório é parte da Avaliação Nacional do Clima e começou a ser feito durante o mandato de Bill Clinton, em 1990. Em junho, o estudo foi publicado pela comunidade científica, que encaminhou o relatório para avaliação da Casa Branca. Até então, a administração Trump não se pronunciou.
As conclusões batem de frente com a ideologia defendida por Donald Trump - de que não é possível comprovar que o aquecimento global é consequência da interferência humana.
A Union of Concerned Scientist (UCS, a sigla em inglês para a União dos Cientistas preocupados com o clima), uma entidade que reúne especialistas norte-americanos, também publicou em sua página um artigo em que afirma haver probabilidade de ocorrerem mais furacões destrutivos, como o Irma, que afetaram milhões de comunidades e colocaram estruturas em risco.
Estudos sobre os furacões e o aquecimento global já foram desenvolvidos várias vezes pela comunidade científica americana. A UCS trouxe o assunto à tona novamente por ocasião da passagem do Irma - já são mais de 60 mortes confirmadas e algumas ilhas destruídas no Caribe - Antigua e Barbuda, San Martin, Ilhas Virgens Americanas, e Turks e Caikus (território britânico).
Além das ilhas devastadas, são registrados enormes prejuízos financeiros - ainda não totalmente contabilizados - para praticamente todos os países e territórios caribenhos: Porto Rico (EUA), República Dominicana, Haiti, Cuba e Bahamas.
No continente, os Estados Unidos tiveram nove estados afetados, entre eles a Flórida, que teve todo o seu território atingido.
A UCS lembra que "para as comunidades costeiras, as cicatrizes sociais, econômicas e físicas deixadas por grandes furacões, como o Irma, são devastadoras".
Os cientistas reafirmaram que os furacões são parte natural do sistema climático. Lembraram, no entanto, que as pesquisas recentes sugerem o aumento de seu poder destrutivo, ou intensidade, desde a década de 1970, em particular na região do Atlântico Norte.
Medidas do potencial de destruição de furacões, calculadas a partir de sua força ao longo da vida útil, também mostram uma duplicação desse potencial nas últimas décadas. Um exemplo é o de um furacão que se mantém em níveis 4 e 5 (mais destrutivos) na escala Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5) por mais tempo, causando mais danos.
Não só os furacões no Atlântico estão se intensificando, os tufões do Oceano Pacífico também estão atingindo a Ásia de maneira mais feroz.

Impacto oceânico
Cientistas ligados a UCS afirmam que os oceanos absorveram 93% do excesso de energia gerada pelo aquecimento global entre 1970 e 2010. Dessa maneira, foi possível observar a intensificação da atividade de furações em algumas regiões.
O furacão é um fenômeno formado pelo aquecimento das águas ocêanicas. Temperaturas marítimas superiores a 27º graus causam a evaporação da água que sobe aquecida em forma de vapor até as nuvens. O contato do vapor quente e do ar frio da atmosfera provoca correntes de ar que se descolam em movimento circular e formato de cone.
Os níveis do mar também estão subindo, porque com os oceanos mais quentes, água do mar se expande. Essa expansão segundo a UCS, combinada ao derretimento do gelo na Terra, causou um aumento médio global de aproximadamente 8 polegadas (20 cm) do nível do mar, desde 1880.
A tendência esperada é de aceleração desse processo nas próximas décadas. Níveis do mar mais elevados na região costeira e a água mais aquecida poderão proporcionar furacões destrutivos, como o Katrina (2005), o Harvey ou Irma.

Impacto econômico
O impacto econômico será sentido massivamente, como vem ocorrendo nos últimos anos. afetando milhares de pessoas. Só nos Estados Unidos, 100 milhões de pessoas vivem em municípios litorâneos - cerca de um terço da população total.
Furacões mais potentes causaram perdas humanas, perdas econômicas para o Estado, a iniciativa privada e a população em geral.
Nos Estados Unidos, o impacto do Harvey foi bastante sentido pelas indústrias petrolíferas da costa do Texas. O abastecimento comprometido deixou os preços da gasolina mais altos e e a falta do produto foi sentida durante a passagem do furacão pela Flórida.
Foi preciso que o governo do estado garantisse abastecimento nas estradas para a população que tentava deixar as áreas atingidas e que não conseguia abastecer os carros nos postos das rodovias.
Fonte - Agência  Brasil  14/09/2017

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Espécie de tartaruga extinta há 150 anos é recuperada em Galápagos

Ecologia  🐢

Segundo o pesquisador Washington Tapia, diretor do projeto "Iniciativa para a Restauração das Tartarugas Gigantes", estes animais tinham desaparecido da ilha de Floreana e o projeto de resgate começou no ano 2000, quando a DPNG e a Universidade de Yale (EUA) coletaram amostras de sangue de tartarugas no entorno do vulcão Wolf, no norte da ilha de Isabela, e encontraram uma com genes de uma espécie da ilha de Pinta.

