PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 9 de setembro de 2017

Gov Rui Costa visita Mussurunga e anuncia início da operação de novas estações do Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚇

Já nesta segunda-feira (11) o metrô de Salvador terá mais quatro novas estações e chega a Mussurunga. Quem chegar de metrô até aqui também vai encontrar uma estação de ônibus completamente reformada, com ampliação de plataformas, troca de todo o telhado, reforma nos banheiros e instalações para os motoristas, é uma estação renovada, com um investimento de mais de R$ 20 milhões pra dar segurança, conforto e trafegabilidade aos ônibus que passam por aqui”, disse o governador na visita ao novo terminal de ônibus.

Da Redação
foto - Manu Dias/GOVBA
Na primeira agenda pública após o retorno da missão internacional na China, o governador Rui Costa visitou, nesta sexta-feira (8), as instalações do terminal de ônibus de Mussurunga, que passou por requalificação, e anunciou início da operação comercial nas quatro novas estações de metrô a partir das 5h da próxima segunda-feira (11).
“Já nesta segunda-feira (11) o metrô de Salvador terá mais quatro novas estações e chega a Mussurunga. Quem chegar de metrô até aqui também vai encontrar uma estação de ônibus completamente reformada, com ampliação de plataformas, troca de todo o telhado, reforma nos banheiros e instalações para os motoristas, é uma estação renovada, com um investimento de mais de R$ 20 milhões pra dar segurança, conforto e trafegabilidade aos ônibus que passam por aqui”, disse o governador na visita ao novo terminal de ônibus.

foto - Manu Dias/GOVBA
Terminal de ônibus de Mussurunga
As novas instalações ganharam novo asfalto, piso de granito, rota tátil para deficientes visuais e o acesso à estação é feito sem catracas. Com uma área construída 23% maior que a anterior, contará com 17 baias de ônibus, capacidade para receber 126 veículos e 190 mil passageiros por dia. O terminal será interligado à Estação Mussurunga do metrô através de uma passarela, que poderá ser acessada por escada fixa, rolante ou elevador.
Com a entrega das estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga, o sistema metroviário de Salvador passa a contar com 19 estações e 29 km operacionais somando as Linhas 1 e 2. Também na segunda, oito linhas metropolitanas passam a entrar no terminal de ônibus de Mussurunga, facilitando a integração dos moradores da região metropolitana de Salvador.
Com informações da Secom Ba.  08/09/2017

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Ecoa o grito: a Amazônia é nossa!

Ponto de Vista  🔍

A política de austeridade – política de redução do tamanho do Estado – levada a cabo pelo governo Temer atingiu um limite inaceitável. Há poucos dias, no campo socioambiental, o governo extinguiu a Reserva Nacional de Cobre e Seus Associados (Renca) para viabilizar a exploração mineral por companhias privadas do ramo. Trata-se de uma área de 47 mil quilômetros quadrados de mata fechada da Amazônia, equivalente em área ao estado do Espírito Santo.

Carolina da Silveira Bueno - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Os ajustes econômicos e o anúncio do novo pacote fiscal promovidos pelo governo Temer aprofundam a crise brasileira. Temos uma deterioração dos serviços públicos, especialmente em saúde e educação, um aumento do desemprego e da população de rua. Ou seja, os ajustes promovidos pelo governo consolidam privilégios e retiram direitos. Trata-se de uma equipe que tem um projeto de país elitista e de desmonte de bens e serviços públicos garantidos pela Constituição de 88.
A política de austeridade – política de redução do tamanho do Estado – levada a cabo pelo governo Temer atingiu um limite inaceitável. Há poucos dias, no campo socioambiental, o governo extinguiu a Reserva Nacional de Cobre e Seus Associados (Renca) para viabilizar a exploração mineral por companhias privadas do ramo. Trata-se de uma área de 47 mil quilômetros quadrados de mata fechada da Amazônia, equivalente em área ao estado do Espírito Santo.
A reserva é rica sobretudo em ouro, mas também em tântalo, minério de ferro, níquel, manganês e outros minerais. Abriga também nove áreas protegidas: o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, as Florestas Estaduais do Paru e do Amapá, a Reserva Biológica de Maicuru, a Estação Ecológica do Jari, a Reserva Extrativista Rio Cajari, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru e as Terras Indígenas Waiãpi e Rio Paru d’Este.
Com 5% de aprovação, a menor de um presidente desde a redemocratização do país, Michel Temer, acabou, por decreto, com uma regra que determinava que somente a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), pertencente ao Ministério de Minas e Energia, podia fazer pesquisa de minérios na área. O desequilíbrio socioambiental que será provocado se mineradoras privadas forem explorar essa região trará consequências catastróficas irrefutáveis.
A Floresta Amazônica constitui um ecossistema de importância singular para a regulação climática do Brasil e do mundo.
Pesquisas realizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em parceria com o INPE (Instituto nacional de Pesquisas Espaciais), revelam que a Floresta Amazônica produz um fenômeno conhecido como “Rios voadores”. Os rios voadores são rios aéreos de vapor bombeados para atmosfera pela floresta e explicam por que a região do quadrilátero que vai de Cuiabá a Buenos Aires, de São Paulo aos Andes é uma região verde e úmida, enquanto as outras regiões de mesma latitude do mundo são compostas por desertos.
Os rios voadores são os serviços ecossistêmicos que provêm as condições climáticas adequadas para que esse quadrilátero seja responsável por 70% do PIB da América do Sul, onde se concentram a maior parte da produção agrícola, industrial e onde estão os grandes centros urbanos.
O desmatamento inerente à mineração em uma área do tamanho da Renca certamente contribuirá para o desequilíbrio da dinâmica invisível dos rios voadores, comprometendo a produção de alimentos, atividades industriais e o abastecimento de água nas regiões que compõem o quadrilátero. Tão importante quanto a perturbação da dinâmica climática provida pelos rios voadores são os impactos ambientais na região da reserva: contaminação do solo e dos recursos aquáticos, e a destruição da biodiversidade.
Tirar o direito de uma instituição de pesquisa nacional trabalhar na região, e dar lugar a empresas que irão destruir a biodiversidade, visto que a Amazônia tem milhares de espécies endêmicas que ainda não foram descobertas, esse é o grande crime. O Brasil é o país no mundo que mais tem biodiversidade (patrimônio genético). Existem muitas plantas e espécies que só existem naquele pedaço de floresta, e algumas dessas podem conter respostas para muitos problemas. A mineração, por sua vez deixa pouco para o país.
Apesar do decreto de extinção da Renca manter as regras válidas para as unidades de conservação e terras indígenas, existem exemplos históricos sobre os impactos negativos da mineração em regiões amazônicas. A presença de uma atividade com elevado risco de impacto em uma região permeada por unidades de conservação fragiliza a integridade dessas áreas, afetando sua própria função de conservação da flora e fauna e expõe as populações tradicionais à violência e doenças.
A extinção da Renca é mais uma dentre uma série de medidas arbitrárias do atual governo que aumentam sobremaneira os problemas socioambientais e econômicos. Preservar o patrimônio genético e garantir a biodiversidade no Brasil é um dever de todos os cidadãos. É fundamental que a sociedade brasileira, do campo às grandes cidades, ecoa o grito: a Amazônia é nossa!
*Carolina da Silveira Bueno é pesquisadora pelo Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente da Unicamp
Fonte - Portogente  08/09/2017

VLT Parangaba-Mucuripe no Ceará já transportou 20 mil pessoas

Transportes sobre trilhos  🚄 

Por dia, cerca de 600 passageiros utilizam o VLT, cujo trecho em operação tem cinco quilômetros. A estação mais movimentada é a Vila União, seguida de Parangaba, Borges de Melo e Montese. Na quarta feira (5/9), o dia fechou com total acumulado de 21.008 desde início da operação, segundo balanço da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, operadora do equipamento.

