PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 26 de agosto de 2017

Trens da linha Central do Metrô de Londres terão novo sistema de tração

Transportes sobre trilhos  🚇

O novo sistema a ser implantado pela canadense Bombardier, deverá não só reduzir o consumo de energia como também deverá melhorar o desempenho dos trens.

Da Redação
foto - ilustração
A frota de 85 trens da linha central do metrô de Londres terá novo sistema de tração e equipamentos de controle.A substituição dos equipamentos,será executada pela canadense Bombardier que fará a troca do antigo sistema de tração dos trens com motores DC (corrente contínua) por um novo sistema de tração Mitrac,com motores AC (corrente alternada).
O novo sistema a ser implantado deverá não só reduzir o consumo de energia como também deverá melhorar o desempenho dos trens.
A linha central do Metrô de Londres e uma das com maior carga de demanda de passageiros,sendo também uma das mais importantes do sistema.
O contrato celebrado entre a London Underground (Tube) e a Bombardier inclui suporte de manutenção,terá duração até o ano de 2024 e deverá reduzir as falhas nos trens da linha Central.
Pregopontocom  26/08/2017

Cheganças e marujadas de Saubara (BA) buscam registro de patrimônio imaterial

Cultura  ⚓

Os trabalhos de pesquisa, documentação e análise histórica-conceitual são realizados por uma equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Eles podem levar até três anos, a depender da extensão geográfica de onde essa manifestação ocorra, da facilidade de documentos históricos e da complexidade do tema.

Da redação 
imagem/YouTube
O município de Saubara, localizado na margem oeste da Baía de Todos-os-Santos, mantém a tradição das cheganças e marujadas. Elas representam façanhas marítimas dos portugueses nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, misturando tradições ibéricas e culturas locais.
As dramatizações incluem fusões de costumes, inclusão de 'cristãos' e 'mouros', 'guerras', 'conquistas', 'vitórias' e outras características. Desde 2013, Saubara realiza o Encontro de Cheganças da Bahia, com o apoio do Governo do Estado e a presença de grupos de diversos municípios.
A depender da região, as encenações são formadas por homens (com instrumentos musicais, cantos e danças), mulheres (danças e cantos) e crianças (cantos e danças). Para promover a salvaguarda das marujadas e cheganças, a Associação Chegança de Marujos Fragata Brasileiro de Saubara solicitou o registro da manifestação cultural como Patrimônio Imaterial da Bahia.
Os trabalhos de pesquisa, documentação e análise histórica-conceitual são realizados por uma equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Eles podem levar até três anos, a depender da extensão geográfica de onde essa manifestação ocorra, da facilidade de documentos históricos e da complexidade do tema.
As cheganças de Saubara podem ser conferidas em vídeo da série ‘Nossa Cultura’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secom), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult).
Com informações da Secom Ba.  26/08/2017

Vídeo

Mobilidade inteligente

Mobilidade  🚌<>🚇<>🚄

Nos tempos atuais as pessoas demandam rastreamento e previsibilidade. Onde está meu produto agora. Onde está o ônibus ou o trem que vou tomar agora? Como está o tráfego em meu caminho agora? A sociedade da informação em que vivemos demanda respostas pragmáticas e, fundamentalmente, rápidas.

Jorge Martins Secall* - Portogente
foto - ilustração
Da mesma forma que conceitos estão sendo transformados pela nossa atual era da informação, mobilidade deixou de ser uma terminologia técnica e se tornou necessidade essencial da sociedade, seja na locomoção de pessoas ou de coisas.
Isso está no cerne da discussão que propomos: a maior preocupação das pessoas pode ser resumida no conceito de transporte porta a porta: Quanto levarei da cadeira em minha casa até a minha cadeira no escritório? Este tempo é previsível? Confiável? Quanto tempo levará o produto que acabei de comprar na internet para estar em minhas mãos?
Nos tempos atuais as pessoas demandam rastreamento e previsibilidade. Onde está meu produto agora. Onde está o ônibus ou o trem que vou tomar agora? Como está o tráfego em meu caminho agora? A sociedade da informação em que vivemos demanda respostas pragmáticas e, fundamentalmente, rápidas.
Por outro lado os técnicos, imersos em suas tecnicalidades, têm a tendência de defender seus pontos de vista como ideias únicas. Somos frequentemente inundados com debates acalorados do tipo o BRT é melhor do que o metrô, ou os VLTs é que funcionam e os monotrilhos são uma experiência para parques de diversões. Discussões que não logram sucesso no lugar comum, nem na engenharia.
Para conduzir o raciocínio de aqui por diante vamos assumir que, em seus fundamentos, a logística de cargas e o deslocamento de pessoas sejam situações análogas. Isso posto, há duas maneiras distintas de considerar sistemas de transportes: uma é a demanda reativa e a outra é a demanda induzida.
Na ação reativa as pessoas e os bens já estão em seus lugares e as necessidades de deslocamento podem ser mapeadas. Para passageiros realizam-se as pesquisas de origem-destino. Para as mercadorias, sejam commodities ou cargas gerais, estabelecem-se centros de atração e se avaliam suas capacidades de captação.
A partir desses dados são estabelecidas as demandas esperadas e é possível fazer projeções temporais com elas, em horizontes pré-estabelecidos. Uma vez conhecidas as demandas é possível dimensionar sistemas de transporte capazes de atendê-las e, só nesse momento, eleger os mais adequados. Uma vez escolhido o modelo físico é que passa a fazer sentido escolher entre os diversos modais possíveis.
Se a demanda projetada é de 60 mil passageiros/hora/sentido há poucas situações que não demandem uma linha de metrô pesado. Demandas inferiores a dois ou três mil passageiros por hora/sentido podem perfeitamente ser atendidas por peruas, micro-ônibus, carros particulares ou bicicletas. Cada modal tem espaço na matriz de transporte, se esta for cuidadosamente planejada.
Na logística de cargas as ferrovias, hidrovias, navegação de cabotagem ou simples caminhões também têm todos o seu espaço dentro de um planejamento adequado. Entretanto, não há sentido algum em transportar eletrodomésticos fabricados no Paraná para o Ceará em pequenos caminhões. Nem em fazer um trem de alta velocidade entre São Paulo e Campinas.
Guardadas as proporções, esses sistemas reativos têm sido utilizados historicamente no Brasil com relativo sucesso. Sua maior deficiência talvez esteja na consideração sempre muito primitiva das demandas induzidas, aquelas produzidas pelo próprio sistema de transporte.
foto - ilustração
Por exemplo, se um trem intercidades for concebido conectando o metrô de metrópoles como São Paulo ou o Rio – polos de atração de trabalho – aos subúrbios distantes, com boa qualidade de vida, há uma importante possibilidade de que pessoas se mudem para essas áreas em busca de melhores condições para viver. Assim, se uma ferrovia de carga for implantada em área de produção rural é provável que produtores se mudem para lá em busca de condições mais adequadas para o escoamento de seus produtos.
A conclusão a que se chega, e que tem sido esquecida pelos planejadores de transporte do nosso País, é a de que se os vetores de transporte têm a capacidade de induzir modificações no ambiente, estes podem, ao mesmo tempo, a ser usados como vetores de indução do planejamento organizado dos municípios, dos estados e do País.
O uso inteligente do transporte permite, no médio e longo prazo, soluções como centros de trabalho e de moradia onde não há nada, conectados por uma linha de metrô, por exemplo. Pessoas e empresas serão atraídas para esses polos e serão criados bolsões de desenvolvimento coordenado e sustentável. Na logística de mercadorias o raciocínio é o mesmo.
As reações das pessoas e da cadeia logística são motivadas exclusivamente pela disponibilização de meios capazes de fazer a vida mais lógica, organizada e sustentável. Essas situações são inevitavelmente mais baratas no custo ponderado, e este é outro fator fundamental na motivação dos processos migratórios.
Não resta dúvida de que o emprego correto e organizado desses mecanismos pode levar à transformação efetiva dos espaços, induzindo o desenvolvimento e o planejamento sustentado, e o futuro trará certamente maiores transformações nos espaços.
Não é preciso um grande exercício de reflexão para entender que é isso o que deseja uma sociedade que considera com naturalidade a introdução de veículos autônomos como os da Google ou Uber no horizonte alcançável por todos nós.
Se o conservadorismo não for abandonado no planejamento e no projeto dos meios de transporte estes serão ultrapassados por visões modernas, muito mais centradas nas necessidades das pessoas do que nos meios em si mesmos.
*Jorge Martins Secall é consultor especializado em sistemas ferroviários
Fonte - Portogente  25/08/2017

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

TVE BA exibe entrevista exclusiva do ex-presidente Lula neste domingo - Assista aqui

Entrevista  🎤

Na entrevista, concedida ao escritor e crítico de cinema, Pablo Villaça, Lula aborda temas como o clima de ódio na sociedade, o Poder Judiciário, o comportamento da mídia brasileira, eleições 2018 e a reforma política.