Da Agência EFE
Parque Nacional de Galápagos/EFE
Um programa conjunto entre a Direção do Parque Nacional Galápagos (DPNG), do Equador, e a ONG americana Galapagos Conservancy conseguiu recuperar naquele arquipélago equatoriano uma espécie de tartaruga da espécie "Chelonoidis niger" que estava extinta há mais de 150 anos. Os cascos dos machos dessas tartarugas podem medir até 120 centímetros de comprimento. A informação é da EFE.
Segundo o pesquisador Washington Tapia, diretor do projeto "Iniciativa para a Restauração das Tartarugas Gigantes", estes animais tinham desaparecido da ilha de Floreana e o projeto de resgate começou no ano 2000, quando a DPNG e a Universidade de Yale (EUA) coletaram amostras de sangue de tartarugas no entorno do vulcão Wolf, no norte da ilha de Isabela, e encontraram uma com genes de uma espécie da ilha de Pinta.

Patrimônio natural
O arquipélago de Galápagos, que leva esse nome devido às grandes tartarugas que abriga, está situado a cerca de mil quilômetros da costa do Equador e foi declarado em 1978 como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Suas reservas terrestres e marítimas contêm uma rica biodiversidade, considerada como um laboratório natural que permitiu ao cientista britânico Charles Darwin desenvolver sua teoria sobre a evolução e seleção natural das espécies.
Washington Tapia lembra que, nos séculos XVI e XVII, Galápagos foi refúgio de caçadores de baleias e de piratas, que consumiam carne de tartaruga para alimentação. Os registros demonstram que eles usavam a ilha de Isabela como último reduto de descanso antes de deixar Galápagos e que, quando queriam reduzir a carga, jogavam ao mar as tartarugas vivas que levavam nas embarcações. “Foi assim que tartarugas das ilhas de Floreana e Pinta chegaram à ilha Isabela”, disse.
Após essa descoberta, uma expedição em 2008 recolheu amostras de sangue de outras 1.700 tartarugas, e em 2012 foi descoberto que havia não uma, mas cerca de 80 tartarugas com ascendência genética da ilha de Floreana e algumas de Pinta. Várias delas agora são usadas para desenvolver um programa de reprodução e criação em cativeiro, não só para recuperar a espécie de tartaruga de Floerana, mas para contribuir com a restauração ecológica da ilha.

Integridade ecológica
"Em Galápagos não há grandes mamíferos. Os mega-herbívoros são as tartarugas e, por Floreana ter perdido suas tartarugas, há processos ecológicos e evolutivos que estão alterados", indicou o pesquisador, que agora espera que o retorno da espécie à ilha permita restaurar sua "integridade ecológica".
O programa de reprodução e criação, no qual foi investido cerca de US$ 1 milhão e que é desenvolvido no centro de criação "Fausto Llerena", na ilha de Santa Cruz, começou com 20 tartarugas divididas em quatro grupos reprodutores, com três fêmeas e dois machos em cada um.
Quando chegarem aos cinco anos de idade, os exemplares serão levados à ilha Floreana, onde hoje não há tartarugas.
Fonte - Agência Brasil  13/09/2017

Viagem no tempo é tecnicamente possível diz Astrofísico norte-americano

Ciência & Tecnologia  ⌛

De acordo com o astrofísico da Universidade de Ohio Paul Sutter, as viagens no tempo são possíveis, informa o portal Express.

Sputnik
foto - ilustração
Enquanto a maioria acredita que a ideia de viajar no tempo é fantástica, há cientistas que acham que tal é tecnicamente viável.
O astrofísico Paul Sutter da Universidade de Ohio aponta que, se os engenheiros criarem uma aeronave que se possa deslocar à velocidade da luz, isso permitiria realizar uma viagem no tempo, informa o Express.
"Se conseguirmos construir um foguete bastante grande para permitir a aceleração constante de 1g (9,8 m/s2), este atingiria o centro da Via Láctea, que fica a 20 mil anos-luz, em várias décadas de tempo pessoal", informou Paul Sutter. 
De acordo com ele, tal viagem espacial de duas décadas pode ser igual a 40 mil anos na Terra. 
"A relatividade geral permite, em princípio, a viagem ao passado, mas tal possibilidade parece ser excluída em todos os casos", sublinhou o astrofísico norte-americano. 
Ele acrescentou ainda que a progressão inevitável do tempo do passado para o futuro assemelha-se a outra lei da natureza, à entropia (grandeza termodinâmica que mede o grau de irreversibilidade de um sistema, encontrando-se geralmente associada ao que se denomina por "desordem" de um sistema termodinâmico). 
Albert Einstein estabeleceu que a viagem à velocidade da luz vai reduzir a velocidade do tempo para os cosmonautas a bordo, enquanto as pessoas na Terra vão experimentar o passar do tempo da forma habitual.
Fonte - Sputnik  13/09/2017