Metrofor
foto - ilustração/arquivo
Funcionando em operação assistida desde 25 de julho, o VLT Parangaba-Mucuripe alcançou esta semana a marca dos de 20 mil passageiros transportados. Na terça-feira (5/9), o total de passageiros transportados somou 20.395 pessoas, desde início da operação. Na quarta (5/9), o dia fechou com total acumulado de 21.008, segundo balanço da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, operadora do equipamento. Segundo o presidente da Cia, Eduardo Hotz, a previsão é de crescimento para os próximos meses.
“Nessa fase de operação assistida, entendemos que o VLT tem sido muito bem recebido pela população e intensamente utilizado. As pessoas o utilizam para ir à escola, ao trabalho, ao comércio, às suas atividades cotidianas e também para passear”, afirma o gestor.
Por dia, cerca de 600 passageiros utilizam o VLT, cujo trecho em operação tem cinco quilômetros. A estação mais movimentada é a Vila União, seguida de Parangaba, Borges de Melo e Montese. Ainda segundo balanço da Cia, o horário mais movimentado é a faixa entre 9h e 10h. Para ter acesso ao serviço basta se dirigir a uma das estações e aguardar a chegada do VLT. O horário das viagens pode ser consultado no site do Metrofor (www.metrofor.ce.gov.br). Endereços de grande fluxo de pessoas são contemplados pelas estações.
Na Parangaba, a parada do VLT fica próxima do Terminal de Ônibus da Parangaba, do Shopping Parangaba, além de ser integrada com a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Acessando a Linha Sul, passageiros do VLT podem se deslocar para Pacatuba, Maracanaú ou Centro de Fortaleza. Na Borges de Melo, a estação do VLT fica ao lado do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, utilizado para viagens intermunicipais e interestaduais.

Operação assistida
A operação assistida é a fase em que a população tem o primeiro contato com o novo ramal e se acostuma com a prestação do serviço, incorporando-o em seu cotidiano. Nesta fase também estão sendo desenvolvidos programas de relacionamento com a comunidade. Para viabilizar a operação, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos destinou profissionais maquinistas, manobradores de trens, agentes de estação, vigilantes e zeladores.
As estatísticas de passageiros registradas até o momento são proporcionais à fase inicial da operação do VLT. As capacidades máximas de transportes devem ser atingidas com o término da obra e o início da operação comercial em todo o ramal, e ainda com as futuras integrações a outras linhas e modais de transporte.

Obras
Em agosto, a Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA recebeu as propostas para continuidade das obras nos demais trechos do VLT. A licitação I, que corresponde às obras de construção de quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes, recebeu propostas de seis empresas ou consórcios e teve como primeira classificada a empresa CG Construções LTDA. A licitação II, que corresponde à construção e conclusão de 6 estações e 3 passarelas, recebeu 9 propostas e teve como primeira classificada a Construtora Morais Vasconcelos LTDA. Já a licitação III, que corresponde às obras nas vias férreas e acessos, teve como classificado o consórcio formado pelas empresas CG Construções LTDA e Domo Construções LTDA – EPP. O valor previsto dos três lotes é de aproximadamente R$ 98 milhões, caso os três classificados sejam habilitados.
Os trens operam de segunda a sexta das 6h às 12h.
Com informações da Metrofor CE  08/09/2017

Justiça suspende festa em prédio tombado nos arredores do Cais do Valongo no Rio

Patrimônio histórico  ⛵

A festa Biergarten, que começou no dia 6 e terminaria neste sábado (9), foi embargada pelo juiz João Augusto Carneiro Araújo, da 12ª Vara Federal do Rio. O Armazém Central de Docas D. Pedro II foi construído no século 19 e faz parte do complexo do Cais do Valongo, o maior porto de desembarque de africanos escravizados. O cais foi tombado este ano pela organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e fica na zona portuária, na região conhecida como Pequena África.

Da Agência Brasil
Fernando Frazão/Agência Brasil
A Justiça Federal suspendeu a realização de um festival de cerveja, com shows de música, em área tombada pelo patrimônio histórico, no Rio de Janeiro. A festa Biergarten, que começou no dia 6 e terminaria neste sábado (9), foi embargada pelo juiz João Augusto Carneiro Araújo, da 12ª Vara Federal do Rio. No plantão judiciário, o magistrado aceitou argumento do Ministério Público Federal (MPF) sustentando risco de danos ao prédio que receberia o evento.
O Armazém Central de Docas D. Pedro II foi construído no século 19 e faz parte do complexo do Cais do Valongo, o maior porto de desembarque de africanos escravizados. O cais foi tombado este ano pela organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e fica na zona portuária, na região conhecida como Pequena África.
O juiz Carneiro Araújo, na decisão, afirmou que a estrutura e o caráter do Armazém Docas não eram adequados para a festa do Biergarten. O evento deveria ainda ter sido autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que não ocorreu. A negociação para uso do armazém foi feita com a organização não governamental (ONG) Ação Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que ocupa e administra o prédio, de propriedade da União.
“Afora o descumprimento de decisão administrativa [comunicação ao Iphan], a realização do evento de tal magnitude poderá causar danos irreparáveis ao imóvel histórico”, alegaram os procuradores da República, Jaime Mitropoulous e Sergio Gardenghi Suiama.
No documento enviado ao juízo, baseado em entendimento com o Iphan, os procuradores também evocaram a importância simbólica do espaço para os afrodescentes. O armazém, de dois andares e 14 mil metros quadrados, foi construído pelo engenheiro negro André Rebouças.
Outra preocupação do MPF, acatada pela Justiça, era o risco de danos ao Cais do Valongo, em frente ao local da festa. Em eventos anteriores, no mesmo local, o público que deixava a festa jogou lixo e usou o sítio arqueológico tombado como banheiro.
A Polícia Federal lacrou o prédio na madrugada de ontem (7). A organização do Biergarten, a empresa Party Industry, lamentou a decisão em suas redes sociais. “Apenas para constar, embargaram uma ONG cuja receita é revertida no combate à fome. Que envia comida para creches. Tomara que os responsáveis encontrem luz na escuridão”. Parte das festas do Biergarten foi transferida para outros pontos da cidade e a organização está devolvendo ingressos.
A Agência Brasil não conseguiu contatar a ONG Ação Cidadania para comentar o caso.
Fonte - Agência Brasil  08/09/2017

CBTU testa em Maceió novos trilhos para retomar viagens de trens e VLTs até Jaraguá