Da Redação
Lula
A TVE Bahia, canal 10.1, exibe neste domingo (27), às 18h, uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira para uma emissora de televisão após sua condenação pela Justiça em primeira instância. Na entrevista, concedida ao escritor e crítico de cinema, Pablo Villaça, Lula aborda temas como o clima de ódio na sociedade, o Poder Judiciário, o comportamento da mídia brasileira, eleições 2018 e a reforma política.
Na última quinta-feira (17), em Salvador, Lula iniciou a sua caravana pelo Nordeste. A entrevista completa poderá ser acompanhada também pelo facebook oficial da emissora (/tvebahia), Youtube (/tvebahia) ou Portal TVE.
Com informações da Secom Ba. 25/08/2017

Assista aqui entrevista completa

1ª Parte


2ª Parte


3ªParte

Obra da Linha 4 do metrô do Rio está abandonada,manutenção do 'Tatuzão' chega a R$ 3 milhões por mês

Transportes sobre trilhos  🚇

As obras deveriam ter ficado prontas em julho de 2016, mas o prazo foi prorrogado para dezembro e depois para o primeiro semestre desse ano. O último prazo era janeiro de 2018, mas a obra parou, sem previsão para ser retomada, por uma decisão do Tribunal de Contas do Estado. O TCE suspendeu os pagamentos para o consórcio por indícios de superfaturamento e sobre preço. Segundo relatório do órgão, o rombo pode ser de R$ 2,3 bilhões.

 G1 - RF
foto - ilustração/arquivo
As obras da Linha 4 do Metrô do Rio, que estavam programadas para serem concluídas na Olimpíada de 2016, estão paradas e totalmente abandonadas. Somente 42% da estação está concluída e o Tatuzão, equipamento que perfura o solo e que está parado desde abril, tem um custo de manutenção mensal de quase R$ 3 milhões. Segundo a Secretaria de Transportes, esse gasto é do consórcio.
As obras deveriam ter ficado prontas em julho de 2016, mas o prazo foi prorrogado para dezembro e depois para o primeiro semestre desse ano. O último prazo era janeiro de 2018, mas a obra parou, sem previsão para ser retomada, por uma decisão do Tribunal de Contas do Estado. O TCE suspendeu os pagamentos para o consórcio por indícios de superfaturamento e sobre preço. Segundo relatório do órgão, o rombo pode ser de R$ 2,3 bilhões.
A obra da Linha 4, uma das mais importantes da Olimpíada, foi recheada de polêmica e desconfiança. O custo inicial previsto quase dobrou, foi de R$ 5 bilhões para R$ 9,7 bilhões. As empresas que formam o consórcio são todas citadas na Lava Jato: Odebrecht, Queiroz Galvão e Carioca Engenharia.
Em depoimento ao Ministério Público Federal, um executivo da Odebrecht disse que o ex-governador Sério Cabral recebeu R$ 50 milhões durante a obra. Ele nega.

Abandono total
Onde antes havia um campo de futebol usado pelos alunos da PUC, em 2012, foi instalado um canteiro de obras. Há um túnel de serviço do Consórcio da Linha 4. Atrás de um portão fechado com cadeado, está o começo do túnel que liga a Gávea até o Leblon. Não há operários trabalhando e muito material está abandonado.
No lugar que funcionava o vestiário dos operários, a luz está acesa, mas não tem ninguém. O ambiente tem dezenas de sanitários e chuveiros. Todo o conjunto dando um aspecto de prédio abandonado.
Na porta do prédio onde funcionava o refeitório dos operários, há um tapete personalizado. Ainda há um cartaz com todos os horários das refeições. Café, almoço, jantar e lanche. Tinha até o turno da madrugada. Há um elevador de carga, com limite de peso de 300 quilos. Todo um grande investimento em estrutura e equipamentos e que está parado.
Enquanto os processos correm no Tribunal de Contas Estado e na Justiça, a inauguração da Estação Gávea parece estar num futuro bem distante e sem prazo. Cerca de 19 mil pessoas podiam estar usando o metrô na Gávea, mas até agora, a obra é só despesa.
O túnel ligando a Gávea a São Conrado já está pronto. O que falta agora é o Tatuzão terminar de escavar pouco mais de um quilômetro do Leblon até a Gávea. E também concluir a estação, que ainda não chegou nem na metade, de acordo com a Secretaria Estadual de Transportes.
Fonte - Revista Ferroviária  25/08/2017

Pacote para entrega

Ponto de Vista  📦

O aeroporto mais rentável, de Congonhas (SP), será privatizado, além de Vitória (ES), Macaé (RJ), Campina Grande (PB), Maceió (AL), João Pessoa (PB, Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Várzea Grande (MT), Rodonópolis (MT), Alta Flores (MT), Sinop (MT) e Barra do Garça (MT).O governo pretende leiloar as usinas hidrelétricas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) antes do fim do ano. A Eletrobras será privatizada.

Portogente
ilustração
Um pacotão de 57 projetos de vendas e concessões que inclui 14 aeroportos, 15 terminais portuários e duas rodovias foi anunciado esta semana pelo Governo Federal.
Será vendida a participação de 49% da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em quatro aeroportos já concedidos ao setor privado – Brasília, Confins (MG), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP).
O aeroporto mais rentável, de Congonhas (SP), será privatizado, além de Vitória (ES), Macaé (RJ), Campina Grande (PB), Maceió (AL), João Pessoa (PB, Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Várzea Grande (MT), Rodonópolis (MT), Alta Flores (MT), Sinop (MT) e Barra do Garça (MT).
O governo pretende leiloar as usinas hidrelétricas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) antes do fim do ano. A Eletrobras será privatizada.
A rodovia BR 153, no trecho entre Goiás e Tocantins, será relicitada e a BR 364, entre Mato Grosso e Rondônia, concedida.
Há estudos para a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Serão licitados 15 terminais distribuídos pelos portos paraenses de Belém e Vila do Conde e de Paranaguá (PR) e Vitória (ES).
Falta a Casa da Moeda, responsável por confeccionar as notas do nosso dinheiro: essa deve ser vendida até o final de 2018.
Portogente - 25/08/2017

Avaliação inicial aponta viabilidade para implantação do VLT em Maringá

Transportes sobre trilhos  🚄

Phillipe Grizses, diretor de Engenharia de Ferrovias e Transporte Urbano, e Alexandre Seixas, gerente de Consultoria, executivos da Egis no Brasil, entendem que as condições topográficas da cidade, em particular da avenida Brasil, reúnem as características adequadas para implantação do projeto. O traçado não exige grandes obras, como viadutos, e desapropriações, o que reduz o custo do empreendimento. Diferente do que ocorreu com as obras do VLT no Rio de Janeiro e Cuiabá. 