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Metrô de Salvador bate recorde de 180 mil passageiros transportados com quatro novas estações

Transportes sobre trilhos   🚇

Segundo o gestor de obras da CCR Metrô Bahia, Elvio Torres, o sistema bateu o recorde de passageiros transportados, após a entrada em serviço de  mais quatro estações na linha 2, incluindo a de Mussurunga. Isso representou um incremento da ordem de 27% no número de ingressos, alcançando 180 mil passageiros transportados.

Da Redação
foto - Camila Souza/GOV.BA
Nesta segunda-feira (12), após a entrega da estação de metrô de Mussurunga, o sistema de metrô registrou um aumento de 27% no número de ingressos, alcançando 180 mil passageiros transportados, segundo dados da CCR Metrô Bahia. 
A estação de metrô que está sendo construída próxima ao aeroporto, está na reta final. A escada rolante já está sendo implantada, assim como o piso tátil. A base de concreto que vai receber os dormentes e os trilhos já estão no lugar. Um complexo de oito estruturas entre pontes e viadutos também está sendo construído para que o metrô possa chegar da Avenida Paralela à Estrada do Coco. Em breve, muito mais gente vai poder usufruir da comodidade do sistema integrado de mobilidade urbana de Salvador, que tem atraído cada vez mais usuários.

foto - Pedro Moraes/GOVBA
Segundo o gestor de obras da CCR Metrô Bahia, Elvio Torres, o sistema bateu o recorde de passageiros transportados, após a entrada em serviço de  mais quatro estações na linha 2, incluindo a de Mussurunga. Isso representou um incremento da ordem de 27% no número de ingressos, alcançando 180 mil passageiros transportados. Foi o recorde de usuários desde a inauguração do metrô. E a gente espera que com a conclusão de todo o sistema, incluindo esta estação que deve estar pronta no final do primeiro trimestre de 2018, a gente chegue a 500 mil passageiros sendo transportadas diariamente pelo sistema”. 
Obras complementares

Para o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, o Governo do Estado está executando um programa fundamental para a mobilidade na Região Metropolitana de Salvador. “O metrô é o principal sistema estruturante, de alta capacidade. Mas temos uma série de outras obras, como o VLT, que vai ser implantado do subúrbio até a Cidade Baixa, as obras das vias transversais ligando a Baía de Todos os Santos até o Subúrbio, que são a Linha Azul, ligando Pituaçu até o Lobato e a Linha vermelha saindo de Piatã e indo até Paripe”
Copello também ressaltou os terminais de ônibus. “Eu destaco o de Pirajá, completamente reformado pelo Governo do Estado, assim como o de Mussurunga, o do Acesso Norte, do Retiro, o da Rodoviária, que está sendo ampliado e reformado, e teremos ainda os terminais do Aeroporto e de Pituaçu, que estão sendo construídos. Também temos viadutos, passarelas, ciclovias e outras obras viárias que estão sendo realizadas na Avenida Paralela, de forma complementar ao metrô. É um conjunto que representa mais de R$ 10 bilhões de investimentos para fazer com que a nossa capital, que era uma das piores para se locomover, seja a de melhor desempenho de mobilidade no País, coisa que já está se concretizando”.
Com informação da Secom Ba.  12/09/2017

Bahia amplia capacidade de receber turistas com voo Bogotá-Salvador

Turismo  ✈

O novo voo, de numeração 8502, partirá de Salvador às sextas-feiras, às 19h15, chegando a Bogotá às 23h30. No sentido inverso, o voo 8503 decolará da capital colombiana aos sábados, às 00h30, aterrissando na Bahia às 8h45. A operação será efetuada com modernas aeronaves Airbus A319, configuradas para transportar confortavelmente 132 passageiros, em classe única, com amplo espaço entre as poltronas e entretenimento de bordo individual.