Transportes sobre trilhos  🚄

A previsão é de que tudo fique pronto até o final deste mês, e que as viagens com passageiros comecem a acontecer a partir de outubro.As obras de troca de dormentes, ampliação da linha férrea, que já tinha mais de 70 anos, e a construção da nova estação começaram no final do ano passado

G1 - RF
foto - ilustração
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) iniciou a fase de testes nos trilhos de trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) para pôr em operação a nova estação de Jaraguá, em Maceió, e retomar as viagens entre o bairro portuário e o Centro.
As obras de troca de dormentes, ampliação da linha férrea, que já tinha mais de 70 anos, e a construção da nova estação começaram no final do ano passado, sob orçamento de R$ 3,4 milhões, após diversos atrasos provocados por problemas em relação ao projeto.
“Essa é uma reativação de via. Nós colocamos trilhos mais seguros, mais confortáveis para circular com o VLT. Só está faltando agora as passagens de pedestres e a pintura nas estações, que já estão na fase de acabamento. Estamos concluindo a obra no prazo”, afirma Brumel Macedo, coordenador de obras da CBTU.
A previsão é de que tudo fique pronto até o final deste mês, e que as viagens com passageiros comecem a acontecer a partir de outubro.
Atualmente, seis VLTs estão em circulação e outros dois em manutenção. A CBTU informa que vai analisar a demanda de passageiros após o início de operação do trecho para analisar a compra de mais veículos.
Fonte - Revista Ferroviária  08/09/2017

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Geração eólica bate recorde no Nordeste

Energia  💡

O recorde de geração instantânea anterior tinha sido alcançado no dia 29 de julho, quando foram gerados 6.344 MW, com um fator de capacidade de 78%.

Da Redação
foto - ilustração

A geração eólica no Nordeste bateu recorde nos primeiros dias deste mês. No dia 1°, a geração instantânea, ou seja, o pico de geração eólica, atingiu 6.800 MW, o que representa um fator de capacidade de 83%. O montante de energia produzido foi suficiente para atender 65% da carga do subsistema. O recorde de geração instantânea anterior tinha sido alcançado no dia 29 de julho, quando foram gerados 6.344 MW, com um fator de capacidade de 78%. Já o novo recorde de geração média diária foi alcançado no dia 3, quando foram produzidos 6.108 MW médios.
Com informações da Seinfra Ba.  07/09/2017

VLT Carioca realiza testes na região da Central do Brasil

Transportes sobre trilhos  🚄

Em mais um passo para a consolidação do sistema, as movimentações começaram entre a futura parada Vila Olímpica, antes do antigo túnel ferroviário, na Gamboa, e as proximidades da futura estação Central, que ficará próxima ao portão 6 da Supervia, na rua Senador Pompeu.

VLT Carioca
divulgação
O VLT Carioca iniciou os testes no trecho que complementa o traçado da linha 2, passando pela Central do Brasil e chegando também à Rodoviária. Em mais um passo para a consolidação do sistema, as movimentações começaram entre a futura parada Vila Olímpica, antes do antigo túnel ferroviário, na Gamboa, e as proximidades da futura estação Central, que ficará próxima ao portão 6 da Supervia, na rua Senador Pompeu.
Como em todas as fases pré-operacionais, a progressão tem sido gradual. Após os primeiros dias, os testes já cruzam a Avenida Presidente Vargas e avançam até a parada Saara, atualmente um dos pontos de partida da linha 2. O cronograma prevê a evolução durante o mês de setembro de forma que tudo esteja pronto para a operação com passageiros em outubro. Assim, o trecho passará a operar no percurso Rodoviária-Praça XV.
Já nesse período, é fundamental a atenção da população para a circulação do VLT na região. Placas alertam para a passagem dos veículos e é importante não caminhar nos trilhos e atravessar sempre nos locais em que há sinalização adequada.
A chegada à Central representará um marco para o projeto, confirmando a vocação de conectar os principais modais, já que o VLT terá ligação com os trens e com os terminais de ônibus Américo Fontenelle e Procópio Ferreira, além de mais uma conexão com o metrô. A expectativa é de que nos primeiros meses de operação haja um aumento de até 40% no número de passageiros com a circulação no novo trecho.
Fonte - ANPTrilhos  06/09/2017

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Mussurunga ganha metrô e novo terminal de ônibus até fim do mês

Mobilidade  🚏  🚇

O novo terminal de ônibus, que vai reunir no mesmo espaço os ônibus municipais e intermunicipais, foi completamente reformado e ampliado pelo Governo do Estado. O presidente da Companhia de Transportes da Bahia, Eduardo Copello, lembra que o terminal estava com a área em situação precária. “Foi feita a reforma completa, telhado, pisos e toda a parte funcional.

Da Redação
foto -  Mateus Pereira/GOVBA
TIM/Terminal de Integração Mussurunga
De um lado e a estação do metrô, do outro o terminal de ônibus, quando os dois equipamentos localizados na Av. Paralela em Mussurunga, forem entregues e entrarem em serviço iniciando a operação integrada, ônibus/Metrô - Metrô/ônibus até o fim do mês de setembro, os usuários terão mais facilidade para cumprir os trajetos que percorrem diariamente.
O novo terminal de ônibus, que vai reunir no mesmo espaço os ônibus municipais e intermunicipais, foi completamente reformado e ampliado pelo Governo do Estado. O presidente da CTB (Companhia de Transportes da Bahia), Eduardo Copello, lembra que o terminal estava com a área em situação precária. “Foi feita a reforma completa, telhado, pisos e toda a parte funcional. Hoje é dotado de banheiros limpos, com vigilância, sinalização e tudo o que é necessário para o bom funcionamento e a orientação dos passageiros”, explica Copello.

Melhoria do trânsito
Com a entrada em operação dos 7,5km do 3º trecho da linha 2 do metrô chegando a estação de Mussurunga,integrada ao sistema de ônibus urbanos e metropolitanos,a expectativa é que haja uma diminuição no fluxo viário na Av. Paralela com a migração de boa parte dos usuários do transporte individual para o novo sistema de transporte público,em função das múltiplas vantagens oferecidas pelo mesmo,rapidez,conforto,segurança e agilidade.

Acessibilidade
O Presidente da CTB,Eduardo Copello,acrescenta que as pessoas que chegarem de ônibus terão acesso ao metrô por meio da passarela, fazendo a integração e atendendo a toda a região. Serão beneficiados não apenas moradores de bairros como Mussurunga e Itapuã, como também de cidades vizinhas da região metropolitana, que chegam pela CIA-Aeroporto e pelo Litoral Norte.
Com a entrega das estações até Mussurunga, serão 17 quilômetros de trilhos, com 11 estações na Linha 2 desde o Acesso Norte, atendendo praticamente toda a Avenida Paralela. “O que também permite, com as integrações, que as pessoas possam usar um transporte coletivo de qualidade, deixando os carros em casa e minimizando os engarrafamentos na Avenida Paralela. Este é um ganho de qualidade de vida espetacular proporcionado pelo projeto do metrô”, ressalta Copello.
Com informações da Sedur Ba.  06/09/2017

Osba celebra 35 anos e retoma série de grandes concertos no TCA

Arte & Cultura  🎻

O concerto que abre oficialmente a temporada no dia 14/09, terá a regência do maestro Carlos Prazeres e a participação do tenor Paulo Mandarino, como solista convidado, e do Coral Ecumênico da Bahia, com 40 vozes, sob coordenação do maestro Ângelo Rafael. Os ingressos, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), começam a ser vendidos nesta quarta-feira (6).