ODiario.com - Abifer
foto - ilustração
Executivos da Egis, empresa francesa de engenharia e estruturação de projetos, considerada uma das maiores do mundo em sua área, estiveram em Maringá semana passada, percorreram o traçado proposto para instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e concluíram pela viabilidade inicial do projeto. O traçado liga a Praça Ivaí, no Fim da Picada, ao aeroporto velho, deslocando-se em duas mãos por trilhos instalados no canteiro central da avenida Brasil. Ainda não há custo estimado para obra.
O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur, defende o projeto como indispensável para modernizar o transporte coletivo Urbano. Argumenta que o VLT não apenas reforça a capacidade de deslocar pessoas com conforto e segurança, mas também representa importante intervenção que valoriza o espaço urbano. "Não se trata apenas de um meio de transporte, mas também de instrumento de reorganização do espaço urbano, promovendo a modernização do entorno", afirma.
Phillipe Grizses, diretor de Engenharia de Ferrovias e Transporte Urbano, e Alexandre Seixas, gerente de Consultoria, executivos da Egis no Brasil, entendem que as condições topográficas da cidade, em particular da avenida Brasil, reúnem as características adequadas para implantação do projeto. O traçado não exige grandes obras, como viadutos, e desapropriações, o que reduz o custo do empreendimento. Diferente do que ocorreu com as obras do VLT no Rio de Janeiro e Cuiabá.
A estimativa da Secretaria de Mobilidade é movimentar 30 mil pessoas/dia no trecho de 8 km entre a Praça ivaí e o antigo aeroporto. O projeto prevê expansão de ramais para Sarandi e Paiçandu, além da ligação norte/sul, passando pela UEM. O VLT se integraria ao transporte coletivo feito por ônibus, o que demandaria reorganização logística de toda a rede. O empreendimento começaria com um estudo de viabilidade, avançaria para validação do projeto e finalmente licitação. Essas etapas durariam cerca de 10 meses.
A consultoria, cujo trabalho inicial não implica em custo algum para o município, desaconselha o investimento no projeto no formato Parceria Público-Privada (PPP), com o argumento de que o modelo depende da saúde das empresas participantes.
Eventuais problemas financeiros com os investidores privados repercutem negativamente no cronograma de execução da obra. A saída recomendada é a captação de recursos internacionais para financiar o projeto.
Fonte - Abifer  24/08/2017

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Ônibus urbano perde cerca de 3 milhões de usuários diariamente, diz associação

Transporte público  🚌

Segundo o relatório da associação, nos últimos três anos, o nível da queda de passageiros atingiu 18,1%. Só no ano passado, o número de passageiros transportado diariamente por ônibus caiu 4,6% em relação a 2015. A associação faz o monitoramento dos dados de transportes públicos urbanos desde 1994, totalizando 24 anos de acompanhamento. Para o mês de outubro, a previsão é de queda de 46,3% no número de passageiros transportados.

Wendel Sousa - Agência Brasil
foto - ilustração
Cerca de 3 milhões de passageiros deixam de usar o ônibus como transporte público diariamente no país, informou hoje (23) a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, ao divulgar os dados anuários referentes a 2016/2017. "É uma queda expressiva e preocupante", disse o presidente da entidade, Otávio Cunha. A pesquisa foi feita em nove capitais.
Segundo o relatório da associação, nos últimos três anos, o nível da queda de passageiros atingiu 18,1%. Só no ano passado, o número de passageiros transportado diariamente por ônibus caiu 4,6% em relação a 2015. A associação faz o monitoramento dos dados de transportes públicos urbanos desde 1994, totalizando 24 anos de acompanhamento. Para o mês de outubro, a previsão é de queda de 46,3% no número de passageiros transportados.
Para o presidente da associação, Otávio Cunha, fatores como a tarifa, o tempo de viagem, o estado de cada veículo e o trânsito cooperam para a queda do transporte nos ônibus. “Pesquisas apontam que a redução da tarifa e a volta dos investimentos em infraestrutura podem atrair novamente o usuário do ônibus como transporte público. A melhoria da qualidade do transporte, atrairá demanda”, afirmou.
Cunha ressaltou que pequenas ações podem trazer resultados positivos e rápidos. “Pequenos investimentos, como a criação de faixas exclusivas e o monitoramento, para evitar invasões, podem encurtar o tempo de viagem. Isso influencia na hora da escolha do transporte”, disse. “Hoje em dia, os ônibus disputam espaço nas vias com os carros e investimentos precisam ser feitos", acrescentou.
De acordo com o levantamento, o desemprego e a crise econômica são os principais responsáveis pela baixa nos números dos usuários do transporte público. Contudo, Otávio Cunha avaliou que outros fatores contribuem diretamente para o cenário atual. “Temos que levar em conta as distorções do sistema de transporte público urbano, tal como a falta de fontes de financiamento para a tarifa, que hoje é paga, exclusivamente, pelo usuário”, concluiu.
Desde a Constituição de 1988, a atribuição do financiamento do serviço passou a ser dos municípios. Pelo menos 17% dos custos do transporte público estão ligados às gratuidades para idosos, pessoas com deficiência, estudantes e outros motivos, que são financiados pelos usuários que pagam as passagens de ônibus.
Fonte - Agência Brasil  24/08/2017

Rui Costa decreta três dias de luto oficial após tragédia em Mar Grande

Travessia marítima  🚤

Em nota o Gov. do Estado Rui Costa manifestou solidariedade aos familiares das vítimas.Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas disse Rui Costa.O Gov. também acompanhou pessoalmente a difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente,disse.

Da Redação

O governador Rui Costa decretou, nesta quinta-feira (24), três dias de luto oficial, contados a partir de hoje, por conta da tragédia ocorrida com uma lancha que fazia a travessia Mar Grande - Salvador.
Rui lamentou a tragédia e informou que todos os esforços estão sendo empreendidos no apoio do socorro às vítimas. "Manifesto minha solidariedade aos familiares das vítimas. Todas as forças do Governo do Estado estão mobilizadas para dar assistência e prestar socorro às vítimas. Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente".
Na nota de pesar, Rui destacou o reforço dos efetivos do Governo nas áreas da segurança e da saúde pública para atender o caso. Ele também ressaltou que acompanhará de perto a apuração do caso, que será investigado pela Capitania dos Portos com apoio da Polícia Civil.

-A lancha Cavalo Marinho I que iniciava a travessia marítima entre Mar Grande e Salvador,partiu as 6h30 desta quinta (24) do terminal marítimo de Vera Cruz transportando 130 passageiros com destino a capital,naufragou logo após ter zarpado do ancoradouro de Mar Grande.Após o acidente outras lanchas que operam na travessia,helicópteros da PM e moradores da localidade se deslocaram até o local para socorrerem as vitimas do acidente.Segundo informações de pessoas que estavam na embarcação chovia muito na hora do acidente que supostamente foi provocado por uma grande onda que atingiu a lancha,adernando a mesma e provocando o seu naufrágio.Ó numero de vítimas fatais  é estimado em mais de 20 pessoas,as outras vítimas resgatadas,foram encaminhadas para Hospitais de Itaparica e de Salvador.As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.
Com informações da Secom Ba  24/08/2017

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, é concedido para o Governo da Bahia

Infraestrutura  ✈

O Jorge Amado será o décimo aeroporto na Bahia a receber anuência da Secretaria de Aviação Civil para concessão. Antes dele, os aeródromos de Barreiras, Comandatuba, Feira de Santana, Lençóis, Teixeira de Freitas, Caravelas, Valença, Vitória da Conquista e Porto Seguro já haviam sido delegados ao Governo do Estado. Com isso, passa a ser 83 terminais que estão sob responsabilidade da Seinfra.

Da Redação
foto - Ulgo Oliveira
O governador Rui Costa assinou, nesta terça-feira (22), o contrato de delegação do aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, para o Governo da Bahia. Ao lado do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, do vice governador, João Leão, e do secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, Rui afirmou a importância deste desfecho para a continuidade do desenvolvimento da região Sul. "Aquela região sonha com um novo aeroporto. É o Estado assumindo este equipamento e, em nome do povo da Bahia, agradeço por chegarmos a este consenso", afirmou o governador.
Boa parte dos turistas que visitam a Bahia chega por Ilhéus, um dos mais antigos aeroportos do estado e o terceiro maior em número de passageiros. Em 2016, o Jorge Amado recebeu mais de 550 mil pessoas. Até abril deste ano, 190 mil viajantes passaram por lá.
Com a responsabilidade nas mãos do Estado, a programação é lançar licitação para que empresas de aviação civil disputem a gestão. De acordo com o secretário de Infraestrutura, quem ganhar a licitação, além de ampliar o seu terminal de passageiros, de fazer obra de recuperação da pista e a obra de tráfego aéreo, terá como obrigação fazer o estudo de localização, o projeto e o licenciamento ambiental para o novo aeroporto de Ilhéus.
"Nós estamos dando o primeiro passo e estamos tendo condição de fazer um investimento pelo setor privado na melhoria de condição daquele aeroporto para atrair mais voos", enfatizou Cavalcanti.