Da Redação
foto - ilustração
A Bahia fortalece a sua política estratégica de atração de turistas com a nova rota Salvador-Bogotá-Salvador que entra em operação na sexta-feira (15). O voo inaugural será celebrado no mesmo dia, às 16h30, pela companhia aérea, juntamente com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e lideranças do trade turístico.
“Salvador é uma das cidades focais na nossa malha, com ligações diretas para oito destinos. Apenas para São Paulo, são oito operações diárias. Identificamos uma forte demanda de passageiros que preferem viajar à Colômbia ou a outros países nas Américas, via Bogotá, o hub da nossa parceira Avianca Internacional. A vantagem para esses clientes é que eles não precisam desembarcar no Rio de Janeiro ou Guarulhos para fazer conexões internacionais”, destacou o presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira.
Para o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, a nova frequência assegura conforto aos visitantes colombianos interessados em vir à Bahia e favorece a política de incremento da atividade turística. “Estamos estruturando roteiros e produtos, a fim de oferecer elevada qualidade nos serviços, já que dispomos de atrativos incomparáveis, como sol e praia, histórico-cultural e gastronomia, dentre outros”, afirma o secretário.

Semanal
O novo voo, de numeração 8502, partirá de Salvador às sextas-feiras, às 19h15, chegando a Bogotá às 23h30. No sentido inverso, o voo 8503 decolará da capital colombiana aos sábados, às 00h30, aterrissando na Bahia às 8h45. A operação será efetuada com modernas aeronaves Airbus A319, configuradas para transportar confortavelmente 132 passageiros, em classe única, com amplo espaço entre as poltronas e entretenimento de bordo individual.

Internacionais
Semanalmente, a capital baiana recebe 17 voos internacionais. Os mercados emissores são Argentina (8 de Buenos Aires e 1 de Córdoba), Portugal (6 de Lisboa) e Espanha (2 de Madri). As companhias aéreas que oferecem as rotas são TAP, Aerolíneas Argentinas, Air Europa e Gol.
Outro importante destino turístico da Bahia, Porto Seguro, possui quatro frequências regulares com origem no exterior, todas da Argentina, que é o maior mercado emissor de turistas estrangeiros para a Bahia. De Buenos Aires são três voos (Gol e Aerolíneas Argentinas) somados a um vindo de Córdoba, também operado pelas Aerolíneas Argentinas. A Bahia recebe um total de 21 voos internacionais por semana. Com a nova operação da Avianca, serão 22.
Com informações da Secom Ba.  12/09/2017

Aeroportuários promovem atos contra a privatização de 14 aeroportos

Protestos  

Na cidade de São Paulo, o ato se concentrou no Aeroporto de Congonhas, um dos terminais incluídos nos quatro blocos de concessão anunciados pelo governo. “Nós queremos alertar a população sobre o erro que é conceder Congonhas ao setor privado, porque ele [o aeroporto] é superavitário, o mais rentável da Infraero e banca mais de 60% das despesas geradas nos terminais que operam com deficit”, justificou Severino Macedo, diretor do Sina, em Congonhas.

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
Integrantes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) promovem desde as 10h30 de hoje (12) atos simultâneos em 19 terminais aéreos no país contra o programa de desestatização do governo federal, que pretende transferir à iniciativa privada 14 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Nesses locais, foram espalhadas faixas e cartazes e também está sendo distribuída uma carta aos passageiros e ao público em geral, expondo os motivos da insatisfação dos manifestantes.
Na cidade de São Paulo, o ato se concentrou no Aeroporto de Congonhas, um dos terminais incluídos nos quatro blocos de concessão anunciados pelo governo. “Nós queremos alertar a população sobre o erro que é conceder Congonhas ao setor privado, porque ele [o aeroporto] é superavitário, o mais rentável da Infraero e banca mais de 60% das despesas geradas nos terminais que operam com deficit”, justificou Severino Macedo, diretor do Sina, em Congonhas.
Severino disse que apesar de terem sido reduzidos voos depois da tragédia com o Airbus A320 da TAM, em 2007, desde então “o número de passageiros só tem crescido neste terminal e aqui não temos crise”.
Em defesa do ato, Severino argumentou que muitas vezes a população é induzida a achar que os servidores públicos são preguiçosos, quando, na realidade, “somos celetistas de uma empresa pública que sustenta o funcionamento do terminal”. Congonhas é o segundo maior aeroporto do país, com movimento de 21 milhões de passageiros por ano.
De acordo com o Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), a meta é a de abrir licitação para 14 aeroportos em quatro blocos. Além de Congonhas, que pela proposta do governo é efetuar o negócio no primeiro e único lote, estão previstas as concessões dos terminais do Nordeste (Maceió, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande, Juazeiro do Norte e Recife); de Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Ala Floresta, Barra do Garça e Rondonópolis) e dos aeroporto de Vitória e de Macaé (RJ). Só na área de transportes, o plano de desestatização deve render R$ 8,5 bilhões.
Fonte - Agência Brasil  12/09/2017

Carro-forte capota após colidir com VLT em Fortaleza

Transportes sobre trilhos  🚄

De acordo com o condutor do VLT, o trem vinha numa velocidade de 25km/h quando o carro-forte, que trafegava da avenida Lauro Vieira Chaves, dobrou na avenida Luciano Carneiro. Assim que percebeu a colisão, o maquinista freou,mais ainda assim, a composição do trem ultrapassou a passagem de nível,o cruzamento de carros pelos trilhos.