Da Redação
foto - Mauricio Serra/OSBA
Neste mês, em que celebra seus 35 anos de existência, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) abre oficialmente a temporada de grandes concertos no próximo dia 14, às 20h, na Sala Principal do TCA, com a retomada da Série Jorge Amado. O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres e a participação do tenor Paulo Mandarino, como solista convidado, e do Coral Ecumênico da Bahia, com 40 vozes, sob coordenação do maestro Ângelo Rafael. Os ingressos, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), começam a ser vendidos nesta quarta-feira (6).
No repertório a ‘Sinfonia Fausto’, obra-prima do compositor húngaro Franz Liszt (1811-1886), escrita em 1857 e inspirada na tragédia em versos do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). A obra narra a jornada de um homem amargurado que ‘vende’ sua alma ao diabo em troca da juventude eterna. A Sinfonia de Liszt é dividida em três movimentos construídos como “retratos psicológicos” dos personagens deste clássico da literatura alemã, começando por Fausto, torturado e dramático; seguido da sua amada Gretchen e, por fim, de Mefistófeles, representação do demônio, que não tem motivos musicais próprios, sendo caracterizado por deformações dos motivos de Fausto.
Na parte final, um coro de 40 vozes e tenor entoando louvor, tendo entre seus versos, a frase ‘O eterno feminino nos levará para o alto’. Completa o repertório deste concerto a obra ‘Ritual’, do maestro e compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989).

Paulo Mandarino
Nascido em Brasília, o tenor destaca-se no cenário lírico como intérprete de personagens que vão do clássico ao verismo. Ganhador da Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura a profissionais consagrados, estudou na Accademia Lirica Italiana, em Milão, com o tenor Pier-Miranda Ferraro. Apresentou-se em concertos nas cidades de Paris, Milão, Roma, Viena e Budapeste.
Trabalhou com maestros como Jacques Delacote, Isaac Karabtchevsky, Ligia Amadio, Roberto Minczuk, Marin Alsop, Luiz Fernando Malheiro, Roberto Tibiriçá, nos maiores teatros brasileiros como Municipal de São Paulo, Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Teatro Amazonas e Palácio das Artes. Compromissos recentes incluem Faust, em La damnation de Faust, de Berlioz, no Theatro Municipal de São Paulo e a 9ª Sinfonia de Beethoven na abertura da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Com informações da Secom Ba.  06/09/2017

Metrô de Salvador alcança marca de 142 mil passageiros em único dia

Transportes sobre trilhos  🚇

Os números foram apresentados durante reunião geral de avaliação do sistema, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).“A evolução dos números é bastante significativa. Nesta segunda, como vimos, alcançamos a marca de 142 mil usuários do sistema, o que pra nós é mais um recorde alcançado”, comemora Rodolfo González, diretor da CCR Metrô.

Da Redação
foto - ilustração
O metrô de Salvador tem um novo recorde a comemorar. Nesta segunda-feira (4), 142 mil pessoas utilizaram o sistema metroviário, considerado o processo de integração entre os modais. Os números foram apresentados durante reunião geral de avaliação do sistema, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
A reunião contou com as presenças do secretário estadual Fernando Torres e técnicos da Sedur; diretor presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia, Eduardo Copello e técnicos da CTB, além de representantes da CCR Metrô.
“A evolução dos números é bastante significativa. Nesta segunda, como vimos, alcançamos a marca de 142 mil usuários do sistema, o que pra nós é mais um recorde alcançado”, comemora Rodolfo González, diretor da CCR Metrô.

Retorno Viário
Vários temas foram discutidos na reunião, entre eles a construção dos retornos viários na avenida Paralela. O próximo a ser entregue fica localizado na altura de Stella Maris. A conclusão da obra está prevista para novembro deste ano.
A situação dos ambulantes nos terminais de integração do metrô também foi abordada na reunião. O trabalho de ordenamento desse comércio já é feito e deverá ser mantido.
Os pontos de ônibus ao longo da linha 2 do metrô e o projeto urbanístico de todo sistema metroviário também foram avaliados e discutidos na reunião geral do metrô.
“Esse encontro é periódico, permanente e necessário. É a oportunidade que temos de não apenas avaliar o sistema metroviário de Salvador, mas também de buscar soluções para novas demandas”, ressaltou o secretário estadual Fernando Torres.

Metrô
Com total de 42 quilômetros de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados, a conclusão das obras do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas está previsto para o final de 2017, chegando ao Aeroporto. A Linha 1 é composta por oito estações, 12 quilômetros de extensão, que vai da Estação Lapa à Estação Pirajá. A Linha 2, conta com 12 estações e está concluída até a Estação Mussurunga.
Com informações da Sedur Ba.  06/09/2017

Metrô de Salvador apresenta musical em comemoração ao dia 7 de Setembro na estação Campo da Pólvora

Arte & Cultura  🚇

Para os usuários que embarcarem e desembarcarem no metrô pela Estação Campo da Pólvora, a surpresa será o encontro com 42 músicos de uma orquestra centenária. O cenário do evento não poderia ser mais adequado. Bem próximo à Estação Campo da Pólvora, todo ano, os soteropolitanos assistem ao desfile do 7 de Setembro, na avenida mais antiga de Salvador e homônima à data.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Estação Campo da Pólvora será palco para a apresentação da Orquestra Filarmônica da União dos Artistas de Bom Jesus dos Passos, às 18h da próxima quarta-feira (6). A ação, em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil, é uma homenagem e também um meio de resgate da memória popular diante da bravura do povo baiano, durante as lutas pela libertação.
Para os usuários que embarcarem e desembarcarem no metrô pela Estação Campo da Pólvora, a surpresa será o encontro com 42 músicos de uma orquestra centenária. O cenário do evento não poderia ser mais adequado. Bem próximo à Estação Campo da Pólvora, todo ano, os soteropolitanos assistem ao desfile do 7 de Setembro, na avenida mais antiga de Salvador e homônima à data.
Formado há 103 anos, o grupo é conduzido pelo maestro Josias Monteiro, músico de formação com 22 anos de trajetória. Com um repertório diversificado, a Orquestra Filarmônica da União dos Artistas de Bom Jesus dos Passos fará uma apresentação com 40 minutos de duração, que inclui clássicos da música erudita e popular. “Essa ação é um presente para o povo baiano, que tanto lutou pela Independência do Brasil”, diz Hamilton Trindade, gestor de Atendimento e Operações da CCR Metrô Bahia.
Com informações da CCR Metrô Bahia  06/09/2017

Trens da CBTU param em Natal (RN) e João Pessoa (PB) nesta quinta,feriado de 7 de setembro

Transportes sobre trilhos   🚄

Os sistemas de trens urbanos da CBTU em João Pessoa (PB) e Natal (RN) não circularão no feriado do dia 07 de setembro,voltando a operar normalmente na sexta (08) nas duas cidades. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Os trens de João Pessoa PB,não irão funcionar nesta quinta feira, 07 de setembro, feriado comemorativo do dia da independência do Brasil.O sistema voltará a operar normalmente na sexta, (08),a partir das 04h25 até as 19h43,no sábado (09),os trens circularão das 04h25 às 13h28.
Em Natal RN,o Sistema de Trens Urbanos também não funcionará nesta quinta-feira (07), feriado da independência.A operação do sistema retornará novamente na sexta-feira (08), a partir das 05h20 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 05h40 na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.
No sábado (09), os trens circularão normalmente, obedecendo a grade horária do dia.
Com informações da CBTU  06/09/2017

Supremo Tribunal Federal divulga conteúdo dos áudios da JBS

Política   🎤

O conteúdo das gravações traz evidências de informações que foram omitidas pelos delatores durante as investigações no âmbito da Operação Lava Jato.Alguns trechos dos áudios da conversa já foram divulgados pela revista Veja. Na conversa gravada entre Joesley Batista e Ricardo Saud, os executivos dão evidências de irregularidades que teriam sido cometidas por autoridades da PGR e do STF.