Concessão
O Jorge Amado será o décimo aeroporto na Bahia a receber anuência da Secretaria de Aviação Civil para concessão. Antes dele, os aeródromos de Barreiras, Comandatuba, Feira de Santana, Lençóis, Teixeira de Freitas, Caravelas, Valença, Vitória da Conquista e Porto Seguro já haviam sido delegados ao Governo do Estado. Com isso, passa a ser 83 terminais que estão sob responsabilidade da Seinfra.

História
Assim como Barreiras, Caravelas e Belmonte, o Jorge Amado foi construído na década de 30, período da Segunda Guerra Mundial. Durante mais de 40 anos, foi administrado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Já nos anos 80, a Infraero passou a ser responsável pela sua gestão e fica por até no máximo um ano para garantir funcionamento até finalização da nova modelagem.
Com informações da Seinfra  23/08/2017

Terminal Rodoviária fechará neste final de semana para conclusão de pavimentação

Infraestrutura urbana  🚌 🚇

Os ônibus que normalmente acessam o terminal utilizarão os pontos P1 e P2, localizados entre a Madeireira Brotas e a Rodoviária, durante os dias de fechamento. A intervenção faz parte da reforma realizada pela concessionária CCR Metrô Bahia, responsável pela administração do espaço estão identificados com placas e mapas.

Da Redação
Divulgação/CCR
A restauração do pavimento nas vias de acesso e circulação dos ônibus do terminal Rodoviária será concluída neste final de semana, nos dias 26 e 27 de agosto, quando não será possível a entrada de ônibus. Os ônibus que normalmente acessam o terminal utilizarão os pontos P1 e P2, localizados entre a Madeireira Brotas e a Rodoviária, durante os dias de fechamento. A intervenção faz parte da reforma realizada pela concessionária CCR Metrô Bahia, responsável pela administração do espaço estão identificados com placas e mapas.
A pavimentação do terminal Rodoviário foi iniciada no último fim de semana, 18 e 19 de agosto, quando também ficou inacessível para circulação de ônibus. Com uma média de 25 mil passageiros/dia, o terminal será requalificado, com maior acessibilidade e conforto para usuários, rodoviários e colaboradores.
Com a reforma, o local contará com câmeras de vigilância integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô, elevador na passarela de acesso, piso tátil, guaritas de entrada e saída, posto policial, sala de primeiros socorros, escadas rolantes e sanitários para Pessoas com Deficiência (PcDs), além dos sanitários comuns.
Também estão previstas novas áreas de comércio e serviço, criação de área externa para o estacionamento de ônibus e reforma do pavimento e cobertura do terminal. A previsão é de que as obras sejam concluídas em setembro, facilitando a integração com a Estação Rodoviária do Metrô.
Fonte - CCR Metrô Bahia  23/08/2017

Projeto "Pelas Ruas" apresentado a moradores do Santo Antônio Além do Carmo

Desenvolvimento Urbano  🚧

Associação dos Amigos do Santo Antônio Além do Carmo (Amacarmo) estiveram reunidos com a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), na sede da instituição, no Pelourinho. Novos esclarecimentos foram feitos sobre o projeto e os benefícios que ele trará para a comunidade local e os turistas.

Da Redação
Divulgação - Sedur
O projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ beneficiará nove ruas do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. Na manhã desta terça-feira (22), representantes da Associação dos Amigos do Santo Antônio Além do Carmo (Amacarmo) estiveram reunidos com a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), na sede da instituição, no Pelourinho. Novos esclarecimentos foram feitos sobre o projeto e os benefícios que ele trará para a comunidade local e os turistas.
As intervenções de requalificação da localidade integram o lote 4 do projeto – com início previsto para setembro deste ano - e envolvem o rebaixamento da fiação aérea (rede subterrânea de energia, telefonia e internet), na Rua Direita do Santo Antônio, além de urbanização, que inclui requalificação viária, com o resgate da pavimentação em paralelepípedo e melhorias na acessibilidade, em todo o bairro.
Para João Cabral, integrante da Amacarmo, é importante esse contato direto com a Conder, antes e durante a execução do projeto. “A presença de um profissional na área minimiza qualquer problema, além de colaborar para que as questões sejam resolvidas de imediato”, afirma. Presente no encontro, o empresário Juan Picon ressalta que “há muito tempo que esperamos essa reforma”.
“Marcamos um novo encontro numa data próxima para apresentarmos detalhes do projeto ao grupo, que não esteve presente na última reunião, realizada aqui na Diretoria do Centro Antigo de Salvador, no início de agosto”, esclarece Milton Melo, superintendente Operacional da Dircas/Conder.

Pelas Ruas
O projeto foi planejado para ser executado por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos do Centro Antigo. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro já iniciados. Um investimento de R$ 124 milhões. Desse total, R$ 5,6 milhões serão utilizados para a requalificação das nove ruas do Santo Antônio Além do Carmo.
O Pelas Ruas é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que utiliza os novos parâmetros de acessibilidade. “Vamos resgatar as características culturais do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, promovendo também a valorização do pedestre, que poderá contemplar melhor a história deste importante ponto da capital baiana”, finaliza Milton Melo.
A Conder coloca à disposição o número 3116-6760 para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e de 13h30 às 18h. Além de disponibilizar também o endereço eletrônico (email) socialpacpav@conder.ba.gov.br
Com informações da Sedur  23/08/2017

O impacto do metrô no desenvolvimento urbano será tema de painel na 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Transportes sobre trilhos  🚃 🚄 🚇

O impacto do metrô no desenvolvimento urbano”, que mostrará casos que relacionam a implantação de sistemas sobre trilhos com o desenvolvimento urbano em cidades latino-americanas e da Península Ibérica.Serão mostradas experiências de diferentes cidades do continente americano e da península ibérica sobre a gestão da mudança urbana, consequência da implantação de projetos de infraestrutura ferroviária. 

ANPTrilhos
foto - ilustração
A Associação Latino Americana de Metrôs e Subterrâneos – Alamys está no painel 2 da 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA, com o título “O impacto do metrô no desenvolvimento urbano”, que mostrará casos que relacionam a implantação de sistemas sobre trilhos com o desenvolvimento urbano em cidades latino-americanas e da Península Ibérica.
“Vamos mostrar experiências de diferentes cidades do continente americano e da península ibérica sobre a gestão da mudança urbana, consequência da implantação de projetos de infraestrutura ferroviária. Ressaltam-se a importância de planejamento em longo prazo e a integração de todos os atores para obterem-se os melhores resultados para a comunidade”, conta o coordenador do painel, Constantin Dellis, chefe da Secretaria Geral da Alamys.
Segundo Dellis, no período de grandes desafios para o setor no Brasil, a sessão abordará, principalmente, as vantagens do VLT e a integração dele no sistema de transporte massivo, como o metrô e trens suburbanos, para melhorar a mobilidade urbana nas cidades.
Agendado para o dia 20 de setembro, das 10h40 às 12h00, o painel contará com a participação dos palestrantes, Jorge Delgado, presidente do Metrô do Porto, Portugal, será o responsável pelo subtema: o VLT como motor para o desenvolvimento econômico de uma cidade de médio porte; Roland Zamora, gerente de Estudos do Metrô de Santiago do Chile, falará sobre a estratégia de comunicação com a comunidade do Metrô de Santiago do Chile e Juan Alvaro Gonzalez, especialista de Planejamento do Metrô de Medellín, Colômbia discorrerá sobre as mudanças nos bairros em desenvolvimento pela introdução do VLT.
Realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP em paralelo ao METROFERR LoungeExperience, a 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA, acontecerá no período de 19 a 22 de setembro de 2017, em São Paulo/SP.
O congresso possui uma grade com cerca de 50 palestras técnicas, nove painéis e, este ano está recebendo, o Seminário FIESP – Infraestrutura de Transporte Ferroviário, que reunirão durante quatro dias, técnicos de operadoras, representantes dos governos federal, estadual e municipal, dirigentes empresariais e profissionais do setor para debater questões importantes relacionadas ao transporte sobre trilhos no país.
A edição 2017 da SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA tem como tema central“+Trilhos+Desenvolvimento”, que se refere ao desenvolvimento urbano e econômico causado pela expansão da malha metroferroviária, tanto de passageiros quanto de cargas.
Na cerimônia de abertura da 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA no dia 19 das 14h às 15h40 serão conhecidos os vencedores do 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, que é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.
Confira a programação preliminar no site da Aeamesp -www.aeamesp
Fonte - ANPTrilhos  23/08/2017