O Povo on line
foto - Whatssap leitor/O Povo
Um carro-forte de empresa de segurança colidiu com um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em Fortaleza, na avenida Luciano Carneiro, em frente à empresa de vigilância na manhã desta segunda, 11, por volta das 9h20. Segundo os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) que atenderam à ocorrência, o VLT vinha da estação na Av.Borges de Melo em direção à Parangaba quando o carro forte avançou e foi atingido e captou. Quatro funcionários da empresa de segurança que estavam no interior do carro forte, ficaram feridos,e foram encaminhados para atendimento médico em dois hospitais da cidade.
De acordo com o maquinista do VLT,o trem vinha numa velocidade de 25km/h quando o carro-forte, que trafegava da avenida Lauro Vieira Chaves, dobrou na avenida Luciano Carneiro. Ainda segundo o condutor do VLT, todos os sinais sonoros e luminosos estava acionados no momento do acidente. Assim que percebeu a colisão, o maquinista freou,mais ainda assim, a composição do trem ultrapassou a passagem de nível,o cruzamento de carros pelos trilhos.
O maquinista, que teve pequenas escoriações nas mãos, informou que o VLT vinha com cerca de 20 pessoas. Os passageiros tiveram apenas ferimentos leves. Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) afirmou que a passagem de nível onde ocorreu o acidente estava devidamente sinalizada e que possui, inclusive, cancela em funcionamento.A Seinfra informa também que a operação assistida foi suspensa nesta segunda-feira e volta nesta terça-feira (12), a partir das 6 horas. As causas da colisão ainda vão ser apuradas.
A Seinfra esclarece que a sinalização (cancela) é um conjunto de elementos e não só o “braço” que fecha o cruzamento com a linha férrea (passagem de nível). São sinais luminosos, sonoros, placas indicativas e até mesmo a buzina do próprio VLT que sinalizam uma passagem de nível. "Por isso, a falta do braço da cancela não caracteriza, em nenhuma hipótese, sinalização deficitária", informou. A assessoria de imprensa afirmou ainda que é importante ressaltar que a peça que estava faltando na cancela é alvo constante de furto e depredação. Só nesse cruzamento do acidente, esse “braço” já foi reposto mais de uma vez.
O artigo 212, prevê que “deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea” é uma infração de natureza “gravíssima”, passível de multa.
Fonte - O Povo on line  11/09/2017

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Gov. Rui Costa participa de viagem no novo trecho da linha 2 do Metrô de Salvador

Mobilidade/Transportes sobre trilhos  🚇

A Bahia fica orgulhosa de ter um projeto que é referência para o país inteiro. Daqui alguns anos Salvador terá, juntamente à região metropolitana, com a obra do VLT, proporcionalmente, a melhor mobilidade do país.Até dezembro, estaremos com a obra chegando ao aeroporto. Além do aeroporto, teremos o trecho que vai sair de Pirajá até Águas Claras/Cajazeiras,disse o Governador.

Da Redação
foto - Manu Dias/GOVBA
O governador Rui Costa foi um dos passageiros que experimentou o novo trecho do metrô nesta segunda-feira (11). Depois de passar por cada uma das estações, Rui afirmou que Salvador terá, em breve, a terceira maior malha metroviária em extensão no país.
Em apenas 30 minutos,a população de Salvador a partir de hoje (11/09) já pode cruzar a cidade, saindo de Mussurunga e chegando até a Lapa após a entrada em operação das quatro novas estações da Linha 2 do sistema metroviário de Salvador. Com a abertura do novo trecho de 7,5km o sistema conta agora com 29 quilômetros de trilhos e 19 estações nas Linhas 1 e 2.A estação de Metroviária de Mussurunga integrada ao terminal de ônibus local,possibilitará o acesso e a integração das 21 localidades de Salvador e Lauro de Freitas,que já são atendidas pelo equipamento.