Debora Brito e Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou há pouco a íntegra dos áudios entregues por advogados da JBS à Procuradoria-Geral da República (PGR). O conteúdo das gravações traz evidências de informações que foram omitidas pelos delatores durante as investigações no âmbito da Operação Lava Jato.
A suspeita de omissão foi divulgada na última segunda-feira (4) pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Em pronunciamento, Janot informou que o fato pode levar à revisão ou até mesmo anulação do acordo de delação premiada que foi firmado com Joesley Batista e outros executivos da JBS. A suspensão dos benefícios, no entanto, não deve invalidar as provas já coletadas no processo, segundo o procurador.
Alguns trechos dos áudios da conversa já foram divulgados pela revista Veja. Na conversa gravada entre Joesley Batista e Ricardo Saud, os executivos dão evidências de irregularidades que teriam sido cometidas por autoridades da PGR e do STF.
Entre os fatos omitidos na delação estaria o envolvimento do ex-procurador Marcelo Miller em crimes cometidos pelos empresários. Miller estava na procuradoria durante o período das negociações para a delação e deixou o cargo para atuar em um escritório de advocacia em favor da JBS. Em nota, Miller negou as acusações de ter atuado como “agente duplo” e diz que não cometeu ato de improbidade administrativa.
Após a repercussão negativa do vazamento da informação, a empresa divulgou nota em que afirma que a conversa tem apenas “cogitações de hipóteses” e não compromete autoridades. Em outra nota, os empresários Batista e Saud pedem desculpas ao STF e à PGR pela citação das autoridades e afirmam que mentiram durante a conversa.
Fonte - Agência Brasil  06/09/2017

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Ganhadeiras de Itapuã abrem programação de aniversário da Casa da Música no Abaeté

Arte & Cultura  🎶

Nesta quarta-feira (6), às 18h, o Luau Viva o Abaeté abre a programação especial com as apresentações de Mateus Aleluia, as Ganhadeiras de Itapuã e Roberto Mendes. Às margens da Lagoa do Abaeté, ao brilho do luar, o público vai curtir toda a potência e riqueza do samba e da música popular brasileira.

Da Redação
foto - Camila Souza/GOVBA
Em 2017, a Casa da Música completa 24 anos. Essa idade representa a construção de um lugar que está em constante transformação e que atua sempre através do diálogo com sua comunidade. De um local destinado à preservação da memória da música na Bahia, hoje o espaço tem uma programação que transversaliza cultura, ecologia e responsabilidade social. Portanto, durante todo o mês de setembro, o espaço proporciona ao público uma programação inteiramente gratuita de celebração à data com a ocupação do Parque do Abaeté, um dos principais cartões postais de Salvador.
Nesta quarta-feira (6), às 18h, o Luau Viva o Abaeté abre a programação especial com as apresentações de Mateus Aleluia, as Ganhadeiras de Itapuã e Roberto Mendes. Às margens da Lagoa do Abaeté, ao brilho do luar, o público vai curtir toda a potência e riqueza do samba e da música popular brasileira.
As Ganhadeiras de Itapuã nasce do desejo de manter acesos os costumes e tradições desse tradicional bairro de Salvador. O premiado grupo é composto por músicos, crianças e senhoras, que ganharam esse nome por homenagear as mulheres rendeiras do final do século XIX e início do XIX, através de cantigas e sambas de rodas.
O compositor, cantor e instrumentista Mateus Aleluia é remanescente do grupo vocal Os Tincoãs, que trabalhou o sentimento ancestral do perfil cultural da região de Cachoeira através da música. Esta mescla de cultura responsável pela amálgama dos hábitos do município explodiu através do grupo em sua fase afrobarroca, sintetizado em cinco LPs, quatro compactos e algumas participações especiais.
Natural de Santo Amaro da Purificação, Roberto Mendes estuda o samba chula há mais de três décadas. Já lançou nove CD’s e tem músicas gravadas por diversos nomes da MPB, entre os quais, Gal Costa, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Maria Creuza, Raimundo Sodré e Zezé Motta. Muitas músicas de Bethânia, inclusive, são composições dele, a exemplo de “Filosofia pura”, “A bela e o mar”, “Vida vã” e “Vila do adeus”.

Um mês de celebrações

Além do Luau, a Casa da Música preparou diversas atividades de aniversário ao longo do mês de setembro. O Sarau de Itapuã – evento que acontece há dez anos, quinzenalmente, às segundas-feiras – recebe diversos convidados no dia 18 de setembro, a partir das 18h.
No dia 22, a partir das 9h30, a Casa da Música forma uma ala dentro do Desfile Cultural da Primavera, que no passado embelezava a orla de Itapuã com a participação dos moradores que acompanhavam com aplausos. No mesmo dia, às 18h, acontece a Fogueira Filosófica - Antigas Serestas da Lagoa do Abaeté, que conta com a participação de alunos dos cursos da Casa da Música em uma apresentação aberta para todo o público.
A Caminhada Viva o Abaeté acontece no dia 23, às 7h, como um convite a compartilhar vivências no ecossistema de dunas e lagoas da APA Abaeté, com performances culturais e orientações sobre a trilha e o meio ambiente local. Mais tarde, às 14h, o professor Juracy Costa promove a palestra “A Educação Através do Xadrez - Benefícios Para A Saúde, Diversão e Ocupação para as crianças”.
Para finalizar, no último sábado de setembro, dia 30, acontece uma edição especial da Sabadeira Musicada na Casa da Música, a partir das 14h.

Sobre o espaço cultural
“O Museu da Imagem e do Som do Abaeté” era o título do projeto inicial da Casa da Música, inaugurada em 3 de setembro de 1993. Situada numa Área de Proteção Ambiental, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, a Casa atua recebe atividades artísticas de diversas linguagens. O Espaço realiza exposições temporárias, saraus e bate-papos musicados, sempre com temas ligados à música e a preservação do complexo do Abaeté. Além destes eventos culturais, o Espaço oferece oficinas gratuitas para a comunidade.
A Casa da Música é um dos dezessete espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.
Com informações da Secom Ba.  05/09/2017

Auto-estrada na Alemanha é eletrificada pela Siemens para reduzir as emissões de poluentes

Tecnologia   🚚

Siemens está eletrificando parte da auto-estrada na Alemanha para reduzir as emissões de poluentes - Os caminhões híbridos podem se conectar aos cabos elétricos que ficam acima de suas carrocerias, conforme imagem que abre este artigo, e em seguida, voltar a poder usar o diesel uma vez que eles deixam o eHighway. A iniciativa Siemens poderá dobrar a eficiência energética das grandes plataformas, em comparação com o uso de gás.