Governador Rui Costa visita embaixador da China e trata de mais parcerias

Política  👀

O encontro ocorreu nesta quarta-feira (23), na residência oficial do embaixador, e contou com a participação do vice-governador, João Leão, e também do secretário da Educação, Walter Pinheiro.O embaixador estará na China no mesmo período que o governador, e se colocou à disposição para ser um parceiro

Da Redação
foto - Camila Peres/GOVBA
Antes de seguir para a segunda missão na China em busca de investimentos, o governador Rui Costa aproveitou a agenda oficial em Brasília para visitar o embaixador Li Jinzhang e pedir sua contribuição com novos atores da iniciativa privada chinesa, além das empresas de construção pesada já acionadas. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (23), na residência oficial do embaixador, e contou com a participação do vice-governador, João Leão, e também do secretário da Educação, Walter Pinheiro.
O embaixador estará na China no mesmo período que o governador, e se colocou à disposição para ser um parceiro, já que o seu governo e o governo brasileiro têm acordo de cooperação e a China mira seus investimentos no Brasil.
Esta foi a terceira agenda do dia de Rui Costa em Brasília. Antes, conversou com parlamentares e prefeitos. A previsão para o dia é seguir mais uma vez ao Supremo Tribunal Federal (STF) para intervir junto a ministros e acompanhar o julgamento do Fundef, previsto na pauta da Suprema Corte. Ontem, Rui percorreu o gabinete de sete ministros.
Fonte - Secom Ba.  23/08/2017

Sem ilusões e sem divisão

Ponto de Vista 🔍

É essencial que o movimento sindical coordene sua luta unitária de resistência à aplicação da lei da deforma trabalhista e à deforma previdenciária com as articulações para alteração desse artigo da lei. Isto não pode ser feito sob a suspeita de que as direções sindicais estão trocando direitos por dinheiro, em causa própria. Até mesmo porque tais negociações se darão no mundo político-partidário estranho e hostil ao movimento sindical.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João Guilherme Vargas Netto
Com toda a pressa que o governo e o mercado tiveram em apresentar e aprovar a deforma trabalhista cuja tramitação se deu em acelerado tempo recorde, o texto final da lei guarda entre os seus diversos artigos uma coerência hermenêutica respeitável, ancorada nos saberes jurídicos conservadores e na miríade de projetos específicos que já existiam no Congresso.
Um único artigo destoa desta apreciação e é exatamente o artigo que impõe contribuições voluntárias dos trabalhadores aos sindicatos, submetidas à aprovação individual.
Essa artigo, proposta do deputado federal de Sergipe, Laércio Oliveira, do Solidariedade, pela pressa dentro da pressa, saiu atamancado e suscetível de contestações e interpretações diversas em sua operacionalidade e coerência.
Ele também tem sido o objeto de inúmeras manobras do governo, com a promessa de edição de medida provisória que atenuaria seus efeitos e abriria a possibilidade de aprovação pela categoria de contribuições votadas em assembleia.
E é verdade que tais manobras têm surtido efeito, paralisando em algumas direções sindicais o esforço unitário para resistir à lei e às deformas que ela impõe e acarretando vacilações na resistência à deforma previdenciária, exigência afirmada da base sindical.
Se o artigo saiu mambembe e seu efeito é destrutivo algo deve ser feito para que seja urgentemente modificado. As manobras protelatórias do governo e suas promessas inconsequentes têm, no entanto, procurado adiar esse desfecho (a medida provisória salvadora) para abril do próximo ano, deixando a lei produzir seus efeitos perversos.
É essencial que o movimento sindical coordene sua luta unitária de resistência à aplicação da lei da deforma trabalhista e à deforma previdenciária com as articulações para alteração desse artigo da lei. Isto não pode ser feito sob a suspeita de que as direções sindicais estão trocando direitos por dinheiro, em causa própria. Até mesmo porque tais negociações se darão no mundo político-partidário estranho e hostil ao movimento sindical.
Quanto mais unido for o movimento e consequente em sua resistência, melhores serão as condições para eventuais negociações partidárias que corrijam o erro (intencional) do deputado sergipano, sem ilusões e sem divisão.
*João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical
Fonte - Portogente  23/08/2017

Temer quer privatizar Eletrobrás. E ratos tomam conta das ruas de São Paulo

Ponto de Vista  🔍

Temer diz que semipresidencialismo seria "muito útil para o país". Útil para ele e para a outra metade desse "semi".A primeira metade do semi seria o presidente. Outra metade seria o Congresso, que elegeria o Chefe do governo. Como no sistema parlamentarista.Imaginem, só por hipótese, o desastre: o Brasil governado por um Temer e por um Chefe escolhido por um congresso igual ao de hoje?Temer sinaliza para esse congresso algo assim como "tamo junto, vamo junto nas próximas". São esses que querem semipresidencialismo, distritão ou assemelhados. 


Bob Fernandes






O Rio Jaguaribe VIVE

Meio Ambiente  ✋

Vários movimentos sociais e ativistas ambientalistas e outras entidades,estão engajadas na defesa da bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe em Salvador,um dos poucos que ainda sobrevive contribuindo com a beleza da paisagem urbana da orla de Salvador.Como sempre contrariando a nova tendência do urbanismo moderno em várias cidades do mundo,onde grandes estruturas de concretos sobre os rios urbanos vão sendo demolidas,e os rios sendo recuperados e devolvidos as cidades e a população das mesmas totalmente revitalizados,contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida da população,influenciando na melhoria do clima,do ambiente e aspecto urbano,aqui em Salvador o poder publico ainda insiste na política retrógrada e condenável de transformar os nossos rios urbanos em esgotos,dando a esta política totalmente equivocada o nome de "obras de drenagens".

Video - Rios Camarajipe e Jaguaribe



#OJaguaribeVive

terça-feira, 22 de agosto de 2017

O monumento móvel

Ponto de Vista 🔍

Época de muita movimentação, que nos remexe, fazendo-nos recordar e revisitar nostalgicamente o passado, descobrimos uma ponta de saudades das antigas inquietações que nos moviam.A não percepção das conexões entre as partes que “ligam” a cidade, foi acontecendo pela ruptura urbana causada pelos espaços de circulação cada vez mais vorazmente alargados 