foto - Manu Dias/GOVBA
“A Bahia fica orgulhosa de ter um projeto que é referência para o país inteiro. Daqui alguns anos Salvador terá, juntamente à região metropolitana, com a obra do VLT, proporcionalmente, a melhor mobilidade do país. Até dezembro, estaremos com a obra chegando ao aeroporto. Além do aeroporto, teremos o trecho que vai sair de Pirajá até Águas Claras/Cajazeiras. São mais cinco quilômetros de metrô que nós vamos iniciar, e portanto, chegaremos a 42 quilômetros de metrô”, afirmou o governador.
Com as novas quatro estações entregues nesta segunda-feira (11), a expectativa é aumentar o número de passageiros em cerca de 60%, chegando a transportar 200 mil pessoas por dia, com capacidade para até 400 mil embarques diários.
Com informações da Sedur  11/09/2017

Bahia caminha para abrigar toda a cadeia produtiva da energia solar

Energia/Sustentabilidade  🌅

Na avaliação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, o Governo vem trabalhando intensamente no sentido de atrair para o estado toda a cadeia produtiva do segmento solar. Uma das ações desenvolvidas pelo governo baiano para incentivar o crescimento do setor é a isenção de impostos e incentivos fiscais para empresas do segmento. 

Da Redação
foto - ilustração
Em pleno funcionamento desde junho deste ano, quando entrou em operação, o maior parque solar fotovoltaico do Brasil, em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, está também melhorando a economia da cidade, famosa pelo turismo religioso. O município está localizado em uma área com altos níveis de radiação solar e, de acordo com a Enel Green Power, subsidiária brasileira do grupo italiano Enel, que opera o parque, é capaz de gerar cerca de 340 gigawatts de energia por ano. A energia é suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 166 mil lares brasileiros.
Na avaliação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, o Governo vem trabalhando intensamente no sentido de atrair para o estado toda a cadeia produtiva do segmento solar. Uma das ações desenvolvidas pelo governo baiano para incentivar o crescimento do setor é a isenção de impostos e incentivos fiscais para empresas do segmento.
O objetivo, segundo Wagner, é promover o desenvolvimento de forma sustentável da região semiárida, onde a incidência solar é mais forte, e abrir novas oportunidades de emprego e renda. Nossas riquezas naturais - minérios, vento, o sol - estão gerando renda e empregos em toda a Bahia, transformando a realidade das regiões mais necessitadas. A fotovoltaica, que tem grande potencial de crescimento em nosso estado, além de baratear o custo da produção de energia, também ajuda a preservar o meio ambiente”, diz o secretário da SDE. Incentivar a produção do vidro e do silício na Bahia é fundamental para que toda a cadeia produtiva da energia solar esteja funcionando no estado.
Com informações da Secom Ba. 11/09/2017

Montagem do viaduto Stella Maris sobre a Linha 2 do Metrô,interrompe trânsito na Avenida Carybé

Infraestrutura viária  🚧

Motoristas que circulam pela Av.Caribé, que liga a Av. Paralela ao Aeroporto Internacional de Salvador e a cidade de Lauro de Freitas, devem ficar atentos as modificações no tráfico de veículos de 11 a 14/09, em função das obras de montagem do viaduto que cruza a avenida e a via permanente da linha 2 do Metrô. 

Da Redação
Divulgação/CCR Metrô Ba.
A CCR Metrô Bahia informa que durante as madrugas de 11 a 14 de setembro será necessário o fechamento parcial da Avenida Carybé, sempre das 23h às 5h, para a montagem do viaduto de retorno Stella Maris. A intervenção será realizada em duas etapas e contará com monitores de tráfego e intensa sinalização.

Etapa 1 - Sentido Salvador
Dias: 11 e 12 de setembro
Horário: das 23h às 5h

Intervenção: fechamento da Avenida Carybé, sentido Salvador, próximo às obras do viaduto Stella Maris.
Rota alternativa: Os condutores com destino a Salvador terão que acessar via Avenida São Cristóvão, ficando atentos às placas de sinalização no local.

Etapa 2 - Sentido Aeroporto
Dias: 13 e 14 de setembro
Horário: das 23h às 5h

Intervenção: fechamento da Avenida Carybé, sentido aeroporto, próximo às obras do viaduto Stella Maris.
Rota alternativa: Veículos com destino ao Aeroporto terão que acessar o viaduto Mario Andreazza, em seguida Avenida São Cristóvão e seguir em frente. Quem sai de Stella Maris e quer ir pro Aeroporto, deve seguir via Orla sentido Itapuã, pegar a Av. Dorival Caymmi, acessando, então, a Av. São Cristóvão.
Com informações da CCR Metrô Bahia  11/09/2017

Semana da Tecnologia Metroferroviária acontece dia 19 de setembro em SP

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

Em sua 23ª edição, o evento é consolidado no setor como o mais importante de toda a América Latina, reunindo diversos engenheiros, consultores e executivos para discutir os entraves da mobilidade urbana e transporte público. 