Revista Amazônia
RA
Confiamos em caminhões para obter os bens que precisamos de um lugar para outro, mas todos esses eles vomitam muita poluição. Então, a Siemens e o estado alemão Hesse juntaram-se para criar uma rodovia elétrica com quase 10 mil quilômetros.
Os caminhões híbridos podem se conectar aos cabos elétricos que ficam acima de suas carrocerias, conforme imagem que abre este artigo, e em seguida, voltar a poder usar o diesel uma vez que eles deixam o eHighway.
A iniciativa Siemens poderá dobrar a eficiência energética das grandes plataformas, em comparação com o uso de gás.Ainda melhor, o design da rodovia permite que qualquer caminhão seja adaptado, e é construído sobre a estrada existente, integrando-se facilmente à infra-estrutura existente. Combinado com os caminhões autônomos e elétricos nos trabalhos, isso poderá causar uma queda significativa nas emissões de poluentes.
Espera-se que o número global de caminhões aumente 200 por cento nos próximos 30 anos, por isso é essencial que possamos combater as emissões de poluentes se quisermos diminuir o aquecimento global.
Segundo a Siemens, o eHighway é uma maneira inteligente de fazer isso, porque ainda permite que outras categorias de carros usem a estrada. O primeiro sistema de eHighway abriu em Estocolmo no ano passado e a Siemens atualmente está testando outro na Califórnia.
Fonte - Revista Amazônia  05/09/2017


Vídeo

Sistema Ferry-Boat (Salvador/Itaparica) espera um fluxo de 96 mil pessoas e 15 mil veículos no feriado da Independência

Travessia marítima  🚢

Oito embarcações estarão à disposição para travessias entre os dias 6 e 12 de setembro.As viagens irão ocorrer nos horários regulares com saídas de hora em hora. Viagens extras deverão ocorrer nos momentos de maior demanda.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS espera um fluxo de 96 mil pessoas e 15 mil veículos nas travessias entre Salvador e a Ilha de Itaparica, entre os dias 6 e 12 de setembro, por ocasião do período do feriado de 7 de setembro,Independência do Brasil, que cai numa quinta-feira. As viagens irão ocorrer nos horários regulares,com saídas de hora em hora. Viagens extras deverão ocorrer nos momentos de maior demanda.
A programação especial vai contar com oito embarcações: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Juracy Magalhães Júnior, Agenor Gordilho, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Anna Nery. Da frota atual, apenas o Ivete Sangalo estará indisponível, em serviços de manutenção.
Em dois dias, o sistema estará preparado para funcionar sem interrupção: do dia 7 para 8 (quinta/sexta), a partir do terminal de São Joaquim; e de 11 para 12 (segunda/terça), a partir do terminal de Bom Despacho. A empresa destaca que, para funcionar toda a madrugada, é preciso ter demanda que justifique a saída das embarcações.
No serviço Hora Marcada,exclusivo para veículos, restam alguns horários disponíveis das vagas extras que foram abertas (600 no total). Para o dia 7/09 (quinta-feira), restam vagas nos horários de 1h30, 2h e 2h30 – no sentido Salvador/Ilha de Itaparica. No sentido contrário, a maior disponibilidade é para a madrugada de 11/09 (segunda-feira), às 2h, 3h e 4h, além do período da tarde e noite. A administradora do sistema faz um alerta. Como a venda é feita exclusivamente pela internet através do site da ITS -portalsits.internacionaltravessias.-, a disponibilidade de vagas pode sofrer variações. Em caso de remarcações, por exemplo, as vagas voltam a ficar em aberto no sistema.
Com informações da ITS  05/09/2017

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Metrô de Salvador entra em fase final de testes no trecho entre as estações de Pituaçu e Mussurunga

Transportes sobre trilhos  🚇

O novo trecho do metrô vai garantir aos usuários do sistema uma redução no tempo de deslocamento e mais conforto nas viagens de ida e volta para casa.A redução do tempo de deslocamento pode ser facilmente computada, visto que o metrô é um meio de transporte planejado, com horários fixos. O passageiro vai poder ir de Mussurunga até a Lapa em um tempo estimado de trinta minutos.

Da Redação
foto -  Camila Souza/GOVBA
Os trens do metrô da capital baiana estão em teste nas estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga. Os trens param, abrem as portas, mas por enquanto não sai nem entra ninguém. Tem sido assim durante cerca de trinta dias, em que o trecho de 7,5 km passa por viagens teste, como protocolo de segurança. Com previsão de entrega para setembro, as estações estão prontas, incluindo itens de acessibilidade. Nesta semana, os testes chegaram à fase final, com os trens funcionando com velocidade máxima de 80 km/h, como irá acontecer quando entrarem na operação comercial.
O novo trecho do metrô vai garantir aos usuários do sistema uma redução no tempo de deslocamento e mais conforto nas viagens de ida e volta para casa.
A redução do tempo de deslocamento pode ser facilmente computada, visto que o metrô é um meio de transporte planejado, com horários fixos. O passageiro vai poder ir de Mussurunga até a Lapa em um tempo estimado de trinta minutos. Do mesmo ponto até a estação Acesso Norte, apenas 23 minutos.
Com a entrega no novo trecho, que compreende quatro novas estações, a Linha 2 do Metrô vai passar a operar com onze trens com intervalos de cinco minutos,ao aumentar o percurso necessariamente é preciso aumentar o número de trens. A linha 1 opera com dez trens, que ligam Lapa a Pirajá, possibilitando a mudança de plataforma para a linha 2 no meio do percurso, na estação Acesso Norte. A linha 2 vai aumentar para onze o numero trens (com a entrada em operação do novo trecho de 7,5Km entre as estações Pituaçu e Mussurunga) e vai atender mais pessoas que necessitam passar pela Paralela todos os dias”, explica o gestor de Operações e Atendimento da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade.
Desde o início da operação do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, em junho de 2014, o modal já registrou mais de 43 milhões de embarques, com uma média de 140 mil passageiros por dia. Esse número deve aumentar com o novo trecho, chegando a 200 mil acessos diários.
Com informações da Secom Ba.  04/09/2017

Projetos de mobilidade e MCMV apresentados em Fórum da PGE na Bahia

Mobilidade  🚄  🚇

Entre os projetos de mobilidade apresentados, o metrô de Salvador foi o destaque do painel. A superintendente de Mobilidade, Grace Gomes, também falou do plano de integração entre os modais ônibus/metrô.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
As ações e projetos na área de mobilidade em Salvador e região metropolitana foram apresentadas por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), durante o Fórum PGE de Políticas Públicas.
O painel realizado pela Sedur também contou com um outro projeto exitoso desenvolvido pela Superintendência de Habitação. O Minha Casa, Minha Vida foi apresentado ao público presente, entre outros programas habitacionais implementados no estado.
O chefe de gabinete da Sedur, Fábio Lucena, fez a abertura do painel, apresentado uma visão geral das ações da Secretaria nas áreas de gestão territorial, mobilidade e habitação. Ele também destacou novos investimentos, a exemplo da implantação do VLT, em substituição ao sistema de trem do subúrbio.