Antonio Maurício*
foto - ilustração
Época de muita movimentação, que nos remexe, fazendo-nos recordar e revisitar nostalgicamente o passado, descobrimos uma ponta de saudades das antigas inquietações que nos moviam.
Antigas idéias, pensamentos e preocupações intelectuais/acadêmicas, que instigaram e inquietaram em outros tempos - difíceis à época, agora, décadas depois, parecem ser mais bem compreendidas e
palatáveis.
Falo da compreensão política do espaço urbano, seu uso e as implicações da dinâmica e das intervenções no comportamento humano, que sempre foram temática motivadora e que impeliram e impregnaram as muitas ações realizadas.
Nesta perspectiva, procurou-se “ler”, de forma sistemática e com metodologia, todas as manifestações e reações humanas ao espaço que habitam e suas inúmeras externalidades.
Constata-se, desde sempre, que a monumentalidade das cidades, representada pelos seus marcos edificados nas mais variadas épocas, antes referências para se reconhecer e traduzir a cidade, com passar do tempo e com o aumento da velocidade, da tipologia e da densidade no deslocamento, ficaram cada vez mais difíceis de serem percebidos e identificados.
A não percepção das conexões entre as partes que “ligam” a cidade, foi acontecendo pela ruptura urbana causada pelos espaços de circulação cada vez mais vorazmente alargados, pela alta carga de tensão perceptível (ruído, poluição etc.) provocada pelo padrão do deslocamento reinante ou ainda, mais recentemente, pela dependência patológica da comunicação segregada - olhos sempre postos nas telas de smartphones, tudo isso contribuiu para a perda da referência, de lisibilidade e a redução da possibilidade de intervenção efetiva no espaço habitado, restando para o cidadão, um ser transportado, a mera consciência da origem e do destino.
Recentemente, algumas manifestações vêm, de forma diferente, mas com o mesmo resultado, provocando alguma revolução na relação monumentalidade/percepção do espaço.
Além da proliferação e uso, consentido ou não, do grafite, carregado de elementos de critica, de expressão artística, de tomada de território, vimos surgir alguns elementos tão ou mais transitórios, que emergiram na malha urbana, deixando marcas imaginárias, antes de sumirem ou deslocarem-se para outros pontos.
Temos o “pato amarelo” e outros infláveis como exemplo. Se, por um lado, marcava o cenário urbano, não servia para referenciar espaços, mas antes para emprestar significados a eles, reforçando e às vezes desnudando o espaço existente. São os “neo-monumentos” a participar da leitura da cidade.
Se vamos falar em transitoriedade, podemos lembrar de outro fenômeno recente que impacta no referencial visual e semântico das cidades: os “food trucks”.
Eles dão mobilidade relativa ao comércio de comida, ocupam lugares com destinação diversa à atividade de alimentação/recreação, contribuindo para uma valorização e melhor percepção, pelos usuários ou não, do espaço circundante.
Estes novos catalisadores da leitura urbana talvez ainda não sejam suficientes para a melhor compreensão do espaço urbano, suas ligações, evoluções, discrepâncias e desigualdades latentes. Quando readquirida, esta percepção dará ao cidadão a real dimensão da desigualdade, exclusão e iniquidade no uso da cidade.
*Antonio Maurício, engenheiro mecânico e de produção. Especialista em Planejamento e Gestão Pública; Transportes; Transportes Urbanos; Portos; Desenvolvimento Urbano e Políticas Públicas
Fonte - Portogente  22/08/2017

CBTU acelera construção das novas estações de trens em Maceió

Transportes sobre trilhos  🚄

CBTU acelera construção das novas estações e implantação de iluminação e sinalização do sistema de transportes de passageiros sobre trilhos de Maceió

CBTU
Divulgação/CBTU
As obras de construção da nova Estação do bairro de Jaraguá já estão em fase de acabamento. A empresa finalizou o projeto do paisagismo e iniciou os trabalhos do entorno da Estação, onde também fica localizado o futuro Museu Ferroviário. A área começa a ganhar novo visual e as obras deverão estar concluídas até o final do mês de setembro.
Para o Coordenador de Obras, Brummel Macedo, paralelamente as obras das Estações do Bom Parto e Mercado também estão aceleradas e ultimamente estão sendo implantadas as novas iluminações e sinalização, contemplando também a Estação Central.
Com informações da CBTU  22/08/2017

Supervia é condenada a pagar R$ 500 mil por falhas na prestação dos serviços

Transportes sobre trilhos  🚄

A decisão levou em consideração diversos fatos de desrespeito aos usuários, como o risco de morte dos passageiros pela falta de segurança na circulação dos trens com as portas abertas, o uso de truculência contra os usuários por parte dos funcionários da empresa entre outras falhas na prestação dos serviços.

O Dia - RF
foto - ilustração
O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), manteve parcialmente a sentença de primeira instância que condenou a Supervia a pagar multa de R$ 500 mil por dano moral coletivo, pelo reiterado descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
A decisão levou em consideração diversos fatos de desrespeito aos usuários, como o risco de morte dos passageiros pela falta de segurança na circulação dos trens com as portas abertas, o uso de truculência contra os usuários por parte dos funcionários da empresa entre outras falhas na prestação dos serviços.
A multa inicial era de R$1 milhão, mas o relator do processo excluiu parte da decisão de primeira instância que condenava a ré ao pagamento de mais R$ 500 mil por dano material coletivo, considerando que o valor final atende aos critérios da razoabilidade, proporcionalidade e pedagógico.
Fonte - Revista Ferroviária  21/08/2017

Seinfra (CE) recebe propostas para conclusão de obras do VLT de Fortaleza

Transportes sobre trilhos   🚄 

A licitação I, que corresponde às obras de construção de quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes, recebeu propostas de seis empresas ou consórcios.A licitação II, que corresponde à construção e conclusão de 6 estações e 3 passarelas, recebeu 9 propostas. As empresas e consórcios classificados têm o prazo de dois dias úteis para apresentar a documentação à SEINFRA.

Gov.Ceará
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A Secretaria da Infraestrutura do Ceará – SEINFRA recebeu, nos dias 17 e 18 de agosto, as propostas das empresas interessadas em concluir as obras do trecho do VLT entre as estações Borges de Melo e Iate. As três licitações, do tipo menor preço para contratação, dividem o trecho em três lotes, de acordo com o serviço a ser realizado.
A licitação I, que corresponde às obras de construção de quatro viadutos ferroviários, um elevado e duas pontes, recebeu propostas de seis empresas ou consórcios e teve como primeira classificada a empresa CG Construções LTDA. A licitação II, que corresponde à construção e conclusão de 6 estações e 3 passarelas, recebeu 9 propostas e teve como primeira classificada a Construtora Morais Vasconcelos LTDA. Já a licitação III, que corresponde às obras nas vias férreas e acessos, teve como classificado o consórcio formado pelas empresas CG Construções LTDA e Domo Construções LTDA – EPP. O valor previsto dos três lotes é de aproximadamente R$ 98 milhões, caso os três classificados sejam habilitados.
As empresas e consórcios classificados têm o prazo de dois dias úteis para apresentar a documentação à SEINFRA. Após a análise, as licitações seguem para a fase de homologação e adjudicação, que ocorrem no âmbido da Comissão Central de Licitações, na Procuradoria Geral do Estado – PGE. A partir disso, o contrato é elaborado pela SEINFRA para que a obra seja retomada. “Se todas as etapas correrem sem problemas, a SEINFRA deve assinar os contratos ainda neste mês de agosto. A previsão é de que as obras sejam entregues no prazo de até um ano, a partir da assinatura da ordem de serviços”, afirma o coordenador de Transportes e Obras da SEINFRA, André Pierre.

Distrato
O novo certame se fez necessário por conta do distrato com o consórcio que tinha a responsabilidade pela obra nesse trecho, entre as estações Borges de Melo e Iate, mas que não pode concluí-la.
Apesar dessa mudança, não houve paralisação total nas obras. A SEINFRA tem mantido movimentação no trecho, principalmente com a sequência da instalação de gradis e demolições, além dos trabalhos de remoção de imóveis da faixa de domínio e remanejamento de redes das concessionárias de serviços públicos.

Avanços na obra
Desde a retomada da obra do ramal Parangaba-Mucuripe, em 2015, o objetivo do Governo do Ceará tem sido colocar o VLT pra funcionar, ligando pontos de forma contínua, favorecendo o deslocamento da população. Por conta disso, o trecho que liga as estações Parangaba e Borges de Melo, com 4 estações, já está em operação assistida, com o transporte de passageiros, de forma gratuita. Já o contrato que envolve a passagem inferior da Av. Borges de Melo, que alcança 70% de obra concluída, começa a ser entregue em setembro deste ano, com a liberação de alças de acesso.
Quando finalizado, o VLT terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. O Ramal atravessará 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia.
Fonte - ANPTrilhos  21/08/2017

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Posto de recadastramento do TRE é inaugurado na Estação Pirajá do metrô

Utilidade pública  👫

 A nova unidade foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21), na Estação Pirajá do metrô, em Salvador, ponto estratégico por onde passam diariamente 24 mil passageiros. A cerimônia de abertura do espaço contou com a presença do governador Rui Costa, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e do presidente da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR Metrô Bahia), Luís Valença.