Abifer
foto - ilustração/arquivo - Metrô de Salvador
A Semana de Tecnologia Metroferroviaria e o Metroferr acontecem no próximo dia 19 de setembro, em São Paulo, no Campus Paraíso da Universidade Paulista (UNIP). Em sua 23ª edição, o evento é consolidado no setor como o mais importante de toda a América Latina, reunindo diversos engenheiros, consultores e executivos para discutir os entraves da mobilidade urbana e transporte público.
Desenvolvida e criada pela AEAMESP, a Semana de Tecnologia Metroferroviária deste ano tem como tema central “+Trilhos+Desenvolvimento”, que se refere ao desenvolvimento urbano e econômico causado pela expansão da malha metroferroviária, tanto de passageiros quanto de cargas.
Na cerimônia de abertura da 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA, no dia 19 das 14h às 15h40, serão conhecidos os vencedores do 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, que é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.
Com informações da Abifer  11/09/2017

Fortaleza (CE) terá primeira ciclovia-modelo do Brasil

Ciclismo/Mobilidade  🚲

O projeto-piloto faz parte do Programa de Mobilidade de Baixo Carbono, elaborado após o Acordo de Paris, firmado pela comunidade internacional para combater as alterações climáticas no mundo, e o compromisso do Brasil de reduzir as emissões de carbono até 2030. Brasília, Belo Horizonte e São Paulo também fazem parte do programa e serão responsáveis pela elaboração do caderno técnico de referência em mobilidade por bicicleta.

Edwirges Nogueira
Correspondente da Agência Brasil
AntonioCruz/ABr
Os ciclistas de Fortaleza terão um novo espaço de trânsito na capital a partir de um projeto-piloto elaborado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério das Cidades e a prefeitura da capital. A ciclovia-modelo, de 7 quilômetros, vai passar pelas avenidas Coronel Carvalho e Radialista José Lima Verde, no lado oeste da cidade, duas das mais movimentadas da região e que cortam quatro bairros.
O projeto-piloto faz parte do Programa de Mobilidade de Baixo Carbono, elaborado após o Acordo de Paris, firmado pela comunidade internacional para combater as alterações climáticas no mundo, e o compromisso do Brasil de reduzir as emissões de carbono até 2030. Brasília, Belo Horizonte e São Paulo também fazem parte do programa e serão responsáveis pela elaboração do caderno técnico de referência em mobilidade por bicicleta.
O estudante de biblioteconomia Ivan Ribeiro, de 35 anos, que pedala com frequência nas duas vias para ir ao trabalho, tem a bicicleta como principal meio de transporte na cidade. “Atualmente, há trechos dessas avenidas em que é relativamente tranquilo pedalar. Em outros, as pistas são estreitas, e é difícil dividir o espaço com os carros. Eu não me sinto totalmente seguro, pois esses trechos complicados são maioria.”
Fortaleza receberá a ciclovia-modelo por já ter uma ampla malha cicloviária, de 214 quilômetros, e contar com o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI). Atualmente, os dois programas de bicicletas compartilhadas ativos na cidade (o Bicicletar, que dá uma hora de uso gratuito, e o Bicicleta Compartilhada, que permite passar 14 horas com o veículo) disponibilizam aos ciclistas mais de mil unidades. Somente o Bicicletar registra mais de 1,5 milhão de viagens desde sua implantação, em 2014.
“Com esta ciclovia e o caderno técnico de referência, planeja-se criar um benchmark [processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais], para todo o país, do planejamento e construção de uma ciclovia que promova a mobilidade urbana sustentável”, afirma Karisa Maia Ribeiro, especialista sênior em transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Um dos critérios usados para escolher as avenidas que receberão a ciclovia-modelo foi a possibilidade de integração com outras ciclovias e ciclofaixas existentes na região. Segundo o coordenador de Gerenciamento de Programas e Projetos da Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, os 7 quilômetros do projeto-piloto vão se somar a cerca de 20 quilômetros da estrutura para trânsito de bicicletas já existente, integrando, inclusive, o trecho da orla da Avenida Vila do Mar, no litoral oeste de Fortaleza.
“Acreditamos que, com segurança e com toda essa infraestrutura instalada, as pessoas vão mudar sua forma de deslocamento, optando por veículos não motorizados. Isso é um movimento em todo o país e, com esse investimento, pensamos que estamos mudando uma realidade”, disse Daher.