Mobilidade

Entre os projetos de mobilidade apresentados, o metrô de Salvador foi o destaque do painel. A superintendente de Mobilidade, Grace Gomes, também falou do plano de integração entre os modais ônibus/metrô.
“A integração que promovemos em Salvador entre o ônibus e metrô foi motivo de elogios até mesmo em outros estados, a exemplo de São Paulo”, ressaltou Grace Gomes.
O evento aconteceu no auditório Paulo Spínola, na sede da Procuradoria Geral do Estado, no Centro Administrativo da Bahia.
Com informações da Sedur Ba.  04/09/2017

São Luis do Maranhão 405 anos,Cultura,Tradição e Renovação

Cidades 🏠 👪

O Governo do Maranhão inicia as comemorações dos 405 anos da cidade de São Luís com entrega de obras para revitalização do Centro. Com o Programa Mais Saneamento e uma série de outras ações, a gestão estadual tem garantido a recuperação progressiva da Lagoa da Jansen, além de rios e praias da capital, o que marca as comemorações dos 405 anos de São Luís. Com Escolas Dignas, IEMA e Bolsa Escola, São Luís chega aos 405 com avanços na educação

Da Redação
Lagoa da Jansen/Foto - Pregopontocom
Com despoluição a Lagoa da Jansen deixa de receber três piscinas olímpicas de esgoto diariamente.
O equivalente a três piscinas olímpicas por dia. Essa é a quantidade de esgoto que, recentemente, deixou de ser jogada na Lagoa da Jansen graças às obras do Governo do Maranhão. Com o Programa Mais Saneamento e uma série de outras ações, a gestão estadual tem garantido a recuperação progressiva da Lagoa da Jansen, além de rios e praias da capital, o que marca as comemorações dos 405 anos de São Luís.
Somente da Lagoa da Jansen, já foram retirados 70 pontos de lançamento de esgoto in natura.

foto - Handson Chagas/Secap MA
Os dejetos agora são recolhidos pela rede da Caema que, com emissários, rede coletora e duas estações elevatórias, direciona esse fluxo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jaracati. Para se ter ideia do impacto das construções, em funcionamento há pouco mais de um mês, são mais de oito milhões de litros de esgoto que deixaram de ser jogados diariamente na Lagoa da Jansen, volume semelhante ao de três piscinas olímpicas.

Praias
Com o trabalho desenvolvido por meio da Caema e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), as praias que há anos tinham níveis perigosos de poluição agora apresentam melhoria nos índices de balneabilidade.
“Iniciamos uma importante obra que é a de retirada de pontos de lançamento de esgoto no Rio Calhau, que é de onde vem atualmente a maior concentração de esgoto para as praias”, conta o presidente da Caema. “Antes disso já foram feitas obras no Rio Pimenta e Rio Claro e continuamos trabalhando, é um processo longo”, informa.
A ampliação da rede de esgoto em São Luís e em todo o estado tem sido realizada desde 2015. Por meio do programa Mais Saneamento, o Governo do Maranhão está investindo R$ 350 milhões para que a Região Metropolitana possa sair dos 6% de esgotos tratados, como era há dois anos, para patamares de 70%.

Com Escolas Dignas, IEMA e Bolsa Escola, São Luís chega aos 405 com avanços na educação

O Governo do Maranhão já construiu, reconstruiu ou revitalizou mais de 600 escolas em todo o estado. Por meio do Escola Digna, o maior programa de recuperação e entrega de escolas em toda a história maranhense, 19 escolas já foram completamente reconstruídas e revitalizadas em São Luís, dando condições adequadas e confortáveis para alunos e professores.
“Temos ações que vão da educação infantil à pós-graduação. Educação é o principal investimento para desenvolver o Maranhão”, destaca o governador Flávio Dino ao informar que Educação é uma prioridade da sua gestão.”Investimos na educação porque acreditamos que esse é o verdadeiro caminho do desenvolvimento”, completou o governador.
A 19ª vai ser entregue nesta terça-feira (5), dentro do pacote de comemoração do aniversário de São Luís. É a Escola Modelo Benedito Leite. A unidade ficou décadas sem receber cuidados e teve que ser esvaziada para que os alunos não corressem risco. Agora recuperada, a escola recebe novamente os mais de 800 estudantes matriculados, que tinham sido remanejados para outro prédio.
As escolas já recuperadas mudaram a rotina dos alunos. O que significa também mais inclusão. “A reforma mudou tudo aqui. O ambiente está mais agradável e confortável para meu filho. O Aimar tem desenvolvido muito, agradeço demais por essa reforma e pela valorização tão esperada de nossos filhos e do ensino estadual”, conta Luciana Fonte Santos, mãe de um dos alunos do Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana, localizado no bairro Vinhais, em São Luís.
“O Governo Flávio Dino vem realizando, semanalmente, uma série de ações e investimentos como a qualificação dos espaços escolares, formação dos professores e a valorização dos estudantes das escolas da rede estadual localizadas em São Luís, assim como em todas as regiões do estado”, diz o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão.
São escolas reformadas, depois de décadas de abandono; escolas revitalizadas e cerca de 70% das unidades de ensino que já receberam serviços de manutenção em seus prédios. São investimentos que estão mudando a educação e motivando estudantes e educadores no processo de ensino e aprendizagem”, acrescenta o secretário.
Com informações da Secap/Gov.Maranhão  04/09/2017

CBTU implanta nova grade horária para os trens de João Pessoa a partir de 11 de setembro

Transportes sobre trilhos  🚄

A partir do dia 11/09,segunda feira,uma nova grade horária será implantada para intensificar ainda mais a acessibilidade e mobilidade da população ao transporte público. Com a nova grade de horários os trens urbanos de João Pessoa passarão a realizar 25 viagens, atendendo aos moradores de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.

Da Redação
foto - ilustração
Otimizar os horários visando atender às necessidades de deslocamentos da população paraibana de forma mais eficaz. É com esse objetivo que a CBTU João Pessoa implanta, a partir do dia 11 de setembro,segunda feira,uma nova grade horária, que de acordo com análises interna, se faz necessária para intensificar ainda mais a acessibilidade e mobilidade da população ao transporte público. Com os novos horários,os trens urbanos de João Pessoa passarão a realizar 25 viagens, atendendo aos moradores de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.
De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, essa alteração só está sendo possível em virtude das melhorias que o trecho está recebendo e com isso torna-se necessário a adequação dos horários à nova realidade. “Estamos trabalhando para retirar todas reduções de velocidade existentes no trecho com a requalificação da via, o que reduz o tempo de viagem e exige horários mais eficazes que atenda aos anseios dos nossos passageiros”, afirma.
Com a nova grade, a viagem inicial para Santa Rita continua partindo de João Pessoa às 04h30, mas para Cabedelo, o primeiro trem só parte às 05h25. Comparada com a grade anterior, todos os horários sofreram alterações – muitas delas sugeridas pelos usuários, através de pesquisa de Origem/Destino, realizada internamente com os passageiros, em dezembro do ano passado.
Mais informações no site da CBTU
Com informações da CBTU  04/09/2017

MPT e Polícia Federal resgatam na Bahia 10 vítimas de trabalho escravo

Direitos humanos  👐

Na última sexta-feira (1º), o MPT realizou uma força-tarefa, junto com o Ministério do Trabalho e Polícia Federal, no Sul da Bahia. Segundo o órgão, dez lavradores foram resgatados, por viverem e trabalharem “em condições degradantes”, na fazenda Diana, do grupo Chaves Agrícola, no município de Uruçuca, a 400 quilômetros de Salvador.