Da Redação
foto -  Manu Dias/GOVBA
O eleitor que ainda não realizou o recadastramento biométrico para votar nas eleições de 2018 agora não tem mais desculpas para adiar o procedimento. Mais um posto avançado da Justiça Eleitoral passou a operar em Salvador para facilitar a vida de quem tem uma rotina agitada. A nova unidade foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21), na Estação Pirajá do metrô, em Salvador, ponto estratégico por onde passam diariamente 24 mil passageiros. A cerimônia de abertura do espaço contou com a presença do governador Rui Costa, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e do presidente da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR Metrô Bahia), Luís Valença.
Rui aproveitou a oportunidade para exercer seu dever de cidadão. Foi uma das autoridades a realizar o recadastramento, que levou poucos minutos. Na ocasião, ele elogiou a iniciativa do TRE-BA, afirmou que o Estado vai continuar apoiando e anunciou a disponibilização de mais três pontos adicionais no metrô – nas estações Rodoviária, Brotas e Mussurunga, que devem estar funcionando até os primeiros dias de outubro -, além da Rede SAC e de unidades regionais da Administração do Estado.

foto -  Manu Dias/GOVBA
“Acho importante a iniciativa do TRE-BA porque é o fortalecimento da democracia. Não tem nada pior do que o cidadão chegar na sua zona eleitoral, no dia da eleição, para votar e perceber que alguém já votou por ele. Então, a Justiça Eleitoral está de parabéns por dar mais um passo na modernização da eleição. O Brasil já é destaque internacional por fazer um processo rápido de apuração, um processo transparente. Mas eu diria que um único ponto que faltava era garantir de fato que, quem está votando é a própria pessoa, e o recadastramento biométrico permite isso. Mas é importante que o cidadão se mobilize, compareça. Ao passar pelo metrô, por exemplo, aproveita para realizar o recadastramento, não deixando para última hora, evitando filas”, disse Rui..
Com dez guichês, a nova unidade possui capacidade para 250 atendimentos diários, o equivalente a 1.250 vagas por semana. Diferente dos outros 20 postos que já operam na capital baiana com atendimento mediante agendamento no site do TRE-BA, o novo espaço vai atender mediante a distribuição de senhas. O posto instalado na Estação Pirajá do Metrô funcionará de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 16h.
Antes de comparecer à nova unidade é importante ter certeza de que não há débitos com a Justiça Eleitoral. Para fazer a consulta, basta acessar o site do TRE-BA. A situação do eleitor pode ser checada por meio do seguinte passo a passo: menu principal, eleitor e débito do eleitor. Em caso de pendência, a multa deve ser paga previamente e o comprovante de pagamento apresentado na hora do atendimento no posto de recadastramento biométrico.

Prazo é até 31 de janeiro de 2018
Quem ainda está pendente deve ficar atento, pois o prazo para o recadastramento biométrico vai até o dia 31 de janeiro de 2018. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado e, consequentemente a perda de alguns benefícios – a exemplo do Bolsa Família e da participação em concursos públicos. A gestão operacional da unidade será de responsabilidade da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O novo posto ocupa um espaço de aproximadamente 53 metros quadrados e conta com itens de acessibilidade para a população. O SAC disponibiliza 14 funcionários da rede para o novo posto. Ao todo, R$ 100 mil foram investidos em mobiliário e adequação do espaço.
O projeto é resultado de parceria do TRE-BA, Saeb, Secretaria da Fazenda do Estado Bahia (Sefaz), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e da CCR Metrô Bahia. Além da nova unidade, o eleitor de Salvador conta também com os postos localizados na Central de Atendimento ao Público e cartórios eleitorais (no Centro Administrativo); nas unidades do SAC (Barra, Cajazeiras, Comércio e Periperi); e nos postos avançados instalados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na Sefaz, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), fórum do Comércio, e Outlet Center, localizado no bairro do Uruguai
Com informações da Sedur Ba.  21/08/2017

Ônibus com ar e wi-fi começam a circular no CAB nesta terça-feira

Mobilidade  🚌

Os ônibus possuem serviço de telemetria e serviço interno de self TV, que é o monitoramento em tempo real de toda atividade que é executada dentro do ônibus, além de visual e pintura que garantem a identificação imediata do usuário na utilização do serviço”, explica o assessor da Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração (Supat/Saeb), Alam Barros.

Da Redação
foto -  Carol Garcia/GOVBA
Nesta terça-feira (22), entram em operação novos ônibus com ar-condicionado e internet gratuita entre o metrô e o Centro Administrativo da Bahia (CAB). De segunda a sexta-feira, de forma ininterrupta, os coletivos vão conduzir servidores e cidadãos que acessam o centro administrativo pela Estação CAB e Estação Pituaçu.
“Os ônibus possuem serviço de telemetria e serviço interno de self TV, que é o monitoramento em tempo real de toda atividade que é executada dentro do ônibus, além de visual e pintura que garantem a identificação imediata do usuário na utilização do serviço”, explica o assessor da Superintendência de Patrimônio da Secretaria da Administração (Supat/Saeb), Alam Barros.
A internet wi-fi estará disponível para conexão pela rede GovBa, aberta a qualquer usuário. Os coletivos têm capacidade para 42 passageiros sentados, além de serem equipados com assentos preferenciais para idosos e elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Para garantir a qualidade do serviço, o Governo do Estado ofereceu uma capacitação nesta segunda-feira (21) aos motoristas que dirigem os circulares. A atividade foi realizada no auditório do Espaço Crescer, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Para fixar os pontos de parada, parte do treinamento aconteceu dentro de um dos novos ônibus, que agora têm as cores azul, vermelho e branco e a logomarca do Governo do Estado. A partir desta terça (22), o embarque será obrigatoriamente pela porta dianteira para registro na catraca. O acesso permanece gratuito. Não é necessário apresentar cartão de transporte ou qualquer tipo de documentação.
“Todo treinamento é bem-vindo para esclarecimento. A gente está aqui para fazer um bom papel e ser um bom colaborador”, afirmou o motorista Paulo Orge, que já trabalha no transporte complementar desde o mês de maio.
Já o motorista Alexandre Ribeiro quer compartilhar o aprendizado com os passageiros. “Pretendo me colocar no lugar do próximo e pedir aos companheiros e às pessoas que estão conosco no dia a dia que colaborem, ajudem e falem o que for da necessidade, para que nós possamos prestar um serviço de qualidade a essas pessoas”, destacou.

foto -  Carol Garcia/GOVBA
Roteiros
O serviço será prestado por quatro ônibus, das 6h às 19h, percorrendo simultaneamente os 26 pontos de transporte público já existentes no CAB, que atendem às secretarias estaduais e prédios públicos. A previsão é que os ônibus passem a cada cinco minutos nas paradas – a volta completa contabiliza 25 minutos.
Os ônibus farão dois roteiros diferentes. O primeiro tem saída no Colégio Estadual Bolivar Santana, ao lado da Estação CAB, em direção à sede da Embasa, nas proximidades da Estação Pituaçu. O segundo roteiro segue o caminho contrário. A coordenação e fiscalização do serviço serão feitas pela Coordenação do Centro Administrativo da Bahia (CCAB), órgão ligado à Saeb.
Com informações da Secom Ba.  21/08/2017

China terá o trem-bala mais rápido do mundo

Transportes sobre trilhos  🚅

O trem-bala Fuxinghao entrará em funcionamento na linha ferroviária Beijing-Shanghai com uma velocidade de 350km/h, que é a mais rápida do mundo.De fato, em julho deste ano, o Fuxinghao já passou por testes na linha Beijing-Shanghai.

China Radio Internacional - RF
foto - ilustração
A CHINA RAILWAY revelou que, a partir do dia 21 de novembro deste ano, será aplicado o novo mapa de trajetórias de trens no país. O trem-bala Fuxinghao entrará em funcionamento na linha ferroviária Beijing-Shanghai com uma velocidade de 350km/h, que é a mais rápida do mundo.
De fato, em julho deste ano, o Fuxinghao já passou por testes na linha Beijing-Shanghai. As provas científicas e as avaliações complexas mostram que a linha ferroviária de alta velocidade Beijing-Shanghai satisfazem as exigências de trem-bala de 350km/h.
Com o funcionamento do Fuxinghao, a viagem de trem entre Beijing e Shanghai precisará apenas 4h30.
Fonte - Revista Ferroviária  21/08/2017

Brasil não quer crescer?