Obra custará US$ 1,5 milhão
A construção da ciclovia-modelo vai custar US$ 1,5 milhão, e a obra deve começar em fevereiro do ano que vem. O projeto está sendo elaborado pela prefeitura da capital cearense em conjunto com uma consultoria especializada e vai passar ainda por consulta pública para receber sugestões da população.
Com a experiência de quem pedala nas avenidas, o estudante Ivan Ribeiro pergunta como vão ficaras muitas árvores que existem nessas vias. “Tem muitas árvores no canteiro central das avenidas. Eu me pergunto se vão tirá-las, pois sou contra a derrubada de árvores para fazer ciclofaixas." Ele disse que também é preocupante o fato de essas vias não serem tão largas. "Querendo, ou não, existe o debate de que se tira o espaço do carro. Isso incomoda os motoristas e acaba gerando conflitos no trânsito.”
André Daher, entretanto, observou que a experiência de Fortaleza e de outras cidades brasileiras em termos de convivência entre carros e bicicletas vai trazer, por meio do caderno técnico, deve contribuir para o surgimento de soluções que tornem as vias mais seguras e o convívio com entre os usuários, mais tranquilo.
“Aqui na cidade, por exemplo, temos muitas ciclovias na área periférica, mas não há em todas elas o nível de conflito que há nas avenidas escolhidas para o projeto-piloto, que ficam em uma área bastante adensada. Haverá soluções com o maior número de dispositivos para garantir a segurança do ciclista”, acrescentou Daher. Ele destacou o aumento da sinalização e as travessias sobre canteiros e passeios.
Para Karisa, a adequação das cidades, já muito estruturadas para os veículos motorizados, para receber a bicicleta como modal de transporte, ocorre exatamente por meio de iniciativas que beneficiam a população com alternativas de mobilidade. Ela disse que também são fundamentais para mudar a forma de locomoção das pessoas nas cidades a prioridade ao transporte não motorizado e ao transporte público coletivo e a capacitação e a disseminação do conhecimento sobre planejamento da mobilidade urbana de baixo carbono.
Lançada em julho deste ano, a Política de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono de Fortaleza prevê redução de 20% Gás de Efeito Estufa (GEE) até 2030. A prefeitura estima que, desde 2012, a capital já conseguiu reduzir a emissão desses gases em 4%.
Fonte - Agência Brasil  10/08/2017

domingo, 10 de setembro de 2017

Setembro e as cinco (05) estações que chegam a Salvador

Transportes sopre trilhos  🚇

O mês de Setembro traz com ele a alegria e as cores da estação da Primavera,onde a natureza desperta exuberante e florida. Em Salvador o mês de setembro bem mais generoso trouxe com ele cinco (05) estações, além da Primavera, junto com ela chegam, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga.

Da Redação
foto - ilustração/CCR Metrô Ba
O Sistema Metroviário de Salvador,inaugura nesta segunda (11) mais um trecho de 7,5 km da linha 2  entre as estações de Pituaçu e Mussurunga. Ao todo serão agora 11 estações no trajeto entre a Estação Acesso Norte e o bairro de Mussurunga no final da Av. Parelela sentido Aeroporto.
As quatro (04) novas estações (Flamboyant,Tamburugy,Bairro da Paz e Mussurunga) que entram em operação a partir desta segunda feira  (11),somam-se as sete (07) (Acesso Norte, Detran,Rodoviária, Pernambués,Imbuí, CAB e Pituaçú) já em operação,realizando uma importante ligação troncal,entre três pontos de grandes destinos da cidade,Lapa,Pirajá e Mussurunga, passando pela região do Iguatemí. A estação de Mussurunga, integrada a um grande terminal de ônibus, realizará uma importante rede de conexões com os bairros do entorno, o Aeroporto e também com a RMS em direção a Camaçari e o Litoral Norte.
Os benefícios para a população da cidade que utilizam o transporte público, principalmente os moradores dos bairros lindeiros ao longo da Av. Paralela,bem com um provável alívio no fluxo do trânsito na avenida,minimizando os congestionamentos principalmente nas horas de pico,além de contribuir para diminuição da poluição ambiental,deverão ser sentidos gradativamente a medida que a população da cidade passe a adotar com maior intensidade o uso do novo sistema de transportes público de massa de Salvador.
Um sonho que era uma "grande dúvida",mais também um "objetivo a ser conquistado" a uns poucos anos atras,torna-se agora uma realidade unânime,incontestável e promissora.Hoje  podemos afirmar que definitivamente estamos entrando na era de uma "Salvador Sobre Trilhos"
Pregopontocom  10/09/2017