Sayonara Moreno
Correspondente da Agência Brasil

foto - ilustração
Nos próximos dias, o Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia pedirá à Justiça do Trabalho que o Grupo Chaves Agrícola e Pastoril Ltda pague R$ 1 milhão em indenizações, por danos morais e coletivos. O valor estipulado leva em conta a reincidência de trabalho análogo à escravidão, ao qual trabalhadores de uma das propriedades do grupo eram submetidos.
Na última sexta-feira (1º), o MPT realizou uma força-tarefa, junto com o Ministério do Trabalho e Polícia Federal, no Sul da Bahia. Segundo o órgão, dez lavradores foram resgatados, por viverem e trabalharem “em condições degradantes”, na fazenda Diana, do grupo Chaves Agrícola, no município de Uruçuca, a 400 quilômetros de Salvador.
Em maio de 2016, foram resgatados 120 trabalhadores na mesma situação,em outra fazenda da mesma empresa.
Os bens do grupo chegaram a ser bloqueados, após a ação do ano passado. No entanto, nenhum valor foi encontrado nas contas da empresa, conforme relatado pelo MPT. Agora, as condições degradantes se repetiam na Fazenda Diana, tanto para os trabalhadores – que recebiam menos de um salário mínimo - quanto para seus familiares.

Condições precárias
Segundo o MPT, as vítimas viviam em alojamentos insalubres, sem água potável e sem condições mínimas de higiene. O que mais chamou atenção dos agentes, no entanto, foi a chamada quadra de energia, na fazenda: os lavradores trabalhavam uma vez por semana, como forma de pagar a energia que era fornecida no alojamento, pelo patrão. Foi constatado que todos tinham que trabalhar quatro vezes no mês para ter energia elétrica, cuja conta não ultrapassava R$ 30.
O Ministério do Trabalho, que também participou do resgate, informou ainda que as vítimas bebiam água de minadouros ou cisternas na terra e tomavam banho em rio ou lagoa. Alguns tinham acesso a instalações sanitárias e tomavam banho com água armazenada em baldes trazida de uma represa. Foi constatado, também, que as atividades de roçagem, plantio e colheita eram realizadas sem equipamentos de proteção individual, o que é caracterizado como irregularidade trabalhista.

Resgate
Após a chegada dos órgãos de fiscalização, os dez trabalhadores resgatados foram levados para a cidade de Itabuna, onde devem permanecer até amanhã (5). A data é o prazo limite que o MPT deu ao grupo Chaves Agrícola para que pague as rescisões de contrato de trabalho dos empregados. Após o recebimento, devem ser orientados para receberem o seguro-desemprego e devem passar por programas de reinserção no mercado de trabalho.
Além da irregularidade trabalhista, os órgãos que realizaram a força-tarefa destacam que o grupo praticou mais de uma vez o crime de submeter pessoas à condição de escravidão contemporânea. Por isso, o diretor da empresa deverá responder judicialmente pelo crime, já que não pôde ser preso em flagrante, porque não estava na fazenda no momento do resgate dos trabalhadores.
O inquérito para apurar as responsabilidades trabalhistas correrá na unidade do MPT de Itabuna, de acordo com informações do órgão. Além disso, a situação deve ser relatada ao Ministério Público Federal, que pode apurar as questões criminais do caso, “já que submeter seres humanos à condição análoga de escravo é crime previsto também no Código Penal”. O grupo ao qual pertence a fazenda Diana realiza atividades de plantio e comercialização de cacau no Sul da Bahia.
Procurado pela Agência Brasil, o Grupo Chaves Agrícola e Pastoril não atendeu a reportagem.
Fonte - Agência Brasil  04/09/2017

domingo, 3 de setembro de 2017

Mau tempo suspende travessia marítima entre Salvador e Mar Grande nesse domingo (03)

Travessia marítima  🚤

O mar agitado,em virtude dos fortes ventos e das chuvas durante o dia,dificulta a navegação segura das lanchas na travessia ocasionando a suspensão da operação do serviço. O serviço de transporte marítimo realizado pelas lanchas entre o continente e a ilha deverá ser retomado na manhã desta segunda (04).

Da Redação
foto - ilustração
A travessia marítima entre Salvador e Mar Grande (Vera Cruz) foi suspensa no início da manhã deste domingo (03) devido ao mau tempo que ocorre em Salvador e na BTS. O serviço de transporte marítimo realizado pelas lanchas entre o continente e a ilha deverá ser retomado na manhã desta segunda (04).
O mar agitado,em virtude dos fortes ventos e das chuvas durante o dia,dificulta a navegação segura das lanchas na travessia ocasionando a suspensão da operação do serviço.
Os serviços de passeios turísticos na Baia de Todos os Santos realizados pelas escunas e as viagens diretas dos catamarãs para Morro de São Paulo na ilha de Tinharé também foram suspensos.As viagens de catamarã para o Morro estão sendo feitas até Itaparica com baldeação para ônibus e chegando em Valença com transferência para as lanchas que operam na ligação da cidade com a ilha de Tinharé.
Pregopontocom  03/09/2017

Governador Rui Costa visita maior porto marítimo do norte da China

Política  🚢

O porto de Tianjin é o maior porto do norte da China e tem capacidade de lidar com 550 milhões de toneladas de carga e 14,50 milhões de contêineres. O equipamento foi construído em uma área total de 100 quilômetros quadrados.

Da Redação
foto - GOV.BAHIA
Na manhã deste domingo (3) na China (noite de sábado no horário de Brasília), o governador Rui Costa se deslocou de trem da capital chinesa para a cidade de Tianjin, um importante centro de comércio internacional, para conhecer o porto da cidade e fazer uma visita ao governo local.
O porto de Tianjin é o maior porto do norte da China e tem capacidade de lidar com 550 milhões de toneladas de carga e 14,50 milhões de contêineres. O equipamento foi construído em uma área total de 100 quilômetros quadrados.
Em julho deste ano, o governador assinou em Salvador um memorando de entendimento com o Governo de Tianjin. O documento visa promover cooperação nas mais diversas áreas, como o comércio e a indústria. Também em julho deste ano, a comitiva do Governo de Tianjin, além de passar por Salvador, foi a Ilhéus para conhecer a Zona de Processamento de Exportação e demonstrou interesse em estreitar as relações bilaterais.
Integram a comitiva do Governo da Bahia os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Bruno Dauster (Casa Civil), Jaques Wagner (Desenvolvimento Econômico), Walter Pinheiro (Educação), o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e a assessora de Relações Internacionais, Fernanda Régis.
Com informações da Secom Ba.  02/09/2017