Economia  $

Os juros altos que inviabilizam a iniciativa privada, o setor produtivo. O colapso nas finanças públicas com a menor taxa de investimentos desde a Segunda Guerra Mundial. A União vai investir apenas R$ 0,33 para cada R$ 100 do PIB (Produto Interno Bruto); todos os estados e municípios juntos vão investir o equivalente a R$ 1,22 para cada R$ 100 do PIB. Por outro lado, o governo, com recursos do Tesouro, repassará ao setor financeiro rentista 11% do PIB.

Portogente
foto - ilustração
Em recente atividade, na capital paulista, a confederação (CNTU) que reúne engenheiros, odontologistas, nutricionistas, farmacêuticos e economistas colocou em debate um tema crucial ao Brasil: que país queremos e precisamos rumo ao Bicentenário da Independência, em 2022. A entidade reuniu especialistas e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes. Para esse, o Brasil, hoje, não quer crescer: “Os juros altos que inviabilizam a iniciativa privada, o setor produtivo. O colapso nas finanças públicas com a menor taxa de investimentos desde a Segunda Guerra Mundial. A União vai investir apenas R$ 0,33 para cada R$ 100 do PIB (Produto Interno Bruto); todos os estados e municípios juntos vão investir o equivalente a R$ 1,22 para cada R$ 100 do PIB. Por outro lado, o governo, com recursos do Tesouro, repassará ao setor financeiro rentista 11% do PIB. E, por fim, enfrentamos uma interdição que deriva de uma prostração ideológica, vendida como ciência boa, que adotou o neoliberalismo que introduz o mito do laissez-faire, do estado mínimo; aquele que diz que o mercado, funcionando livremente, teria a capacidade de resolver a equação do desenvolvimento do País.” E completou: “Não há experiência humana, nem teórica nem empírica, que sustente o desenvolvimento apenas pelo espontaneísmo individualista das forças do mercado.”
Para ele, o Brasil abriu mão de projetos econômicos estruturais, como políticas industriais e de comércio exterior; de ciência e tecnologia aplicada à inovação e ao desenvolvimento econômico; de infraestrutura que desconsidere o ano fiscal para considerar que os custos de transferência são inerência à competitividade sistêmica da economia. “Isso significa dizer que não fazemos a manutenção regular de uma rodovia para economizar U$ 10 mil por ano para cinco anos depois gastarmos mais de U$ 70 mil para recuperá-la”, lamentou. Da mesma forma, prosseguiu Ciro Gomes, o País “abriu mão de verticalizar o seu mercado de oligais e hoje exportamos óleo bruto barato e importamos derivados de petróleo em dólar”.
A estagnação nacional, segundo ele, começa a partir da década de 1980. Desde então, observou Ciro Gomes, valendo-se, mais uma vez, da comparação entre o Brasil e a China: “Não conseguimos aumentar a nossa participação no comércio exterior dos 1% verificados há 37 anos; por outro lado, os chineses têm 12,5% de participação, podendo chegar a 20% nos próximos anos.” Tal cenário, que ainda inclui uma média de crescimento econômico nacional de 2% ao ano, mostra, afirmou, que “temos um grave problema de projeto modular, estrutural”.
Para ele, não é retórica dizer que o “Brasil tem que se decidir a crescer. Hoje a nossa decisão é de não crescer”. De forma contundente, o ex-governador cearense disse que o único caminho para a retomada do crescimento é a reindustrialização. “A participação da indústria brasileira na riqueza brasileira, hoje, que já foi de 30% nos anos 1980, é de apenas 8%, o equivalente ao que era em 1910.” Com esse perfil, lamentou, “vamos virar apenas exportadores de commodities, que jamais pagarão – ainda que sejamos extraordinários em volume e competitividade na soja, no milho, no petróleo, minérios etc. – celulares, eletroeletrônicos, informática, novos materiais supercondutores, tecnologias ligadas ao moderno modo de vida”.
Fonte - Portogente   21/08/2017

domingo, 20 de agosto de 2017

A China apresenta o seu 1º grande avião de passageiros,um expoente do “Made in China"

Aviação  ✈

Batizado como C919, o avião, com capacidade para transportar entre 158 e 168 passageiros, começou a ser desenvolvido em 2008 pela empresa estatal Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), com sede em Xangai. No início de maio deste ano, fez seu voo inaugural no Aeroporto Internacional Pudong de Xangai, de onde decolou e posou.

Ana Cristina Campos
Enviada especial da Agência Brasil*

Comac/Divulgação
O primeiro avião comercial de grande porte de fabricação chinesa está em fase de testes de voo e é um dos expoentes do plano do governo central chamado “Made in China 2025”, que tem por objetivo promover a produção interna de bens de alta tecnologia, como robôs, medicamentos, carros elétricos e equipamentos aeroespaciais.
Batizado como C919, o avião, com capacidade para transportar entre 158 e 168 passageiros, começou a ser desenvolvido em 2008 pela empresa estatal Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), com sede em Xangai. No início de maio deste ano, fez seu voo inaugural no Aeroporto Internacional Pudong de Xangai, de onde decolou e posou.
De acordo com o responsável pela área de montagem do C919, Wang Hai, mais dois jatos estão em fabricação. Segundo ele, a empresa precisa ter pelo menos oito aeronaves construídas para conseguir a certificação da Administração da Aviação Civil da China e, assim, ter autorização para fazer voos domésticos.
“Pelo nosso plano, devemos conseguir o certificado de aeronavegabilidade do C919 até 2020 e entrar no mercado chinês em 2021”, disse. “As companhias aéreas chinesas já fizeram encomendas do novo avião”.
Em uma etapa posterior, está previsto o lançamento do C919 no mercado internacional. Com autonomia de voo de até 5,5 mil quilômetros, o jato chinês deverá disputar espaço em um mercado dominado pelas gigantes Airbus e Boeing. “É um avião que terá preço competitivo, é seguro, confortável e menos poluente, pois emite 12% a menos de dióxido de carbono”, afirmou Wang Hai.

Inovação
Proposto pelo primeiro-ministro chinês Li Keqiang, o plano “Made in China 2025” pretende transformar o país asiático em importante produtor de alta tecnologia, e não mais apenas em fabricante de bens de baixo valor agregado. Mais do que quantidade, dizem as autoridades chinesas, o foco agora é na qualidade dos produtos.
Pelo plano, o governo chinês está incentivando a inovação em dez setores-chave, como robótica, informação tecnológica, equipamentos médicos e eletrônicos e indústria biofarmacêutica. Para tanto, tem promovido o estabelecimento de parques tecnológicos com incubadoras e startups (empresas inovadoras em estágio inicial).
Fomentados pelos governos central e locais e pelas grandes empresas, os centros de excelência contam com uma série de incentivos fiscais e financeiros, como o de Zhongguangcun, na capital chinesa, onde estão as universidades de Pequim e Tsinghua, e o Future Sci-Tech City de Hangzhou, na província de Zhejiang.
Este ano, a China alcançou a 22ª posição no Índice Global de Inovação, três acima da marca registrada no ano passado. É o único país que não é de alta renda a figurar no grupo das 25 economias mais inovadoras.
A Suíça permaneceu no primeiro lugar, seguida pela Suécia, Holanda e Estados Unidos. O Brasil manteve a 69ª colocação no ranking de 127 países que éelaborado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), pela Universidade Cornell e pela escola de negócios Insead.

Xangai
A fabricante de aeronaves Comac está sediada na próspera cidade de Xangai, na Costa Leste. Com 24 milhões de habitantes, a mais populosa do país, é considerada o principal centro econômico da China.
Em 2016, teve um PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos) de 2,74 trilhões de iuanes (cerca de R$ 1,37 trilhão), puxado pelo setor terciário, que movimenta 70% da economia local.
O porto de Xangai, que ocupa o primeiro lugar no mundo em volume de carga e descarga pelo sétimo ano consecutivo, é um dos motores da economia, de acordo com o subdiretor do Escritório de Assuntos Exteriores da cidade, Fu Jihong.
Segundo o governo local, 580 multinacionais estabeleceram suas sedes regionais em Xangai assim como 411 centros de pesquisa e desenvolvimento com financiamento externo.
*A repórter viajou a convite do Centro de Imprensa China-América Latina e Caribe
Fonte - Agência Brasil  20/08/2017